• Nenhum resultado encontrado

Docas do Pará. Informativo da Companhia Docas do Pará / Belém / Ano II nº III / Junho de 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Docas do Pará. Informativo da Companhia Docas do Pará / Belém / Ano II nº III / Junho de 2013"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Docas do Pará

Informativo da Companhia Docas do Pará / Belém / Ano II nº III / Junho de 2013

Ministério da Saúde e Secretaria de Portos

r e a l i z a m o f i c i n a s o b r e s a ú d e e

segurança do trabalhador portuário

Agende-se!

WWW.CDP.COM.BR

CISET

Comitê Técnico de Auditoria da Presidência da República realiza Fórum em Belém.

ENTREVISTA

Diretor Presidente da CDP, Carlos Ponciano, fala sobre nova Lei dos Portos.

COLETA SELETIVA

Coleta Seletiva Solidária é implantada na Companhia Docas do Pará.

A oficina que aconteceu em Belém, contou com visita técnica ao Porto de Vila do Conde.

Pág.03

(2)

Companhia Docas do Pará sedia o Comitê Técnico

de Auditoria da Presidência da República

a r a d i s s e m i n a r o conhecimento entre os

P

titulares de unidades de auditoria interna vinculados a Presidência da República, a Secretaria de Controle Interno (Ciset/PR) promoveu nos dias 18 e 19 de abril, a 7ª Reunião Ordinária do Comitê Técnico de Auditoria da Presidência da República, no Hotel Regente e c o n t o u c o m o a p o i o d a Companhia Docas do Pará. Criado em 2009, o Comitê tem a função de debater e aperfeiçoar a s t é c n i c a s d a a u d i t o r i a governamental, transformando a atividade em uma ferramenta efetiva de melhoria da gestão pública.

O Comitê Técnico de Auditoria foi criado após a percepção da importância em abrir um fórum para receber as unidades de a u d i t o r i a , p a r a t r o c a r informações, fazer debates técnicos e uniformizar posições técnicas. “Nós esperamos que o

conhecimento adquirido, por cada um dos componentes sirva para incrementar e melhorar suas atividades dentro cada uma das unidades participantes, tivemos muitos esclarecimentos na palestra sobre a gestão de riscos corporativos, ficou muito claro o papel das auditorias internas. No fomento das atividades gestoras tivemos uma palestra sobre ouvidorias, é um tema importantíssimo, é necessário que as empresas tenham ouvidorias, até pra captar a percepção do cidadão, e com isso, melhorar o seu trabalho”, explicou o Presidente do Comitê, Jerri Coelho.

Para a Gerente de Auditoria Interna da Companhia Docas do Pará, Edna Pires, o fórum é de extrema importância para a execução de seu trabalho. “É de suma importância para a Companhia participar desse evento, visto que a cada encontro são abordados temas p o l ê m i c o s , o s q u a i s s ã o

d i s c u t i d o s e n t r e o s participantes eliminando as dúvidas porventura existentes. Há ainda a interação entre os membros e o compartilhamento d e e x p e r i ê n c i a s ( b e n c h m a r k i n g ) e n t r e a s unidades, fazendo com que as auditorias possam atuar cada vez mais como uma fonte de melhorias, transparência e aperfeiçoamento da gestão pública” ressaltou.

Palestras sobre Atividade c o r r e c i o n a l e s e u funcionamento nos órgãos e e n t i d a d e s v i n c u l a d a s à Presidência da República, Governança Corporativa na Área Pública, Financiamento d a s p a r c e r i a s c o m a s Organizações da Sociedade Civil, Atas de Registro de Preços – D e c r e t o 7 . 8 9 2 / 2 0 1 3 , Implantação de Gestão de R i s c o s e m O r g a n i z a ç õ e s P ú b l i c a s , O u v i d o r i a – fundamentos e desafios e Lei de Acesso à Informação - cenário

atual e aspectos relevantes, foram assuntos discutidos durante o evento.

O comitê é formado por representantes da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República– CISET/PR, A g ê n c i a N a c i o n a l d e Transportes Aquaviários– ANTAQ, Empresa Brasileira de Comunicação- EBC, Companhia Docas do Rio de Janeiro- CDRJ, Companhia Docas do Rio Grande do Norte-CODERN, Companhia Docas do Estado de S ã o P a u l o - C O D E S P , Companhia Docas do Espírito Santo- CODESA, Companhia D o c a s d o C e a r á - C D C , Companhia Docas do Estado da Bahia- CODEBA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária ( I N F R A E R O ) , A g ê n c i a Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Instituto Nacional d e T e c n o l o g i a d a Informação(ITI).

(3)

Ministério da Saúde e Secretaria de Portos

realizam oficina sobre saúde e segurança

do trabalhador portuário

om o objetivo de coletar informações e fazer um

C

diagnóstico sobre a saúde e s e g u r a n ç a d o s t r a b a l h a d o r e s portuários no Pará, a Secretaria de Portos e o Ministério da Saúde realizaram nos dias 27 a 29 de maio visita técnica ao Porto de Vila do Conde, seguida da oficina de saúde segurança do trabalhador portuário, evento e, que contou com o apoio da Companhia Docas do Pará, realizado no centro de convenções Computer Hall.

Assinado em 2011, com validade até 2015, o acordo entre a Secretaria de Portos e o Ministério da Saúde prevê a criação, através da oficina, de uma matriz que direcionará as ações que serão tomadas por vários órgãos federais envolvidos que estiveram presentes na oficina, visando a garantia da saúde e segurança do trabalhador portuário avulso.

A Coordenadora do projeto e Analista Técnica Sênior da Secretaria de Portos, Maria Cristina Dutra falou sobre o acordo. “O evento resulta do acordo de cooperação técnica firmado entre os dois órgãos federais com o objetivo de subsidiar a elaboração e implantação de políticas públicas mais eficientes referentes à saúde do trabalhador nos portos brasileiros. Após o diagnóstico vamos desenvolver diretrizes de políticas públicas em prol da saúde e segurança dos trabalhadores portuários. O projeto piloto foi o Porto de Santos, de lá partimos para Companhia Docas do Ceará, Bahia, Porto de Vitória e enfim, chegamos ao Pará, daqui seguimos para o Rio Grande do Norte e finalizamos este ano com o Rio de Janeiro”, explicou.

Na abertura da oficina a Diretora de G e s t ã o P o r t u á r i a , S o c o r r o Pirâmides, falou que a oficina é um marco e que há a necessidade de normatizar essa matriz, para que se c u m p r a m t o d a s a s n o r m a s . “Queremos recepcionar esse plano para que junto com a nossa equipe, tornaremos esse plano eficaz. Precisamos que esse programa seja normatizado, para que independente de quem esteja na frente da gestão, ele seja executado. Queremos fazer parte, de preferência ser a primeira Companhia Docas a participar desse projeto. Estamos à disposição para

este momento é um marco para um novo tempo”, enfatizou.

Na oficina foi destacada a forma como o projeto é encaminhado. De a c o r d o c o m o s t é c n i c o s e coordenadores, da SEP e do Ministério da Saúde, o acordo estabelece uma articulação de ações interinstitucionais, com um sistema de consulta e troca de informações entre os dois órgãos, dentro de suas competências e atribuições institucionais.

Essa troca de informações busca a correção de inconformidades observadas, como exemplo os a d o e c i m e n t o s o u a c i d e n t e s e n v o l v e n d o t r a b a l h a d o r e s portuários avulsos, em decorrência da atividade desempenhada, dentro ou fora dos locais de trabalho.

Para o supervisor de segurança no trabalho da CDP, Jean Quaresma, a oficina serviu para adquirir mais aprendizado, fazer o intercâmbio com outras Companhias Docas, além de melhorar o desempenho da sua supervisão. “Tenho muito prazer em participar nesse dia, e s t o u n a e x p e c t a t i v a e m recepcionar essas melhorias. Espero que a SEP e o Ministério da Saúde consigam estabelecer algumas diretrizes que seja de uma forma uniforme para todos os portos, para desenvolvermos um trabalho no sentido da prevenção d a s a ú d e e s e g u r a n ç a d o s trabalhadores portuários. Foi uma preocupação louvável em focar essa classe trabalhadora e o grande mérito que vejo é essa interface, a integração com os demais órgãos. O grande momento dessa oficina foi escutar os portuários e ver de perto e s s a s e s p e c i f i c i d a d e s ” , comemorou.

São membros do comitê, a Agência N a c i o n a l d e T r a n s p o r t e s Aquaviários (ANTAQ) Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O evento contou também, com a participação de representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, Órgãos Gestores de Mão de obra e sindicatos de trabalhadores portuários.

Gerente de Gestão Portuária, Patrick Barros, na apresentação dos Portos Paraense ao comitê

Visita técnica no Porto de Vila do Conde

Abertura da oficina

Membros do comitê e participantes da oficina de saúde e segurança do Trabalhador Portuário

(4)

Qual a sua posição quanto à implantação da Medida Provisória 595? É uma solução para dar mais eficiência aos portos?

Presidente: Acredito que o Governo Federal acabará por pacificar a questão na sua base de apoio parlamentar e aprovará a

MP com algumas das alterações ora propostas pelo Senador Eduardo Braga, relator da Comissão Mista.

Quanto a questão de eficiência a MP por si só não tem o condão de produzi-la. Existe uma questão de fundo nem sempre bem abordada tanto no âmbito do Governo quanto no daqueles envolvidos no negócio portuário. O fato é que o porto é apenas um dos aspectos da logística de transporte de cargas e produtos. Eu diria, até mesmo, que não é o maior problema. O cerne dessa logística são os acessos portuários. Sem investimentos consistentes na nossa infraestrutura de transporte de forma integrada, jamais alcançaremos a pretendida eficiência portuária. O fato é que hoje o Brasil não dispõe de um sistema de transporte de cargas com modais integrados que permita que aquilo que se produz no País escoe com maior modicidade de custos. Em suma a MP quando implantada em todos os seus aspectos melhorará a eficiência do negócio portuário, mas não resolverá o problema isoladamente.

2. Quais mudanças/ consequências com a Medida Provisória? Trará mais benefícios à atividade portuária?

Presidente: A MP 595 tem muito da Lei 8.630. As mudanças mais significativas são a permissão para a construção e operação

de Portos privados sem a exigência da obrigatoriedade de movimentação de carga própria e a brutal concentração do poder de decidir nas mãos da SEP, que substitui as Cias Docas na condição de Poder Concedente, e da ANTAQ.

Há no meio portuário público o receio de que essa nova modelagem venha a nos tornar incapazes de competirmos com os Portos privados. Particularmente não vejo desta forma. Entendo, entretanto, que será obrigatório se redefinir o papel do porto público, priorizar os investimentos da união segundo a vocação natural desses Portos e, principalmente, criar condições para que as administrações portuárias tenham autonomia para gerir seus negócios portuários. Ou seja, há que se criar as condições mais próximas de isonomia para que as atuais Cias Docas possam competir com os Portos privados. De certo que uma vez implantada em sua integralidade a MP 595 trará benefícios ao negócio portuário.

3. Haverá algum impacto nos portos paraenses?

Presidente: Certamente, mas não de imediato. Mesmo após a aprovação da MP haverá necessidade/obrigatoriedade de se

produzir as regras de regulamentação e isso não deve ser muito rápido. É essa regulamentação que irá dar contornos finais a segurança jurídica sem a qual não haverá investimentos privados no setor.

4. Mudando de assunto, quais investimentos logísticos são necessários para que haja maior eficiência portuária aqui no Pará?

Presidente: Eu elencaria três investimentos, a saber: (1) Derrocamento de Pedral do Lourenço para viabilizar a conclusão da

Hidrovia do Tocantins de Marabá a Vila do Conde. Com relação a este ponto é importante que também se defina e se dê publicidade as regras de eclusagem; (2) Conclusão da BR 163 em sua integralidade, inclusive o trecho urbano de cerca de 20 Km em Santarém, que o DNIT, vergonhosamente, alega não estar incluído no orçamento da obra; e (3) Construção do trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Açailândia e Barcarena. Já seria um bom começo.

5. Quais investimentos estão previstos para os portos administrados pela Companhia Docas do Pará?

Presidente: A CDP foi a Cia Docas mais prejudicada com a mudança do marco regulatório. Os nossos principais

investimentos já se encontravam em adiantado estágio de avaliação nos órgãos responsáveis pelas análises de integridade técnica, econômica e ambiental. Nossas minutas de editais já se encontravam em análise do TCU após já terem sido aprovados na ANTAQ. Audiências Públicas já haviam sido realizadas. Pois bem, a CDP foi prejudicada por ter “feito seu dever de casa”. Tudo voltou a fase inicial de análise. Mas os nossos projetos vão sair, sim. Enumerando a seguir: (1) Já no segundo semestre devemos estar licitando as obras no porto de Santarém; um investimento com recursos do PAC da ordem de R$ 120 milhões. Ainda em Santarém também deverá ter uma tramitação célere, os projetos de arrendamento do terminal de grãos, que já cumpriram as formalidades de estudo de viabilidade e estão sendo revistos dentro da ótica do novo marco regulatório. São investimentos da ordem de R$ 100 milhões (2) O projeto de Vila do Conde deve ter um tramite acelerado já que, como disse, havia tramitado nas diversas instâncias. É um projeto de parceria com a iniciativa privada com valores estimados da ordem de R$ 1 bilhão; (3) Da mesma forma o Terminal de Contêineres de Belém já bastante adiantado deve sofre retrocesso visto que o ex-prefeito da nossa cidade não honrou os compromissos assumidos com a CDP e hoje deveremos abrir novas negociações com o atual prefeito, que não é entusiasmado pelo projeto Porto-Cidade que desenvolvemos; e (4) O projeto conceitual de Outeiro já está pronto e os estudos de viabilidade estão em aprovação na ANTAQ. As obras relativas ao arrendamento dos terminais de grãos estão estimadas em R$ 150 milhões. São muitas as consultas que temos recebido principalmente do agronegócio e do setor de mineração. As perspectivas são as melhores possíveis.

CARLOS JOSÉ PONCIANO DA SILVA, Diretor Presidente da Companhia Docas do Pará.

ENTREVISTA

ngenheiro Mecânico pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques e Capitão de

E

Fragata da Marinha do Brasil, já na reserva desde 2008. Serviu a Marinha do Brasil, com atividades típicas de manutenção e reparos dos navios durante 26 anos. Em 2008, por convite do então Diretor Presidente da Companhia Docas Pará, assumiu a função de Administrador do Terminal Petroquímico de Miramar e em abril de 2010, assumiu a Presidência da Companhia Docas do Pará, nesta entrevista fala sobre a Medida provisória 595 (MP dos Portos) e os investimentos que serão feitos nos Portos paraenses.

(5)

fim de realizar a c o l e t a s e l e t i v a

A

s o l i d á r i a , a Companhia Docas do Pará implantou, dia 30 de abril, o projeto que visa atender o Decreto nº 5.940, de outubro de 2006, que instituiu a s e p a r a ç ã o d o s r e s í d u o s recicláveis descartados pelos ó r g ã o s e e n t i d a d e s d a administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e sua destinação às associações e cooperativas dos c a t a d o r e s d e m a t e r i a i s reciclados.

A comissão formada por um r e p r e s e n t a n t e d e c a d a Diretoria, com o apoio técnico da gerencia ambiental e supervisão ambiental, não m e d i u e s f o r ç o s p a r a desenvolver os procedimentos que foram desde a criação da norma até a efetiva parceria c o m a C o o p e r a t i v a d o s

Recicláveis (CONCAVES)- única cooperativa habilitada para fazer a coleta seletiva-, teve como objetivo implantar, e agora, gerenciar os resíduos recicláveis gerados no Edifício sede e no prédio onde estão instalados o arquivo, a s u p e r v i s ã o d e m a t e r i a i s , almoxarifado e compras e a supervisão de serviços gerais. Na ocasião o coordenador da comissão da Coleta Seletiva, Ruan Santos, disse que o primeiro passo foi dado e que a partir de então contava com a colaboração de t o d o s o s e m p r e g a d o s d a Companhia. “O projeto já está implantado e é necessário que todos colaborem com essa ação, está sendo um trabalho muito gratificante, e que para dar certo t o d o s t ê m q u e c o o p e r a r ” , enfatizou.

O presidente da CONCAVES, Jonas Fernandes falou sobre dados alarmantes à sociedade c a u s a d o s p e l a f a l t a d e

Coleta seletiva solidária é implantada

na Companhia Docas do Pará

que a parceria firmada com a Companhia é de fundamental importância para sociedade, pois além de emprego e renda dá ao indivíduo a dignidade. “A CDP é um órgão vital, que está em campanha, nós da cooperativa reconhecemos o empenho da empresa em nos ajudar, além da responsabilidade socioambiental que tem feito, beneficiando milhões de brasileiros, pois essa é uma ação para preservação da vida”, ressaltou.

Já o Diretor Presidente da CDP, Carlos Ponciano, disse estar surpreso com os dados mostrados por Jonas Fernandes e ressaltou a importância da Coleta Seletiva Solidária. “Eu pensei que perderia tempo vindo aqui, mas que bom que estava enganado, muito do que foi exposto aqui pelo Presidente da CONCAVES, não era do meu conhecimento. P r e c i s a m o s d a r a d e v i d a importância ao assunto e é preciso

Fernandes informou que a previsão da retirada de resíduos recicláveis será em torno de uma tonelada e meia e que não executará apenas a retirada, mas sim irá incentivar os funcionários a fazerem da sua casa uma extensão do trabalho. “Para nós da cooperativa é o nosso pão de cada dia, nos dá o sustento, gera emprego e resgata a dignidade”, finalizou.

Ao final do evento foi distribuído aos funcionários e membros da cooperativa o lanche solidário, e m b a l a d o s c o m m a t e r i a i s recicláveis a fim de orientar a todos onde cada material pode ser jogado. O evento foi feito para marcar o início da mudança de comportamento dos empregados d a C o m p a n h i a , a t r a v é s d a contribuição com o meio ambiente e demonstrando o compromisso social abraçado pela CDP.

Funcionários da Companhia na implantação da coleta seletiva solidária e membros da CONCAVES

(6)

ara comemorar o dia do trabalhador, a

P

Companhia Docas do

Pará em parceria com o S i n d i c a t o d o s G u a r d a s Portuários, promoveu dia 1 de maio, uma tarde de lazer aos seus funcionários. Foi realizado um torneio de futebol, seguido de almoço, além de sorteios de brindes para seus colaboradores. O Diretor Presidente da CDP, Carlos Ponciano, falou da importância em comemorar o dia do trabalhador.

“Temos que comemorar efusivamente a dedicação que os trabalhadores têm na Companhia, independente de qualquer diferença que tenhamos, o importante é trabalharmos em conjunto para que possamos ter um a m b i e n t e m e l h o r d e

trabalho”, ressaltou.

O Presidente do Sindiguapor, Jonas Melo, falou que o dia foi muito bem organizado e que pela primeira vez foi comemorado simultaneamente com as outras unidades portuárias. “Achei muito bom que a Diretoria se sensibilizou e abraçou a causa dos trabalhadores, os quais tanto homens como mulheres lutam e trabalham não só para o seu sustento, mas sim em busca de dias melhores e não medem esforços para o desenvolvimento da nossa empresa. E esse esforço foi de suma importância, pois os q u e c o m p a r e c e r a m p a r a prestigiar o evento entenderam que pessoas vêm e vão, mas a C o m p a n h i a p e r m a n e c e r á independente de quem estiver à frente”, finalizou.

CDP comemora o Dia do Trabalhador

Mães cedepeanas são homenageadas

a véspera do dias das

mães, no dia 10 de

N

m a i o , a s m ã e s c e d e p e a n a s g a n h a r a m homenagem. Pétalas de rosa, presentes e sorteio de brindes, além do café da manhã, foram oferecidos a elas que são as pessoas mais importantes de nossas vidas.

“Achei a homenagem muito bonita, emocionante. É bom saber que a Companhia valoriza as mães, foi muito bom também a confraternização que fizemos com as outras mães da empresa, esse momentos são muito importantes.

Adorei o presente e já estou u s a n d o , é d e e x c e l e n t e q u a l i d a d e ” , e n f a t i z o u a supervisora comercial, Fabíola

Lemos.

“Este ano particularmente, a homenagem me emocionou muito. Ser mãe é ato de amor contínuo, é luta e dedicação diária. Mas neste dia em especial, nos permitimos os m i m o s , o s c a r i n h o s , a s homenagens que nos são direcionadas. E no prédio, quando todas as mães uniram as mãos para uma só oração, senti uma força, uma serenidade tão grande. É isto que sentimos em nossos corações e sempre pedimos a Deus: Que todos estejam bem, que nossos filhos estejam bem, com saúde, que sigam sempre pelos caminhos do bem, Nossa fé é tão forte quanto nosso amor”, disse e m o c i o n a d a a a s s i s t e n t e administrativo, Elizabeth Leão.

Funcionários recebendo as medalhas após o torneio de futebol

Mães cedepeanas

(7)

Palestra da CDP abre Semana

do Meio Ambiente na ANTAQ

A gerente de Meio Ambiente da Companhia Docas do Pará (CDP), Margarida Azevedo, abriu nesta terça-feira (4), no auditório da ANTAQ, em Brasília, o ciclo de palestras da Semana do Meio Ambiente. O evento, que terá três palestras proferidas por especialistas da área, é uma iniciativa da Gerência de Meio Ambiente, da Superintendência de Portos, e da Comissão de Coleta Coletiva Solidária da Agência.

A iniciativa foi prestigiada pelos diretores da ANTAQ, Pedro Brito (diretor-geral) e Mário Povia. Brito reafirmou o compromisso da Agência com a questão ambiental. “Essa é uma área prioritária para a ANTAQ,

pois, na busca por uma maior eficiência e para se equiparar aos principais portos do mundo, nossos portos não podem prescindir da gestão ambiental”, afirmou. Ele acrescentou que o empenho da Diretoria da Agência com o desenvolvimento ambiental do setor aquaviário será um processo contínuo, permanente e renovável.

Em sua palestra, a gerente de M e i o A m b i e n t e d a C D P , Margarida Azevedo, enfocou o gerenciamento de resíduos sólidos por entidades da sociedade civil. Margarida falou da experiência adotada pela companhia docas paraense a partir do modelo desenvolvido

no Porto de Santarém.

O Projeto, conhecido como PEAT, é realizado em parceria c o m a O N G F u n d a ç ã o Esperança e tem como base ações de educação ambiental, além de atividades esportivas, culturais e de inclusão social das comunidades portuárias e do entorno dos portos do Estado.

O Projeto envolve desde as tripulações e os usuários das embarcações fluviais, crianças e adultos, até os taxistas que manuseiam as bagagens que chegam e saem pelos rios. “Tudo é feito com a participação da comunidade que, em sua grande maioria, é bastante carente”, destaca Margarida,

informando que atualmente o projeto disponibiliza mais de 25 cursos anuais, além de palestras em escolas. "São oficinas de música, aulas de karatê e a fábrica de sabão ecológico, entre outras ações, que nos enchem de emoção e orgulho", apontou.

A CDP controla oito instalações portuárias. Entre elas, estão os portos de Vila do Conde (o maior do Estado), Santarém e Belém, e os terminais Miramar e O u t e i r o , o n d e s ã o movimentadas boa parte das cargas que circulam na região amazônica, como combustíveis, granéis sólidos, e carga geral.

Fonte: Antaq

SEP conclui implementação

do Porto sem papel

O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, anunciou nesta terça-feira (14/05) a conclusão da implementação total do sistema Porto sem Papel (PSP). O Projeto entrou em funcionamento em agosto de 2011 tendo o Porto de Santos como piloto e hoje encerra sua primeira fase com a operação plena do sistema no Porto de Manaus, completando os 35 portos p ú b l i c o s m a r í t i m o s vinculados a Secretaria de Portos (SEP). Segundo o Coordenador-Geral de Integração de Sistemas de Informação, José Roberto Bastos Fernandes, já é notório o aumento da

eficiência das operações portuárias em todos os portos q u e t i v e r a m o s i s t e m a implementado.

O PSP tem como objetivo o aumento da eficiência das operações portuárias por meio da desburocratização, com a eliminação da entrega de documentos em papel pelas agências de navegação a o s ó r g ã o s p ú b l i c o s intervenientes no processo portuário nacional. Seguindo r e c o m e n d a ç õ e s d a O r g a n i z a ç ã o M a r í t i m a Internacional (IMO), o s i s t e m a i m p l e m e n t a o conceito da Janela Única Portuária, de forma que o representante da embarcação

(Agência de Navegação), transmita as informações necessárias, para uma única base de dados e a partir desta permita o acesso e troca eletrônica de dados com a Autoridade Portuária e órgãos anuentes do governo (Receita Federal do Brasil, Polícia Federal, Vigiagro, A n v i s a e a A u t o r i d a d e Marítima – Capitania dos Portos).

Os portos obedeceram a seguinte ordem: Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Aratu, Ilhéus, Fortaleza, Pecém, Barra do Riacho, Niteroi, Itaguaí, Angra dos Reis, Forno, Recife, Suape, C a b e d e l o , N a t a l , A r e i a

Branca, Maceió, Itajaí, São Francisco do Sul, Imbituba, Laguna, São Sebastião, Paranaguá, Antonina, Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Belém, Santarém, Vila do Conde, Itaqui, Macapá e Manaus.

Fonte: Secretaria de Portos Andrezza Barros

Chefe da Comunicação – SEP (61) 9994 8791

(8)

Companhia Docas do Pará participa de videoconferência

com a Secretaria de Portos e Ministério dos Transportes

CDP e UFPA apresentam ao Governo do Estado o Projeto

do Sistema Integrado do Rio Tocantins

f i m d e c h e c a r o a n d a m e n t o e a s

A

p r i o r i d a d e s d o s investimentos nos estudos de acessos hidroviários e marítimos que constam na carteira de i n v e s t i m e n t o s e m a c e s s o s p o r t u á r i o s , a n u n c i a d o s p e l a Presidenta Dilma Rousseff em dezembro de 2012, já visando o P r o g r a m a d e A c e l e r a ç ã o d o Crescimento 3, referentes aos acessos de modais de transportes, e

o último dia 12 de abril, f o i a p r e s e n t a d o a o

N

governo do Estado do Pará pelos professores Hito Braga e Nélio Figueiredo, da Universidade Federal do Pará com o apoio do gerente de planejamento da Companhia Docas do Pará, Mauro Santos, o projeto do Sistema Integrado do Rio Tocantins, que inclui a Hidrovia Araguaia-Tocantins e o Porto de Vila do Conde. O projeto com o custo estimado de R$ 521 milhões, mostrou a viabilidade da hidrovia e

os benefícios que ela trará para o transporte da região, com a redução de custos. Estiveram presentes o vice-governador, os secretários de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, o de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável, o de Meio Ambiente, e o de Indústria, Comércio e Mineração. Houve unanimidade quanto a viabilidade do projeto e que o Estado não pode ficar condicionado a apenas uma empresa e a um meio de escoação, que é o ferroviário.

esclarecer a competência para as intervenções previstas entre a Secretaria de Portos e o Ministério d o s T r a n s p o r t e s , o D i r e t o r Presidente, Carlos Ponciano, a Diretora de Gestão Portuária, Socorro Pirâmides e o Gerente de Planejamento, Mauro Santos além do professor da Universidade Federal do Pará, Hito Braga, participaram no dia 12 de abril de uma videoconferência onde foram abordados assuntos referentes aos

acessos hidroviários na Região Norte, temas como Sistema Integrado do Rio Tocantins -PA, acesso marítimo do Canal do Quiriri, acesso hidroviário pelo e s t r e i t o d e b o i u ç u , a p r o f u n d a m e n t o d o a c e s s o aquaviário ao Terminal Portuário de Outeiro- PA, restabelecimento da Hidrovia Capim-Guamá, acesso hidroviário através do Rio Tapajós entre Miritituba e Santarém -PA, intervenções na

Hidrovia do Madeira – AM e as intervenções no canal da barra norte do Rio Amazonas foram tratados na reunião. Participaram d a v i d e o c o n f e r ê n c i a e m Brasília–DF, representantes da Secretaria de Portos, Ministério dos Transportes através do D e p a r t a m e n t o N a c i o n a l d e Infraestrutura de Transportes ( D N I T ) e d a E m p r e s a d e Planejamento e Logística (EPL).

Notas

Videoconferência com representantes da Secretaria dos Portos e Ministério dos Transportes

Apresentação do projeto do sistema integrado do Rio Tocantins

(9)

ANIVERSARIANTES

DE JULHO

ANIVERSARIANTES

DE JUNHO

GESTÃO DE TALENTOS: EMPRESAS QUE INVESTEM EM PESSOAS TORNAM-SE COMPETITIVAS

As pequenas, médias e grandes empresas já perceberam que o seu sucesso esta relacionado ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da sua equipe, pois são elas que estão na linha de frente e conhecem a realidade do dia-a-dia dos seus trabalhos. Os empresários devem investir na capacitação e desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, pois investir não deve ser considerado como gastos, mas sim como investimentos.

Por isso, é necessário transformar o setor de RH das empresas que antes só faziam admissão, demissão e outros processos burocráticos, passassem a investirem também no capital humano, verificando quem são os reais colaboradores que tem capacidade para ajudar a alavancar a empresa.

Lucro é importante e essencial para a existência da empresa, mas para uma empresa obter lucro é necessário investir nas pessoas, pois são elas que fazem a coisa acontecer. Pessoas bem treinadas e capacitadas fazem o diferencial para a organização. Quando se investe em gestão de talentos, o gestor de pessoas deve estar ciente que a mudança e inovação é prática e aplicação das ideias. Investir nas pessoas é o melhor caminho para que sua empresa torne-se competitiva e lucrativa.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

1 M A R IA D E F A T IM A D E S O U Z A B A R B O S A 2 M A R ILIA S ER IQ U E D A C O S T A 3 B IA N O R A LM EID A D O S S A N T O S F ILH O 4 J O S E M A R IA F ER R EIR A 4 C ILEN O S A N T O S B O R GES 4 P A U LO M U R ILO S ILVA GA T IN H O 4 A M A R ILD O J O R GE VILH EN A D E S O U Z A . 4 D A R IO D O S S A N T O S M A R T IN S J U N IO R 5 S ILVIO GU ILH ER M E LO P ES P O R T U GA L 5 M A R IO P IN H EIR O F ILH O 6 R A IM U N D O F ER R EIR A S A R A IVA 7 IVA N ILD O J O A O D A S ILVA P A N T O J A 7 F R A N C IS C O A U GU S T O GU IM A R A ES LIM A 7 A R T EM IO F R U T U O S O R A M O S F ILH O 9 S ER GIO J O S E D E A Z EVED O U P T O N 10 W A LT ER P ER EIR A D A S ILVA 10 M A N O EL P A U LO D A S ILVA 11 S ID N EY D A S ILVA S EN A 12 A D R IA N O N A Z A R EN O C A R D O S O P A D ILH A 13 R EGIN A LD O S A N T O S D E S O U Z A 14 O M A R F ER N A N D O D E A LEN C A R 15 C A R M EN D O S O C O R R O VIA N N A D A S ILVA 15 P A U LO C EZ A R D E S O U S A C A R VA LH O 16 A N T O N IO T A VA R ES M A R T IN S 17 J O S E D A C O S T A N O B R E 17 A N T O N IO ELIA S 17 F ER N A N D A GA B R IELLE F ILIP H IN A P D O S S A N T O 18 A LB ER T O LO B A T O D IA S 20 F R A N C IS C O T A VA R ES D A S ILVA 21 GILB ER T O B A R B O S A LES S A N ET O 24 F ER N A N D A Q U IN D ER E T A VA R ES B A T IS T A 25 C R IS T O VA M S ILVA D A C R U Z 25 C R IS T O VA O GA R C IA 25 J O S E A IR T O N M O T A D E C A S T R O F ILH O 26 M A R IA ELIZ A B ET H LEA O O LIVEIR A 26 C ELS O M A R IA N O D E O LIVEIR A B A R R O S 28 M A R C ELO F ER R EIR A S A C R A M EN T A 28 EVER A LD O R IB EIR O R EN T E

30 IN A C IO D A S ILVA A M O R IM 30 J U LIO D IEGO D A S ILVA S A LES 30 LU IZ P A LH ET A D A S ILVA

31 A LEX A LB ER T O GO N C A LVES D E S O U S A 31 A LLEN IM B IR IB A GO N C A LVES

3 REGINALDO COSTA BARROSO

3 DIEGO DANIEL NOGUEIRA VERISSIMO DANTAS 5 JOSE DE JESUS CORDEIRO DE ARAUJO.

6 HERMES BRONI PEREIRA

8 JOAO GUSTAVO SALGADO DA COSTA 8 MANOEL RODRIGUES DE MOURA 8 CARLOS MOTA VILELA

9 CLOVIS FERNANDES ALMEIDA

9 FRANKLIN DOUGLAS SILVA DE OLIVEIRA 10 ANTONIO MARCOS CAVALCANTE DA SILVA 11 LUIZ FERNANDO LEMOS BARRETO MOREIRA 11 ANTONIO JORGE SILVA OLIVEIRA

11 SINVAL DE NAZARE TEIXEIRA DIAS JUNIOR 11 EDINALDO SOUZA DE BARROS

12 ANTONIO WILSON DA SILVA

13 ANTONIO ROBERTO FERREIRA NERY 17 ALBA DANIELA PEREIRA DE BARROS 17 RAIMUNDO TADEU GEMAQUE SALES 19 ANA CRISTINA DAS DORES SILVA 20 NILSON DE JESUS CASTRO

22 JOAO ALBERTO SILVA SALIBA 23 JOSE FERREIRA RAMOS 24 JOAO MILHOMEM

26 RAFAEL NASCIMENTO DE JESUS 26 PEDRO RAIMUNDO DOS SANTOS BRITO 26 DANIELLE DOS SANTOS ABREU

26 PAULO VIEGAS LOPES. 27 ADILSON ABADE DA SILVA 28 FRANCISCO PEREIRA DA SILVA

28 MAURO HENRIQUE BARREIROS DOS SANTOS 29 ANA MARIA SANTOS

29 EMANOEL DEMETRIO SARAIVA

Recursos Humanos

Agende-se!

Expediente

Informativo Docas do Pará

DIRETORIA EXECUTIVA Diretor Presidente

Carlos José Ponciano da Silva

Diretora de Gestão Portuária

Maria do Socorro Pirâmides Soares

Diretor Administrativo - Financeiro

Olívio Antonio Palheta Gomes

Responsabilidade

Assessoria de Comunicação

Ita Gomes

Equipe ASSCOM

Jamylle Vieira - Jornalista Lorena Carrilho - Multimídia Camila Figueiredo - Publicitária

Colaboração

Todos os empregados da empresa Correspondência

COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP Av. Presidente Vargas, 41 - Centro ASSCOM- Belém Pará - 66010-000 Fone: (091) 3182-9161 / 3182-9141

www.cdp.com.br

1. Seminário Pacote Portos

Data:14 de junho

Local:Hotel Tivoli Mofarrej São Paulo Alameda Santos, 1437.

São Paulo/SP

Mais informações: http://www.conceitoseminarios.com.br

2. Naval Shore – Marintec South America

Feira e Conferência da Industria Naval e Offshore Data: 13 a 15 de agosto

Local: Centro de Convenções Sulamérica Rio de Janeiro/ RJ

Mais informações: http://www.ubmnavalshore.com.br/

3. InfraPortos South América

Feira e Conferência internacional sobre tecnologia e equipamentos para portos e terminais

Data: 22 a 24 de outubro

Local:Mendes Convention Center Santos/ SP

Mais informações: http://www.infraportos.com.br/?page_id=26

4. 2º Meeting Comex

Workshops e palestras Data: 04 de julho

Local:Avenida Aluísio Pires Condeixa, 2.550 Joinville/SC

Referências

Documentos relacionados

Às dezesseis horas do dia vinte e três do mês de junho do ano de dois mil e dezesseis, na Sala de Reuniões da Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP,

COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – CODESP AUTORIDADE PORTUÁRIA DE

Portanto, neste trabalho, pretende-se melhorar o entendimento sobre os processos de lixiviação nos solos com horizonte A antrópico, comparando-se os fluxos de

No Brasil, figura entre os sobrenomes mais populares e significa, de acordo com Guérios (1973, p. A forma Oliveira, segundo o autor, era registrada no português arcaico de

Já Kato (1993) propõe que o objeto nulo seja um pro identificado (como sendo 3 ª pessoa) e licenciado por um clítico nulo. Segundo Kato, o antecedente do clítico nulo deve

A contratada será inteiramente responsável pela divulgação das exigências de Segurança, Saúde e Meio Ambiente e deverá assegurar-se de que todos os seus empregados e

Neste estudo, realizaremos apontamentos introdutórios sobre a participação da mídia impressa na profissionalização do Voleibol feminino no Brasil, verificando alguns exemplares

a) O aproveitamento de servidor que se encontre em disponibilidade dependerá de prévia comprovação de sua capacidade física e mental, por junta médica oficial. b) O