• Nenhum resultado encontrado

PHP - NUKE 1. O QUE É O PHP NUKE?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PHP - NUKE 1. O QUE É O PHP NUKE?"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

1 ESINE

PHP - NUKE

1. O QUE É O PHP – NUKE?

O PHP – Nuke é uma aplicação gerada em linguagem PHP que permite gerar portais na Internet. Conta com sistemas automatizados de noticias, fóruns, registo de utilizadores, sondagens, pastas de hiperligações ... A sua administração é simples, visto que tudo é manuseado online (via Web), através de um Painel de Controlo acessível a partir de qualquer browser, onde são estabelecidas todas as configurações do portal. Para usá-lo não é necessário ter conhecimentos de programação em PHP.

2. PASSOS PRÉVIOS À PROGRAMAÇÃO

Como toda a linguagem do lado do servidor, o PHP requer a instalação de um servidor no nosso PC para poder trabalhar em modo local. Este modo de trabalho é bastante mais prático do que colocar os ficheiros por FTP num servidor e executá-los a partir da Internet.

Assim sendo, antes de começarmos a criar os nossos programas em PHP – Nuke, é necessário: • Converter o nosso computador num servidor (Apache).

• Introduzir no nosso servidor os ficheiros que lhe permitirão a compreensão do PHP (Módulo PHP).

• Instalar um servidor de bases de dados que nos permita trabalhar com elas (MySQL).

Podemos fazer o download destas três aplicações a partir da Internet, cada uma delas em separado, mas o seu processo de instalação é complicado, pois não basta instalar, é também necessário editar os seus códigos e modificá-los para que sejam compatíveis uns com os outros. Sendo este processo complexo, podemos instalar um outro software, como por exemplo o AppServ, que tem os três componentes integrados.

O AppServ é uma ferramenta OpenSource desenhada para funcionar no ambiente Windows e que facilita a instalação de Apache, MySQL e PHP. Além disso, fá-lo instalando-as de forma automática e facilitando a sua configuração para que funcionem automaticamente. Portanto, após a sua instalação, o utilizador disporá de um servidor Web, PHP como linguagem de programação com páginas dinâmicas e uma base de dados extremamente potente e gratuita.

Do mesmo modo, a AppServ também inclui a ferramenta phpMyAdmin, que permite gerir de forma simples e eficaz todas as bases de dados MySQL que serão utilizadas a partir do PHP.

Em última análise, a grande vantagem de AppServ é que se trata de uma aplicação que instala todas as aplicações necessárias correctamente e permite que se utilize em conjunto desde o início.

Podemos fazer o download o AppServ a partir de http://www.appservnetwork.com/.

(2)

2 ESINE

Uma vez realizado o download para o nosso computador, apenas temos que executar e instalar este software.

A. INSTALAÇÃO APPSERV

No primeiro ecrã, que consiste numa mensagem de boas-vindas, premimos Next.

No seguinte, é solicitada a aceitação da «Licença de Utilização» (License Agreement) do programa, passo imprescindível para poder continuar a instalação do software.

Neste ecrã premimos «I Agree». No ecrã seguinte é-nos pedida a informação da pasta de instalação, c:\AppServ. Deixamo-lo por defeito e pressionamos Next.

(3)

3 ESINE

Como este pacote AppServ é composto por várias ferramentas, no ecrã seguinte seleccionam-se as aplicações que se vão instalar.

Uma vez que neste caso se trata de uma instalação completa, deixam-se todas as opções seleccionadas.

No ecrã seguinte, surge a janela de configuração do Apache: neste ecrã devemos indicar o Server Name (Nome do Servidor). Por defeito deixamos localhost.

Também nos é pedido o nosso email de administrador.

Premimos Next.

(4)

4 ESINE

Nesta altura escolhe-se a palavra chave do utilizador administrador (root). Introduzimos uma à escolha (por exemplo password). Deixamos as restantes opções nos valores por defeito.

Com todas estas opções seleccionadas premimos em Install e começa o processo de instalação:

Neste momento o assistente da aplicação encarregar-se-á de instalar o Apache com suporte PHP, MySQL e phpMyAdmin. Basta esperar que termine a instalação.

Uma vez finalizada a referida instalação, o programa pergunta se queremos arrancar o servidor Apache e MySQL.

(5)

5 ESINE

De qualquer maneira, todas as aplicações estarão acessíveis a partir do menu Iníciar > Todos os

programas > AppServ, onde terão sido instalados uma série de ícones.

Ao posicionarmos o cursor sobre Control Server by Manual, observamos a existência de um submenu contendo mais ícones:

Pressionamos Apache Start e o nosso apache começa a funcionar.

Para verificá-lo, abrimos o Internet Explorer e escrevemos na barra de endereços: http://localhost. Deverá

surgir a seguinte página, com a indicação que o nosso servidor Apache está a funcionar:

Uma vez verificado o seu funcionamento, vamos analisar a sua estrutura.

Se abrirmos o Explorador do Windows, observamos que em C:\ foi criada uma pasta denominada AppServ, dentro da qual se encontram várias subpastas:

• Apache 2.2. • MySQL. • Php5. • www.

(6)

6 ESINE

É precisamente na pasta www que colocamos os nossos ficheiros PHP, para que sejam executados e possam ser visualizados correctamente.

B. INSTALAÇÃO DO PHP - NUKE

O PHP – Nuke é um sistema de gestão de conteúdos (ou CMS nas siglas em inglês) baseado em tecnologias PHP e MySQL. Para a sua instalação precisamos de um servidor Web com suporte para PHP (por exemplo, Servidor HTTP Apache), assim como uma base de dados MySQL. O sistema é software livre com licença GNU GPL.

Uma vez instalado o AppServ, vamos instalar localmente (no nosso servidor Apache) o PHP – Nuke. Para o efeito, deve-se realizar o seu download a partir da Internet. Podemos efectuá-lo a partir de http://www.phpnuke.org ou em Webs de Download como Softonic. Neste último caso basta teclar «phpnuke» no motor de busca da Web; iremos até à página de Download.

(7)

7 ESINE

Clica-se em «Download».

Guardamo-lo no nosso disco rígido.

Antes de proceder à sua instalação , verificamos se o nosso servidor está a funcionar correctamente. Para o verificar escrevemos no browser http://localhost. Deve aparecer a página index.php da pasta www.

(8)

8 ESINE

Uma vez verificado, já se pode descomprimir o nosso PHP – Nuke na pasta c:\AppServ\www onde anteriormente se instalou a aplicação AppSer.

Os arquivos que contém PHP – Nuke são os seguintes:

Verificamos que todos eles (pastas e ficheiros) foram colocados na subpasta c:\AppServ\www, uma vez que constituem o conjunto de todos os scripts de PHP que vão formar o portal e todos os seus módulos:

Para começar a instalar o PHP – Nuke escreve-se no motor de busca http://localhost/html/admin.php.

Surge esta mensagem que dá opção para iniciar a instalação:

O primeiro dado que se constata é que a instalação consta dos dados necessários para que o PHP – Nuke funcione.

(9)

9 ESINE

Uma vez verificado, deve-se aceitar a licença GNU/GPL:

Uma vez confirmados estes dois requisitos prévios, começa realmente o processo de instalação, que consta de quatro passos:

- Configuração da base de dados MySQL necessária para que funcione o PHP – Nuke. - Designação de um nome para a Web de PHP – Nuke.

- Criação do utilizador administrador.

(10)

10 ESINE

Apenas falta identificar o utilizador administrador para poder aceder ao «Menu de Administração» do PHP – Nuke.

(11)

11 ESINE

Uma vez que se dispõe da ferramenta de administração de bases de dados phpMyadmin (instalada com AppServ) podemos verificar a base de dados criada na instalação do PHP – Nuke.

Para aceder ao phpMyAdmin escreve-se no browser http://localhost/phpmyadmin e surge a janela onde

solicita o utilizador e a password de acesso. Introduzem-se os dados com que se configurou no processo de instalação: neste caso root e password, respectivamente.

Depois de introduzir o utilizador e a palavra chave correctas, mostra a janela de administração de phpMyAdmin.

Podemos observar que existe uma base de dados denominada «nuke», que é a que acaba de criar processo de instalação visto anteriormente. E não apenas foi criada a base de dados «nuke», mas também diversas tabelas que a compõem.

(12)

12 ESINE

Se clicarmos sobre algumas desta tabelas que aparecem do lado esquerdo vai-se abrir a sua estrutura com os campos que a formam.

Para acedermos a ela, escrevemos no browser

http://localhost/phpmyadmin Mostra a janela do administrador.

Se repararmos na sua parte inferior, vemos que aparecem dois erros.

Para solucionar o primeiro destes (A directiva $cfg[‘PmaAbsoluteUri’] DEVE constar no ficheiro de configuração!) devemos editar o arquivo config.inc.php que podemos encontrar no directório phpMyAdmin, com o bloco de notas ou com o Word, procuramos $cfg[‘PmaAbsoluteUri’] = ‘’; e alteramos para este: $cfg[‘PmaAbsoluteUri’] = ‘http://120.0.0.1/phpMyAdmin/’;

(13)

13 ESINE

Temos que ter em conta que colocamos este endereço porque estamos a trabalhar em modo local. Se estivermos a trabalhar na Internet, devemos escrever algo como http://oteusite.net/directorio_do_teu_ phpMyAdmin/.

Guardamos o arquivo e actualizamos o browser e vemos que o primeiro erro desapareceu e apenas surge o que diz:

«O seu ficheiro de configuração contém configurações (root sem palavra-chave) que corresponde à conta privilegiada por defeito do MySQL.

O servidor MySQL está a correr com este valor por defeito, assim aberto a intrusões. Recomenda-se a correcção desta falha na segurança.»

Este erro é uma falha simples de corrigir, pois trata-se de uma falha de segurança. Para tal no browser em http://localhost/phpmyadmin clicamos em «Privilégios».

Na janela seguinte verificamos que, efectivamente, não temos password para nenhum usuário nem base de dados.

(14)

14 ESINE

Como vemos na página, o utilizador root (nós próprios) não tem qualquer password definida. Escrevemos aqui uma password e clicamos Executa.

(15)

15 ESINE

Vamos agora criar uma base de dados no nosso administrador denominada «nuke», como foi referido no início.

Escrevemos o nome no campo Nome e pressionamos o botão «Executar».

Premimos o separador SQL e aparece-nos o quadro de consulta, que é onde vamos inserir as instruções das tabelas do ficheiro «nuke.sql» existentes no ficheiro «install.txt»

Abrimos com o bloco de notas «nuke.sql», que é basicamente um ficheiro de texto no qual estão todas as instruções para criar as tabelas necessárias para o portal. Seleccionamos todo o conteúdo e colocamo-lo no quadro de texto da consulta sql. Pressionamos Executar para que sejam executadas todas essas ordens.

(16)

16 ESINE

Uma vez executada aparece a seguinte janela:

Se agora clicarmos na parte superior esquerda, no campo Base de Dados, veremos que foi incluída a base de dados que criámos, nuke, e as suas tabelas recém-criadas.

Clicando sobre a base de dados seleccionada acedemos às tabelas constantes na mesma:

(17)

17 ESINE

Já terminamos a instalação do PHP – NUKE, e podemos visualizá-lo se escrevermos no nosso browser

http://localhost/html/admin.php.

Quando acedemos ao nosso primeiro portal em PHP, surge-nos uma mensagem que nos informa que não criamos nenhuma conta de administrador, dando-nos a possibilidade de o fazer. Vamos criar uma conta de utilizador, o qual será o administrador, e atribuir uma password.

Quando pressionamos Submit abre-se uma nova página, onde é pedido que sejam confirmados o utilizador e a password. Preenchemos os campos e é apresentado o painel de administração.

(18)

18 ESINE

3. CONFIGURAÇÃO DO PHP - NUKE O nosso portal pode ser modificado. Vamos analisar passo a passo como fazê-lo.

A. MENU DE ADMINISTRAÇÃO

Aqui está o coração do sistema de gestão de conteúdos do PHP – Nuke. As diferentes opções do menu de administração são as que oferecem as funcionalidades necessárias para manter o portal.

Backup DB

A primeira opção que aparece é Backup DB, que permite realizar um backup (cópia) da nossa base de dados e guardá-lo no nosso disco rígido ou servidor.

Blocks

Os Blocks (blocos) correspondem às secções que podemos visualizar à esquerda e à direita do nosso site. A partir desta opção acedemos ao painel que nos permitirá decidir que Block temos e em que posição o vamos colocar, assim como editar o seu nome, decidir quem poderá vê-lo, etc.

(19)

19 ESINE

Editamos um deles como exemplo, e para isso premimos a imagem da direita Edit:

Alteramos o nome para Módulos e o restante deixamos por defeito.

Guardamos as alterações e observamos que o título do módulo foi modificado, tendo passado a chamar-se

(20)

20 ESINE

Edit Admins

A partir desta opção podemos criar, editar e apagar administradores, assim como atribuir as permissões e privilégios dos mesmos no portal.

Os campos que temos de preencher são:

• Name: este valor não poderá ser alterado posteriormente; • Nickname: será o nome que surgirá aos demais utilizadores; • Email;

• Permission: caso seja atribuído o estatuto de Super User, este terá acesso a todas as opções. Há que ter muito cuidado com a atribuição deste estatuto;

• Password.

Users Groups

Esta opção permite-nos administrar os utilizadores, modificar e/ou criar utilizadores personalizando a informação (pode-se escolher ou colocar um nome ou um endereço de email, subscrever uma lista de correio, adicionar a nossa página Web, etc.).

(21)

21 ESINE

HTTP Referers

O PHP – Nuke permite controlar quais as páginas que ligam ao site.

A partir do painel Preferences podemos configurar a quantidade de referências que pretendemos mostrar. Esta informação permite obter algum tipo de informação estatística sobre a forma de acesso dos utilizadores ao nosso site.

IP BAN

(22)

22 ESINE

Messages

As mensagens são os textos que aparecem na página principal e que se podem utilizar para informar sobre temas pontuais ou sobre a temática da página.

O PHP – Nuke é capaz de mostrar mensagens diferentes, conforme se trate de visitantes anónimos, utilizadores ou administradores.

Moderation

Esta opção permite moderar os comentários enviados pelos utilizadores.

Esta possibilidade é muito útil quando se trata de web sites muito visitados ou com muito tráfego, onde se encontram visitantes que querem colaborar e outros que não, mas que opinam à sua maneira.

O PHP – Nuke permite que esta moderação possa ser manejada pelos próprios utilizadores ou pelos administradores, e também oferece a possibilidade de não existir tal moderação de comentários.

Modules

A partir daqui podemos controlar todos os módulos existentes no nosso site. Permite-nos activá-los, desactivá-los, editá-los e enviá-los à página, com a característica de modificar a disponibilidade segundo o utilizador.

Newsletter

Permite enviar uma mensagem de correio electrónico a todas as pessoas que estejam referenciadas no boletim.

Também se pode efectuar o envio a todos os utilizadores registados, mas tal não é muito aconselhável, porque pode ser considerado correio não desejado (SPAM). É muito semelhante a uma lista de correio.

(23)

23 ESINE

Optimize DB

A optimização da base de dados permite-nos poupar espaço.

Preferences

Esta é uma das opções-chave dentro da configuração do PHP – NUKE. Cada um dos diferentes elementos existentes em Preference corresponde a uma variável dentro do ficheiro «config.php», pelo que qualquer alteração que se realize através da interface Web também se pode efectuar no referido ficheiro.

Nesta opção do painel de administração do PHP – Nuke é possível configurar diferentes zonas do site, nas quais se encontram algumas muito importantes e fundamentais para que o nosso site seja reconhecido desde o primeiro momento: nome do site, email do administrador, URL do site, etc., para além de diferentes opções de configuração básica do PHP – Nuke que se detalham em seguida:

(24)

24 ESINE

General Site Info (Informação Geral do Site)

• Site Name: aqui coloca-se o título descritivo do nosso site, o mesmo que aparecerá também no título (parte superior) do browser. Do mesmo modo, este será o título que apresentará a maioria dos motores de busca, pelo que quanto mais exacto e descritivo for, melhor.

• Site URL: é o endereço no qual temos alojado o nosso site. Exemplo: http://www.meuportal.com/.

• Site Logo: trata-se da imagem gráfica (logotipo) que utilizaremos no nosso site. Esta opção vem predefinida como logo.gif.

• Site Slogan: é a frase que utilizaremos para distinguir o nosso site. • Site Start Date: é o dia ou mês no qual o site começa a funcionar.

• Administrator Email: este campo corresponde a um endereço de correio electrónico de administrador do site, e é o que o PHP – Nuke utiliza para preencher o campo «De:» nas

(25)

25 ESINE

mensagens de correio electrónico enviada, por exemplo, quando um utilizador se regista e recebe a sua chave por mail.

• Number os Items in Top Page: corresponde ao número máximo de artigos a apresentar no módulo Top. Isto é, top comentários, top votações, top utilizadores, top administradores, etc.

• Stories Number in Home: é o número de noticias que queremos que sejam apresentadas na página principal.

• Stories in Old Articles Box: é o número de títulos que queremos que apareçam no Block «Artigos Anteriores» ou «Artigos Antigos».

• Activate Ultramode?: é similar ao backend.php e serve para que os outros webmasters possam colocar nos seus sites os títulos do nosso site em tempo real.

• Allow anonymous to Post?: esta opção, quando se encontra assinalada, dá aos nossos utilizadores a possibilidade de realizarem envios de forma anónima. Caso esta opção se encontre desactivada, os utilizadores que não estejam registados ou «logados» no site não poderão enviar os seus comentários ou responder aos existentes (em notícias, sondagens; revisões, etc.).

• Default Theme for your site: esta lista apresenta todos os temas disponíveis para o site (localizados na pasta/temas).

Se quisermos apagar ou adicionar algum tema, devemos simplesmente copiar / apagar o tema na referida pasta e a alteração reflectir-se-à imediatamente nesta lista de selecção.

• Select the Language for your Site: é o idioma em que o site é apresentado ao utilizador que entra nele pela primeira vez. Este utilizador terá posteriormente a possibilidade de configurar o seu próprio idioma.

• Locate Time Format: é o formato da data e hora; geralmente, apenas se coloca _PT, contudo, tal depende da configuração do servidor onde esteja alojado o portal. Para uma descrição detalhada pode visitar:

http://www.opengroup.org/onlinepubs/7908799/xbd/locale.html

Multilingual Opcions

• Activate Multilingual features?: se activarmos esta opção teremos a possibilidade de oferecer conteúdos (notícias, reviews, faq, etc.) em diferentes idiomas. Para isso, na altura de criar, por exemplo, uma nova notícia, temos que especificar em que idioma estará a mesma. Seguidamente, criar-se-à a mesma notícia mas noutro idioma. Desta maneira, quando o utilizador entrar noutro site, ao seleccionar em que idioma quer visualizar o mesmo, se apresentar-se-à automaticamente o conteúdo seleccionado.

• Display flags instead of a dropdown box?: isto mostrará a opção de selecção de idioma gráfico (bandeiras, «ícones» representativos de cada idioma) ou, por defeito, o clássico campo de selecção.

Footer Messages

O texto ou código que inserimos nestes quatro campos serão apresentados no rodapé do nosso site (footer). Neles podemos introduzir tanto texto como código html. Em alguns casos, ao guardar as

(26)

26 ESINE

preferências, pode ocorrer um erro do tipo «error config.php on line 86». Neste caso, temos que adicionar uma barra invertida antes das aspas.

Backend Configuration

O backend é utilizado por outros sites para capturar as nossas notícias (títulos) em tempo real. Dentro deste quadro temos duas opções simples de completar:

• Backend Title: corresponde ao título descritivo do nosso site.

• Backend Language: pode ser configurada da mesma forma que o Locale Time Format já analisado anteriormente.

Mail New Stories to Admin

Esta opção dá-nos a possibilidade de receber um email de notificação quando um utilizador/visitante envia uma notícia para o nosso site para que seja publicada. Desta forma poderemos estar sempre ao corrente do que acontece no site.

• Notify new submissions by email?: se activarmos esta opção receberemos um aviso de nova notícia no nosso endereço de email.

• Email to send the message: email do administrador ou do webmaster. • Email Subject: assunto que terá a mensagem.

• Email Message: é a mensagem que receberá.

Comments Moderation

Esta opção é utilizada para moderar os comentários enviados. É muito útil quando se trata de sites muito visitados. Esta moderação pode ser manuseada pelos próprios utilizadores ou administradores.

Comments Options

• Comments Limit in Bytes: este é o tamanho máximo em bytes que um comentário pode ter; 4096, aproximadamente, significará uma página.

• Anonymous Default Name: nome com o qual aparecerá o utilizador que não está registado ou «logado» ao enviar uma notícia ou um comentário.

Graphic Options

Esta opção oferece-nos a possibilidade de vermos o nosso painel de administração (admin.php) de maneira gráfica ou somente como texto.

Miscelaneous Options

• Activate http Referers: activa a possibilidade de termos conhecimento da origem das visitas, ou seja, sabermos quais os sites que se encontram ligados ao nosso.

• How many Referers you want as Maximum?: número máximo de referências que serão apresentadas na página.

(27)

27 ESINE

• Activate Comments in Polls?: permite aos utilizadores opinar (deixar comentários), para além de votarem nas sondagens.

• Activate Comments in Articles?: assinalando a opção «No», os utilizadores não poderão deixar os seus comentários nos artigos publicados (quer sejam utilizadores registados ou anónimos).

Users Options

• Minimum users password length: corresponde ao número mínimo de caracteres que a chave dos utilizadores registados terá.

É conveniente não ser um número inferior a 5, para não ser fácil de decifrar. • Activate Broadcast Messages?

• Activate Headlines Reades?

• Let user change News number in Home?

B. ADMINISTRAÇÃO DE MÓDULOS

Banners

A partir daqui podemos controlar os banners que se encontram activos/inactivos, bem como os clientes que tenham contratado publicidade com o site.

Content

(28)

28 ESINE

Downloads

(29)

29 ESINE

• Nome da categoria. • Descrição da categoria. • Nome da Subcategoria.

• Categoria à qual será atribuída a subcategoria.

• Nome do ficheiro tal como será visualizado na área de download. • URL do ficheiro de que se pretende efectuar o download.

(30)

30 ESINE

• Descrição do ficheiro. • Nome do autor do ficheiro.

• Endereço de correio electrónico do autor do ficheiro. • Tamanho do ficheiro.

• Versão do ficheiro de que se pretende fazer o downloal. • Página do ou dos autores do ficheiro.

• Votação para o ficheiro. • Modificar categorias.

Alem disso, conta com a possibilidade de reiniciar a votação do ficheiro, de informar acerca de hiperligações inactivas e com uma secção para pedidos de modificação de hiperligações e para aprovar os downloads que tenham sido enviados pelos utilizadores.

Encyclopedia

Permite gerar uma enciclopédia baseada em categorias. Temos somente que atribuir um nome a uma enciclopédia e começar a adicionar os termos. Caso seja necessário utilizar mais que uma página, pode usar a etiqueta <!-pagebreak->.

FAQ

As Perguntas de Uso Frequente (FAQ em inglês) são aquelas que mais se repetem. Nesse caso, o administrador pode adoptar por criar conjuntos de perguntas com as suas respostas, para tornar mais fácil o uso do site por utilizadores e visitantes.

(31)

31 ESINE

Os fóruns podem ser criados e administrados a partir deste painel. É possível atribuir uma categoria, um moderador, definir o tipo de acesso, a descrição de um fórum, assim como o nível dos utilizadores que colocam tópicos no fórum. Os «emotion ícon» podem ser configurados, pode-se censurar (substituir uma palavra por outra) e até restringir os IP’s que acedem ao fórum.

News

Esta opção permite adicionar notícias, seleccionar a sua categoria, associar-lhe um tópico, localizá-la na página, activar comentários, texto estendido, e inclusive anexar-lhe uma sondagem.

(32)

32 ESINE

Esta opção permite realizar sondagens e inclusive anunciá-las com uma notícia na página. É também possível seleccionar a sua localização.

Topics

Permite-nos criar novos tópicos para em seguida associá-los às nossas notícias.

(33)

33 ESINE

Permite elaborar uma pasta de hiperligações por categorias. Na sua primeira utilização pode-se criar uma categoria e adicionar uma discrição à mesma. Oferece outras possibilidades, tal como podemos ver na imagem:

Users

Permite editar utilizadores ou então adicioná-los.

Logout / Exit

Referências

Documentos relacionados

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

• • Suporta conexão com os bancos de dados mais utilizados do Suporta conexão com os bancos de dados mais utilizados do mercado, como por exemplo, MySQL, PostgreSQL, Oracle e

A interpolaç ção consiste em escrever o valor de uma ou mais ão consiste em escrever o valor de uma ou mais variá vari áveis dentro da string que ser veis dentro da string que

São usadas para realizar decisões ló ógicas, testar se determinada expressão gicas, testar se determinada expressão é é verdadeira, repetir um bloco de comandos por um certo

São instruç ções que auxiliam na programa ões que auxiliam na programaç ção para reaproveitar as fun ão para reaproveitar as funç ções ões dentro de v. dentro de vá

Como podemos ver, todas as variáveis definidas anteriormente no PHP são representadas no Smarty por {$variavel}, tal como todas as tags de template do Smarty contêm delimitadores.

Para se candidatar ao apoio o cidadão nacional tem de ter emigrado até dia 31 de dezembro de 2015, inclusive. No caso de ser familiar de emigrante para se candidatar não precisa de

Projecto Comunitário para prevenção da saúde através da Educação Ambiental do Instituto Superior Politénico Privado do Uíge (ISPPU) tem assentamento no