• Nenhum resultado encontrado

Concurso Público 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso Público 2016"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Prova Discursiva

Pesquisador em Saúde Pública

Concurso

Público

2016

PE 5034

Pesquisa Clínica em reabilitação

cardiovascular em doença de

Chagas

Ministério da Saúde

FIOCRUZ

(2)

2

PE 5034

Questão 01

“A doença de Chagas [...] apresenta elevada carga de morbimortalidade em países endêmicos, incluindo o Brasil, com expressão focal em diferentes contextos epidemiológicos.”

“O Brasil, com suas dimensões con• nentais, está passando por grandes e rápidas transformações demográfi cas, sociais e am-bientais, mas com persistência de graves desigualdades socioeconômicas e regionais.”

“... que resultam em situações de vulnerabilidade individual, programá• ca e social potencial que envolvem a doença de Chagas.”

Trechos extraídos do documento: Dias JCP, Ramos Jr. AN, Gon• jo ED, Luque• A, Shikanai-Yasuda MA, Coura JR et al. II Consenso Brasileiro em Doença de Chagas, 2015. Epidemiol. Serv. Saúde. 2016; 25(esp): 7-86.

Responda a cada um dos quatro (4) itens apresentados a seguir, de forma disserta• va-argumenta• va de organização do dis-curso, em linguagem formal, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, desenvolvendo o pensamento de forma clara e coerente(mínimo de 50 e máximo de 140 linhas).

1) Descreva de modo integra• vo a história natural da doença de Chagas, indicando os níveis de prevenção potenciais. (10 pontos) 2) Disserte cri• camente sobre o perfi l de morbimortalidade da doença de Chagas no Brasil. (10 pontos)

3) Descreva cri• camente o atual perfi l epidemiológico da doença de Chagas a par• r dos diferentes modos de transmissão de Trypanosoma cruzi. (10 pontos)

4) Com vistas a es• mar a prevalência da doença de Chagas no Estado do Rio de Janeiro e possíveis fatores associados, delineie um (1) possível desenho de estudo a ser desenvolvido sob a coordenação do Ins• tuto Nacional de Infectologia, Fiocruz. (20 pontos)

Questão 02

“Nas úl• mas quatro décadas, tem se reconhecido a RCV [reabilitação cardiovascular] como um instrumento importante no cuidado dos pacientes com doença cardiovascular (DCV).”

Trecho extraído do documento: Herdy AH, López-Jimenez F, Terzic CP, Milani M, Stein R, Carvalho T; Sociedade Brasileira de Car-diologia. Consenso Sul-Americano de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2014; 103(2Supl.1): 1-31.

“Em toda avaliação funcional, prognós• ca e da capacidade labora• va de um indivíduo com doença de Chagas, deve-se levar em conta a grande variabilidade clínica desses casos, mesmo quando enquadrados em um mesmo estágio de qualquer classifi cação do comprome• mento cardíaco.”

Trecho extraído do documento: Dias JCP, Ramos Jr. AN, Gon• jo ED, Luque• A, Shikanai-Yasuda MA, Coura JR et al. II Consenso Brasileiro em Doença de Chagas, 2015. Epidemiol. Serv. Saúde. 2016; 25(esp): 7-86.

Responda a cada um dos três (3) itens apresentados a seguir, de forma disserta• va-argumenta• va de organização do discurso, em linguagem formal, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, desenvolvendo o pensamento de forma clara e coerente. ( mínimo 50 linhas e no máximo 140 linhas)

1) Conceitue reabilitação cardiovascular em geral, e descreva os componentes para um programa de reabilitação cardiovascular específi co em doença de Chagas a ser desenvolvido no Ins• tuto Nacional de Infectologia, Fiocruz. (20 pontos)

2) Disserte cri• camente sobre os princípios de prescrição do treinamento ! sico para reabilitação cardiovascular em doença de Chagas. (15 pontos)

3) Com vistas a avaliar o efeito de uma nova intervenção em reabilitação cardiovascular para doença de Chagas, delineie um (1) possível desenho de estudo a ser desenvolvido sob a coordenação do Ins• tuto Nacional de Infectologia, Fiocruz. (15 pontos)

(3)

3

Concurso Público FIOCRUZ 2016 Pesquisador em Saúde Pública

PE 5034

R

A

SC

U

N

H

O

Rascunho da Questão 01

(4)

4

PE 5034

R

A

SC

U

N

H

O

Rascunho da Questão 01

(5)

5

Concurso Público FIOCRUZ 2016 Pesquisador em Saúde Pública

PE 5034

R

A

SC

U

N

H

O

Rascunho da Questão 01

(6)

6

PE 5034

R

A

SC

U

N

H

O

Rascunho da Questão 01

(7)

7

Concurso Público FIOCRUZ 2016 Pesquisador em Saúde Pública

PE 5034

R

A

SC

U

N

H

O

Rascunho da Questão 01

(8)

8

PE 5034

Rascunho da Questão 02

R

A

SC

U

N

H

O

(9)

9

Concurso Público FIOCRUZ 2016 Pesquisador em Saúde Pública

PE 5034

Rascunho da Questão 02

R

A

SC

U

N

H

O

(10)

10

PE 5034

Rascunho da Questão 02

R

A

SC

U

N

H

O

(11)

11

Concurso Público FIOCRUZ 2016 Pesquisador em Saúde Pública

PE 5034

Rascunho da Questão 02

R

A

SC

U

N

H

O

(12)

12

PE 5034

Rascunho da Questão 02

R

A

SC

U

N

H

O

Referências

Documentos relacionados

É de total responsabilidade do candidato o preenchimento correto do seu endereço eletrônico (e-mail), não sendo permitido e-mails de uso coletivo ou associado. No ato da

Apresentar desenho do perfil hidráulico completo e detalhado abrangendo todo o sistema de tratamento, desde os pontos de origem dos efluentes até os pontos de

A análise dos resultados obtidos no presente estudo permite concluir: - Existe correlação entre a velocidade ultra-sônica e o teor de umidade da madeira; - Para ambos os tipos

Assim, a mandriladora da figura, embora possua três eixos, pode, devido a restrições de hadware e software, ser capaz apenas de realizar dois movimentos ao mesmo tempo.. Assim,

As métricas por trás do Tomatometer, os seus diversos critérios de cálculo, o selo Certified Fresh, o conceito de Top Critic, como também a possibilidade que usuários cadastrados

Trata-se de reflexões sobre o gênero romance. Agora é que são elas é um romance que aborda a questão da possibilidade de se escrever um romance, em pleno século XX. Daí uma

Para que o estudante assuma integralmente a condição de cidadão é preciso dar-lhe voz. Sendo o diálogo, portanto, fundamental para a cidadania, o professor de Ciências deve buscar

Como o SAGRE é utilizado em diversos setores de empresas operadoras de telefonia e pessoas com diferentes perfis têm acesso aos dados, constatou-se a necessidade de