• Nenhum resultado encontrado

GEOGRAFIA. 49 TOPOGRAFIA As curvas de nível são linhas que unem pontos com a mesma altitude. A partir delas pode ser

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEOGRAFIA. 49 TOPOGRAFIA As curvas de nível são linhas que unem pontos com a mesma altitude. A partir delas pode ser"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

GEOGRAFIA

49 TOPOGRAFIA

As curvas de nível são linhas que unem pontos com a mesma altitude. A partir delas pode ser determinada a declividade do terreno e pode ser traçado seu perfil.

Observe a figura.

Analisando a figura acima, é correto afirmar que o(s) ponto(s)

a)

X indica a localização de um vale.

b)

B indica a localização da foz de um rio.

c)

L e N indicam áreas de mesma altitude.

d)

C indica uma área cuja altitude é de 160 metros.

e)

M e N indicam áreas de mesma altitude.

50 REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO

Os avanços na coleta e no processamento de dados sobre o espaço geográfico foram inúmeros neste último século. O conjunto de técnicas de captação e registro de imagens por meio de diferentes equipamentos (máquinas fotográficas, satélites e radares) é denominado

a)

cartografia.

b)

sensoriamento remoto.

c)

sistema de posicionamento global.

d)

planimetria.

(2)

51 TEMPO GEOLÓGICO

A Terra é um planeta muito antigo que já passou por diversas transformações. Animais e vegetais que habitavam este planeta desapareceram para dar lugar a outros.

As transformações da Terra estão retratadas na tabela geológica, dividida em períodos e eras. A era __________ é dividida em Triássico, Jurássico e Cretáceo. Nela surgiram os primeiros dinossauros e mamíferos. Foi uma época de grande atividade vulcânica. Os Andes iniciaram sua formação nesse momento e continuaram na era posterior. O homem só foi aparecer na era seguinte. Tornam-se, portanto, anacrônicos os filmes em que aparecem homens e dinossauros simultaneamente.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima. a) Arquezóica b) Cenozóica c) Paleozóica d) Proterozóica e) Mesozóica 52 RELEVO

A crosta terrestre possui feições variadas, o que lhe confere diversidade e complexidade de paisagens. Essas características aumentam se considerarmos as áreas submersas do Globo.

Observe a figura abaixo.

http://pt.wikipedia.org

É correto afirmar que o relevo submarino representado na figura inclui

a)

a presença de uma cadeia de montanhas muito erodida que divide a África e a América e que, no passado, dificultou a navegação nessa área.

b)

a cadeia de montanhas Dorsal Meso-Atlântica, de origem sedimentar e muito erodida, entre a África e a América.

c)

a cadeia de montanhas Dorsal Meso-Atlântica, localizada em uma área de contínua atividade vulcânica.

d)

uma cadeia de montanhas muito erodida que se originou pela presença de vulcões, hoje completamente extintos, após a separação dos continentes.

e)

a cadeia de montanhas Dorsal Meso-Atlântica, de origem sedimentar, que foi área de intensos vulcanismos e tectonismos.

(3)

53 CLIMA

Os climogramas auxiliam na visualização das características dos climas, indicando como se comportam a pluviosidade e a temperatura.

Observe o climograma.

O climograma acima representa o clima

a)

temperado, com as quatro estações bem definidas, temperaturas entre 10 e 20 graus e pluviosidade acima de 300 mm o ano todo.

b)

tropical, com maiores amplitudes térmicas entre o

inverno e o verão, em torno dos 20 e 30 graus, respectivamente, e chuvas distribuídas o ano todo.

c)

subtropical, com pluviosidade de 50 mm no início do ano e temperaturas entre 10 e 20 graus.

d)

subtropical, com temperaturas em torno de 10

graus no inverno e chuvas distribuídas o ano todo, girando em torno de 100 mm no verão.

e)

tropical, com temperaturas entre 10 e 22 graus e

chuvas em torno de 200 mm no final do ano. 54 PROBLEMAS AMBIENTAIS

Os problemas ambientais são resultantes da forma como o ser humano explora a natureza. Eles atingem a água, o ar e o solo, comprometendo a sobrevivência do planeta Terra.

Leia o trecho abaixo.

Fenômeno meteorológico que ocorre principalmente nas metrópoles e principais centros urbanos, quando o ar quente se forma acima da camada de ar frio. Por ser mais denso, o ar frio que ficou abaixo não sobe e o ar quente que ficou acima do frio não desce. Na interseção do ar quente e frio, forma-se uma capa que não deixa que os gases poluentes e tóxicos passem para as camadas mais altas da atmosfera.

(Disponível em: www.fepam.rs.gov.br)

O problema ambiental acima descrito denomina-se

a)

chuva ácida.

b)

efeito estufa.

c)

ilhas de calor.

d)

inversão térmica.

(4)

55 ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

No final do século XX, a Organização das Nações Unidas, preocupada em estabelecer critérios mundiais para o desenvolvimento humano, criou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), composto pelas taxas de longevidade, escolaridade e renda per capita.

Observe o gráfico.

As três dimensões do IDH longevidade

renda educação Países ricos América Latina Brasil Mundo

$

$ $ $ 0,95 0,90 0,85 0,80 0,75 0,70 0,65 0,60 0,93 0,96 0,90 0,86 0,72 0,71 0,72 0,75 0,75 0,71 0,70 0,89

Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

Com base no gráfico, analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das seguintes proposições. ( ) Considerando as três dimensões do IDH, o Brasil avançou mais em educação.

( ) Em termos de renda, o IDH brasileiro está próximo do IDH da América Latina e do IDH dos países ricos, mas distante da média mundial.

( ) O índice brasileiro de longevidade é maior que o da América Latina.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) V – V – F

b) V – F – V c) F – V – V d) F – F – V e) V – F – F

(5)

56 TEORIAS DEMOGRÁFICAS

Com a Revolução Industrial, houve forte migração do campo para a cidade, em especial, na Europa Ocidental. Embora ainda precárias, as condições de higiene e saneamento das zonas urbanas eram melhores do que as encontradas no campo, o que deu início à diminuição das taxas de mortalidade.

A aceleração no crescimento populacional fez com que muitas pessoas se dedicassem à análise desse fenômeno. Thomas Robert Malthus foi uma delas.

(MORAES, P. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2001, p. 207 – Texto adaptado.)

Sobre a teoria de Malthus, analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo. ( ) Segundo esse teórico, a população cresceria em progressão geométrica, e a produção

de alimentos em progressão aritmética.

( ) Para Malthus, as áreas de cultivo só aumentariam na mesma velocidade do crescimento populacional se fosse intensificado o processo de colonização.

( ) Conforme esse autor, a procriação deveria ser permitida somente àqueles que tivessem comprovadamente condições de alimentar seus filhos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) V – V – F

b) V – F – V c) F – V – V d) F – F – V e) V – F – F

57 ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA

A questão da terra no Brasil é um foco de tensão. As leis criadas acabam por não contemplar o ponto principal, que é a distribuição de terras. O Estatuto da Terra de 1964 teve a intenção de regularizar a questão fundiária brasileira. Entre outras medidas, estabeleceu categorias de imóveis rurais.

São categorias previstas pelo Estatuto:

__________, imóvel rural de área e possibilidades inferiores às da propriedade familiar;

__________, empreendimento de pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que explore econômica e racionalmente imóveis rurais, dentro da condição de rendimento econômico.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

a)

empresa rural – minifúndio

b)

empresa rural – latifúndio por dimensão

c)

minifúndio – empresa rural

d)

minifúndio – latifúndio por exploração

e)

empresa rural – latifúndio

(6)

58 URBANIZAÇÃO

A urbanização é um processo sentido no mundo inteiro.

Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo sobre o urbano e a urbanização, considerando o panorama atual.

( ) Redes e hierarquias urbanas são percebidas apenas nos países ricos. ( ) As cidades globais são formas urbanas definidas pelo número de habitantes.

( ) À medida que as cidades próximas vão se expandindo horizontalmente, ocorre uma conurbação, o que as torna contínuas e integradas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. a) F – F – V b) V – V – V c) F – V – V d) V – V – F e) F – F – F 59 CONFLITOS MUNDIAIS

O mundo está repleto de pequenos conflitos, os quais têm sido responsáveis por muitas mortes, miséria e instabilidade política e econômica dos países. Muitos desses conflitos acabam por dar origem a movimentos altamente organizados.

Leia o trecho abaixo.

Conflito situado entre a França e a Espanha, visando à separação territorial. Tem suas ações acentuadas desde o fim da ditadura de Franco. ETA (Euzkadi Ta Azkatasuna) é a sigla do grupo organizado que luta por essa causa, com ações armadas e violentas.

O conflito acima descrito refere-se à questão

a)

da Chechênia. b) irlandesa. c) zapatista. d) dos bálcãs. e) basca. 60 ORDEM MUNDIAL

O mundo da Guerra Fria foi marcado por muitos conflitos. Em todos eles, direta ou indiretamente, os Estados Unidos (país líder do bloco capitalista) e a União Soviética (líder do bloco socialista) estavam envolvidos. O desenrolar desses conflitos fez com que o espaço mundial fosse reconfigurado.

Sobre a configuração do mundo durante a Guerra Fria, é correto afirmar que

a)

a independência das colônias africanas deu origem a novos países como o Vietnã, que se tornou socialista após violento conflito, e o Laos, que se tornou capitalista.

b)

a invasão soviética provocou a guerra das Filipinas, ao término da qual, a metade sul do País tornou-se socialista, e a metade norte, capitalista.

c)

a Coréia, com a derrota dos japoneses, foi dividida: o norte passou a pertencer ao bloco socialista, e o sul, ao capitalista.

d) a invasão das tropas americanas provocou a divisão da Tchecoslováquia em dois países, sendo que apenas a parte eslovaca tornou-se capitalista.

e)

a ocupação soviética fez com que a Mongólia se separasse da China, sendo que a primeira tornou-se capitalista, e a última, comunista.

Referências

Documentos relacionados

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Após a queima, para os corpos com a presença do sienito observou-se que os valores de densidade diminuíram (comparados às respectivas densidades a seco), já

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

In this work, alginate microspheres containing α-tocopherol were produced and evaluated for encapsulation efficiency and release profiles at different pH conditions

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo