• Nenhum resultado encontrado

Novos contratados são apadrinhados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Novos contratados são apadrinhados"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Ano 17, nº 737 Embrapa Clima Temperado

28/2 a 11/3/2011

Novos contratados são apadrinhados

Os novos contratados pela Embrapa Clima Temperado estão sendo apadrinhados por antigos empregados como forma de facili-tar a integração dos recém-admiti-dos. Na Unidade, os nove últimos contratados já contam com padri-nhos, que serão os responsáveis por facilitar a adaptação dos no-vos colegas.

A iniciativa faz parte de uma estratégia da sede da Empresa que pretende, com o programa “Madrinhas e Padrinhos”, otimizar a integração dos novos emprega-dos. A idéia parte do pressuposto de que os primeiros dias de traba-lho são essenciais para a adap-tação e a socialização. O apadri-nhamento serviria para facilitar a ambientação dos novos integran-tes das equipes.

A madri-nha ou o pa-drinho atuam auxiliando os recém-chega-dos nos primei-ros três meses de atividade. Entre as prin-cipais funções do posto estão a apresentação do novo colega para o restan-te da equipe, o atendimento a dúvidas e di-ficuldades e o fornecimento de

informações sobre a Unidade e a cidade. Auxiliar o aprendizado das rotinas de trabalho e dar dicas so-bre imóveis para locação seriam algumas das formas de ajuda for-necidas pelo padrinho.

Para a assistente da área de suporte operacional Josiani Tessmer, que atua no Bem-Estar e foi admitida em dezembro do ano passado, o apadrinhamento “foi muito importante para ajudar a conhecer a estrutura da Unidade, as pessoas e as formas de traba-lho”. Para ela, a figura do padrinho “fez com que houvesse uma maior facilidade de se inserir no ambien-te de trabalho, pegar as rotinas da Empresa, aumentar contatos e co-nhecer melhor como tudo funcio-na”, analisa.

“Algumas das maiores

di-ficuldades vistas em um novo empregado estão em se localizar dentro da Unidade, devido ao seu tamanho, e em reconhecer as pes-soas”, diz Marcos Antônio Pereira, padrinho de Josiani e técnico de segurança do trabalho. “Então, fazemos o possível para facilitar este processo e melhorar a inte-gração”, expõe, comentando que dicas e informações sobre horá-rios e regras da Empresa também são uma demanda forte.

O programa foi iniciado em novembro de 2010 pelo Depar-tamento de Gestão de Pessoas (DGP), de Brasília. Em Pelotas, a supervisora de desenvolvimento humano da Unidade, a psicóloga Eliana Mariete da Luz Silveira, considera o programa indispensá-vel para integrar os empregados

recém admitidos. “ I n t r o d u z i r o novo emprega-do e ajudá-lo a dar os primeiros passos, facilitar as primeiras ami-zades e proceder sua socialização com o cuidado de ensaiá-lo de forma positiva para novos relacionamentos e vínculos profissio-nais pode ser de-terminante para o seu bom desempe-nho na empresa”, ressalta Eliana.

(2)

2

A nova logomarca do

Go-verno Federal foi apresentada pela Secretaria de Comunicação. Com o slogan “País rico é país sem pobreza”, o logo tenta tra-duzir a prioridade governamental de erradicar a miséria e reduzir a pobreza extrema. A concepção da marca foi solicitada pela Secom e é uma evolução da anterior.

No dia 23 de fevereiro, a Secom publicou o Manual de

Apli-Governo Federal apresenta nova logomarca

O pesquisador

Le-onardo Dutra participou em Fortaleza/CE, entre os dias 14 e 18 de fevereiro, de um encontro sobre as propostas recebidas em Consulta Pública para o projeto de Instrução Nor-mativa.

Um dos principais ponto discutidos durante a reunião foi a aprovação das “Normas para a Produção e a Comercialização de Mudas e de

cação para uso pelos órgãos que integram o Sistema de Comunica-ção do Poder Executivo Federal (Sicom). Trabalhos já em anda-mento ou finalizados, entretanto, poderão manter a logomarca an-tiga pelo princípio da economici-dade.

Outras Estruturas de Propagação Vegetativas Obtidas por Cultura de Tecidos de Plantas”.

Unidade vai enviar novo pesquisador para PhD

A Unidade vai enviar mais um pesquisador para pós-doutora-mento nos Estados Unidos, o se-gundo em um período de 15 dias. O pesquisador Carlos Reisser Jú-nior vai partir para o departamento Plant Science da Universidade da Califórnia, em Davis.

O pós-doutoramento será

iniciado em março e vai até fe-vereiro de 2012. Reisser Júnior vai estudar as respostas de dife-rentes cultivares de amendoeiro a estresses hídricos, buscando indicações diferenciadas de ma-nejo de água para a cultura.

“Com o conhecimento de novas metodologias e do uso de equipamentos, teremos con-dições de auxiliar na seleção de materiais genéticos visando a uma agricultura mais rentável, bem como propor novas técnicas de manejo de água para as vá-rias culturas adequadas ao clima de nossa região”, expõe o pes-quisador.

Recesso Carnaval

Durante o feriado de Carnaval, a Unidade vai per-manecer fechada entre a se-gunda e a quarta-feira - 7 a 9 de março.

Não haverá expediente na seguda e na terça e no dia 9 o expediente vai das 14h às 17h, mas será com-pensado com a ampliação em 36 minutos dos horários das tardes dos dias 14 a 18 de março.

Os horários seguem orientação do DGP.

Liderança

A primeira turma do cur-so “Atualização em Lideran-ça” se reuniu entre os dias 22 a 24 de fevereiro para a realização dos três primei-ros módulos da capacitação – autoconhecimento, estilos de liderança e relacionamen-to. Organizado pela área de Desenvolvimento Humano, o curso terá ao todo três turmas de 30 empregados cada.

As outras duas turmas vão se reunir entre 29 e 31 de março. Depois, em abril, os três grupos vão ser reuni-dos para o 4° e último módu-lo, quando será abordado o trabalho em equipe.

Contribuição Sindical

O desconto da contri-buição sindical dos empre-gados da Embrapa será feito na folha de pagamento de março. Conforme determina a legislação, será desconta-do o valor referente a um dia de trabalho.

(3)

3

Cultivares de arroz são lançadas

Embrapa Clima Temperado apresentou variedades BRS Sinuelo CL e BRS Pampa em Camaquã

A Embrapa Clima Tempera-do lançou as cultivares de arroz BRS Sinuelo CL e BRS Pampa em Camaquã, no dia 25 de fevereiro, durante a 21° Abertura Oficial da Colheita do Arroz. A primeira des-taca-se pelo combate à praga do arroz vermelho, enquanto a se-gunda é conhecida pela qualidade e produtividade dos grãos.

A BRS Sinuelo é a primeira variedade desenvolvida pela Em-brapa adaptada ao sistema Cle-arfield e resistente ao herbicida Only, o que permite o controle da praga do arroz vermelho, um dos principais entraves à produção gaúcha. A cultivar foi gerada em parceria com a empresa química Basf, apresenta ciclo médio, re-sistência à degrana e deverá ser comercializada já na safra 2011-2012.

Já a BRS Pampa é uma cul-tivar tradicional, destacada pela alta produtividade média – em torno de 10 mil kg/ha. A qualidade dos grãos e a sanidade das

plan-tas da variedade também chamam a atenção.

A apresentação das novas cultivares foi feito pelo pesquisa-dor Ariano Magalhães Jr.

Unidade percorre três cidades do Rio Grande do Sul

em uma semana com “Dias de Campo” do arroz

A equipe de pesquisa de arroz irrigado da Embrapa Clima Temperado percorreu o sul do Rio Grande do Sul durante os dias

22 e 23 de fevereiro apresentan-do novas cultivares. Três “Dias de Campo” foram realizados em Uruguaiana, Arroio Grande e Dom

Pedrito. Em Uru-guaiana, a re-cém-divulgada cultivar BRS Sinuelo CL foi apresentada aos produtores rurais da região fron-teiriça. Produto de ciclo médio d e s e n v o l v i d o para o sistema Clearfield®, re-sistente ao her-bicida Only, a

variedade é focada em combater, principalmente, a praga do arroz vermelho.

Já em Dom Pedrito e em Ar-roio Grande, além da BRS Sinuelo CL, também foram apresentadas as cultivares BRS Pampa, des-tacada por sua alta qualidade de grão, e BRS CIRAD 302, primeiro híbrido da Embrapa para o esta-do.

A programação dos “Dias de Campo” contou com a exibição de parcelas demonstrativas – espé-cies de canteiros – das novas cul-tivares de arroz e com demonstra-ções dinâmicas sobre cultivo.

Em março, mais sete “Dias de Campo” serão realizados em outras regiões do estado.

(4)

4

Embrapa é premiada na Expodinâmica

A Embrapa Clima Tempe-rado foi premiada como uma das instituições destaque da 1° Expo-dinâmica, feira tecnológica reali-zada em Jaguarão entre os dias 16 e 18 de fevereiro. Ao todo, a Unidade recebeu quatro prêmios, um na categoria apoiador e outros três na expositor.

O Sindicato Rural de Jagua-rão, organizador da exposição, concedeu o prêmio de apoiador pela participação da Empresa no desenvolvimento do evento. O tro-féu foi recebido pelo chefe adjunto

Trabalhos realizados por pesquisadores da Unidade foram reconhecidos na primeira edição da Feira

Agricultores assentados dos

Planos de Assentamentos (PA´s) Rubira, Santo Antônio e Conquis-ta dos Imigrantes conheceram as técnicas de melho-ria da alimentação do gado leiteiro no dia 15 de fevereiro durante o “Dia de Campo Produção e Qualidade do Leite”, realizado pelo Con-vênio Leite Sul em Santo Antônio.

O uso de forra-geiras, a qualificação do manejo de orde-nhas de rebanho e

a otimização da qualidade do leite através da aplicação de cuidados básicos na higienização foram abordados durante o evento.

Uma das atividades desen-volvidas junto aos assentados abordou a prática do “amocha-mento” pela técnica do ferro es-pecial. Também conhecida como descorna, a retirada dos chifres de bezerros tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos animais. Sem os chifres, os garrotes ten-dem a se tornar menos agressivos e menos competitivos na procura alimentar.

ConFIE realiza oficina em Dia de Campo da Qualidade do Leite

de Pesquisa e Desenvolvimen-to, Clenio Pillon.

Na categoria expositor da área de tecnologia agrícola, a Embrapa Clima Temperado foi premiada nas linhas soja, arroz e forrageiras. Os prêmios foram recebidos pelos pesquisadores Francisco Vernetti Jr., José Al-berto Petrini e Jorge Fainé Go-mes, respectivamente.

Para a Expodinâmica, a Embrapa levou até o sul do esta-do um estande institucional, pes-quisadores participaram de fóruns

técnicos e unidades demonstrati-vas de arroz e de soja foram mon-tadas na sede do evento.

Unidade vai manter ritmo forte de eventos em março

Após realizar uma ampla série de eventos neste mês de fevereiro, a Embrapa Clima Tempera-do irá manter o ritmo em março com uma extensa agenda de atividades. O cronograma começa pelo dia 1°, quando será realizado o “Dia de Campo” Tecnologias para Siste-mas de Produção em Terras

Bai-xas, na ETB.

Paralelamente, entre os dias 1° e 3 de março, a Unidade vai le-var uma grande estrutura para a Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

Depois do feridado de Carnaval, ainda haverá a par-ticipação da Embrapa Clima Temperado na Expodireto, feira tecnológica que será re-alizada em Não-Me-Toque, e em “Dias de Campo” de arroz irrigado programados para as ci-dades de Santa Vitória do Palmar, São Vicente, Bagé, Mostardas e Rosário do Sul.

(5)

5

01/03 - Adão Noguês

02/03 - Ana Cláudia Barneche 04/03 - Liane Galarz

05/03 - Antônio Maderas Nunes 05/03 - Delmar Xavier

06/03 - Flávio Carpena 07/03 - Gilberto Bevilaqua 09/03 - Ana Cristina Krolow

EXPEDIENTE - O informativo interno Linha Aberta é editado semanalmente pela Área de Comunicação e Negócios (ACN) da

Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Waldyr Stumpf Jr. Chefe Administração: José Vianna Fº. Chefe ACN: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Clenio Pillon. Edição: Bruno Zamora Teoro (SC3005JP). Diagramação: Carlos Salvador. Circulação: Equipe da ACE. Redação: Bruno Zamora, Marcel Costa, Carlos Salvador (estagiário). Fotos: Paulo Lanzetta, Bruno Zamora Teoro, Jussara Zanolla e Marcel Costa. Colaboração: Carmem Pauletto (ETB), Eliz Regina Rickes (EEC),

Rosangela Costa Alves (EEC) e Simone Grosskopf (Sede). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: imprensa@cpact.embrapa.br

Novo sistema de esgoto vai entrar em operação

O novo sistema de esgoto da Sede deverá en-trar em funcionamento a partir de março. Iniciadas no início do ano passado, as obras da nova estrutura estão em fase de acaba-mento. No novo modelo, a rede sanitária comum será separada da rede de coleta laboratorial e foi implantado um sistema de tratamento biológico para os efluentes.

Uma reunião com o engenheiro da Embrapa Ricardo Encarnação, res-ponsável pelo acompanha-mento das obras da área de gestão ambiental da Empresa, foi realizada no dia 22 de fevereiro para apresentar as inovações da rede e abordar o futuro gerencia-mento do sistema. Representan-tes da chefia e das áreas de ma-nutenção e de gestão ambiental da Unidade participaram das dis-cussões, juntamente com os res-ponsáveis técnicos da construtora que executou a obra.

“O tratamento de esgoto é essencial por diversos motivos. Por exemplo, os esgotos [sanitá-rio e laboratorial] devem correr se-parados para permitir uma maior segurança, facilitar a intervenção em caso de incidentes e evitar a contaminação de experimentos”, expôs Encarnação.

O projeto do novo sistema de esgotamento sanitário, execu-tado com recursos do PAC

Em-brapa, vai permitir o trata-mento de 100% do esgoto coletado na Sede, vai ade-quar a Unidade às novas disposições legais e vai evitar o descarte de produ-tos de forma incorreta.

“O novo sistema de esgotamento faz parte de uma grande proposta que a Embrapa tem para ge-rir os recursos naturais. A obra faz parte de um con-junto de melhorias de ges-tão ambiental”, comentou o chefe eventual da Unidade, José Dias Viana Filho.

O Laboratório de Gerenciamento de Resíduos de Laboratório (Gerelab) e dos Cam-pos Experimentais (Gerecamp) também estão entre as inovações e melhorias recentes implantadas pela Unidade na área ambiental. No Gerelab, por exemplo, será tratado o material tóxico oriundo das atividades laboratoriais que não puderem ser tratados nos próprios laboratórios.

Sede terá rede de coleta sanitária separada da laboratorial e haverá sistema de tratamento biológico

Festa da Melancia recebe grande público

A movimentação foi grande no estande da Embrapa Clima Temperado na 8° Festa da Melan-cia, em Capão do Leão. Durante os três dias de evento, entre 18 e 20 de fevereiro, o espaço recebeu uma grande freqüência de visitan-tes.

O deputado federal Fernan-do Marroni, a deputada estadu-al Miriam Marroni e o prefeito de

Capão do Leão, João Quevedo, foram alguns dos que passaram pelo estande da Unidade.

Referências

Documentos relacionados

Em razão da urgente necessidade de reformulação das práticas educacionais e das mudanças que isso acarreta para o professor, este artigo tem como objetivo verificar e analisar

Apresentar ao CRA no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, o plano de educação para a circulação pública e do meio ambiente, com orientações psicodinâmicas para a

Caso preveja que não lhe será possível usufruir da experiência no prazo de validade afixado no voucher presente, poderá contactar a WEST COAST para solicitar

Juíza de Direito da 1ª Vara do Foro de Santa Rita do Passa Quatro SP, na forma da lei, etc., FAZ SABER, aos que o presente edital virem ou conhecimento dele tiverem, e

Isso significa que só se pode ser esclarecido sobre um assunto ou conjunto de assuntos, sobre os quais se lança críticas que ajudem no seu aperfeiçoamento; porém, em relação a

presentes autos, decidem os membros do Conseiho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalizacão, por unanirnidade, não conhecer

Observo que a negativa do pagamento da indenização do sinistro de perda total do veiculo pela Sul America Seguros se deu em razäo da divergência do principal condutor, visto que

Felipe Cândido Silva de Souza Marília Rodrigues da Silva Fabiana Tenório Gomes da Silva. EFFECT OF STRENGTH TRAINING AT CARDIORESPIRATORY CAPACITY OF ELDERLY