• Nenhum resultado encontrado

PANORAMA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI, ANO 2017/2018: um estudo de caso 1 RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PANORAMA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI, ANO 2017/2018: um estudo de caso 1 RESUMO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PANORAMA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FACULDADE CAPIVARI, ANO 2017/2018: um estudo de caso1

Arthur Michels2

Franco Wronski Comeli3

RESUMO

A educação em Engenharia de Produção é frequentemente tema de debates em eventos e congressos da área, pela importância atual no setor industrial sul-catarinense, para redução de custos e apostas em inovações, mediante a atual crise financeira. A presente pesquisa objetiva analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Capivari e elaborar um panorama das grandes áreas de concentração da engenharia mais empregada. Este estudo influencia diretamente reestruturação curricular e aperfeiçoamento do curso na Faculdade Capivari afim de direcionar os acadêmicos e o curso ao mercado de trabalho vigente. Constatou-se que as áreas Gestão de Operações, Qualidade e Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho foram as mais escolhidas pelos acadêmicos para a realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Palavras-Chave: Engenharia de Produção, Trabalhos de Conclusão de Curso, Educação em Engenharia de Produção

1 Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia de Produção da Faculdade Capivari 2 Acadêmico do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Capivari. E-mail: arthur@fucap.edu.br 3 Docente do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Capivari. E-mail: franco.comeli@engie.com

(2)

1. Introdução

O engenheiro de produção precisa reunir conhecimentos das diversas áreas de sua formação, deve estar muito envolvido com a capacidade de geração de inovações tecnológicas e atento as mudanças que o mercado de trabalho tem. O cenário atual das organizações caracteriza-se pelo processo de internacionalização e globalização da economia, com graus crescentes de competitividade. Assim, a produtividade e a qualidade, que historicamente sempre foram elementos fundamentais de interesse e estudo da engenharia de produção, tornaram-se agora uma necessidade competitiva de interesse global não apenas de organizações, mas também de inúmeras nações.

Esse contexto tem alterado significativamente o conteúdo e as habilidades esperadas da mão de obra em termos mundiais e, essas mudanças tem se refletido fortemente na realidade e perspectivas profissionais do engenheiro de produção. A necessidade dos conhecimentos e técnicas da engenharia de produção tem feito com que o mercado procure e valorize os profissionais egressos dos cursos desta área.

A partir de 1998 houve um crescimento vertiginoso do número de cursos de engenharia de produção no Brasil, saltando dos 38 registrados em 1997 para aproximadamente 200 cursos em 2005, registrando-se a criação em torno de quase 20 cursos por ano. (OLIVEIRA et. al.; 2005).

Conforme o censo da educação superior de 2016, realizado pelo INEP, o curso de engenharia de produção foi o 10º em curso de graduação em número de matrícula no Brasil, totalizando 165.677 acadêmicos matriculados.

A engenharia de produção como uma grande área das engenharias, vista sob este prisma, pode usar suas ferramentas de intervenção para melhorar a realidade das empresas e torná-las mais competitivas no mercado. A região geográfica do curso de graduação em engenharia de produção em questão tem apresentado indicadores importantes de crescimento econômico, muito pelas potencialidades naturais, pelo agronegócio, pela indústria cerâmica, metalomecânico, de transformação de plástico, bem como outras indústrias instaladas na cidade e municípios circunvizinhos.

Este estudo tem por objetivo analisar as áreas da engenharia de produção em que foram realizados os Trabalhos de Conclusão do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Capivari dos anos de 2017 e 2018. Através da elaboração de uma análise das áreas e técnicas de pesquisas mais empregadas, será possível identificar influências, tendências e realidade das empresas da região junto aos estudos abordados pelos acadêmicos do curso. Este trabalho

(3)

também fornecerá à esta Faculdade informações para ações estratégicas, melhorias na matriz curriculares, contribuindo para o aperfeiçoamento do curso e desenvolvimento do acadêmico e da região de atuação desta Faculdade.

2. Revisão Bibliográfica

A revisão bibliográfica abordada neste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar um breve histórico da Faculdade FUCAP bem como informações gerais sobre a Engenharia de Produção e as suas áreas de abrangência.

2.1 Engenharia de Produção – FUCAP

O curso de engenharia de produção é uma graduação de nível superior com titulação de bacharelado e duração de cinco anos. No Brasil, a popularização da engenharia aconteceu na década de 1990 – quando teve início o período conhecido como “década das transformações” na Engenharia.

Atualmente, o engenheiro de produção é um profissional requisitado em quase todas as áreas da indústria e do comércio. O curso de engenharia de produção da Faculdade de Capivari de Baixo – FUCAP forma profissionais completos e capazes de atender a demanda das industrias, a Faculdade disponibiliza aos alunos laboratórios de física, química e mecânica para que no decorrer do curso os alunos possam ter contato não somente a teoria, mas colocar em prática os aprendizados que adquiriram em sala de juntamente com seu professor nos laboratórios.

Portanto, para chegar a esse ponto de excelência, as aulas buscam atender ao perfil generalista da profissão com transmissão de conhecimento de qualidade e professores qualificados e em sintonia com o que há de mais moderno no mercado. O curso desenvolve os conhecimentos amplo, que tratam, basicamente, de racionalizar o trabalho dos acadêmicos.

O acadêmico do curso de Engenharia de Produção desenvolverá conhecimentos para aperfeiçoar técnicas de produção, ordenar atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma empresa, seja ela uma indústria ou uma prestadora de serviços.

Para isso, terá contato com disciplinas relacionadas a Gestão de Operações, Qualidade. Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho, Engenharia do Produto, Pesquisa Operacional, Estratégia e Organizações, Gestão Ambiental. Seus conhecimentos serão baseados em disciplinas técnicas e de visão ampla, um currículo que oferece ao profissional um vasto campo de atuação. Uma habilitação específica com ênfase em um determinado segmento.

(4)

2.2 Áreas da Engenharia de Produção

Gestão ambiental consiste no controle e redução dos impactos ao meio ambiente, a partir das atividades realizadas por organizações. A partir do gerenciamento dos processos e, quando necessário, reformulação das políticas internas e de relação com o meio ambiente, se obtém uma maior eficiência dos processos. A implementação de uma produção mais limpa não exige da instituição novas tecnologias, sempre em busca de melhoria.

Estratégia e organizações pode-se afirmar que administrar uma organização é conduzi-la por caminhos cheios de obstáculos e perigos a cada instante, pois, com o passar dos anos aumentam cada vez mais as incertezas sobre a sobrevivência organizacional.

Pesquisa operacional é resolver problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão, através de modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente. Voltado para a aplicação de conceitos e métodos de outras disciplinas científicas na concepção, no planejamento ou na operação de sistemas para atingir seus objetivos. Dessa forma, busca introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, sem descuidar dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que caracterizam os problemas.

Engenharia de produto (EP) é responsável por desenvolver o produto e mantê-lo operando. Com a visão de negócios trazida pelo gestor, mais o desenho de solução baseado no entendimento da necessidade ou do problema do cliente, a EP “constrói” o produto. Para construí-lo, ela deve não só fazer a programação, como também definir a arquitetura técnica do mesmo, ou seja, qual é a infraestrutura e onde irá rodá-lo, qual a linguagem de programação mais adequada, qual o banco de dados mais apropriado, como garantir os requisitos não funcionais desse produto (velocidade de resposta, disponibilidade, escalabilidade, etc.). Deve também validar com o gestor de produtos se o custo dessa infraestrutura cabe no modelo de negócio desse produto.

Ergonomia pode ser definida como "o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência. Nesse caso a ergonomia é, de início, uma tecnologia, isto é, um corpo de conhecimentos sobre o homem aplicável aos problemas levantados pelo conjunto homem-trabalho, a ergonomia tem métodos específicos de estudo e pesquisa sobre a realidade do homem no trabalho que definem um tipo de pensamento que lhe é próprio, colocando questões às diversas ciências sobre as quais se apoia

(5)

(principalmente à Fisiologia e à Psicologia) e suscitando pesquisas no terreno do homem em atividade.

Higiene e segurança do trabalho segundo o conceito emitido pela Organização Mundial de Saúde, a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e que não consiste somente na ausência de doença ou de enfermidade. A higiene do trabalho refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

Segurança e higiene do trabalho são atividades interligadas que repercutem diretamente sobre a continuidade da produção e sobre a moral dos empregados. Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.

Qualidade é a área que trata do planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem centrada em fatos para a tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade.

Gestão de operações trata da maneira pela qual são gerenciados os recursos destinados a produção de algum bem e/ou serviço, afinal toda organização produz algo (produto/serviço). Os responsáveis pela produção ou operações são denominados gerentes de operações/produção, podendo em virtude da responsabilidade específica que os mesmos possuem serem denominados com outros títulos.

2.3 Trabalho de Conclusão de Curso na FUCAP

O Trabalho de Conclusão de Curso está inserido na matriz curricular do curso de graduação, trata-se de uma atividade, desenvolvida na parte final do curso, onde o aluno tem de realizar um trabalho a fim de consolidar seu processo de aprendizagem. É obrigatório possuir um professor orientador ao discente.

A instituição de ensino superior FUCAP, tem como principal objetivo a transmissão de conhecimento àqueles que se interessam a buscar o desenvolvimento e o pensamento reflexivo. O intuito dos Trabalhos de Conclusão de Curso é que os acadêmicos possam demostrar sua capacidade investigativa, e se formar grandes profissionais em diversas áreas no campo da engenharia de produção e desta forma tornar-se capazes de desenvolver projetos e artigos científicos. O Trabalho de Conclusão de Curso da engenharia de produção é dividido em duas

(6)

partes, TCC I e TCC II com carga horária de 72 horas cada disciplina. No TCC I o acadêmico irá apresentar como produto no final do semestre o Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, nesta são discutidos os seguintes temas:

1. Apresentações de artigos reais relacionados às mais variadas áreas da engenharia de produção.

2. Qual área da engenharia de produção situa-se o TCC

3. Como será desenvolvida a metodologia, quais os recursos necessários?

4. Quem será o possível orientador do meu TCC? Quais as atribuições do Professor Orientador e do acadêmico?

5. Pesquisa bibliográfica básica sobre o assunto. 6. Quais os resultados esperados do meu TCC? 7. Qual a justificativa do tema do TCC?

No TCC II o acadêmico desenvolve o seu projeto e apresenta no final do semestre o seu trabalho perante banca examinadora por professores da área e ou outros convidados da indústria e comércio da região.

3. Procedimentos Metodológicos

O presente trabalho está caracterizado quanto aos seus objetivos como exploratório, pesquisas exploratórias são especialmente empregadas na abordagem de um tema que é pouco discutido, com a finalidade de oferecer como produto final, um problema com maior esclarecimento, passível de investigações mais sistematizadas (GIL, 2008).

Do ponto de vista do procedimento de coleta, a pesquisa se enquadra como um estudo de caso, amparada por uma pesquisa bibliográfica. Estudo de caso consiste no estudo profundo e exaustivo de um assunto, permitindo seu amplo e detalhado conhecimento (GIL, 2008). O estudo de caso visa à investigação de um caso específico, bem delimitado, contextualizado em tempo e lugar para que se possa realizar uma busca circunstanciada de informações (LÜDKE, 2003; YIN, 2015). A pesquisa bibliográfica utiliza como fontes livros, teses, monografias, publicações (jornais, revistas, anais de congressos), meios audiovisuais e material cartográfico (SANTOS, 2000; LAKATOS e MARCONI, 2010).

(7)

A execução deste trabalho ocorreu em 6 etapas: (I) definição do tema a ser abordado pelo trabalho, juntamente com a limitação e objetivos; (II) elaboração da fundamentação teórica (III) coleta de dados, por meio de leitura analítica dos resumos dos TCCs; (IV) tratamento dos dados com auxílio de planilhas eletrônicas; (V) análise dos dados tabulados; e (VI) redação das conclusões obtidas após a realização da análise dos dados.

4. Análises e Resultados

Neste capítulo serão apresentados os resultados e análises acerca dos trabalhos de conclusão de curso de Engenharia de Produção realizados entre os anos de 2017 e 2018.

No Quadro 1 é apresentado de forma resumida a quantidade dos Trabalho de Conclusão de Curso nas respectivas áreas da engenharia de produção. Como veremos as áreas da engenharia de produção mais estudadas nos TCCs foram: gestão de operações, ergonomia e segurança no trabalho e finalmente a qualidade.

A justificativa para a gestão de operações se dá em função da grande maioria dos acadêmicos estarem inseridos no mercado de trabalho e os Trabalhos de Conclusão de Curso poderem ser aplicados nas suas atividades profissionais. Neste cenário as empresas têm necessidade por novos modelos e padrões de gestão e produção tendo como foco o desenvolvimento sustentável e os acadêmicos da Faculdade FUCAP suprem estas necessidades. As atividades de gestão de operações envolvem ações que visam o aumento da produtividade, visão abrangente das funções fundamentais de produção, planejamento, fabricação ou prestação de serviços, logística, qualidade, são áreas muito estudadas e extremamente relevantes para o comércio e indústria da AMUREL.

Finalmente atualizar, reciclar ou propiciar um conhecimento seguro dos conceitos, técnicas, sistemas e métodos de gestão, num contexto de crescente busca de produtividade e qualidade são desafios para os nossos acadêmicos e para as empresas da nossa região.

A área de ergonomia e segurança do trabalho também teve uma expressiva escolha nos Trabalhos de Conclusão de Curso pelos nossos acadêmicos, diante de um novo cenário empresarial e com a globalização tem sido evidente a mudança de paradigmas no ambiente empresarial em busca de melhores condições e desempenhos em termos de qualidade e produtividade. Nesse contexto, as boas condições de trabalho vêm sendo gradualmente reconhecidas como de grande importância para que as organizações cumpram suas metas, prazo e demandas do mercado de trabalho e pelos acadêmicos neles inseridos. A legislação atual

(8)

aliada a uma cultura de preservação da integridade física dos colaboradores fez com que os acadêmicos pudessem realizar suas pesquisas contribuindo enormemente para as organizações.

Quadro 1 – Áreas de concentração dos Trabalhos de Conclusão de Curso realizados em 2017 e 2018

Áreas da Engenharia de Produção TCC 2017 % TCC 2018 % TCCs 17/18 % Gestão de Operações 20 61% 7 51% 27 57% Qualidade 2 6% 2 14% 4 9%

Ergonomia, Higiene e Segurança do

Trabalho 7 21% 2 14% 9 20% Engenharia do Produto 1 3% 1 7% 2 4% Pesquisa Operacional 2 6% 2 4% Estratégia e Organizações 2 14% 2 4% Gestão Ambiental 1 3% 1 2% Total 33 100% 14 100% 47 100% Fonte: Autores (2018)

Como veremos nas figuras 1 e 2 podemos comparar as áreas em que foram realizados os Trabalhos de Conclusão de Curso entre os anos de 2017 e 2018. Gestão de operações foi a área mais escolhida para a realização dos TCCs, observa-se que no ano de 2017 a área da qualidade teve um aumento expressivo entre a escolha dos acadêmicos.

Analisando as Figuras percebe-se ainda a grande quantidade de TCCs realizados na área de Ergonomia e Segurança do Trabalho. As empresas da nossa região estão focando, além da produtividade o aumento da qualidade dos produtos e serviços e com isso os acadêmicos que trabalham nestas empresas utilizaram das suas pesquisas como estudos de caso bem-sucedidos.

(9)

Figura 1 – Áreas de concentração dos Trabalhos de Conclusão de Curso no ano 2017.

Fonte: Autores (2018)

Figura 2 – Áreas de concentração dos Trabalhos de Conclusão de Curso no ano 2018.

Fonte: Autores (2018)

5. Considerações Finais

Este trabalho apresentou uma pesquisa abordando os Trabalhos de Conclusão de Curso realizados na graduação da Engenharia de Produção da Faculdade FUCAP nos anos de 2017, 2018. Como resultado pode-se identificar as áreas de: gestão de operações, ergonomia e

61% 6% 21% 3% 6% 3% Gestão de Operações Qualidade

Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho Engenharia do Produto Pesquisa Operacional Estratégia e Organizações Gestão Ambiental 51% 14% 14% 7% 0% 13% Gestão de Operações Qualidade

Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho

Engenharia do Produto Pesquisa Operacional Estratégia e Organizações Gestão Ambiental

(10)

segurança no trabalho e qualidade foram mais escolhidas pelos acadêmicos para a realização das suas pesquisas.

Com o desenvolvimento deste trabalho pode-se analisar também que a engenharia de produção é um curso fundamental para nossa região, a grande maioria dos acadêmicos estão empregados nas mais diversas áreas, tendo como destaque além da prestação de serviços, a indústria metal mecânica, a construção civil, o ramo madeireiro. O enfoque das suas ações está no aumento da produtividade, qualidade, aliado a integridade física dos colaboradores.

As oportunidades de trabalho para os engenheiros de produção são diversificadas, tanto na área pública quanto na iniciativa privada. O profissional pode trabalhar em diversos setores econômicos, como industrias do segmento metalomecânico, metalúrgico, alimentício, têxtil, cerâmico, cervejeira, de plásticos.

Conforme plano político pedagógico do curso de Engenharia de Produção da Faculdade FUCAP o Trabalho de Conclusão de Curso é dividido em duas partes: Trabalho de Conclusão de Curso I, onde o produto final é a elaboração do projeto, e Trabalho de Graduação II onde ocorre o desenvolvimento do trabalho. Ainda conforme o regulamento, o objetivo do trabalho de conclusão de curso é oportunizar ao aluno um aprofundamento de seus conhecimentos em uma área específica da Engenharia de Produção.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) colabora diretamente ampliando os conhecimentos tecnológicos e científicos do estudante. Trata-se de um trabalho com abordagem teórica ou teórico-prática, desenvolvido dentro de uma das áreas da Engenharia de Produção, desta forma o TCC é um componente obrigatório e indispensável para completar o processo de graduação.

Finalmente, esta pesquisa permitiu ter uma visão da preferência das áreas da Engenharia de Produção em que foram realizados os Trabalhos de Conclusão de Curso, possibilitando que a Faculdade FUCAP tenha um maior conhecimento dos seus acadêmicos e das suas áreas de atuação profissional.

(11)

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – ABEPRO. Áreas e Subáreas de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <

http://www.abepro.org.br/interna.asp?c=362> acesso em 21 ago. 2018.

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2016 - ABMES. Brasília, 2017. Disponível em: <

https://abmes.org.br/arquivos/documentos/apresentacao_censo_educacao_superior.pdf> acesso em 21 set. 2018.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LUDKE, Menga. Pesquisa da educação: abordagem qualitativa. 6 ed. São Paulo: EPU, 2003. OLIVEIRA, V. F.; BARBOSA, C. S.; CHRISPIM, E. M. Cursos de Engenharia de Produção: Crescimento e Projeções. In: XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Anais... Porto Alegre, 2005.

SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia cientifica: a construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

YIN, Robert, K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de