• Nenhum resultado encontrado

Capítulo I - Das Condições e Procedimentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Capítulo I - Das Condições e Procedimentos"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - DOCUMENTA 2021

A Documenta - Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem, com sede na Rua Bernardino de Campos nº 980, Centro, Ribeirão Preto - São Paulo, CEP 14015-130, comunica a abertura das inscrições para seleção dos candidatos ao preenchimento de vagas para Médicos Residentes na Especialização Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem reconhecida pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), que denomina este curso de Aperfeiçoamento Médico.

Capítulo I - Das Condições e Procedimentos

Art. 1º O Processo Seletivo tem por objetivo a seleção e classificação dos candidatos à matrícula na Documenta e consiste em Prova Objetiva e Análise e Arguição do Currículo.

Art. 2º Ao inscrever-se, o candidato estará declarando que concluiu o curso de graduação em Medicina, devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC, ou irá concluí-lo até a data de matrícula no Programa pretendido.

Art. 3º A Documenta reserva-se o direito de tomar qualquer medida que garanta a segurança de todas as etapas do processo de seleção.

Parágrafo Único A participação no processo seletivo pressupõe o conhecimento e concordância de que

a evidência de fraude ou irregularidade implicará a anulação do processo seletivo do candidato, sendo que tal consequência não gera qualquer tipo de direito para o candidato infrator ou que se beneficiou com a ilicitude.

Capítulo II – Do Programa, Área, Formação, Duração e Vagas

Art. 4º O programa de Aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem é credenciado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), sendo equivalente aos cursos de residência médica credenciados pelo MEC perante à Associação Médica Brasileira (AMB).

§1° O critério do CBR/AMB para inscrição na prova anual de título é ter cursado residência reconhecida pelo MEC, aperfeiçoamento credenciado pelo CBR ou comprovar ter exercido a prática da radiologia por 6 (seis) anos com carta assinada por 3 (três) membros titulares do CBR.

§2° O programa será oferecido em parceria com o Instituto Internacional de Estudos em Saúde (IIESAU), situado na Avenida Costábile Romano nº 802, Ribeirânia, Ribeirão Preto (SP), CEP: 14096-030, faculdade credenciada pelo Ministério da Educação do Brasil, conforme Portaria No. 2.058, publicada em 26 de novembro de 2019.

Art. 5º A especialização será em Radiologia e Diagnóstico por Imagem com formação nas áreas de Radiologia Geral, Radiologia Contrastada, Ultrassonografia, Mamografia, Densitometria, Tomografia Computadorizada multislice e Ressonância Magnética, assim como procedimentos relacionados.

(2)

2 Art 6º O aperfeiçoamento contempla realização de exames e programação teórico-prática sob supervisão de médicos preceptores.

Art. 7º O aperfeiçoamento terá duração de 3 (três) anos. Art. 8º São oferecidas 8 (oito) vagas por ano.

Capítulo III - Das Inscrições

Art. 9º As inscrições serão realizadas através do site www.iiesau.edu.br, no período de 02/11/2020 a 11/01/2021, das 8h às 23h59.

Art. 10 No ato da inscrição o candidato deverá anexar os seguintes documentos digitalizados: • Foto 3x4 recente;

• CPF; • RG;

• Certificado de conclusão de graduação em Medicina constando data de colação de grau ou declaração de que esteja concluindo o referido curso;

• Certificado de Reservista para candidatos do sexo masculino; • Curriculum Vitae.

Art. 11 O valor referente a taxa de inscrição é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) que deverá ser pago no ato da inscrição por meio de boleto bancário.

Art. 12 A inscrição feita implicará para o candidato o reconhecimento e a aceitação de todas as condições previstas neste Edital, seja para efeitos contratuais ou legais.

Capítulo IV – Da Candidata Lactante

Art. 13 Em caso de necessidade de amamentação durante a realização da prova, a candidata lactante deverá levar um acompanhante, maior de idade, devidamente documentado, que ficará em local reservado para tal finalidade e que será responsável pela criança.

Art. 14 O acompanhante adulto ficará em sala reservada e será o responsável pela guarda da criança. Este estará submetido a todas as normas constantes deste Edital, bem como no tocante ao uso de equipamentos eletrônicos.

Art. 15 A candidata que não levar o acompanhante adulto não poderá permanecer com a criança no local de realização da prova.

Art. 16 A Documenta e o IIESAU não disponibilizarão em hipótese alguma acompanhante para a guarda da criança.

Art. 17 A candidata lactante deverá no ato da inscrição online anexar atestado médico certificando sua condição com data máxima de expedição de 3 (três) meses antes do Processo Seletivo.

(3)

3 Art. 18 No momento da amamentação, a candidata será acompanhada por uma fiscal sem a presença do responsável pela criança e sem o material da prova.

Art. 19 Não haverá compensação do tempo de amamentação ao período de duração da prova.

Art. 20 Excetuada a situação prevista neste Capítulo, não será permitida a permanência de criança ou de adulto de qualquer idade nas dependências do local de realização da prova, podendo ocasionar inclusive a não participação da candidata neste Processo Seletivo.

Capítulo V – Da Condição Especial para realização da Prova Objetiva

Art. 21 Pessoas com algum tipo de deficiência (PcD) deverão realizar a inscrição até o dia 04/01/2021 e, no ato do preenchimento da ficha de inscrição online, anexar o laudo médico original digitalizado atestando o tipo, grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença — CID e os recursos e/ou condições especiais necessários. O laudo do candidato com deficiência deve atestar que a limitação funcional é de longo prazo, não transitória, e que não pode ser reparada através de intervenções médicas, com data máxima de expedição de um ano antes do Processo Seletivo.

Art. 22 Pessoas com alguma condição especial temporária deverão realizar a inscrição até o dia 04/01/2021 e, no ato do preenchimento da ficha de inscrição online, anexar laudo médico emitido por especialista atestando que a limitação funcional é temporária e os recursos e/ou condições especiais necessários, com data máxima de expedição de um mês antes do Processo Seletivo.

Art. 23 Os candidatos com deficiência ou condição especial poderão ter o acréscimo de 25% no tempo destinado à realização das provas a critério do IIESAU. Para o exercício deste direito, o candidato deverá informar qualquer demanda desta natureza no ato da inscrição anexando laudo médico digitalizado, com tamanho de até 500 KB em uma das seguintes extensões: “pdf” ou “png” ou “jpg” ou “jpeg”. Caso o documento enviado não esteja de acordo com o estabelecido nos artigos 21 ou 22, ou ainda, esteja ilegível, fica indeferido o “Atendimento Especializado” e/ou tempo adicional.

Art. 24 Não serão considerados documentos contendo solicitação de condição especial enviados pelos Correios, por e-mail ou por quaisquer outras formas diferentes da única especificada neste Edital.

Art. 25 O atendimento às condições especiais pleiteadas para a realização da prova objetiva ficará sujeito à análise da razoabilidade e viabilidade do solicitado pelo IIESAU.

Art. 26 A divulgação da relação de deferimento e de indeferimento de solicitações relativas à condição especial para a realização da prova objetiva será em 05/01/2021. A relação será divulgada no site www.iiesau.edu.br, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

Art. 27 O candidato que tenha tido indeferida a sua solicitação de condição especial para a realização da prova, poderá interpor recurso nos dias 06 e 07/01/2021.

Art. 28 O candidato que não interpuser recurso no prazo mencionado neste Edital será responsável pelas consequências advindas de sua omissão.

(4)

4 Art. 29 A relação definitiva de candidatos que tiveram deferidas ou indeferidas as solicitações relativas à condição especial para a realização das provas, será divulgada em 08/01/2021. Após esta data fica proibida qualquer inclusão ou exclusão relativa à condição especial para a realização das provas.

Capítulo VI – Das Fases e Composição da Prova

Art. 30 O processo seletivo será realizado em 2 (duas) etapas.

• Primeira Fase (eliminatória e classificatória com peso de 90% na nota final): consiste em prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada e somente uma resposta correta, versando sobre o conteúdo programático do curso de graduação nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, obstetrícia e ginecologia, urgência e emergência, medicina preventiva e social, pediatria e anatomia humana. O organizador da prova reserva-se o direito de realizar 5 (cinco) questões com perguntas e respostas em Inglês e 5 (cinco) questões com perguntas e respostas de Comunicação e Expressão.

• Segunda Fase (peso de 10% na nota final): consiste em análise e arguição do currículo. A relação dos candidatos selecionados para a segunda fase será divulgada na mesma data da prova às 14h, na secretaria acadêmica do IIESAU (mesmo local de realização da prova).

Capítulo VII – Da Data e Local

Art. 31 A prova objetiva será realizada no dia 14 de janeiro de 2021 das 8h às 11h, no Auditório do Instituto Internacional de Estudos em Saúde (IIESAU), situado na Avenida Costábile Romano nº 802, Ribeirânia, Ribeirão Preto (SP), CEP: 14096-030.

Art. 32 Para realização da prova objetiva o candidato deverá apresentar-se com 30 minutos de antecedência munido de documento de identidade com foto válido no território nacional.

Art. 33 A Análise e Arguição do Currículo serão realizadas no dia 14 de janeiro de 2021 às 15h, no Auditório do Instituto Internacional de Estudos em Saúde (IIESAU), situado na Avenida Costábile Romano nº 802, Ribeirânia, Ribeirão Preto (SP), CEP: 14096-030.

Capítulo VIII – Da Composição da Nota

Art. 34 A nota final terá um valor de 100 pontos distribuídos da seguinte maneira: • 1ª fase: 90 pontos. Prova objetiva com 60 questões valendo 1,5 ponto cada; • 2ª fase: 10 pontos. Análise e Arguição do Currículo.

Parágrafo Único Se houver questão anulada na prova objetiva, os pontos serão distribuídos entre as

questões válidas não alterando o valor total da prova (90 pontos).

Art. 35 Os itens a serem avaliados na análise e arguição do currículo com suas respectivas pontuações estão relacionados a seguir:

(5)

5

Itens analisados Pontuação Máxima

Relacionados à Instituição de Ensino do Candidato

- Possuir hospital universitário próprio (1 ponto) - Nota MEC 4 ou 5 (1 ponto)

2,0

Relacionadas ao curriculum vitae

- Produção Acadêmica, Científica e Tecnológica (1 ponto) - Participação em atividades de extensão universitária (1 ponto) - Produção Artística e Cultural (1 ponto)

3,0

Relacionadas à Entrevista

- Avaliar postura, objetividade, capacidade de auto avaliação (pessoal e

profissional), expectativas profissionais para os próximos dois anos, fluência verbal e desenvoltura e coerência com os dados apresentados no curriculum vitae.

5,0

Capítulo IX – Da Valorização de Critérios de Responsabilidade Social

Art. 36 De acordo com a Resolução CNRM nº. 02, de 27 de agosto de 2015, o candidato que anteriormente à data de início do Programa de Residência Médica tiver participado e cumprido integralmente o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB a partir de 2012 ou ingressado nos programas de residência em Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC), a partir de 2015, e concluído o programa, receberá pontuação adicional na nota de todas as fases descritas neste Edital, considerando-se os seguintes critérios:

§1° 10% (dez por cento) nas notas acima descritas para programas de acesso direto para quem concluir 1 (um) ano de participação nas atividades do PROVAB;

§2° 10% (dez por cento) nas notas do processo seletivo para quem concluir a programação prevista para os 2 (dois) anos do PRMGFC, para acesso posterior a outras especialidades.

Art. 37 O candidato que tiver participado e cumprido integralmente o estabelecido no PROVAB, devidamente comprovado, receberá pontuação adicional na nota total obtida nas fases da seleção, conforme critérios estabelecidos no Capítulo II da Resolução CNRM nº 02/2015.

Art. 38 A pontuação adicional que trata o artigo 30 e seus parágrafos não poderá elevar a nota final do candidato para além da nota máxima ora prevista.

Art. 39 Para este Processo Seletivo, estarão aptos a requerer a utilização da pontuação adicional, para ingresso no ano posterior, os participantes do PROVAB que tenham os nomes publicados no Diário Oficial da União - DOU até o dia 30 de setembro de cada ano.

Art. 40 Considera-se como tendo usufruído da pontuação adicional de 10% o candidato que tiver iniciado o programa de Residência Médica para o qual foi selecionado, utilizando tal pontuação, não podendo ser utilizada esta pontuação adicional mais de uma vez.

(6)

6 Art. 41 Excluir-se-á deste Processo Seletivo o candidato advindo do PROVAB que tiver solicitado a utilização da pontuação adicional e não tiver o nome publicado no DOU até 31 de janeiro de cada ano, como tendo avaliação final satisfatória.

Art. 42 Os candidatos que queiram fazer uso da pontuação adicional deverão enviar no ato da inscrição online, Certificado de Conclusão ou a declaração original de previsão de conclusão do PROVAB digitalizados, emitidos pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/MS (SGTES), até a data limite do período de inscrição.

Art. 43 Os candidatos aprovados no Processo de Seleção com pontuação do PROVAB devem apresentar, no ato da matrícula, certificado de conclusão original do PROVAB expedida pela SGTES-MS.

Capítulo X – Da Classificação e Critérios de Desempate

Art. 44 A classificação será realizada em ordem decrescente da somatória das notas obtidas nas 2 (duas) fases. Art. 45 No caso de empate terá preferência o candidato que obtiver maior nota na prova da 1ª fase. Persistindo, serão adotados os seguintes critérios até que se obtenha o desempate: (1) maior nota na Análise e Arguição do Currículo; (2) maior idade.

Capítulo XI – Da Divulgação do Gabarito e dos Resultados Parcial e Final

Art. 46 O gabarito da prova objetiva será divulgado no dia 14/01/2021 às 13h no site www.iiesau.edu.br e, estará disponível também na secretaria acadêmica do IIESAU (local de realização da prova).

Art. 47 A relação dos aprovados na 1ª fase será divulgada no dia 14/01/2021 às 14h no site www.iiesau.edu.br e na secretaria acadêmica do IIESAU.

Art. 48 O Resultado Parcial com a relação dos aprovados será divulgado em ordem alfabética no dia 20/01/2021 às 14h no site www.iiesau.edu.br e na secretaria acadêmica do IIESAU.

Art. 49 O Resultado Final com a relação dos aprovados será divulgado em ordem alfabética no dia 25/01/2021 às 14h no site www.iiesau.edu.br e na secretaria acadêmica do IIESAU.

Capítulo XII – Da Interposição de Recursos

Art. 50 A interposição de recursos sobre os resultados divulgados deverá ser enviada para o e-mail

secretaria@iiesau.edu.br em até 02 (dois) dias úteis após a referida divulgação. Os Recursos interpostos não terão efeito suspensivo.

Art. 51 Os recursos deverão ser fundamentados com argumentação lógica e consistente, cabendo 01 recurso para cada questão.

Art. 52 O deferimento aos recursos ficarão à disposição dos candidatos na Secretaria Acadêmica do IIESAU, instituição responsável pelo certame. A decisão final será irrecorrível.

(7)

7

Capítulo XIII – Da Matrícula

Art. 53 A matrícula será online e deverá ser efetuada no período de 26 a 28/01/2021, das 8h às 18h. §1° Candidato que perder o prazo de matrícula, somente poderá se matricular caso exista vaga; §2° Havendo desistência até o dia 30/03/2021, será convocado para matrícula o próximo candidato da lista de espera.

Art. 54 Em 25/01/2021 os candidatos aprovados receberão e-mail referente às orientações de matrícula. Art. 55 A Documenta não fornece auxílio financeiro como bolsas, salários ou qualquer outra ajuda de custo.

Capítulo XIV – Das Considerações Finais

Art. 56 No primeiro ano, o Aperfeiçoando 1 (A1) acompanha o serviço de radiologia, aprendendo a interpretar e realizar exames de radiologia simples e contrastados, tomografia computadorizada e ultrassonografia. Os aperfeiçoandos se revezam nas unidades da Documenta em Ribeirão Preto e região, assim como em clínicas e hospitais parceiros. Haverá plantões à distância ou no local, divididos igualitariamente entre os aperfeiçoandos nos locais acima. O A1 também participa de atividades acadêmico-científicas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Art. 57 O Aperfeiçoando 2 (A2) aprofunda o aprendizado em ultrassonografia, tomografia e radiologia geral, inclusive frequentando unidades voltadas para maternidade e saúde da mulher. No segundo ano, inicia-se também a capacitação em mamografia e densitometria, que inclui o preparo em interpretar exames, punções estereotáxicas e core biópsia. Os aperfeiçoandos se revezam nas unidades da Documenta em Ribeirão Preto e região, assim como em clínicas e hospitais parceiros. Poderá haver plantões à distância ou no local, divididos igualitariamente entre os aperfeiçoandos. O A2 também participa de atividades acadêmico-científicas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Art. 58 O Aperfeiçoando 3 (A3) poderá realizar agendas de ultrassom, inicia o aprendizado em Ressonância Magnética e aprofunda o conhecimento em tomografia e ultrassonografia abrangendo todas as áreas (Ginecologia, Obstetrícia e Medicina Fetal, Gastroenterologia, Nefro/Urologia, Mastologia, Pequenas partes, musculoesquelético, Vascular, Pediatria, Cabeça e Pescoço, Corpo e Neurorradiologia, assim como procedimentos relacionados como realização de artroressonância, punções e biópsias). Os aperfeiçoandos se revezam nas unidades da Documenta em Ribeirão Preto e região, assim como em clínicas e hospitais parceiros. Haverá plantões à distância ou no local, divididos igualitariamente entre os aperfeiçoandos. O A3 também participa de atividades acadêmico-científicas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Art. 59 O aperfeiçoando terá oportunidade de participar de congressos e reuniões mensais (Clube Manoel de Abreu, por exemplo).

Art. 60 Reunião geral obrigatória do serviço com discussão de casos, aulas teóricas e seminários. Art. 61 O aperfeiçoando deve participar das atividades acadêmico-científicas.

(8)

8 Art. 62 O Instituto Internacional de Estudos em Saúde será responsável por todas as etapas do processo seletivo (inscrições, aplicação da prova objetiva, entrevista, análise curricular e divulgação do resultado), assim como por todas atividades acadêmico-científicas vinculadas a este programa de aperfeiçoamento.

Art. 63 A comissão organizadora não se responsabiliza por falhas de comunicação decorrentes da mudança de dados constantes na inscrição (e-mail, telefone, etc.).

Art. 64 A Comissão Organizadora não se responsabiliza por objetos que, porventura, tenham sido esquecidos na sala de prova.

Art. 65 Na impossibilidade de apresentar o documento de identidade especificado no comprovante da inscrição, por motivo de roubo ou extravio, o candidato deverá dirigir-se à Coordenação do Processo Seletivo, com antecedência mínima de 30 minutos, com o boletim de ocorrência, ou assinar termo de compromisso da apresentação do boletim de ocorrência em até 48 (quarenta e oito) horas, assinando ainda termo de ciência de que o não cumprimento dessa apresentação resultará na sua exclusão deste Processo Seletivo.

Art. 66 Somente será admitido na sala de provas o candidato que estiver munido de documento de identificação com foto válido no território nacional.

Art. 67 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para realização da prova. O candidato que não comparecer, no horário previsto, estará automaticamente excluído deste processo de seleção.

Art. 68 Ocorrendo convocação do candidato aprovado para o Serviço Militar, aceitar-se-á o trancamento da sua vaga para o próximo ano, conforme Resolução CNRM n° 04, de 30 de setembro de 2011, mediante envio de cópia do documento de convocação das Forças Armadas.

Art. 69 A documentação dos candidatos não aprovados deverá ser retirada em até 90 (noventa) dias após o início do programa de Residência Médica. Após este período os documentos citados serão incinerados.

Art. 70 Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer leis complementares que vierem a ser publicadas pela Comissão Nacional de Residência Médica e afins, contendo alterações.

Ribeirão Preto, 28 de outubro de 2020.

Euclides Berti Passetto - Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia CRM-SP 126.417

Preceptor

e-mail para contato: ensino@medig.com.br

fone: (16) 3632-0239 whatsapp: (16) 99208-0919

(9)

9

ANEXO I - Cronograma

ETAPAS DATAS

Período de Inscrições de 02/11/2020 a 11/01/2021, das 8h às 23h59

Data limite para pagamento de boleto 12/01/2021

Data da Prova Objetiva – 1ª fase 14/01/2021 das 8:00 às 11:00

Divulgação do Gabarito da Prova Objetiva 14/01/2021 às 13h

Divulgação dos aprovados na 1ª fase 14/01/2021 às 14h

Análise e Arguição do Currículo 14/01/2021 às 15h

Prazo para recursos contra gabarito 15 e 18/01/2021 das 8h às 18h

Publicação do Resultado Parcial 20/01/2021 às 14h

Prazo para recursos contra resultado parcial 21 e 22/01/2021 das 8h às 18h Publicação do Resultado Final após prazo e

deferimento dos recursos 25/01/2021 às 14h

Matrícula - 1ª chamada 26 a 28/01/2021 das 8h às 18h Matrícula – Vagas Remanescentes 01/02 a 30/03/2021 das 08h às 18h

Referências

Documentos relacionados

• Para os candidatos da Lista de Convocados para a Segunda Fase, será divulgado na mesma data do resultado o Cartão de Confirmação com local, data e horário de realização do

• Para os candidatos da Lista de Aprovados para participar da Segunda Fase, será divulgado na mesma data do resultado da Primeira Fase o Cartão de Confirmação com local, data

• Para os candidatos da Lista de Aprovados para participar da Segunda Fase, será divulgado na mesma data do resultado o Cartão de Confirmação com local, data e horário de

• Para os candidatos da Lista de Aprovados para participar da Segunda Fase, será divulgado na mesma data do resultado da Primeira Fase o Cartão de Confirmação com local, data

• Para os candidatos da Lista de Aprovados para participar da Segunda Fase, será divulgado na mesma data do resultado o Cartão de Confirmação com local, data e horário de

• Para os candidatos da Lista de Aprovados para participar da Segunda Fase, será divulgado na mesma data do resultado da Primeira Fase o Cartão de Confirmação com local, data

• Para os candidatos da Lista de Aprovados para participar da Segunda Fase, será divulgado na mesma data do resultado da Primeira Fase o Cartão de Confirmação com local, data

9.5.2 Para os candidatos da Lista de Aprovados para participar da Segunda Fase, será divulgado na mesma data do resultado o Cartão de Confirmação com local, data e