• Nenhum resultado encontrado

Questão 25 Questão 26

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 25 Questão 26"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

No citoplasma da célula são encontradas di-versas organelas, com funções específicas, in-teragindo e dependendo de outras organelas a fim de garantir o funcionamento celular como um todo.

Assim, por exemplo, os ribossomos são encon-trados associados à superfície do retículo en-doplasmático rugoso, dentro das mitocôndrias e cloroplastos. Já os lisossomos, além do retí-culo endoplasmático rugoso, também se rela-cionam ao complexo de Golgi e todos, por sua vez, com as mitocôndrias.

Sobre essas organelas, suas funções e intera-ções com outras, é correto afirmar:

a) os lisossomos ficam ligados ao complexo de Golgi, para fazerem mais eficientemente a excreção da célula.

b) a função dos lisossomos é a de aumentar a superfície de absorção do complexo de Golgi, auxiliando-o no processo de síntese de proteí-nas dentro da célula.

c) os ribossomos ficam associados ao retículo endoplasmático rugoso para garantir a diges-tão intracelular.

d) as mitocôndrias e os cloroplastos possuem no seu interior ribossomos, porque muitas das enzimas importantes nos processos, res-pectivamente, de respiração e fotossíntese são produzidas dentro dessas próprias orga-nelas.

e) os lisossomos, o complexo de Golgi e o retí-culo endoplasmático rugoso estão relaciona-dos com as mitocôndrias, porque estas funcio-nam como uma espécie de “armazém” de ali-mento, necessário ao funcionamento celular.

alternativa D

Dentro das mitocôndrias e cloroplastos encon-tram-se ribossomos, responsáveis pela síntese de muitas enzimas importantes para os respectivos processos de respiração e fotossíntese, as quais são sintetizadas dentro das próprias organelas.

O esquema abaixo representa a seqüência das etapas da síntese de um trecho de uma proteína a partir da molécula de DNA, num certo organismo.

Sobre essa síntese foram feitas as afirmações abaixo:

I. No esquema, os números 1 e 2 correspon-dem, respectivamente aos processos de

tra-dução e transcrição, que ocorrem no núcleo

das células eucarióticas.

II. A seqüência correta de bases nitrogenadas encontradas na molécula de RNA mensagei-ro, complementar ao segmento da hélice de DNA apresentada é UGGUUUGGCUCA. III. Para codificar a seqüência dos aminoáci-dos do trecho da proteína apresentada no es-quema são necessários 24 nucleotídeos no RNA mensageiro.

Deve-se concluir que a) apenas II está correta. b) apenas I e II estão corretas. c) apenas II e III estão corretas. d) apenas I e III estão corretas. e) todas estão corretas.

alternativa A

Os números 1 e 2 correspondem, respectivamen-te, à transcrição e tradução, e não ocorrem am-bas no núcleo, apenas a transcrição.

(2)

Para codificar cada aminoácido da proteína citada são necessários três nucleotídeos. Para a codifi-cação dos quatro aminoácidos serão necessários doze nucleotídeos, e não vinte e quatro.

Assim, apenas a afirmativa II está correta.

O daltonismo é causado por um gene recessi-vo localizado no cromossomo X na região não-homóloga ao cromossomo Y.

Na genealogia abaixo, os indivíduos repre-sentados com símbolos escuros são daltônicos e os demais têm visão normal para as cores.

É correto afirmar que a) a mulher 6 é homozigota.

b) as mulheres 2 e 4 são, certamente, hetero-zigotas.

c) os homens 1, 3 e 7 são portadores do gene para o daltonismo.

d) as filhas do casal 6 e 7 são, certamente, portadoras do gene para o daltonismo. e) se o pai de 2 era afetado pelo daltonismo, certamente a mãe tinha fenótipo normal.

alternativa E

Assim, se o pai da mulher 2 era daltônico, o gene Dsó pode ter vindo da mãe, que certamente tinha fenótipo normal.

A transpiração é um mecanismo importante para o vegetal, pois determina a ascensão da seiva bruta através do caule. O gráfico a se-guir mostra as taxas de absorção de água do meio ambiente e as de transpiração de uma planta durante as 24 horas do dia.

A análise do gráfico leva a concluir que a) a transpiração só ocorre nas horas ilumi-nadas do dia.

b) a absorção não ocorre durante a noite. c) a absorção e a transpiração são mais inten-sas por volta das 14 h.

d) a absorção é mais intensa do que a trans-piração durante o período das 10 às 18 h. e) a transpiração é sempre mais intensa do que a absorção.

alternativa C

Por meio da simples observação do gráfico é possí-vel concluir que tanto a absorção quanto a transpi-ração são mais intensas por volta das 14 horas, ge-ralmente o período mais quente do dia.

Durante uma aula de Botânica, a fim de des-tacar a importância econômica de vários produtos de origem vegetal, um professor de biologia ressaltou que:

– da raiz tuberosa da mandioca se retiram vários produtos importantes para a alimenta-ção, ricos principalmente em amido;

– dos caules de árvores, como mogno, cedro, peroba, jacarandá, pinho, imbuia, ipê etc., se retira uma grande variedade de madeiras;

Questão 27

Questão 28

(3)

– do caule do sobreiro é extraída a grossa ca-mada externa, conhecida como cortiça; – do caule da seringueira brasileira é extraí-do o látex, que fornece a preciosa borracha. Os produtos citados pelo professor e destaca-dos no texto – amido, madeiras, cortiça e látex – se relacionam a diferentes tipos de tecidos vegetais, respectivamente:

a) tecido de sustentação; parênquima de re-serva; vasos lenhosos; tecido suberoso. b) parênquima de reserva; vasos lenhosos; tecido suberoso; tecido secretor.

c) tecido secretor; parênquima de reserva; va-sos lenhova-sos; tecido suberoso.

d) parênquima de reserva; tecido suberoso; vasos lenhosos; tecido secretor.

e) tecido suberoso; vasos lenhosos; tecido se-cretor; parênquima de reserva.

alternativa B

O amido é obtido do parênquima de reserva da raiz da mandioca. A madeira, a partir do lenho no caule das árvores. A cortiça, a partir do súber ou tecido suberoso. O látex, do tecido secretor do caule da seringueira.

Considere, no esquema a seguir, as caracte-rísticas de determinados grupos vegetais.

Com base no esquema, que representa a evo-lução vegetal ao longo de milhões de anos, as-sinale a alternativa que apresenta os grupos vegetais que correspondem, respectivamente, aos números 1, 2, 3 e 4.

a) Briófitas, angiospermas, gimnospermas e pteridófitas.

b) Briófitas, pteridófitas, angiospermas e gim-nospermas.

c) Pteridófitas, briófitas, gimnospermas e an-giospermas.

d) Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e an-giospermas.

e) Pteridófitas, briófitas, angiospermas e gim-nospermas.

alternativa D

Os vegetais do grupo 1 são briófitas, pois têm embrião mas são avasculares. O grupo 2 corres-ponde a pteridófitas, vasculares porém sem se-mentes.

Os vegetais do grupo 3 possuem sementes, mas não frutos, portanto são gimnospermas. O grupo 4 é constituído por angiospermas, vasculares com flores, frutos e sementes.

A contração da musculatura cardíaca deter-mina a pressão no sistema arterial, que é maior na saída dos ventrículos, chegando a zero no sistema venoso. O gráfico abaixo re-gistra a variação da pressão do sangue em função dos diferentes tipos de vasos do cor-po humano.

Assinale a alternativa que relaciona correta-mente o vaso com a seqüência A, B, C, D, e E.

a) artérias em geral, aorta, arteríolas, capila-res e veias.

b) aorta, artérias em geral, capilares, arterío-las e veias.

c) aorta, arteríolas, artérias em geral, veias e capilares.

d) aorta, artérias em geral, arteríolas, capila-res e veias.

e) artérias em geral, aorta, arteríolas, veias e capilares.

alternativa D

A seqüência correta a partir da pressão maior para pressão zero, A, B, C, D, E, será: aorta (na saída do ventrículo esquerdo), artérias em geral, arteríolas, capilares e veias.

Questão 30

(4)

Analise as informações que se seguem. I. O hormônio folículo estimulante (FSH) es-timula o desenvolvimento do folículo inicial para folículo maduro, que produz estrógeno. II. O hormônio luteinizante (LH) estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo, com produção de progesterona.

III. O hormônio estrógeno estimula o desen-volvimento dos caracteres femininos secun-dários. Assim, uma menina transforma-se numa mulher sexualmente madura e apta para gravidez.

IV. O hormônio ocitocina estimula as contra-ções do útero e sua quantidade aumenta exa-geradamente antes do parto, causando con-trações tão fortes que levam ao nascimento. V. O hormônio progesterona estimula as vilo-sidades do endométrio, preparando o útero para uma gravidez.

Analise o gráfico abaixo.

(Obs.: os dias não estão proporcionalmente distribuídos)

O hormônio que está associado ao gráfico é: a) progesterona. c) folículo estimulante. e) estrógeno. b) ocitocina. d) luteinizante. alternativa B

Pela simples interpretação do gráfico podemos concluir que se trata do hormônio ocitocina, o qual corresponde à informação IV do texto.

O gráfico abaixo registra a integridade quí-mica do alimento (sanduíche feito de carne, alface e pão) ingerido, em relação aos órgãos do aparelho digestivo que ele percorrerá.

A= ponto no qual o alimento está quimica-mente íntegro.

B= ponto no qual o alimento foi degradado em sua maior porcentagem.

Analise a alternativa que relaciona o gráfico com o alimento.

a) I – amido do pão; II – celulose da alface; III – proteína da carne.

b) I – proteína da carne; II – celulose da alfa-ce; III – amido do pão.

c) I – celulose da alface; II – proteína da car-ne; III – amido do pão.

d) I – amido do pão; II – proteína da carne, III – celulose da alface.

e) I – celulose da alface; II – amido do pão; III – proteína da carne.

alternativa E

A celulose da alface passa incólume pelo tubo di-gestivo, pois não temos enzimas para digeri-la (gráfico: linha I).

O amido do pão tem a sua digestão iniciada na boca e intensificada no duodeno (gráfico: linha II). A proteína da carne tem a sua digestão mais in-tensificada no estômago (gráfico: linha III).

Os automóveis e a atividade industrial provocam doenças respiratórias, principal-mente na infância e na velhice. A freqüência dessas doenças é maior na época de

a) chuvas, pois os poluentes dissolvem-se na água, tornando-a tóxica.

b) altas temperaturas, que tornam o ar me-nos denso, o que dificulta a dissipação dos po-luentes.

c) estiagem, que torna o ar menos denso, o que dificulta a dissipação dos poluentes.

Questão 32

Questão 33

(5)

d) chuvas, que dificultam a dissipação dos po-luentes, pois a água líquida é mais densa que o vapor.

e) baixas temperaturas nas proximidades do solo e altas temperaturas nas altitudes, o que dificulta a dissipação dos poluentes, uma vez que o ar frio é mais denso e se desloca vaga-rosamente para as camadas superiores me-nos densas.

alternativa E

A freqüência de doenças respiratórias é maior no inverno, de baixas temperaturas nas proximida-des do solo. O fenômeno citado denomina-se in-versão térmica.

Um ecossistema será inundado para a cons-trução de uma hidroelétrica. Foi feito um le-vantamento dos habitats (várzea, campo, la-goa, cerrado, mata e arrozal) dos cervos pas-tando e repousando. Habitat % da área total para cada habitat % de cervos observados em cada habitat Várzea 52 81,5 Campo 29 16,4 Lagoa 05 1,5 Cerrado 05 0,6 Mata 08 0,0 Arrozal 01 0,0

(Fonte: Biological Conservation, V. 75, 1996, pp. 87-91)

A partir dos dados fornecidos pela tabela, po-de-se afirmar que a população de cervos: a) já sofria com a área ocupada pelo arrozal; portanto, não sofrerá alteração.

b) vive no maior dos habitats, a várzea; logo, não sofrerá alteração.

c) perderá seu habitat vital; logo, sofrerá que-da populacional.

d) utiliza poucos habitats (quatro dos seis); logo, não sofrerá alteração.

e) utiliza muitos habitats (dois dos seis); logo, não sofrerá alteração.

alternativa C

Pelas poucas informações fornecidas conclui-se que os cervos perderão seu habitat vital devido à inundação do ecossistema. Conseqüentemente sofrerão queda populacional.

Analise a tabela abaixo, o texto e o gráfico. Composição da atmosfera Primitiva Atual NH3– amônia N2– gás nitrogênio CH4– metano O2– gás oxigênio H2– hidrogênio CO2– gás carbônico (mínimo) H O2 – vapor de água Outros gases

Uma das proposições para explicar a origem da vida é “Origem por evolução química”, e isto, lentamente, teria alterado a composição química da atmosfera.

Admitindo-se a hipótese heterotrófica para explicar a evolução da vida na terra, os gases A, B, C e D poderiam ser respectivamente: a) CH4, CO2, O2e N2 b) CO2, CH4, O2e N2 c) CH4, O2, CO2e N2 d) CO2, CH4, N2e O2 e) N2, O2, CO2e CH4 alternativa A

Embora imperfeito, o gráfico permite concluir que os gases A, B, C e D poderiam correspon-der a CH4(metano), CO2 (dióxido de carbono), O2(oxigênio) e N2(nitrogênio).

Questão 35

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo 3º - Os empregados contemplados por esta convenção terão as seguintes coberturas e valores segurados, para empregados com até 64 anos, MORTE NATURAL R$ 20.000,00 (vinte

• Caso a presente proposta não mereça acolhimento, propõe-se que, no mínimo, seja estipulado – à semelhança do que já se encontra previsto na presente Proposta

Consulta as condições Desde Service Reparação no momento XIAOMI REDMI 6A Smartphone 1226380 Câmara 5 mpx Frontal 13 mpx Traseira Ecrã 5.45" HD+ Memória RAM 2GB Capacidade

Cabeça, mesossoma e metassoma de coloração verde metálica escura. As pernas são amareladas. Ocelos laterais distam entre si cerca de 0,5 a 1 vez o diâmetro do

Os serviços que a empresa contratada deverá prestar e pelos quais será reembolsada, compreendem a aquisição da cal virgem ou de execução integral do processo de

interpretar dados de natureza diversa (laboratoriais, bibliográficos, internet...) sobre estratégias de obtenção de matéria por diferentes seres heterotróficos.. -

No 1T19 o caixa gerado nas atividades operacionais de R$247,6 milhões foi destinado para: investimentos em imobilizados e intangíveis no valor de R$14,6

As imagens de satélite são também fontes importantes de dados digitais para os Sistemas de Informação Geográfica (GIS), que permitem a manipulação e processamento de uma grande