• Nenhum resultado encontrado

SEMINÁRIO ONLINE ESPECIALISTA NA CIDADE DE GUAYAQUIL INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES AOS CONTEÚDOS DO SEMINÁRIO ON-LINE ALL YOU NEED IS ECUADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEMINÁRIO ONLINE ESPECIALISTA NA CIDADE DE GUAYAQUIL INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES AOS CONTEÚDOS DO SEMINÁRIO ON-LINE ALL YOU NEED IS ECUADOR"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

1

SEMINÁRIO ONLINE

ESPECIALISTA NA CIDADE DE GUAYAQUIL

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES AOS

CONTEÚDOS DO SEMINÁRIO ON-LINE

(2)

2

LINHAS GERAIS DE CONTEÚDO WEBINAR ESPECIALISTA NA CIDADE DE GUAYAQUIL

1. A Cidade de Guayaquil

 Localização

 Informações Essenciais

 Origens e a passagem do tempo.  Prêmios e reconhecimentos da cidade

2. Áreas Turísticas da Cidade

 Malecón Simón Bolívar

 Cerro Santa Ana, Barrio Las Peñas & Puerto Santa Ana  O Centro da Cidade

 Circuito del Estero Salado

3. Guayaquil por Interesses

 Entretenimento

 Cultura e entretenimento na Cidade  Praças, Parques e Espaços Públicos.  Compras ou Shopping em Guayaquil  Negócios na Cidade

 Vida noturna e eventos  Esportes

 Congressos e convenções

4. Guayaquil e suas Áreas de Influência

 Samborondón  Durán  Ilha Santay  Guayaquil Panorâmica 5. Serviços e infraestrutura  Alojamento  Gastronomia  Transporte 6. De visita em Guayaquil  Arredores da Cidade

Guayaquil em 3 ou mais dias

 De Guayaquil para outros Destinos no Equador  Faixa de preço para uma visita a Guayaquil  Por que vender Guayaquil?

(3)

3

A CIDADE DE GUAYAQUIL LOCALIZAÇÃO NO ECUADOR

Localizada na Costa sul do Pacifico, nas margens do Majestoso Rio Guayas e atravessada por vários córregos como o del Salado.

INFORMAÇÕES ESSENCIAIS

 Principal Porto do Equador  População: +2’600,000

 Altura: média de 4 metros (13 pies) acima do nível do mar

 Clima cálido com temperaturas variando de 23 °C (73 °F) a 32 °C (89°F).  Umidade varia entre 70% e 75%

GUAYAQUIL, ORIGENS E A PASSAGEM DO TEMPO.

 Cultura Huancavilca (500 DC-1530)

Na época pré-colombiana, a região de Guayaquil foi habitada por vários povoados, que incluiu diversas culturas, religiões e “cacicazgos”. Os povos que se estabeleceram nas imediações do rio foram o produto de migração que ocorreu a partir da cultura Manteña, sendo conhecida como "Os Manteños do Sul" ou Cultura Huancavilca.

(4)

4  Colonização espanhola (1538-1820)

Depois de 2 tentativas anteriores, diz-se que Francisco de Orellana funda Guayaquil pela terceira vez o 25 de julho de 1538, no sopé do cerro Santa Ana, conhecida como “Cerro de la Culata”. A partir deste assentamento, a cidade não se mexeu e embarcou em um processo de expansão urbana, sofrendo vários ataques e incêndios.

 Independência (1820-1822)

Uma vez que em outras partes da “Real Audiencia de Quito”, foram feitas tentativas falhadas de emancipação, o 9 de outubro de 1820 a cidade de Guayaquil declara sua independência do Império espanhol, assim, junta-se a causa da emancipação de outras regiões do continente.

 Departamento de Guayaquil ou o Distrito Sul na Grã Colômbia (1822-1830)

A reunião dos libertadores: Bolívar e San Martin, foi dada em 26 de julho de 1822 e resultou nos acordos da definição da independência peruana e a anexação de Guayaquil para a Grã Colômbia. Em 31 de julho de 1822, tornou-se o Departamento de Guayaquil, que fazia parte do distrito do Sul da Grã Colômbia.

 Guayaquil, motor econômico da República (1830-1985)

Desde 1830, Guayaquil tornou-se parte do Equador. A nova republica passou através de diferentes períodos políticos como: administração floreana, período marcista e garcianismo. Em 1895 começou a revolução liberal com Eloy Alfaro no exercício do poder; e, em 1896, ocorre o grande incêndio de Guayaquil que destrói metade da cidade.

No século XX, Guayaquil mostrou um crescimento econômico e demográfico, embora tivesse de suportar os efeitos da grande depressão; da Segunda Guerra Mundial; e os estragos da Guerra peruano-equatoriana de 1941. A Instabilidade política durou até o final do século XX.

 A cidade do século XXI

A Fundação “Guayaquil siglo XXI” é criada no ano 2000, a fim de tomar em carga o processo de regeneração urbana, que, entre outras coisas, inclui: a reconstrução, remodelação, transformação ou melhoria dos bens municipais de uso público; a melhoria e a transformação dos edifícios do domínio particular ou privado; a administração, para efeitos de conservação, manutenção e melhoria das obras de regeneração urbana.

(5)

5

PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS DA CIDADE

Ao longo dos anos, a cidade de Guayaquil tem sido digna de reconhecimentos nacionais e internacionais, entre eles, podemos citar:

 Berço da liberdade, 9 de outubro de 1820

 Modelo de desenvolvimento humano e de regeneração urbana, PNUD, 2003.

 Prêmio para o melhor sistema de "transporte sustentável em um país em desenvolvimento", centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional, 2007

GUAYAQUIL ÁREAS TURÍSTICAS DA CIDADE

Guayaquil se estende ao longo do Rio Guayas; nesta área é o centro da cidade onde se distinguem as principais zonas turísticas, que são:

Malecón Simón Bolívar

Las Peñas, Cerro Sta. Ana & Pto. Santa Ana

O Centro da Cidade

(6)

6

MALECÓN SIMÓN BOLÍVAR

O Malecón Simón Bolívar tornou-se um dos mais bem sucedidos projetos de recuperação urbana da América. Têm mais de 2,5 Km de áreas públicas, áreas verdes, cultura, entretenimento, história e outras atrações; Este “Malecón”, representante da tradição e modernidade da cidade foi reconhecido como "espaço público saudável” por a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Podem distinguir-se quatro áreas principais no Malecón Simón Bolívar:

ZONA SUL

Tem áreas e espaços de convenções, de compras e de comida, entre os quais podem ser mencionados:

 Praça da integração latino-americana  Palácio de Cristal

 Mercado de artesanato, shopping Center e área de restaurantes.

(7)

7

ZONA CENTRAL

Nesta área são locais, monumentos e elementos representativos da história, cultura e tradição de Guayaquil. Entre os sites relevantes incluem:

 Torre Mourisca

 Doca do Barco Morgan

 Monumentos aos 4 Elementos  Praça Cívica e “La Rotonda”

Hemiciclo de La Rotonda *Mintur

OS JARDINS DO MALECÓN

 Um aconchegante espaço verde em frente ao rio Guayas; Têm praças de onde se pode apreciar a diversidade de espécies de plantas que servem como abrigo para muitas aves que são atraídas pela exuberante vegetação nesta área, bem como pela sua pequena lagoa.

Jardines del Malecón

ZONA NORTE

Na área norte do “Malecón Simón Bolívar” se combinam opções de arte, cultura, esportes e de entretenimento; alguns dos sites e atividades relevantes são:

 Museu em Miniatura “Guayaquil en La Historia”

 MAAC (Museu Antropológica de Arte Contemporânea)

 Cinema Malecón IMAX  Praça de alimentação

 Áreas abertas de dança ou exercícios

(8)

8

LAS PEÑAS, CERRO SANTA ANA & PUERTO SANTA ANA

Nesta área a norte do Malecón Simón Bolívar combinam o passado, presente e futuro de Guayaquil, compartilhando em um pequeno espaço características que representam as diferentes caras de Guayaquil desde a sua fundação até aos nossos dias.

As três áreas que são perfeitamente combinadas aqui são:

 “Las Peñas”, o distrito no sopé da colina que viu o nascimento de Guayaquil

Este é o primeiro bairro de Guayaquil, com cerca de 400 anos de idade; É caracterizada por suas casas de madeira em cores brilhantes, com o tradicional estilo arquitetônico do início do século XX e suas estreitas ruas de pedras.

(9)

9  Cerro Santa Ana, exemplo de recuperação da cidade e testemunha da Guayaquil do

presente.

Subindo os 444 degraus e passando as cores brilhantes de casas onde trabalham várias empresas locais, lugares ao ar livre e o museu naval “El Fortín”, vai chegar ao topo desta colina de 60 metros de altura e de onde você pode ter uma vista de 360 graus da cidade de Guayaquil.

Escalinatas al Cerro Santa Ana

 Puerto Santa Ana, a projeção do Guayaquil do futuro

Esta é uma área de desenvolvimento urbano de Guayaquil, que possui cerca de 4 hectares. Esta área da arquitetura moderna conta com praças e fontes de água ao ar livre, museus temáticos como o museu da música popular Julio Jaramillo ou, também, o museu da cerveja, tem também um “Malecón” em frente ao rio Guayas. Na parte norte, se encontra o complexo chamado “Ciudad Del Río”, que possui vários edifícios modernos e avant-garde, entre eles “The Point” que com 36 andares e 137 metros é o mais elevado do Equador.

(10)

10

O CENTRO DA CIDADE

O centro da Cidade é onde começa a ordem e o crescimento urbano da cidade, está em frente ao Malecón Simón Bolívar e tem vários sites interessantes para visitar e entre os quais podem ser mencionados.

 Parque Seminario

Recebeu esse nome em homenagem a Manuel Suárez Seminario quem contribuiu para a sua renovação em 1895; originalmente batizado Parque Simon Bolívar devido o monumento para o libertador que é no centro, este parque em estilo francês, é mais conhecido como o parque de Iguanas devido à grande quantidade de iguanas de terra vivendo livremente neste lugar. Este parque situa-se em frente à Catedral Metropolitana.

 Praça da administração

Esta praça é um passeio pedonal onde você pode ver vários edifícios patrimoniais como o Palácio Municipal, o Palácio da província e o edifício Martin Avilés (antigo Hotel Crillón), que se encontram em torno de uma praça central com o monumento ao Marechal Antonio José de Sucre. Também está aqui o Museu de arte colonial Nahim Isaias.

 Praça San Francisco

Este praça do século XVIII, cercada por uma das áreas mais comerciais de Guayaquil, é uma das mais antigas da cidade, aqui se encontra a igreja do mesmo nome e uma

(11)

11 grande fonte em um dos lados com a estátua dedicada a Vicente Rocafuerte, o segundo Presidente do Equador.

 Parque Centenario

Esta praça é uma das maiores da cidade, com 8,875 m², foi inaugurada em 9 de outubro de 1920, pelos cem anos da independência de Guayaquil. Na parte central tem um impressionante monumento, chamado "Coluna de los Proceres".

 Bulevar 9 de Octubre

É a rua principal do centro comercial da cidade, leva seu nome devido a data da revolução de 9 de outubro de 1820. Ao longo da Avenida você pode encontrar alguns dos edifícios mais altos da cidade. Ele serve como uma avenida comercial no centro de Guayaquil, onde se encontram lojas de departamento, bancos, hotéis de primeira classe, embaixadas, entre outros.

EL CIRCUITO DEL ESTERO SALADO

Este circuito é a União do Malecón de 400 m de estilo marítimo, com espaços ao ar livre, Jardins, fontes de água, áreas de descanso e outras áreas públicas para desfrutar este braço de mar conhecido como Estero Salado.

(12)

12 O “Malecón del Salado” consiste de 12

hectares, onde um complexo comercial é desenvolvido nas margens do Estero Salado e rodeado por jardins tropicais.

O detalhe que mais se destaca no Malecón del Salado é o ponte pedonal de suspensão de 55 metros, que com forma de arco vincula o bloco do Norte com o bloco do Sul.

Ao norte está o Plaza Rodolfo Baquerizo Moreno onde está um grande e moderno espaço para convenções e eventos com um obelisco rodeado por um pequeno lago. Girando para o lado sul do “Malecón del Salado”, existem zonas pedonais com homenagens a várias personalidades da cidade como por exemplo aos "literatos Guayaquileños", no qual estão gravados os nomes dos mais notáveis escritores do Equador.

Nas águas que se encontram entre o Malecón del Salado e o circuito ao longo do estuário, é a Monumental fonte de água borbulhante, onde é um Show de luzes e projeção na água que variam de acordo com a música típica de Guayaquil.

GUAYAQUIL POR INTERESSES ENTRETENIMENTO

Mais de 10 teatros, cinemas, IMAX e outras opções em uma cidade vibrante, entre os principais:

 Teatro Sánchez Aguilar  Teatro Centro de Arte  MAAC Cultura

 Cinema Malecón IMAX  Teatro Centro Cívico

Malecón del Salado

Fuente Monumental

(13)

13

CULTURA NA CIDADE

A arte e a cultura de Guayaquil estão presentes em mais de 14 museus de diferentes temas, entre os quais encontramos:

 Museu Municipal  Museu Nahím Isaías  Museu do Bombeiro  Museu da Cerveja

 Museu da Música Popular Julio Jaramillo

 Museu Antropológico de Arte Contemporâneo (MAAC)  Museu Naval

PRAÇAS, PARQUES E ESPAÇOS PÚBLICOS.

Sendo uma cidade de clima quente durante todo o ano, a cidade tem mais de 23 praças e parques e mais de 3 grandes “Malecones” com vasta oferta de espaços públicos; entre os principais:

 Malecón Simón Bolívar  Malecón del Salado

 Área de Recreação Los Samanes  Parque Seminario o de las Iguanas  Jardim Botânico

 Jardins do Malecón Simón Bolívar  Parque del Centenario

 Praça da Administração  Praça San Francisco  Praça da Música

 Praça da Integração Latino-americana

COMPRAS OU SHOPPING EM GUAYAQUIL

Sendo o Principal porto do país, a cidade tem uma grande gama de compras em mais de 14 grandes centros comerciais e lugares específicos com oferta variada. Entre os principais shoppings perto das zonas turísticas incluem-se:

 Riocentros (em diversos setores da cidade)  Mall del Sol

 San Marino  Unicentro  City Mall

Museo de la Música Popular Julio Jaramillo

(14)

14  Policentro

 Albán Borja  Village Plaza

 Outlet Terminal Terrestre  Centro Comercial Malecón

 Mercado Artesanal del Malecón Simón Bolívar

NEGÓCIOS NA CIDADE

Guayaquil é o polo comercial para visitas de Negócios; 80% das importações e exportações do país passam por aqui; Guayaquil é cidade-sede de 39% das 1000 maiores empresas do Equador.

Ele é atualmente o mais importante porto do país, aonde chegam barcos de todo o mundo.

VIDA NOTURNA E EVENTOS

Na cidade, é uma grande variedade de locais de entretenimento e diversão para todos os gostos, desde os clássicos sites que oferecem ritmos tropicais para as mais modernas infraestruturas e equipamento de música eletrônica.

ESPORTES

Em Guayaquil, sente-se uma grande paixão por ambas equipas no "astillero", Barcelona e Emelec, que têm seus próprios estádios:

 Estádio George Capwell, Emelec

 Estádio Monumental Banco del Pichincha, Barcelona

Além disso, existem outras facilidades para a prática de diferentes esportes como:

 Parques Aquáticos

 Balneários Públicos e Privados  Skate Park

 Área de recreação los Samanes  Parque Forestal

 Balneário e Centro de recreação Puerto Hondo  Malecón del Estero Salado

CONGRESSOS E CONVENÇÕES

Guayaquil é uma cidade que fortalece o desenvolvimento de Congressos e convenções por suas instalações e infraestrutura. Os lugares mais relevantes da cidade para a organização de eventos incluem:

(15)

15  Centro de Convenções Simón Bolívar

 Centro de Exposições Plaza Rodolfo Baquerizo Moreno

 Palácio de Cristal

GUAYAQUIL E SUAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA

A cidade de Guayaquil está localizada ao lado de outros cantões ou sítios naturais que mantém um relacionamento muito próximo e que adicionam elementos atraentes para esta importante cidade, entre as principais áreas de influencia de Guayaquil incluem: Samborondón, Durán, Ilha Santay.

SAMBORONDÓN

A zona “trendy” com opções para diversão, entretenimento, compras e gastronomia. Este Cantão tornou-se o novo centro de desenvolvimento urbano e comercial. Atualmente operam 13 centros comerciais e mais de 520 locais entre escritórios, cafés, bares e restaurantes de diferentes nacionalidades e especialidades; entre os locais de visita que se destacam incluem:

(16)

16  Parque Histórico Guayaquil: Tem 8 hectares e apresenta a história da antiga província de

Guayaquil, em 3 áreas:

 Área de vida selvagem: Com uma trilha de madeira de 1 km de extensão, onde você pode encontrar diferentes tipos de florestas e animais da costa equatoriana.

 Área de arquitetura urbana: Uma réplica da velha Guayaquil mostrando edifícios icônicos do Boulevard 9 de Octubre e da Av. Malecón Simón Bolívar, que foram resgatados no final da década de 1980 e mais tarde reconstruídos no local.

 Área de tradições: Ele mostra a vida no campo e é observado réplicas de fazendas e plantações.

 Plaza Lagos: um espaço para uma experiência diferente e urbana; lojas, cafés e restaurantes todos situados em torno de uma grande praça que inclui escritórios, armazéns e um complexo de apartamentos, que, graças ao seu design, permite que os visitantes e residentes tenham uma experiência memorável.

 Teatro Sánchez Aguilar: Nasceu em resposta à expansão dos últimos anos na via Samborondón e está posicionado como um projeto cultural, inovador e responsável. Surge sobre uma área de 24.000 m2; sua área de construção é de 6.100 m2. O salão principal tem 952 poltronas e a sala experimental, conhecida como Zaruma tem capacidade para 150 convidados.

DURÁN

Conectada pela ponte da “Unidade Nacional”, a 6 km de Guayaquil, Durán oferece vários pontos turísticos, tais como seu “Malecón”, clubes, docas, entre outros.

Zona de Vida Silvestre Zona urbano-arquitectónica

(17)

17 Fica a estação ferroviária do “Tren Ecuador” que se liga com o Malecón, é o site de onde partem as seguintes rotas:

 “Tren Crucero” (4 dias/3noites até Quito); e,

 Rota “Tren de la Dulzura” (rota de 1 dia Durán - Yaguachi – Bucay ida e volta)

ISLA SANTAY

A ilha Santay situa-se no Rio Guayas, 800 m de distância da cidade de Guayaquil, comunicando-se através de uma ponte para pedestres e ciclistas de 840 metros de extensão; também se chega por via navegável.

Este área nacional de recreação de 2179 hectares (5384 acre) tem como principal atração seu ambiente ecológico, caracterizado por sua flora e fauna costeira; Possui trilhas ecológicas, feitas com madeira plástica.

GUAYAQUIL PANORÂMICA GUAYAQUIL VISIÓN:

Passeios panorâmicos desde o Ônibus turístico de dois andares, que corre ao longo das principais atrações turísticas da cidade, tais como: Malecón Simón Bolívar, Las Peñas, Malecón do Estero Salado, entre outros, em passeios de 1h30´´

BARCO MORGAN:

É um passeio à beira-rio a bordo de um navio pirata que navega passando por lugares emblemáticos da cidade: El Puerto de Santa Ana, El Barrio las Peñas, El Malecón Simón Bolívar, ilha Santay, etc.

Isla Santay *Google Earth

(18)

18

SERVIÇOS E INFRAESTRUTURA DA CIDADE ALOJAMENTO

Em Guayaquil há uma vasta gama de hotéis distribuídos em locais estratégicos da cidade: de hotéis de 5 estrelas para os visitantes que gostam de luxo, que vêm para viagens de negócios para a área comercial, ao norte, perto do aeroporto, hotéis e pousadas para os turistas, localizados na área central da cidade, perto do Malecón Simón Bolívar e até a mais moderna infraestrutura de alojamento na área do Puerto Santa Ana.

As informações sobre a rede hoteleira estão dentro dos Serviços de Diretório: http://trade.allyouneedisecuador.travel/en/directory

ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS

Sendo Guayaquil uma cidade portuária e perto da área de plantações de arroz e banana, Guayaquil tem abundância de frutos do mar e uma grande variedade de pratos nacionais e pratos internacionais.

A rede de informação Gastronômica está dentro dos Serviços de Diretório: http://trade.allyouneedisecuador.travel/en/directory

TRANSPORTE

TRANSPORTE AÉREO

O aeroporto Internacional José Joaquín Olmedo tem 17 reconhecimentos internacionais entre 2007-2014, incluindo o melhor Aeroporto Regional na América do Sul, World Airport Awards, SKYTRAX 2014 e tem ligação com mais de 21 destinos: 7 nacionais; e, mais de 14 internacionais

TRANSPORTE NA CIDADE

 Transporte Turístico

Existem várias empresas de transporte turístico privado que são comumente usados pelos operadores turísticos (TTOO) para o transporte de passageiros nos diversos passeios oferecidos na cidade e todo o país.

(19)

19  Taxis e Aluguel de Carros

Você pode acessar o serviço de táxis seguros do Terminal Terrestre, no aeroporto Jose Joaquin de Olmedo, em shoppings e hotéis. Recomendamos não usar táxis amarelos informais.

 Metrovía, Sistema de Veículo leve sobre pneus - VLP

Sistema de transporte público que circula em Guayaquil. Conta com 3 linhas, 4 estações principais, 16 rotas secundárias e 59 estações em diversos setores da cidade; Graças à sua organização, ganhou o prêmio para o melhor sistema de "transporte sustentável em um país em desenvolvimento", do centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional, 2007.

PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES DE TURISMO EM GUAYAQUIL E NO EQUADOR EM GERAL

Visite o Catálogo de Serviços:

http://trade.allyouneedisecuador.travel/es/directorio

(20)

20

VISITE EM GUAYAQUIL

ARREDORES DA CIDADE

CIRCUITO DAS PRAIAS SALINAS

138 km de Guayaquil, em uma viagem de 1h45’’ de carro, se encontra a praia de Salinas, um centro turístico importante pelas suas belas e aconchegantes praias. Possui hotéis de primeira classe, bem como clubes, cassinos, bares, e centros de esportes.

(21)

21

MONTAÑITA

Localizada a 200 km da cidade de Guayaquil, em uma viagem de 2h15’’ de carro. Montañita leva o seu nome por estar localizado em uma enseada rodeada por montanhas e vegetação, ao pé do mar. Tornou-se um ponto de encontro para as pessoas, geralmente estrangeiras, ligados para o Surf e outros movimentos alternativos, para diversão, relaxamento e contato com a natureza.

PARQUE NACIONAL MACHALILLA

Localizado a 147 km de Guayaquil, em uma viagem de 2h10’’ de carro, este parque é parte do sistema nacional de áreas protegidas do Equador; entre suas atrações turísticas é a praia de los Frailes, e a ilha de la Plata (também conhecida como a pequena Galápagos).

 Fazendas de Cacau & Banana

Várias fazendas de plantações de cacau e banana são na periferia de Guayaquil, especialmente na estrada para Cuenca, onde as visitas podem ser para aprender sobre sua produção, distribuição e exportação.

 Reserva Ecológica Manglares Churute

Deve seu nome à presença de uma pequena cadeia de montanhas chamada Churute, composto por sete colinas. Tem 49,383 hectares, dos quais 35.000 são manguezais e 14.383 hectares correspondem às colinas. Excursões de canoa através do mangue permitem a observação de muitas espécies únicas de fauna. Caminhadas também são uma opção aqui.

 Golfo de Guayaquil

O maior estuário do Pacífico, onde se encontram a água salgada do Oceano Pacífico com grande quantidade de água doce dos Andes, tornando-se uma área rica em flora e fauna, especialmente a relacionada com os sistemas de mangue que abundam nesta área. Suas saídas mais extremas estão em Cabo Blanco, o Peru e na ponta de Santa Elena, Equador, cobrindo uma distância de 230 km.

Montañita *MINTUR

(22)

22

GUAYAQUIL EM 3 DIAS DIa 01

09h00 Malecón Simón Bolívar

Transfer do hotel para o Palácio de cristal para começar a caminhada de 2,5 km do Malecón Simón Bolívar e seus principais atrativos: Praça da integração latino-americana, Torre Mourisca, Monumentos aos 4 elementos, praça cívica, os jardins do Malecón, até a área do IMAX e do MAAC. Almoço em um restaurante da zona.

14h00 Las Peñas, Cerro Sta. Ana & Pto. Santa Ana

À tarde, subida ao Cerro Santa Ana por seus 444 degraus, em seguida se move para o tradicional bairro “Las Peñas” para terminar a turnê na área de Puerto Santa Ana. Na tarde, a visita pode ser concluída um passeio panorâmico a bordo do Barco

Morgan. Dia 02

09h00 O Centro da Cidade

Passeio do centro da cidade, incluindo o Praça da administração, Avenida 9 de Octubre, Praça San Francisco, Parque Seminario e Parque Centenario. Almoço na cidade.

14h00 Ilha Santay

Passeio de bicicleta ou a pé da ponte que liga a cidade de Guayaquil, com a ilha Santay; tour da ilha e retorno para a cidade. Durante a tarde, um tour panorâmico no ônibus de turismo de dois andares Guayaquil Visión e para terminar o dia, uma caminhada através do circuito El

Estero Salado Dia 03

09h00 Parque Histórico

Transfer até Samborondón para a visita do Parque histórico e suas 3 áreas: Área de Vida Selvagem, Área de arquitetura urbana e Área de tradições. Almoço em Samborondón.

14h00 Samborondón

Trasnfer para Plaza Lagos para passear e desfrutar de suas lojas, restaurantes e outras facilidades oferecidas por este site.

Cerro Santa Ana *MINTUR

(23)

23

DE GUAYAQUIL PARA OUTROS DESTINOS NO EQUADOR

 “Tren Crucero” Guayaquil - Quito: Rota de 4 dias / 3 Noites  Galápagos: Voo de 1h30

 Cuenca: Voo de 25 minutos

 Amazônia: Voo até Quito de 45 minutos e de Quito, voos internos de 30-45 minutos.

FAIXA DE PREÇO PARA UMA VISITA A GUAYAQUIL

Para uma visita de meio dia ou dia inteiro da cidade existe uma faixa de preços que podem variar de:

• USD 6,00 por pessoa (ônibus de turismo de dois andares) • USD 7,00 (vista panorâmica de barco)

• USD 25,00 em tour compartilhado

• a tarifas entre USD 50,00 a 200,00 em tour privado, dependendo do tipo de transporte, guia, almoço, entrada para museus e locais de visita e língua.

¿POR QUE VENDER GUAYAQUIL?

 Agradável clima quente o ano todo.

 Cidade ao nível do mar, oferecendo serviços, infraestrutura e atividades sem os problemas de altura.

 Excelente conectividade com áreas naturais e com as praias do país.  Grande oferta para turismo empresarial e comercial

(24)

24 Conceito Geral GREAT EXPERIENCE Rodrigo Salas Presidente Comitê Editorial MINTUR Cristina Rivadeneira Subsecretaria de Mercados Irene Landívar

Directora de Mercados Internacionales

Óscar López

Coordinador de Mercados Internacionales

EKOS Verónica Sevilla

Coordinadora General

Cristina Recalde

Community Manager y Medios Digitales

Alejandra Benitez

Asistente Administrativa

Alejandro Romero Gerente de Proyectos Web Diego Álvarez Director de Tecnologías e Innovación Digital

Palestrantes

Rodrigo Salas (ES) Francisco Dousdebes (EN) Roberto Alonso-Rohde (DE) Paúl Salazar (FR; PT) Mapas e Imagens Cortesia de:

“A campanha de comunicação para a indústria internacional “All You

Need Is Ecuador” é uma ação promocional do Ministério do turismo do

Equador”.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

À vista de tudo quanto foi dito, a forma mais adequada para compreender a questão parece ser a seguinte: (i) os direitos fundamentais são, em princípio,

nuestra especialidad por su especial proyección en el ámbito del procedimiento administrativo y el proceso contencioso administrativo, especialmente los alcances de la garantía

 Tolerância/WxO: a equipe que não estiver pronta para o início da partida até 5 (cinco) minutos após o horário marcado para isso, será considerada perdedora.  Sistema

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

No entanto, cabe ao gerente o cuidado de que os processos naturalmente relacionados entre si, não sejam mal utilizados, pois podem prejudicar um ao outro, ou seja, o

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o