• Nenhum resultado encontrado

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR CCC CENTRAL DE COMPRAS CORPORATIVAS ALGAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR CCC CENTRAL DE COMPRAS CORPORATIVAS ALGAR"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR

CCC – CENTRAL DE COMPRAS CORPORATIVAS

ALGAR - 2018

(2)

1 Caro Fornecedor,

O objetivo desse documento é reiterar o compromisso com padrões éticos e transmitir claramente a todos os fornecedores as suas expectativas de conduta ética que dizem respeito ao seu relacionamento com o Grupo Algar.

Solicitamos a você examinar as informações e cuidar para que os princípios e as práticas descritas nesse Código de Conduta do Fornecedor sejam refletidos de forma contínua em suas relações comerciais com o Grupo Algar.

Divulgue nossas expectativas a toda sua organização. Agradecemos antecipadamente a cooperação e aguardamos futuras interações com sua empresa. Estamos sempre disponíveis para auxiliá-lo em quaisquer dúvidas que possa surgir e ou/ esclarecimentos adicionais que julguem necessários relacionados a este documento.

Diretoria Central de Compras Corporativas.

(3)

2

1 Sobre o Grupo Algar... 3

1.1 Visão, Missão e Valores... 3

2 Introdução... 4

3 Abrangência e Finalidade ... 4

4 Código de Conduta... 4

4.1 Atendimento as normas e contratos... 4

4.1.1 Normas e contratos Grupo Algar...4

4.2 Ética nas relações comerciais... 5

4.2.1 Corrupção e Fraudes... 5

4.2.2 Ofertas de brindes, presentes e viagens... 5

4.2.3 Conflitos de Interesses... 5

4.2.4 Concorrência Desleal... 6

4.2.5 Redes Sociais ...6

4.3 Transparência nas relações e veracidade das informações... 6

4.4 Sigilo e confidencialidade das informações... 7

4.5 Direitos Humanos... 7

4.5.1 Condições de Trabalho... 7

4.5.2 Trabalho Infantil e Escravo... 7

4.6 Meio Ambiente... 8

4.7 Combate à corrupção ...9

5 Compromissos... 9

5.1 Cabe ao fornecedor... 9

5.2 Cabe a Área de Compras...10

6 Descumprimento do Código de Conduta... 10

(4)

3

1 SOBRE O GRUPO ALGAR

A Algar é um grupo empresarial empreendedor, fundado em 10 de outubro de 1930 e com atuação em todo território brasileiro, bem como Colômbia, Argentina e México, onde trabalham cerca de 23 mil associados (como são chamados os colaboradores), servindo quase 2 milhões de clientes, com soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Agro, Serviço e Turismo.

Criada pelo Comendador Alexandrino Garcia, a Algar (iniciais do nome do fundador) nasceu com o intuito de servir a comunidade. Os princípios herdados desse empreendedor visionário, como ética, transparência, o propósito de servir e o compromisso com o futuro, direcionam a Governança Corporativa do Grupo, cujo modelo é reconhecido internacionalmente.

Hoje, as empresas que compõem o portfólio são: Algar Telecom, Algar Tech, Algar Agro, Algar Farming, Algar Segurança, Comtec, Rio Quente Resort e Alsol. Também temos o Instituto Algar, voltado para programas sociais para a comunidade, a Universidade Algar de Negócios (UniAlgar), voltada para a educação dos associados do grupoe o CSC Algar, nosso centro de soluções corporativas.

1.1.1 Visão

Gente servindo Gente. 1.1.2 Missão

Desenvolver relacionamentos e soluções inovadoras que gerem negócios sustentáveis com

valor percebido.

1.1.3 Valores

1.1.3.1 Cliente, nossa razão de existir (*) 1.1.3.2 Agir com integridade

1.1.3.3 Desenvolver e reconhecer os talentos 1.1.3.4 Ser empreendedor

1.1.3.5 Ter compromisso com a sustentabilidade (*) Alexandrino Garcia

(5)

4

2 INTRODUÇÃO

O código de conduta do fornecedor tem como objetivo formalizar e divulgar as diretrizes relacionadas ao comportamento ético, sustentável e transparente esperado de nossos fornecedores.

Temos convicção de que a correta observação e o cumprimento dos procedimentos descritos neste documento fortalecerão o relacionamento entre nossas empresas pautado na ética e transparência.

3 ABRANGÊNCIA E FINALIDADE

Este documento aplica-se a todos os fornecedores que tiverem relacionamento com o Grupo Algar, extensivo aos seus respectivos empregados, colaboradores, parceiros e contratados.

Todo e qualquer relacionamento com parceiros e fornecedores deve objetivar além da negociação efetiva do escopo específico, divulgar e promover os valores e crenças do Grupo Algar, bem como os seus compromissos com a INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE nos seus significados mais amplos.

4 CÓDIGO DE CONDUTA

4.1 Atendimento às normas e aos contratos

O atendimento as normas e contratos tem como base a busca pelo desenvolvimento sustentável. Isso inclui, respeito à legislação, segurança, direitos humanos e meio ambiente.

 É fundamental que o fornecedor cumpra as cláusulas contratuais estabelecidas entre as partes, e que os gestores técnicos dos contratos do Grupo Algar demonstrem o mesmo compromisso.

 Materiais devem ser entregues no local e datas acordadas nas ordens de compras, ficando os fornecedores submetidos às penalidades constantes no contrato caso venham a descumprir cláusulas;

 Cabe ao fornecedor respeitar o Código de Conduta e os valores do Grupo Algar durante todo o período contratual.

(6)

5

4.2 Ética nas relações comerciais

4.2.2 Cumprimento de leis e regulamentações

 O cumprimento de leis e regulamentações devem ser observados em todas as atividades relacionadas ao fornecimento de produtos e serviços para empresas do Grupo Algar. São inaceitáveis condutas ilícitas tais como: falsificação de documentos, marcas ou produtos, evasão fiscal, sonegação, contrabando, corrupção, entre outros.

4.2.3 Ofertas de gratificações, brindes, presentes e viagens

 Não oferecer gratificação em dinheiro, entretenimento e qualquer tipo de presente para os associados do Grupo Algar, salvo para as cortesias comumente aceitas nas práticas comerciais, como brindes promocionais com a logomarca da empresa concedente, sem valor significativo;

 Os associados do Grupo Algar não estão autorizados a aceitar o pagamento de despesas com refeições de negócios e de custos de viagens. Exceções podem ocorrer, caso o convite seja relacionado a visitas técnicas ou a eventos (seminários, congressos, feiras, treinamento e capacitação).

4.2.4 Conflitos de Interesses

 Qualquer tipo de relação particular, de caráter habitual, entre fornecedores e associados do Grupo Algar, deve ser comunicada formalmente no ato do cadastramento, como por exemplo:

 Relações de parentesco entre o fornecedor, incluindo sócios, administradores, consultores, subcontratados e funcionários, com associados do Grupo Algar e/ou acionistas.

(7)

6  Praticar condutas nocivas à livre concorrência, observando a Lei 12.529/2011, que dispõe sobre a prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica e a Lei 9.279/1996, que regula os direitos e obrigações relativas à propriedade industrial.

4.2.6 Redes Sociais

 O fornecedor Algar, seus parceiros, empregados e terceiros, deverão respeitar os valores da Algar e o que dispõe este Código sempre que mencionar ou fizer qualquer referência às empresas Algar, seus empregados ou terceiros nas redes sociais.

4.3 Transparências nas relações e veracidade das informações

Desenvolver relacionamentos e negócios sustentáveis faz parte da missão do Grupo Algar. Acreditamos que dessa forma construímos parcerias. Nesse sentido, solicitamos aos fornecedores:

 Comprometer-se quanto à veracidade das informações prestadas ao Grupo Algar, tais como: jurídico-fiscais, econômico-financeiras, meio ambiente, qualidade, atestados de capacitação profissional, entre outras informações pedidas por nossa empresa;

 Ter clareza e transparência das informações necessárias para a cotação, contratação, compra e administração de produtos e serviços;

 Buscar formalizar a comunicação de informações importantes por meio de e-mails, cartas, memorandos ou outros tipos de documentos.

4.4 Sigilo e confidencialidade das informações

Informações sobre as atividades de relacionamento com fornecedores são confidenciais e não podem ser divulgadas a qualquer parte que não esteja envolvida nestas atividades. São exceções às

(8)

7 informações solicitadas formalmente por autoridades e órgãos governamentais e as disponibilizadas mediante autorização da Diretoria a consultores e auditores externos do Grupo Algar.

Informações estratégicas para o Grupo Algar são assuntos confidenciais da empresa:

 Não devem ser divulgadas para terceiros, requisito para manutenção da segurança da informação empresarial;

 Não podem ser utilizadas para atender a interesse pessoal, em benefício próprio de associado ou de terceiros;

 São consideradas informações confidenciais, desde que não disponibilizadas ao público, por qualquer meio de comunicação.

4.5 Direitos Humanos

O Grupo Algar respeita e promove os direitos humanos em suas atividades, ao longo de sua cadeia produtiva. Nesse sentido, busca estabelecer relação comercial com fornecedores que compartilhem dos nossos princípios e valores e que respeitem os direitos humanos.

4.5.2 Condições de trabalho

Proporcionar condições dignas de trabalho: carga horária, remuneração e benefícios, saúde e segurança, respeitando a legislação trabalhista.

4.5.3 Trabalho infantil e escravo

O compromisso com o cumprimento da legislação e o respeito aos direitos humanos são questões fundamentais para o Grupo Algar em qualquer parceria. Dessa forma:

 Não será estabelecida relação comercial entre o Grupo Algar e fornecedores que utilizem práticas irregulares e/ou ilegais de trabalho de crianças e adolescentes e os análogos ao escravo ou forçado;

(9)

8 definidas.

4.6 Meio Ambiente

O Grupo Algar entende como fator fundamental para a sustentabilidade de seus negócios a qualidade ambiental de suas atividades, produtos e serviços, e, para tanto, trabalha para manter sua cadeia produtiva em consonância com a legislação ambiental vigente.

Os fornecedores devem:

 Assumir o compromisso de cumprir com a legislação ambiental aplicável aos seus produtos e serviços;

 Prover produtos e serviços com reconhecida qualidade ambiental;

 Assumir o compromisso de cumprir com os princípios definidos na Política Ambiental do Grupo Algar.

 Ter conhecimento dos aspectos e impactos ambientais causados por suas atividades, produtos e serviços e implementar as ações de controle necessárias e suficientes para mantê-los sob controle, não se limitando apenas a se amparar pelo atendimento à legislação ou normas vigentes;

 As situações de risco decorrentes de produtos e serviços devem ser identificadas e mantidas em níveis aceitáveis. Os incidentes e acidentes com repercussão ambiental devem ser controlados, mitigados e rapidamente relatados ao Grupo Algar, bem como às autoridades e à comunidade, se necessário.

(10)

9

4.7 Combate à Corrupção

 Todos os fornecedores das Empresas do Grupo devem ter conhecimento de que a corrupção, seja na forma ativa ou passiva, constitui-se em conduta criminosa, passível de aplicação de penas administrativas, restritivas de direitos e/ou de liberdade pelas autoridades públicas nos países onde o Grupo Algar atua. Em atendimento aos princípios do Grupo Algar, não serão aceitos, nem tolerados, quaisquer atos ou condutas que caracterizem corrupção ativa ou passiva, fraude, lavagem de dinheiro bem como extorsão, propina, pagamento ou oferta de qualquer coisa. Seja como compensação ou contribuição ou valor em espécie ou quaisquer outros atos que se assemelhem a estes, a pessoa ou qualquer organização, privada ou governamental.

 Todos os fornecedores deverão conhecer e cumprir as regras estabelecidas na “Política de relacionamento com órgãos públicos do Grupo Algar” em relação à oferta de cortesias, pagamento por facilitações, contribuições políticas, doações filantrópicas e patrocínios.

 Os pagamentos aos fornecedores serão realizados mediante contraprestação de serviços ou entrega de mercadorias e não devem ser utilizadas para prática de corrupção.

5 COMPROMISSOS

5.1 Cabe ao fornecedor

 Cumprir as regras estabelecidas neste documento e garantir o mesmo dos seus empregados, colaboradores, parceiros e contratados que prestam serviços ao Grupo Algar;  Apresentar proposta técnica e comercial sempre ao comprador responsável pelo processo

conforme informado na RFP ou SDC;  Apresentar proposta técnica sem valores;

 Garantir o cumprimento de suas propostas, no que se diz respeito a qualidade, preço, prazo de entrega e garantias;

 Disponibilizar informações técnicas, sempre que necessário, à área requisitante;

 Não faltar com a verdade ou induzir ao erro à aceitação do serviço, durante as negociações ou no cumprimento do contrato.

(11)

10

5.2 Cabe a área de compras:

 Realizar seleção de fornecedores com base em critérios objetivos, transparentes e impessoais.

 Desempenhar as atividades de relacionamento com fornecedores de acordo com critérios técnicos, financeiros, profissionais e éticos.

 Cumprir o Código de Conduta do Grupo Algar, o qual é complementado pelo Código de Conduta do Fornecedor.

6 DÚVIDAS OU DENÚNCIAS

Na eventualidade de uma conduta inadequada, a Algar conta com a ajuda dos seus fornecedores para identificar e resolver a situação.

(12)

11

COMO DEVO PROCEDER PARA ESCLARECER DÚVIDAS, PREOCUPAÇÕES OU DENÚNCIAS?

Canais de contato:

site: www.algar.com.br/canaldedenuncia e‐mail: canaldedenuncia@algar.com.br telefone: 0800 940 2399

7 DESCUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE CONDUTA

O Código de Conduta da CCC (Central de Compras Corporativas) deve ser integralmente respeitado pelos fornecedores do Grupo Algar. O descumprimento será analisado para aplicação de sanções previstas em contrato, não se excluindo a possibilidade de rescisão contratual, responsabilização nos âmbitos civil e/ou criminal.

Dúvidas ou denúncias?

Contato com a Coordenação e Diretoria

do CCC

Contato com o Canal de Denúncias

Relato tratado com segurança, sigilo e preservando a identidade da pessoa que o utilizar, não sendo

permitida retalação contra qualquer pessoa que relate uma preocupação sobre desvio de conduta

A apuração é acompanhada pela COMISSÃO DE INTEGRIDADE que garante imparcialidade nas

apurações e orientação adequada sobre dúvidas éticas

(13)

12 Nome da empresa:__________________________________________________, sediada na cidade de ___________________/no estado de _____________________, inscrita sob nº__________________________, neste ato devidamente representada por seu

___________________________ ,

nome______________________________________________________________,profissão__________ _____________________ , portador(a) da identificação nº _____________________, declara:

(a) que conheço e aceito os princípios contidos no Código de Conduta dos Fornecedores do Grupo Algar cuja íntegra foi me entregue nesta data;

(b) que buscarei cumprir, manter-me adequado e integrado, a partir desta data, aos termos e condições transcritos neste Código de Conduta que ainda não foram desenvolvidos e integrados nos meus processos de gestão;

(c) que buscarei compartilhar com o Grupo Algar e com a minha respectiva rede de fornecedores os esforços, as dificuldades e as conquistas na incorporação das práticas propostas visando à sustentabilidade dos negócios da empresa;

(d) estar ciente de que a assinatura deste Termo de Compromisso não obriga o Grupo Algar a estabelecer qualquer relação comercial com a empresa signatária.

_________________________________,________ de___________ de 20_____ . (nome e cargo, se aplicável)

Referências

Documentos relacionados

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

transientes de elevada periodicidade, cujos poros de fusão, de maior diâmetro, se mativeram abertos durante mais tempo. A expressão das quatro isoformas de HCN foi confirmada

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

A médio/longo prazo será notória a diminuição do número de avarias, devido ao natural ajustamento do plano de manutenções preventivas implementado, a melhoria

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Segundo o documento “Estudo de Diagnóstico: a modernização tecnológica do sistema de ensino em Portugal” (Ministério da Educação, 2007, p. 6) “as plataformas

Com relação às diferenças observadas entre as duas técnicas cirúrgicas (Grupos 1 e 2), acredita- se que os animais submetidos ao desvio lateral modificado do pênis (Grupo 2)