• Nenhum resultado encontrado

Leste em Notícias. Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste. site: fone:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leste em Notícias. Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste. site: fone:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Boletim do Rotary Club de São Paulo Boletim do Rotary Club de São Paulo Boletim do Rotary Club de São Paulo

Boletim do Rotary Club de São Paulo Leste Leste Leste Leste

Sede e Reunião: Av. Higien Sede e Reunião: Av. Higien Sede e Reunião: Av. Higien

Sede e Reunião: Av. Higienóóóópolis, 996 polis, 996 polis, 996 5555ºººº andar polis, 996 andar andar andar São Paulo São Paulo São Paulo SP São Paulo SP CEP 01238SP SP CEP 01238CEP 01238CEP 01238----000 000 000 000 5555°°°°s feiras s feiras s feiras s feiras 12: 30 hs 12: 30 hs 12: 30 hs 12: 30 hs E

EE

E----mail: mail: mail: mail: rcspleste@terra.com.brrcspleste@terra.com.brrcspleste@terra.com.brrcspleste@terra.com.br site: site: site: site: www.rotarybrasil.com.br

fone: 3667 fone: 3667 fone: 3667

fone: 3667----2078 2078 2078 2078 fax: 3663fax: 3663fax: 3663----5887 fax: 36635887 5887 5887

Distrito 4430

Distrito 4430--Membro NMembro Nºº8516 do RI8516 do RI--Ano 59Ano 59--NNNNNNNNºººººººº. 34. 34. 34. 34. 34. 34. 34. 34--08 de mar08 de marçço de 2012. Ano Roto de 2012. Ano Rotáário 2011rio 2011--20122012

Conselho Diretor 2011-12

Presidente

LUIZ CARLOS DE O. RAMOS

1º Vice Presidente

PAULO CHEDID

2º Vice Presidente

NICOLAOS EVANGELOS SIMOS

1º Secretário

PAULO FERREIRA

2º Secretário

ARGOS GREGÓRIO

1º Tesoureiro

ELMI MANOEL RINALDI

2º Tesoureiro

RENE FERNANDO PETER

1º Diretor Protocolo

DANIEL ALCANTARA PEREIRA

2º Diretor Protocolo

RINALDO CARLOS CARNEIRO

Pres.da Com.Administração

HAROLDO RODOLFO ZACHARIAS

Pres.Com.Quadro Social

ROBERT SCHOUERI

Pres.Com.Proj.Prest.Serviços

MARIA MARINEIDE S. FILGUEIRAS

Pres.Com.Fundação Rotária

PEDRO NUNES DE ABREU

Pres.Com.Relações Publicas

ANTONIO CARLOS PELA

Diretores sem Pasta

DOMINGOS DAMIA ARCHIMEDES BACCARO

Presidente Eleito 2012-2013

KLAUS WILHELM LEGE

Ultimo Presidente

NICOLAOS EVANGELOS SIMOS

ROTARY INTERNATIONAL KALYAN BANERJEE Presidente de R.I. 2011-12 ENNIO CARAMELLA Governador 2011-12 Rotary Club de Guarulhos

CONFERÊNCIA DISTRITAL 17 A 20 DE MAIO 2012

Águas de Lindóia

Nossa reunião de hoje

Será de companheirismo.

Para tudo o que você pensar, disser, ou fizer, aplique a

A Prova Quádrupla

É a VERDADE?

É JUSTO para todos os interessados?

Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? Será BENÉFICO para todos os interessados?

Missão do Rotary International

A missão do Rotary International, a associação

internacional de Rotary Clubs, é servir ao próximo, difundir

altos padrões éticos e promover a boa vontade, paz e

compreensão mundial por meio da consolidação de boas

relações

entre

líderes

profissionais,

empresariais

e

comunitários.

O eco da nossa última reunião está na página 01.

Nossa próxima reunião

Será de companheirismo.

“Querem que vos ensine o modo de chegar à ciência verdadeira? Aquilo que se sabe, saber que se sabe; aquilo que não se sabe, saber que não se sabe; na

verdade é este o saber.” Confúcio

Comemorações da semana

8 Dia Internacional da Mulher 10 Dia do Telefone

12 Dia do Bibliotecário 14 Dia do Vendedor de Livros 14 Dia Nacional da Poesia 14 Dia dos Animais

Aniversariantes da semana

11 Lídia Costin

(2)

34ª Reunião Ordinária – Gestão 2011-2012 08.03.2012

Primeira página

Nossa última reunião

Presidente da reunião...Luiz Carlos de Oliveira Ramos

Dando inicio a 34ª reunião do R. C. de São Paulo Leste gestão 2011-2012, o

presidente convidou a todos que, de pé, o acompanhassem numa saudação à

Bandeira Nacional e às demais Bandeiras da panóplia.

PROTOCOLO

PROTOCOLO

Rinaldo Carlos Carneiro

Rinaldo Carlos Carneiro

O nosso companheiro apresentou os componentes da mesa da presidência.

MESA DA PRESIDÊNCIA

MESA DA PRESIDÊNCIA

Presidente ... Luiz Carlos de Oliveira Ramos

Companheiro ... Robert Schoueri

Governador ... Ennio Caramella

EGD ... Salvador Strazzeri

EGD ... Waldemar Armestro

EGD ... Fausto A. F. Favale

Convidada... Neusa Armestro

Convidada ... Yara Caramella

EGD ... Paulo Chedid

Presidente RCSP ... Oswaldo Campiglia

Presidente RCSP Brás... Doris Pestana

Companheiro ... Alfredo Cotait Neto

Convidada ... Léa JeanneLege

Companheiro ... Klaus W. Lege

Convidada ... Maria Lucia G. Strazzeri

Maiores informa

(3)

34ª Reunião Ordinária – Gestão 2011-2012 08.03.2012

PAG 02

(4)

A linda festa dos 61 anos do Leste

Foi uma reunião festiva histórica para o Rotary Club de São Paulo – Leste, na última quinta-feira, 1.º de março. O 61.º aniversário do nosso clube teve a expressiva presença de 105 pessoas no jantar, além de o salão do Edifício Rotary ter recebido a visita do vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, e do presidente da Associação Comercial de São Paulo, Rogério Amato. Por terem outros compromissos naquela noite, Afif e Rogério, amigos do homenageado Robert Schoueri, não ficaram para o jantar, mas fizeram questão de cumprimentar membros do Conselho Diretor do SP Leste, entre os quais o presidente 2011/2012, Luiz Carlos de Oliveira Ramos, e dar um abraço especial em Schoueri, 50 anos de Rotary, 100%.

Por causa do relato sobre a festiva e de informações de grande importância sobre o futuro do SP Leste, este boletim está maior do que os das edições habituais.

A reunião festiva foi aberta pelo presidente do clube, ao som do Hino Nacional Brasileiro. Coube ao protocolo, Rinaldo Carlos Carneiro, anunciar a mesa da Presidência, na qual o lugar número 2 foi ocupado por Robert Schoueri e o número 3, pelo governador 2011/2012, que, gentilmente, prestigiou a festa do Leste. Ao todo, 15 pessoas ocuparam a mesa, incluindo a esposa do governador Ennio, Yara, e o ex-senador Alfredo Cotait Neto, secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, um dos afilhados de Schoueri em nosso clube. Vários ex-governadores e presidentes e membros de clubes também compareceram. Do SP Leste, estiveram 25 dos 41 membros atuais, a maioria com familiares.

A pedido do presidente, o EGD Paulo Chedid, que também é vice-presidente do clube, fez uma emocionada apresentação do homenageado Robert Schoueri, lembrando seu espírito de luta e de verdadeiro rotariano. Chedid também destacou o fato de Schoueri ser de uma família de rotarianos, em que sua esposa, Maria Lúcia Costa Manso Schoueri, manifesta total apoio às atividades do marido, além de um dos filhos casal, Luís Eduardo Schoueri, ser nosso companheiro de SP Leste.

Em seguida, Schoueri recebeu do presidente, do governador e de Chedid uma placa que marca os 50 anos de Rotary e os 100% de presença do homenageado nas reuniões do clube nas cinco décadas.

O próprio Schoueri ocupou a tribuna para agradecer pela homenagem recebida, fazendo questão de mencionar as pessoas que, ao longo de sua atuação no Rotary, ele indicou, como padrinho, para integrar nosso clube.

Em seguida, Luiz Carlos de Oliveira Ramos pediu ao companheiro Fausto Amadeu Francisco Favale, para que este falasse dos 61 anos de história do SP Leste. Ao citar várias passagens do clube, Favale emocionou grande parte do público e, no final, recebeu um caloroso e merecido aplauso. A reunião festiva teve também a entrega de ramos de flores às mulheres que compuseram a mesa, num trabalho de companheirismo do 1.º secretário, Paulo Ferreira.

O tesoureiro Elmi Rinaldi, auxiliado pelo sempre solidário Orlando Júlio Gonçalves, forneceu as informações ao protocolo Rinaldo para que este apresentasse a estatística da reunião.

Antes de o presidente Luiz Carlos encerrar a reunião, pedindo uma saudação às bandeiras, Robert Schoueri brindou o público, cantando uma das músicas francesas de seu repertório.

34ª Reunião Ordinária – Gestão 2011-2012 08.03.2012

(5)

O pronunciamento de Robert Schoueri

Robert Schoueri, logo depois de receber uma placa de homenagem do Rotary SP Leste pelos seus 50 anos de Rotary e pelos 100% de presença, foi à tribuna para fazer o seguinte pronunciamento: “Há mais de 50 anos, vim pela primeira vez a esta tribuna para receber o distintivo da roda dentada, que, orgulhosamente, nunca deixei de usar. E assumi com meu padrinho, Raphael Noschese, entre os deveres rotários, o compromisso de sempre comparecer ou compensar nossas reuniões semanais.

Minha vida profissional de engenheiro civil, industrial têxtil e exportador de linhas de costura, obrigou-me a viajar muito por todo o mundo: estive em várias cidades do Canadá, dos Estados Unidos, do Caribe, das Américas Central e do Sul e da Europa, além da Coréia do Sul, Taiwan, Japão, Egito e Líbano. As comunicações eram diferentes e a internet estava ainda longe de ser uma realidade. Na minha mala, porém, sempre levei o “Oficial Directory” do Rotary, que me habilitou a fazer a recuperação.

Deus me deu boa saúde e, sem mérito algum de minha parte, cumpri a minha palavra. Devo agradecer a gentileza do Conselho Diretor anterior e do atual como também ao orador que me precedeu, Paulo Chedid, pela atenção com que me recebem nesta noite.

Lembro-me que quando fui admitido no SP Leste, diversos companheiros me acolheram e ofereceram sua amizade. Atualmente ainda pertencem ao nosso clube a Nilsen e o Luiz Ugolini, que nos introduziram aos companheiros no primeiro evento a que compareci com Maria Lúcia. Aqui encontrei várias pessoas que eram destaque em nossa sociedade, sobretudo os sócios antigos. Devo agradecer pela presença de todos nesta noite, sobretudo os que são ou foram meus afilhados.

Lamentavelmente, alguns de meus afilhados já faleceram: João Bizarro da Nave, Rui Salles Cunha, Elian Tumani e Benedito de Santis Pires de Almeida – este foi nosso presidente em 2002/2003. São ou deixaram de ser sócios, em ordem alfabética:

Alfredo Cotait

Aluisio de Maria Penteado Álvaro Mortari

Farid Murad

José Francisco Marcondes Neto José Roberto Vasconcellos Luciano Wertheim

Luís Eduardo Schoueri Marcelo de Morais Maurice Costin Michel Abdo Alabi Pedro Olavo Severini Pedro Olavo Severini Filho Ricardo Wolf Crull

Rui Carlos Cury

Sebastião Barbosa de Almeida

34ª Reunião Ordinária – Gestão 2011-2012 08.03.2012

(6)

Continuação do pronunciamento de Robert Schoueri

Em outros clubes, encontrei sempre ambiente cordial sendo que no Rotary de São Paulo Centro, aumentei minha convivência com o Ruben de Mello e Decio Fernandes de Vasconcellos. Nós três formamos um “Grupo de Empresários” que enfocava e discutia, com palestrantes eméritos, os principais problemas das empresas e do Brasil, oferecendo soluções patrióticas.

O Rotary Club de São Paulo Leste, sempre foi reconhecido pela importância dada ao companheirismo, base da amizade, que é vital para a nossa sobrevivência e fundamento de nossa prova rotária.

Quando fui presidente, em 1992/93, demos, Maria Lúcia e eu, ênfase particular ao companheirismo, procurando desenvolver esse sentimento também entre as nossas esposas. Devido ao pouco tempo disponível, não citarei todos os companheiros que tanto estimo e considero. Limito-me a destacar nossos quatro ex-governadores, todos eles profundos conhecedores de nossa entidade:

- Mucio Gomes Pinto, muito operante, sobre quem só ouço elogios;

- Lourenço Fló Junior, que conheci há cerca de 70 anos em Poços de Caldas pelo fato de eu ser, já naqueles anos amigo da família Della Manna –, da nossa sempre amiga Catharina. Fló faleceu como viveu: uma reunião em nosso clube. E continua a ser um modelo para todos nós, pela dedicação integral e por ter participado de encontros nacionais e internacionais. Catharina não pôde vir hoje, mas não se afasta do contato com o nosso clube.

- Fausto Amadeu Francisco Favale é engenheiro e calculista notável. Fui seu vice-presidente e tomei conhecimento do seu trabalho para manter de pé o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, ameaçado de ruir e com o equilíbrio condenado.

- Paulo Chedid, rotariano realizador de grandes eventos, também ex-presidente, literato e orador que nos brinda com sua fala leve e agradável aos nossos ouvidos. Agora, um avô. Parabéns! Minha experiência nos 50 anos de rotariano 100% me impõe o dever de apelar para os nossos dois ótimos ex-governadores para que sensibilizem o Rotary Internacional a considerar a frequência como base de companheirismo e possibilitando integrar também os novos rotarianos, que serão mais participantes, a se sentirem úteis.

As reuniões, assembléias, convenções e encontros devem abranger várias áreas, inclusive o diletantismo, sempre visando a satisfação dos associados. Nossas realizações devem objetivar bem servir e, destarte, estaremos nos dedicando ao nosso alvo e ao nosso querido Brasil.

Muito obrigado.”

Eleito o Conselho do RC São Paulo – Leste

Em Assembléia Geral Ordinária realizada em 23 de fevereiro, após a 32.º reunião ordinária do atual ano rotário, o Rotary Club de São Paulo Leste elegeu seu Conselho Diretor para 2012/2013. O presidente para esse período, Klaus-Wilhelm Lege, havia sido eleito anteriormente. Desta vez, caberia aos associados do clube homologar a formação do Conselho. A votação transcorreu tranquilamente, com total apoio aos nomes indicados pelo próprio Klaus. Para efeito de legalização desse Conselho, em cumprimentos às normas e ao calendário do Rotary International, que exigiam urgência para tais definições, e sem que tivesse surgido, até as 12h30 do dia 23, um(a) companheiro(a) para aceitar a indicação para presidir o SP Leste em 2013/2014, o atual presidente do clube, Luiz Carlos de Oliveira Ramos, propôs ter seu nome incluído na chapa para aquela função, porém de modo apenas figurativo: em colaboração para conceder aos demais companheiros mais algumas semanas de reflexão sobre o nome a ocupar a presidência dentro de um ano e quatro meses.

34ª Reunião Ordinária – Gestão 2011-2012 08.03.2012

(7)

Continuação de Eleito o Conselho do RC São Paulo – Leste

Assim, Luiz Carlos fez questão de dizer que, por causa de questões profissionais e de âmbito familiar, jamais pensou em exercer a função de presidente por mais um ano: apenas deu sua contribuição para evitar que o SP Leste atrasasse demais o cumprimento de normas perante o Distrito 4430 e o Rotary International. Para os próximos dias, aguarda-se a indicação de um companheiro para tal cargo na sucessão de Klaus-Wilhelm Lege.

O Conselho Diretor 2012/2013 é este: Presidente Klaus-Wilhelm Lege 1º Vice Presidente Domingos Damia 2º Vice Presidente Nicolaos E. Simos 1º Secretário

Sebastião Barbosa de Almeida 2º Secretário

Terezinha Ana Ghellar Melaré 1º Tesoureiro

Orlando Júlio Gonçalves 2º Tesoureiro

Renaldo Pizzimenti 1º Diretor Protocolo

Antonio Guimarães Moraes Jr. 2º Diretor Protocolo

Luis Eduardo Schoueri Pres. Com. Administração Rinaldo Carlos Carneiro Pres. Com. Quadro Social Robert Schoueri

Pres. Com. Projetos Sociais Julio Magri

Pres. Com. Fundação Rotária Paulo Chedid

Pres. Com. Relações Públicas Paulo Ferreira

Diretores sem Pasta

Fausto Amadeu Francisco Favale Nelson Abbud João

Haroldo Rodolfo Zacharias

34ª Reunião Ordinária – Gestão 2011-2012 08.03.2012

(8)

Quem mata a indústria brasileira

Em 18 de fevereiro, sábado de Carnaval, o jornal “O Estado de S. Paulo” publicou com destaque, na página 2 de seu Caderno de Economia, um excelente artigo do professor Fernando Zilveti sob o título “Quem mata a indústria brasileira”. O autor desse texto é nosso companheiro no SP Leste, tendo sido admitido em 2010. Ele é livre docente pela Faculdade de Direito da USP, professor de Finanças na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e diretor do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT).

Reproduzimos aqui o artigo de Fernando Zilveti:

A notícia da estagnação da indústria no ano de 2011 foi destaque nas manchetes dos jornais brasileiros. Recebi o fato como um certo alento. Afinal, até pensava-se no pior, ou seja, na morte

anunciada da indústria nacional.

Dos números apresentados pelo IBGE, o dado que mais chama a atenção neste momento é a tendência de substituição de insumos brasileiros por seus equivalentes no mercado internacional. A indústria nacional tende a se tornar representante comercial da indústria estrangeira. A estagnação reflete, segundo o instituto, problemas como o do câmbio, o aperto monetário e a turbulência na economia mundial.

A análise, porém, deixa de mencionar uma grande responsável pela estagnação e o consequente processo de desindustrialização pelo qual passa a indústria nacional: a tributação brasileira. A Receita Federal do Brasil tem registrado sucessivos recordes de arrecadação há alguns anos. Apenas em 2011, a arrecadação atingiu o nível de quase R$ 1 trilhão, com crescimento real de 10,1% em relação a 2010. As empresas são as responsáveis pela maior fatia dessa arrecadação, graças aos tributos diretos e indiretos que castigamos empreendedores. Além de pagar muito, o empreendedor é castigado por um sistema complexo, que exige do contribuinte investimentos elevados em estrutura contábil apenas para cumprir as chamadas obrigações acessórias. Muitas vezes, o empresário presta a mesma informação várias vezes ao agente recebedor.

Esse é o chamado custo Brasil de "compliance", o maior do mundo. Para complicar mais ainda a vida do industrial, o contribuinte enfrenta o descaso oficial como cumprimento de sua parte na Lei Kandir, que concedeu à indústria exportadora o benefício de não tributar a operação com o ICMS.

Esse benefício,porém, se torna um pesadelo, uma vez que a indústria exportadora não consegue se livrar dos créditos de ICMS gerados na aquisição de insumos. Os governos dos Estados, por sua vez, simplesmente se negam a devolver o ICMS acumulado.

A indústria brasileira vive, ainda, outros percalços, causados por burocratas do governo, que criaram o sistema não cumulativo de PIS/Cofins, injusto e impossível de ser decifrado. Por suas assimetrias, as leis que regulam essas contribuições geram grande confusão entre os contribuintes e, ao final, não logram o intento da não cumulatividade. O contribuinte optante por esse sistema tem tido enormes dificuldades de trabalhar com esses tributos.

Os problemas fiscais da indústria gerados pelo Fisco não param por aí. O governo federal criou, ainda na época de FHC, a tributação simplificada para as pequenas empresas. Dizia o então secretário da Receita Federal que o contribuinte teria uma condição simples de pagar seus tributos. Tinha razão em parte: simples para o Fisco arrecadar.

Esse contribuinte vende seus produtos e serviços para terceiros. Quando esses clientes são empresas, o imposto pago por eles se torna custo para os adquirentes, que preferem os fornecedores fora dessa inconveniente sistemática simplificada. A indústria optante pelo Simples se complica.

Quando o contribuinte industrial pensa que as maldades fiscais acabaram, depara-se com os programas do governo federal para estimular os projetos do PAC, que garantem isenção de impostos e contribuições federais para aquelas empreiteiras premiadas nas licitações. Essas empresas gozam de isenção de impostos diretos e indiretos em nível federal. Quando a indústria nacional quer vender seus produtos para essas empreiteiras, os impostos e contribuições pagos nas etapas anteriores se tornam custo. Em outras palavras, os tributos pagos pela indústria brasileira que vende para empreiteiras incentivadas viram custo.

O IBGE revela, enfim, diversos coautores do aniquilamento da indústria brasileira. O Fisco, porém, ficou fora da análise. Ao que parece, o maior responsável pela desindustrialização brasileira precisaria ser denunciado.

34ª Reunião Ordinária – Gestão 2011-2012 08.03.2012

(9)

34ª Reunião Ordinária – Gestão 2011-2012 08.03.2012

PAG 08

Palavras de Klaus, presidente 2012/2013

Logo depois de ter sido anunciado o resultado da votação na Assembléia Geral Ordinária, em 23 de fevereiro, o companheiro Klaus-Wilhelm Lege, presidente eleito do SP Leste para o ano rotário 2012/2013, foi à tribuna para fazer um pronunciamento sobre a decisão dos associados do clube ao apoiar os membros Conselho Diretor por ele indicados.

Esta foi a base de seu pronunciamento: “Companheiros do Rotary Club SP Leste.

Muito obrigado pela confiança. Prometo a vocês que estou à disposição para o nosso querido Rotary Club de São Paulo – Leste a partir de julho deste ano de 2012, na medida em que eu puder, considerando também minhas outras atividades.

Como sou o porta-voz da Aliança das Instituições de Língua Alemã na Grande São Paulo, vou ter que compartilhar as noites com esta organização. Mas, durante o dia, o nosso querido SP Leste, em crise, tem prioridade absoluta.

Vamos lutar bastante. Em primeiro lugar, tem que ser promovida a consolidação interna. Vou contatar todos os companheiros pelo menos uma vez por mês, por telefone, em suas casas ou escritório para discutir a situação de cada um e a do próprio clube.

Vamos também fazer uma tentativa para aumentar o número de sócios. Queremos atrair novos sócios de alto nível, nível de elite, para o nosso querido RC SP Leste.

Vamos tentar reviver os eventos em grupos, anteriormente comuns, em casa de rotarianos. Acho que, em nossa situação atual, essa atividade é mais importante do que as visitas a outros clubes Rotary.

Como estarei na Alemanha em maio – assim como ocorreu em todos os anos anteriores –, antes da viagem deverei elaborar, com outros rotarianos experientes do nosso clube, um plano para 2012/2013 e submeter aos órgãos competentes.

Finalmente, quero agradecer, pela sua dedicação, ao atual presidente do SP Leste, Luiz Carlos de Oliveira Ramos, assim como ao antecessor, Nicolaos Evangelos Simos, aos dois ex-governadores Fausto Amadeu Francisco Favale e Paulo Chedid,

a todo o Conselho Diretor atual e aos que farão parte do Conselho Diretor 2012/2013, hoje eleito. Mais uma vez, muito obrigado a todos.”

Este boletim, bem como as seis edi

Este boletim, bem como as seis edi

Este boletim, bem como as seis edi

Este boletim, bem como as seis ediçççções

ões

ões

ões

anteriores estão dispon

anteriores estão dispon

anteriores estão dispon

anteriores estão disponííííveis em nosso site:

veis em nosso site:

veis em nosso site:

veis em nosso site:

www.rotarybrasil.com.br

www.rotarybrasil.com.br

www.rotarybrasil.com.br

www.rotarybrasil.com.br

Prestigie nosso site habituando

Prestigie nosso site habituando

Prestigie nosso site habituando

Prestigie nosso site habituando----se a visit

se a visit

se a visit

se a visitáááá----lo

lo

lo

lo

freq

freq

freq

Referências

Documentos relacionados

Ao analisar os desembarques de pescado dos estados do Sul do Brasil e São Paulo, é possível afirmar que a região como um todo não vem explotando peixes de níveis tróficos

A introdução de programas para elaboração de projetos de engenharia e arquitetura, que se mostram cada vez mais poderosos, é um fato constante, quer na

O SCR  1  conduz durante 180º de  a ( +  ), e a tensão na carga segue a tensão de entrada.. Formas de onda para de um retificador de onda completa com terminal central

osteogênica para correção de micrognatia em pacien- tes com apneia obstrutiva do sono com sucesso e sem sinal de recidiva em uma média de 18.1 meses de acompanhamento e concluíram

Analisadas as aguardentes, certificados os resultados (tanto quanto possível em termos estatísticos) e determinadas as condições para as misturas nos lotes de aguardentes a obter,

O BIM para engenheiros de estruturas segue esta mesma metodologia para todo o processo de engenharia de estruturas, centrando-se num modelo digital que pode ser utilizado

Elas podem ser arbitrariamente complexas, e podem ser caracterizadas através de uma definição indutiva, isto é, o conjunto de FPOs (fórmulas de 1ª ordem) constitui

a) Membros mais longos apresentam maior relação superfície/volume, facilitando a perda de maior quantidade de calor. b) Membros mais curtos têm ossos mais espessos, que