• Nenhum resultado encontrado

2.º CONGRESSO DE ENGENHEIROS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 27 e 28 de novembro de 2014 Venetian Hotel, Macau

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2.º CONGRESSO DE ENGENHEIROS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 27 e 28 de novembro de 2014 Venetian Hotel, Macau"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

2.º CONGRESSO DE ENGENHEIROS DE LÍNGUA

PORTUGUESA

27 e 28 de novembro de 2014 Venetian Hotel, Macau

(2)

2 Enquadramento/Objetivos:

Na sequência do 1º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa, realizado em Lisboa, em Outubro de 2102, realizar-se-á em 27-28 de Novembro, em Macau (China), a segunda edição deste Congresso subordinado ao tema “A Engenharia como um Fator Decisivo no Processo de Cooperação” e que contará com a colaboração das Associações Profissionais de Engenheiros de Língua Portuguesa.

Com a organização deste Congresso pretende-se proporcionar uma plataforma de diálogo entre responsáveis institucionais, representantes nacionais dos sectores empresariais e da Academia no domínio da Engenharia sobre as prioridades de cooperação técnica, económica e social nos países que integram a Comunidade de Língua Portuguesa e de Macau (China). Pretende-se, desta forma, incentivar a troca de informação e de conhecimento em várias áreas da atividade de Engenharia, através da análise e discussão de questões relacionadas com aspetos institucionais, científicos, tecnológicos e de gestão, indissociáveis do sucesso de políticas de cooperação multilateral. Concretamente, pretende-se contribuir, nomeadamente, para:

− Estabelecer uma plataforma para o fortalecimento das relações e da cooperação no âmbito dos países que integram a CPLP e Macau (China).

− Divulgar aos sectores económicos deste especial grupo de países as capacidades disponíveis nas diversas áreas da Engenharia, fundamentais para o seu processo de desenvolvimento socioeconómico.

− Proporcionar um fórum privilegiado para o contacto directo entre responsáveis de empresas, agentes de sectores económicos fundamentais, a comunidade de ensino e investigação, e associações e sociedades técnicas de Engenheiros.

A particular circunstância da realização do Congresso em território chinês, contribuirá, certamente, para a identificação de um largo campo de oportunidades, permuta de saberes e capacidades que potenciarão a cooperação multilateral, nomeadamente na implementação de investimentos Públicos ou Privados nos mercados da China e dos países de Língua Portuguesa.

Organização:

A organização do 2.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa (CELP) será da responsabilidade da AEM-Associação de Engenheiros de Macau, com a colaboração da Ordem dos Engenheiros de Portugal.

Pela sua relevância, destaca-se do programa do Congresso a primeira sessão plenária com o tema: “Prioridades para a cooperação multilateral”, onde estarão presentes representantes ministeriais da China, dos vários países de língua Portuguesa, dos governos de Macau e de várias províncias chinesas. Destacam-se ainda as sessões temáticas dedicadas a políticas socioeconómicas em vários sectores, nomeadamente nas áreas de: energias renováveis; agricultura e floresta; reconhecimento de habilitações académicas e reconhecimento de qualificações profissionais; procedimentos técnico-administrativos na área da Engenharia; a

(3)

3 cidade do futuro - património histórico urbano; conectividade - aeroportos e portos; telecomunicações; água e resíduos.

Presenças:

No 2.º Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa, irão estar presentes o Chefe Executivo do Governo de Macau e os Secretários da Economia e Finanças e Obras Públicas e Transpores de Macau.

Participarão igualmente entidades governamentais e de empresas do grupo que inclui as nove províncias da China e as duas Regiões Administrativas especiais da China, Hong Kong e Macau (Sichuan, Yunnan, Guizhou, Hunan, Guangxi, Jiangxi, Fujian, Guangdong, Hainan, Hong Kong e Macau), participação que, nesta data, conta com cerca de 50 representantes nas áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia. No âmbito deste grupo das 9+2, a Comissão de Ciência e Tecnologia irá realizar uma reunião em Macau na véspera do CELP, permitindo assim a extensão da referida reunião ao programa do CELP.

Conta ainda, com representantes do Fórum de Macau (o Fórum de Macau é composto pela China e sete Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste) e de responsáveis.

Salienta-se, pela sua relevância, a participação do Sr. Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia de Portugal, Eng. Jorge Moreira da Silva.

Estão ainda programadas presenças de Ministros da China, de outros Países de Língua Portuguesa, membros dos governos de Macau e das várias províncias China e outros titulares de pastas com relevância nos temas do Congresso.

A Ordem dos Engenheiros congratula-se com o facto de a organização deste 2º Congresso, com a sua participação ativa, procurar atingir não só os objetivos que a levaram a realizar o 1º. Congresso, com o propósito de estimular a cooperação entre os engenheiros e a engenharia dos países que integram a comunidade de língua portuguesa, mas também a forma empenhada como a Associação do Engenheiros de Macau está a desenvolver as iniciativas conducentes a uma maior divulgação do potencial da cooperação no âmbito dos engenheiros e das engenharias lusófonas e do contributo para o desenvolvimento social e económico, para o sucesso do investimento Público ou empresarial.

Oportunidades de Cooperação:

As empresas portuguesas que participarem neste evento terão a oportunidade de contactar e cooperar com potenciais entidades parceiras do mercado das entidades e empresas das referidas províncias da China, que operem em áreas de atividade similar nos campos da engenharia. Para estimular previamente estes contactos, a organização solicita às empresas interessadas que apresentem um documento que descreva as suas competências, áreas de atividade e mercados em que pretendem cooperar (ver documento em anexo).

(4)
(5)

5

Cooperation activities proposed by 9 provinces +2 (Macau, Hong Kong)

1. Status (July 2014)

Province Enterprises

Guangdong 6

Sichuan 4

Hainan 2

Hong Kong SAR 0

Fujian 0 Jiangxi 0 Guangxi 0 Hunan 0 Yunnan 0 Guizhou 0

(6)

6

2. Brief Reports for Interested Enterprises of Guangdong

Item Enterprise Technological area Projects/ Products/

Technology

1 潮州市信达建材有

限公司

Chiu Chow Sun Tat Building Material Co. Ltd.

Solid Waste disposal Recycling of ceramic / clay wastes. By using unique technique and formula to produce “Pre-cast Cement/Concrete Block” which is widely used for building walls.

2 金发科技股份

King Fa Scientific Co. Ltd.

Solid Waste disposal Recycling of Plastic (PVC) disposal, by using

1. special and clean technique to sort out the PVC disposal; 2. Instead of traditional chemical cleaning agent, we use the solid-of-the-art technique such as Ultra-sonic cleaning to clean the recycled disposal to meet zero degree of pollution.

3. Upon customer’s request, we can product recycled PVC material with specific criteria.

3 中国电器科学研究

院有限公司 China Electrical Scientific Research Co. Ltd.

Electrical Energy A. Performance Testing for Electric Battery (above 30kw) by PWM technique. This technique can use for power storage system

B. Quick re-charging system for electric vehicles, range: 30kw to 150kw.

C. Filter for 3 phases. Electric power supply

Solid disposal A. Recycling of electronic parts by extracting the rare and valuable metal;

B. Recycling by using kitchen waste

Water resources and treatment

Resource processing of high concentration organic wastewater

4 湛江师范学院

Zhan Jiang Normal University

Water resources and treatment

Water resource testing and analysis such as PH value, BOD5, SS, NH3-N, KTN, TN, VFA…etc

5 湛江师范学院高利

Zhan Jiang Normal

Water resources and treatment

Polyaspartic (PASP) is introduced which is a biodegradable and environmental friendly water

(7)

7 University – Go Lei Kuen treatment product. 6 广东四会互感器厂 有限公司 Guangdong Si Hui instrument transformer works co. ltd Web page: http://www.gdshp.c om.cn/pre/gsjj.asp

Electrical Energy A series of products are available such as instrument transformers, power transformers, switches, transducers, metering trucks and insulation articles…etc have been professionally designed,

manufactured and sold. All of them are suitable for substation, power plant and corresponding supportings and parts replacement & transform for variety of switchgears in those systems of electricforce, railway and petroleum and the like. A great of products have owned proprietary intellectual property rights and core technology and have been won more than 30 national honors.

We are looking for opportunity for Smart Grid Co-operation.

(8)

8

3. Brief Reports for Interested Enterprises of Sichuan

Item Enterprise Technological

area

Projects/ Products/ Technology

1 四川兴能新材料有限公司

Xing Neng New Materials Co.

Electrical Energy Material of Li-ion Battery

2 四川宝生能源电池有限公司

Pou Seng Renewable Energy Battery Co. Ltd.

Electrical Energy New Energy Battery

3 德阳博力迅电池有限责任公司

Boli Sun Battery Co. Ltd.

Electrical Energy Super Scale Battery

4 四川长虹格润再生资源有限责任公司

Chan ChonG Cer Un Renewable Energy Co. Ltd.

Solid Waste disposal

Recycling of solid waste and re-use

(9)

9

4. Brief Reports for Interested Enterprises of Hainan

Item Enterprise Technological

area

Projects/ Products/ Technology

1 海南省热热热用植物研究开发重点实实室Hainan

provincial key laboratory of R&D on tropical herbs

Solid Waste disposal

Coffee residue is a byproduct generated in the process of coffee drink, accounting for the weight of the beans 2/3. The content of fatty acids in coffee residue is up to 14% and was discarded with the coffee residue. The project intended to reuse the fatty acids in coffee residue and develop an animal feed additives.

2 中国热热热热科学院广州实实站

Guangzhou Experimental Station, Chinese Academy of Tropical Agricultural Sciences (CATAS)

Solid Waste disposal

Cassava and

sugarcane are the main tropical crops in South China. In the product process of cassava and sugarcane, huge wastes (such as the cassava pulp and sugarcane bagasse) generate and cause environment problems. The R&D project will focus on the energy conversion techniques and methods using these wastes. Biogas, bio-fuel and bio-char might be the final products. Based on the existing methods, such as thermo-chemical, bio-chemical and catalytic chemical, one of them will stand out after experiments and technical economic evaluation. The basic principle of the chosen technological method is economically feasible and environmentally friendly. Main Characteristics: Abundant experiences on bio-energy, including

(10)

10 the Biogas, bio-fuel, or bio-char, especially on the energy conversion of cassava pulp and sugarcane bagasse. Specific technological expertise on thermo-chemical, bio-chemical and catalytic chemical. The specific R&D contribution we are seeking is the guidance of energy conversion techniques and methods using cassava pulp and sugarcane bagasse. The basic principle of the chosen technological method is economically feasible and environmentally friendly.

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Para que o estudante assuma integralmente a condição de cidadão é preciso dar-lhe voz. Sendo o diálogo, portanto, fundamental para a cidadania, o professor de Ciências deve buscar