• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO Nº. 08 FEVEREIRO/15

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO Nº. 08 FEVEREIRO/15"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

BOLETIM INFORMATIVO Nº. 08 – FEVEREIRO/15

Dreyfus Siqueira Silva

Presidente do RC de Itajubá 19 de Março Ano Rotário 2014-15

Mensagem do Presidente do

RC de Itajubá 19 de Março

Mês de Março

No Calendário Rotário 2014-15, o mês de março é o Mês da Alfabetização.

O Brasil é o oitavo país no mundo em número de adultos analfabetos. São 14 milhões de brasileiros e brasileiras que oficialmente não sabem ler ou escrever. O Brasil está neste ranking ao lado da Índia (1°), China (2°), Paquistão (3°), Bangladesh (4°), Nigéria (5°), Etiópia (6°) e Egito (7°). Não é uma posição honrosa, e cabe aos Rotary Clubs brasileiros promover ações para combater este mal.

Todas as formas de ignorância (intolerância, racismo, preconceito, etc...) contribuem para criar o quadro de miséria e sofrimento no qual os habitantes destes países estão inseridos. Porém, o maior fator gerador de todos estes problemas é a ausência de políticas de elevação do nível educacional destas populações. E a quantidade de analfabetos é o melhor indicador para medir o desenvolvimento da educação de uma população.

O Brasil perdeu uma grande oportunidade na última década, em que a economia mundial passou por período ímpar de crescimento e geração de riquezas. Neste período o governo brasileiro deveria ter implementado programas de longo prazo e alto investimento na educação da população, assim como fizeram os "tigres asiáticos" a partir da década de 60.

O Rotary se insere nesse cenário fomentando programas educacionais mundo afora. Devemos nos informar sobre estes programas e buscar apoiá-los.

Com relação ao Brasil, ainda dá tempo de reverter esta situação? Vamos fazer a nossa parte. -

ROTARY CLUB DE ITAJUBÁ - 19 DE MARÇO

Nº. 25350 - DISTRITO 4560 – MG - BRASIL

Fundado em 06-09-1986 – Admitido em RI em 10-05-1988

ANO ROTÁRIO 2014-15

“FAÇA O ROTARY BRILHAR”

Ano Rotário 2014-15

Lema: “Faça o Rotary Brilhar”

ROTARY INTERNATIONAL Presidente 2014-15 Gary C. K. Huang Presidente Eleito 2015-16 K. R. Ravindran DISTRITO 4560 Governador 2014-15

Ângelo Antônio de Freitas Governador Eleito 2015-16

Paulo Roberto Ramos

ROTARY CLUB DE ITAJUBÁ - 19 DE MARÇO Presidente 2014-15

Dreyfus Siqueira Silva Presidente Eleito 2015-16 Abel Estevam dos Santos Vice-Presidente 2014-15 Abel Estevam dos Santos

Secretária

Hilda Augusta Figueiredo Rocha Secretário Executivo

Djalma Balducci Tesoureiro Bruno Rios Pintor

2º Tesoureiro Fábio Carrião Filho Diretor de Protocolo

José da Silveira 2º Diretor de Protocolo Aurélio da Silva Rocha

Comissão de DQA

Presidente: Abel Estevam dos Santos Comissão de Imagem Pública

Presidente: Djalma Balducci Comissão de Administração Presidente: Alessandro Luiz Branco Comissão de Projetos Humanitários Presidente: Abel Estevam dos Santos

Comissão de Fundação Rotária Presidente: Jacqueline R. de Oliveira Balducci

(2)

Gary C. K. Huang Presidente 2014-15

Mensagem do Presidente de RI

Mês de Marco

Caros Rotarianos

O Rotary nos oferece a oportunidade de formar

laços de amizade com pessoas do mundo inteiro. Anualmente, em nossa Convenção Internacional, encontramos amigos para programar atividades e também nos divertir.

Não consigo pensar em maneira melhor de celebrar o ano rotário 2014-15 do que Fazendo o

Rotary Brilhar na nossa 106ª Convenção, em São

Paulo. Aproveite o preço promocional de inscrição, até 31 de março, e garanta seu lugar nesta festa.

A Convenção começa no sábado, 6 de junho, e depois da cerimônia de abertura iremos ao sambódromo para um carnaval fora de época, com direito a Escola de Samba! Mesmo se achar que não tem samba no pé, você irá dançar e aproveitar cada minuto da folia. O desfile terá as fantasias coloridas e toda a pompa de costume, acompanhado de samba enredo. Teremos também comidas e bebidas durante a festa, pois, ninguém é de ferro.

Na segunda-feira será a vez de Ivete Sangalo fazer as pessoas presentes no show dançarem e pularem. Os participantes do nosso grande evento também poderão se deliciar com os vários sabores da capital gastronômica da América Latina, com direito a descontos em diversos restaurantes. São mais de 30.000 restaurantes e bares a escolher. A taxa de admissão a alguns museus, como o Museu do Futebol, será gratuita mediante apresentação do crachá da Convenção.

Como você sabe, o Brasil reflete a diversidade do Rotary. Os paulistanos criaram uma cultura vibrante, formada pela contribuição de pessoas de todos os lugares do país e do globo. Um dos destaques de qualquer das nossas Convenções é a Noite da Hospitalidade, e em São Paulo isso não será diferente. Aproveite para desfrutar da companhia de rotarianos locais na segunda-feira à noite. Mas atenção: faça sua reserva com antecedência, já que temos limite quanto ao número de participantes.

No Rotary, a prestação de serviços e amizade caminham lado a lado. Ponha o trabalho e a amizade verdadeira em primeiro lugar, e inscreva-se já para a Convenção pelo site www.riconvention.org/pt. -

SOCIAIS

ANIVERSARIANTES

MÊS DE MARÇO

Aniversário de Rotarianos/as

08 Companheiro Abel Estevam dos Santos

Aniversário de casamento

11 Senhora Adriana Márcia Serpa Oliveira com Companheiro José Alencastro de Oliveira 16 Senhora Vânia Rio dos Santos com

Companheiro Abel Estevam dos Santos

Aniversário Natalício - familiares

01 Maria Márcia Esposa do Cp. José Vladimir 02 Walmir Filho do Cp. Silveira

05 Matheus Filho do Cp. Carlos Alberto 10 Terezinha Sogra do Cp. Emílio

14 Gabriel Bisneto do Cp. João Mauro 19 Paulo José Sogro do Cp. Fabiano 25 Luiz Carlos Genitor do Cp. Silas 29 Lucimar Esposa do Cp. Emílio

Os Companheiros e Companheiras do Rotary Club de Itajubá 19 de Março congratulam-se com os aniversariantes e seus familiares desejando-lhes saúde, harmonia, paz, prosperidade e muitos anos de vida.

MOSQUITO DA DENGUE?

ESTAMOS TODOS CONTRA ELE!

“Qualquer um causa TERROR, entretanto, este rajadinho de branco, causa PÂNICO.”

(3)

EMPRESAS CIDADÃS

ROTARY CLUB DE ITAJUBÁ 19 DE MARÇO

Empresa São José Ltda.

SITE: www.expressosaojose.com

0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

Migra Consultoria Financeira

em Telecomunicações

SITE:

www.migratelecom.com.br

0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

O Rotary Club de Itajubá 19 de Março também acredita que através da Solidariedade e do Companheirismo, a Paz, a Compreensão e o Amor ressurgirão na vida dos seres humanos.

PROJETO “MENINOS SEM

FRONTEIRAS - BONS DE BOLA,

BONS NA ESCOLA”

Entrega de Mochilas, Bolsas e de Material Alusivo ao Combate ao Mosquito Aedes

Aegypti, Transmissor da Dengue

Mais uma vez o Rotary Club Itajubá 19 de

Março, comprometido com o ideal de bem servir, entrega

bolsas, mochilas e diversificado material instrutivo sobre o combate à dengue em um encontro que foi realizado no Campo de Futebol do Bairro Santos Dumont de Itajubá.

Desta vez, foram contemplados sessenta e quatro (64) jovens e adolescentes, o Técnico, os Auxiliares Técnicos e alguns pais que participam do Projeto “Meninos

Sem Fronteiras – Bons de Bola, Bons na Escola” da Escolinha de Futebol do Bairro Santos Dumont aqui da

nossa cidade de Itajubá. São garotos entre seis e dezesseis anos de origem muito modesta. Eles residem no Bairro Santos Dumont e nas adjacências, e por circunstâncias, não possuem condições de pagar uma escola especializada para a prática desse esporte, que tanto gostam. A entrega do material citado, em sua 7ª edição, faz parte das realizações do Rotary Club de Itajubá 19 de Março em parceria com o Distrito 4560 e foi evidenciado no mês de fevereiro como parte das comemorações do 110º aniversário de Rotary

International.

As mochilas e bolsas doadas (sobras das Conferências Distritais e outras repassadas por colegas rotarianos) foram objetos da parceria do Rotary Club de

Itajubá 19 de Março com o Distrito 4560, mais

precisamente, das gestões dos Governadores Ano Rotário 2012-13, Cp. Aristides Beraldo Garcia e Ano Rotário 2013-14, Cp. Virgílio Augusto Resende Bandeira a quem ratificamos os nossos agradecimentos.

Os cartazes e os CDs instrutivos sobre o combate à dengue foram doados pela Empresa Kit Mais, sediada em São Paulo. Os demais informativos foram adquiridos por Companheiros do Rotary Club de Itajubá 19 de Março. Como já foi dito, os jovens têm entre seis e dezesseis anos e estão comprometidos conosco nesta missão de também combater a dengue.

Estiveram no local da entrega do material citado acima, a Companheira Jacqueline e os Companheiros Djalma e Silas. Ao ensejo, o Cp. Silas falou das vantagens em participar daquela Escolinha de Futebol face ao envolvimento de cada um na prática desportiva, ao aprimoramento da educação coletiva e social e ao entrosamento respeitoso que deve ocorrer em todos os ambientes, iniciando pela própria casa.

Foram feitas, também, dois breves comentários reportando sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue e sobre o Projeto Pólio Plus, obviamente, respeitando o momento e a linguagem apropriada para aqueles jovens.

A Escolinha de Futebol do Bairro Santos

Dumont é dirigida pelo Sr. Alessandro A. Souza Bueno,

tendo como técnico o Sr. Renato Celso Damásio, respeitosamente chamado por Sucrilhos e como auxiliares-técnicos os Srs. Rafael Aguiar Teodoro, José Gonçalves de Oliveira e João Paulo Santos Adão (todos voluntários), conforme informações que nos foram passadas pelo técnico, Sr. Renato. A eles os nossos parabéns.

Não poderíamos deixar de agradecer e parabenizar, também, a todos que mais uma vez foram peças fundamentais na reedição deste projeto. Seguem as fotos:

(4)

Ao centro, de camisa branca, o Cp. Djalma, à sua esquerda de camisa listrada, o Sr. Renato, técnico da Escolinha de Futebol do Bairro Santos Dumont. Os demais são auxiliares técnicos e pais de alunos.

Momentos em que o técnico e seus auxiliares ministravam instruções aos garotos, que divididos pela média de idade, se entregavam ao deleite daquele futebol, ainda, inocente.

Momento em que o Cp. Djalma falava com parte dos garotos, pais e com o técnico, Sr. Renato, numa linguagem bem simples, sobre o Projeto Pólio Plus e o compromisso do Rotary em erradicar a poliomielite o mais breve possível. Em pé, de camisa amarela, o Cp. Silas.

Na foto acima, vemos o Cp. Silas reportando-se sobre o comportamento em ambientes coletivos, a disciplina como meta de progressão e sobre a prática desportiva e o interesse pelo estudo. Narrou um pouco da sua história de vida para exemplificar e ao comentar que morou fora do Brasil foi imediatamente indagado quanto ao local onde morou, e por curiosidade, alguns garotos, solicitaram-lhe que falasse um pouco em francês.

Nesta foto vemos a Cpª. Jacqueline iniciando a sua fala. Comentou sobre o mosquito transmissor da dengue, das suas inconveniências e dos cuidados que devemos ter para não sermos contaminados, colocando-nos em situação de risco.

(5)

Fomos contemplados com um belíssimo treinamento tático entre os garotos, através do técnico Sr. Renato.

Foram momentos de muita emoção quando fizemos a entrega das mochilas. Muitos garotos levaram seus apetrechos em sacolas e as deixavam pendurados em arbustos, ao redor do campo. Foi, realmente, muito satisfatórios praticarmos mais essas ações de amor ao próximo e de camaradagem. Valeu a pena! O reconhecimento foi demonstrado no olhar de cada um.-

REUNIÃO DE COMPANHEIRISMO E DE TRABALHO – BOX 32 - ESTACIONAMENTO

No dia 25 de fevereiro realizamos mais uma reunião de trabalho e companheirismo nas dependências do Estacionamento BOX 32, de propriedade do Cp. Luiz Eduardo Pereira Corrêa.

Foi, também, um encontro muito importante entre rotarianos e familiares, o que veio ensejar momentos de muita alegria.

O Presidente, Cp. Dreyfus agradeceu a presença de todos naquela reunião especial e sugeriu algumas atividades rotárias para o encerramento do semestre.

Abaixo, algumas fotos relativas ao evento:

Em pé, a Cpª. Hilda, a Srª. Emilene, esposa do Cp. Bruno, a Cpª. Karina e a Cpª. Jacqueline. Sentadas, a Srª. Cláudia, esposa do Cp. Luiz Eduardo e membro da Casa da Amizade de Itajubá e a Cpª. Vera Lúcia, que além de rotariana do RC de Itajubá 19 de Março, preside a Casa da Amizade de Itajubá.

Os Companheiros Bruno, Silas, José Alencastro e Alessandro em um momento de muita descontração.

“NÓS CONTRIBUÍMOS

PARA COM OS PROJETOS

HUMANITÁRIOS DE

ROTARY! E VOCÊ?”

(6)

Companheiros Bruno, Presidente Dreyfus, Luiz Eduardo e Djalma.

O Presidente, Cp. Dreyfus e o Vice-Presidente e Presidente Eleito, Ano Rotário 2015-16, Cp. Abel.

Companheiros Aurélio e Carlos Alberto, duas personalidades ilustres da nossa cidade.

Nesta foto vemos no semblante de cada um a perspectiva do jantar que a pouco seria servido. O clima foi de bastante descontração. Em pé, o presidente, Cp. Dreyfus e os Cps. Luiz Eduardo, Bruno, Alessandro e José Alencastro. Sentados, os Cps. Regis, Abel, Aurélio e Carlos Alberto.

Nas duas fotos acima vemos alguns dos participantes do evento degustando um saborosíssimo jantar. -

DÓLAR ROTÁRIO

MÊS DE MARÇO

R$2,72

Texto de Paul Harris

Lembro-me de ouvir, quando era criança, a história que minha avó contava sobre uma grande escassez de víveres que ocorreu na Nova Inglaterra no tempo dos primeiros colonizadores. Um dos meus ancestrais era o único em sua comunidade a possuir um suprimento de milho. Contrariando o conselho de muitos, ele continuou a vender o que possuía àqueles que podiam pagar e a doar seu milho àqueles que não podiam, justificando: "Se todo o resto do mundo perecer, qual a razão de eu continuar vivendo?"

Referências

Documentos relacionados

gos lírico-epirremáticos do Prometeu e dos Sete Contra Tebas ocupam as posições extremas da evolução, no primeiro caso pelo predomínio da parte lírica, no

Havendo empate, o Presidente da Comissão de Avaliação de Trabalhos Completos, o Presidente da Comissão Científica do Congresso, o Presidente do Congresso e a Presidente da

A altura do Natal era sempre a melhor, porque as pessoas davam mais dinheiro e outras coisas, porque mesmo assim ainda havia pessoas que tinham pena de nós.. As datas marcantes,

- danos provocados por negligencia, voluntária ou não, uma utilização ou manutenção incorrecta, ou uma utilização do aparelho contrária as prescrições do fabricante; - todos

datas, locais e horários definidos neste Edital ou em convocação. O horário de início poderá sofrer atraso por motivos justificáveis, sem acarretar em prejuízo de sua duração.

Ressalta-se que os estudos em que foi possível acessar na literatura não analisaram as variáveis cinemáticas do joelho na fase de ataque, o tempo de contato

COM NOZES E QUEIJO DA SERRA, BATATA FRITA E SALADA MISTA CARPACCIO DE BOEUF AVEC NOIX ET FROMAGE, SERVI AVEC FRITES ET SALADE BEEF CARPACCIO WITH NUTS AND CHEESE SERVED WITH FRIES

II Encontro Anual de Iniciação Científica Universidade Estadual do Paraná Campus Paranavaí, 25 a 27 de outubro de 2016.. Para simplificar, utilizaremos 100g correspondendo ao