• Nenhum resultado encontrado

CONTABILIDADE PÚBLICA 250 QUESTÕES COMENTADAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTABILIDADE PÚBLICA 250 QUESTÕES COMENTADAS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

CONTABILIDADE

PÚBLICA

250

QUESTÕES COMENTADAS

00

(2)

Sumário

Apresentação do Professor ... 3

Apresentação do Curso ... 4

CASP - Contabilidade Pública Aplicada ao Setor Público ... 6

Objeto, Objetivo e Campo de Aplicação ... 6

Lista das Questões ...19

(3)

Apresentação do Professor

Prof. Paulo Fogaça

Olá, meu amigo e amiga concurseiro (a). Seja bem-vindo (a) ao Supremacia!

Eu sou o Professor de Contabilidade pública, Paulo Fogaça, sou Agente Fiscal de Rendas SEFAZ/SP. Formado em Contabilidade e Comércio Exterior e pós-graduando em Contabilidade Governamental. Além do Concurso de Agente Fiscal de Rendas, já fui aprovado em outros como Tribunal Regional Federal; Analista de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas SEFAZ/SP e Banco do Brasil. Dentre as funções na área pública, exerci a diretoria do Centro de Análises Contábeis e Informações da Contadoria Geral do Estado de São Paulo.

Feita essa breve apresentação, gostaria de dizer que será uma grande satisfação poder trabalhar com você e ajudá-lo (a) a alcançar seu sucesso, ou seja, sua aprovação. Conte sempre comigo e com os demais colegas do time de Professores e Coaches do Supremacia.

Além do contato pelo site do Supremacia, fique à vontade para esclarecer suas dúvidas diretamente pelo meu e-mail ou pelo Facebook:

fogacaprofessor@gmail.com(é o mesmo do facebook)

Por favor, não fique com dúvidas, pode entrar lá no facebook e perguntar! LEMBREM-SE: Estamos juntos...ou se preferir “Tamujunto”

(4)

Apresentação do Curso

Você tem em mãos, uma amostra da série de exercícios resolvidos passo a passo. Esses exercícios têm por objetivo consolidar seus conhecimentos em contabilidade pública e fazer com que você adquira confiança e rapidez na hora da prova. Com eles você ficará familiarizado com os termos utilizados pelas bancas e com a forma com que os assuntos são abordados.

Selecionei 250 questões de forma proporcional à incidência em provas nos últimos dois anos de diversas bancas conforme tabelas abaixo. Nesta demonstração, você tem acesso às primeiras 10 questões das 250. Além dos assuntos abordados do curso terei prazer em ajudar em algum tema que não fez parte do escopo ou mesmo comentar alguma questão que você tenha dúvida e não está no curso.

Enfatizo que para um melhor aproveitamento, tente primeiro resolver sozinho as questões e em seguida consulte os comentários. De qualquer forma, adicionei uma breve revisão (um resumo) antes de iniciar as questões de cada assunto para dar uma relembrada.

Por fim, espero que este trabalho o ajude a conquistar a tão sonhada vaga na carreira pública.

Assunto Macro Nº questões Banca Nº questões

Introdução 12 FCC 111

Princípios 15 CESPE 61

Receita Pública 47 FGV 33

Despesa Pública 50 Vunesp 28

Natureza da Informação Contábil 11 Outras 17

PCASP 30 Total 250

Restos a Pagar e DEA 15 Suprimentos de Fundos 10

Dívida Pública 5

Demonstrativos Contábeis 55

Total 250

QUESTÕES POR BANCA QUESTÕES POR ASSUNTO

(5)

“(…) Eu odiava cada minuto do treinamento,

mas eu disse, "Não pare. Sofra agora para viver o

resto de sua vida como um campeão."

(6)

Preparando-se para estudar

Tenha lápis/caneta e papel para anotações.

Desligue o celular.

Saia da internet.

Iluminação adequada (luz branca).

CASP - Contabilidade Pública Aplicada ao Setor Público

Objeto, Objetivo e Campo de Aplicação

QUESTÕES-DESAFIOS

1 – O que é a CASP (Contabilidade Aplicada ao Setor Público)?

2 – Qual o objeto da CASP? 3 – Qual o objetivo da CASP? 4 – Qual a função social da CASP?

(7)

Meus amigos, as cinco questões-desafios o habilitarão a responder muitas questões de contabilidade pública. O assunto objeto e campo de aplicação está sempre presente em provas e é relativamente fácil. Por isso antes de respondermos as questões permitam-me uma breve revisão.

1 - CASP (Contabilidade Aplicada ao Setor Público):

é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.

2 - Objeto

(não confunda com objetivo)

da CASP

: patrimônio Público.

3 – Objetivo

(não confunda com objeto)

da CASP

: fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária,

econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

4 – A função social da CASP

deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social (não confunda a função

social da CASP com seu objetivo).

5 – Aplica-se a CASP às entidades do setor público:

(a) integralmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos

profissionais;

(b) parcialmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social.

(8)

01) FGV - DPE-MT - PROVA: CONTADOR - 2015

Assinale a opção que indica o objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público. a) Entidades públicas b) Demonstrações contábeis c) Patrimônio público c) Resultado público e) Ativos públicos Solução:

Questão que versa sobre o objeto da Contabilidade Pública. Não oferece qualquer dificuldade, basta saber qual é o objeto visto da 2ª Questão desafio.

Objeto da Contabilidade pública é o PATRIMÔNIO! Gabarito: C

(9)

02) CESPE - POLÍCIA CIENTÍFICA/PE - PERITO CRIMINAL - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 2016

Conforme o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público, o objeto da CASP é

a) um conjunto de procedimentos administrativos que objetivam adquirir materiais, contratar obras e serviços, alienar ou ceder bens a terceiros, observando os princípios da administração pública.

b) a mensuração, a estruturação e as variações que geram reflexos no patrimônio público, além de apresentar temas específicos, como o sistema de custos.

c) determinar os valores pelos quais os elementos patrimoniais devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis.

d) o orçamento público, contendo a discriminação da receita e da despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo.

e) o conjunto de direitos e de bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou a exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.

Resolução:

Meus amigos, assunto muito fácil e simples, mas além do conhecimento do Objeto da CASP, também é necessário conhecer o conceito de Patrimônio Público:

Qual o objeto da CASP: O Patrimônio! Assim como na Contabilidade privada. Simples assim. Mas na resposta a CESP, para dificultar um pouco, em vez de escrever Patrimônio ela colocou o seu conceito conforme a NBC T 16.2:

“Patrimônio Público: o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações”.

(10)

Vamos analisar as demais alternativas:

a) é o conceito do PROCESSO DE LICITAÇÃO. De acordo com o MCASP (Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público) o processo de licitação compreende um conjunto de procedimentos administrativos que objetivam adquirir materiais, contratar obras e serviços, alienar ou ceder bens a terceiros, bem como fazer concessões de serviços públicos com as melhores condições para o Estado, observando os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e de outros que lhe são correlatos.

b) Essa é absurda, nem gaste seu tempo. Ela traz um trecho do MCASP que trata da composição do Patrimônio Público, mas o texto copiado se refere à abrangência do capítulo do manual e não do Patrimônio que é o Objeto da CASP.

c) A letra C nos ensina o Conceito de Mensuração de Ativos e Passivos presente no capítulo 4 do MCASP:

“Mensuração é o processo que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis”.

d) A letra D nos fala sobre o conteúdo da LOA (Lei do Orçamento Anual) previsto no caput do artigo 2º da lei 4.320/1964: “A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos aos princípios de unidade, universalidade e anualidade”.

Dica: em questões mais longas como esta, procure por erros nas alternativas e vá as eliminado. Isso facilita a resolução e evita erros por descuido.

(11)

03) ESAF - DNIT - ANALISTA ADMINISTRATIVO - 2013

Assinale a opção cujo conteúdo não indica um dos objetivos da contabilidade aplicada ao setor público:

a) refletir o ciclo da administração pública.

b) fornecer informações para a instrumentalização do controle social. c) demonstrar os resultados alcançados pela entidade do setor público.

d) apresentar os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade pública.

e) evidenciar as mutações do patrimônio.

Resolução:

Questão sobre objetivos da CASP. Lembra da 3ª questão desafio?

Recordando: o objetivo da CASP é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

Apenas a alternativa A que não se encontra nos objetivos da CASP, logo é o gabarito. Perceba que o examinador tentou confundir o candidato com a função social da CASP (nossa questão desafio número 4).

4 – A função social da CASP deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública...

Gabarito: a

Letra B está aqui! Amarelo

Letra C está aqui! Verde Letra D está aqui!

Cinza

Letra E está aqui! Vermelho

(12)

04 – FCC - DPE-RR – CONTADOR - 2015

Na NBC T 16.1, o campo de aplicação informa quais entidades devem aplicar as regras da Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Segundo essa norma, NÃO estão sujeitas a estas regras

a) os órgãos dos Poderes legislativo e judiciário.

b) as organizações não governamentais que recebem recursos públicos. c) as fundações públicas de natureza de direito público.

d) as empresas públicas não classificadas como empresas estatais dependentes. e) as autarquias, os serviços sociais e os conselhos profissionais.

Resolução:

Caros concursando, vamos à nossa 5ª questão desafio. 5 – Aplica-se a CASP às entidades do setor público:

Integralmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos

profissionais;

Parcialmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social.

Além disso as normas do MCASP são obrigatórias para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, fundações, e empresas estatais dependentes e facultativas para as empresas estatais independentes.

Portanto empresas estatais como empresas públicas e Sociedades de Economia Mista não são obrigadas a aplicar a CASP quando independentes. Logo a letra D é nosso gabarito.

(13)

05 – CESPE - TCU - AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO - AUDITORIA GOVERNAMENTAL - 2015

Julgue o item a seguir, que dizem respeito à contabilidade pública, seu campo de aplicação, objeto e objetivos descritos nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

As entidades do setor público são abrangidas pelo campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público e devem observar as NBCASP. As entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais devem observar o escopo de forma integral, e as demais entidades do setor público devem observar o escopo de forma parcial, com a finalidade de garantir procedimentos suficientes de prestação de contas.

( ) Certo ( ) Errado

Resolução:

Questão sobre campo de aplicação. Praticamente uma cópia do item 8 da NBC T 16.1 e da nossa questão desafio nº 5.

(14)

06) CESPE - TCU - AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO - AUDITORIA GOVERNAMENTAL - 2015

Julgue o item a seguir, que dizem respeito à contabilidade pública, seu campo de aplicação, objeto e objetivos descritos nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

A função social da contabilidade pública é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados, sejam os de natureza orçamentária, econômica, financeira ou física do patrimônio da entidade do setor público, visando atender aos aspectos legais, independentemente do controle social.

( ) Certo ( ) Errado

Resolução:

Questão relata o objetivo da CASP, mas tenta confundir o candidato dizendo tratar-se de função social.

Veja o item corrigido:

O objetivo (A função social) da contabilidade pública é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados, sejam os de natureza orçamentária, econômica, financeira ou física do patrimônio da entidade do setor público, visando atender aos aspectos legais, independentemente do controle social.

Já a função social deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social (não confunda a função social da CASP com seu objetivo).

(15)

07) FGV - TCM-SP - AGENTE DE FISCALIZAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO - 2015

As normas e as técnicas próprias da Contabilidade Pública têm como campo de aplicação, de acordo com os preceitos da NBC T 16.1, as entidades que atuem:

a) como conselhos profissionais;

b) como organizações da sociedade civil em geral;

c) sob a perspectiva do cumprimento de programas filantrópicos; d) sob a perspectiva de organizações não governamentais;

e) como prestadoras de serviços de atividades fins para entes públicos.

Resolução:

Novamente versando sobre campo de aplicação da CASP. Aplica-se a CASP às entidades do setor público:

- Integralmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos

profissionais;

- Parcialmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social.

As demais alternativas não são obrigadas a adotar a CASP. Gabarito: A

(16)

08) FGV - TCM-SP - AGENTE DE FISCALIZAÇÃO - CIÊNCIAS JURÍDICAS - 2015 A NBC T 16.1, aprovada pela Resolução CFC nº 1.128/2008, conceitua o campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público como o espaço de atuação do profissional de contabilidade que demanda estudo, interpretação, identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação de fenômenos contábeis, decorrentes de variações patrimoniais. A NBC T 16.1 segrega o escopo de aplicação das normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público em integral e parcial. Das entidades a seguir, as que se enquadram no escopo de aplicação parcial são:

a) autarquias;

b) conselhos profissionais;

c) empresas estatais dependentes; d) fundações públicas;

e) organizações da sociedade civil de interesse público.

Resolução:

Questão que traz no caput o teor da definição de campo de aplicação conforme previsto da NBC T 16.1. Mas apenas quer que classifiquemos as alternativas quanto ao escopo entre aplicação integral e parcial

Relembrando: A CASP aplica-se às entidades do setor público:

integralmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos

profissionais;

parcialmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de

prestação de contas e instrumentalização do controle social. Vamos classificar cada alternativa:

a) autarquias = integralmente;

b) conselhos profissionais = integralmente;

(17)

09) CESPE - FUB - AUDITOR - 2015

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, julgue o item a seguir.

É um objetivo da contabilidade aplicada ao setor público fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e de suas mutações com fins de apoio ao processo de tomada de decisões.

( ) Certo ( )Errado

Resolução:

Essa trata de objetivo da CASP

Vamos recordar? De novo? Sim! De novo!

Objetivo da CASP: fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social. Perfeita a questão.

(18)

10) CESPE - MPU - ANALISTA DO MPU - ATUARIAL - 2015

Julgue o item a seguir, acerca do papel do Ministério Público da União (MPU) relativamente ao campo de atuação e objetivo no âmbito da contabilidade aplicada ao setor público.

Por ser uma entidade governamental, o MPU deve disponibilizar informações sobre aspectos de natureza financeira e física do seu patrimônio.

( ) Certo ( ) Errado

Resolução:

Conhecendo o campo de aplicação só tem que saber que o MPU é uma entidade governamental e como tal deve cumprir o Objetivo da CASP, no caso da questão: disponibilizar informações sobre aspectos de natureza financeira e física do seu patrimônio. Este trecho está contido no NBC T 16.1:

fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza

orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

(19)

Lista das Questões

Objeto, Objetivo e Campo de Aplicação

01) FGV - DPE-MT - PROVA: CONTADOR - 2015

Assinale a opção que indica o objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público. a) Entidades públicas

b) Demonstrações contábeis c) Patrimônio público

c) Resultado público e) Ativos públicos

02) CESPE - POLÍCIA CIENTÍFICA/PE - PERITO CRIMINAL - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 2016

Conforme o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público, o objeto da CASP é

a) um conjunto de procedimentos administrativos que objetivam adquirir materiais, contratar obras e serviços, alienar ou ceder bens a terceiros, observando os princípios da administração pública.

b) a mensuração, a estruturação e as variações que geram reflexos no patrimônio público, além de apresentar temas específicos, como o sistema de custos.

c) determinar os valores pelos quais os elementos patrimoniais devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis.

d) o orçamento público, contendo a discriminação da receita e da despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo.

e) o conjunto de direitos e de bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou a exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.

(20)

03) ESAF - DNIT - ANALISTA ADMINISTRATIVO - 2013

Assinale a opção cujo conteúdo não indica um dos objetivos da contabilidade aplicada ao setor público:

a) refletir o ciclo da administração pública.

b) fornecer informações para a instrumentalização do controle social. c) demonstrar os resultados alcançados pela entidade do setor público.

d) apresentar os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade pública.

e) evidenciar as mutações do patrimônio.

04 – FCC - DPE-RR – CONTADOR - 2015

Na NBC T 16.1, o campo de aplicação informa quais entidades devem aplicar as regras da Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Segundo essa norma, NÃO estão sujeitas a estas regras

a) os órgãos dos Poderes legislativo e judiciário.

b) as organizações não governamentais que recebem recursos públicos. c) as fundações públicas de natureza de direito público.

d) as empresas públicas não classificadas como empresas estatais dependentes. e) as autarquias, os serviços sociais e os conselhos profissionais.

(21)

05 – CESPE - TCU - AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO - AUDITORIA GOVERNAMENTAL - 2015

Julgue o item a seguir, que dizem respeito à contabilidade pública, seu campo de aplicação, objeto e objetivos descritos nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

As entidades do setor público são abrangidas pelo campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público e devem observar as NBCASP. As entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais devem observar o escopo de forma integral, e as demais entidades do setor público devem observar o escopo de forma parcial, com a finalidade de garantir procedimentos suficientes de prestação de contas.

( ) Certo ( ) Errado

06) CESPE - TCU - AUDITOR FEDERAL DE CONTROLE EXTERNO - AUDITORIA GOVERNAMENTAL - 2015

Julgue o item a seguir, que dizem respeito à contabilidade pública, seu campo de aplicação, objeto e objetivos descritos nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP).

A função social da contabilidade pública é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados, sejam os de natureza orçamentária, econômica, financeira ou física do patrimônio da entidade do setor público, visando atender aos aspectos legais, independentemente do controle social.

( ) Certo ( ) Errado

(22)

07) FGV - TCM-SP - AGENTE DE FISCALIZAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO - 2015

As normas e as técnicas próprias da Contabilidade Pública têm como campo de aplicação, de acordo com os preceitos da NBC T 16.1, as entidades que atuem:

a) como conselhos profissionais;

b) como organizações da sociedade civil em geral;

c) sob a perspectiva do cumprimento de programas filantrópicos; d) sob a perspectiva de organizações não governamentais;

e) como prestadoras de serviços de atividades fins para entes públicos.

08) FGV - TCM-SP - AGENTE DE FISCALIZAÇÃO - CIÊNCIAS JURÍDICAS - 2015 A NBC T 16.1, aprovada pela Resolução CFC nº 1.128/2008, conceitua o campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público como o espaço de atuação do profissional de contabilidade que demanda estudo, interpretação, identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação de fenômenos contábeis, decorrentes de variações patrimoniais. A NBC T 16.1 segrega o escopo de aplicação das normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público em integral e parcial. Das entidades a seguir, as que se enquadram no escopo de aplicação parcial são:

a) autarquias;

b) conselhos profissionais;

(23)

09) CESPE - FUB - AUDITOR - 2015

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, julgue o item a seguir.

É um objetivo da contabilidade aplicada ao setor público fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e de suas mutações com fins de apoio ao processo de tomada de decisões.

( ) Certo ( )Errado

10) CESPE - MPU - ANALISTA DO MPU - ATUARIAL - 2015

Julgue o item a seguir, acerca do papel do Ministério Público da União (MPU) relativamente ao campo de atuação e objetivo no âmbito da contabilidade aplicada ao setor público.

Por ser uma entidade governamental, o MPU deve disponibilizar informações sobre aspectos de natureza financeira e física do seu patrimônio.

( ) Certo ( ) Errado

(24)

Gabarito

1 C 2 E 3 A 4 D 5 C 6 E 7 A 8 E 9 C 10 C

Referências

Documentos relacionados

Parashat Noah (Porção “Noé”) 25 23 E, depois que gerou Nahôr, Serug viveu mais duzentos anos, e gerou filhos e filhas. 24 E Nahôr tinha vinte e nove anos quando gerou Térah.

Dada a identidade particular a nível nacional e internacional da Universidade, a candidatura justificou-se também, entre outros, pelo facto de esta ser uma das mais

3. Esta condição de exclusão fica mantida mesmo no caso de contratação da Cobertura Adicional para Obras/Instalações Concluídas. Permanecem em vigor as demais

O valor em uso é mensurado com base nos fluxos de caixa descontados (antes dos impostos) derivados pelo contínuo uso de um ativo até o fim de sua vida útil. Quando o valor residual

200 com móvel de apoio, um móvel em madeira cor branca, um ficheiro metálico com base metálica, dois aparelhos Physiomed Expert com móvel, uma luz

• Valorizar o exercício da função docente e não docente e a participação dos pais/encarregados de educação na escola, como elemento essencial para uma escola de

Para obtenção do limite de Peso Bruto Total Combinado de uma combinação de veículos (Peso máximo transmitido ao pavimento pela combinação de um caminhão trator mais seu

Como resultados do estudo, foi verificado que as áreas mais instáveis aos deslizamento são as que o plano de estratificação das camadas ocorre no sentido sul e sudeste, no