• Nenhum resultado encontrado

NORMA. TRANSPORTE PARA ACIDENTADOS, ENFERMOS OU SUSPEITOS PALAVRAS-CHAVE Ambulância, Transporte de Enfermos, Transporte de Acidentados. SUMÀRIO Pág.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMA. TRANSPORTE PARA ACIDENTADOS, ENFERMOS OU SUSPEITOS PALAVRAS-CHAVE Ambulância, Transporte de Enfermos, Transporte de Acidentados. SUMÀRIO Pág."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

NORMA

DEX- 490ª 30/04/2013 REVISÃO 01 DATA .04/02/2014 TÍTULO

TRANSPORTE PARA ACIDENTADOS, ENFERMOS OU SUSPEITOS PALAVRAS-CHAVE

Ambulância, Transporte de Enfermos, Transporte de Acidentados

SUMÀRIO

Pág.

1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO...1

2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES ...1

3. DEFINIÇÕES, SÍMBOLOS E ABREVIATURAS ...1

4. PROCEDIMENTOS BÁSICOS ...3

4.1. Ambulância ...3

4.2. Tripulação ...4

4.3. Limpeza e Desinfecção ...5

4.4. Programa de Inspeção da Ambulância ...6

4.5. Regularização das Ambulâncias ...6

5. MEDICAÇÕES ...7

6. MANUTENÇÃO DOS VEÍCULOS ...7

7. PLANO DE OPERACIONALIZAÇÃO ...7

8. DISTRIBUIÇÃO ...7

9. AUDITORIA ...7

10. APROVAÇÃO ...7

11. ANEXOS ...8

1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO

Regulamentar, estabelecer, programar e monitorar os procedimentos relacionados à adequação dos veículos de transporte para acidentados, enfermos ou suspeitos, utilizados pela CODEBA e outros, nos Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus.

2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES ● Protocolo ANVISA nº 07, de 15/11/2011; ● Lei Federal nº 6.437, de 20/08/1977;

● Portaria do Ministério da Saúde nº 2.048, de 05/11/2002;

● NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em estabelecimentos de Saúde;

● NBR 14561 – da ABNT – Veículos para Atendimento à Emergência Médica e Resgate. 3. DEFINIÇÕES, SÍMBOLOS E ABREVIATURAS

Para efeito desta Norma, devem ser observadas as seguintes definições, siglas e abreviaturas:

a) Ambulância

Veículo (terrestre, aéreo ou aquaviário) destinado, exclusivamente, ao transporte de acidentados, enfermos ou suspeitos.

(2)

b) Riscos Ambientais

São aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, a depender da sua natureza, concentração, intensidade, ou tempo de exposição, podem comprometer a segurança e a saúde dos funcionários.

c) Riscos Químicos

Substâncias ou compostos que possam penetrar no organismo do trabalhador. d) Riscos Físicos

Diversos tipos de energia aos quais o trabalhador é exposto durante as realizações de suas

atividades. Por exemplo, uma temperatura muito baixa ou extremamente alta. e) Riscos Biológicos

Processo que ocorre devido a presença de bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus e entre outros que, quando em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças.

f) Higienização

Processo que envolve a limpeza do ambiente, dos vestimentos e dos equipamentos e utensílios, a fim de prevenir a disseminação de microrganismos, consequentes infecções; promove a manutenção de um ambiente limpo e agradável.

g) Primeiros Socorros

Primeiro atendimento prestado às vítimas de acidente ou mal súbito por profissional da área de saúde.

h) Avaliação Microbiológica

Resultado qualitativo ou quantitativo das análises do risco que expõe socorrista e vítima. i) Segurança

Conjunto de dispositivos e medidas que visam manter a ordem estabelecida e preservar a integridade.

j) Resgate

Recuperação/resgate de vítimas. k) Emergência Médica

Constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, intervenção imediata.

l) Ambu em Silicone

Equipamento utilizado para promover a ventilação artificial, enviando ar comprimido ou enriquecendo com oxigênio para o pulmão do paciente, na ausência de respiração ocasionada por infarto, asfixia por substâncias tóxicas, afogamento e outros.

m) DEA (Desfibrilador Automático Externo)

É um aparelho eletrônico portátil que diagnostica e é capaz de tratar automaticamente arritmias cardíacas, através da desfibrilação, que nada mais é do que uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.

n) Talas para imobilização

(3)

o) Colar Cervical

Equipamento médico usado para imobilizar a medula espinhal e suportar a cabeça do paciente.

p) Sinalizador Óptico e Acústico

Conjunto de estímulos ópticos ou visuais, acústicos e táteis, que podem condicionar e orientar a atuação das pessoas.

q) Manômetro

É um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados.

r) Cânulas Orofaríngeas

Utilizadas para manter a via aérea aberta, podendo ser utilizadas temporariamente em conjunto com ventilação com máscara, enquanto se aguarda um método definitivo, como, por exemplo, a intubação endotraqueal.

s) Protetor de Queimadura

Utilizado no primeiro atendimento de vítimas de queimaduras ou eviscerações, isolando de maneira eficaz os órgãos expostos, evitando seu ressecamento e prevenindo infecções ou protegendo tecidos queimados do meio ambiente.

4. PROCEDIMENTOS BÁSICOS 4.1. Ambulância

4.1.1. O Posto Médico dos Portos administrados pela CODEBA deve ser dotado, ao menos, por uma ambulância do tipo “B”, exceto quando a movimentação de navios no porto e a quantidade de trabalhadores forem reduzidas, podendo ser, nesses casos, utilizados os recursos locais disponíveis no Município (SAMU e outros).

4.1.2. Considera-se ambulância Tipo “B” - Ambulância de Suporte Básico o veículo destinado ao transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de pacientes com risco de vida desconhecido, não classificado com potencial de necessitar de intervenção médica no local e/ou durante transporte até o serviço de destino.

4.1.3. Cada ambulância deve dispor, no mínimo, dos seguintes materiais e equipamentos ou similares com eficácia equivalente:

 sinalizador óptico e acústico;

 equipamento de rádio-comunicação fixo e móvel;

 maca articulada e com rodas;

 suporte para soro;

 instalação de rede de oxigênio com cilindro;

 válvula e manômetro em local de fácil visualização e régua com dupla saída;

 oxigênio com régua tripla (a- alimentação do respirador; b- fluxômetro e umidificador de oxigênio e c- aspirador tipo Venturi);

 manômetro e fluxômetro com máscara e chicote para oxigenação;

 cilindro de oxigênio portátil com válvula;

 maleta de urgência contendo: estetoscópio, ressuscitador manual; cânulas orofaríngeas de tamanhos variados, luvas descartáveis, tesoura reta com ponta romba, esparadrapo, esfigmomanômetro, ataduras de 15 cm, compressas cirúrgicas estéreis, pacote de gaze

(4)

estéril, protetores para queimados ou eviscerados, cateteres para oxigenação e aspiração de vários tamanhos;

 maleta de parto contendo luvas cirúrgicas, clamps umbilicais, estilete estéril para corte do cordão, saco plástico para placenta, cobertor, compressas cirúrgicas e gazes estéreis, braceletes de identificação;

 suporte para soro;

 prancha curta e longa para imobilização da coluna;

 talas para imobilização de membros e conjunto de colares cervicais;

 colete imobilizador dorsal;

 frascos de soro fisiológico e ringer lactato;

 bandagens triangulares;

 cobertores;

 coletes refletivos para a tripulação;

 lanterna de mão;

 maleta com medicações a serem definidas pelo Coordenador Médico;

 óculos, máscaras e aventais de proteção;

 01 extintor de incêndio de pó ABC de 0,8 kg.

4.1.4. O serviço de transporte por ambulância, pode ser realizado por veículos de propriedade da CODEBA ou prestado por empresa especializada.

4.1.5. A ambulância deve permanecer estacionada no pátio próximo ao posto médico ou em local de conhecimento de todos. É de caráter obrigatório que nenhum outro veículo ocupe ou atrapalhe o deslocamento da ambulância.

4.1.6 O Hospital Geral do Estado é o hospital de referência para o encaminhamento do trabalhador que necessite de atendimento de urgência / emergência.

4.2. Tripulação

4.2.1. As ambulâncias devem ser tripuladas por 2 (dois) profissionais, habilitados por entidades credenciadas, sendo 1 (um) Motorista Socorrista e 1 (um) Técnico ou Auxiliar de Enfermagem ou Brigadista.

4.2.2. Os Motoristas Socorristas devem ser treinados quanto às rotas internas de acesso aos locais dos diversos cenários emergenciais e procedimentos de manobras, estacionamentos e apoio aos resgates de vítimas.

4.2.3. Os Motoristas Socorristas também devem conhecer as rotas externas de acesso às unidades médicas, públicas e privadas, previstas no Plano de Emergência do Porto, utilizadas para recepção de acidentados e enfermos.

4.2.4 A equipe profissional deverá obter o perfil de capacitação de acordo a Portaria nº 2048/GM da seguinte forma:

 Técnico de Enfermagem: profissional com ensino médio completo e curso regular de Técnico de Enfermagem, titular de certificado ou diploma de Técnico de Enfermagem, devidamente registrado no Conselho Regional de Enfermagem, de sua jurisdição. Exerce atividades auxiliares, de nível técnico, sendo habilitado para atendimento pré-hospitalar móvel, integrando sua equipe, conforme os termos deste Regulamento. Além da intervenção conservadora do atendimento do paciente, é habilitado a realizar procedimentos a ele delegados, sob supervisão do profissional enfermeiro do âmbito de sua qualificação prossional. Requisitos Gerais: Maior de 18 anos; disposição pessoal para atividades; capacidade física e mental para atividade, equilíbrio emocional e autocontrole; disposição para cumprir ações orientadas.

(5)

 Condutor do Veículo de urgência/ Brigadista: profissional de nível básico, habilitado a conduzir veículos de urgência padronizados pelo código sanitário e pelo Regulamento com veículos terrestres, obedecendo aos padrões de capacitação e atuação previstos. Requisitos Gerais: Maior de vinte e um anos; disposição pessoal para a atividade, equilíbrio emocional e autocontrole; disposição para cumprir ações orientadas; habilitação prossional como motorista de veículos de transporte de pacientes de acordo com a legislação em vigor (Código Nacional de Trânsito); capacidade em trabalhar em equipe.

4.2.5 Anualmente, deverá ser oferecido treinamento técnico para atualização da equipe de saúde, ministrado por profissionais habilitados, internos e/ou externos, abrangendo, no mínimo, os seguintes tópicos:

● Protocolo ANVISA nº 07;

● Atendimento à Norma “Transporte para Acidentados, Enfermos ou Suspeitos – A.03.02” da CODEBA;

● Primeiros Socorros (abordagem da vítima, imobilização, resgate, urgência e emergência);

● Treinamento de Combate a Incêndio; ● Suporte Básico de Vida (BLS).

4.3. Limpeza e Desinfecção

4.3.1. Os materiais e equipamentos da Ambulância devem ser higienizados, utilizando-se:

 pano de limpeza;  álcool a 70%;  luvas de procedimentos;  balde;  água;  sabão neutro;

 hipoclorito (quando considerado campo fenestrado).

4.3.2. Nas atividades de higienização, devem ser adotados os seguintes procedimentos:

 calçar luvas de procedimentos;

 passar o pano embebido em álcool e/ou hipoclorito citados no subitem 4.3.1;

 utilizar água e sabão para limpeza das macas, assentos e equipamentos internos;

 enxaguar o pano em água corrente;

 realizar limpeza em um único sentido;

 recolher todo o material utilizado em saco plástico, para evitar a contaminação, descartando-o como resíduo de saúde.

4.3.3. Quando no atendimento for identificada a presença de secreções, excreções e ou outro líquido no corpo humano, ou ainda informações reais de doença infectocontagiosa, deve-se considerar as técnicas de limpeza terminal na ambulância.

(6)

4.4. Programa de Inspeção da Ambulância

4.4.1. Compete à CODEBA, através do Coordenador Médico, manter um Programa de Manutenção, Operação e Controle para os veículos utilizados no transporte de enfermos ou suspeitos.

4.4.2. O Programa de Manutenção, Operação e Controle do veiculo deve ser atualizado anualmente ou sempre que necessário.

4.4.3. A inspeção da Ambulância deverá ser realizada, diariamente, por um Técnico de Segurança do Trabalho – Parte 1, e pelo Técnico de Enfermagem do Posto – Parte 2, utilizando-se o formulário “INSPEÇÃO DA AMBULÂNCIA” (Anexo “A”), emitido em duas vias, sendo que uma deverá ficar com o emitente e outra com o Posto Médico, com vistas ao controle e providências necessárias.

4.4.4. Cabem ao Técnico de Enfermagem de plantão a inspeção diária da Maleta de Emergência, utilizando-se o formulário “VERIFICAÇÃO DA MALETA DE EMERGÊNCIA” (Anexo “B”) e a inspeção semanal da Maleta de Parto, utilizando-se o formulário “VERIFICAÇÃO DA MALETA DE PARTO” (Anexo “C”). Os documentos que se encontram nas maletas, deverão permanecer nas mesmas, com vistas ao controle e providências necessárias para substituição dos devidos materiais/equipamentos após cada assistência prestada.

4.4.5. As não conformidades encontradas devem ser solucionadas pelo Coordenador Médico em caráter prioritário.

4.5. Regularização das Ambulâncias

4.5.1. Anualmente, a CAD – Coordenação de Gestão Administrativa - deve providenciar a renovação do licenciamento da ambulância junto ao DETRAN e outros órgãos pertinentes.

4.5.2. Os Veículos de transporte utilizados pela CODEBA, tem como descrição própria as seguintes características: 4.5.2.1 - Porto de Salvador:  Cor- Branca  Placa: JPN 6001  Ano: 2003  Modelo: Courier 1.6  Marca : Ford  Combustível: Gasolina

4.5.2.2 - Porto de Aratu - Candeias:

 Cor- Branca

 Placa: NVG 6165

 Ano:2011/2012

 Modelo: Ducato

 Marca: Fiat

(7)

5. MEDICAÇÕES

5.1. O transporte de atendimento de urgência Tipo ‘B’ dispensa a utilização de medicamento. De acordo com a Portaria nº 2048/GM a presença de medicamentos deve constar apenas nos veículos de suporte avançado (Classes D, E e F).

6

. MANUTENÇÃO DOS VEÍCULOS

6.1 A manutenção dos veículos deverá seguir as especificações técnicas e prazos definidos pelos fabricantes, tais como: troca de óleo, troca de filtros de ar e óleo, verificação dos freios, calibragem dos pneus, sistemas elétricos e filtros do ar condicionado, dentre outros. Sempre que for detectado algum problema durante as inspeções diárias (Anexo “A”), deverão ser tomadas providências imediatas a fim de solucionar a irregularidade.

7. PLANO DE OPERACIONALIZAÇÃO

7.1 As ambulâncias deverão permanecer estacionadas junto aos Postos Médicos de cada Porto.

Em casos de emergência/acidentes, deve ser acionado o PCE- Plano de Controle de Emergência do porto envolvido e, caso necessário, solicitada a presença da ambulância para remoção e transporte das vítimas.

O profissional de saúde de plantão deverá avaliar a necessidade de solicitar apoio externo, tais como: SAMU (192) e/ou SALVAR (190/193).

7.2 Nos casos envolvendo tripulantes ou passageiros de navios, deve-se acionar as unidades de socorro dos órgãos públicos (SAMU e/ou SALVAR) para estabilização dos pacientes e, se necessário, translado ao HGE ou outro hospital indicado pelo agente marítimo.

8. DISTRIBUIÇÃO

Diretores, Coordenadores, Assessores, Líderes e Empregados, OGMOSA, OGMOIL, Sindicatos de Trabalhadores, Sindicatos Patronais.

9. AUDITORIA

As atividades regulamentadas pela presente Norma devem ser auditadas pela Coordenação de Auditoria Interna - COA, conforme plano anual de auditoria.

10. APROVAÇÃO

A presente Norma foi aprovada na 515ª Reunião Ordinária da Diretoria Executiva, realizada em 04 de fevereiro de 2014, e passa a vigorar a partir desta data.

José Muniz Rebouças Diretor Presidente

(8)

11. ANEXOS

ANEXO “A” (PARTE 1)

IDENTIFICAÇÃO DO EQUIPAMENTO:

INSPEÇÃO EM: MARCA: COR: Nº DE ORDEM:

SIM NÃO

O EQUIPAMENTO DE RADIO-COMUNICAÇÃO OFERECE CONDIÇÕES DE USO?

SIM NÃO

INSPEÇÃO DA AMBULÂNCIA

OPERACIONAL E CONSERVAÇÃO

CIENTE DO PREPOSTO OPERADOR PORTUÁRIO SEGURANÇA

EMPRESA/ OP. PORTUÁRIO:

ANO:

POSSUI STEP?

RETROVISORES ESTÃO EM BOAS CONDIÇÕES? EXTINTOR DE INCÊNDIO ESTÁ EM BOAS CONDIÇÕES? TEM CINTO DE SEGURANÇA?

BUZINA ESTÁ FUNCIONANDO? A DIREÇÃO ESTÁ BOA?

PNEUS ESTÃO EM BOAS CONDIÇÕES? SISTEMA DE FREIOS ESTÁ FUNCIONANDO? INSTRUMENTO DO PAINEL?

O ESTOFAMENTO (ASSENTO) ESTÁ EM BOAS CONDIÇÕES?

O EQUIPAMENTO ESTÁ EM CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO?

SINALIZAÇÃO LUMINOSA

PISCA ALERTA ESTÁ FUNCIONANDO? LANTERNAS ESTÃO FUNCIONANDO? FARÓIS ESTÃO FUNCIONANDO? LUZ DE RÉ ESTÁ FUNCIONANDO? LUZ DE FREIO ESTÁ FUNCIONANDO?

SINALIZAÇÃO SONORA (SIRENE) ESTÁ FUNCIONANDO? SISTEMA GIROFLEX EM CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO? LIMPEZA GERAL OFERECE CONDIÇÕES DE USO? PINTURA?

VAZAMENTO DE ÓLEO?

A EMBREAGEM E CÂMBIO ESTÃO EM BOAS CONDIÇÕES?

PARECER DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

(9)

ANEXO “A” (PARTE 2)

O MATERIAL / EQUIPAMENTO ESTÁ EM CONDIÇÕES DE USO? SIM NÃO

MACA ARTICULADA COM RODAS

SUPORTE PARA SORO

REDE DE OXIGÊNIO COM CILINDRO

VÁLVULA E MANÔMETRO

RÉGUA COM DUPLA SAÍDA

OXIGÊNIO COM RÉGUA TRIPLA

CILINDRO DE OXIGÊNIO PORTÁTIL

MANGUEIRA PARA OXIGENAÇÃO

MANÔMETRO E FLUXÔMETRO COM MÁSCARA

1 PRANCHA CURTA PARA IMOBILIZAÇÃO DA COLUNA

1 PRANCHA LONGA PARA IMOBILIZAÇÃO DA COLUNA

3 TALAS PARA IMOBILIZAÇÃO DE MEMBROS

1 CONJUNTO DE COLAR CERVICAL

1 COLETE IMOBILIZADOR DORSAL

2 COBERTORES

4 COLETES REFLETIVOS

2 LATERNAS DE MÃO

3 ÓCULOS DE PROTEÇÃO

1 CAIXA DE MÁSCARAS DE PROTEÇÃO

3 AVENTAIS DE PROTEÇÃO

1 EXTINTOR DE INCÊNDIO DE PÓ ABC 6KG

6 BANDAGENS TRIANGULAR 5 SF 0,9% 500 ml 5 SF 0,9% 250 ml 5 RL 500 ml 5 RL 250ml 1 DEA

MALETAS COMPLETA INCOMPLETA

MALETA DE URGÊNCIA

MALETA DE PARTO

PARECER DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM / OBSERVAÇÕES

VISTO E CARIMBO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DE PLANTÃO

DATA: ASSINATURA:

OBS: Seguir o Sistema Sinalizador de lacres de maleta, indicando por cores da seguinte forma: . Lacre Azul- Indica Maleta Completa (MC).

(10)

VISTO E CARIMBO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DE PLANTÃO DATA: ASSINATURA: ANEXO “B” SIM NÃO COMPLETA: ( ) INCOMPLETA: ( )

CATETER PARA ASPIRAÇÃO MEDICAÇÕES

VERIFICAÇÂO DA MALETA DE URGÊNCIA

O MATERIAL/EQUIPAMENTO SE ENCONTRA NA MALETA?

1 ESTETOSCÓPIO RESSUCITADOR MANUAL

MALETA

1 TESOURA RETA COM PONTA ROMBA 1 ESPARADRAPO

1 ESFIGMOMANÔMETRO ATADURAS DE 15 cm

COMPRESSAS CIRÚRGICAS ESTÉREIS PACOTE DE GAZE ESTÉRIL

CÂNULAS OROFARÍNGEAS

15 PARES DE LUVAS DESCARTÁVEIS

PROTETOR PARA QUEIMADOS CATETER PARA OXIGENAÇÃO

(11)

VISTO E CARIMBO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DE PLANTÃO DATA: ASSINATURA: ANEXO “C” SIM NÃO COMPLETA: ( ) INCOMPLETA: ( ) MEDICAÇÕES

PACOTE DE GAZE ESTÉRIL

VERIFICAÇÃO DA MALETA DE PARTO

O MATERIAL/EQUIPAMENTO SE ENCONTRA NA MALETA?

LUVAS CIRÚRGICAS CLAMPS UMBILICAIS ESTILETE ESTÉRIL

SACO PLÁSTICO PARA PLACENTA COBERTOR

COMPRESSA CIRÚRGICA BRACELETE DE IDENTIFICAÇÃO GAZES ESTERIL

COMPRESSAS CIRÚRGICAS ESTÉREIS

MALETA

Referências

Documentos relacionados

Para a confirmação da especificidade dos primers Cavis1F/Cavis4R, os produtos de amplificação específicos de 560 pb foram sequenciados e comparados em alinhamento com

seu ponto de opera¸c˜ ao atrav´ es das tens˜ oes de controle, foi poss´ıvel ajustar o sistema para que este operasse sem nenhuma modula¸c˜ ao de fase, de modo que o sinal ´

Utilizaremos a conexão estabelecida entre estes conceitos de forma a : (i) definir um ambiente semântico simples para as várias lógicas default existentes ; (ii) definir um

35 apresenta a Geografia como “a mais poderosa e reveladora perspectiva crítica do mundo contemporâneo.” Entretanto, quando consideramos a situação educacional de países como

Além disso, a extensão obtida para o caso das 3-árvores planares, motivou a observação feita no capítulo iii, a respeito das 3-árvores planares serem os grafos cordais e

Os resultados obtidos a partir dos testes mostram que a argila bentonita de Melo possui potencial para aplicação em produtos cosméticos, podendo ser utilizada como

Nutrient intake and quantitative aspects of carcass of finishing sheep fed with diets containing cashew nut meal.. Consumo de nutrientes e aspectos quantitativos de carcaça de

Regarding gas exchange analysis (Fig. 3) in plants cultivated in rhizotrons, A increased in plants of N22 genotype about twofold higher when cultivated inside a plastic