• Nenhum resultado encontrado

Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos"

Copied!
282
0
0

Texto

(1)

ESCOLA SUPERIOR DE CONTABILIDADE E GESTÃO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO

Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos

Humanos

Revisão Curricular - 2014

Maputo 2009

(2)

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA Escola Superior de Contabilidade e Gestão

Departamento de Economia e Gestão

Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos

Humanos

Mestre Madalena Chiconela Mestre Joaquim Eugenio Tchamo Mestre Augusto J.Mondlane Dra. Rita Paula de Sousa

Maputo

(3)

0. Introdução...6

1. Missão, princípios e visão da up ... 7

2. Designação da licenciatura ... 7

3. Objectivos gerais do curso ... 7

4. Requisitos de acesso ao curso ... 8

5. Perfil profissional ... 8

6. Perfil do graduado ... 9

7. Duração do curso ... 10

8. Componentes de organização do curso ... 11

9. Áreas de concentração do curso ... 13

10. Matrizes de organizacao curricular do curso de gestao de recuros humanos com habiltacao em higiene e segunca no trabalho ... 14

11. Plano de estudos da licenciatura em gestão de recursos humanos com habilitacao em higiene e seguranca no trabalho. ... 23

12. Tabela de precedências do curso de gestão de recursos humanos ... 29

13. Tabela de equivalência ... 29

14. Plano de transição ... 31

15. Avaliação da aprendizagem ... 31

16. Formas de culminação do curso ... 31

17. Instalações e equipamentos existentes ... 31

18. Corpo docente e técnico-administrativo existente ... 32

19. Análise de necessidades... 33

20. Recursos materiais ... 35

21. Conclusões ... 36

21. Referências bibliográficas ... 37

22. Programas tematticos - major ... 38

COMPONENTE DE FORMAÇÃO GERAL... 39

Disciplina- técnicas de expressão em língua portuguesa ... Error! Bookmark not defined. Disciplina – métodos de estudo e investigação científica ... Error! Bookmark not defined. Disciplina – inglês tecnico ... Error! Bookmark not defined. Disciplina - antropologia cultural de moçambique ... Error! Bookmark not defined. COMPONENTE DE FORMAÇÃO ESPECIFICA ... 76

Disciplina: introdução à gestão ... 77

(4)

Disciplina: introdução ao direito ... 87

Disciplina – psicologia social e das organizações ... 90

Disciplina – noções de contabilidade ... 93

Disciplina – relações publicas ... Error! Bookmark not defined. Disciplina – gestão administrativa de pessoal ... 97

Disciplina – noções de marketing ... 100

Disciplina – planeamento de recursos humanos ... 103

Disciplina – relações laborais ... 105

Disciplina: informática aplicada ... 109

Disciplina – direito administrativo i ... 113

Disciplina – recrutamento e selecção ... 116

Disciplina – desenho de sistemas de recompensa ... 119

Disciplina – avaliação de desempenho ... 122

Disciplina – direito administrativo ii ... 126

Disciplina – tecnicas de elaboracao e gestão de projectos ... 130

Disciplina – tecnicas de desenvolvimento de pessoal ... 132

Disciplina: fiscalidade ... 138

Disciplina – cultura e mudança organizacional ... Error! Bookmark not defined. Disciplina – estrategia empresarial ... 143

Disciplina – gestão internacional de rh ... 148

Disciplina – auditoria de rh ... 151

Disciplina – consultoria em rh ... Error! Bookmark not defined. Disciplina – gestão e desenvolvimento de competencias ... Error! Bookmark not defined. Disciplina – comportamento organizacional ... 157

23. Pprogramas tematicos - minor ... 182

COMPONENTE DE FORMAÇÃO ESPECIFICA ... ERROR!BOOKMARK NOT DEFINED. Disciplina – orientação vocacional e profissional ... 176

Disciplina – ética e deontologia profissional ... 187

Disciplina – seguranca no trabalho ... 179

Disciplina –higiene no trabalho ... Error! Bookmark not defined. Disciplina – gestão de conflitos ... 193

Disciplina – gestão de prevenção ... 195

Disciplina – organização da emergencia... 198

Disciplina – avaliação e controlo de risco ... 201

Disciplina – legislação, regulamento, normas de segurança, higiene e saúde trabalho ... 203

Disciplina – gestão administrativa de uma infraestrutura ... Error! Bookmark not defined. Disciplina – organização e metodos ... Error! Bookmark not defined. 24. Temas transversais ... 245

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ... 246

EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO ... 253

(5)

INTRODUÇÃO

O presente plano curricular insere-se no âmbito da Reforma Curricular (RC) da Universidade Pedagógica (UP) que iniciou em 2007 após a aprovação do respectivo projecto pelo Conselho Universitário (CUP).

O Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (LGRH) teve o seu início no ano de 2007, no entanto ao longo da implementação do respectivo currículo surgem dificuldades de aplicação como, por exemplo o facto de existirem disciplinas sem nehum enquadramento no curso.

Surge ainda da necessidade de se privilegiar mais a qualidade do que a quantidade, no sentido de se prover o estudante de material bibliográfico necessário, para que a percentagem das horas de contacto por disciplina seja reduzida.

A formação em Gestão de Recursos Humanos joga um papel muito importante na sociedade, pois, as condições modernas da vida empresarial caracterizadas por uma maior mobilidade inter-funcional e inter-áreas, por uma crescente polivalência e por uma cada vez maior quantidade e rapidez de informação, conduz a que se torne cada vez mais importante uma gestão de pessoas assente em mecanismos flexíveis e de desenvolvimento permanente.

As condições das missões e a obtenção dos objectivos só é possível se os colaboradores tiverem actualizadas algumas das competências que são modalidades de acções específicas requeridas num dado contexto, susceptíveis de serem observadas e validadas pela relação directa que apresentam relativamente aos resultados mensuráveis.

A actualização dessas competências, ou seja, a existência dessas modalidades de acção nos comportamentos profissionais dos colaboradores, torna-se uma preocupação das empresas nos seus programas de melhoria de performance e de qualidade de prestação de serviços e de ganhos de oportunidade.

(6)

Face a realidade aludida, a Universidade Pedagógica introduziu o curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, com Habilitação em Higiene e Segurança no Trabalho, resultante de uma reflexão e análise sobre o estágio actual do mercado do emprego, contribuindo desta forma na valorização do papel dos recursos humanos por forma que este, seja visto como a verdadeira charneira do negócio.

Com vista a dar maior eficiência do currículo, este sofreu uma revisão profunda dos seus conteúdos, findos quatro anos da sua implementação, de modo a tormá-lo cada vez mais adequado às exigências do mercado. Para o efeitos, foram refurmaladas algumas disciplinas específicas, da componente Major e outras da componente Minor, o que cria mais conforto na sua implementação.

O curso tem a duração de quatro anos e encontra-se organizado numa base semestral suportado em aulas de natureza teórica e prática com um núcleo duro das cadeiras sobre teorias, métodos e técnicas de gestão de Recursos Humanos, e conjuntos paralelos de cadeiras sobre economia/gestão, ciências sociais e direito de Trabalho.

O Curso introduz ainda uma nova vertente, a habilitação ou Minor em Higiene e Segurança no Trabalho, portanto a partir do terceiro ano o plano curricular prevê disciplinas de componente geral e específica, como forma de dar ao estudante a possibilidade de ter uma formação adicional.

Para além do Minor em HST, o Major do curso também é oferecido como Minor para outros cursos, considerando a necessidade de mobilidade de estudantes preconizado nas Bases e Directrizes Curriculares adoptados ao nível da UP, fruto da revisão em curso.

Nos pontos que se seguem descrevemos os seguintes aspectos relacionados com o currículo do Curso de GRH: Visão e missão da UP; designação da licenciatura; requisitos de acesso; perfil profissional; perfil do graduado; duração do curso, componentes de organização do curso; áreas de concentração do curso; plano de estudos; tabela de precedências; tabela de equivalências; plano de transição; avaliação da aprendizagem; formas de culminação; conclusão; referências bibliográficas, programas temáticos.

(7)

1. Missão, princípios e visão da UP

A UP, como instituição do Ensino Superior, actua de acordo com os seguintes princípios: a) democracia e respeito pelos Direitos Humanos;

b) igualdade e não discriminação;

c) valorização dos ideais da pátria, ciência e humanidade;

d) liberdade de criação cultural, artística, científica e tecnológica;

e) participação no desenvolvimento económico, científico, social e cultural do país, da região e do Mundo.

A Universidade Pedagógica orienta-se pelos princípios gerais e pedagógicos definidos nos artigos 1 e 2 da Lei nº 6/92 de 6 de Maio que aprova o Sistema Nacional de Educação (Universidade Pedagógica, 1995: 26).

A visão da Universidade Pedagógica é tornar-se um Centro de Excelência na área da educação e formação de professores e de outros técnicos.

2. Designação da Licenciatura

Para que o graduado esteja habilitado a trabalhar em mais de uma área profissional, os cursos da UP devem ter currículos organizados em áreas de concentração maiores (major) e menores

(minor). O curso tem a designação de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos.

Para este curso a área de Gestão de Recursos Humanos é oferecida uma área profissional Maior, mais 3 áreas Menores: Higiene e Segurança no Trabalho, Ensino de Gestão dos Recursos Humanos e Gestão de Recursos Humanos. Com vista à responder à mobilidade de estudantes e garantir que estes desfrute do sistema de créditos, a área de Gestão de Recursos Humanos é oferecida como área Menor para outros cursos ministrados no UP.

3. Objectivos Gerais do Curso

O presente plano de estudos, que culmina com o grau de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, foi desenhado e estruturado de maneira a atingir em pleno os seguintes objectivos:

(8)

 Conhecer as mais recentes evoluções na área de Gestão de Recursos Humanos;

 Desenvolver comportamentos orientados para a resolução de situações contingências, de impasse e conflitos numa organização;

 Criar uma reserva estratégica de pessoal com potencial para gerir;

 Desenvolver uma nova abordagem de Gestão de Recursos Humanos integrada nos objectivos estratégicos organizacionais fortemente orientados para resultados organizacionais;

 Formar técnicos capazes de dar resposta às exigências e os desafios dos novos paradigmas organizacionais e tecnológicos, principalmente na área de recursos humanos.

O plano de estudos elege igualmente como finalidades essenciais o desenvolvimento de capacidades, competências e pensamento lateral dos alunos, análise crítica fundamentada e alicerçada em elementos científicos, ética e socialmente fundados na recolha, selecção, interpretação e utilização de informação; com vista à resolução de problemas do público a que se dirigem de maneira técnica e cientificamente.

4. Requisitos de acesso ao curso

O acesso aos cursos da UP será de acordo com a legislação em vigor no país, designadamente, a Lei do Ensino Superior, Lei n° 5/2003 de 21 de Janeiro. Assim, tem acesso aos cursos da UP:

 Os graduados do Ensino Secundário Geral que tenham concluído a 12ª classe do Sistema Nacional de Educação, ou equivalente;

 Os graduados com o nível equivalente a 12ª classe para efeitos de continuação dos estudos;

 Ser seleccionado mediante realização de exame de admissão.

A admissão aos cursos baseia-se no que está preconizado no regulamento académico da UP.

5. Perfil profissional

O Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos tem em vista proporcionar ao estudante uma sólida formação teórica e prática, possibilitando a aquisição e desenvolvimento de

(9)

competências para exercer a função de gestor de recursos humanos (major), com habilitações para lidar com questões ligadas á Higiene e segurança no Trabalho.

As tarefas ocupacionais do Licenciado em Gestão de Recursos Humanos são:

 Conceber a correcta aplicação das ferramentas de gestão de recursos humanos na empresa;

 Analisar, conceber o desenvolvimento e integração do sistema de gestão de recursos humanos;

 Auditoria de recursos humanos;

 Assessoria e consultoria em recursos humanos;

 Dirigir e desenvolver os recursos humanos de uma instituição;

 Inspeccionar a aplicação das normas laborais nos sectores de trabalho. O Licenciado em GRH presta serviços no sector Público ou Privado, nomeadamente:

 Direcção de Recursos Humanos;

 Assessores para área do desenvolvimento do pessoal;  Técnicos de Recursos Humanos;

 Auditores Internos de Recursos Humanos;  Consultores Internos de Recursos Humanos  Gestores de Empresas publicas ou privadas.

6. Perfil do graduado

O Curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos deve proporcionar aos estudantes uma formação teórica e prática. Assim, os graduados devem saber aplicar conhecimentos de gestão de recursos humanos duma forma integrada nas seguintes dimensões do saber:

No domínio do saber conhecer:

 Desenvolve conceitos fundamentais sobre Gestão de Recursos Humanos (major) ou habilidades para Higiéne e Segurança no Trabalho (minor) e métodos apropriados;

(10)

 Conhece os princípios gerais que regulam a dinâmica das relações humanas;

 É eficiente e eficaz na Gestão de Recursos Humanos nos sectores público e privado;  Aplica conhecimentos científicos numa perspectiva multidisciplinar para a solução de

vários problemas de génese multifactorial.

No domínio do saber fazer:

 Garante o desenvolvimento integral dos Recursos Humanos sob sua gestão;

 Gere os conflitos na organização aplicando as técnicas e estratégias de gestão de conflitos;  Utiliza correctamente as normas de gestão de recursos humanos de modo a criar um bom

clima organizacional;

 Organiza e promove actividades de formação contínua dos recursos humanos;  Analisa e avalia planos e projectos de desenvolvimento de recursos humanos.

No domínio do saber ser:

 Respeita as diferenças culturais e pessoais das pessoas sob sua gestão;

 Participa na resolução dos diversos problemas que afectam o pessoal da sua organização;  Desenvolve competências pessoais, sociais e profissionais, e está aberto a novas teoarias,

metodologias e técnicas de trabalho e procura esse conhecimento como forma de valorização pessoal e do ambiente laboral.

7. Duração do curso

O curso de Gestão de Recursos Humanos tem a duração de quatro anos, correspondentes a oito semestres, e a 240 Créditos.

(11)

8. Componentes de organização do curso

A organização curricular na formação do Gestor de recursos humanos com habilitação em higiene e segurança no trabalho seguirá um modelo integrado em que serão privilegiadas três componentes de formação que terão os seguintes pesos relativos:

a) Componente de Formação Geral (CFG) - 10% b) Componente de Formação Específica (CFEs) - 83% c) Componente de Formação Prática (CFP) - 7%

Componente de Formação Geral

1. Métodos de Estudos e Investigação Científica 2. Técnicas de expressão em Língua Portuguesa 3. Inglês Técnico

4. Antropologia Cultural de Moçambique 5. Informática

6. Estudos Contemporâneos de Gestão 7. Temas Transversais

Componente de formação específica: 1. Introdução à Economia

2. Introdução a Direito 3. Introdução à Gestão

4. Introdução à Gestão de Recursos Humanos 5. Psicologia Social e das Organizações 6. Noções de Marketing

7. Gestão administrativa de Pessoal 8. Planeamento de Recursos Humanos 9. Desenho dos Sistemas de Recompensas 10. Direito Administrativo I

(12)

12. Ergonomia

13. Direito Administrativo II 14. Estratégia Empresarial 15. Avaliação do Desempenho

16. Técnicas de Elaboração e gestão de projectos 17. Relações Laborais

18. Fiscalidade

19. Noções de Contabilidade 20. Economia Laboral

21. Técnicas de Desenvolvimento de Pessoal e Gestão de Competências 22. Comportamento e Mudança organizacional

23. Gestão Internacional de Recursos Humanos 24. Auditoria e Consultoria de Recursos Humanos 25. Gestão Financeira

26. Gestão da prevenção

27. Higiene e Segurança no trabalho

28. Avaliação e controlo de riscos profissionais 29. Organização da emergência

30. Orientação Vocacional e Profissional 31. Saúde Pública

32. Ética e Deontologia Profissional em Higiene e Segurança no Trabalho 33. Estatística

34. Matemática Básica

35. Legislação de Higiene e segurança no trabalho 36. Gestão Ambiental

37. Gestão de Conflitos e Negociação 38. Trabalho de Culminação do Curso

Componente de Formação Prática:

(13)

2. Prática Técnico Profissional II: Desenho de Sistemas de Recompensas 3. Prática Técnico Profissional III: Higiene e Segurança no Trabalho 4. Estágio Técnico Profissional (Major)

9. Áreas de concentração do curso

O curso de GRH, tal como os demais cursos da UP, organizam-se segundo o sistema major e

minor.

A área major é a principal do curso e corresponde a 180 créditos, ou seja, 75% dos créditos. A componente do minor será de 60 créditos correspondete a 25% dos créditos totais do curso.

O estudante ingressa no curso e escolhe o minor no terceiro ano, devendo frequentar as disciplinas que compõem o minor do terceiro e quarto anos da Licenciatura, nos quais serão também leccionadas disciplinas do plano curricular referente ao major.

(14)

10. Matrizes de Organizacao Curricular do Curso de Gestão de Recuros Humanos 1º ANO 1 º SE M E ST R E

Código da Disciplina Disciplina Componente de Formação

Área Científica

Componentes Créditos

Académicos Horas Semestrais Nuclear Complementar Total

Semestral Contacto Estudo Total Métodos de Estudo e

Investigação Científica CFG

Metodologia de

Investigação X 5 48 77 125

Introducao à economia CFE Economia X 6 64 86 150

Introdução a Direito CFE Direito X 5 64 61 125

Introducao à Gestão CFE Gesão X 4 64 36 100

Matemática Básica CFE Matemática X 5 64 61 125

Noções de contabilidade CFE Contabilidade X 5 64 61 125

TOTAL 1º SEMESTRE 30 352 398 750 2 º SE M E ST R E Técnicas de Expressão

em Língua Portuguesa CFG Linguas X 4 48 52 100

Tema Transversal: CFG X 1 16 9 25

Introdução à Gestão de

Recursos Humanos CFE Recursos Humanos X 6 64 86 150

Estatística CFE Matematica X 5 64 61 125

Psicologia social e das

organizações CFE Psicologia X 5 64 61 125

Noções de Marketing CFE Marketing X 6 64 86 150

Prática Técnico Profissional I

(Gestão de Empresas) CFP Recursos Humanos X 3 48 27 75

TOTAL 2º SEMESTRE 30 368 382 750

TOTA ANUAL - 1º ANO 60 720 780 1500

(15)

SE

M

ES

TRE

Código da Disciplina Disciplina Componente

de Formação Área Científica Componentes Académicos Créditos Horas Semestrais Nuclear Complementar Total

Semestral

Contacto Estudo Total

Inglês técnico CFG Linguas X 4 64 36 100

Direito administrativo I CFE Direito X 6 64 86 150

Planeamento de Recursos

Humanos CFE Recursos Humanos X 6 64 86 150

Gestão Financeira CFE Finanças X 6 64 86 150

Relações Laborais CFE Direito X 5 64 61 125

Prática Técnico Profissional II (Desenhho de Sistemas de Recompensas) CFP Recursos Humanos X 3 48 27 75 TOTAL 1º SEMESTRE 30 368 398 750 SE M ES TR E Antropologia Cultural de Moçambique CFG Antropologia X 4 64 36 100

Tema Transversal CFG Gestão X 1 16 9 25

Direito administrativo II CFE Direito X 4 64 36 100

Recrutamento e Selecção CFE Recursos Humanos X 4 64 36 100

Higiene e Segurança no Trabalho CFE Recursos Humanos X 5 64 61 125

Estratégia Empresarial CFE Gestão X 6 64 86 150

Gestão administrativa de Pessoal CFE Recursos Humanos X 6 48 102 150

TOTAL 2º SEMESTRE 30 384 413 750

TOTAL ANUAL - 2º ANO 59 752 811 1500

(16)

Matriz curricular do curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos MAJOR e MINOR em Higiene e Segurança no Trabalho (3º e 4º Ano) 3º ANO SE M ES TRE

Código da Disciplina Disciplina Componente

de Formação Área Científica Componentes Académicos Créditos Horas Semestrais Nuclear Complementar Total

Semestral

Contacto Estudo Total

Informática CFE Informática X 4 64 66 100

Tema transversal CFG Gestão X 1 16 9 25

Avaliação do Desempenho CFE Recursos

Humanos X 5 64 61 125

Fiscalidade CFE Finanças X 4 64 36 100

Desenho de sistemas de Recompensa CFE Recursos

Humanos X 5 64 61 125

Técnicas de Desenvolvimento de.

Pessoal e Gestão de. Competências CFE

Recursos

Humanos X 4 64 36 100

Legislação de Higiene e Segurança

no Trabalho CFE Higiene e S. no Trabalho X 7 64 111 175 TOTAL 1º SEMESTRE 31 400 431 750 SE M ES TRE

Gestão da Prevenção CFE Higiene e S. no

Trabalho X 6 64 86 150

Economia Laboral CFE Economia X 5 64 61 125

Gestão Internacional de Recursos

Humanos CFE

Recursos

Humanos X 5 64 61 125

Organização da emergência CFE Higiene e S. no

Trabalho X 5 48 77 125

Avaliação e controlo de riscos

profissionais CFE

Higiene e S. no

Trabalho X 5 64 61 125

Prática Técnico Profissional II:

Higiene e Segurança no Trabalho CFP

Recursos

Humanos X 4 48 52 100

TOTAL 2º SEMESTRE 30 352 382 750

(17)

Legendas: CFG - Componente de Formação Geral; CFE - Componente de Formação Específica; CFP - Componente de Formação Prática. 4º ANO 1º S E M E S T RE

Código da Disciplina Disciplina Componente de Formação

Área

Científica Componentes

Créditos

Académicos Horas Semestrais Nuclear Complementar Total

Semestral

Contacto Estudo Total

Estudos Contemporâneios de Gestão CFG Gestão X 4 48 52 100

Tema transversal CFG X 1 16 9 25

Comportamento e Mudança

Organizacional CFE Gestão X 4 64 36 100

Ética e deontologia profissional em

Higiene e Segurança no Trabalho CFE Filosofia X 6 64 61 150

Gestão Ambiental CFE Higiene e S. no

Trabalho X 6 64 61 150

Auditoria e Consultoria de Recursos

Humanos CFE

Recursos

Humanos X 4 64 36 100

Estágio Técnico Profissional (Major) CFE Recursos

Humanos X 5 48 77 125 TOTAL 1º SEMESTRE 30 368 398 750 2º S E M E S T RE

Saúde Pública CFE Higiene e S. no

Trabalho X 5 64 61 125

Ergonomia CFE Higiene e S. no

Trabalho X 5 64 61 125

Orientação Vocacional e Profissional CFE Recursos

Humanos X 4 64 36 100

Técnicas de Elaboração e Gestão de

Projectos CFE Gestão X 5 64 61 125

Gestão de Conflitos e Negociação CFE Gestão X 5 64 61 125

Trabalho de Culminação de Curso CFE Recursos

Humanos X 6 48 102 150

TOTAL 2º SEMESTRE 31 368 399 750

(18)
(19)

Matriz curricular do curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos MAJOR e MINOR em Ensino de Gestão de Recursos Humanos (3º e 4º Ano) 3º ANO SE M ES TRE Código da Disciplina Disciplina Componente de Formação Área Científica Componentes Créditos

Académicos Horas Semestrais Nuclear Complementar Total

Semestral

Contacto Estudo Total

Informática Aplicada / Sociologia do

Trabalho e dos Processos de Gestão CFE Informática X 4 64 66 100

Tema transversal CFG Gestão X 1 16 9 25

Avaliação do Desempenho CFE Recursos

Humanos X 5 64 61 125

Fiscalidade CFE Finanças X 4 64 36 100

Desenho de sistemas de Recompensa CFE Recursos

Humanos X 5 64 61 125

Técnicas de Desenvolvimento de.

Pessoal e Gestão de. Competências CFE

Recursos

Humanos X 4 64 36 100

Fundamentos de Pedagogia CFG Pedagogia X 4 100

TOTAL 1º SEMESTRE 31 400 431 750 SE M ES TRE

Didáctica Geral CFG Didáctica X 3 48 27 75

Economia Laboral CFE Economia X 5 64 61 125

Gestão Internacional de Recursos

Humanos CFE

Recursos

Humanos X 5 64 61 125

Prática Pedagógica Geral CFG Pedagogia X 3 48 27 75

Psicologia de Aprendizagem CFG Psicologia X 4 48 52 100

Prática Técnico Profissional II:

Higiene e Segurança no Trabalho CFP

Recursos

Humanos X 4 48 52 100

TOTAL 2º SEMESTRE 30 352 382 750

(20)

Legendas: 4º ANO 1º S E M E S T RE

Código da Disciplina Disciplina Componente de Formação

Área

Científica Componentes

Créditos

Académicos Horas Semestrais Nuclear Complementar Total

Semestral

Contacto Estudo Total

Estudos Contemporâneios de Gestão CFG Gestão X 4 48 52 100

Tema transversal CFG X 1 16 9 25

Comportamento e Mudança

Organizacional CFE Gestão X 4 64 36 100

Didáctica de Gestão de Recursos

Humanos CFE Didáctica X 7 64 111 175

Práticas Pedagógicas em Gestão de

Recursos Humanos CFE

Recursos

Humanos X 8 64 136 200

Auditoria e Consultoria de Recursos

Humanos CFE

Recursos

Humanos X 4 64 36 100

Estágio Técnico Profissional (Major) CFE Recursos

Humanos X 5 48 77 125 TOTAL 1º SEMESTRE 30 368 398 750 2º S E M E S T RE

Organizaão e Gestão Escolar CFE Gestão X 8 64 111 200

Carta Escolar e Microplanificação CFE Pedagogia X 8 64 111 200

Orientação Vocacional e Profissional CFE Recursos

Humanos X 4 64 36 100

Técnicas de Elaboração e Gestão de

Projectos CFE Gestão X 5 64 61 125

Estágio em Gestão de Recursos

Humanos CFE Gestão X 5 64 61 125

Trabalho de Culminação de Curso CFE Recursos

Humanos X 6 48 102 150

TOTAL 2º SEMESTRE 31 368 399 750

(21)
(22)

Minor em Gestão de Recursos Humanos (A buscar no major do curso)

Disciplina Componente de

Formação

Ano Semestre Crédito

Informática Aplicada / Sociologia do Trabalho e dos Processos de Gestão

CFG 3º 1º 4

Tema Transversal CFG 3º 1º 1

Introdução à Gestão de Recursos Humanos CFE 1º 2º 6

Desenho de Sistema de Recompensas CFE 3º 1º 5

Recrutamento e Selecção CFE 2º 2º 4

Gestão Administrativa de Pessoal CFE 2º 2º 6

Estudos Contemporâneos em Gestão CFE 4º 1º 4

Tema Transversal CFG 4º 1º 1

Avaliação do Desempenho CFE 3º 1º 3º

Planeamento de Recursos Humanos CFE 2º 1º 6

Orientação Vocacional e Profissional CFE 4º 2º 5

Técnicas de Elaboração e Gestão de Projectos CFE 4º 2º 5

Gestão Internacional de Recursos Humanos CFE 3º 2º 5

(23)

11. Plano de Estudos da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos com Habilitacao em Higiene e Seguranca no Trabalho.

1º ano (major) Código Denominaçã o CF AC S H Cr PR 1 º 2 º HC S HC T Métodos de Estudo e Investigação Científica CFG Metodo logia de Investig ação X 3 48 5 Introdução à economia CFE Econom ia X 4 64 6 Introdução a

Direito CFE Direito X 4 64 5

Introducao à

Gestão CFE Gestao X 4 64 4

Matemática Básica CFE Matemá tica X 4 64 5 Noções De Contabilidad e CFE Contabi lidade X 4 64 5 Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa CFG Linguas X 3 48 4 Temas Transversais CFG X 1 16 1 Introdução a Gestão de Recursos Humanos CFE Recurso s Human os X 4 64 6

Estatística CFE Matema

tica X 4 64 5 Psicologia social e das organizações CFE Psicolo gia X 4 64 5 Noções de Marketing CFE Marketi ng X 4 64 6 Prática Técnico Profissional I: Gestão de Empresas CFP Recurso s Human os X 3 48 3

(24)

2º ano (Major)

Inglês técnico CFG Linguas X 4 64 4 Direito administrativ o I CFE Direito X 4 64 6 Planeamento de Recursos Humanos CFE Recurso s Human os X 4 64 6 Gestão Financeira CFE Finança s X 4 64 6 Relações

Laborais CFE Direito X 4 64 5

Prática Técnico Profissional II (Desenho de Sistemas de Recompensas ) CFP Recurso s Human os X 4 64 3 Antropologia Cultural de Moçambique CFG Antropo logia X 4 64 4 Tema Transversal: CFG Gestão X 1 16 1 Direito administrativ o II CFE Direito X 4 64 4 Recrutament o e Selecção CFE Recurso s Human os X 4 64 4 Estratégia

Empresarial CFE Gestão

X 4 64 5 Higiene e Segurança no Trabalho X 4 64 5 Gestão Administrativ a de Pessoal CFE Recurso s Human os X 3 48 6

3º ano (Major em Minor em HST)

Informática CFE Infomát

ica X 4 64 4

Tema

transversal CFG Gestão X

(25)

Avaliação do Desempenho CFE Recurso s Human os X 6 64 6

Fiscalidade CFE Finança

s X 4 64 5 Desenho de sistemas de Recompensa CFE Recurso s Human os X 3 48 5 Técnicas de Desenvolvim ento de Pessoal e Gestão de Competência s CFE Recurso s Human os X 4 64 4 Ergonomia CFE Higiene e Seguran ça no Trabalh o X 4 64 6 Gestão da Prevenção CFE Higiene e Seguran ça no Trabalh o X 4 64 6 Economia Laboral CFE Econom ia X 4 64 5 Gestão Internacional de Recursos Humanos CFE Recurso s Human os X 4 64 5 Organização da emergência CFE Higiene e Seguran ça no Trabalh o X 3 48 5 Avaliação e controlo de riscos profissionais CFE Higiene e Seguran ça no Trabalh o X 4 64 5 Prática Técnico CFP Recurso s X 3 48 4

(26)

Profissional III: Higiene e Segurança no Trabalho Human os

4º ano (Major em Minor em HST)

Estudos Contemporân eas de Gestão CFE Gestão X 3 48 4 Tema transversal CFG X 1 16 1 Comportame nto e Mudança Organizacion al CFE Gestão X 4 64 5 Ética e deontologia profissional em Higiene e Segurança no Trabalho CFE Filosofi a X 4 64 5 Tecnicas de Elaboracao e Gestão de Projectos CFE Gestão X 4 64 5 Auditoria e Consultoria de Recursos Humanos CFE Recurso s Human os X 4 64 5 Estágio Técnico Profissional (Major) CFP Recurso s Human os X 3 48 5 Saúde Pública CFE Higiene e Seguran ça no Trabalb ho X 4 64 5 Legislação de Higiene e Segurança no Trabalho CFE Higiene e Seguran ça no Trabalb ho X 4 64 5 Orientação Vocacional e Profissional CFE Recurso s Human X 4 64 5

(27)

os Gestão Ambiental CFE Higiene e Seguran ça no Trabalb ho X 4 64 5 Gestão de Conflitos e Negociação CFE Recurso s Human os X 4 64 5 Trabalho de Culminação de Curso CFE Recurso s Human os X 3 48 5

3º ano (Major em Minor em Ensino de Gestão de Recursos Humanos)

Informática CFE Infomát

ica X 4 64 4 Tema transversal CFG Gestão X 1 16 1 Avaliação do Desempenho CFE Recurso s Human os X 6 64 6

Fiscalidade CFE Finança

s X 4 64 5 Desenho de sistemas de Recompensa CFE Recurso s Human os X 3 48 5 Técnicas de Desenvolvim ento de Pessoal e Gestão de Competência s CFE Recurso s Human os X 4 64 4 Fundamentos de Pedagogia CFG Pedago gia X 4 64 4 Didáctica Geral CFG Didácic a X 3 48 3 Economia Laboral CFE Econom ia X 4 64 5 Gestão Internacional de Recursos Humanos CFE Recurso s Human os X 4 64 5

(28)

Prática Pedagógica Geral CFP Pedago gia X 3 48 3 Psicologia de Aprendizage m CFG Psicolo gia X 4 48 4 Prática Técnico Profissional III: Higiene e Segurança no Trabalho CFP Recurso s Human os X 3 48 4

4º ano (Major em Minor em HST)

Estudos Contemporân eas de Gestão CFE Gestão X 3 48 4 Tema transversal CFG X 1 16 1 Comportame nto e Mudança Organizacion al CFE Gestão X 4 64 5 Didáctica de Gestão de Recursos Humanos CFE Didácti ca X 64 64 7 Tecnicas de Elaboracao e Gestão de Projectos CFE Gestão X 4 64 5 Auditoria e Consultoria de Recursos Humanos CFE Recurso s Human os X 4 64 5 Estágio Técnico Profissional (Major) CFP Recurso s Human os X 3 48 5 Organização e Gestão Escolar CFE Gestão X 4 64 8 Carta Escolar e Microplanific ação CFE Pedagó gica X 4 64 8 Orientação Vocacional e CFE Recurso s X 4 64 5

(29)

Profissional Human os Gestão Ambiental CFE Higiene e Seguran ça no Trabalb ho X 4 64 5 Estágio em Gestão de Recursos Humanos CFE Recurso s Human os X 4 64 8 Trabalho de Culminação de Curso CFE Recurso s Human os X 3 48 5

12. Tabela de Precedências do Curso de Gestão de Recursos Humanos

A inscrição em: Depende da aprovação em:

Gestão Internacional de Recursos Humanos Introdução a gestão de RH Estrategia Empresarial Introdução à Gestão Técnicas de desenvolvimento do pessoal Avaliação do Desempenho Direito Administrativo II Direito Administrativo I

13. Tabela de equivalência

: :

A disciplina Equivale a

Tecnicas de Expressão em LP Tecnicas de Expressao Introdução à Economia Introdução à Economia

Noções de Direito Noções de Direito

Introdução à Administração Introdução à Administração Introdução à Gestão de Recursos

Humanos

Introdução à Gestão de Recursos Humanos

(30)

Organizações

Metodos de Estudos Investigação Científica

Metodologia de Investigacao Cientifica

Noções de marketing Marketing Basico

Gestão Administrativa de Pessoal Gestão Administrativa de Pessoal Planeamento de Recursos Humanos Planeamento de Recursos Humanos Desenho de sistema de recompensas Desenho de sistema de recompensas

Inglês técnico Ingles II

Direito administrativo I Direito administrativo I Gestão de empresas Gestão de empresas Recrutamento e selecção Recrutamento e selecção Organização e Método Organização e Método Direito Administrativo II Direito Administrativo II Estratégia Empresarial Estratégia Empresarial Avaliação de Desempenho Avaliação de Desempenho Técnicas de Eaboração e gestão de

Projectos

Técnicas de Eaboração e gestão de Projectos

Relações Públicas Relações Públicas

Estatística Estatística

Relações laborais Relações laborais Gestão de Conflitos Gestão de Conflitos Contabilidade financeira Contabilidade financeira Gestão Internacional de RH Gestão Internacional de RH Comportamento Organizacional Comportamento Organizacional Ética e Deontologia Profissional Ética e Deontologia Profissional

Gestão Financeira Gestão Financeira

Orientação Vocacional Profissional Orientação Vocacional Profissional Cultura e Mudança Organizacional Diagnostico e Mudanca Organizacionaol Trabalho de Culminação de Curso Trabalho de Culminação de Curso

(31)

14. Plano de transição

O curso de Licenciatura em GRH seguirá o seguinte plano de transição:

a) Os estudantes inscritos no ano lectivo de 2014 continuam a reger-se pelos planos de estudos anteriores à revisão Curricular;

b) Os estudantes inscritos em 2014, terão mais uma oportunidade de fazer a disciplina do antigo currículo anterior à revisão curricular. Se o estudante voltar a reprovar, pela segunda vez, numa disciplina do antigo currículo terá de se integrar no novo currículo de 2016;

c) Todos os estudantes que, nos anos subsequentes à introdução do currículo revisto, reprovarem de ano e não conseguirem completar o curso, nos moldes do actual currículo, só deverão realizar as suas inscrições depois de consultarem a tabela de equivalências, afim de serem devidamente enquadrados no novo currículo.

15. Avaliação da aprendizagem

A avaliação no Curso de GRH assumirá um carácter formativo e contínuo, obedecendo o que está estipulado do Regulamento Académico da UP.

Deste modo, a avaliação irá consistir na elaboração de trabalhos práticos e teóricos, realização de seminários, palestras, testes e exames.

16. Formas de culminação do curso

As formas de culminação do Curso de Licenciatura em GRH, segundo o estipulado no regulamento académico, são as seguintes:

a) Exame de conclusão b) Monografia científica

17. Instalações e equipamentos existentes

As aulas serão ministradas com recursos a equipamentos informáticos (computadores e

datashow) o que facilita o acompanhamento e a compreensão dos conteúdos.

A ESCOG dispoõe de um espaço físico para o seu funcionamento no edificício da sua sede (três salas), de uma sala de docentes, de um centro de recursos, de uma sala para directores de cursos e coordenador das PTPs e conta ainda com 13 salas no edifício dos

(32)

correios de Moçambique, da uma sala de estudos para estudantes, de um sala de docentes e de um gabinete de direcção.

18. Corpo docente e técnico-administrativo existente 18.1. Corpo docente e técnico-administrativo existente

Ome Nível Áreas de Leccionação

Augusto José Mondlane Mestre Introdução à Gestão, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Estratégica, Análise e Gestão de Projectos, Empreendedorismo, Administração Pública e Logística Empresarial

Bermardo Tivane Licenciado Recrutamento e Selecção, Planeamento de Recursos Humanos, Introdução à Gestão de Recursos Humanos, Avaliação de Desempenho

David Alxandre Pinto Mestre Introdução à Economia, Economia Monetária, Economia dos Transportes, Economia Internacional, Macroeconomia, Microeconomia, Economia Laboral

Dinis Canda Mestre Práticas Técnico Profissionais

Edson Garrine Licenciado Introdução à Economia, Economia Laboral Elvis Miambo Mestre Gestão Financeiro e Anáslise e Gestão de

Projecto

Francisco Moiane Licenciado Contabilidade Básica

Isabel Manhique Licenciada Psicologia Social e das Organizaões, relações Púbçlicas, Práticas Técnico Profissionais

Joaquim Eugénio Tchamo

Mestre Introdução à Gestão, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Estratégica, Análise e Gestão de Projectos, Empreendedorismo, Administração Pública, Comportamento

(33)

Organizacional e Logística Empresarial Leonitt Silvério Licenciado Marketing

Mansur vlabdas Licenciado Noções de Contabilidade Milagre Macandza Mestre Marketing

Nilsio Manjate Mestre Introdução à GRH, Organização e Método e Análise de Gestão de Projectos

Delegação de Quelimane

Nicário Vaz Melo Licenciado Contabilidade Financeira I e II, Contabilidade de Custos I e II, Finanças Empresariais I e II, Cálculo Financeiro I e II, Contabilidade Sectorial.

Delegação de Nampula

Castigo Jose Castigo Licenciado Contabilidade Financeira I e II,

Contabilidade de Custos I e II, Finanças Empresariais I e II, Cálculo Financeiro I e II, Contabilidade Sectorial.

Juma Licenciado Contabilidade Financeira I e II,

Contabilidade de Custos I e II, Finanças Empresariais I e II, Cálculo Financeiro I e II, Contabilidade Sectorial.

A ESCOG para o seu funcionamento tem quinze docentes efectivos e Está em curso o recrutamento de sete docentes efectivos nas diversas áreas específicas da escola.

Dispõe de catorze técnicos administrativos efectivos, dos quais, seis têm nível superior e oito com nível médio.

19. Análise de necessidades

Dada a necessidade de se dar resposta positiva aos novos modelos de pedagogia, principalmente a pedagogia centrada no aluno, na qual, procura-se despertar a capacidade deste realizar coisas através de transformação de ideias em prática através de um processo de ensino e aprendizagem motivador, a ESCOG necessita de ser apetrechada em termos de:

 Mobiliário apropriado para o desenvolvimento do PEA;

 Material informático com vista a permitir aulas interectivas entre docentes e estudantes de outras delegações da UP e das outras

(34)

instituições de ensino superir nacionais e estrangeiras conveniadas com a UP;

 Material bibliográfico temático, com vista a permitir que os estudantes sejam munidos de um referencial teórico diversificado, que lhes permita fazer estudos comparados sobre os vários paradigmas de gestão empresarial e integrá-los nos vários sistemas de administração em cursos nas várias partes do universo.

 Formação e/ou capacitação de professores e investigadores em matéria de empreendedorismo, com vista a formar graduados empreendedores, empregados e não empregados.

 Capacidade em termos humano tanto a nível de académico assim como administrativo, de modo, que de forma coordenada as duas áreas desenvolvam actividades sinérgicas com vista ao sucesso do PEA.

 Meios de locomoção que possam facilitar deslocações internas tanto para a troca de experiências entre os funcionários das delegações com vista a permitir desenvolvimento de actividades harmoniosas em todas delegações com cursos da ESCOG.

 Em suma:

Tabela nº 5 – Descrição das necessidades do curso de bacharelato e licenciatura TIPO DE

(35)

RECU RSO S M ATE RIA IS 20. RECU RSO S M ATE RIA IS

 Duas salas de informática

 gabinete de trabalho para docentes devidamente apetrechado  bibliografia em conformidade com as componentes de formação  quatro retroprojectores

 seis telas

 Seis data-shouw

 Oitenta computadores para duas salas de informática dos estudantes  Duas máquinas fotocopiadoras

 Seis impressoras lazer  Duas impressoras Jet  Noventa UPS  6 scanners R E C URS OS HUMA NO

S  docentes das disciplinas contidas no plano de estudos;  serventes S E MINÁ R IOS

 realização de um seminário interno para a divulgação e discussão de todos os aspectos inerentes a implementação e funcionamento dos cursos: motivos da reforma, filosofia dos novos cursos, seu contributo económico e social, circulação de estudantes entre os cursos da ESCOG, da UP, de outas Instituição Nacionais e instiutições internacionais, formas de cooperação com os parceiros, condições materiais e humanas, etc.

AC ORDOS DE COOPE RA ÇÃ O COM IN S T IT UIÇ ÕE S CONGÉ NERA

 acordos de cooperação com as instituições de formação superior em Administração e Gestão para troca de experiência e capacitação dos docentes da UP, incluindo participação em cursos de pós-graduação;

 acordos com as instituições governamentais, não-governamentais, comunitárias, etc., que realizam programas e actividades inerentes aos cursos ministrados na ESCOG com vista ao enriquecimento dos currículos e assegurar espaço de realização de actividades práticas dos estudantes.

(36)

Os condicionalismos aciama expostos, visam a assegurar que a ESCOG dê resposta positiva aos novos modelos de pedagogia, principalmente a pedagogia centrada no aluno, na qual, procura-se despertar a capacidade deste realizar coisas através de transformação de ideias em prática através de um processo de ensino e aprendizagem motivador, a ESCOG necessita de ser apetrechada em termos de:

20. Conclusões

O curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Recursos Humanos e Inspecção surgiu no âmbito da expansão de cursos de formação de outros profissionais na UP. Neste sentido, durante a sua implementação vários foram os constrangimentos, facto que justifica a presente revisão do curso, com vista a conferir-lhe uma nova estrutura de modo a dar resposta às expectativas do momento.

Neste contexto, o processo de reforma do cursos afigura-se de importância, considerando que o curso devera se ajustar aos novos paradigmas.

A reforma que o curso conhece singe-se principalmente no seguinte:

 Adequação do curso às realidades nacional, regional, global e a nível da CPLP;

 Ordenação das disciplinas de forma lógica e harmoniosa, com vista a formar quadros capacitados em matérias de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Higiene e Segurança no Trabalho, e outras áreas afins;

 Atribuição de uma visão integrada do mundo de negócios embasado em diversas áreas de conhecimento, conferindo ao graduado uma visão multifacetado de modo a responder aos vários desafios colocados aos profissionais da área;

 Produção de um currículo dinâmico e que permite a mobilidade de estudantes em instituições de ensino superior a nível interno da UP e em outras instituições de ensino superior.

Nesse contexto, justifica-se a presente reforma que se afigura necessária, dada a dinâmica do momento.

(37)

21. Referências bibliográficas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Plano Estratégico da Educação

(Revsto) 2006-

2011. Maputo. MEC. 2006

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA.Normas para Produção e Publicação de Trabalhos

Científicos na Universidade Pedagógica. Maputo. U.P.. 2003

____ Regulamento Académico para os Cursos de Bacharelato e Licenciatura. Maputo. UP. 2003

CEPE. Comissão Central de Reforma Curricular. Projecto de Reforma Curricular da

UP.

Maputo, UP, 2007.

_____ CEPE. Comissão Central de Reforma Curricular. Bases e directrizes curriculares

para os cursos de graduação da Universidade Pedagógica. Maputo, UP, 2008.

_____ CEPE. Comissão Central de Reforma Curricular. Guia para a apresentação do

(38)
(39)
(40)

Faculdade de Ciências da Linguagem Comunicação e Artes Curso de Inglês

Programa Temático de Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa

Disciplina: Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa

Código - Tipo- Nuclear

Nível - II Ano - 1º

Semestre - 1º Créditos – 4 = 100 horas (48 de contacto e 52 de estudo)

1 Introdução

O reconhecimento da importância de que a língua se reveste para o Homem a ela estar vinculado de modo que nela e por ela manifesta as suas diversas formas de pensar, sentir, agir e comunicar, implica que ela seja entendida como elemento mediador da compreensão / expressão oral e escrita, meio de conhecimento, apropriação e intervenção na realidade exterior e interior. Ela assegura o desenvolvimento integrado das competências comunicativas e linguística.

Considerando que é a Língua Portuguesa a que organiza os saberes curriculares das outras disciplinas, este programa preconiza, por um lado, a aquisição de determinadas técnicas de expressão e, por outro, o desenvolvimento de capacidades e aptidões que permitam ao sujeito de aprendizagem uma compreensão crítica das outras matérias de estudo e uma preparação eficiente para a sua profissão.

Numa perspectiva de que o programa se destina a discentes de diferentes cursos, cada um com a sua especificidade, optou-se por uma apresentação genérica dos objectivos e conteúdos programáticos. Orientando-se os objectivos para o desenvolvimento da competência comunicativa e produtiva, será da responsabilidade do professor, a partir da análise da textualidade dos discentes, fazer o levantamento dos conteúdos gramaticais, a par dos propostos, que

(41)

considera necessários para a reflexão, de modo a serem supridos os problemas existentes ao nível da competência linguística. Assim, cabe ao professor organizar exercícios gramaticais, estruturais ou de conceitualização, consoante os objectivos e as necessidades reais dos sujeitos de aprendizagem.

Nesse espírito, apresentamos o presente programa de Língua Portuguesa e Técnicas de Expressão, reformulado no âmbito da revisão curricular em 2003, passando a disciplina semestral e novamente revisto tendo em conta as constatações e observações feitas ao programa anterior e a necessidade cada vez crescente de responder às exigências dos discentes, candidatos a professores, dos diferentes cursos ministrados pela UP.

O programa visa desenvolver a compreensão oral e escrita em diferentes situações e fornecer instrumentos que permitam a manipulação de diferentes tipos de texto, tendo em conta o público a que se destina.

2. Competências

Os estudantes deverão:

a. Utilizar a língua como instrumento de aquisição de novas aprendizagens para a compreensão e análise da realidade;

b. Aperfeiçoar o uso da língua tendo em conta as suas componentes e seu funcionamento.

3. Objectivos gerais

a. Desenvolver a competência comunicativa em Língua Portuguesa, na oralidade e na escrita, de forma apropriada a diferentes situações de comunicação, perspectivando os discursos tendo em vista a integração do sujeito de aprendizagem no seu meio socioprofissional;

b. Conhecer o funcionamento específico da pluralidade de discursos que os discentes manipulam quotidianamente nas disciplinas curriculares.

c. Desenvolver o conhecimento da língua e da comunicação, através de uma reflexão metódica e crítica sobre a estrutura do sistema linguístico, nas componentes fonológica, morfo-sintáctica, lexical, semântica e pragmática.

4. Conteúdos (plano temático)

Temas

Conteúdos

Horas

contacto estudo

1. Textos escritos de organização e pesquisa de dados

Tomada de notas

 Técnicas de economia textual

(42)

Resumo  Plano do texto

 Unidades de significação

 Regras de elaboração de resumo

2. Textos orais ou escritos de natureza didáctica ou cientifica

Texto Expositivo-Explicativo  A intenção de comunicação

 A organização retórica e discursiva  As características linguísticas  A coerência e progressão textual

09 08

3 Texto Argumentativo

 Conceito de argumentação  A organização retórica do texto  Organização discursiva do texto  Teses e argumentos  Práticas discursivas 09 08 4. Composição Escrita  Planificação  Produção

 Reconhecimento de esquemas de compreensão global

07 10

5. Expressão e compreensão oral  Princípios orientadores da conversação  Formas de tratamento

 Tipos e formas de frase  Oralidade

06 08

6, Textos Funcionais /administrativos  A Acta

 O Relatório  O Sumário  O CV

06 06

7. Reflexão sobre a língua

 Ortografia, acentuação, pontuação, translineação.  A Frase Complexa – coordenação e subordinação  Categoriais gramaticais

 Campos semânticos e relações lexicais.

05 06

Sub-total 48 52

(43)

5. Métodos e Estratégias de Ensino-Aprendizagem

Do ponto de vista metodológico considera-se que, para atingir os objectivos traçados, o discente tem que praticar a língua portuguesa na oralidade e na escrita. Deste modo, todas as actividades seleccionadas pelo professor devem partir essencialmente da prática do sujeito de aprendizagem.

Aconselha-se a escolha de textos relacionados com as temáticas de cada curso assim como, sempre que possível e outros materiais para o alargamento da cultura geral. Da mesma forma, aconselha-se a utilização de textos completos, reflectindo sobre as estruturas textuais, não se limitando apenas a nível oracional.

O professor deverá procurar diversificar os meios de ensino em função dos temas a abordar e, naturalmente, de acordo com as condições reais da instituição.

6. Avaliação

A avaliação deverá processar-se de uma forma contínua, sistemática e periódica. O tipo de avaliação corresponderá aos objectivos definidos incidindo sobre:

- Composição oral e escrita; - Expressão oral e escrita.

Assim, são considerados instrumentos de avaliação:

- Trabalhos individuais, orais e escritos, a elaborar dentro das horas de contacto e/ ou do tempo de estudo;

- Testes escritos (mínimo de dois).

A nota de frequência a atribuir no fim do Semestre será a média dos resultados obtidos em cada um dos objectivos definidos, avaliados nos trabalhos e / ou testes.

Haverá um exame final do Semestre que consistirá numa prova escrita.

A nota final do Semestre será calculada com base na nota de frequência (com peso de 60%) e na nota de exame (com peso 40%).

1. Língua de ensino

(44)

2. Bibliografia Básica

BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia de Pesquisa: Monografia, Dissertação, Teses. São Paulo. Atlas, 2003.

CARRILHO, M.J. e ARROJA, M. Programa de Língua Portuguesa e Técnicas de

Expressão. Maputo,Instituto Superior Pedagógico, 199...

CUNHA, C. & CINTRA, L. Breve Gramática do Português Contemporâneo. 14ª ed. Lisboa, Sá da Costa, 2001.

DIAS, D., Cordas, J. & MOTA, M. Em Português Claro. Porto editora, 2006.

FIGUEIREDO, O. M. & BIZARRO, R. Da Palavra ao Texto-Gramatica de

Língua Portuguesa. Porto, ASA, 1999.

FILHO, d’Silva. Prontuário: Erros Corrigidos de Português. 4ª ed. Lisboa, Textos editores.

JUCQUOIS, Gui. Redacção e Composição. Lisboa. Editorial presença, 1998.

LAKATOS, E.M. & MARCONI, M. de Andrade.Metodologia Científica.5ª ed., São Paulo, Atlas, sd.

LUFT, Celso Pedro. Dicionário Prático de Regência Nominal. São Paulo. Ática, 2002.

MARQUES, A.L. Motivar para a Escrita: Um Guia para Professores, Lisboa, 2003.

MATEUS, et. al.. Gramática da Língua Portuguesa. 2ª ed.,Lisboa, caminho, 1989 MAVALE, Cecília. Resumo(Apontamentos). Maputo, UP, 1997.

SANTOS, Odete et.al. Outras Palavras.Português. Lisboa, Textos Editora, 1990.

PRONTUÁRIO ORTOGRÁFICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 47ª ed., Lisboa.

Editorial Notícias, 2004.

REI, J., Esteves. Curso de Redacção II - O Texto. Portoeditora. 1995.

SAMPAIO, J. & MCLNTYRE, B. Coloquial Portuguise-The complete course for

(45)

SERAFINI, Maria Teresa. Como se Faz um Trabalho Escolar. Lisboa, Editorial Presença, 1996.

SERAFINI, Maria Teresa. Saber Estudar e Aprender. Lisboa, Editorial Presença, 2001.

SOARES, M.A. Como Fazer um Resumo. 2ª edição, Lisboa. Editorial, presença, 2004.

TRIVINOS, A.N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. A pesquisa

qualitativaem Educação. São Paulo. Atlas, s.d.

VENTURA, H. & CASEIRO, M.. Dicionário prático de verbos seguidos de

preposições. 2ª editorial Lisboa. Fim de Século, 1992.

VILELA, Mário. Gramática da Língua Portuguesa. Coimbra, Almedina, 1999.

3. Docentes

(46)

Universidade Pedagógica

Programa Temático de Métodos de Estudo e Investigação Científica

Disciplina – Métodos de Estudo e Investigação Científica Código - ... Tipo – Nuclear

Nível – II Ano – 1º

Semestre – 1º Créditos – 5 = 125 (48 de contacto e 77 de estudo)

1. Competências

a. Desenvolve técnicas de estudo e iniciação à pesquisa; b. Usa as ferramentas das TICs no estudo e na pesquisa; c. Elabora um projecto de pesquisa;

d. Desenvolve um pansamento crítico e de rigor científico.

2. Objectivos Gerais

a. Compreender a Ciência como um processo crítico de reconstrução permanente do saber humano;

b. Dominar os métodos de estudo na universidade e de pesquisa científica; c. Conhecer as ferramentas de estudo e da pesquisa científica virtuais c. Conhecer as etapas de elaboração de um projecto de pesquisa;

d. Conhecer as normas para a elaboração e publicação de trabalhos científicos da UP; e. Desenvolver o pensamento crítico e de rigor científico.

3. Pré-requisitos

- Nenhuma disciplina

(47)

Aprovado na 3ª Sessão do Conselho Universitário (CUP) – 2009

UP – DP 3ª REFORMA CURRICULAR PÁG 47 DE 282

1 I. Introdução

Exigências e desafios no ensino universitário: - Oportunidades e privilégios que o ensino superior

oferece.

- Responsabilidade e autonomia do estudante no ensino superior.

2 2

2 II. Métodos de estudo na universidade

II.1. Planificação do estudo:

II.1.1. Importância da planificação do estudo; II.1.2. Condições ambientais e psicológicas para o estudo;

II.1.3. Organização, planificação e métodos de estudo:

 Gestão do tempo/ horários de estudo;  revisão e sistematização das matérias;  realização das tarefas (exercícios, pesquisa,

projectos, actividades laboratoriais, actividades de campo entre outras)

 Técnicas de estudo na modalidade

presencial e a distância: - individual

- em grupo

6 10

3 II.2. Suporte tecnológico (TICs) para estudo e pesquisa

II.2.1. Internet como instrumento de pesquisa

 Motores de busca na Internet

 Categorização das buscas na Internet

 Técnicas de busca na Web

 Combinação de várias técnicas de busca II.2.2. A Web 2.0

 Uma visão das ferramentas da web 2.0 para a educação

 Como usar a web 2.0 na pesquisa II.2.3. Bibliotecas virtuais

 Revistas científicas eletrônicas

 Os e-Books

(48)

5. Métodos de ensino-aprendizagem

A disciplina de Métodos de Estudo e Investigação Científica terá um carácter teórico e prático. A componente teórica será baseada na interacção professor-aluno (conferência, seminários, uso das TICs entre outros). Tal componente destina-se a desenvolver habilidades sobre os procedimentos de estudo e de pesquisa. A componente prática consistirá na realização de actividades como: elaboração de ficha de leitura, elaboração de projeto, apresentação de citações, paráfrases, notas de rodapé, apresentação de fontes bibliográfica e pesquisa científica internet, entre outras.

O programa que se apresenta deve ser considerado uma proposta de programação flexível e que deverá ser ajustado a natureza do curso.

6. Avaliação

A avaliação será contínua e sistemática baseada na:

6.1. Avaliação de contacto

1) Assiduidade;

2) Participação nas aulas;

3) Elaboração de exercícios em sala de aulas.

6.2. Avaliação de estudo individual

1) Elaboração de fichas de leitura;

2) Elaboração de trabalhos de pesquisa (Exploração de fontes documentais e das ferramentas electrónicas)

3) Elaboração do projecto de investigação individual (É importante que o docente avalie cada momento deste processo e, no fim, deve fazer uma avaliação final do trabalho escrito e da capacidade de defesa oral do mesmo).

7. Língua de ensino

(49)

8. Bibliografia

ALVES, Joaquim. Power Point: Guia de consulta rápida. FCA: Editora de Informática, 2010.

BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma

introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

CARVALHO, Alex Moreira et al. Aprendendo metodologia científica: uma orientação

para os alunos de graduação. São Paulo, O Nome da Rosa, 2000.

CARVALHO, Ana Amélia( org.). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para

Professores. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção Geral de Inovação e de

Desenvolvimento Curricular, 2008.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 4. ed.. São Paulo, Cortez Editora, 2000.

DE ALMEIDA, João Ferreira & PINTO, José Madureira. A investigação nas Ciências

Sociais. 5.ed. Lisboa, Editorial Presença, 1995.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 15. ed. São Paulo, Editora Perspectiva S. A. 1999.

KOCHE, José CARLOS. Fundamentos de metodologia científica. Teoria da Ciência e

prática da pesquisa. 14. ed. rev. e ampl. Petrópolis, RJ, Vozes, 1997.

LAKATOS, Eva M. & MARCONI, Marina de A. Metodologia Científica. 2.ed. São Paulo, Atlas, 1991.

LUDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens

qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo, EDUC, 2000.

MOÇAMBIQUE, UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA. Regulamento Académico da UP, 2009

________________________________________. Normas de Publicação de Trabalhos

(50)

NUNES, Luiz A. R. Manual da monografia: como se faz uma monografia, uma

dissertação, uma tese. São Paulo, Saraiva, 2000.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas. 1999.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. rev. e ampl. São Paulo, Cortez Editora, 2007.

SILVA, Bento Duarte Da. Excel para Educadores & Professores. Braga: Livraria Minho, 2000.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-acção. 6.ed. São Paulo, Cortez editora, 1994.

TRIVINOS, Augusto N.S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. A pesquisa

qualitativa em educação. São Paulo, Editora Atlas S.A., 1987.

VAZ, Isabel..Domine a 110% word 2010. FCA-Editora de Informática, 2012.

9. Docente

A docência e a regência da disciplina deverá ser assegurada por docentes com experiência de investigação e de preferência com um grau de Pós-graduação.

(51)

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

Plano Temático de Antropologia Cultural De Moçambique

Disciplina - Antropologia Cultural de Moçambique Código - Tipo - Nuclear

Nível - 2 Ano - 2º

Semestre - 2 Créditos – 4 = 100 horas (48 de contacto e 52 de estudo)

1. Competências

a. Adquirir um conhecimento socioantropológico actualizado sobre Moçambique; b. Ter a capacidade de aplicar os conceitos e os conhecimentos adquiridos na

análise das dinâmicas e factos socioculturais dos diferentes contextos moçambicanos;

c. Analisar as principais áreas fundamentais de teorização da antropologia no contexto moçambicano;

d. Conhecer as linhas de força da realidade etnográfica de Moçambique e da reflexão antropológica;

e. Dominar as temáticas mais importantes da antropologia sobre Moçambique.

2. Objectivos Gerais

a. Identificar as trajectórias do pensamento antropológico desde a emergência da disciplina à actualidade;

b. Conhecer o saber e o fazer antropológicos actuais;

c. Familiarizar-se com as abordagens da noção de cultura do clássico ao pós-moderno;

d. Reconhecer as linhas de homogeneidades e heterogeneidades do território etnográfico nacional;

e. Apresentar algumas das novas questões e paradigmas da antropologia, com reflexos em Moçambique.

Referências

Documentos relacionados

Perfil dos ácidos orgânicos nas frações cabeça, coração e cauda Foram elaborados os perfis quali e quantitativo dos ácidos orgâni- cos presentes nas três frações -

Os valores apregoados pelo UNISAL (amorevolezza, diálogo, ética, profissionalismo e solidariedade) garantem um canal de diálogo entre o educador e o educando, que

Outros trabalhos que consubstanciam melhorias ao projecto (além dos já mencionados) e que foram sendo decididos de acordo com o avançar da execução da empreitada, são os trabalhos

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Conclui-se, portanto, que o processo de implementação da nova organização curricular, que traz o Trabalho de Conclusão de Curso como requisito obrigatório para obtenção do

• Que a delegação seja também solicitada pela secretária, que não aceite simplesmente a postura de esperar que ele se lembre de delegar algo. Exemplo: percebendo a sua falta de

A determinação das demandas para efeito de dimensionamento da rede secundária será baseada nos dados calculados para os transformadores cadastrados no SGT. Através das

ÍNDICE A Universidade Aberta 5 Enquadramento do curso 10 Objetivos do curso 11 Competências a adquirir 12 Módulos, objetivos e conteúdos 13 Públicos-alvo do curso 28