• Nenhum resultado encontrado

Projeto Jovens Músicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Jovens Músicos"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

RESUMO

Manutenção e formação de músicos da Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba, que conta com jovens, na faixa etária aproximada de 15 a 25 anos, já iniciados em música que, por meio de aulas teóricas e práticas, poderão aprimorar seus estudos técnicos. O projeto nos dias atuais, atende aproximadamente 110 jovens músicos de Piracicaba e de cidades vizinhas em instrumento de Orquestra, pretendendo

ampliar esse número para 180 alunos de instrumento de Orquestra e também iniciar trabalho de iniciação musical com crianças de 08 a 12 anos em cinco regiões carentes de Piracicaba, passando a atender um total de 320 crianças nesses cinco núcleos “Jovens Músicos”. Além de formar os jovens músicos, o projeto também prevê a realização de concertos em Piracicaba e outras cidades e de marterclasses com músicos conceituados.

(3)
(4)

OBJETIVOS

GERAIS:

Além da formação musical, o projeto também proporciona a boa convivência entre jovens que vivem em situação de risco social e a integração deles com a arte.

Os objetivos específi cos são:

1- Realizar um trabalho contínuo, social e cultural, no qual jovens talentos possam desenvolver o aprendizado de um instrumento de orquestra, criando uma perspectiva de futuro através da música; 2- Levar a música clássica gratuita para a população e, também contribuir para a formação e valorização do músico local e regional;

3- Desenvolver a musicalidade através do repertório do projeto;

4- Capacitar e integrar os jovens músicos, através de aulas teóricas e práticas, motivando a participação de grupos de estudos, monitorados pelos professores;

(5)

5- Aperfeiçoar a prática musical na orquestra, atividade em que os jovens praticam e executam obras musicais que primam pela busca da dedicação e do aprimoramento em conjunto;

6- Proporcionar aos alunos condições de estarem aptos para realizar provas musicais nos principais vestibulares como UNICAMP, USP e UNESP, através de uma turma especialmente desenvolvida para o aperfeiçoamento com foco no ingresso universitário, levando em conta os critérios para este tipo de prova;

7- Promover o intercâmbio cultural e musical entre as cidades da região, como Americana, Rio Claro, Limeira e Campinas, através de apresentações que ocorrerão durante o ano de 2014;

8- Promover o intercâmbio com outros países, por meio de masterclasses com músicos estrangeiros convidados. São oportunidades em que esses jovens têm contato com outras culturas;

9- Promover o crescimento técnico e artístico dos alunos e do corpo docente.

(6)

JUSTIFICATIVA

O projeto “Jovens Músicos”, representa uma oportunidade enriquecedora para crianças e jovens estudarem música, com o objetivo de obter a profi ssionalização. São jovens que, depois de terem iniciado seus estudos em música, não encontraram maneiras de levar seus estudos adiante devido à falta de recursos fi nanceiros ou de professores de qualidade que possam oferecer bom nível de estudo para chegar à profi ssionalização. A enorme procura por vagas durante a realização do projeto em 2013 comprova a necessidade deste trabalho na cidade de Piracicaba, contemplando toda a região metropolitana (que envolve 22 municípios). Na abertura de vagas para o segundo semestre de 2013, foram disponibilizadas 20 novas vagas, porém houve 120 inscritos, superando todas as expectativas.

No quadro de alunos matriculados atualmente existem jovens integrantes de todas as regiões de Piracicaba e de cidades vizinhas, democratizando o acesso ao ensino musical gratuito e de qualidade. O projeto leva cultura e cidadania à população, com a realização de apresentações nos mais diversos espaços como teatros, igrejas, auditórios, promovendo a formação de público para a música clássica e instrumental junto à comunidade.

(7)

Haverá orientação para integração e formação de grupos de estudos, audição bimestral para avaliação da qualidade musical dos alunos e apresentações. As aulas e apresentações servirão para promover o contato com a comunidade, com o meio profi ssional e a ainda motivar a integração destes jovens com orquestras de cidades da região, como Limeira, Americana, Rio Claro e músicos de outros países, já que serão realizadas masterclasses com músicos conceituados da América Latina e Europa.

Além do acompanhamento quanto à frequência às aulas práticas e teóricas e aos grupos pedagógicos, haverá também o acompanhamento da regularidade escolar feita pelo grupo de apoio (pais e amigos do projeto). Estas atividades serão coordenadas pelo Maestro Anderson Fabiano de Oliveira, com a cooperação do Conselho de Pais da Orquestra Jovem. Para o próximo período de 12 meses, o projeto

contempla a formação de aproximadamente 500 crianças e jovens, ampliando em quatro vezes a quantidade de atendidos no ano anterior, abrangendo também os músicos da Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba. Assim, a formação proposta por este projeto ocorre através de:

• Aulas do Núcleo Teórico, que abrange as seguintes especialidades: teoria musical, percepção musical, história da música, curso especial para músicos que estão prestes a ingressar numa faculdade de música; • Aulas que compõem o Núcleo Prático, que são: cursos de instrumentos musicais como violino, viola erudita, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete e trompete, além de prática de orquestra.

(8)

GRUPOS ARTÍSTICOS DO PROJETO

JOVENS MÚSICOS

Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba:

A Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba nasceu a partir da ação popular de pais e amigos que se uniram em torno de um objetivo comum em prol da música. O desafi o teve início em 2010, com a formação da orquestra e a organização de um festival de música erudita internacional. O festival ocorreu em Piracicaba, entre 12 e 17/07/2010, unindo músicos do Brasil e de Lautaro, no Chile. A Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba está sob a coordenação e regência do maestro Anderson Fabiano de Oliveira, formado em composição e regência pela UNICAMP – Universidade de Campinas.

Atualmente formada por 35 jovens, é o grupo de referência do Projeto Jovens Músicos, que tem realizado importantes concertos nos teatros de Piracicaba com solistas e com repertório digno de boas Orquestras, oportunizando treinamento de alto nível para os jovens, deste modo preparando os músicos para possibilidades futuras de estudo em Universidades de referência no Brasil, trilhando o caminho da profi ssionalização.

A Orquestra tem levado de forma gratuita a população o melhor da música de concerto, promovendo a cultura de qualidade e contato enriquecedor com a arte.

(9)

Orquestra Acadêmica Jovens Músicos:

Outra nova linha de trabalho criada pelo projeto é a Orquestra Acadêmica Jovens Músicos, voltada para crianças e adolescentes iniciantes, é pensada para desenvolver e aperfeiçoar esses jovens talentos para que, posteriormente ingressem na Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba.

Os alunos da Orquestra Acadêmica terão contato com a teoria e prática dos instrumentos, com repertório apropriado com o objetivo de alcançar o nível de se tornarem componentes da Filarmônica Jovem de Piracicaba.

Ensemble de Metais Jovens Músicos:

Focado nos instrumentos trompete, trompa, trombone e tuba, o Ensemble de Metais Jovens Músicos foi criado com foco para o desenvolvimento do repertório específico de metais com objetivo de aperfeiçoar e trabalhar sonoridade e amadurecimento musical, sempre levando em consideração o grau de difi culdade e o desenvolvimento técnico a ser alcançado, hoje conta com 11 músicos de instrumentos sendo 4 trompetes, 4 trombones, 2 trompas e 1 Tuba.

Quinteto de Metais:

Além de manter a consolidada Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba e as aulas de capacitação de jovens por meio da música erudita, o projeto implantou outra linhas de trabalho com a criação do Quinteto de Metais, que trabalha repertório de câmara para instrumentos de metais, tendo em sua formação a participação dos professores do núcleo de metais.

Os novos projetos envolvem as áreas pedagógica e artística, como explica o maestro e coordenador do Projeto, Anderson Oliveira. “Desde o início deste ano, tivemos uma procura grande de crianças, adolescentes e jovens com o intuito de aprender algum instrumento erudito e, como hoje temos cerca de 110 alunos atendidos semanalmente, desde iniciantes até mais avançados, criamos estas novas linhas de trabalho dentro do projeto para contemplar os alunos nos mais diferentes níveis de aprendizado e aproveitar esses novos talentos”.

(10)

CORPO

DOCENTE

Uma das premissas para o sucesso do projeto é a manutenção do corpo docente, que tem comprovada experiência para preparar e desenvolver os jovens em aulas individuais com os instrumentos e por meio da prática em conjunto. Ainda pretende-se, com o projeto, proporcionar aos professores um aprimoramento, com a realização de palestras ministradas por pedagogos com especialização na área do ensino da música para jovens músicos.

A intenção é que os professores da Orquestra Jovem estejam sempre atualizados com as novas formas e caminhos para trabalhar com os alunos para a obtenção de bons resultados. Também serão trazidos outros profi ssionais, de preferência músicos de notório saber, para ministrar palestras na área de técnica musical.

(11)

PÚBLICO ALVO

O projeto “Jovens Músicos” conta atualmente com 110 alunos matriculados, com idade compreendida (aproximadamente) entre 15 e 25 anos, com talento musical e com pouca oportunidade de seguir carreira na área, especialmente devido aos custos elevados dos estudos. O projeto representa, assim, uma chance para estes jovens continuarem a profi ssionalização, abrindo oportunidades de trabalho na arte musical.

Para os próximos 12 meses (período previsto para realização do presente projeto), serão oferecidas:

• 70 novas vagas de instrumento de orquestra, totalizando 180 vagas;

• 200 novas vagas para crianças de 8 a 12 anos em aulas de iniciação musical, por meio de fl auta doce, em cinco núcleos do projeto a serem instalados em cinco regiões com baixo IDH da cidade de Piracicaba;

• 120 novas vagas para crianças de 8 a 12 anos em aulas de iniciação musical, por meio de canto coral em três núcleos do projeto a serem instalados em três regiões com baixo IDH na cidade de Piracicaba;

Desta forma, este projeto vai contemplar 500 alunos em todas as ações educativas do projeto nos próximos 12 meses.

ACESSIBILIDADE

Os concertos serão realizados preferencialmente em espaços dotados de condições de acessibilidade física, tais como teatros ou outros espaços públicos, localizados em regiões de fácil acesso à população. Para as ofi cinas, também serão tomados os cuidados devidos para que, caso haja alunos e/ou professores com necessidades especiais, possam acessar facilmente o local das aulas.

DEMOCRATIZAÇÃO

Além das 110 vagas já existentes, cujos alunos darão continuidade aos estudos nos próximos dois semestres, serão oferecidas 390 novas vagas, com prioridade à seleção de crianças e jovens entre 08 e 25 anos (aproximadamente), que possuam baixa renda familiar e que já tenham obtido alguma iniciação musical. Assim, será realizada, juntamente com os testes musicais, uma análise socioeconômica familiar desses jovens.

Todas as aulas, individuais e em grupos, serão gratuitas, inclusive as masterclasses, assim como todas as apresentações das práticas de orquestra do projeto serão realizadas em espaços de acesso público, sem cobrança de ingresso. A intenção é fomentar o interesse da comunidade pela música instrumental, estimular a formação de público e também de novos músicos.

(12)

ETAPAS DE TRABALHO E METAS

O projeto “Jovens Músicos” já vem sendo desenvolvido em Piracicaba desde 2013, oferecendo formação musical a alunos de baixa renda e concertos clássicos gratuitos à população. O presente projeto compreende a realização de mais dois semestres letivos, dando continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e obtendo grande repercussão junto à comunidade piracicabana e da região.

Para o próximo período, estão previstas algumas alterações, que pretendem expandir a ação e os resultados obtidos até aqui:

• Ampliar o projeto Jovens Músicos para cinco regiões carentes de Piracicaba, dando início ao programa de inclusão social do projeto, trabalhando com crianças de 8 a 11 anos de idade, com iniciação musical por meio de Flauta Doce e Canto Coral. Serão atendidas com aulas semanais 200 crianças de regiões com baixo IDH, em aulas semanais de fl auta doce; e 120 crianças em canto coral. Para esta ação, a AMPI (Associação Amigos da Música de Piracicaba) vai adquirir fl autas doces e disponibilizá-las para que estas crianças carentes tenham a possibilidade de frequentar as aulas.

• Ampliar a relação do projeto Jovens Músicos com alunos do ensino público fundamental e do ensino médio, com a realização de apresentações didáticas nas escolas públicas de Piracicaba. Serão realizados 16 concertos didáticos em escola públicas municipais ou estaduais, sendo dois a cada mês, no período total de 12 meses.

• Ampliar de 100 para 180 vagas no curso de instrumentos de orquestra.

• Capacitar maior número de alunos para testes em universidades de música.

• Realizar: seis concertos de música de câmara; Cinco concertos sinfônicos; Dois concertos ao ar livre, com palco e sonorização para toda a orquestra.

• Ampliar para 35 a quantidade de masterclasses a serem realizadas com professores renomados do Brasil. Em 2013, foram dez masterclasses. •Adquirir instrumentos de orquestra, como tímpanos, oboés e fagotes, visando a inclusão social de alunos que não dispõem de recursos fi nanceiros para comprar o próprio instrumento.

• Atingir nível técnico e de repertório mais elevado.

• Contemplar as cidades da região com apresentações de qualidade artística.

• Valorizar a educação dos jovens músicos através das ações desse projeto.

• Levar música de qualidade a população e de forma gratuita.

(13)

De acordo com o maestro Anderson Fabiano de Oliveira, “essas ações vão fortalecer ainda mais nosso objetivo de ampliar a democratização e o acesso à música de qualidade para toda cidade de Piracicaba e a região”.

O projeto é norteado por dois núcleos - teórico e prático - sendo que cada núcleo envolve matérias específi cas e cada matéria com quantidade de módulos específi cos para poder atender aos jovens de 15 a 25 anos, aproximadamente. Conforme a proposta pedagógica (que segue em anexo), o aluno deverá obter o grau máximo de desenvolvimento em três ou quatro anos de participação no projeto, de acordo com o nível que o aluno apresentar quando iniciar seus estudos.

Concertos didáticos

Serão realizados dois concertos didáticos todos os meses em escolas públicas de Piracicaba, nos períodos de março a junho e de agosto a novembro, somando 16 concertos didáticos no ano.

Concertos Sinfônicos

Serão realizados cinco concertos sinfônicos, nos meses de abril, junho, setembro, novembro e dezembro.

Concertos de Câmara

Serão realizados seis concertos de câmara com orquestra de cordas e grupos de metais, nos meses de abril, maio, junho, agosto, outubro e novembro.

(14)

FICHA TÉCNICA

ANDERSON DE OLIVEIRA(Coordenador e Maestro): Maestro e atual coordenador do projeto Jovens Músicos e da Filarmônica Jovem de Piracicaba. É Bacharel em Regência e Composição pela UNICAMP. Estudou regência com os maestros Rodrigo de Carvalho e Henrique Gregori e com o compositor Ernst Mahle. Foi regente e coordenador do projeto “Música nas escolas”, em Piracicaba, no ano de 2008. Coordenou o “I Festival de Música Erudita Internacional de Piracicaba”, em 2010. Atualmente estuda com o internacionalmente renomado maestro brasileiro Roberto Tibiriçá. Maestro Anderson de Oliveira foi fi nalista do Concurso para Maestro Titular da Orquestra Sinfônica da Unicamp em 2012, também em 2013 foi homenageado na comemoração do “Dia da Música” pela câmara de vereadores da cidade de Piracicaba como uma das personalidades em destaque.

MARCOS DAL MEDICO (VIOLINO): formado em Violino pela UNESP, onde estudou com um dos maiores violinistas brasileiros, Airton Pinto. Estudou ainda com Claudio Micheletti e com Pablo de León. Ministrou aulas de violino em Festivais de Música e Faculdade de Música.

ANGELA MARTINELLI(FLAUTA TRANSVERSAL): professora de fl auta, formada no Conservatório Musical Dr. Gomes Cardim, em Campinas, em 1976. Estudou com grandes professores de fl auta do Brasil como Sávio Araújo (OSESP) e Marcos Kiehl em São Paulo. Hoje integra a Orquestra Sinfônica de Americana.

ANSELMO MELOSI(CONTRABAIXO ACÚSTICO): estudou com a renomada professora Ana Valéria Póles e participou de diversas gravações da OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Realizou várias turnês na Europa e nos Estados Unidos com a OSESP. Hoje é professor do conservatório de Tatuí e da Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba.

MARCEL FERREZ (CLARINETA): bacharel em música pela UNICAMP. Cursando o instrumento clarinete. Especializou-se nos grandes festivais de música do país e teve aulas com os mais renomados clarinetistas do país como Joel Barbosa, Luis Eugênio “Montanha“ e Sérgio Burgani. Hoje é músico da Sinfônica de Americana.

ANTONIO CARLOS GARCIA(FAGOTE): formado em Música pela UNICAMP, cursando o instrumento fagote. Participou dos maiores festivais de música do Brasil, atua nas mais diversas orquestras do interior do Estado de São Paulo, como a Sinfônica de Americana, a Sinfônica de Limeira, a Sinfônica de Rio Claro e a de Poços de Caldas. Hoje é músico da Orquestra Sinfônica de Americana.

CLAUDIA CRUZ(VIOLONCELO): participou do Festival de Música nas Montanhas, do Festival de Poços de Caldas, do I Festival de Música de Santa Catarina. Fez workshop com os professores Cláudio Jaff é e Bernhard Loercher. Participou de masterclass com o professor de violoncelo Julian Tryczyski, do Conservatório de Shenandoah, na Virgínia, nos EUA. Ingressou na USP em 2004, tendo inicialmente como professor de violoncelo Kirill Borgatyrey.

DIEMERSON SENA(VIOLA ERUDITA): Iniciou seus estudos com Valdeci Merquiori no ano de 2000 na cidade de Campinas, São Paulo. Posteriormente ingressou na Escola Municipal de Musica de São Paulo, tendo aulas com Henrique Muller e em seguida com Renato Bandel. Em 2007 foi premiado no Concurso Paulo Bosísio em Juiz de Fora, MG. Em 2010 foi selecionado para estar na Academia Orquestra do Festival de Música Schleswig-Holstein, Alemanha, onde foi selecionado também para tocar na Orquestra de Câmara do mesmo festival. Em festivais, obteve aulas com grandes nomes do cenário musical como Horácio Schaff er, Rafael Altino, Ingrid Zur, Rainer Moog e já trabalhou sob a batuta de maestros como, Christoph Eschenbach, Ivan Fischer, Isabel Von Keullen, Leon Fleischer entre outros. Em 2004 foi convidado para participar do Festival Amazonas de Ópera com a Amazonas Filarmônica em Manaus onde permaneceu até o ano de 2008 e também atuou como violista da Orquestra de Camara do Amazonas. Integrou de 2008 a 2012 a Orquestra Sinfônica Brasileira atuando com grandes nomes como Kurt Mazur, Lorin Maazel, Symeon Bischkov.

ELIEZER SILVA(TROMPETE): atua como professor de trompete em Piracicaba há vários anos. Foi professor no projeto Guri na cidade de São Paulo, também atuando no instituto Beethoven em São Paulo. Eliezer é Bacharel em Trompete na Faculdade Mozarteum de São Paulo e tem se especializado com professores como Fernando Dissenha (Trompetista da OSESP).

CARLOS CORADINI(OBOÉ): Desde 1993 vem atuando na OSMC, efetivado em 1996 onde exerce o cargo de professor de Orquestra solista I (chefe de naipe). Iniciou seus estudos em música no ano de 1975 na Escola de Música de Piracicaba SP com o professor Luis Carlos Justi (oboé). Destacou-se como 1º oboé nas Orquestras Sinfônica Municipal de Americana, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Banda Sinfônica da Polícia Militar SP, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Sorocaba, OSPA (Orquestra Sinfonica de Porto Alegre). Em 1994 esteve na Bloomington University IND EUA, onde se especializou em performance (oboé) e na Weast Music Company em Lafayette IND EUA se especializando em manutenção e reparos para instrumentos de palhetas duplas. Participou de diversos festivais,

(15)

masterclasses e cursos onde freqüentou aulas dos professores: Luis Carlos Justi, Paulo Rogério, Washington Barella, Luis Fernando, Alex Klein, Albert Mayer, Hanjor Schellemberger, Bill Boyer, Jack Van Deville, Leon Biriotti. Foi vencedor do I concurso Rotary - IGE ( Intercâmbio de Grupo de Estudo Univocacional Musical 2000).

CLAUDIO MAHLE (VIOLINO): Iniciou seus estudos de violino na Escola de Musica de Piracicaba, com os professores Maria Claudia R. Hermann e Stanislaw Smilgin. Foi membro e também solista de vários conjuntos do estabelecimento. Por duas vezes, foi fi nalista e premiado nos Concursos Jovens Instrumentistas / Brasil. Continuou seus estudos na Musikhochschule ( Escola Superior de Musica ) em Detmold / R.F. Alemanha, na classe dos Prof. Lukas David e Tibor Varga, graduando-se com nota máxima. Durante seus estudos, participou de masterclasses com Pierre Amoyal, Aaron Rosand e Tibor Varga. Foi membro do Quarteto de cordas “Lukas David”, com gravações para radio e TV, assim como concertos e participação em festivais em vários países europeus e asiáticos. Também foi membro da Orquestra de Câmera “Tibor Varga” em Detmold e Da Orquestra de Câmera de Munique (MKO). Após Regressar a America do Sul, foi professor do Conservatório Nacional de Musica do Peru, chefe de naipe de violas e violino “spalla” da Orquestra Sinfônica Nacional do Peru e também, no Brasil, membro da Orquestra Amazonas Filarmônica (Manaus / AM). Foi solista de varias orquestras, incluindo a Sinfônica de Campinas, OSB – Rio de Janeiro, Sinfonia Cultura SP, Ybicus Chamber Orchestra – Bangkok / Tailândia, Filarmônica Jovem de Colônia – RFA, Sinfônica Municipal de Piura – Peru e Sinfônica Nacional do Peru.

EMERSON TEIXEIRA(TROMBONE): Cursou o conservatório Dr, Carlos de Campos em Tatuí , recebendo orientações do, professor Irineu e Gilberto Galliardi, concluiu bacharelado em Música pelo Dpto de Musica ECA-USP, sob orientação do Prof. Donizeti Fonseca. Vencedor de importantes concursos jovens instrumentista, tais como: Jovens Instrumentistas do Brasil , recebendo premio melhor interprete Musica Brasileira e premio revelação jovens solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de Sao Paulo, Jovens solista da Orquestra Experimental de Repertorio, concurso nacional da cidade de Araçatuba(Quarteto de Trombones), e fi nalista do projeto Nascente Ed. Abril. Como solista se apresentou com importantes Orquestras do cenário musical: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Orquestra Experimental de Repertorio, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo.Durante essa trajetória como instrumentista e solista, tem atuado junto a vários grupos profi ssionais: Orquestra Sinfonica de Santo André, Banda sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente é musico solista na Orquestra sinfônica da Universidade de Sao Paulo desde 2006, membro fundador do Quinteto de metais Brassampa, grupo de Trombones Ernst Mahle e Projeto Bone, na área pedagógica vem desenvolvendo um trabalho junto a Orquestra Jovem de Piracicaba.

IMPACTO

AMBIENTAL

Medidas preventivas para minimizar o impacto ambiental: propostas de eventos ao ar livre. As aulas acontecerão na sede da entidade e todos os limites de som serão respeitados. Para as apresentações, a prioridade é para que aconteçam em teatros. Caso venham a acontecer em espaços públicos, como praças e parques, todas as precauções serão tomadas, principalmente com relação ao ruído e a ocupação do espaço. Segue em anexo declaração de responsabilidade do dirigente da AMPI, comprometendo-se a obter todos os alvarás e licenças necessários para a realização dos eventos.

ABRANGÊNCIA

GEOGRÁFICA

DA PROPOSTA

CULTURAL

(16)

19 3302-8872

www.fi larmonicapiracicaba.com.br contato@fi larmonicapiracicaba.com.br

realização:

Referências

Documentos relacionados

A dose de propofol de 20 mg/kg que foi testada é recomendada para procedimentos clínicos e coletas de amostras biológicas em Lithobates catesbeianus, visto que

No fim de 1988 Walia et al., introduziram o primeiro instrumento endodôntico manual produzido com fio ortodôntico de NiTi, demonstrando que o mesmo possuía duas a três vezes maior

Principais aplicações: proteger, quando desco- nectadas, de sujeira e batidas as superfícies de contato e os elementos de vedação / fixação das partes macho e fêmea do

Deste modo, destaca-se que muito embora os resultados da pesquisa estejam sujeitos às limitações econométricas inerentes ao modelo de ajustamento parcial e na configuração

Em cada ambiente realizou-se o experimento simulando três níveis de situações estressantes para os espécimes: a aproximação do observador em direção ao recinto, a preensão do

a exploração das propriedades constitutivas das TDIC permite a reconstrução do currículo na prática pedagógica, por meio da.. expressão de ideias; a interação

Nesta perspectiva, a escola não seria o centro do conhecimento e do saber, mas segundo Orozco-Gómez (2011), ela conservará sua função de instituição educativa

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,