• Nenhum resultado encontrado

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Curso de Especialização em Construção Naval

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Curso de Especialização em Construção Naval"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

PROJETO PEDAGÓGICO

DE CURSO DE

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Curso de Especialização em Construção Naval

BELÉM 2016

(2)

1. NOME DO CURSO: (Identificação do curso) Curso de Especialização em Construção Naval (NOME DO CURSO)

1.2 ÁREA DO CONHECIMENTO: (área do conhecimento a que pertence) Engenharia Naval - 3.11.00.00-7

(NOME DA ÁREA E CÓDIGO)

1.3 FORMA DE OFERTA: (presencial ou a distância). Presencial

2. JUSTIFICATIVAS DO CURSO

Na Amazônia existem aproximadamente 20 mil quilômetros de rios navegáveis e com grande potencial para ser transformados em hidrovias no sentido técnico da palavra, e particularmente no Estado do Pará pode-se citar: Rio Araguaia/Tocantins, Tapajós, Capim/Guamá, Amazonas, Jarí, Xingu, etc. Além de um litoral atlântico com aproximadamente 500 km de extensão. A carência de recursos humanos qualificados e novos processos construtivos na área de Engenharia Naval na Amazônia representam um dos grandes entraves ao desenvolvimento e expansão da atividade econômica na região. Esta, em sua grande maioria, encontra-se ainda em fase primária de emprego de tecnologias e de processos produtivos modernos. A grande assimetria que existe entre esse setor econômico no Norte e no Sudeste e Sul do Brasil e mundialmente é um reflexo da inexistência de instituições formadoras de recursos humanos e tecnologia, em quantidade suficiente para gerar massa crítica capaz de mudar essa realidade. Neste sentido, a UFPA em parceria com a USP e UFRJ, através do seu corpo docente, está implementando o Curso de Especialização em Construção Naval e Logística, para a qualificação técnicas de profissionais na área de engenharia que atuam ou que pretendem atuar nesse setor. Esse Curso de Especialização vem de encontro a essa crescente necessidade regional, já que existem diversos empreendimentos que deverão alavancar ainda mais as atividades de construção naval em nossa região.

(3)

3. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

O corpo docente do curso é formado por professores mestres, doutores e pós-doutores com ampla experiência no ensino, pesquisa e extensão. Conforme consta em seus currículos Lattes – CNPq, possuem extensa capacidade para participarem desse Curso de Especialização. Direcionando os alunos para, no desenvolvimento de seus trabalhos finais, a solução de necessidades em seus ambientes de trabalho, tornando assim, a prática de engenharia baseada em fundamentos teóricos e/ou experimentais.

4. OBJETIVOS DO CURSO

O curso de “Especialização em Construção Naval” tem como objetivo a formação de recursos humanos para atuação na crescente indústria de construção naval, no segmento de construção e reparo naval para embarcações mercantes, a partir das seguintes premissas:

 Oferecer conhecimentos sobre as práticas utilizadas na construção naval;

 Capacitar os discentes, que atuam ou desejam atuar no mercado específico, a respeito dos critérios gerenciais e logísticos que atuam na indústria de construção e reparação naval;

 Transmitir uma visão técnica integrada das atividades e processos envolvidos em estaleiros de construção naval, do ponto de vista visto e de gestão;

 Formar mão-de-obra técnica específica para atuar nos nichos de mercado ligados ao setor de construção naval;

5. PÚBLICO ALVO

O curso de “Especialização Lato Sensu em Construção Naval” se destina aos profissionais de Engenharia, Arquitetura, Tecnólogos e profissionais com Ensino Superior nas áreas técnicas e gerenciais, que atuam na área naval ou almejam atuar e que pretendem aprofundar os conhecimentos necessários para auxiliar no desenvolvimento de projetos relacionados a tecnologia de construção e reparos Navais, além do Gerenciamento de Projetos de Construção Naval, gestão e a logística de seus processos e cadeia de suprimentos.

(4)

6. CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

Este Curso de Especialização, em sua essência, abordará aspectos construtivos divididos em cinco módulos: Engenharia Naval e Transporte Aquaviário, Materiais, Processos de Fabricação e Controle de Qualidade, Montagem, Edificação e Sistemas Propulsivos Navais, Gestão e Logística e Pesquisa. Neste sentido, visa mostrar aos discentes, de forma ampla, as principais atividades realizadas na dinâmica da Construção Naval e Logística. Traz ainda um aspecto importante que é a metodologia científica, capacitando o aluno, em seu ambiente de trabalho, traçar métodos de planejamento experimental direcionado a solução de problemas práticos.

7. COORDENAÇÃO DO CURSO COORDENADOR

Nome completo: Prof. Eduardo De Magalhães Braga

Unidade de Lotação: ITEC (Instituto de Tecnologia) / FEM (Faculdade de Engenharia Mecânica) / FENAV (Faculdade de Engenharia Naval)

Matrícula SIAPE: 2178124 CPF: 212.820.132-20

Telefone: (91) 99325 – 7952 E-mail: edbraga@ufpa.br

Sexo Masculino Feminino Titulação acadêmica: DOUTORADO

Regime de contratação

HORISTATRABALHO TEMPO INTEGRAL TEMPO PARCIAL OUTRO-ESPECIFIQUE:

Experiência acadêmica e profissional:

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Tem experiência em Processos de Fabricação e Metalurgia da Soldagem , Engenharia de

(5)

Materiais e Metalurgia com ênfase em Metalurgia de Transformação, Desgaste, Cominuição e Transporte de Minérios. Além de processos de fabricação aplicados a construção naval e automação de processos na indústria naval.

Professor da UFPA (Universidade Federal do Pará), desde 1994. Atuou como vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e hoje é vice coordenador do programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia.

Vasta experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso, mestrado acadêmico e doutorado.

Coordenou e participou de projetos de pesquisa relacionados às seguintes áreas: - Processos de Fabricação aplicados à construção naval, através do projeto intitulado “Aplicação do processo FCAW robotizado com adição de arame frio na construção naval”;

- Processos de soldagem e metalurgia, conforme os projetos:

-“ Aplicação do Processo GMAW/FCAW com Adição de Arame Frio em Reparos de Falhas de Cavitação em Turbinas Hidráulicas”

- “Estabelecimento de um Núcleo Cooperativo Visando o Desenvolvimento de Pessoal e Tecnologia para a Metalurgia da Transformação Através de Processos de Soldagem nas Regiões Centro-Norte do Brasil”

- “Uma Alternativa para o Aumento da Competitividade, Utilizando a Técnica de Soldagem GMAW/FCAW Duplo Arame Modificado na Indústria Naval”

Possui experiência na publicação de artigos científicos (periódicos e congressos) e é membro do corpo editorial do período: Soldagem e Inspeção. Também é revisor dos periódicos:

- Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering; e - Soldagem e Inspeção.

Tem registro e patentes relacionadas a processos de soldagem nos anos de 2009, 2014, 2015 e 2016. Conforme lista abaixo:

BRAGA, E. M.; BRAGA, E. M. . Tocha de Soldagem para os Processos MIG/MAG e Arame Tubular com Adição de Arame Frio. 2009, Brasil.

(6)

Soldagem para os Processos MIG/MAG e Arame Tubular com Adição de Arame Frio" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 25/09/2009; Depósito PCT: 25/09/2009.

BRAGA, E. M.; ASSUNCAO, P. D. C. . Processo de Soldagem Gás Metal Arc Welding - Double Wire Cold (GMAW - DCW). 2013, Brasil.

Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130188689, título: "Processo de Soldagem Gás Metal Arc Welding - Double Wire Cold (GMAW - DCW)" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 25/06/2013; Depósito PCT: 25/06/2013; Concessão: 25/06/2014.

BRAGA, E. M.; ASSUNCAO, P. D. C. ; RIBEIRO, R. A. . Processo de Soldagem Cold Wire Gas Metal Arc Welding, CW-GMAW. 2015, Brasil.

Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020150250592, título: "Processo de Soldagem Cold Wire Gas Metal Arc Welding, CW-GMAW" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito PCT: 18/09/2015; Depósito: 18/09/2015; Concessão: 30/09/2015.

BRAGA, E. M.; RIBEIRO, R. A. ; ASSUNCAO, P. D. C. ; Castro Filho . Técnica de Manipulação Química, Geométrica e Econômica em Soldagem GMAW, SAW e GTAW de Ligas de Alumínio, Através da Adição de Oxigênio no Gás de Proteção e Metais de Adição na Poça de Fusão. 2016, Brasil.

Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160007844, título: "Técnica de Manipulação Química, Geométrica e Econômica em Soldagem GMAW, SAW e GTAW de Ligas de Alumínio, Através da Adição de Oxigênio no Gás de Proteção e Metais de Adição na Poça de Fusão" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 14/01/2016; Depósito PCT: 14/01/2016; Concessão: 14/01/2016

VICE COORDENADOR

Nome completo: Prof. Pedro Igor Dias Lameira

Unidade de Lotação: ITEC (Instituto de Tecnologia) / FENAV (Faculdade de Engenharia Naval)

Matrícula SIAPE: 1991843 CPF: 001.004.352-70

Telefone: (91) 99184 – 8880 E-mail: pedrolameira@ufpa.br

Sexo Masculino Feminino Titulação acadêmica: Mestrado

(7)

HORISTATRABALHO TEMPO INTEGRAL TEMPO PARCIAL OUTRO-ESPECIFIQUE:

Experiência acadêmica e profissional:

Possui graduação em Engenharia Naval pela UFPA - Universidade Federal do Pará (2011), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2015) e é doutorando em Engenharia Naval e Oceânica da USP - Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente da Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará, responsável pelo desenvolvimento das áreas relacionadas a Tecnologia de Construção Naval e Gerência de Produção.

Coordenador do LABCONAV - Laboratório de Construção Naval da FENAV - Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará e é Líder do GTNAV (Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Construção Naval).

Possui experiência em: Construção de Embarcações, Reparo de Embarcações, PPCP e assuntos correlatos. Projetos de Navios e sistemas oceânicos. Realiza pesquisa e elabora estudos de análises de riscos para terminais portuários e estaleiros de construção naval. Desenvolve projetos de Construção Naval e Engenharia portuária, com principal área de atuação em tecnologia de construção naval, gerência de produção e processos de fabricação. Estudos logísticos e de produtividade naval.

Desenvolve ensino e pesquisa na UFPA desde 2009, com ênfase em projetos relacionados à Tecnologia de Construção Naval e Engenharia Portuária.

Experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso e como coorientador de dissertações de mestrado, além de desenvolver trabalhos científicos para publicação em periódicos e congressos internacionais, como os seguintes atuais: LAMEIRA, P. I. D.; BENJAMIN, C. M. ; LOUREIRO, E. S. P. ; Moraes, Hito B. ; FIGUEIREDO, N. M. . Flux-cored arc welding processes analysis of a shipyard. In: C. Guedes Soares; T. A. Santos. (Org.). Maritime Technology and Engineering 3. 3ed.Londres: CRC Press - Taylor & Francis Group, 2016, v. 2, p. 801-805.

LAMEIRA, P. I. D.; LOUREIRO, E. S. P. ; MOMOSE, A. ; MARTINS, M. R. ; BOTTER, R. C. . Preliminary risk analysis on handling and storage of butyl acrylate operation. In: C. Guedes Soares; T. A. Santos. (Org.). Maritime Technology and Engineering 3. 3ed.Londres: CRC Press - Taylor & Francis Group, 2016, v. 2, p. 839-845.

(8)

LAMEIRA, P. I. D.; Moraes, Hito B. ; FIGUEIREDO, N. M. ; LOUREIRO, E. S. P. ; BENJAMIN, C. M. . Optimization design of planning and production control in a shipyard - case study: The Amazon region. In: Guedes Soares C.; Santos T.. (Org.). Maritime Technology and Engineering. 1ed.Londres: CRC Press - Taylor e Francis Group, 2014, v. 1, p. 373-383.

LAMEIRA, P. I. D.; BRAGA, E. M. ; Moraes, Hito B. . Development of a product oriented by work breakdown structure and application of hull block construction method for inland barges. In: Guedes Soares C.; Santos T.. (Org.). Maritime Technology and Engineering. 1ed.Londres: CRC Press - Taylor e Francis Group, 2014, v. 1, p. 361-372.

Possui experiência na coordenação e participação como integrante em projetos de pesquisa e extensão, conforme os exemplos abaixo:

- Projeto Básico de Embarcação - Navio Escola, Contratante: SENAI.PA/FIEPA, 2014-2015;

- Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário do Complexo Portuário do Pará, Contratante: CDP (Companhia Docas do Pará), 2013-2015;

- OPPE - Otimização da produção e planejamento em um estaleiro de construção naval, FINEP (Financiadora de Projetos), 2011-2013; e

- Coordenador do projeto Análise dos processos de fabricação no Estaleiros da Amazônia S.A., Contratante: EASA, 2015-2016.

8. CARGA HORÁRIA TOTAL EM SALA DE AULA E EM ATIVIDADES PRÁTICAS Carga Horária Total em sala de aula: 479 h

FORA DE SALA DE AULA: 12 h

NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: 90h

9. PERÍODO E PERIODICIDADE

Início: Maio / 2017 Término: Novembro / 2018

9.1. TURNO DE OFERTAS

(9)

O curso será ministrado no horário supramencionado em uma ou duas semanas por mês, durante os seguintes dias da semana:

Dias da semana: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta feira e sábado (quando aplicável).

10. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A grade curricular do curso está dividida em 5 módulos, totalizando 491 horas, sendo 479 horas teóricas em sala de aula.

Módulo Disciplina Carga Horária Teórica Prática

I

Engenharia Naval e Transporte Aquaviário

Introdução a Engenharia Naval 20 20 0

A Indústria de Construção e Reparo Naval 20 20 0

Transporte Aquaviário e Parâmetros da via

para o projeto de Embarcações 30 30 0

Economia Industrial 30 30 0

Arquitetura naval 36 36 0

Estruturas Offshore 20 20 0

Tópicos de Projetos navais e comportamento

de estruturas flutuantes 40 40 0 II Materiais, Processos de Fabricação e Controle de Qualidade

Materiais aplicados a indústria naval 30 30 0

Tecnologia de Soldagem 30 26 4 Processos de Fabricação 30 26 4 Controle de Qualidade 30 30 0 III Montagem, Edificação e Sistemas Propulsivos Navais Organização de Estaleiros 20 20

Métodos de Montagem, Edificação e

Lançamento 30 26 4

Tratamento, Pintura e Acabamento 20 20 0

Sistemas Propulsivos 20 20 0

IV Gestão e Logística

PPCP 20 20 0

Logística aplicada a gestão de Projetos 20 20 0

Análise de Custos 30 30 0

V Pesquisa Metodologia Científica 15 15 0

(10)

MÓDULO I

Disciplina: Introdução a Engenharia Naval Docente(s): Prof. Eduardo de Magalhães Braga Carga horária: 20 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina: I. Nomenclatura naval II. Formas do navio III. Tipos de embarcações

IV. Introdução a construção do navio V. Noções de esforços na embarcação VI. Legislação aplicada a Engenharia Naval VII. Arranjos estruturais

VIII. Segurança e salvatagem

Bibliografia básica, com até três obras por disciplina

DOKKUM, K. V. Ship Knowledge – Ship design, Construction and Operation. Dokmar Maritime Publishers B.V., 7th Edition. Enkhuizen, 2012.

FONSECA, M. M. Arte Naval, Volumes I e II, Serviço de Documentação da Marinha, 2005.

LAMB, T. Ship Design and Construction. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City, 2003.

Disciplina: A Indústria de Construção e Reparo Naval Docente(s): Prof. Pedro Igor Dias Lameira

Carga horária: 20 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina:

I. Conceitos Preliminares em Construção Naval II. História da Indústria naval

III. Segmentos da Indústria Naval

IV. Mercado de Construção Naval Mundial

V. Mercado de Construção Naval Nacional e Local VI. Cadeia de fornecimento

VII. Financiamento e incentivos VIII. Produtividade

(11)

Bibliografia básica:

I. STORCH, R. L.; HAMMON, C. P.; BUNCH H. M.; MOORE, R. C. Ship

Production. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey

City, 2007.

II. CAMPOS NETO, C. A., & POMPERMAYER, F. M. (2014). Ressurgimento da

Indústria Naval no Brasil (2000-2013). Brasília: IPEA - Instituto de Pesquisa

Econômica Aplicada.

III. MOURA, DELMO A. DE. Análise dos principais segmentos da indústria marítima brasileira: estudo das dimensões e dos fatores críticos de sucesso inerentes à sua competitividade. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Naval e Oceânica. Tese de Doutorado. 2008.

Disciplina: Transporte Aquaviário e Parâmetros da via para o projeto de Embarcações

Docente(s): Prof. Hito Braga de Moraes Carga horária: 30 horas (teóricas) EMENTA da disciplina:

I. Conceitos de transporte aquaviário (Hidroviário e Oceânico) II. Aspectos gerais do transporte aquaviário

III. Aspectos institucionais e legais do transporte hidroviário e marítimo IV. O meio ambiente e o transporte aquaviário

V. Condicionantes para o projeto de uma embarcação fluvial e Marítima VI. Dimensionamento de frota e custos

VII. Portos: Classificação e características relevantes para as embarcações VIII. Geometria de hidrovias fluviais.

Bibliografia básica:

I. MORAES, HITO BRAGA. Navegação Interior, apostila de pós-graduação, 2010.

II. IPT – Instituto de pesquisas tecnológicas “Projeto de embarcações para o transporte interior de passageiros e cargas”, 1º edição, são Paulo 1989. III. HENNES, ROBERT G. EKSE, MARTIN I. Fundamentos de Ingeniería del

(12)

Disciplina: Economia Industrial

Docente(s): Prof. Nelio Moura de Figueiredo Carga horária: 30 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina: I. Projeto

II. Mercado

III. A indústria de Navipeças IV. Terceirização

V. Investimentos VI. Custos e receitas VII. Financiamento VIII. Tributação

IX. Avaliação Técnica e Econômica Bibliografia básica:

I. LAMEIRA, P. Apostila de Construção Naval, Pós-graduação. UFPA, 2016. II. CAMPOS NETO, C. A., & POMPERMAYER, F. M. (2014). Ressurgimento da

Indústria Naval no Brasil (2000-2013). Brasília: IPEA - Instituto de Pesquisa

Econômica Aplicada.

III. NEVES, C. Análise de Investimentos – Projetos Industriais e Engenharia Econômica. UFRJ, 2000.

Disciplina: Arquitetura naval

Docente(s): Prof. Nelio Moura de Figueiredo Carga horária: 36 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina:

I. Conceitos de flutuabilidade

II. Elaboração de um plano de linhas III. Capacidade de carga

IV. Tonelagem de arqueação V. Linha de carga – borda livre VI. Métodos de integração

VII. Curvas hidrostática – qualidades geométricas do casco VIII. Curvas cruzadas de estabilidade

IX. Estabilidade estática longitudinal e transversal – métodos de cálculo X. Adição e remoção de pesos – experiência de inclinação

Bibliografia básica:

I. ZUBALY, R. Applied Naval Architecture. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City, 1996.

(13)

II. TUPPER, E. Introduction to Naval Architecture. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City, 2010.

III. LETCHER, J. Principles of Naval Architecture Series: The Geometry of

Ships. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City,

2009. Complementar

IV. MOORE, C. S. Principles of Naval Architecture Series: Intact Stability. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City, 2010.

Disciplina: Estruturas Offshore

Docente(s): Prof. José Márcio do Amaral Vasconcellos Carga horária: 20 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina: I. Petroleiros

II. Embarcações Especiais (Sondas, Heavylift, Lançadores de linha) III. Embarcações de Suprimento e Apoio Offshore

IV. Plataformas offshore: Jaquetas e Jack-ups V. Semi-submersíveis

VI. TLPS, SPARS e FPSOS Bibliografia básica:

I. VASCONCELLOS, J. M. A. Apostila estruturas offshore. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.

II. PAIK, J. K. Ship-shaped Offshore Installations – Design, Building and

Operation. Cambridge University Press, 2007

III. CHAKRABARTI, S. K. Handbook of Offshore Engineering. Elsevier. Amsterdam, 2006.

Disciplina: Tópicos de Projetos navais e comportamento de estruturas flutuantes Docente(s): Prof. Newton Sure Soeiro / Prof. José Márcio do Amaral Vasconcellos Carga horária: 40 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina:

I. Caracterização de embarcações, filosofia para o projeto de embarcações II. O projeto básico, metodologia de projeto, requisitos do armador

(14)

IV. Relação entre dimensões, coeficientes de forma e as propriedades e qualidades do casco.

V. Elaboração de um projeto básico a. Arranjo geral preliminar

b. Curvas de áreas seccional, linha d’água de projeto, capacidade cúbica e borda livre.

c. Projeto inicial da propulsão, escolha inicial do motor

d. Dimensionamento da seção mestra e concepção estrutural. VI. Comportamento estrutural

a. Dimensionamento racional e pela utilização de regras b. Métodos de elementos finitos (Aplicação e particularidades) Bibliografia básica:

I. LAMB, T. Ship Design and Construction. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City, 2003.

II. HUGHES, O.; PAIK, J. K. Ship Structural Analysis and Design. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City, 2010.

III. TUPPER, E. Introduction to Naval Architecture. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City, 2010.

MÓDULO II

Disciplina: Materiais aplicados a Indústria Naval Docente(s): Prof. Jorge Teófilo de Barros Lopes Carga horária: 30 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina:

I. Tipos de materiais empregados na construção naval, ligas ferrosas, aço carbono, aço para construção mecânica, aços liga, ferros fundidos e aços ferramenta.

II. Diagrama de fase e diagrama TTT

III. Temperabilidade e tratamentos térmicos (Influência dos tratamentos nas propriedades)

IV. Ligas não ferrosas: Alumínio, cobre, magnésio, zinco, ligas anti-fricção V. Revestimentos metálicos

VI. Materiais polímeros VII. Materiais conjugados

VIII. Critério de seleção de materiais

IX. Comportamento de materiais sob a ação de cargas: estáticas, dinâmicas e impulsivas. Comportamento de materiais frente a elevadas temperaturas

(15)

X. Proteção Catódica – Cálculo e Fundamentos Bibliografia básica:

I. CALLISTER JR, WILLIAN D – Ciência e Engenharia dos Materiais. LTC (Livros Técnicos e Científicos LTDA.). Rio de Janeito, 2012.

II. BRESCIANI Fo , E. Seleção de Materiais. 1a Ed. UNICAMP, São Paulo, 1986. III. LAMB, T. Ship Design and Construction. The Society of Naval Architects and

Marine Engineers. Jersey City, 2003.

Disciplina: Tecnologia de Soldagem

Docente(s): Prof. Eduardo de Magalhães Braga

Carga horária: 26 horas (teóricas) / 4 horas (práticas)

EMENTA da disciplina:

I. Considerações sobre a união dos materiais. II. Física do arco voltaico.

III. Fontes de potência empregadas na soldagem ao arco elétrico. IV. Introdução aos processos de soldagem, corte térmico e brasagem.

V. Fundamentos de metalurgia da soldagem.

VI. Fundamentos de automação aplicada a soldagem.

VII. Aspectos ambientais e de segurança no trabalho, relacionados a operação de soldagem.

Bibliografia básica:

I. WAINER, E., MELLO, F.D.H.: Soldagem: processos e metalurgia, Edgard Blucher, São Paulo, 2004.

II. KOELLHOFFER, L., MANZ, A.F., HORNBERGER, E.G.: Welding processes and practices, John Wiley & Sons, New York, 1988.

III. OKUMURA, T.; TANIGUCHI, C.: Engenharia da soldagem e aplicações. LTC, Rio de Janeiro, 1982.

Disciplina: Processos de Fabricação

Docente(s): Prof. Eduardo de Magalhães Braga

Carga horária: 26 horas (teóricas) / 4 horas (práticas) EMENTA da disciplina:

I. Classificação dos processos de fabricação mecânica

(16)

III. Processos de conformação plástica aplicados a indústria naval (laminação, extrusão, trefilação, estampagem e corte, forjamento) Processos de usinagem (torneamento, fresamento, perfuração,etc)

IV. Processos de tratamento térmico Bibliografia básica:

I. BRESCIANI Fo , E. Seleção de Materiais. 1a Ed. UNICAMP, São Paulo, 1986. II. LAMB, T. Ship Design and Construction. The Society of Naval Architects and

Marine Engineers. Jersey City, 2003.

III. WEISS, A. Processos De Fabricação Mecânica. LT. 2000

Disciplina: Controle de Qualidade

Docente(s): Prof. Nelio Moura de Figueiredo Carga horária: 30 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina:

I. Regras e regulamentos (IMO, Soc. Classificadoras, etc)

II. Métodos de controle estatístico dos processos (controle dimensional)

III. Controle de qualidade em estaleiros

a. Qualidade nos Processos de Fabricação

b. Qualidade de controle no fluxo de informações

IV. Inspeção de Classe. Comissionamento. Prova de Mar e Testes de Inclinação

Bibliografia básica:

I. TAPIA, M. Sistema de Garantia de Qualidade na Indústria Náutica, UFRJ, 2002.

II. GONÇALVES, G. Controle da Qualidade da solda na montagem de blocos estruturais de embarcações do tipo rebocadores. UFRJ, 2009.

III. LAMB, T. Ship Design and Construction. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City, 2003.

Disciplina: Organização de Estaleiros Docente(s): Prof. Pedro Igor Dias Lameira Carga horária: 20 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina:

I. Modelos Organizacionais II. Estruturas Organizacionais III. Tecnologia de Grupos e PWBS

(17)

IV. Construção e Reparo Naval

V. Orçamento, concorrência e contratação VI. Controle de custo e análise de performance VII. Infraestrutura e equipamentos

VIII. Processo de aquisição, compra e entrega Bibliografia básica:

I. LAMB, T. Ship Design and Construction. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City, 2003.

II. STORCH, R. L.; HAMMON, C. P.; BUNCH H. M.; MOORE, R. C. Ship

Production. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey

City, 2007.

III. LAMEIRA, P. Apostila de Construção Naval, Pós-graduação. Universidade Federal do Pará, 2016.

Disciplina: Métodos de Montagem, Edificação e Lançamento Docente(s): Prof. Pedro Igor Dias Lameira

Carga horária: 30 horas (teóricas) EMENTA da disciplina:

I. Métodos Construtivos

a. Planejamento para produção b. Metodologias de construção

i. Método de construção em blocos (HBCM) ii. Método de acabamento por zonas

iii. Método de pintura por zonas II. Linhas de fabricação

III. Lançamento

a. Tipos de Lançamento b. Cálculo de lançamento IV. Docagens

V. Conversões, jumborização e Reparos a. Introdução

(18)

c. Ciclo de vida do navio d. Instalações e. Planejamento f. Jumborização g. Reparos h. Desativação

VI. Equipamentos auxiliares a. Amarração e Fundeio

b. Montagem de equipamentos Bibliografia básica:

I. LAMB, T. Ship Design and Construction. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City, 2003.

II. STORCH, R. L.; HAMMON, C. P.; BUNCH H. M.; MOORE, R. C. Ship

Production. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey

City, 2007.

III. LAMEIRA, P. Apostila de Construção Naval, Pós-graduação. Universidade Federal do Pará, 2016.

Disciplina: Tratamento, Pintura e Acabamento Docente(s): Prof. Nelio Moura de Figueiredo Carga horária: 20 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina: I. Corrosão

a. Processos Corrosivos b. Tipos de Corrosão c. Ambientes corrosivos II. Tratamento de superfícies

a. Tipos de tratamento b. Equipamentos III. Pintura

a. Mecanismos de proteção

b. Cálculo de proteção anticorrosiva c. Tintas

d. Aplicação

(19)

IV. Defeitos

V. Aspectos econômicos Bibliografia básica:

I. LAMB, T. Ship Design and Construction. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City, 2003.

II. STORCH, R. L.; HAMMON, C. P.; BUNCH H. M.; MOORE, R. C. Ship

Production. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey

City, 2007.

III. Tapia, M. Qualidade da Pintura na Construção Naval. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

Disciplina: Sistemas Propulsivos

Docente(s): Prof. Hamilton Pessoa Picanço Carga horária: 20 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina: I. Motores diesel

a. Fundamentos e tecnologia b. Desempenho e ciclos

c. Influência dos equipamentos na PM II. Sistemas de propulsão

a. Propulsores de passo fixo

b. Propulsores de passo controlável c. Propulsores em duto

d. Propulsores contra rotativos e. Propulsores a jato d’água f. Propulsores especiais

III. Arranjo da instalação de máquinas IV. Desempenho do sistema propulsor

V. Cavitação

VI. Noções de resistência ao avanço e interação motor-casco-hélice Bibliografia básica:

I. CARLTON, J. Marine Propellers. 2 edição. Elsevier. Burlington, 2007.

II. LAMB, T. Ship Design and Construction. The Society of Naval Architects and Marine Engineers. Jersey City, 2003.

(20)

III. TAYLOR, D. A.. Introduction to Marine Engineering. Elsevier. Burlington, 2003.

Disciplina: Programação, Planejamento e controle da produção aplicados a Construção naval

Docente(s): Prof. Pedro Igor Dias Lameira Carga horária: 20 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina: I. Definições e Conceitos a. Sistemas de produção b. Redes c. PERT CPM d. Duração de atividades II. Planejamento e Programação

a. Conceituação e atividades do PCP

b. Fatores importantes que impactam as atividades do PCP c. Planejamento de construção do casco

d. Programação e planejamento básico e. Programação a nível de oficinas III. Controle da produção

a. Cálculo de Homem-hora

b. Avanço Físico e avanço da produção c. Índices de produtividade

d. Controle de material i. Definição

ii. Classificação e compra iii. Armazenagem

Disciplina: Logística e gestão Aplicada a Gestão de Projetos Navais Docente(s): Prof. Rui Carlos Botter

Carga horária: 20 horas (teóricas) EMENTA da disciplina:

I. Planejamento agregado e planejamento da capacidade no médio prazo a. Conceituação Básica

b. Planejamento agregado

(21)

a. Conceito

b. Método do tempo de esgotamento c. Modelo de programação matemática III. Logística de Estoques

a. Tipos de estoque b. Controle de estoques

c. Medição de desempenho de um sistema de controle de estoques i. Curva ABC

ii. Giro anual de estoque d. Estoque de segurança IV. Fatores críticos de sucesso

a. Falhas no Gerenciamento b. Fatores críticos de sucesso c. FCS para um projeto específico

Disciplina: Análise de custos aplicado a construção naval Docente(s): Prof. Hito Braga de Moraes

Carga horária: 30 horas (teóricas) EMENTA da disciplina:

I. Análise de investimentos a. Fases

b. Identificação de alternativas

c. Estudos de pré-viabilidade e seleção preliminar de alternativas d. Estudos de viabilidade econômica das alternativas

II. Cálculo financeiro a. Juros

b. Formas de capitalização c. Equivalência de capitais d. Sistemas de financiamento III. Fluxo de caixa

a. Custos sociais e privados

b. Discretização do fluxo de caixa e vida útil do projeto c. Receita de um projeto

d. Custos operacionais e. Despesas de investimento f. Capital de trabalho

g. Consideração do imposto sobre a renda do fluxo de caixa h. Depreciação

(22)

a. Custos diferenciais, custos passados e a taxa mínima de retorno b. Método do valor atual

c. Método da taxa de retorno d. Método do custo

e. Decisão entre múltiplas alternativas

Disciplina: Metodologia Científica

Docente(s): Prof. André Vinicius da Costa Araújo Carga horária: 15 horas (teóricas)

EMENTA da disciplina:

1. Introdução à ciência e conhecimento:

conceitos, definição de metodologia, ciência e conhecimento.

2. Saber-fazer do trabalho acadêmico e suas diretrizes metodológicas:

Procedimentos metodológicos para auxiliar na escolha e organização das leituras. 3. Citações em documentos e referências bibliográficas:

Citações, tipos de citações, indicações em fontes consultadas, referências bibliográficas

4. Pesquisa: instrumento do saber-fazer ciência

Método científico, observação dos fatos, problema, hipótese, verificação experimental, leis, teorias, variáveis, sistema, raciocínio indutivo, raciocínio dedutivo.

5. Os fundamentos teórico-metodológicos da ciência

Paradigmas espistemológicos, dimensões qualitativas e quantitativas da pesquisa 6. O planejamento da pesquisa científica: projeto de pesquisa

Necessidade da formulação de um projeto de pesquisa, elementos constitutivos de um projeto de pesquisa.

7. Execução da pesquisa e apresentação de resultados.

Trabalho de campo, construção dos dados, organização e análise de dados, relatório de pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação – apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

(23)

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

11. CORPO DOCENTE

Docente nº01

Nome: Eduardo de Magalhães Braga Titulação: Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA) Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Tem experiência em Processos de Fabricação e Metalurgia da Soldagem, Engenharia de Materiais e Metalurgia com ênfase em Metalurgia de Transformação, Desgaste, Cominuição e Transporte de Minérios. Além de processos de fabricação aplicados a construção naval e automação de processos na indústria naval.

Professor da UFPA (Universidade Federal do Pará), desde 1994. Atuou como vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e hoje é vice coordenador do programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia.

Vasta experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso, mestrado acadêmico e doutorado.

Coordenou e participou de projetos de pesquisa relacionados às seguintes áreas: - Processos de Fabricação aplicados à construção naval, através do projeto intitulado “Aplicação do processo FCAW robotizado com adição de arame frio na construção naval”;

(24)

- “Aplicação do Processo GMAW/FCAW com Adição de Arame Frio em Reparos de Falhas de Cavitação em Turbinas Hidráulicas”

- “Estabelecimento de um Núcleo Cooperativo Visando o Desenvolvimento de Pessoal e Tecnologia para a Metalurgia da Transformação Através de Processos de Soldagem nas Regiões Centro-Norte do Brasil”

- “Uma Alternativa para o Aumento da Competitividade, Utilizando a Técnica de Soldagem GMAW/FCAW Duplo Arame Modificado na Indústria Naval”

Possui experiência na publicação de artigos científicos (periódicos e congressos) e é membro do corpo editorial do período: Soldagem e Inspeção. Também é revisor dos periódicos:

- Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering; e - Soldagem e Inspeção.

Tem registro e patentes relacionadas a processos de soldagem nos anos de 2009, 2014, 2015 e 2016. Conforme lista abaixo:

BRAGA, E. M.; BRAGA, E. M. . Tocha de Soldagem para os Processos MIG/MAG e Arame Tubular com Adição de Arame Frio. 2009, Brasil.

Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: MU89033426, título: "Tocha de Soldagem para os Processos MIG/MAG e Arame Tubular com Adição de Arame Frio" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 25/09/2009; Depósito PCT: 25/09/2009.

BRAGA, E. M.; ASSUNCAO, P. D. C. . Processo de Soldagem Gás Metal Arc Welding - Double Wire Cold (GMAW - DCW). 2013, Brasil.

Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130188689, título: "Processo de Soldagem Gás Metal Arc Welding - Double Wire Cold (GMAW - DCW)" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 25/06/2013; Depósito PCT: 25/06/2013; Concessão: 25/06/2014.

BRAGA, E. M.; ASSUNCAO, P. D. C. ; RIBEIRO, R. A. . Processo de Soldagem Cold Wire Gas Metal Arc Welding, CW-GMAW. 2015, Brasil.

Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020150250592, título: "Processo de Soldagem Cold Wire Gas Metal Arc Welding, CW-GMAW" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito PCT: 18/09/2015; Depósito: 18/09/2015; Concessão: 30/09/2015.

BRAGA, E. M.; RIBEIRO, R. A. ; ASSUNCAO, P. D. C. ; Castro Filho . Técnica de Manipulação Química, Geométrica e Econômica em Soldagem GMAW, SAW e GTAW de Ligas de Alumínio, Através da Adição de Oxigênio no Gás de Proteção e Metais de Adição na Poça de Fusão. 2016, Brasil.

(25)

Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160007844, título: "Técnica de Manipulação Química, Geométrica e Econômica em Soldagem GMAW, SAW e GTAW de Ligas de Alumínio, Através da Adição de Oxigênio no Gás de Proteção e Metais de Adição na Poça de Fusão" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 14/01/2016; Depósito PCT: 14/01/2016; Concessão: 14/01/2016

Docente nº02

Nome: Pedro Igor Dias Lameira Titulação: Mestre

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA)

Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Naval pela UFPA - Universidade Federal do Pará (2011), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2015) e é doutorando em Engenharia Naval e Oceânica da USP - Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente da Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará, responsável pelo desenvolvimento das áreas relacionadas a Tecnologia de Construção Naval e Gerência de Produção.

Coordenador do LABCONAV - Laboratório de Construção Naval da FENAV - Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará e é Líder do GTNAV (Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Construção Naval).

Possui experiência em: Construção de Embarcações, Reparo de Embarcações, PPCP e assuntos correlatos. Projetos de Navios e sistemas oceânicos. Realiza pesquisa e elabora estudos de análises de riscos para terminais portuários e estaleiros de construção naval. Desenvolve projetos de Construção Naval e Engenharia portuária, com principal área de atuação em tecnologia de construção naval, gerência de produção e processos de fabricação. Estudos logísticos e de produtividade naval. Desenvolve ensino e pesquisa na UFPA desde 2009, com ênfase em projetos relacionados à Tecnologia de Construção Naval e Engenharia Portuária.

Experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso e como coorientador de dissertações de mestrado, além de desenvolver trabalhos científicos para publicação em periódicos e congressos internacionais, como os seguintes atuais:

(26)

LAMEIRA, P. I. D.; BENJAMIN, C. M. ; LOUREIRO, E. S. P. ; Moraes, Hito B. ; FIGUEIREDO, N. M. . Flux-cored arc welding processes analysis of a shipyard. In: C. Guedes Soares; T. A. Santos. (Org.). Maritime Technology and Engineering 3. 3ed.Londres: CRC Press - Taylor & Francis Group, 2016, v. 2, p. 801-805.

LAMEIRA, P. I. D.; LOUREIRO, E. S. P. ; MOMOSE, A. ; MARTINS, M. R. ; BOTTER, R. C. . Preliminary risk analysis on handling and storage of butyl acrylate operation. In: C. Guedes Soares; T. A. Santos. (Org.). Maritime Technology and Engineering 3. 3ed.Londres: CRC Press - Taylor & Francis Group, 2016, v. 2, p. 839-845.

LAMEIRA, P. I. D.; Moraes, Hito B. ; FIGUEIREDO, N. M. ; LOUREIRO, E. S. P. ; BENJAMIN, C. M. . Optimization design of planning and production control in a shipyard - case study: The Amazon region. In: Guedes Soares C.; Santos T.. (Org.). Maritime Technology and Engineering. 1ed.Londres: CRC Press - Taylor e Francis Group, 2014, v. 1, p. 373-383.

LAMEIRA, P. I. D.; BRAGA, E. M. ; Moraes, Hito B. . Development of a product oriented by work breakdown structure and application of hull block construction method for inland barges. In: Guedes Soares C.; Santos T.. (Org.). Maritime Technology and Engineering. 1ed.Londres: CRC Press - Taylor e Francis Group, 2014, v. 1, p. 361-372.

Atuou na indústria de construção naval diretamente entre os anos de 2008-2013, como Engenheiro Naval, Gerente técnico e Gerente de Planejamento. Participou da elaboração de projetos de engenharia naval, construção de mais de cem (100) embarcações no Brasil e na Europa e o gerenciamento de obras navais e sua cadeia de suprimentos.

Possui experiência na coordenação e participação como integrante em projetos de pesquisa e extensão, conforme os exemplos abaixo:

- Projeto Básico de Embarcação - Navio Escola, Contratante: SENAI.PA/FIEPA, 2014-2015;

- Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário do Complexo Portuário do Pará, Contratante: CDP (Companhia Docas do Pará), 2013-2015;

- OPPE - Otimização da produção e planejamento em um estaleiro de construção naval, FINEP (Financiadora de Projetos), 2011-2013; e

(27)

- Coordenador do projeto Análise dos processos de fabricação no Estaleiros da Amazônia S.A., Contratante: EASA, 2015-2016.

Docente nº03

Nome: Hito Braga De Moraes Titulação: Pós-Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA)

Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado pela University of Southampton na Inglaterra (2012). Atualmente é Vice-Diretor do curso de graduação em Engenharia Naval e professor associado 4 da Universidade Federal do Pará, além de ser coordenador do programa de Pós-Graduação (mestrado) em Engenharia Naval da UFPA. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Projetos de Embarcações Não-Convencionais, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de embarcação de passageiros, hidrovias, portos e transporte Aquaviário.

Possui experiência como coordenador e na participação como integrante em projetos de pesquisa e extensão, conforme os exemplos abaixo:

- Coordenador do Projeto Básico de Embarcação - Navio Escola, Contratante: SENAI.PA/FIEPA, 2014-2015;

- Coordenador do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário do Complexo Portuário do Pará, Contratante: CDP (Companhia Docas do Pará), 2013-2015; - Coordenador do OPPE - Otimização da produção e planejamento em um estaleiro de construção naval, FINEP (Financiadora de Projetos), 2011-2013; e

Possui experiência na elaboração de projetos hidroviários e de Engenharia Portuária, assim como a execução de obras navais e portuárias.

(28)

Desenvolve ensino e pesquisa na UFPA desde 1992. Participação em diversas bancas de mestrado e doutorado, além de também possuir experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso e como orientador de dissertações de mestrado, além de desenvolver trabalhos científicos para publicação em periódicos e congressos internacionais, como os seguintes atuais:

MORAES, H. B.; BORGES, A. M. ; CUNHA, J. R. C. . WATERWAY TRANSPORT POTENTIAL IN THE AMAZON, CASE STUDY: THE CROSSING FROM OUTEIRO ISLAND TO BELÉM. In: INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO. (Org.). WATERWAY TRANSPORT POTENTIAL IN THE AMAZON, CASE STUDY: THE CROSSING FROM OUTEIRO ISLAND TO BELÉM. 3ed.LONDON: CRC PRESS, 2016, v. 1, p. 41-45.

LAMEIRA, P ; BENJAMIN, C ; LOUREIRO, E ; MORAES, H ; FIGUEIREDO, N ; PORTO, T . FLUX-CORED ARC WELDING PROCESSES ANALYSIS OF A SHIPYARD. MARITIME TECHNOLOGY AND ENGINEERING III. 3ED.: CRC PRESS, 2016, V. , P. 801-805.

MORAES, H. B.; BORGES, A. M. ; TOSTES, M. E. L. ; AQUINO, S. C. . UMA ANÁLISE DE CUSTO ENTRE O USO DE UM NAVIO DE PASSAGEIROS COMPARATIVAMENTE AO TRANSPORTE PÚBLICO RODOVIÁRIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM. Revista SODEBRAS, v. 11, p. 247-251, 2015.

MORAES, H. B.; BORGES, A. M. ; TOSTES, M. E. L. ; AQUINO, S. C. . PROPOSTA DE AÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COM O USO DE LÂMPADAS DE LED NO NAVIO PATRULHA GUARUJÁ P49. Revista SODEBRAS, v. 11, p. 146-151, 2015. MORAES, H. B.; VASCONCELLOS, J. M. A. . MULTIPLE CRITERIA OPTIMIZATION APPLIED TO HIGH SPEED CATAMARAN PRELIMINARY DESIGN. Ocean Engineering, v. 34, p. 133-147, 2006.

MORAES, H. B.; VASCONCELLOS, J. M. A. . Wave resistance for high-speed catamarans. Ocean Engineering , v. 31, p. 2253-2282, 2004.

Docente nº04

Nome: Nelio Moura de Figueiredo Titulação: Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA)

Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1991), Especialização em Computação Gráfica pela Universidade Federal do Pará (1995),

(29)

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará na área de Recursos Hídricos (2013) e Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia Naval do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na Área de Engenharia Civil e Naval, com ênfase em Modelagem Hidrológica, Portos e Vias Navegáveis; Projetos de Engenharia e Construção de Obras de Infraestrutura. Atuando principalmente em: Modelagens Hidrológica, Projetos e Obras Hidroviárias, Projetos e Obras de Infraestrutura Portuária, Projetos e Obras de Transporte Hidroviário, Logística de Transporte, Projetos e Obras de Sistemas de Transposição de Desníveis - Eclusas e Obras Hidráulicas em Corrente Livre.

Atuou na elaboração de diversos projetos de Engenharia Naval e Portuária, além da execução de estudos e obras da mesma área de atuação.

Desenvolve ensino e pesquisa na UFPA desde 1993. Possui experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado acadêmico. É integrante de três grupos de pesquisa, sendo eles:

- GTNAV - Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Construção Naval

- GHPORT - Grupo de Pesquisas Hidrológicas, Hidroviárias e Portuárias da Amazônia

- GAES - Grupo de Pesquisa em Água, Energia e Sustentabilidade da Amazônia

Desenvolve pesquisa com a elaboração de artigos científicos para periódicos e congressos internacionais, de acordo com os itens atuais abaixo:

DE FIGUEIREDO, NELIO MOURA; CAVALCANTE BLANCO, CLAUDIO JOSÉ . Water level forecasting and navigability conditions of the Tapajós River - Amazon - Brazil. La Houille Blanche , v. 1, p. 53-64, 2016.

FIGUEIREDO, Nelio. M.; BLANCO, C. J. C. . Simulação de Vazões e Níveis de Água Médios Mensais para o Rio Tapajós Usando Modelos ARIMA. RBRH - Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 19, p. 111-126, 2014.

FIGUEIREDO, NELIO. M.; BLANCO, C. J. C. . Simulação de Vazões e Níveis de Água Médios Mensais para o Rio Tapajós Usando Modelos ARIMA. RBRH - Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 19, p. 111-126, 2014.

(30)

LAMEIRA, P ; BENJAMIN, C ; LOUREIRO, E ; MORAES, H ; FIGUEIREDO, N ; PORTO, T . Flux-cored arc welding processes analysis of a shipyard. In: C. Guedes Soares T.A. Santos. (Org.). Maritime Technology and Engineering III. 1ed.London: CRC Press, 2016, v. 2, p. 801-805.

LAMEIRA, P ; LOUREIRO, E ; MORAES, H ; FIGUEIREDO, N ; BENJAMIN, C . Optimization design of planning and production control in a shipyard case study: The Amazon region. Maritime Technology and Engineering. 1ed.Londres: CRC Press, 2014, v. 1, p. 373-383.

FIGUEIREDO, N; BLANCO, C ; MORAES, H . Forecasting navigability conditions of the Tapajós waterway Amazon Brazil. Maritime Technology and Engineering. 1ed.Londres: CRC Press, 2014, v. 1, p. 129-137.

Possui experiência na participação como integrante em projetos de pesquisa e extensão, conforme os exemplos abaixo:

- Projeto Básico de Embarcação - Navio Escola, Contratante: SENAI.PA/FIEPA, 2014-2015;

- Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário do Complexo Portuário do Pará, Contratante: CDP (Companhia Docas do Pará), 2013-2015;

- OPPE - Otimização da produção e planejamento em um estaleiro de construção naval, FINEP (Financiadora de Projetos), 2011-2013;

- Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros na Região Amazônica, Contratante: ANTAQ (Agência Nacional de Transporte Aquaviário), 2010-2012;

- DESNAVAMAZ - Desenvolvimento de Técnicas de Construção Naval para a Amazônia, FINEP (Financiadora de Projetos), 2008-2012.

Docente nº05

Nome: Rui Carlos Botter Titulação: Pós-Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor Externo - USP)

Experiência acadêmica e Profissional

Graduado em Eng. Naval-USP(1980), graduado em Direito - Faculdades Metropolitanas Unidas (1981), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela

(31)

Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1992), livre-docência em Transportes Marítimo e Fluvial, Planejamento Portuário e Logística (2002) e em outubro de 2006 por meio de Concurso Público tornou-se Professor Titular da EPUSP na área de Transportes e Logística. Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo e bolsista CNPq a partir de 2013 em Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI-A, Ex-Presidente do Instituto Pan-americano de Engenharia Naval para a gestão 2006/2007, Professor de cursos de atualização/especialização da USP , professor no PNV-EPUSP, membro titular do CT-Aquaviário entre 2009 e 2011, membro acadêmico convidado da Diretoria de Infraestrutura da FIESP. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em logística, simulação, transporte marítimo, sistemas portuários , atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de Sistemas Logísticos Complexos, Planejamento e Gestão de Sistemas Logísticos.

Desenvolve ensino e pesquisa na USP desde 1983. Orienta trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Possui experiência na elaboração de artigos científicos para periódicos e congressos internacionais, como: MOURA, D. A. ; BOTTER, R. C. ; NETTO, J. F. . The logistics management in the sizing of the fleet of containers per ships in dedicated route - The use of computer simulation: A Brazilian shipping company case. Independent Journal of Management & Production, v. 6, p. 730-757, 2015.

QUEIROZ, ADRIANE ANGÉLICA FARIAS SANTOS LOPE ; BOTTER, RUI CARLOS ; PINTO, MARCOS MENDES DE OLIVEIRA ; PEREIRA, SUSANA CARLA FARIAS . Análise de práticas na indústria naval: contribuições para a construção de redes de suprimentos. Production, v. 25, p. 864-875, 2015.

PEREIRA, NEWTON NARCISO ; BOTTER, RUI CARLOS ; FOLENA, RAFAEL DOMPIERI ; PEREIRA, JOSÉ PINHEIRO FRAGOSO NETO ; DA CUNHA, ALAN CAVALCANTI . Ballast water: A threat to the Amazon Basin. Marine Pollution Bulletin. v. 84, p. 330-338, 2014.

BRITO, THIAGO BARROS ; BOTTER, RUI CARLOS . Feasibility analysis of a Global Logistics Hub in Panama. International Journal of Logistics Systems and Management, v. 12, p. 247-266, 2012.

(32)

Possui experiência como coordenador e na participação como integrante em projetos de pesquisa e extensão, conforme os exemplos abaixo:

- Coordenador do projeto “Sistema de Monitoramento Remoto de Embarcações, FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), 2014-2016;

- Coordenador do projeto “Proposição de corredor marítimo verde para o Brasil”, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 2014-2016

- VTS - Sistema de Gerenciamento de Tráfego das Embarcações em Canais de Acesso, FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), 2014-2016;

- Desenvolvimento de sistemas de monitoramento da água de lastro com avaliação de forçantes hidrodinâmicas, operacionais e biológicas, FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), 2012-2014

Docente nº06

Nome: Newton Sure Soeiro Titulação: Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA)

Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Engenharia Mecânica, área de Projeto de Máquinas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), especialização em Metodologia de Avaliação de Impacto Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Vibração e Acústica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor Associado 4 da Universidade Federal do Pará, dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Naval. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Engenharia Naval, com ênfase em Projeto de Máquinas, Vibrações e Acústica e Cálculo Estrutural do Navio, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos (elementos finitos, elementos de contorno, volumes finitos e raios acústicos), análise modal

(33)

experimental, desenvolvimento de painéis acústicos com fibras regionais, medição e análise de parâmetros vibroacústicos, vibração e ruído de origem eletromagnética, caixa de engrenagem e propulsores navais.

Atualmente é diretor adjunto do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará. Desenvolve ensino e pesquisa na UFPA desde 1979. Possui experiência na orientação de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e monografias de especialização.

Possui experiência no desenvolvimento de pesquisa e publicações cientificas em periódicos e congressos de nível internacional. Como publicações recentes possui os exemplos abaixo:

FAVACHO, BRENO INGLIS ; VAZ, JERSON ROGÉRIO PINHEIRO ; MESQUITA, ANDRÉ LUIZ AMARANTE ; LOPES, FÁBIO ; MOREIRA, ANTONIO LUCIANO SEABRA ; SOEIRO, NEWTON SURE ; ROCHA, OTÁVIO FERNANDES LIMA DA . Contribution to the marine propeller hydrodynamic design for small boats in the Amazon region. Revista Acta Amazonica, v. 46, p. 37-46, 2016.

STÚBAL, F. A. N. ; BRAGA, D. S. ; PINHEIRO, G. S. ; SOEIRO, N. S. ; LIMA, L. O. S. ; SILVA, P. T. A. . Controle Passivo da Vibração em Reator Elétrico Utilizando Absorvedor Dinâmico Viscoelástico. Acústica e Vibrações, v. 45, p. 13-22, 2013

BASTOS, Leopoldo Pacheco ; DE MELO, GUSTAVO DA SILVA VIEIRA ; SOEIRO, NEWTON SURE . Panels Manufactured from Vegetable Fibers: An Alternative Approach for Controlling Noises in Indoor Environments. Advances in Acoustics and Vibration, v. 2012, p. 1-9, 2012

É líder do grupo de vibrações e acústica da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA, além de ser membro do corpo editorial do periódico “Acústica e Vibrações”. Docente nº07

Nome: André Vinicius da Costa Araújo Titulação: Mestre

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA)

Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Pará (2011) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará, atuando

(34)

principalmente nos seguintes temas: embarcações fluviais, conforto vibro-acústico e flutuantes para turbinas hidrocinéticas.

Tem experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa, como:

- Projeto do Terminal de Múltiplo Uso 2 do Porto de Vila do Conde, CDP, 2010-2012. - Coordenador adjunto do projeto de Desenvolvimento de procedimento de homologação e controle de qualidade de lanchas escolares do Governo Federal - Lanchas Escolares, FNDE, 2012-2016.

Orienta trabalhos de conclusão de curso e desenvolve pesquisa com publicações em periódicos e congressos internacionais.

Docente nº08

Nome: Hamilton Pessoa Picanço Titulação: Mestre

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor da UFPA)

Experiência acadêmica e Profissional

Bacharel em Ciências Náuticas pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (1989), engenheiro naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestre em Engenharia Oceânica pela Coordenação de Programas de Pós-graduação em Engenharia COPPE-UFRJ (1999), Oficial engenheiro da Marinha do Brasil (2000), Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários pela CESPE-UNB (2005), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (2008). Atualmente exerce as funções de professor do curso de Engenharia Naval na UFPA e especialista em regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

Desenvolve projetos de Engenharia Naval e tem como principal área de atuação as áreas de Hidrodinâmica do Navio e sistemas propulsores.

Docente nº09

Nome: José Márcio do Amaral Vasconcellos Titulação: Pós-Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor Externo - UFRJ)

(35)

Possui graduação em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1981), mestrado em Engenharia Oceânica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia(1985), doutorado em Doutorado em Engenharia Oceânica pela University of Strathclyde(1989), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1994) e pós-doutorado pela University Of New Orleans(1996). Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Adjunto da Coppe UFRJ, Membro de corpo editorial da Marine Systems & Ocean Technology e Diretor Técnico do Instituto Pan-Americano de Engenharia Naval. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Projeto de Navios e de Sistemas Oceânicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Catamarans, Embarcações de Alto Desempenho, Embarcaçõees não convencionais, Projeto de Plataformas, Sistemas de Apoio Ao Projeto.

Possui experiência como professor de cursos de graduação, pós-graduação strictu sensu e lato sensu, além de orientar trabalhos de conclusão de curso, mestrado e monografias de especialização.

Desenvolve pesquisa através de publicações em periódicos e congressos internacionais, com as seguintes publicações recentes:

VASCONCELLOS, J. M. A.; OLIVEIRA, N. G. V. . Uncertainty in Stability Evaluation for Floating Offshore Units. Ocean Engineering , v. 1, p. 10-20, 2011.

FONSECA NETO, S. ; L.A.V.Pinto ; VASCONCELLOS, J. M. A. . Experimental technique for diagnosis fractures in shaft line applied to ROV supply vessel. Marine Systems & Ocean Technology, v. 1, p. 1-13, 2009.

MORAES, H. B. ; VASCONCELLOS, J. M. A. ; ALMEIDA, M. P. . Multiple Criteria Optimization Applied to High Speed Catamaran Preliminary Design. Ocean Engineering Journal, Inglaterra, v. 34, p. 133-144, 2007.

H.B.MORAES, ; VASCONCELLOS, J. M. A. ; LATORRE, R. . Wave Resistance for High Speed Catamarans. Ocean Engineering , Inglaterra, v. 31, n.17-18, p. 2253-2282, 2004.

VASCONCELLOS, J. M. A.. Recreational Boat Noise Level Evaluation. Ocean Engineering, Inglaterra, v. 28/9, p. 1309-1324, 2001.

(36)

Docente nº10

Nome: Prof. Jorge Teófilo de Barros Lopes Titulação: Doutor

Forma de Contratação: Tempo Parcial (Professor Externo - UFRJ)

Experiência acadêmica e Profissional

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1999) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é Professor Classe Associado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Materiais e Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, fratura, corrosão e novos materiais. Também é Perito Oficial do Estado do Pará e Perito Credenciado da Receita Federal, por onde efetua exames periciais técnicos na área de engenharia mecânica.

12. METODOLOGIA DE ENSINO

As disciplinas serão ministradas em ordem lógica, visando propiciar aos participantes um desenvolvimento conceitual progressivo e sólido. Todas as disciplinas serão presenciais e as metodologias utilizadas serão: Aulas Expositivas, Resolução de Casos atuais da indústria, Trabalhos em Equipe, apresentação de Seminários e Provas subjetivas.

Na finalização do terceiro módulo, serão realizadas visitas em estaleiros e empresas correlatas para associação da visão prática com a teoria ministrada na sala de aula.

13. INTERDISCIPLINARIDADE

As disciplinas e os campos de formação estão interligados. Existem disciplinas básicas que visam fornecer um conjunto de informações teóricas importantes para o processo de aprendizagem e formação de fundamentos básicos para os módulos seguintes. Consta na grade também disciplinas intermediárias que realização a interligação entre as disciplinas básicas e os módulos posteriores específicos, como:

(37)

Materiais aplicados a indústria naval e Tópicos de Projetos navais e comportamento de estruturas flutuantes.

Além dos módulos básicos e intermediários, também existem disciplinas que fazem parte de um campo de formação específica como: Organização de Estaleiros e Sistemas Propulsivos. As demais disciplinas fazem parte do campo de formação generalista que visam formar um profissional com capacidade de associação de diversas áreas do conhecimento com a área específica de formação do curso e o relacionamento profissional com as particularidades do nicho de mercado abordado.

14. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades fora da sala de aula consideradas no curso serão: visitas às empresas, elaboração de projetos, estudos de caso, workshops e participação em eventos.

15. TECNOLOGIA EMPREGADA

As aulas do curso de especialização Lato sensu serão ministradas no campus de Belém da UFPA (Universidade Federal do Pará). As salas de aula são equipadas com projetor multimídia e será fornecido um computador para uso do docente, também com acesso à rede wireless e com tomadas para os discentes.

Os alunos de pós-graduação poderão acessar o Portal de Periódicos da CAPES ao se cadastrar na Biblioteca central, onde também terão acesso a todo o acervo da mesma durante o período do curso. O Portal da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 12.531 revistas nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes.

Os alunos também terão acessos as bibliotecas setoriais de Engenharia Naval e Engenharia Mecânica para consulta as bibliografias disponíveis, além de livre acesso para utilização das salas de estudo.

Além dos livros e bibliografias, algumas disciplinas possuirão apostilas próprias com todo o conteúdo que será ministrado com o intuito de auxiliar a aprendizagem.

Referências

Documentos relacionados

Se lançar o dado duas vezes e adicionar os números saídos, qual é a menor soma que

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO Fase 5 5 5 5 5 5 5 5 5 PROJETOS DE ENSINO C/H Início Término ATIVIDADES DE PESQUISA C/H Início Término 6 01/02/2016 01/02/2019 ATIVIDADES DE EXTENSÃO

A partir da prática de atividades físicas no Geopark, atendendo aos princípios da ética, respeito e preservação para o meio ambiente, será possível difundir

SINAIS DE EVOLUÇÃO DA GARANTIA FUNDAMENTAL DO MANDADO DE INJUNÇÃO NA JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF). Moreira Alves, DJ 21.9.1990, o Plenário do STF consolidou

O estudo realizado é inédito no que diz respeito ao conhecimento da microbiota fúngica anemófila hospitalar neste município e também para o Estado de Rondônia e o

Eles não são um elemento novo porque o Brasil se constituiu sobre patamares de profunda desigualdade social: entre capital e trabalho e, também, entre homens, mulheres e entre os/as

aditivos exceto aditivos de prorrogação de prazo contratual com qualquer terceiro, com vaDeliberações: As acionistas da Companhia, por unanimidade de votos, após debates e dis-