• Nenhum resultado encontrado

Conta com a parceria de algumas instituições e entidades, como é o caso, a título de exemplo, a AMARSUL, e a S.Energia.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conta com a parceria de algumas instituições e entidades, como é o caso, a título de exemplo, a AMARSUL, e a S.Energia."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Introdução

A Casa do Ambiente para o presente ano letivo 2015-2016 preparou um conjunto de atividades que visam apoiar os conteúdos educacionais na área das ciências ambientais, conscientes da necessidade cada vez maior de motivação dos jovens, a uma educação útil para um mundo visivelmente diferente do atual.

Estão agendadas atividades teóricas e práticas de sensibilização, dinâmicas, ativas e pró-ativas, flexíveis às necessidades que identificamos e às exigências que nos apresentem.

Conta com a parceria de algumas instituições e entidades, como é o caso, a título de exemplo, a AMARSUL, e a S.Energia.

A Casa do Ambiente deve ser encarada como um recurso extra a sustentação dos conteúdos educacionais direcionados às crianças, jovens e adultos. Procura sensibilizar a questões importantes, realçar aspetos objetivos e informar, explicar e unir sinergias com a comunidade educativa no âmbito das questões de sustentabilidade ambiental.

Objetivos

Reconhecer atitudes sustentáveis, preocupações com as repercussões no futuro dos impactos sobre o meio ambiente, a intervenção do homem como dinamizadora de uma salvaguarda do equilíbrio e da qualidade de vida.

Bases de orientação humana, social e ambiental. A cidadania como um todo perante o planeta, os seus recursos e a própria qualidade de vida do homem.

TEMAS 2015-2016

I. MOBILIDADE II. RECICLAGEM III. ALIMENTAÇÃO

(2)

Nota: Este ano comemora-se o Ano Internacional das leguminosas (organização das nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), pelo que gostávamos de dar maior enfase a este tema.

SUGESTÕES

A. PROJETO ECO ESCOLAS Inscrição em outubro;

Realização de algumas atividades educativas de âmbito ambiental ao longo do ano; Elaboração de relatório no final do ano com indicação do que foi feito;

As crianças e jovens envolvidos no Eco-Escolas aprendem a participar debater e concretizar projetos, orgulhando-se de zelar pelo ambiente na sua escola, família e comunidade.

O Programa Eco-Escolas | ABAE trabalha com as escolas e os municípios estratégias que visam tornar o dia-a-dia mais sustentável, fornecendo apoio (formação e materiais), acompanhando, monitorizando e reconhecendo o trabalho desenvolvido pela escola no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

Para inscrever a sua escola no Programa Eco-Escolas deverá registar-se online aqui.

A data limite para a inscrição 2015/16 é 30 de outubro. Recomenda-se no entanto que seja feita o mais brevemente possível pois existem projetos/desafios relacionados com o Eco-Escolas que se iniciam já no principio de outubro.

(3)

A inscrição/registo na plataforma é feita pelo(a) coordenador(a) de cada escola com o suporte da Direção O município deverá também ser contactado dado ser um parceiro fundamental.

Para a inscrição na plataforma:

escola e coordenador(a) novos, deverão realizar os 3 passos abaixo descritos : 1- inscrever o coordenador --> aguardar que seja aprovado

2- 2- inscrever a escola ---> aguardar que seja aprovada

3- 3- realizar a inscrição no Programa Eco-Escolas 2015/16 (necessitam para isso de incluir uma declaração de compromisso da escola e outra do município). Solicitar por email a Casa do Ambiente.

NOTA: O Programa Eco-Escolas poderá ter até 2 coordenadores em cada escola (recomendável) Qualquer dúvida ou esclarecimento adicional contactar: ecoescolas@abae.pt | 213942746

A Casa do Ambiente dá apoio nas atividades realizadas pela escola, e informa que projetos como as hortas pedagógicas, e todas as atividades realizadas pelos alunos na área ambiental, podem ser utilizados como material de trabalho realizado no âmbito, também deste projeto (nomeadamente a participação em atividades realizadas pela casa do Ambiente).

Outras ideias para atividades Eco-Escolas:

- Elaboração de um jornal periódico, exemplo: cada turma elabora uma página sobre um tema, uma reportagem, dicas de sustentabilidade, fotos da horta, entrevista, visita de estudo, etc… e com esse material sair 1 ou 2 jornais da escola. ( a Casa do Ambiente pode dar apoio na divulgação desse jornal, na nossa página da Casa do Ambiente e na impressão de alguns exemplares a disponibilizar para consulta na vossa escola e na Casa do Ambiente)

(4)

- Campanha de Interna na escola, ex.: Recolha de Leguminosas, ou de produtos para animais para associações de animais abandonados, com elaboração de cartazes e folhetos pelos meninos, Poupança de Energia, etc…

- Reciclagem de materiais

- Elaboração de caixotes para reciclagem a colocar em cada sala de aula - Exposições…

B. PROJETO HORTAS PEDAGÓGICAS

O Projeto Hortas Escolares, é um projeto coordenado pela Casa do Ambiente e lançado às escolas do concelho. Com bases educativas assentes na consciência ambiental procura de forma experimental e prática, através da instalação e manutenção de uma pequena horta em espaço escolar, educar e envolver os alunos de forma dinâmica, servindo de reforço a matérias de ensino, à promoção do debate, do raciocínio e da consciencialização do aluno.

As escolas interessadas devem contactar a Casa do Ambiente a fim de se inscreverem e receberem o material de apoio ao desenvolvimento do projeto, de preferência até ao mês de Janeiro.

Inerentes a este projeto são lançadas outras atividades ao longo do ano, cujas turmas inscritas poderão participar e ver valorizados os seus conhecimentos de forma lúdica e dinâmica, nomeadamente através de concursos, provas, publicação de trabalhos e reportagens, entre outros.

(Nota: A Casa do Ambiente elaborou plano de atividades relacionados com as Hortas Pedagógicas, que será disponibilizado as Escolas Inscritas, Devendo para o efeito solicitar por email)

(5)

C. COAST WATCH

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, coordenado pelo GEOTA (Grupo de Estudos e Ordenamento do Território e Ambiente), que tem como principais objetivos sensibilizar a população em geral, instituições e escolas para a problemática da degradação da faixa litoral e dos oceanos, e melhorar o conhecimento da situação ambiental das zonas costeiras. A Casa do Ambiente coordena os trabalhos de campo locais, e conta com a participação de todos os interessados.

Para participar deverá contactar a Casa do Ambiente (via email ou por telefone) e indicar a sua disponibilidade, de acordo com a calendarização de saídas (janeiro a março de 2016). A nossa área ribeirinha é dividida por grupos, e é efetuado um levantamento da situação real, através do preenchimento de um questionário em cada zona, onde se caracteriza a flora e fauna visível. É uma atividade que promove o contacto com a nossa natureza, dando-nos a conhecer um pouco mais do nosso concelho, e das suas características.

São aceites inscrições individuais, de grupo, por turmas e é aberto a qualquer faixa etária.

D. SESSÕES DE ENERGIA

A Casa do Ambiente conta com a parceria da agência S.Energia na dinamização de atividades e sessões de sensibilização na área da Eficiência Energética. Poderá solicitar uma sessão sobre eficiência energética em Escola.

(Para mais informações contactar a Casa do Ambiente)

E. SEMANA VERDE DO MONTIJO

Este ano de 14 a 21 de Março, sendo que as comemorações à semelhança de anos anteriores contam com a plantação em comunidade de uma árvore num dos espaços verdes da cidade, e realização de iniciativas direcionadas aos alunos, no exterior.

(6)

F. PROJETO “ PALESTRA AOS PAIS”

A Casa do Ambiente este ano lança um desafio a escola, a elaboração de uma Palestra realizada por cada turma, com um convidado palestrante, dirigido aos pais dessa turma. A ideia será cada turma escolher um tema da área ambiental, preparar uma pequena apresentação (10 minutos) sobre esse tema (ex. apresentação do convidado, uma canção, um teatro, uma leitura de um texto, um filme, etc….) e levar a sala um convidado para apresentar esse tema durante 20 minutos.

Esta palestra deverá ser realizada no horário de saída dos alunos, e convidando os pais a assistir. Poderá ser ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade e interesse dos professores, ou concentrado num período de tempo (final do ano ou do período por exemplo).

(7)

G. AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO DA CASA DO AMBIENTE

1.1. Ação: “As árvores”

Tipo de Atividade: Apresentação em powerpoint, realizada por técnica do Gabinete Técnico Florestal, com jogo de perguntas e respostas.

Objetivo: conhecer aspetos essenciais relacionados com a qualidade do ar, e a importância das árvores e florestas. A árvore e as suas funções, a respiração e a fotossíntese.

Destinatários: alunos de 1º, 2º, 3º e 4º anos Duração: 30 minutos

Local: Casa do Ambiente

Calendarização: durante todo o ano letivo. Inscrição: necessária

1.2. Ação .: “O Ruído”

Tipo de Atividade: apresentação por técnico especializado em medição de som, relativa ao ruido. Exemplificação prática. Objetivo: conhecer aspetos essenciais relacionados com o ruído e a sua medição.

Destinatários: alunos de 7º, 8º e 9º, 10º, 11º anos Duração: 1 hora

Local: Casa do Ambiente

Calendarização: durante todo o ano letivo. Inscrição: necessária

(8)

1.3. Ação : “Florestas” Tipo de Atividade: teórica

Objetivo: apresentação em powerpoint, realizada por técnica do Gabinete Técnico Florestal, sobre a importância das florestas, a biodiversidade, produtos associados, profissões e prevenção. No final jogo de perguntas e respostas para consolidação de conhecimentos.

Destinatários: alunos do 5º, 6º, 7º e 8º anos Duração: 35 minutos

Local: Casa do Ambiente

Calendarização: durante todo o ano letivo Inscrição: necessária

1.4. Ação : “ Metrologia”

Tipo de Atividade: visita a gabinete técnico ( possibilidade de realização de sessão em Casa do Ambiente)

Descrição: visita ao gabinete técnico de metrologia da Câmara Municipal do Montijo. O que é a metrologia, pesos e medidas, breve descrição da sua evolução histórica, curiosidades e aplicabilidade.

Destinatários: alunos do 1º, 2º e 3º ciclo Duração: 1 hora

Local: Gab. Técnico de Metrologia - Montiagri Calendarização: durante todo o ano letivo

Inscrição: necessária (nota: são aceites no máximo grupos de 28 alunos)

1.5. “Sessões Debate”

Tipo de Atividade: teórico-prática

Descrição: em modelo de debate, são atribuídos papéis aos intervenientes, e direcionados ao debate do tema Alimentação saudável Destinatários: alunos de 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade

(9)

Local: Casa do Ambiente

Calendarização: durante todo o ano letivo

Inscrição: necessária (nota: poderá ser sugerido pelo professor outro tema de interesse)

1.6. Ação : “Felismina Cartolina e João Papelão” Tipo de Atividade: sessão de leitura

Descrição: leitura de história de conteúdo ambiental, com projeção de imagens do livro e no final discussão sobre o que ouvimos e aprendemos. Destinatários: alunos do pré-escolar e 1º ciclo

Duração: 30 minutos Local: Casa do Ambiente

Calendarização: durante todo o ano letivo Inscrição: necessária

1.7. Ação : Reciclar -AMARSUL Tipo de Atividade: teórica e prática

Objetivo: apresentação em powerpoint, sobre a reciclagem e a teoria dos 3 R’s ( materiais disponibilizados pela sociedade ponto verde). Pequeno jogo sobre reciclagem de materiais.

Destinatários: alunos do 1º e 2º e ciclos Duração: 35 minutos

Local: Casa do Ambiente

Calendarização: durante todo o ano letivo Inscrição: necessária

Nota: Entrega de Kit-Reciclagem para Escola participante, cedido pela AMARSUL. (limitado as primeiras 10 escolas inscritas)

(10)

1.8. Ação.: “Zona Ribeirinha”

Tipo de Atividade: prática de exterior

Objetivo: Visita á nossa zona ribeirinha para conhecimento da nossa zona, espécies visíveis. Vamos falar de praias fluviais, biodiversidade, conservação e importância. Destinatários: alunos do 2º e 3º ciclo

Duração: 2 horas Local: Zona Ribeirinha

Calendarização: de abril a julho de 2016 (depende das marés baixas e das condições climáticas favoráveis) Inscrição: necessária

1.9. Ação : “Cenas de Ambiente” Tipo de Atividade: sessão de cinema

Descrição: apresentação de filme de conteúdo ambiental e discussão sobre a apresentação projetada (nota: os filmes apresentados serão diferentes de acordo com os anos de escolaridade. Para mais informações contacte a Casa do Ambiente).

Destinatários: alunos do 2º, 3º ciclo e secundário/profissional Duração: 1h30 minutos

Local: Casa do Ambiente

Calendarização: de janeiro a agosto de 2016 Inscrição: necessária

1.10. Ação : “Roda dos alimentos” Tipo de Atividade: pratica

Descrição: construção de roda dos alimentos. Através da criação da roda dos alimentos, sensibiliza-se os alunos para a alimentação saudável, ao mesmo tempo que se reutilizam materiais, abordando assim também o tema da reciclagem e da reutilização.

Destinatários: alunos do pré escolar, 1º e 2º ciclos Duração: 45 minutos

(11)

Local: Casa do Ambiente

Calendarização: durante todo o ano letivo Inscrição: necessária

1.11. Ação : workshop “De prato Cheio” Tipo de Atividade: pratica

Descrição: worshop apresentado por especialista na área da alimentação, com dicas e alertas, descrenças de mitos, curiosidades e informações acerca de como nos alimentamos.

Destinatários: alunos de 2º e 3º ciclo Duração: 30 minutos

Local: Casa do Ambiente

Calendarização: início de abril de 2016 (data a confirmar) Inscrição: necessária

1.12. Ação : Quem é quem? Tipo de Atividade: pratica

Descrição: jogo de interação entre os alunos, onde se aborda a cadeia alimentar, e onde os alunos terão de descobrir quem come o quê. Destinatários: alunos de pré escolar, 1º e 2º ciclo

Duração: 30 minutos Local: Casa do Ambiente

Calendarização: durante todo o ano letivo Inscrição: necessária

(12)

1.13. Ação : Workshop Pequeno-Chefe Tipo de Atividade: prática

Descrição: vamos transformar estes pequenos em grandes chefes na hora do lanche e perceber a importância do pequeno-almoço, a composição dos lanches, refeições completas, dos hortofrutícolas, da higiene e segurança alimentar. Como fazer boas compras? Como reutilizar alimentos? Como reduzir os gastos energéticos? A leitura de rótulos e o comportamento correto à mesa são também alguns temas a abordar.

Destinatários: alunos de pré escolar, 1º e 2º ciclo Duração: 50 minutos

Local: Casa do Ambiente

Calendarização: de janeiro a julho de 2016 Inscrição: necessária

1.14. Ação : Eco- Receitas Tipo de Atividade: prática

Descrição: vamos construir um livro de receitas, através da participação de todos, com ilustração e ementas originais dos participantes. Conhecer os produtos da horta, da sua importância e da reutilização dos mesmos. Temas como o ciclo da água, o crescimento e constituição das plantas são ainda abordados nesta ação. Destinatários: alunos de pré escolar e 1º ciclo

Duração: 40 minutos Local: Casa do Ambiente

Calendarização: de janeiro a julho de 2016 Inscrição: necessária

(13)

1.15. Ação : “Ser sustentável” Tipo de Atividade: prática

Descrição: tendo como ponto de partida um brainstorming, vamos debater e aprofundar questões que no dia a dia nos tornam pessoas mais “sustentáveis”. Vamos fomentar o trabalho de equipa e criar lógicas que façam repensar nas atitudes mais corretas a tomar, numa perspetiva de salvaguarda do ambiente.

Destinatários: alunos de 1º, 2º e 3º ciclo Duração: 30 minutos

Local: Casa do Ambiente

Calendarização: durante todo o ano letivo Inscrição: necessária

O Plano de Educação e Sensibilização Ambiental apresentado à comunidade escolar, será disponibilizado para consulta nos locais habituais, salientando-se o facto de ações pontuais não incluídas neste plano poderem ser consultadas na página da Casa do Ambiente no site oficial da Câmara Municipal do Montijo ou solicitadas por email à Casa do Ambiente.

Sugere-se a inscrição a todas as atividades a que se pretenda participar no início do ano letivo, podendo no entanto, fazê-lo em qualquer altura do ano, mediante a disponibilização de datas e de materiais para a realização da mesma.

Podem ainda ser solicitadas atividades extras, dentro dos temas apresentados ou outros, mediante o contacto com a Casa do Ambiente (contactos: 21 231 47 76 | email:

Referências

Documentos relacionados

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

O presente trabalho teve os seguintes objetivos: (1) determinar as alterações na composição químico-bromatológica e nas frações protéicas e de carboidratos, determinar as taxas

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Seu vampiro é um adolescente que frequenta salas de aulas, adora velocidade, não dorme em caixões, anda de dia, e, principalmente, irá amadurecer (mesmo tendo