• Nenhum resultado encontrado

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA USP EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA GESTÃO ESTRATÉGICA USP EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2012"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 13

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA USP EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

1º semestre/2012

Ribeirão Preto, 20 de Dezembro de 2011

Prezado Candidato,

Para que tenhamos todos um grande sucesso na realização deste processo seletivo, algumas normas se fazem necessárias, com o objetivo de orientar os procedimentos de todos os envolvidos.

Boa leitura, A Coordenação.

1. OBJETIVO

O objetivo deste Edital é regulamentar o Processo Seletivo a distância para seleção de alunos para 2ª turma do curso pós-graduação lato sensu denominado MBA Gestão Estratégica.

Este curso será ofertado a distância em parceria pelas seguintes instituições: • USP – Universidade de São Paulo: Realização do Curso;

• NPT – Núcleo de Pesquisa Tecnológica: Gestão Pedagógica; • FUNDACE – Fundação para a Pesquisa e o Desenvolvimento da

Administração, Contabilidade e Economia: Gestão Administrativa; • INEPAD – Instituto de Ensino e Pesquisa e Administração: Parceiro de

Educação a Distância (EAD).

Para um maior detalhamento dos papéis das instituições, acesse:

http://mbausp.org.br/papeis-institucionais

Os casos omissos que possam surgir durante a execução deste processo seletivo serão avaliados pela comissão de Coordenação do curso.

1.1. PÚBLICO-ALVO DO CURSO

Graduados em diversas áreas em franca ascensão gerencial. Profissionais que atuam em áreas como estratégia, finanças, ou gestão de pessoas, que possuam experiências em: áreas gerenciais, empreendedorismo e liderança.

(2)

1.2. AOS CANDIDATOS

Para assegurar a idoneidade, transparência e boa condução do processo seletivo, caberá:

a. A(o) Candidato (a)

i. ponderar quanto a: conteúdo programático do curso, sua disponibilidade de tempo para estudo, formação acadêmica, conhecimentos mínimos de informática, acesso à Internet; disciplina, perseverança, pacto familiar organizando uma nova rotina que considere a necessidade de investimento de tempo domiciliar aos estudos, dentre outros;

ii. Estar ciente de que na semana de realização da prova de seleção online e no horário agendado não poderá efetuar alteração do referido agendamento para realização da prova de seleção online.

iii. Estar ciente da necessidade de acesso estável a Internet de velocidade mínima de 512 kbps, que deverá estar totalmente dedicada a realização do processo seletivo. O(a) candidato(a) não deve utilizar Internet móvel (3G) devido a instabilidade deste tipo de serviço. O candidato deverá realizar a prova sem qualquer tipo de auxílio.

b. O processo seletivo será realizado a distância em quatro etapas: i. Análise de Currículo

ii. Prova de seleção online iii. Estudo de Caso

iv. Entrevistas Individuais

Estas etapas serão detalhadas neste Edital.

c. A coordenação do programa faculta-se a escolha pela viabilização do curso, que deverá garantir a quantidade mínima de 160 participantes.

d. Os casos omissos que possam surgir durante a execução deste processo seletivo serão avaliados pela comissão de Coordenação do curso.

(3)

Página 3 de 13 2. INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO

O período inscrição para participar do Processo Seletivo a Distância, para preenchimento de 200 vagas da 1ª Turma do MBA Gestão Estratégica USP, vai de 21 de Dezembro de 2011 a 02 de Abril de 2012 .

As inscrições deverão ser efetuadas pelo requerente no portal:

http://www.mbausp.org.br/

3. DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

Para participação do processo seletivo, os candidatos devem remeter cópias autenticadas dos seguintes documentos:

• Diploma de Graduação em Curso Superior, ou Curso Superior de Tecnologia (não serão aceitos diplomas de Cursos Sequenciais). A instituição e o curso precisam ser reconhecidos pelo MEC.

• Comprovante de Residência (contas de luz, de água, ou de telefone fixo) • RG (não será aceito CNH, por possuir prazo de validade)

• CPF (não será aceito CNH, por possuir prazo de validade) Devem ser enviados junto com os documentos:

• 3 fotos 3x4 (escrever atrás de cada foto o nome completo que consta no RG).

• Certidão de Nascimento • Certidão de Casamento

• Histórico Escolar da Graduação (este documento deve conter a assinatura dos responsáveis pela instituição).

Os documentos e as fotos devem ser enviados para:

INEPAD – Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração A/C Secretaria MBA USP

Rua Marechal Rondon, 571 - Jardim América Ribeirão Preto – SP

CEP: 14.020-220

O prazo máximo para envio dos documentos e fotos é 05 de Abril de 2012 (data

de postagem nos Correios).

(4)

4.1. A seguir descreve-se o processo de inscrição para participação do Processo Seletivo:

4.1.1. Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá acessar o portal www.mbausp.org.br, onde após acessar e ler todas as informações referentes ao curso deverá clicar no botão inscreva-se disponível no referido portal.

4.1.2. O aluno deve preencher corretamente a ficha de inscrição..

4.1.3. Ao preencher estes dados, o candidato receberá um e-mail, enviado pelo remetente secretarianpt@mbausp.org.br com um link gerado automaticamente pelo Sistema Apolo para que a inscrição seja finalizada. 4.1.4. Atenção: observe se este e-mail não foi direcionado a caixa de

spam, ou lixo eletrônico, do seu e-mail.

4.1.5. Ao clicar no link informado, o candidato será direcionado para uma página em que completará seus dados pessoais, finalizando a inscrição. 4.1.6. Nesta página, o candidato deve preencher corretamente todos os

dados solicitados, sendo responsável por dados fornecidos erroneamente e/ou que não sejam verdadeiros.

4.1.7. Todos os aceites clicados no portal são registrados e se configuram como assinatura eletrônica do candidato, registrando sua concordância com os termos apresentados no portal e a concordância com este Edital. 4.1.8. Finalizando sua inscrição, o candidato receberá outro e-mail, em até

48 horas (em dias úteis), também enviado pelo remetente

secretarianpt@mbausp.org.br informando dados para pagamento de sua taxa de inscrição no valor de R$ 215,00 (duzentos e quinze reais reais) em favor da FUNDACE. Atente para o fato de que você deverá utilizar a opção de depósito identificado. Para identificação do deposito deve-se utilizar o seu CPF.

Os dados para depósito são os seguintes: Banco do Brasil • Agencia 1964-X

• Conta Corrente 80001-5

• Fundação p/ Pesq. e Desenv. da Adm, Contab e Economia • CNPJ 00.934.542/0001-31

4.1.8.1. Não haverá isenção total ou parcial da taxa de inscrição. 4.1.8.2. O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese

alguma, salvo no caso de cancelamento por conveniência das instituições ofertantes.

4.1.9. A partir do dia 04 de fevereiro de 2012 o ambiente virtual da seleção estará aberto para acesso pelos candidatos que efetuaram o pagamento,

(5)

Página 5 de 13

onde se darão as demais fases do processo seletivo. Após confirmação do pagamento, o candidato receberá em até 48 horas (dias úteis) um e-mail contendo login e senha para participar do processo seletivo.

4.1.10. O candidato deverá ficar atento ao e-mail informado na inscrição, pois é por meio dele que a coordenação entrará em contato.

4.1.11. A Coordenação do Processo Seletivo efetuará processos de validação dos dados dos candidatos aprovados.

4.1.12. As cidades polos destinadas para realização das provas presenciais do curso serão confirmadas desde que sejam preenchidas, no mínimo, 15 vagas em cada cidade.

4.1.12. A transferência de polo poderá ser solicitada, até o término do processo seletivo, para os participantes que necessitarem. A transferência deverá ser solicitada pelo participante por envio de correspondência ao e-mail secretarianpt@mbausp.org.br.

4.1.13. Os candidatos deverão informar e-mails válidos (pessoal e profissional) aos quais tenham acesso diário. A Coordenação do certame entrará em contato com os candidatos somente via e-mail.

4.1.14. As datas previstas no cronograma referente ao Processo Seletivo e início do curso podem ser alteradas por motivos de força maior e/ou questões administrativas.

4.1.15. Caso aconteça o adiamento do curso e/ou processo seletivo, o aluno que desejar cancelar a inscrição, poderá ser ressarcido no valor de R$215,00 referente ao pagamento da taxa de inscrição.

5. PROCESSO DE SELEÇÃO 5.1. DO PROCESSO SELETIVO

5.1.1. Obedecidos aos critérios definidos no público-alvo, somente serão aceitos para inscrição no curso, portadores de diploma de graduação, ou Curso Superior de Tecnologia, de instituição e curso reconhecidos pelo MEC.

5.1.1.1. Não serão aceitos diplomas de Cursos Sequenciais.

5.2. A seleção será composta por uma prova de seleção online, pela resolução de um estudo de caso também online, análise de currículo e entrevista individual online. As fases do processo seletivo constam a seguir:

i. Análise de Currículo: 25% ii. Prova de seleção online: 25% iii. Estudo de Caso: 25%

iv. Entrevistas Individuais: 25%

5.3. Somente os 400 (quatrocentos) melhores candidatos classificados nas fases i, ii, iii, serão convocados para a fase da entrevista final.

(6)

5.4.1. 180 vagas comuns não sujeitas a bolsas, 5.4.2. 20 vagas destinadas a bolsistas

5.4.2.1. 10 vagas destinadas à funcionário USP,

5.4.2.2. 5 vagas destinadas à bolsistas na melhor idade; 5.4.2.3. 5 vagas destinadas à bolsista baixa renda:

• Rendimentos até 2 salários mínimos. O candidato deve comprovar a baixa renda, enviando:

o Declaração de IR do ano anterior;

o Envio mensal de uma cópia da Carteira de Trabalho o Envio mensal de uma cópia da do holerite.

• Caso o candidato seja aprovado e durante a realização do curso tenha seus rendimentos ampliados acima do limite de 2 salários mínimos, ele passa a pagar o curso normalmente. 5.4.2.4. O candidato tem a responsabilidade pela apresentação de

documentos que comprovem legalmente que ele faz parte do público-alvo das bolsas. Caso seja identificado tentativa de fraude, a Coordenação se reserva o direito de tomar as medidas legais cabíveis.

5.5. Vencidas todas as fases do processo seletivo e prevalecendo empate entre os candidatos, os critérios de desempate são os elencados abaixo, tanto para bolsistas quanto para candidatos às vagas comuns:

5.5.1. Serão consideradas as notas dos candidatos na prova de seleção online.

5.5.2. Considerando as notas na prova de seleção online e prevalecendo o empate será considerada a maior nota do estudo de caso.

5.5.3. Prevalecendo empate entre eles será considerada a idade em anos, meses e dias, comprovada documentalmente, sendo privilegiado o candidato mais velho.

5.6. Para que o candidato possa participar do processo de seleção online é necessário que possua acesso à Internet e os computadores em que fizerem prova tenham acesso a impressora e instalado o software Acrobat Reader (www.adobe.com/br/). Da mesma forma, o candidato somente poderá realizar o curso se também possuir acesso à Internet.

5.7. DA PROVA DE SELEÇÃO ONLINE

5.7.1. As provas de seleção online a distância serão realizadas individualmente na residência no candidato ou em local de acesso seguro.

(7)

Página 7 de 13

5.7.3. Ao final das 3 provas (Raciocínio Lógico, Raciocínio Quantitativo e Língua Portuguesa), deverá ser impresso o Termo de Acompanhamento do Processo Seletivo, que deverá ser assinado pelo candidato. O termo deverá ser encaminhado via Correio, conforme indicação no próprio documento. Este termo atestará que o candidato realizou a prova individualmente, sem consulta a qualquer tipo de fonte e sem qualquer tipo de ajuda.

5.7.4. O agendamento de horário para realização da prova no Portal do Processo Seletivo estará disponível no endereço eletrônico

www.processoseletivo.mbausp.org.br de 03 de Março à 05 de Abril de 2012. O horário de agendamento, sempre será baseado no horário de Brasília.

5.7.4.1. Os horários disponíveis para agendamento e início das provas são:

• 1º Horário: 20h00min às 21h59min • 2º Horário: 22h00min às 23h59min

5.7.5. A prova estará disponível no endereço eletrônico

www.processoseletivo.mbausp.org.br no período de 09 a 13 de Abril de 2012(em todos os dias o horário será das 20h00 às 21h59 ou das 22h00min às 23h59min – horário de Brasília).

5.7.5.1. O candidato deverá acessar o site do processo seletivo, conforme seu agendamento de dia e hora.

5.7.6. A partir da hora de início do exame pelo candidato, o mesmo terá 1h30min (uma hora e trinta minutos), sendo 30 minutos destinados à realização de cada prova (serão 3 provas). O candidato poderá fazer as provas na ordem que lhe for conveniente. IMPORTANTE: ao iniciar uma das provas, o tempo de 30 minutos para aquela prova terá início e não poderá ser interrompido.

5.7.7. Não será possível usar o tempo restante de uma prova para a realização de outra.

5.7.8. Abaixo apresentamos a bibliografia sugerida, não garantimos que todas as questões das provas limitar-se-ão a ela:

5.7.8.1. Raciocínio Lógico:

• ALENCAR, Edgar F. Iniciação à lógica matemática. 18ª ed. São Paulo: Livraria Nobel S. A., 2000.

• COPI, Irving. Introdução à Lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1978. • COSTA, N. da. Ensaio sobre os Fundamentos da Lógica. São Paulo:

Hucitec, 1994.

• MATES, Benson. Lógica Matemática Elementar. Madrid: Editora Tecnos, 1987.

• MORTARI, Cezar A. Introdução à Lógica. Editora da UNESP, 2001. • NAHRA, Cinara, WEBER, Ivan H. Através da lógica. 4ª ed. Petrópolis:

(8)

• NEWTON-SMITH, W. H. Lógica: um curso introdutório. Lisboa: Editora Gradiva, 1998.

• NOLT, John, ROHATYN, Dennis. Lógica. São Paulo: Schaum McGraw-Hill, 1991.

• OLIVEIRA, A. J. F. de. Lógica e aritmética. Brasília: Editora UnB, 2004. • SÉRATES, J. Raciocínio lógico: lógico matemático, lógico quantitativo,

lógico numérico, lógico analítico, lógico crítico. 5ª ed. Brasília: Gráfica e Editora Olímpica Ltda, 1997.

• SOARES, Edvaldo. Fundamentos de Lógica. Elementos de Lógica Formal e Teoria da Argumentação. São Paulo: Atlas S. A., 2003.

5.7.8.2. Raciocínio Quantitativo:

• ANDERSON, David R.; SWEENEY, Dennis J. e WILLIAM, Thomas A. Estatística Aplicada à Administração e Economia. São Paulo: Thomson Pioneira, 2003.

• BELLO, I. & BRITTON, J. Topics in contemporary mathematics. New York: Houghton Mifflin Company, 2000.

• BUSSAB, W. O., MORETTIN, P. A. Estatística básica. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

• DOLCE, Oswaldo e POMPEO, Jose Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria Plana. Volume 9. 8ª ed. São Paulo: Editora Atual, 2005.

• DOLCE, Oswaldo e POMPEO, Jose Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria espacial, posição e métrica. Volume 10. 6ª ed. São Paulo: Editora Atual, 2005.

• DONAIRE, D., MARTINS, G. de A. Princípios de estatística. 4ª ed. São Paulo: Atlas S. A., 1990.

• GIOVANNI, J. R. e outros. Matemática fundamental. São Paulo: FTD S. A., 1998.

• HAZZAN, Samuel e IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática

Elementar: Combinatória, Binômio e Probabilidade. Volume 5. São Paulo: Editora Atual, 2006.

• HOFFMANN, L. D. e BRADLEY, G. L. Cálculo - um curso moderno e suas aplicações. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 2002.

• IEZZI, Gelson; DOLCE, Oswaldo; DEGENSZAJN, David e PERIGO, Roberto. Matemática. Volume Único. São Paulo: Editora Atual, 2002. 660p. • IEZZI, Gelson e MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática

Elementar. Volume 1. São Paulo: Editora Atual, 2006.

• IEZZI, Gelson; DOLCE, Oswaldo e MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar: Logaritmos. Volume 2. São Paulo: Editora Atual, 2006.

• IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática Elementar: Trigonometria. Volume 3. São Paulo: Editora Atual, 2006.

• IEZZI, Gelson e HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática Elementar: Seqüências, Matrizes, Determinantes e Sistemas. Volume 4. São Paulo: Editora Atual, 2006.

• IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática Elementar: Complexos, Polinômios e Equações. Volume 6. São Paulo: Editora Atual, 2006.

(9)

Página 9 de 13

• IEZZI, Gelson e HAZZAN, S. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria Analítica. Volume 7. São Paulo: Editora Atual, 2006. • LARSON, R. E.; HOSTETLER R. P. e EDWARDS B. H. Cálculo com

aplicações. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos S. A., 2005. • LEITHOLD, L. Matemática aplicada à economia e administração. São

Paulo: Harbra, 1988.

• LEITHOLD, L. O cálculo com geometria analítica. Volume 1. 3ª ed. São Paulo: Harbra Ltda, 1994.

• REIS, G. L. e SILVA V. V. Geometria Analítica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1996.

• VIEIRA SOBRINHO, J. D. Matemática financeira. 7ª ed. São Paulo: Atlas S. A., 2000.

5.7.8.3. Língua Portuguesa:

• CAMPOS, Edson Nascimento & SOARES, Magda Becker. Técnica de redação: as articulações linguísticas como técnica de pensamento. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978.

• FULGÊNCIO, Lúcia & LIBERATO, Yara Goulart. Como facilitar a leitura. São Paulo: Contexto, 1998 (Coleção Repensando a Língua Portuguesa). • GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna: aprenda a

escrever, aprendendo a pensar. 23 ed. Rio de Janeiro: Editora da

Fundação Getúlio Vargas, 2003 (Biblioteca de Administração Pública, 14). • PAULINO, Graça; WALTY, Ivete & CURY, Maria Zilda. Intertextualidades:

teoria e prática. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995 (Coleção Letras, 5). • SAVIOLI, Francisco Platão & FIORIN, José Luiz. Para entender o texto:

leitura e redação. 16 ed. São Paulo: Ática, 2000.

• SAVIOLI, Francisco Platão & FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática,1996.

• BIANCHET, Sandra Maria Gualberto B.; MENDES, Eliana Amarante de M.; DIAS, Luiz Francisco; COSCARELLI, Carla Vianna; CHIARETTO, Marcelo; MARQUES Reinaldo Martiniano; PEREIRA, Maria Antonieta. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Vestibular 2005 - provas do vestibular - resolvidas e comentadas. 2005. 74p.

• CEREJA, William Roberto; MAGALHAES, Thereza Cochar. Gramática - Texto, Reflexão e Uso - Conforme a Nova Ortografia. [s.l.]: Atual Editora, 2008.

• BORBA, Francisco S. Dicionário de usos do português do Brasil. [s.l.]: Editora Ática, 2002.

• BORBA, Francisco S. Dicionário Unesp do português Contemporâneo. [s.l.]: Editora UNESP, 2004.

(10)

5.8.1. Nos dias 09 à 15 de Abril de 2012 ficará disponível o Estudo de Caso que compõe o processo seletivo do curso.

5.8.2. O candidato fará a leitura do caso e escreverá no portal sua resolução das questões propostas.

5.8.3. Serão avaliados: a originalidade, clareza e assertividade das respostas.

5.8.4. Os estudos de casos serão avaliados por professores qualificados e com larga experiência em cursos de pós-graduação lato sensu, presencial e a distância.

5.9. DA ANÁLISE DE CURRÍCULO (EXPERIÊNCIA GERENCIAL)

5.9.1. O candidato deverá anexar no portal do processo seletivo, seu currículo, destacando suas experiências gerenciais.

5.9.2. Os currículos serão avaliados por professores qualificados e com larga experiência em cursos de pós-graduação lato sensu, presencial e a distância.

5.10. DA ENTREVISTA INDIVIDUAL

5.10.1. Os 400 candidatos com melhor classificação nas etapas: Prova de seleção online, Resolução de Estudo de Caso, Currículo (experiência gerencial) serão convocados para entrevistas individuais online.

5.10.2. A Divulgação dos selecionados para Entrevistas Online se dará em 25 de Abril de 2012.

5.10.3. O candidato aprovado para esta etapa deverá realizar o agendamento das Entrevistas Individuais Online no período de 26 de Abril à 03 de Maio de 2012 pelo portal do processo seletivo (http://processoseletivo.mbausp.org.br/).

5.10.4. As entrevistas, serão realizadas por Skype no período de 07, 08, 09 10,11e12 de Maio de 2012 (9h00 às 21h30. Exceto dia 12 de Maio que será das 9h00 às 12h30 – horário de Brasília).

5.10.5. Os candidatos devem, obrigatoriamente, informar seu Skype e MSN no portal do Processo Seletivo (http://processoseletivo.mbausp.org.br/) após o primeiro acesso.

(11)

Página 11 de 13

6.1. A lista de aprovados em 1ª chamada será publicada no portal de informações do curso, no dia 18 de Maio de 2012. A lista de candidatos aprovados estará disponível no site www.mbausp.org.br.

6.2. Cabe ao candidato a verificação de aprovação no processo seletivo. Candidatos que porventura perderem o prazo de matrícula (ver item 8.1.1), não terão direito a vaga, que será realocada para candidatos convocados na 2ª chamada do processo seletivo.

7. DOS RECURSOS

7.1. Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no portal do Processo Seletivo (http://processoseletivo.mbausp.org.br/), em até 5 dias após a realização do exame.

7.2. Nos gabaritos oficiais serão divulgadas as questões e as respostas corretas. 7.3. O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais das

provas disporá de até três dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses gabaritos.

7.4. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. O recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

7.5. As indicações de procedimento de recurso estarão disponíveis no website do processo seletivo após a divulgação do gabarito oficial.

7.6. Se o recurso interposto resultar anulação ou impugnação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos.

8. DA MATRÍCULA:

8.1. DO PERÍODO DE MATRÍCULA:

8.1.1. Alunos aprovados deverão realizar a confirmação de matrícula online pelo portal citado no período de 18 à 23 de Maio de 2012, quando deverão imprimir o contrato, assiná-lo e enviar para:

INEPAD – Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração A/C Secretaria MBA USP

Rua Marechal Rondon, 571 - Jardim América Ribeirão Preto – SP

CEP: 14.020-220

8.1.2. A 2ª chamada será divulgadas no dia 24 de Maio de 2012, a partir das 14:00 horas (horário de Brasília). O período de confirmação de matrícula para 2ª chamada será a partir das 14:00 horas (Horário de Brasília) do dia 24 até 28 de Maio de 2012 .

(12)

8.2. DO VALOR DO CURSO:

8.2.1. O valor do curso MBA Gestão Estratégica é de 18 parcelas mensais de R$ 740,00 (Setecentos e Quarenta Reais), totalizando R$ 13.320,00 (Treze mil Trezentos e vinte reais).

8.3. DAS AULAS:

8.3.1. O Início do curso está previsto para: 28 de Maio de 2012. 8.4. POLÍTICA DE ISENÇÃO:

8.4.1. Há 20 vagas para bolsistas no programa, sendo que 10 vagas são destinadas à funcionário USP, 5 vagas destinadas à bolsistas na melhor Idade e 5 vagas destinadas bolsista outros /baixa renda.

Os candidatos a bolsas participarão normalmente do processo seletivo do programa e deverão obter nota igual ou superior a 7,00 para terem direito a bolsa.

Havendo mais candidatos que vagas, para cada categoria de bolsista serão consideradas as maiores notas dos candidatos no processo seletivo.

Considerando as notas do processo seletivo e prevalecendo o empate, será considerada a maior nota na prova on-line e posteriormente maior nota do estudo de caso. Prevalecendo empate entre eles será considerada a idade em anos, meses e dias, comprovada documentalmente.

8.5. NÚMERO DE VAGAS NO CURSO:

8.5.1. O curso possui 200 vagas, sendo 20 reservadas para bolsistas. 9. DO CURSO:

9.1. CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO NO CURSO

9.1.1. Para que o aluno faça jus ao certificado de especialista, é impreterível que esteja:

9.1.1.1. Aprovado nos módulos com média final igual ou maior a sete (7);

9.1.1.2. Aprovado nos módulos com frequência online igual ou maior a 85%; e

9.1.1.3. Aprovado na defesa presencial do TCC. 9.2. DOS CERTIFICADOS

(13)

Página 13 de 13

9.2.1. Os alunos aprovados no curso, que atenderam os critérios acima, receberão Certificado de Conclusão de Curso de Especialização, conforme modelo estabelecido pelo PRCEU USP.

9.2.2. Os cursos de pós-graduação a distância da USP possuem o Nº do Credenciamento junto ao MEC: Portaria nº 654, de 17 de março de 2004, retificada pela Portaria nº 1161, de 14 de junho de 2006.

9.3. DO CORPO DOCENTE

9.3.1. A equipe docente obedece à relação de 67% de professores da USP. Dentre os professores do curso, 70% são doutores.

9.4. DAS DISCIPLINAS E DO CURSO

9.4.1. Os cursos são formados por módulos com carga horária que varia de 36 a 84 horas e estão distribuídos conforme abaixo:

• Administração e Contemporaneidade - 84 horas • Gestão de Pessoas – 60 horas

• Controladoria - 36 horas

• Finanças de Curto e Longo Prazo - 60 horas • Finanças Estratégicas - 60 horas

• Estratégia - 60 horas 10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Ao se inscrever para realizar a prova, o candidato inscrito declara, tacitamente, que conhece e concorda com as regras do presente regulamento.

10.2. Os casos omissos que possam surgir durante a execução deste

processo seletivo serão avaliados pela comissão de Coordenação do curso. 10.3. Dúvidas que o candidato tenha, ele deve entrar em contato pelo e-mail

secretarianpt@mbausp.org.br.

Tenham todos um bom processo seletivo! Coordenação

Referências

Documentos relacionados

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

As imagens obtidas das células neurais submetidas ao pré-tratamento com hidrocortisona e depois ao estresse oxidativo simulando a DA, é possível observar que

De maneira geral, observou-se que a vedação dos frascos com algodão proporcionou maior número de folhas formadas na ausência de sacarose, não sendo observado efeito das

backs.. No ano lectivo inicial, 1995/96, apenas se encontravam excluídos desta modalidade, os concelhos de Porto Moniz, Ribeira Brava e Santa Cruz. No ano lectivo seguinte, a

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços