• Nenhum resultado encontrado

HEAVYSAURS - DINOSSAUROS DA PESADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HEAVYSAURS - DINOSSAUROS DA PESADA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

HEAVYSAURS -

DINOSSAUROS

(2)

Dinossauros roqueiros? Sim, quatro dinossauros e um dragão, em plena atualidade, na Finlândia, e com uma mãe que é uma bruxa, procurando um lugar seguro para viver.

Tudo é surpresa e espanto neste filme divertido e inédito. Mas o que fica no final é a sensação de que além dos dinossauros, existe muito assunto pra comentar.

Desde a mãe, que sabe a hora certa de deixar seus filhos caminharem sozinhos, mas fica por perto acompanhando a ganância do empresário sem escrúpulos, há temas valiosos a serem abordados de uma forma igualmente

surpreendente e divertida. A preservação ambiental, a precaução levada ao extremo, as relações entre pais e filhos, a

alimentação saudável e os cuidados com a saúde, a inocência de quem acabou de descobrir o mundo real, e tantos outros assuntos servem como ponto de partida para aulas interessantes e fazem com que o show dos Heavyssauros continue muito animado.

CURIOSIDADES

1. Os Heavysaurs são um conjunto de rock de sucesso com músicos que tocam e cantam fantasiados de dinossauros. Já gravaram nove álbuns e venderam 170.000 cópias.

2. O repertório da banda é voltado para crianças de 3 a 7 anos, e as músicas falam em bichos engraçados, dever de casa e na delícia que é tomar um bom leitinho.

3. Heavysaurs foi criada por Mirka Rantanen, baterista da banda finlandesa Thunderstone. Depois de assistir, com seus filhos, a um concerto infantil, ele teve a ideia de fazer uma banda infantil de heavy metal.

4. A banda existe há 6 anos, e as crianças adoram. Eles já fizeram centenas de shows, quatro musicais e videoclipes, antes de estrear este filme. Também ganharam dois Grammys e o troféu de “Melhor Música para Crianças” na Finlândia e na Argentina.

5. O nome da banda Heavysaurs tem um

fundamento na biologia, além de reunir o Heavy de heavy metal (rock) com o “ssauro” terminação da palavra dinossauro.

6. No filme, os atores usaram fantasias e as

HEAVYSAURS -

DINOSSAUROS DA PESADA

SUgEStõES

DE AtIVIDADES

DECORRENtES

DA VISItA AO

FEStIVAl

A HIStóRIA

Ao visitar um parque de diversões com sua classe, Toni e sua colega Suvi descobrem criaturas que parecem dinossauros e que não pensam em nada além de comida e rock pesado. Eles são simpáticos, engraçados e sabem brilhar no palco, mas estão em grande perigo. Suvi e Toni têm que lutar juntos para salvar seus amigos.

cabeças dos dinossauros foram feitas em animação computadorizada e acrescentadas depois da filmagem.

O qUE DEVE SER

ObSERVADO:

- quem aparece no filme; - como são os personagens; - onde se passa;

- por que tudo aconteceu;

- se isso poderia acontecer na vida real; - como o filme foi feito.

Antes

de

Assistir

(3)

ENSINO FUNDAmENtAl –

PRImEIROS ANOS

INtEgRAçãO CURRICUlAR:

As atividades sugeridas oferecem a possibilidade de integração com as seguintes competências específicas do Ensino Fundamental,

estabelecidas pelo MEC nas Bases Nacionais Comuns Curriculares.

lÍNgUA PORtUgUESA

• Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequado à situação comunicativa, ao interlocutor e ao gênero textual. • Analisar argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de

comunicação, posicionando-se criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.

• Reconhecer o texto como lugar de manifestação de valores e ideologias.

• Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos e interesses pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho, etc.).

• Ler textos que circulam no contexto escolar e no meio social com compreensão, autonomia, fluência e criticidade.

ARtE

• Explorar, conhecer, fruir e analisar, criticamente, práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social e de diversas sociedades, em distintos tempos e contextos, para reconhecer e dialogar com as diversidades.

• Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

• Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

• Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

• Estabelecer relações entre Arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

• Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

• Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

EDUCAçãO FÍSICA

• Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.

• Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de

aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver Interpretar e recriar os valores, sentidos e significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.

• Utilizar, desfrutar e apreciar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas,

esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

mAtEmÁtICA

• Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e atuar no mundo, reconhecendo também que a Matemática,

independentemente de suas aplicações práticas, favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, do espírito de investigação e da capacidade de produzir argumentos convincentes.

• Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas

práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

• Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para

modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

• Agir individual ou cooperativamente com autonomia, responsabilidade e flexibilidade, no desenvolvimento e/ou discussão de projetos, que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões.

• nteragir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas, para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

CIÊNCIAS NAtURAIS

• Compreender as ciências como

empreendimento humano, reconhecendo que o conhecimento científico é provisório, cultural e histórico.

• Compreender conceitos fundamentais e

estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e

procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas e socioambientais e do mundo do trabalho. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, tecnológico e social, como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas e buscar respostas.

• Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e da tecnologia, e propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.

• Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis, e negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer

natureza.

• Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza.

• Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza, para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

CIÊNCIAS HUmANAS

• Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural.

• Compreender os conceitos históricos e

geográficos para explicar e analisar situações do cotidiano e problemas mais complexos do mundo contemporâneo, e propor soluções.

gEOgRAFIA

• Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social,

econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções para questões que requerem

conhecimentos científicos da Geografia. • Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos democráticos, sustentáveis e solidários.

HIStóRIA

• Reconhecer que diferentes sujeitos possuem percepções diferenciadas da realidade, estejam eles inseridos no mesmo tempo e espaço ou em tempos e espaços diferentes.

• Estabelecer relações entre sujeitos, e entre sujeitos e objetos e seus significados, em diferentes contextos, sociedades e épocas.

(4)

AtIVIDADES

1.

Exiba o trailer do filme para que os alunos revejam as cenas e comentem.

Trailer: http://www.festivaldecinemainfantil.com.br/site/ heavysaurs-Dinossauros-da-pesada/

2.

Pergunte se lembram do nascimento dos Heavysaurs no começo do filme, quando os ovos de 65 milhões de anos se quebraram na caverna da bruxa e mostre as imagens do grupo, perguntando se lembram o nome dos personagens e com eram. Quem era o dragão? E o caçula manhoso? E quem estava no ovo rosa e só nasceu mais tarde? Qual é o personagem favorito e por quê?

3.

“Encham a pança com essa lambança, comam até se empanturrar”. Assim era o feitiço que eles recitavam na caverna antes da refeição. Os Heavysaurs eram grandes comedores, e sua mãe bruxa passava o tempo todo fazendo uma comida estranha e dando para eles. O que acharam disso? O que sentiram quando viram os dinossauros comendo? Apresente uma lista de regras que um restaurante colocou em seu site na internet e pergunte por que acham que eles

fizeram isto. Comente as regras para que avaliem e proponha a elaboração de normas para serem seguidas no refeitório da escola.

1. Sempre lave as mãos antes de comer. Suas mãos devem estar limpas na hora de manusear talheres e copos.

2. Tome cuidado ao mastigar alimentos. Coma de boca fechada e procure não fazer barulho enquanto come.

3. Outra regra básica de etiqueta à mesa é cuidar da postura. Sente-se apoiado ao encosto da cadeira, com boa postura, e nunca apoie os cotovelos sobre a mesa.

4. Se ao você se servir tocar em algum alimento, coloque-o em seu prato. Nunca o deixe no

recipiente onde outras pessoas irão se servir. 5. Não use seus talheres para se servir em um recipiente que será utilizado por outras pessoas. 6. Caso não goste de alguma comida após experimentá-la, sinta-se à vontade para deixá-la no prato.

7. Se precisar pegar algo sobre a mesa que está fora do seu alcance, peça para alguém que está mais próximo auxiliá-lo. Nunca passe seu braço na frente das outras pessoas.

8. O guardanapo deve ser colocado no colo e usado exclusivamente para secar lábios e dedos. 9. O pão deve ser partido com a mão, que

também deve ser utilizada para levá-lo a boca. 10. Não se deve molhar o pão em molhos ou em qualquer outro líquido.

11. Ao aceitar um prato não é necessário dizer nada, porém, quando não deseja comer algo, o mais correto é dizer: não, obrigado.

12. Aperitivos como canapés e legumes cortados dispensam talheres. Pegue-os com as mãos. 13. É de bom tom não fazer comentários sobre a comida, principalmente se forem negativos. 14. Antes de beber qualquer coisa, engula o que estiver comendo e limpe os lábios com o guardanapo. Após a bebida, leve o guardanapo à boca para secá-la.

15. E por último, ao terminar de comer não se deve empurrar o prato.

http://www.cantinavettorazzi.com.br/boas-maneiras-15-regras-de-etiqueta-a-mesa/

4.

Comente também o que os Heavysaurs comiam. Seriam capazes de comer aquilo?

O que eles acham que é uma alimentação saudável?

Peça que anotem tudo o que comerem no dia seguinte e tragam as anotações para serem comentadas em sala de aula.

A alimentação saudável é principalmente a ingestão de alimentos naturais em nossas

refeições diárias. Para uma correta alimentação, é necessária a absorção de açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo já que é levado em

consideração a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas pelo mesmo.

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/ alimentacao-saudavel.htm

5.

Os Heavysaurs gostavam de cantar uma música só prá provocar a mãe. No filme, eles cantam

(5)

em finlandês, já que ela não está traduzida, mas pergunte se querem saber o que eles estavam cantando e apresente a tradução, perguntando como seria a música que eles fariam para a mãe, se quisessem brincar com ela, contando como ela é, seus defeitos e as manias que tem. Seu nariz parece uma montanha.

Quando venta chega até a balançar.

Aperta os olhos como um porco olhando para o sol.

Está praticamente banguela. Usa um chapéu de gato.

Lava o sovaco com sabonete de água de privada. Seu desodorante é poeira da estrada.

No rosto só dá para ver as rugas. Mas mesmo sendo isso tudo

é nossa mãe, que fica escondida nessa sujeira. Você é especial em tantas coisas.

Deliciosamente estranha, por favor não mude.

Desmazelada, é a mãe mais linda do mundo. Desmazelada sempre!

Desmazelada é nossa mãe. Vamos te amar para sempre e sabe bem que isso é verdade.

6.

Pergunte o que sabem a respeito das bruxas. Será que elas existem de verdade? Proponha uma pesquisa a respeito com a criação posterior de um texto ilustrado sobre o assunto.

Uma bruxa é geralmente retratada no imaginário popular como uma mulher velha, nariguda e encarquilhada, exímia e contumaz manipuladora de magia negra e dotada de uma gargalhada terrível. A palavra vem do verbo italiano bruciare, que significa queimar (brucia). Na época da Inquisição, estrangeiros fora da Itália ao ouvirem gritar brucia associaram a palavra com a ré. É também muito popularizada a imagem da bruxa como a de uma mulher sentada sobre uma

vassoura voadora ou com a mesma passada por entre as pernas, andando aos saltitos. Alguns autores utilizam o termo, contudo, para designar as mulheres sábias detentoras de conhecimentos sobre a natureza e, possivelmente, magia.

Diziam que as bruxas voavam em vassouras à noite e principalmente em noites de lua cheia, que faziam feitiços e transformavam as pessoas em animais e que eram más. Hoje em dia, essas antigas superstições como a da bruxa velha da vassoura na lua cheia já foram suavizadas, devido a maior tolerância entre religiões,

sincretismo religioso e divulgação do paganismo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bruxa

As mulheres, durante a Idade Média, que possuíam o domínio de ervas medicinais, para a cura de enfermidades, eram julgadas como hereges e pecadoras, pois, na concepção católica, elas tentavam enganar as leis divinas com rituais que iam contra os preceitos da Igreja Católica. Por isso, várias mulheres foram perseguidas e acusadas de feitiçaria ou bruxaria e, consequentemente, foram assassinadas pela prática de suas crendices e cultura.

Nessa época, as bruxas eram acusadas de falsear o controle divino, manipulando ervas e curando doenças, pois ninguém poderia mudar o curso divino das coisas se não fosse Deus. Junto a esse julgamento, as bruxas eram acusadas de fazerem pactos demoníacos e realizarem coisas sobrenaturais, como voar pelos ares. Foi com esse imaginário simbólico que denúncias foram legitimadas e várias mulheres foram mortas em diversas cidades da Europa até a chegada do Iluminismo.

Por Fabrício Santos

http://brasilescola.uol.com.br/historia/bruxas.htm

As bruxas ainda existem: veja como vivem as feiticeiras modernas

“Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem”, já diria a célebre citação. E ela é verdadeira.

O mundo está cheio de bruxas, a maioria das pessoas é que não faz ideia disso. Em 2012, o bruxo Myrddin falou à BBC a respeito da bruxaria moderna: “Nós não fazemos nada sinistro como adoração ao demônio, e nós não

fazemos sacrifícios humanos ou de animais. Nós honramos, reverenciamos e agradecemos à natureza. Nós celebramos as estações”, garante ele.

https://www.megacurioso.com.br/religiao/72944-as-bruxas-ainda-existem-veja-como-vivem-as-feiticeiras-modernas. htm

7.

A diretora da escola acreditava que a construção do parque era uma coisa positiva, boa para a cidade. A filha dela e Nori, no entanto,

desconfiavam da construção e fizeram perguntas que o empresário ficou sem responder. O que acham disso? Devemos acreditar no que lemos nas propagandas? Peça que pesquisem na internet ou em jornais e revistas e selecionem algumas propagandas que parecem não

corresponder à verdade. Depois criem um texto comentando e tragam para mostrar para a turma.

O que é propaganda enganosa

De acordo com o artigo 37 do Código de

Defesa do Consumidor (CDC), uma publicidade é considerada enganosa quando induz o

consumidor ao erro. Ou seja, quando traz uma informação falsa, capaz de dar uma ideia diferente da realidade do produto ou do serviço ofertado.

8.

Ainda a respeito de propaganda enganosa, exiba as imagens para que descubram por que os consumidores estão sendo enganados.

(6)

9.

Maxim, o dono do Parque e responsável pelas explosões, chega oferecendo um lanche especial para as crianças – linguiças. Mas Toni alerta que elas têm muito nitrito e glutamato de sódio e que isto pode afetar o cérebro das pessoas. Comente a cena dizendo que no filme ninguém ligou muito para o que o menino disse, mas que este é um assunto muito importante.

Pergunte se eles sabem que substâncias fazem parte dos alimentos industrializados que eles comem e se elas fazem mal à saúde. Peça que fotografem as etiquetas de alguns produtos industrializados e pesquisem os componentes.

Alimentos Industrializados

http://www.rampinelli.com.br/novidade/alimentos-industrializados-os-riscos-para-saude-688

Você já parou para pensar na diferença entre se alimentar e comer? É simples. Quando

você se serve de um prato colorido, rico em fibras, minerais e vitaminas, está se alimentando. Por outro lado, se você monta um prato cheio de produtos enlatados e embutidos, está apenas matando a fome.

quais os riscos de tanta praticidade?

Os produtos industrializados ocupam uma

parcela cada vez maior do mercado de alimentos. Eles são bem práticos, pois já vêm prontos

ou semiprontos. O único trabalho é abrir a

embalagem, e mesmo as embalagens estão cada vez mais fáceis de abrir. Além da praticidade, os alimentos industrializados também possuem um prazo de validade bem maior do que os produtos “in natura”, tornando fácil o armazenamento. Vieram para ficar e representam uma solução para a vida corrida das grandes cidades.

Acontece, porém, que existe uma regra universal, de conhecimento popular, chamada lei das

compensações. De acordo com ela, as coisas boas, na maioria das vezes, não são tão boas quanto parecem, assim como as ruins também não são tão ruins quanto possam parecer à primeira vista. Em tudo há uma parte boa e uma parte ruim. Assim, importa analisar os prós e os contras para decidir o que é melhor.

Como não poderia deixar de ser, esta regra se aplica também aos alimentos industrializados. Para conseguir a praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricantes se utilizam de milhares de aditivos químicos, que, na grande maioria das vezes, não fazem bem à saúde de quem os consome com frequência. O uso desses produtos químicos deve ser discriminado nas embalagens dos alimentos. Os nomes de muitos desses produtos químicos vêm codificados, talvez para que o consumidor não se assuste ao ler estas informações do rótulo. Portanto, é uma questão de escolher entre o aspecto saudável dos alimentos “in natura”, e a praticidade dos alimentos artificiais e/ou industrializados. Os produtos químicos encontrados com maior frequência nos alimentos industrializados são:

Corantes

A função dos corantes é “colorir” os alimentos,

fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais, e mais agradável, portanto, aos olhos do consumidor. Eles são extremamente comuns, já que a cor e a aparência têm um

papel importantíssimo na aceitação dos produtos pelo consumidor. Uma gelatina de morango, por exemplo, que fosse transparente não faria sucesso. Um refrigerante sabor laranja sem corantes ficaria com a aparência de água pura com gás, o que faria que parecesse mais artificial, dificultando sua aceitação. É inegável que uma bebida com sabor de laranja e com cor de laranjada é muito mais agradável de beber do que uma bebida incolor com gosto de laranja. Os corantes são encontrados na grande maioria dos produtos industrializados, como as massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros.

Aromatizantes

Os aromatizantes têm por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma. Assim como os corantes, os aromatizantes também fazem com que os alimentos industrializados se pareçam mais com os produtos naturais, pois como já foi dito, isso é essencial na aceitação do produto pelo consumidor.

Informar que um salgadinho artificial de milho tem sabor e cheiro de presunto ou de churrasco faz com que ele seja mais aceitável, já que o consumidor vai reconhecer naquele produto um sabor que ele já conhece, de algum outro produto não industrializado que ele já comeu, causando a falsa impressão de que o produto não é tão artificial assim.

Muitos alimentos não possuem em sua composição as frutas que as embalagens anunciam, mas apenas aromatizantes que lhes imitam o sabor e aroma. São encontrados em sopas, carnes enlatadas, biscoitos, bolos, sorvetes, entre outros.

Conservantes

Ao contrário dos corantes e aromatizantes, os chamados conservantes não possuem função

(7)

de fazer com que os produtos industrializados pareçam ser o que na realidade não são, ou seja, naturais. Sua meta é evitar a ação dos microorganismos que agem na deterioração dos alimentos, fazendo com que durem mais tempo sem estragar.

É possível reconhecer o uso de conservantes na composição dos produtos a partir da leitura dos rótulos das embalagens. Eles são caracterizados pelos códigos P1 a P10. São encontrados em refrigerantes, concentrados de frutas, chocolates, sucos, queijos fundidos, margarinas, conservas vegetais, carnes, pães, farinhas e em milhares de outros alimentos industrializados.

Antioxidantes

Assim como os conservantes, os antioxidantes procuram manter os alimentos em boas

condições de consumo por mais tempo. Eles têm sua principal aplicação em óleos e gorduras, impedindo ou retardando sua deterioração, evitando a formação de “ranço” por algum processo de oxidação.

Podem ser encontrados em sorvetes, leite em pó

instantâneo, leite de coco, produtos de cacau, conservas de carne, cerveja, margarina, óleos e gorduras em geral, farinhas, polpa e suco de frutas, refrescos e refrigerantes.

Estabilizantes

São utilizados para manter a aparência dos produtos, tendo como principal função estabilizar as proteínas dos alimentos. É possível identificá-los nos rótuidentificá-los das embalagens peidentificá-los códigos ET1 até ET29.

Acidulantes

São utilizados principalmente nas bebidas com função parecida com a dos aromatizantes. Os acidulantes podem modificar a doçura do açúcar, além de conseguir imitar o sabor de certas frutas e dar um sabor ácido ou agridoce nas bebidas.

Também aparecem codificados nas embalagens, sendo reconhecidos pela letra H. São

encontrados nos sucos de frutas e refrigerantes, entre outros.

possuíam estruturas como chifres ou cristas (triceratops), e alguns grupos chegaram a desenvolver modificações esqueléticas, como armaduras ósseas (anquilossauros) e espinhas (espinossauros). Estes animais variavam muito em tamanho e peso, com dinossauros terópodes adultos medindo menos de cinquenta centímetros (compsognatos), enquanto as

maiores saurópodes podiam chegar a uma altura de cerca de vinte metros (argentinossauros). Embora a palavra Dinossauro signifique “lagarto terrível”, esses animais não eram lagartos, e sim répteis, com uma postura ereta distinta não encontrada em lagartos. Durante a primeira metade do século XX, a maior parte da comunidade científica acreditava que os dinossauros eram lentos e sem inteligência, no entanto, a maioria das pesquisas realizadas, desde a década de 1970, indicou que estes animais eram ágeis, com elevado metabolismo e com numerosas adaptações para a interação social, com certos grupos, principalmente os terópodes, sendo considerados os animais mais inteligentes de todos os tempos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dinossauros

Graças à forte presença dos dinossauros na nossa cultura, desde livros a filmes, conhecemos de cor alguns tipos de Dinossauros como os grandes predadores, os pescoços compridos ou os couraçados.

Os dinossauros dividiam-se em duas grandes ordens: Saurischia e Ornithischia. Dentro destas, existiram várias subordens e famílias. Neste artigo, vamos abordar os sete principais tipos (ou grupos) de dinossauros, facilmente identificáveis por serem bastante diferentes entre si.

terópodes

TIRANOSSAURO NO FILME JURASSIC PARK

10.

Maxim, o empresário, tenta de todas as maneiras agradar as crianças para que elas frequentem seu parque de diversões. Além das linguiças, Maxim resolve falar como será o parque. Como o tema do parque são os dinossauros, ele

apresenta a imagem de um deles e diz que o animal é da Idade da Pedra, um feroz carnívoro, o tiranossauro rex. Toni, que é um estudioso dos animais, corrige a informação dizendo:

“Dinossauros viveram no Cretáceo. Esse aí é um plateossauro, um herbívoro. Ele dizia que, se Maxim quer abrir um parque com este tema, deve saber mais sobre o assunto. Pergunte quem gosta de dinossauros e o que sabe a respeito. Colete as informações e ofereça as imagens propondo uma pesquisa sobre o assunto.

Dinossauros, que significam “lagartos terríveis”, constituem um grupo de diversos animais

membros do clado Dinossauria. Acredita-se que apareceram há pelo menos 230 milhões de anos, e que, durante 135 milhões de anos, foram a espécie dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período Triássico até o final do período Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, quando um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção das espécies emplumadas.

Usando evidências fósseis, os paleontólogos identificaram mais de quinhentos diferentes gêneros e mais de mil diferentes espécies de dinossauros, alguns herbívoros, outros carnívoros, assim como havia também espécies bípedes e quadrúpedes. Muitas espécies

(8)

A grande atração do «Jurassic Park» é o tiranossauro não é verdade? Todo mundo gosta dos grandes predadores e os grandes predadores entre os dinossauros estavam neste grupo. Trata-se de um grupo de dinossauros bípedes (andavam em duas patas), sendo que a grande maioria era de dinossauros carnívoros, embora existissem alguns terópodes herbívoros e insetívoros. As aves, únicos parentes dos dinossauros a sobreviverem à extinção do final do Cretáceo, estão neste grupo. Os

primeiros terópodes a surgir foram os carnívoros herrerasauro (3-4 metros), eodromaeus (1,2 metros) e o omnívoro eoraptor (1 metro), todos com uma data estimada de 231 milhões de anos, na mesma altura que é aceito como sendo a origem dos primeiros dinossauros na Terra. Pouco depois, geologicamente falando, apareceram os coelophysis (1-6 metros), dinossauros carnívoros comuns no final do período Triássico e início do período Jurássico. No Jurássico, aparecem terópodes mais

evoluídos. O mais famoso é o alossauro (8-12 metros), um dos primeiros dinossauros a ser descoberto no registro fóssil e descrito cientificamente em 1877 pelo paleontólogo Othniel Charles Marsh.

Ainda assim, o dinossauro terópode que fica verdadeiramente na história é o megalossauro (6-9 metros), o primeiro dinossauro de sempre a ser nomeado, em 1824. Os primeiros fósseis de megalossauro foram descobertos no século XVII, mas atribuídos a um elefante e depois a um monstro bíblico.

O ceratossauro (5-6 metros) é um carnívoro que também aparece no período Jurássico e algumas das suas ossadas foram encontradas em Portugal, na Lourinhã.

Por fim, no período Cretáceo, surgem dois dos carnívoros mais famosos e imortalizados pelo cinema. O gigante tiranossauro (12-13 metros) e o velocista velociraptor (2 metros). É também neste período que surge o therizinossauro (10 metros), um raro exemplo de dinossauro terópode herbívoro e com características bizarras, tais como garras enormes nas patas dianteiras (entretanto, foi descoberto mais um terópode herbívoro e igualmente bizarro).

Durante muitos anos, o tiranossauro foi tido como o maior e mais temível predador do tempo dos dinossauros, mas esse estatuto tem sido colocado em causa.

Em relação ao tamanho, já se sabe que existiram pelo menos dois terópodes

maiores (o espinossauro, com 18 metros, e o giganotossauro, com 14 metros).

Depois, e mais relevante, a fisionomia do tiranossauro não abona muito a favor das suas eventuais qualidades de predador feroz: as patas dianteiras eram de tal forma pequenas, que nem alcançavam a boca. O olfato, bastante apurado, seria mais útil a detectar cadáveres ou animais feridos. Crê-se, assim, que o tiranossauro seria mais um necrófago do que um temível predador que caçasse animais vivos.

Saurópodes

DIPLODOCUS

ILUSTRAÇÃO: WALTER MYERS

O maior grupo de animais que alguma vez pisou na terra. São facilmente identificáveis pelo pescoço bastante comprido e uma cabeça proporcionalmente pequena.

Todos os saurópodes eram quadrúpedes (andavam em quatro patas) e herbívoros. Um dos primeiros e talvez o mais pequeno saurópode de sempre é o saturnalia (1,5 metro), descoberto no Rio Grande do Sul, no Brasil. Terá vivido há cerca de 225 milhões de anos. Ainda no Triássico, surge o plateossauro (5-10 metros), há cerca de 214 milhões de anos. Foi também um dos primeiros dinossauros descobertos no registro fóssil, em 1834.

Crescendo continuamente pelos períodos Jurássico e Cretáceo, habitaram a Terra saurópodes enormes como o superssauro (33-34 metros), o argentinossauro (30-39 metros) ou o diplodocus (33-45 metros). Suspeita-se que tenha existido um saurópode ainda maior, o amphicoelias (58 metros), mas os únicos fósseis descobertos na década de 1870 foram perdidos, restando apenas descrições e desenhos dos mesmos. Análises recentes sugerem que não seria biologicamente plausível um animal terrestre suportar tais dimensões, pelo que

devem existir erros de interpretação na descrição original feita em 1878.

Ceratopsídeos

TOROSSAURO IMAGEM: WALKING WITH HEAVYSSAURUSAURS

Estes dinossauros peculiares viveram em abundância no período Cretáceo e são caracterizados pelas placas ósseas situadas atrás da cabeça, pelos chifres no crânio e pelo bico na mandíbula. Eram todos herbívoros. O yinlong (1,2 metro) é o ceratopsídeo mais velho e mais primitivo que se conhece, tendo habitado perto do final do período Jurássico, há cerca de 158 milhões de anos. Mais tarde, no período Cretáceo, os ceratopsídeos evoluíram para animais maiores e com uma proteção contra predadores também mais desenvolvida.

O mais famoso de todos é o triceratops (8-9 metros), surgido há cerca de 68 milhões de anos e um dos dinossauros que habitavam o planeta por altura da extinção dos dinossauros, há cerca de 66 milhões de anos. Outro dinossauro deste

grupo que habitou no Cretáceo foi o centrossauro (6 metros).

Ornitópodes

IGUANODON IMAGEM: WALKING WITH HEAVYSSAURUSAURS

Os ornitópodes eram dinossauros herbívoros, que surgiram discretamente durante o período Jurássico, como animais pequenos e velozes, até dominarem o final do período Cretáceo.

No evento da extinção dos dinossauros, os ornitópodes eram um dos grupos mais bem sucedidos de Dinossauros herbívoros, com um aparelho mastigatório tão evoluído e sofisticado que seria capaz de rivalizar com uma vaca moderna.

O ornitópode mais conhecido é o hadrossauro (8-10 metros), sendo o maior o shantungossauro (15 metros). Uma espécie mais antiga de

Heavyssaurussauro ornitópode surgida no início do período Cretácio, o iguanodon (10-13 metros), foi o segundo Heavyssaurussauro a ser formalmente nomeado, em 1825.

(9)

ESTEGOSSAURO IMAGEM: WALKING WITH HEAVYSSAURUSAURS

Este grupo de animais foi batizado com o nome do seu exemplar mais famoso, o estegossauro (9 metros). Eram dinossauros couraçados, herbívoros e claramente adaptados para a defesa. Possuíam placas ósseas e espinhos afiados que não eram encontrados em mais nenhum animal, o que lhes permitia proteger-se dos predadores, uma vez que eram animais lentos e uma fuga veloz estava fora de hipótese. Os estegossauros surgiram no período Jurássico, onde eram mais abundantes, tendo sido extintos há cerca de 110 milhões de anos, muito antes da grande extinção dos dinossauros no final do Cretáceo.

No seu auge, estogossauros como o dacentrurus (7-8 metros) e o miragaia (5,5-6,5 metros)

eram abundantes na Europa. O miragaia tem a particularidade de ter sido descoberto em Portugal e descrito pelo paleontólogo Octávio Mateus em 2009. O pescoço do miragaia era particularmente longo para um estegossauro, com pelo menos 17 vértebras (o estegossauro tinha 12 ou 13).

Pensa-se que o wuerhossauro (7 metros) tenha sido a última espécie de estegossauro a habitar o planeta, antes do grupo se extinguir. As causas da extinção dos estegossauros não são claras.

Anquilossauros

ANQUILOSSAURO

Os anquilossauros eram dinossauros herbívoros, quadrúpedes e altamente couraçados. Surgiram em meados do período Jurássico e viveram até

ao final do período Cretáceo, tendo sido extintos juntamente com os outros dinossauros.

Possantes e com patas curtas, estima-se que um anquilossauro não conestima-seguiria andar a mais de 10 quilómetros por hora, já que a couraça especializada em defesa era essencial para escapar de um predador. Possivelmente, o primeiro anquilossauro a surgir foi o scelidossauro (4 metros), há cerca de 196 milhões de anos. No entanto, as características primitivas não permitem definir com exatidão se este dinossauro pertencia a este grupo ou ao dos estegossauros.

O mais conhecido é o dinossauro com o mesmo nome, anquilossauro (9 metros), que viveu nos últimos 2 milhões de anos dos dinossauros na Terra. Outros anquilossauros bem conhecidos são o edmontonia (6-7 metros), o euoplocephalus (6 metros) e o polacanthus (5 metros).

Paquicefalossauros

PAQUICEFALOSSAURO ILUSTRAÇÃO: VLAD KONSTANTINOV

Os Paquicefalossauros eram dinossauros

herbívoros/omnívoros, bípedes e com a particular característica de possuírem uma espécie

de abóbada alta no crânio, provavelmente usada para lutas entre machos pela disputa de fêmeas ou território. Viveram no período Cretáceo, embora se suspeite que os primeiros paquicefalossauros tenham vivido ainda no período Jurássico, devido a um dente encontrado e que foi datado de há cerca de 162 milhões de anos. O possível dinossauro foi nomeado ferganocephale.

Os paquicefalossauros mais conhecidos são o próprio paquicefalossauro (4,5 metros), o

stegoceras (2 metros), o stygimoloch (3 metros) e o dracorex (3 metros).

É debatido na comunidade científica se o dracorex é uma espécie distinta ou um paquicefalossauro / stygimoloch juvenil, ou fêmea, tendo em conta que as diferenças são pequenas e o registro fóssil indica que estes animais viveram no mesmo espaço ao mesmo tempo.

Este artigo foi originalmente publicado na Edição nº 10 da Revista Mundo dos Animais, em Março de 2009, com o título “Mundo dos Dinossauros – Grupos de Dinossauros”.

https://www.mundodosanimais.pt/animais-pre-historicos/ grupos-Dinossauros/

11.

Quando a bruxa vê que estão querendo explodir a Montanha Mágica, ela resolve sair para

enfrentar os agressores. Mostra uma ampulheta e diz que se toda a areia cair e ela não voltar, eles devem sair da caverna e procurar outro lugar para viver. Apresente a imagem e perguntem se sabem o nome e para que serve este objeto. Proponha a criação de uma ampulheta de material reciclado para que usem em sala de aula para medir a duração das tarefas propostas.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-JyH1lZh3YQ - Ampulheta caseira simples e fácil

Ampulheta:

Ampulheta é um aparelho utilizado para medir a fração de um tempo.

Uma ampulheta clássica é constituída de dois compartimentos cônicos, feitos de vidro e que se comunicam entre si através de um vértice num plano vertical, e no qual existe uma quantidade de areia fina que escoa de um compartimento para outro.

Etimologicamente, a palavra ampulheta teria se originado a partir do espanhol ampolleta, que significa “relógio de areia”. No entanto, a raiz etimológica estaria no latim ampulla, que quer dizer “redoma” ou “frasco”.

O tempo contabilizado em uma ampulheta é considerado a partir da totalidade de areia que escoa de um compartimento para outro no aparelho. Teoricamente, o tempo para a areia passar de um lado para o outro seria sempre o mesmo.

A ampulheta tradicional teria sido inventada no século VIII, por um monge francês chamado Luipraud.

Antigamente, quando não existiam relógios precisos como nos dias de hoje, a ampulheta era bastante útil para marcar os intervalos de pequenos tempos. Nas competições esportivas ou jogos de raciocínio, por exemplo, a ampulheta era utilizada para contabilizar o tempo de cada participante.

Nas navegações marítimas a ampulheta era um dos métodos disponíveis para que a tripulação soubesse o horário dentro do navio. Em inglês, o termo “ampulheta” é traduzido para hourglass.

https://www.significados.com.br/ampulheta/

12.

A turma vai passear no barco com Suvi, mas Toni fica na beira do lago porque se recusa a embarcar. Mais tarde os pais dizem que ele poderia viajar com eles, mas se recusou a andar de avião porque a mesma bactéria circula em todo o ar do avião e ele acha a casa de Suvi muito suja. Toni é profundamente preocupado com a saúde e isto afeta todos que convivem com ele.

(10)

Conhecem alguém como o Toni? Por que acham que as pessoas ficam assim? Explique que todos nós temos manias, mas quando as manias viram uma obsessão, a pessoa realmente está com um sério problema chamado TOC. Fale a respeito e peça que cada um conte sobre as coisas que não gosta de jeito nenhum.

Peça que escrevam um texto a respeito.

qual a diferença entre tOC e mania?

Bater três vezes na madeira, sempre que ouve falar sobre a morte, lavar as mãos o tempo todo, e enfileirar objetos. Tudo bem, cada um tem suas manias, mas quando isso passa a ser frequente e interferir na rotina, pode ser um problema conhecido como Transtorno Obsessivo Compulsivo ou TOC.

Sempre ligado a pensamentos negativos, os sintomas podem aparecer com obsessão por limpeza, acúmulo de objetos, repetições de atitudes e palavras, contagens ou até insegurança. “O caso mais grave que já presenciei foi o de um paciente que tinha compulsão por limpeza e tomava cerca de 40 banhos por dia com inúmeros sabonetes. Ele acreditava que o ar estava contaminado, então saía do chuveiro e já entrava de novo. Mas afinal, qual a diferença de TOC e mania? O que causa o problema? O transtorno tem tratamento? Para responder a essas e outras perguntas, o Terra contou com a ajuda de Priscila e da psiquiatra Ana Gabriela Hounie, do Programa Transtorno Obsessivo Compulsivo do Instituto de Psiquiatria do Hospital do Coração, e tirou as principais dúvidas sobre o TOC. Confira a seguir.

O que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo? É um transtorno de ansiedade que vem

acompanhado de alterações de comportamento, preocupações excessivas e medo. “As

obsessões são ideias que surgem na mente e as pessoas não conseguem tirar, por mais absurdas que sejam. Já as compulsões são medidas que elas tomam para afastar essas ideias. O TOC é a união das duas. Por exemplo, para evitar que alguém morra, o paciente fecha a torneira oito vezes, mesmo que isso não faça o menor sentido”, explica Ana.

qual a diferença entre tOC e mania?

Podem parecer iguais, mas TOC e mania agem de maneiras diferentes. As manias são comportamentos repetitivos, gerados por crenças ou superstições. Segundo Priscila, é normal ter algumas manias e elas até ajudam a organizar a rotina. “O problema, porém, é quando os sintomas se agravam e viram um TOC,

caracterizado pela presença de obsessões ou compulsões recorrentes e tão severas para fazer com que o paciente passe a ocupar boa parte do tempo com elas, causando muito desconforto e comprometimento de seu cotidiano”.

Existe uma idade em que o problema aparece com mais frequência?

Sim. O TOC aparece com mais frequência durante a infância e anos depois, na vida adulta. “O TOC muitas vezes se inicia entre 9 e 11 anos, mas a frequência maior se dá principalmente em indivíduos jovens até os trinta anos, podendo durar a vida toda”, afirma a psicanalista. Também vale lembrar que o problema é mais comum em homens.

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude

13.

A mãe bruxa não consegue impedir a explosão e eles têm que sair da caverna. Eles se despedem da casa e saem. A mãe vê quando eles saem e diz que ficará sempre por perto espiando o que eles fizerem. Por que acham que ela fez isso? Todas as mães devem fazer o mesmo? Discuta o assunto e pergunte o que fariam se passassem pela mesma situação. Peça que imaginem como seria e escrevam a respeito.

14.

O empresário queria fazer um parque de diversões temático. Pergunte se já foram a um Parque assim e como foi. Mostre algumas imagens e vídeos para a turma e, se houver algum próximo, proponha um passeio até lá.

Um parque de diversão ou parque temático é um grupo de atrações de entretenimento e outros eventos em um local para a diversão de um grande número de pessoas. Os parques de diversão possuem um local fixo, em oposição a parques viajantes e carnavais viajantes, e são mais elaborados que simples parques urbanos ou playgrounds, geralmente fornecendo atrações que são voltadas especificamente certos grupos etários, e outras que atraem todas as idades. Os parques temáticos, um tipo específico de espaço de diversão, são geralmente muito mais ligados a um certo assunto ou grupo de assuntos que os parques de diversão normais.

Os parques de diversão evoluíram das feiras e pleasure gardens europeus, que foram

criados para a recreação das pessoas. As feiras mundiais e exposições foram outra influência no desenvolvimento da indústria deste tipo de local de entretenimento.

Na linguagem comum, os termos parque temático e parque de diversão são geralmente sinônimos. No entanto, um parque temático pode ser considerado um estilo distinto de parque de diversão. Um parque temático possui paisagem, construções e atrações que são baseadas em um ou mais temas ou histórias específicas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_de_divers%C3%A3o

(11)

15.

Os Heavysaurs saem da caverna e veem uma casa onde os humanos moram. Acham a casa horrível e dizem que ela tem que ser pintada de cinza para ficar como a caverna. Por que acham que isto aconteceu? Pergunte se sabem que existem pessoas morando em casas muito diferentes das nossas. Mostre algumas e pergunte como acham que seria morar em um lugar assim. Depois peça que desenhem a casa onde gostariam de morar

16.

Toni sonha ser um cientista famoso e, quando descobre os Heavysaurs, acha que é a sua chance. Ele manda a notícia da descoberta e até chega a falar pela internet com um estudioso dos dinossauros. Mas nada é como ele esperava. Por que? Explique que desde a Antiguidade os cientistas usam animais em suas pesquisas e que atualmente este método vem sendo questionado. Coloque o assunto em debate e comente os argumentos de cada grupo.

Argumentos a favor e contra o uso de animais em pesquisas científicas

Uso de animais em testes

Contra: testes em laboratórios causam

sofrimento, ferimentos e transtornos psicológicos nos animais. Há uma corrente de neurocientistas que sugere que animais não humanos, incluindo todos os mamíferos, aves, além dos polvos, possuem substratos neurológicos que geram a consciência e comportamentos intencionais, ou seja, eles sentem dor.

A favor: os testes com animais são submetidos a comitês de ética. A principal ênfase é não causar sofrimento ou dor. O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) cria normas que protegem o bem-estar desses animais. O fim do uso de animais em testes no Brasil tornaria a ciência brasileira dependente da tecnologia externa.

Animais em benefício do homem

Contra: é justo os animais sofrerem com os testes para a obtenção de medicamentos e produtos que beneficiarão o homem? Isso não é uma forma de exploração?

A favor: os testes com animais beneficiam também os próprios animais, pois são usados no desenvolvimento de rações, vacinas e medicamentos veterinários.

Resultados em animais x resultados em

humanos

Contra: nem sempre os resultados obtidos em animais são os mesmos obtidos posteriormente em humanos.

Sendo assim, não seria melhor testar os produtos diretamente nos humanos?

A favor: antes de testar o produto em humanos, é importante testá-los em animais para evitar que voluntários humanos sejam submetidos a substâncias potencialmente perigosas.

métodos alternativos

Contra: há alternativas capazes de substituir o uso de animais em testes como a aplicação de modelos matemáticos e computacionais, técnicas in vitro com tecidos de seres humanos ou animais.

A favor: não há como substituir o animal em todos os testes. Sempre que existir um método alternativo com eficácia comprovada, ele deve ser substituído. A ciência tem o objetivo de reduzir e até abolir o uso de animais.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/debate-pesquisa-animais/platb/

17.

No grupo dos Heavysaurs existe o Riff, o dragão. Ele aquece os outros com sua chama expelida pela boca.

O que é um dragão? Qual a diferença entre dragões e dinossauros?

Peça que pesquisem na internet e tragam

imagens de dragões, identificando a página onde estava a ilustração.

(12)

Os dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações culturais ou mitos criados pela humanidade.

Muito se discute a respeito do que poderia ter dado origem aos mitos sobre dragões em diversos lugares do mundo. Em geral, acredita-se que possam ter surgido da obacredita-servação pelos povos antigos de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, tomados por eles como ossos de dragões.

Por terem formas relativamente grandes, geralmente é comum que estas criaturas apareçam como adversários mitológicos de heróis lendários ou deuses em grandes épicos que eram contados pelos povos antigos. Mas não é só esta a situação em todos os mitos onde estão presentes. É comum também que sejam responsáveis por diversas tarefas míticas, como a sustentação do mundo ou o controle de fenômenos climáticos. Em qualquer forma, e em qualquer papel mítico, no entanto, os dragões estão presentes em milhares de culturas ao redor do mundo.

As mais antigas representações mitológicas de criaturas consideradas como dragões são datadas de aproximadamente 40.000 a. C., em pinturas rupestres de aborígines pré-históricos na Austrália. Pelo que se sabe a respeito, comparando com mitos semelhantes de povos mais contemporâneos, já que não há registro escrito sobre o assunto, tais dragões provavelmente eram reverenciados como deuses, responsáveis pela criação do mundo, e eram vistos de forma positiva pelo povo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Drag%C3%A3o

Você sabe a relação entre dragões e dinossauros?

As histórias sobre dragões estão entre as mais antigas e comuns do planeta, embora a “cara” dessas criaturas tenha mudado bastante ao longo do tempo. Na maioria das línguas europeias, como o português e o inglês, a palavra “dragão” foi emprestada do termo grego “drákon”, que significava algo como “serpente gigante”, ou seja, uma cobrona.

Vários heróis da Grécia Antiga, como o famoso Hércules, tiveram de lutar contra dragões, segundo a mitologia. Mas pode ser que os gregos tenham “pego emprestado” as lendas sobre dragões de civilizações mais antigas, como as do Oriente Médio (região onde hoje ficam a Síria e o Iraque, por exemplo) e a chinesa.

Será que as histórias se inspiraram em algo real? Bem, além de crocodilos e grandes lagartos que ainda existem por aí, os povos antigos também encontravam, volta e meia, ossos de dinossauros ou de grandes mamíferos extintos, como os mamutes. Na China e na própria Grécia, quando esses esqueletos imensos eram desenterrados, as pessoas, de fato, tendiam a

associá-los a esses monstros ou mesmo aos heróis gigantescos e poderosos que teriam derrotado as criaturas no passado.

http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2014/06/1469833-voce-sabe-a-relacao-entre-dragoes-e-Dinossauros.shtml

Você sabia que há apenas 200 anos os ossos de dinossauros eram chamados de ossos de dragões?

Os dinossauros apareceram na terra por volta de uns 240 milhões de anos atrás e reinaram até desaparecerem completamente da Terra, há uns 65 milhões de anos. (Várias teorias existem para explicar o desaparecimento dos Dinossauros). Quase todas as mitologias tratam de sujeitos sobre dragões, grifos e criaturas fantásticas, mas nada pode provar uma ligação entre os dragões e dinossauros, tal como conhecemos hoje. A primeira descoberta moderna de ossos de dinossauros foi em 1677, na Inglaterra. Primeiro pensaram que fossem ossos de um elefante, para em seguida atribuírem a um réptil gigante (ainda não era um dinossauro).

As descobertas dos ossos de dinossauros originaram o nascimento de várias lendas, como na Grécia, por exemplo, que criaram os Grifos (mistura de leão com um pássaro). Outra lenda superinteressante vem da China, onde o dragão tem uma grande importância na cultura. Sabemos hoje que o dragão na China é um símbolo sagrado que protege do mal e simboliza a felicidade, a fertilidade e a imortalidade. Para

explicar os fósseis de dinossauros uma lenda dizia:

“O Dragão se levantou da montanha para o céu, mas as portas do céu foram fechadas, impedindo assim a sua entrada, o que o levou a cair na terra sendo introduzido no solo. Por isso, hoje, ao cavarmos, achamos os ossos de Dragões.”

http://blog-superinteressante.blogspot.com.br/2011/05/ Dinossauros-ou-dragoes.html

18.

Nossos heróis chegam a um supermercado e comem tudo o que podem.

Depois descobrem uma loja de instrumentos e começam a tocar, chamando a atenção das pessoas. Perguntem se sabem que tipo de música eles tocam. Diga que é rock, um tipo especial de rock, o rock pesado. Explique que “heavy”, em inglês, quer dizer pesado e é por isso que eles são os Heavysaurs. Pergunte se gostaram do som e se além do filme eles já ouviram uma música semelhante. Onde? Mostre alguns vídeos de bandas de rock e pergunte se gostariam de saber tocar assim. Proponha um concurso de bandas em que as crianças fariam mímicas ao som deste tipo de música.

O que é rock

Rock é um termo abrangente que define um gênero musical de música popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiram e se definiram nos Estados Unidos, no final dos anos quarenta e início dos cinquenta, e que, por sua vez, evoluíram do blues, da música country e do rhythm and blues. Outras influências musicais sobre o rock ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica. Todas estas influências foram

combinadas em uma estrutura musical simples, baseada no blues, que era “rápida, dançável e pegajosa”.

O som do rock, muitas vezes, gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de 1970, sintetizadores digitais. A maioria dos grupos de rock é constituída por um vocalista, um guitarrista, um baixista e um baterista, formando um quarteto. Alguns grupos omitem uma ou mais destas funções e/ou utilizam um vocalista que toca um instrumento enquanto canta, às vezes formando um trio ou duo; outros ainda adicionam outros músicos, como um ou dois guitarristas e/ou tecladista.

(13)

Heavy metal e hard rock

Uma segunda leva de bandas de rock do Reino Unido e Estados Unidos se tornou popular durante o início da década de 1970. Grupos como Nazareth, Grand Funk Railroad, Led Zeppelin, Kiss, Deep Purple, Queen, Alice Cooper, Judas Priest, Status Quo, Aerosmith, Black Sabbath e Uriah Heep; da Austrália, Scorpions e AC/DC vinham da Alemanha; e do Canadá, Rush. Eles intensificaram o modo de tocar, conduzindo suas guitarras rumo ao hard rock.

Este subgênero pereceu em direção à imitação caricatural no final daquela década. Poucas bandas - entre elas, Kiss, Black Sabbath,

Queen, AC/DC, Led Zeppelin, Aerosmith, Rush e Scorpions - mantiveram um número significativo de fãs e, ocasionalmente, emplacaram sucessos comerciais.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock

Videos:

https://www.youtube.com/watch?v=RlNhD0oS5pk - Led Zeppelin - Immigrant Song (Live Video)

https://www.youtube.com/watch?v=hkXHsK4AQPs - Black Sabbath “Paranoid”

https://www.youtube.com/watch?v=d_RKO5ozLVo - Kiss - Forever

19.

No início do filme, Toni e Suvi estavam brigados. Ela está cansada de conviver com um menino que tem mania de limpeza e que não se arrisca a fazer nada por medo de se contaminar. Quando eles descobrem os Heavysaurs, esquecem isso e viram companheiros, superando as diferenças. Alguém já brigou com um amigo e depois ficaram unidos novamente? Como foi? Gostariam de escrever um texto sobre o assunto?

20.

A obra do Parque de Diversões era na verdade o disfarce para a construção de uma mina. Mas, para construí-la, Maxim precisava da assinatura de todos os vizinhos. Quando ele foi à casa dos pais de Suvi, eles acreditam nele e estavam quase assinando o documento. Mas as crianças interferiram. Suvi disse que a obra ia destruir a paisagem e Toni explicou que as águas da baía iam ficar poluídas pela poeira das pedras. Então eles resolveram pensar mais antes de assinar. Comente que a natureza do nosso planeta ficou bastante afetada pelo homem e que ainda hoje ela é constantemente destruída por pessoas que querem fazer empreendimentos. Com o tempo, as pessoas ficaram mais atentas e existem mecanismos que controlam e protegem nosso meio ambiente. Proponha um trabalho em grupo a respeito do assunto. Cada grupo pode explorar um aspecto do problema como efeito estufa, desmatamento, escassez de água, erosão do solo, etc.

Preservação ambiental

Preservação ambiental é a proteção da natureza, sem considerar a questão econômica ou de uso. A ideia da preservação é proteger o meio ambiente das ações do homem.

Importância

Preservar o meio ambiente possui diversas motivações. O equilíbrio dos ecossistemas e a manutenção da fauna e da flora, que ainda não foram entendidas por completo, podem trazer à humanidade avanços em áreas como farmácia ou mesmo em administração, vide a descoberta de substâncias na natureza e os aprendizados que as culturas animais trazem para a humanidade.

Parte da manutenção da vida humana na Terra depende dessa preservação ambiental. É esse equilíbrio natural que, a cada vez que é rompido, pode causar danos catastróficos, como pragas em plantações.

Frases de preservação ambiental

“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância” - Gandhi “Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro.” - Provérbio Indígena

“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.” - Chico Xavier

“É triste pensar que a natureza fala e que o

gênero humano não a ouve.” - Victor Hugo “A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros. Porque ela nos resiste.” - Antoine de Saint-Exupéry

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/ estetica/preservacao-ambiental/11042#

quais os principais problemas ambientais hoje?

Há várias teorias que falam sobre os problemas ambientais que o planeta enfrenta. O aumento do efeito estufa é um dos principais. Mas há outros problemas quase invisíveis, que podem fazer a diferença na vida de muita gente.

Veja:

• Efeito Estufa mais poderoso: o efeito estufa

é um processo natural do planeta Terra. É por causa dele que o nosso planeta permanece aquecido, mesmo durante a noite, e com temperaturas agradáveis para que a vida seja possível. No entanto, o aumento das emissões de dióxido de carbono, enxofre, metano e outros gases que potencializam este processo faz com que a temperatura média na Terra suba a cada ano. Isso é suficiente para provocar estragos, como o derretimento das geleiras, fazendo com que grande parte da água potável seja perdida e o nível dos oceanos aumente consideravelmente nos próximos 100 anos. O efeito estufa ainda pode atuar em frentes adjacentes, como aumentar a intensidade de fenômenos como furacões, tornados e o El Niño.

• Erosão do solo e perda das matas ciliares:

a erosão do solo pode ser causada de várias formas, inclusive de forma natural. No entanto, é a aceleração deste processo, causada pela ação do homem, que preocupa os ambientalistas. A erosão do solo pode fazer com que ele perca qualidade para o plantio, polua lençóis freáticos (que são importantes fontes de água potável no planeta) e cause outros problemas secundários, como a perda das matas ciliares. As matas ciliares são aquelas que ficam nas margens dos rios. Perder a mata ciliar faz com que o rio receba muito mais detritos do que deveria e isso pode perturbar o ambiente aquático de forma irreversível.

(14)

• Escassez de água: aqui é importante ressaltar

uma coisa. Não é possível criar ou destruir matéria, apenas transformá-la. Logo, a água não pode acabar. O que acontece é que, com uma natureza cada vez mais perturbada, o ciclo da água é alterado, o que pode provocar secas e inundações em locais diferentes. Além disso, a poluição de rios, córregos, lagos e lagoas faz com que seja cada vez mais difícil encontrar água potável própria para o consumo. É por isso que falta água em várias regiões do Brasil e do mundo.

• Desmatamento: o desmatamento é um

problema grave, mas hoje está mais concentrado em duas regiões bem destacadas: na Floresta Amazônica e nas Florestas Africanas mais ao sul do deserto do Saara. Estas florestas possuem importantes funções climáticas e para a biodiversidade do planeta. No entanto, o avanço das áreas destinadas à agropecuária, a urbanização desenfreada, e diversos motivos fazem com que o desmatamento nestas áreas seja uma ameaça a sua existência.

https://www.resumoescolar.com.br/biologia/preservacao-ambiental/

A proteção do meio ambiente é necessária

devido às várias atividades humanas. A produção de resíduos, a poluição do ar e a perda de

biodiversidade (resultante da introdução de espécies invasoras e da extinção de espécies) são algumas das questões relacionadas à proteção ambiental, que é influenciada por três fatores interligados: legislação ambiental, ética e educação. Cada um desses fatores desempenha o seu papel em influenciar decisões ambientais

a nível nacional, e os valores e comportamentos ambientais a nível pessoal. Para que a proteção do meio ambiente se torne uma realidade, é importante que as sociedades desenvolvam cada uma dessas áreas que, em conjunto, irão informar e conduzir as decisões ambientais.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Prote%C3%A7%C3%A3o_ ambiental

21.

Livari parece ser uma pessoa malvada e ambiciosa que só pensa em explorar os Heavysaurs. Mas ele se modifica a partir da chegada de Milli Pilli.

O que fez o homem mudar tanto? Ele até salva os Heavysaurs que estavam presos e acaba se apaixonando pela mãe deles. Quando o ovo rosa quebrou e chegou a irmãzinha, tudo parece ter ficado melhor. Peça que desenhem ovos e enviem recados para pessoas que gostariam que se modificassem para melhor, com uma mensagem dizendo o que espera que aconteça. Participe também aproveitando para incentivar seus alunos e pedir que modifiquem alguns comportamentos inadequados.

Referências

Documentos relacionados

clínicos controlados e randomizados de intervenção sobre a incontinência urinária de esforço por meio de biofeedback em mulheres, nas bases de dados ISI Web of Knowlegde,

Palavras-chave Diabetes mellitus Incontinência urinária Matriz extracelular Uretra Fatores de risco Keywords Diabetes mellitus Urinary incontinence Extracellular matrix Urethra

Os traçados manométricos foram revisados sistematicamente por dois observadores, anotando-se os dados para o esfíncter esofágico inferior (EEI) - pressão basal, pressão de

Categorização de custos Custos fixos de investimento Custos variáveis de investimento Custos fixos operacionais Custos variáveis operacionais Produção Processo

Por sua vez, considera-se que as reflexões aqui propostas, assim como os saberes colaborativos produzidos por meio dessa pesquisa-ação, têm grande contribuição ao ensino, pesquisa

Este capítulo diz respeito aos alunos do 1º ciclo, embora possa ser aplicado, com as devidas adaptações, e por decisão do Conselho do Pré-Escolar, aos alunos do pré-escolar.

“Procura da Poesia” está estruturado, segundo Simon (1978), em três partes: a primeira seria constituída por negações que definem o que não é poesia, na qual a arte é

Nível de conscientização de produtores de hortaliças quanto ao uso de agrotóxicos nos Municípios de Goiatuba e Morrinhos, Estado de Goiás, Brasil.. Awareness level of