• Nenhum resultado encontrado

FORÇA DE TRAÇÃO DA BSGI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORÇA DE TRAÇÃO DA BSGI"

Copied!
60
0
0

Texto

(1)

Coordenadoria das Regiões Estaduais

“FORÇA DE TRAÇÃO DA BSGI”

PERIÓDICO DE

ATIVIDADES 2017

TEMA DA SGI - Ano da Expansão dos Jovens da Nova Era do Kosen Rufu Mundial TEMA DA BSGI - Ano da Expansão e da Comprovação da Felicidade

(2)

Dr. Daisaku Ikeda

(3)

Periódico de Atividades da CRE - 2017

Mensagens do Presidente Ikeda para a CRE e BSGI

CRE rumo a 2030

Plano da BSGI / CRE para 2017

Plano do DEB

Diretrizes da DS

Diretrizes da DF

Diretrizes da DJ

Diretrizes da DMJ

Diretrizes da DFJ

Diretrizes da DE

Diretrizes da Duni

Plano da Coordenadoria Educacional

Plano da Coordenadoria. Cultural

Estrutura Funcional

Direcionamento sobre oferecimentos

Departamento de Kofu

Palácio Memorial

Assinaturas 2017

Cronograma de Assinaturas

CAPRI dos Grupos Horizontais

Caderno de Atividades

Anotações

04

09

11

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

26

27

28

29

30

31

32

34

58

Índice

(4)

Prezados líderes da Coordenadoria das Regiões Estaduais da BSGI, de quem tenho muitos saudades. Sinceras felicitações pela realização desta significativa reunião do Conselho Central repleto de vitórias. Segundo informações que recebi, este encontro de hoje é uma partida para a grandiosa vitoria do cinquentenário do kosen-rufu do Brasil no ano de 2010 e para a luta dos próximos 50 anos.

Conto com os senhores para conquistarmos um impressionante avanço, glorioso e vitorioso, como a

FORÇA DE TRAÇÃO da BSGI, por meio de uma sólida

união harmoniosa, sob a liderança do presidente da BSGI. A Coordenadoria das Regiões Estaduais (CRE) atualmente lidera o desenvolvimento da BSGI, após ter apresentado SURPREENDENTES RESULTADOS na campanha pelo kosen-rufu.

Portanto, afirmo que A VITÓRIA DA CRE É A

VITÓRIA DA BSGI.

Por outro lado, a SGI, com a liderança da BSGI, venceu imponentemente as maldades e tornou-se uma grande estrutura de solidariedade de justiça e paz, conquistando uma profunda confiança das pessoas do mundo inteiro.

A SGI, também com a liderança da BSGI, é hoje admirada por grandes personalidades mundiais pela

sua contribuição à sociedade, por meio da propagação da grande filosofia da paz. Qual não seria a alegria do presidente Makiguti e do presidente Toda pelo desenvolvimento do kosen-rufu do Brasil! Também para mim, não há vida mais feliz.

Estou absolutamente certo que os senhores,

LÍDERES DA FAMÍLIA CRE, vitoriosos na luta conjunta

com a SGI, terão eternamente uma condição de vida grandiosa - uma vida eternamente satisfeita e pura.

No ensino consta: “A voz realiza o trabalho do Buda.”O Budismo do Sol é a grande Lei que ilumina milhões de pessoas. Vamos avançar com espírito elevado, dialogando com bravura sobra a justiça. A intensidade do diálogo será a intensidade da propagação do elo da amizade e da compreensão do budismo.

Amados companheiros da CRE! Abriram-se as cortinas da nova etapa de 50 anos! Vamos juntos efetivar um grande avanço de vitórias após vitórias, no novo e grandioso palco de glórias!

Finalizo esta mensagem bradando:

Caros companheiros da BSGI que tanto amo e respeito! Vençam absolutamente com uma corajosa prática da fé! Vamos tornar a BSGI, unidos pela prática da fé, a mais harmoniosa do mundo! Que haja infinitas glória para todos os senhores! Por favor, tenham sempre excelente disposição cuidando de sua saúde. Ao retornarem às localidades, transmitam as minhas melhores recomendações a todos os meus companheiros.

Em 30 de julho de 2005.

DAISAKU IKEDA

PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI INTERNACIONAL

Mensagem do presidente Ikeda para CRE

(5)

Estimados líderes da nossa preciosa Coordenadoria das Regiões Estaduais de todo o Brasil. Sinceros parabéns pela reunião de partida rumo ao próximo “Ano da Vitória da SGI Jovem”. Muito obrigado pelos dedicados esforços para virem de tão longe! Por favor, realizem um alegre e significativo conselho.

Estou plenamente informado do empenho verdadeiramente persistente e incansável de todos os senhores na vanguarda da BSGI.

O Brasil vem conquistando um maravilhoso progresso graças à árdua e resoluta luta dos senhores. Além disso, os novos valores humanos estão despontando em sucessão. Não há nada mais feliz do que isso.

Junto com todos os senhores, com quem venho compartilhando alegrias e tristezas mais do que em qualquer outro lugar do mundo, quero relembrar uma frase da Carta de Sado: “Aqueles que possuem o coração de um rei leão com certeza atingirão o estado de Buda”. (Os Escritos de Nichiren Daishonin, v.5, p.16.)

Fé é a mais suprema coragem. Um praticante é aquele que vive pela verdade e pela justiça, sem temer a nada. Peço que, daqui para frente também, junto comigo e com os companheiros, abram firmemente o caminho da vitória repleto de júbilo manifestando com estrita coragem o “coração do rei leão”.

A medida de quanto orarem, agirem e dialogarem em prol do kosen-rufu será proporcional ao tamanho da expansão da condição de vida e da grande boa sorte que acumularão, e ela resplandecerá para sempre como um indestrutível diamante dourado.

Por favor, deixem gravados para a posteridade sua história de vitórias com alegria e sem nenhum arrependimento.

Como bons cidadãos, ampliem o círculo da confiança e contribuam pela prosperidade da sua amada localidade.

Diariamente, tenho me empenhado com toda a seriedade para lhes enviar daimoku. Solicito-lhes que concretizem um avanço exemplar do kosen-rufu da respectiva localidade com a firme união de Itai Doshin.

Viva a Coordenadoria das Regiões Estaduais de coragem e união!

Tenham todos uma excelente disposição!

Ao retornarem para suas localidades, por favor, transmitam as minhas melhores recomendações a todos os preciosos companheiros.

Em 20 de outubro de 2012. Na Sede da Soka Gakkai.

DAISAKU IKEDA

PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI INTERNACIONAL

M E N S A G E N S D O P R E S I D E N T E I K E D A P A R A A C R E

Ampliem o círculo de confiança

(6)

Caros líderes da Coordenadoria das Regiões Estaduais da BSGI a quem tanto estimo! Parabéns pela realização do histórico 1o Curso de Verão e muitíssimo obrigado pelos dedicados esforços!

Graças ao intenso empenho de todos no dia a dia, de Roraima, ao norte, ao extremo sul do Rio Grande do Sul, há hoje fileiras de bodisatvas da terra nas mais variadas localidades da imensa terra brasileira. Mesmo diante das provações, os senhores vieram lutando com obstinada convicção, com forte perseverança e promovendo sinceros diálogos de incentivos. E, demonstrando a grandiosa comprovação da fé de que “a pessoa que mais enfrentou dificuldades é a que se torna mais feliz”, edificaram uma concreta rede de pessoas em prol da paz.

Sem dúvida, o Brasil é o modelo do kosen-rufu mundial. Creio que Nichiren Daishonin está louvando ao máximo cada um dos senhores, as pessoas mais nobres.

O líder é muitas vezes mais atarefado do que os outros e enfrenta diversas situações difíceis. Porém, essas dificuldades em prol do kosen-rufu e pela felicidade dos companheiros aceleram a sua revolução humana. Não há, absolutamente, dúvida de que todos os seus familiares também serão envoltos pela imensurável e grandiosa boa sorte.

Em O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos consta: “Creia no Gohonzon, o supremo objeto de devoção de todo o Jambudvipa. Fortaleça ainda mais sua fé e receba a proteção de Shakyamuni, de muitos tesouros e dos budas das dez direções” (CEND, v. I, p. 405).

Por favor, haja o que houver, fortalecendo ainda mais a fé,

recitem um sonoro daimoku ao Gohonzon, o supremo objeto de devoção de todo o Jambudvipa [o mundo inteiro], acionem as divindades celestiais e, resolutos, avancem vitoriosamente.

Conduzam uma existência do mais elevado valor, escrevendo um diário dourado na própria vida, lutando dia após dia sem arrependimentos.

Solicito a todos que, prezando cada um dos valiosos companheiros, os incentive e criem um jardim florido de alegria nas suas localidades, e ampliem, mais e mais, o maior “castelo de valores humanos” de todo o Jambudvipa [o mundo inteiro].

Neste ano de profundo significado, vamos criar um enorme turbilhão de sincero diálogo, sempre com harmonia e radiância.

Os senhores são as pessoas mais importantes. Cuidem bem da saúde e não acumulem cansaço.

Por favor, transmitam as minhas melhores recomendações aos valiosos companheiros de cada localidade, de quem tenho muitas saudades. Minha esposa e eu enviamos daimoku com o sentimento de que alcance cada uma das pessoas.

Viva o Brasil, Monarca do Mundo! Viva os companheiros da CRE! Tenham todos uma ótima disposição!

Comemorando o cinquentenário de minha segunda visita ao Brasil que resplandece no fundo do meu coração.

Em fevereiro de 2016

DAISAKU IKEDA

PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI INTERNACIONAL

dificuldades é a que se torna mais feliz”

(7)

M E N S A G E N S D O P R E S I D E N T E I K E D A

Estimados e preciosos companheiros da BSGI, sinceros parabéns pelo grandioso sucesso dos Jogos Olímpicos!

Expresso-lhes minhas congratulações do fundo do coração junto com os companheiros da SGI de 192 países e territórios.

Sinceros e efusivos parabéns também pela realização desta revigorante Convenção Cultural Comemorativa!

Neste momento, com o sentimento de voar até a inesquecível São Paulo ao lado de minha esposa e estar junto com os senhores nesse mesmo local em que estão reunidos, envio-lhes uma grande salva de palmas, zelando pelo pleno sucesso de toda a atividade.

Em meio aos seus intensos afazeres, num curto período e superando diversas dificuldades, os figurantes se desdobraram ao máximo para ensaiar as apresentações; os membros dos grupos de bastidores se dedicaram com toda a sinceridade para atuar dignamente; e os integrantes das Divisões Sênior e Feminina deram apoio integral. A todos, meu muito, muito obrigado pelos seus esforços!

Estou plenamente ciente também que, visando este dia da realização da convenção, os membros das comunidades de todos os cantos do Brasil, fazendo despontar em seu coração o “sol da coragem”, o “sol da esperança” e o “sol da convicção”, desafiaram a grande expansão do kosen-rufu em prol da felicidade de si e dos demais à sua volta e pelo desenvolvimento da sociedade. Todos se esforçaram verdadeiramente. Gostaria realmente de louvar cada um dos senhores do fundo do meu coração.

O Centro de Convenções do Anhembi foi o local em que ocorreu o grande festival cultural de março de 1974. Infelizmente, por questões políticas da sociedade na época, eu não pude comparecer. No entanto, justamente por isso, os pais e as mães do kosen-rufu do Brasil de profundos laços cármicos se levantaram com uma fé ainda mais resoluta, oraram com seriedade, lutaram incansavelmente imbuídos de coragem e integridade e edificaram de modo esplêndido o firme alicerce da majestosa BSGI de hoje. E além de todos os senhores que se encontram reunidos aqui neste momento, em cada canto do país muitos jovens sucessores que herdaram fielmente o espírito de mestre e discípulo Soka estão se empenhando de corpo e alma repletos de entusiasmo pela nova expansão do kosen-rufu. Nada poderia me deixar mais feliz.

Eu adoro os brasileiros. O Brasil é um exemplo em miniatura de paz do planeta no qual muitos povos e etnias convivem em

perfeita harmonia. Sua natureza e sua cultura também são maravilhosas. E mais que tudo, o Brasil possui uma grandiosa espiritualidade.

O avanço da BSGI é o avanço de toda a SGI. A felicidade e a vitória de cada um dos meus preciosos companheiros da BSGI são o símbolo da vitória da própria SGI.

“Eu sou o desbravador da nova era!” — com esse espírito em mente, peço aos senhores que desafiem corajosamente a sua revolução humana e conquistem a vitória na família, na localidade e no trabalho, comprovando os princípios “fé é vida diária” e “budismo é sociedade”. E solicito que avancem como a família Soka número um do mundo em união, alegria e jovialidade!

Nichiren Daishonin afirmou: “Confio ao senhor a propagação do budismo em sua província. Afirma-se que: ‘A semente do estado de buda germina por meio da relação causal e, por essa razão, eles pregam o veículo único’” (WND, v. I, p. 1117).

Cada qual em seu palco do juramento seigan confiado pelo próprio buda, peço que superem todos os tipos de barreiras e continuem criando de modo vigoroso e radiante os elos das pessoas com o budismo. Prossigam conquistando e ampliando os círculos de verdadeira amizade e confiança.

Quando você muda, todo o ambiente também muda. Essa é a regra básica infalível da nossa revolução humana. Elevando alto a grandiosa filosofia da esperança, recitem sempre daimoku, incansavelmente, e façam com que os ventos da “eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza” se tornem fragrância em sua vida. E ampliando cada vez mais o movimento pela paz e pela felicidade das pessoas, vamos concretizar a construção da terra da felicidade com muito ânimo e jovialidade em nossa localidade!

A partir de agora também, estarei orando e orando pela saúde, felicidade e vitória de todos os companheiros do Brasil e de seus familiares.

Divisão dos Jovens do Brasil da minha inteira confiança, peço que cuide de todo o kosen-rufu por mim!

Viva! Viva! Viva a BSGI! Em 27 de agosto de 2016

DAISAKU IKEDA

PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI INTERNACIONAL

O avanço da BSGI é o avanço de toda SGI

Mensagem para Convenção Cultural Comemorativa

dos 50 anos da segunda visita do presidente Ikeda ao Brasil

(8)

Sinceros e efusivos parabéns pela realização deste Conselho Central Ampliado comemorativo dos 50 anos da minha segunda visita ao Brasil!

Fui informado também que o tão aguardado novo prédio da Escola Soka do Brasil ficou pronto. Como seu fundador, nada poderia me deixar mais feliz. Agora o sistema integral de ensino Soka que compreende a educação infantil, os ensinos fundamental 1 e 2 e o ensino médio está completo. Como o professor Tsunesaburo Makiguchi, o Pai da Educação Soka, e também o professor Josei Toda devem estar felizes e satisfeitos. Realmente, o futuro do Brasil é claro e radiante. Sinceramente, parabéns a todos! Muito, muito obrigado.

Por favor, realizem hoje um conselho verdadeiramente significativo que sirva de amostra do magnífico desenvolvimento do kosen-rufu do Brasil que se descortinará a partir de agora. E imbuídos de uma nova chama da esperança e da coragem, na mais perfeita união, peço que iniciem agora a grande marcha rumo à construção da Nova Era Dourada da BSGI.

A BSGI é o modelo do kosen-rufu mundial e é também uma organização pioneira. Foi aqui no Brasil que fundei o primeiro distrito fora do Japão há 56 anos, quando iniciei a minha jornada pela propagação do budismo para o mundo. Com base no princípio de que “um é mãe de dez mil” (CEND, v. 1, p. 135), se a BSGI prosseguir avançando cada vez mais a partir de agora, o kosen-rufu mundial também alcançará um grandioso avanço.

A princípio, visando o ano de 2030, solicito que todos os membros do Conselho Central Ampliado que estão presentes aqui hoje se conscientizem profundamente dessa extraordinária missão. “Transcendendo todas as diferenças que possam haver entre si,

tornando-se inseparáveis como o peixe e a água” (CEND, v. 1, p. 226), juntos com o presidente Júlio Kosaka e a coordenadora da Divisão Feminina, Sueli Ogawa, gostaria que criassem uma união imbatível e avançassem vencendo a tudo.

Louvando dois irmãos discípulos que, juntos, lutavam bravamente em meio a grandes adversidades, Nichiren Daishonin disse: “Poderia haver uma história [que continuará sendo transmitida até o futuro] mais maravilhosa do que a de vocês?” (Ibidem, p. 522). Com toda a certeza, essa trajetória da construção do kosen-rufu mundial nunca antes vista estabelecida pelos senhores agora será um grandioso empreendimento que “continuará sendo transmitida pelas pessoas por todo o futuro”.

Meu venerado mestre, presidente Josei Toda, dizia: “A Soka Gakkai visualiza daqui a 200 anos”; “Não há dúvida de que, daqui a 200 anos, a expansão do nosso budismo será comprovada e todos a reconhecerão”. Ele afirmou ainda: “São necessários árduos esforços porque possuem missão. Principalmente nos momentos mais difíceis, devem lutar ao máximo com alegria. A fé é a força capaz de transformar tudo para o lado bom. Devem acender e estender as chamas da fé a partir do local em que se encontram agora”.

Cientes da imensurável profundidade da relação cármica e da boa sorte que os unem, peço que prezem cada companheiro do fundo do coração e que ampliem ainda mais a legião de “valores humanos” sucessores do kosen-rufu.

A BSGI da Nova Era do Kosen-rufu Mundial vencerá por meio da fé! Vencerá por meio dos “valores humanos”! E vencerá por meio da firme união de “diferentes em corpo, unos em mente!” — Fazendo dessas palavras o nosso lema, avancemos alegremente em grande harmonia!

Ao retornarem à sua localidade, por favor, transmitam as minhas melhores recomendações a todos os preciosos companheiros!

Em 28 de agosto de 2016.

DAISAKU IKEDA

PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI INTERNACIONAL

Mensagem para o Conselho Ampliado da BSGI

(9)

C R E R U M O A 2 0 3 0

Plano da CRE rumo a 2030

O presente “Plano da CRE rumo a 2030”, inicialmente elaborado por ocasião do cinquentenário da BSGI em 2010, foi revisado e atualizado em 2013 com base nas novas diretrizes da BSGI a partir de 2014, como também, das maravilhosas perspectivas da nova era do kosen-rufu mundial que se abrem com a inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-Rufu em novembro de 2013. O presidente Ikeda afirmou em sua mensagem enviada para a 68ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era realizada em outubro de 2013: “A nova era do kosen-rufu mundial já descortinou! Empunhando alto o Grande Desejo Soka da ‘Propagação da Grande Lei’ e da ‘Realização Benevolente do Kosen-rufu’, assim como fizeram os presidentes Makiguchi e Toda, vamos iniciar agora, juntos comigo, um novo desafio e uma nova batalha do desbravamento!”

A missão das organizações fora dos grandes centros, São Paulo e Rio de Janeiro, que compõem a CRE foi claramente direcionada pelo presidente Ikeda em sua mensagem enviada no dia 30 de julho de 2005. O atual estágio de desenvolvimento da CRE é, sem dúvida, fruto da dedicação dos companheiros de todas as localidades com a forte determinação de corresponder às expectativas do Mestre manifestadas nesta mensagem. Assim, em cada localidade da CRE, mesmo nas mais longínquas regiões do nosso imenso território nacional, todos vêm se empenhando, tendo no coração a frase: “Segundo informações que recebi, este encontro de hoje é uma partida para a grandiosa vitória do cinqüentenário do kosen-rufu do Brasil no ano de 2010 e para a luta dos próximos 50 anos. Conto com os senhores para conquistarmos um impressionante avanço, glorioso e vitorioso, como a ‘força de tração’ da BSGI, por meio de uma sólida união harmoniosa, sob a liderança do presidente Sr. Eduardo Taguchi (na época).”

Ao mesmo tempo, a cada vitória conquistada, a alegria e o orgulho como discípulo se intensificavam através do incentivo do Mestre nos trechos: “A Coordenadoria das

Regiões Estaduais atualmente lidera o desenvolvimento da BSGI, após ter apresentado surpreendentes resultados na campanha pelo kosen-rufu. Portanto, podemos afirmar que a vitória da CRE é a própria vitória da BSGI.” e “Estou absolutamente certo de que os senhores, líderes da família CRE, vitoriosos na luta conjunta com a SGI, terão eternamente uma condição de vida grandiosa — uma vida de Jorakugajo (eternamente satisfeita e pura).”

Agora, neste novo momento da BSGI em que se almeja um sólido desenvolvimento do kosen-rufu de cada localidade, cada qual estabelecendo seus próprios objetivos e planejamentos de atividades, a missão da CRE se torna ainda mais relevante para que o Brasil possa corresponder às expectativas e realizar os sonhos do Mestre declarados na frase “Que o Brasil seja daqui para frente também o supremo modelo para toda a Soka Gakkai”. Sem sombra de dúvidas, mais do que nunca, cabe à CRE, a missão de tornar-se verdadeiramente a “força de tração” desta nova etapa de grandioso desenvolvimento do kosen-rufu do Brasil.

O que caracteriza os próximos anos até 2030 será a consolidação do amplo movimento de propagação dos ensinos por todo o território nacional embasado no crescente desenvolvimento de valores humanos da fé, prática e estudo. Sem dúvida, será a etapa de amplo desenvolvimento do kosen-rufu em cada localidade da imensa terra brasileira, digno da seguinte passagem da mensagem do presidente Ikeda: “De toda forma, no ensino consta: ‘A voz realiza o trabalho do Buda.’ O Budismo do Sol é a grande Lei que ilumina milhões de pessoas. Devemos, portanto, avançar com elevado espírito, dialogando imponentemente sobre justiça. Assim, a intensidade do diálogo será a intensidade da propagação do elo da amizade e da compreensão sobre o budismo. Amados companheiros da CRE! Abriram-se as cortinas da nova etapa de 50 anos! Vamos juntos efetivar um grande avanço de vitórias após vitórias, no novo e grandioso palco de glórias!”

(10)

1) Tema da CRE: “Força de Tração” da BSGI – Modelo

do Kosen-rufu Mundial – rumo a 2030.

2) Diretrizes para o desenvolvimento:

a) Plenificação da estrutura funcional das organizações centrais de RE/RM/Localidades:

i) Planejamento e acompanhamento dos objetivos, diretrizes e atividades de cada organização

ii) Criação de um ritmo harmonioso de todas as atividades, envolvendo as 5 divisões e seus respectivos Grupos

Horizontais, como também das coordenadorias Educacional e Cultural (se houver).

iii) Administração das Sedes Regionais e Centros Culturais. b) Plenificação da organização de base:

i) Estruturação dos Blocos, Comunidades e Distritos de forma a evitar organizações com área geográfica extensa e grande número de famílias (mesmo que no início não haja dirigentes das 4 divisões).

ii) Desenvolvimento de valores humanos na organização de base, visando sempre completar o quadro completo de dirigentes das 4 divisões nas estruturas dos Blocos, Comunidades e Distritos.

iii) Acompanhamento de todas as famílias com Gohonzon, independentemente de serem ativas ou não na organização. c) Campanha de Propagação (shakubuku):

i) Ampliar e solidificar as organizações em grandes metrópoles, objetivando ao menos 100 famílias com Gohonzon para cada 50 mil habitantes da população local ii) Objetivar a presença de membros da BSGI

em todos os municípios brasileiros

d) Construção e instalação de Sedes Regionais e Centros Culturais:

i) Construção de Centros Culturais em organizações/ metrópoles de grande porte, com ao menos 2 mil famílias ii) Construção de Sedes Regionais próprias em organizações/ cidades de médio porte com ao menos 1 mil famílias iii) Instalação de Sedes Regionais (alugadas) em cidades com ao menos 300 famílias.

e) Expansão da atuação da BSGI na contribuição para o bem-estar da sociedade

i) Divulgação dos propósitos da SGI em prol da Paz, Cultura e Educação junto à sociedade local (autoridades políticas e sociais, meio acadêmico, formadores de opinião, etc) ii) Criação de núcleos das coordenadorias Cultural e Educacional em organizações de maior porte.

iii) Movimento de Simpatizantes/Admiradores na vizinhança de cada Bloco, junto com a promoção do shakubuku.

3) Perspectivas numéricas: PARÂMETROS DIVERSOS Nº de famílias convertidas Nº de membros Nº de membros da DJ Assinantes de impressos Nº de membro do DEB Quantidade de Blocos Quantidade de comunidades Quantidade de Distritos Simpatizantes / Admiradores SITUAÇÃO 2010 25 mil 50 mil 15 mil 20 mil 18 mil 2 mil 900 330 -2015 50 mil 100 mil 30 mil 50 mil 40 mil 4 mil 1,5 mil 600 -2020 100 mil 200 mil 60 mil 100 mil 80 mil 10 mil 4 mil 1 mil 10 milhões 2025 150 mil 300 mil 100 mil 150 mil 120 mil 15 mil 6 mil 2 mil -2030 200 mil 400 mil 150 mil 200 mil 160mil 20 mil 8 mil 3 mil 25 milhões

Força de Tração da BSGI - Modelo do Kosen-Rufu Mundial Rumo a 2030

(11)

P L A N O D A B S G I / C R E P A R A 2 0 1 7

1- Tema da SGI:

Ano da Expansão dos Jovens da Nova Era do Kosen-Rufu Mundial

2- Tema da BSGI:

Ano da Expansão e da Comprovação da Felicidade.

Tema da CRE:

Força de Tração da BSGI - “Eu sou o Desbravador da Nova Era!” • Visando o ano de 2018:

a) 90º aniversário natalício do Presidente Ikeda (02/01/1928) b) 60º aniversário do Dia do Kosen-rufu (16/03/1958) c) 5º aniversário da inauguração do Auditório do Grande Juramento (18/11/2013)

3- Diretrizes fundamentais rumo a 2030:

a) Edificar o eterno Castelo de Mestre e Discípulo Soka dos Três Mestres

b) Promover continuamente a propagação da Lei Mística com intrépida coragem

c) Edificar a BSGI, “Modelo do Kosen-rufu Mundial” d) Concretizar 200 Mil Jovens Discípulos Ikeda

4- Diretrizes gerais da BSGI p/ 2017 (membros em geral): I- Datas significativas:

a) 70º aniversário de conversão do Pres. Ikeda (24/08/1947) b) 795º aniversário natalício de Nichiren Daishonin (16/02/1222)

II- Movimento Humanismo em Ação

a) Avanço contínuo do movimento de

Plano das Diretrizes de atividades

da BSGI e da CRE para 2017

Shakubuku – “Cada Família Faz + 1”

b) Comprovar o desenvolvimento pessoal e familiar conquistando as 5 diretrizes eternas da Soka Gakkai

III- Principais atividades:

a) Convenção comemorativa - 70º aniversário de conversão do Presidente Ikeda – 19 ou 20/8 – nível de realização à critério da Coordenadoria

b) Reunião de Palestra: mensal – por Bloco/Comunidade (incluir BVD na programação da Reunião de Palestra) c) Exame de Budismo:

• Exames de Admissão, 1º e 2º Graus em setembro

• Entrevista para Grau Professor Adjunto/Professor em Março d) Kofu: Março/ Junho/ Setembro/ Dezembro

e) Impressos: Assinaturas Mensal, Trimestral, Semestral e Anual.

5- Diretrizes para Liderança (Líderes de Bloco e Acima): I- Consolidação da Organização de Base:

a) Expansão e Solidificação da Estrutura das Organizações de Base • Desenvolvimento de novos líderes

• Consolidação das 50 mil famílias felizes e vitoriosas na BSGI • Consolidação dos Blocos, Comunidades e Distritos

• Melhor planejamento na definição dos objetivos e na promoção das atividades nos diversos níveis da organização, de forma a propiciar maior autonomia dos Distritos.

Objetivo:

Vitória de todos os Distritos da CRE na campanha Humanismo em Ação, com a conretização das 50 novas famílias, prosseguindo com o contínuo desenvolvimento rumo a 2030.

Ações práticas:

• Completar a vitória das 50 novas famílias por Distrito até 3 de maio • Prosseguir rumo a 70 novas famílias por Distrito até 24 de agosto • Prosseguir rumo a 90 novas famílias por Distrito até 02/01 de 2018 • Contínua criação de novos líderes, com a consolidação da organização de base, de Bloco, Comunidade e Distrito.

(12)

situação real do respectivo nível de organização

c) Com um bom planejamento de atividades diminuir o número de reuniões priorizando as visitas familiares • Otimizar a programação das atividades,

objetivando duração de 1 hora em reuniões.

Ações práticas:

• Adequar os objetivos contidos nos planos da BSGI para a concretização do Kosen-rufu da minha localidade.

• Dia da Estatística:

- Promover o dia da estatística trimestralmente com líderes de distrito na RM.

- Realizar uma reflexão sobre os resultados obtidos, traçando estratégias para concretizar grandiosas vitórias. - Usar as ferramentas disponíveis na Extranet para identificar pessoas que estão com dificuldade para participar das atividades e promover uma grande campanha de visitas para incentivá-las.

Objetivo:

Criar e desenvolver os sucessores humanistas da BSGI.

Ações práticas:

• Reduzir o número de reuniões na organização de base (Bloco, Comunidade e Distrito) marcando somente 1 vez na semana. Priorizar os fins de semana para reuniões com a participação das 5 divisões (membros e convidados).

• Planejar reuniões mais objetivas, com conteúdo e qualidade (objetivando 1 hora de duração). Realizar reuniões de planejamento com sugestões criativas e ideias novas, estimulando os jovens e tendo sempre como foco a felicidade de cada pessoa. • Planejar e realizar visitas familiares a todos os membros e convidados pelos respectivos líderes de cada organização.

Objetivo:

100% de participação de famílias e membros.

Ações práticas:

• Todos os líderes de Sub/RM/RE/Localidades participar no fim de semana do Kofu junto com os dirigentes do Bloco e acima, priorizando essa atividade. • Realizar mutirão de visitas, incentivando a participação de novos membros do Kofu.

• Realizar entrevistas para novos membros de Kofu. (As fichas de inscrição encontram-se na extranet.) • Realização do Gongyo da Vitória no dia do Kofu. • Realização por distrito, envolvendo as 5 divisões na recepção dos membros.

Obs: Não realizar atividades por divisão no dia do Kofu.

Após:

• Acompanhar os resultados a cada etapa. • Transmitir a mensagem de agradecimento após o Kofu na organização.

Objetivo:

100% de Famílias assinantes e leitoras do Brasil Seikyo.

Ações práticas:

• Mural da Carta do Mestre: Criar um espaço para exposição do

BS nas organizações de base (Bloco e/ou Comunidade), acessível aos membros e convidados e destacando algumas manchetes da semana. Indicação do “Porta voz do Mestre”, (membro da DE ou Veterano sem função executiva) e apresentá-lo a todos como o responsável pela manutenção semanal do mural.

• Campanha de “Adoção”:

Período de realização: Abril, Julho e Outubro. O que fazer? - Líderes de todos os níveis: adotar um outro líder ou membro não assinante presenteando-o com a assinatura do BS em nome do adotado.

• Campanha de “Incentivo à Leitura”:

Período de realização: Maio, Agosto e Novembro O que fazer? - Efetivar da assinatura do membro adotado ao final dos respectivos meses, conforme cronograma:

Objetivo:

A luta conjunta das 5 divisões resultará no desenvolvimento de 100 jovens atuantes no distrito e levará à concretização de 200 mil jovens até 2030.

Ações práticas:

• Universidade Ikeda - Vide plano da DJ • Academia Sucessores Ikeda - Vide plano da DE

• Lançar um objetivo claro dentro de cada localidade acerca de integrantes do Grupo Horizontal da Divisão dos Jovens. Criar momentos, nas atividades já existentes, para divulgação e incentivo sobre os grupos horizontais.

d) Criar e desenvolver os jovens sucessores (expansão dos 100 jovens em cada Distrito)

f ) Assinatura, Divulgação e Utilização dos impressos nas atividades e acompanhamento pelas 5 divisões

(13)

P L A N O D A B S G I / C R E P A R A 2 0 1 7

g) Abster de programar atividades de grande porte em finais de semanas de feriados prolongados

II- Principais atividades:

a) Todas as atividades das Diretrizes Gerais acima

b) Reunião de Líderes – Nível de realização e periodicidade a critério da RM/RE/Área/Localidade

Gongyo de Ano Novo (comemorativo ao 89º aniversário natalício do presidente Ikeda)

• Realização em Centros Culturais, Sedes Regionais, Sedes Comunitárias e Localidades, em uma ou mais sessões entre os dias 1º de janeiro

• Comunicação da previsão do número de participantes

Dia do Humanismo em Ação:

Data: mensalmente, pré definido pela coordenadoria. Objetivo: alavancar o movimento Humanismo em Ação. Sugestões:

• Visitar convidados para o fechamento do shakubuku • Visitar novos membros recém convertidos,

• Visitar futuros líderes, realizando juntos Gongyo e Daimoku, leitura de Gosho/Orientações do Sensei, estudo de matérias para o Exame de Budismo, etc. • Visitar membros não assinantes do BS, com o objetivo de efetivar a assinatura (efetuar levantamento prévio das famílias não assinantes). Sempre que possível, levar outro líder para este adquirir experiência em visitas

Convenção Comemorativa:

Data: 19 e 20/8 no CCCamp, com representantes de todos os

Distritos da CRE; realização simultânea em todos os Distritos (ou RM/RE/Localidade); será estudado o plano de transmissão simultânea da atividade do CCCamp, total ou parcialmente.

Objetivo: Comemoração aos 70 anos de conversão

do Pres. Ikeda, com a vitória de todos os Distritos na campanha Humanismo em Ação

Curso de Aprimoramento para Líderes Representantes (CAPRI da CRE)

Principais atividades da CRE

Data: 2 e 3 de setembro, em São Paulo

Objetivo: Fortalecer e treinar jovens que estarão

na linha de frente no desenvolvimento e avanço da localidade nos próximos anos, com foco no avanço da Divisão dos Jovens em 2030.

Participação: Líderes da DJ representantes de Distrito

• Seleção de candidatos: por Subcoordenadoria, com pelo menos 1 mês de antecedência, sendo somente 1 DFJ e 1 DMJ de cada uma das RE/RM/Localidades.

Visitação às dependências da BSGI em São Paulo Público Alvo:

• Membros e líderes de bloco que não conhecem

o CCDI e/ou o CCCamp da BSGI em São Paulo, especialmente os recém convertidos.

• No caso de pessoas não convertidas, restringir-se aos praticantes provisórios, participantes das atividades da organização.

Definição, pela CRE, do número de participantes por Subcoordenadoria.

• Seleção dos participantes por RE/RM/Localidade, com pelo menos 1 mês de antecedência. Envio da listagem dos selecionados à agência de viagens indicada pela coordenadoria, para compra de passagens.

Realização semestral:

1º Semestre, 01 e 02 de julho: somente localidades com visitação em 1 único dia.

• Em torno de 500 pessoas no sábado e 500 pessoas no domingo.

2º Semestre, 25 e 26 de novembro: somente localidades com visitação em 2 dias (sábado e domingo), com pernoite em São Paulo • Em torno de 500 pessoas

(14)

Atividades comemorativas ao aniversário do kosen-rufu das localidades:

As localidades que comemoram o aniversário de fundação da organização local com o número “redondo” de anos, deverão apresentar previamente o plano de realização da atividade para a CRE por intermédio da Subcoordenadoria.

Atividades mensais a serem planejadas nas RE/RM/Localidades

• Dia dos Sucessores Ikeda 2030 (inclui atividade do Grupo Coração do Rei Leão)

• Dia dos Grupos Horizontais

Gongyo comemorativo nas datas históricas e significativas (conforme periódico de atividades)

• Planejar a realização (Local, Nível de realização, etc.) em cadaRE/RM/Localidade

• Apresentar uma breve pesquisa sobre o significado da data, preferencialmente pela DJ

Sugestão: Realizar o Encontro com o Mestre como um item

da programação do Gongyokai.

Atividades de Estudo do Budismo

Realização da Reunião de Estudo para 1º e 2º Graus, por RE/ RM/Localidades

a) 1ª parte – Estudo com explanação pelos explanadores de

RE/RM/Localidades.

b) 2ª parte – Perguntas e Respostas e diálogo em torno dos

dirigentes de Sub e acima presentes.

Explanadores: Líderes centrais da RE/RM/Localidade + líderes

de Subcoordenadoria indicados pelo DEB/CRE; a reunião de explanadores será realizada pelo DEB da CRE, em São Paulo, com transmissão simultânea via Internet para todas as RE/RM/ Localidades.

Intercâmbio de explanadores para a Reunião de Estudo

para 1º e 2º graus - 24/06

Diálogo da CRE por Subcoordenadoria

Agendar datas de diálogo da CRE com cada Subcoordenadoria

Curso de Aprimoramento para Grupos Horizontais da DJ

(15)

D E P A R T A M E N T O D E E S T U D O D O B U D I S M O

DEB

Plano de atividades para 2017

1. Reunião de Estudo e Pesquisa para Graus Médio e acima 1.1. Realização pelo DEB/BSGI, com transmissão simultânea

via Internet para todos os Centros Culturais, Sedes Regionais e Sedes Particulares: 2° e 3° quadrimestre (considerando que no 1° quadrimestre seja realizado o CLAB)

1.1.1. Local central de realização: nos Centros Culturais

(com infraestrutura de transmissão para outras localidades), na forma de rodízio, com a participação dos membros dos Graus Médio e acima da organização local: 13 de maio, Belém/PA; 26 de agosto, Ribeirão Preto/SP Obs: Formação de locais adicionais, com pelo menos 10 participantes, quando a distância for maior que 150 km.

1.2. Participação: Todos os membros dos Graus Médio e acima 1.2.1. Haverá controle de participação na Extranet

1.2.2. Participação no CCDI: a estudar 1.3. Formato da realização:

1.3.1. 1ª parte: Explanação com transmissão simultânea,

conforme item 1.1

1.3.2. 2ª parte: Discussão de tópicos e/ou perguntas e

respostas em torno dos líderes dos Graus Professor Adjunto e Professor da organização local (sem transmissão)

1.4. Matérias: Diálogo sobre a Religião Humanística 2. Reunião de Estudo para 1° e 2° Graus

2.1. Realização quadrimestral, por RE/RM/Localidade

(ou por Regional/Área, a critério da coordenadoria)

2.2. Reunião para Explanadores de RE/RM/

Localidade (ou de Regional/Área)

2.2.1. Realização por Coordenadoria (DEB/Coordenadoria) 2.2.2. Nomeação de Explanadores de RE/RM/Localidade (ou de

Regional/Área) para o ano de 2017 pelo DEB da Coordenadoria • Dirigentes de Regional/Área ou acima do Grau Superior ou acima • A equipe de explanadores, de 3 a 4 pessoas

por organização promotora da reunião, deverá ser mantida por pelo menos um ano

2.3. Matérias (a serem definidas pelo DEB/BSGI): Explanações

do presidente Ikeda publicadas na revista TC e Fundamentos

do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen Rufu

2.4. Planejar intercâmbio de explanadores no âmbito

da coordenadoria ou da subcoordenadoria

3. BVD na Reunião de Palestra por Bloco/Comunidade 3.1. Público alvo: todos os membros do Bloco/Comunidade 3.2. Periodicidade: mensal

3.3. Matérias: Serão selecionadas, preferencialmente,

trechos da matéria da Reunião de Estudo para 1° e 2° Graus (item 2 anterior) do quadrimestre correspondente, publicando-as no Brasil Seikyo.

3.4. Definir os explanadores da matéria para

cada Bloco (preferencialmente, dirigente de Bloco ou acima do grau Médio ou acima.

Obs.: Os dirigentes de Comunidade e acima deverão participar nos respectivos Blocos, explanando a matéria ou oferecendo apoio ao explanador.

3.5. Elaboração de vídeo de apoio para os explanadores pelo

DEB/BSGI.

4. Exame de Budismo

4.1. Realização em 24 de Setembro para Admissão, 1° e 2° Graus 4.2. Entrevista para Graus Professor Adjunto e

Professor (Curso de Formação 2016) em Março

5. 4º CLAB da Nova Era (12° CLAB): 5.1. Data sugerida: 14 a 16 de abril 5.2. Local sugerido: CCCamp, São Paulo

5.3. Participação local: representantes da localidade e líderes

centrais da BSGI e da Coordenadoria correspondente

5.4. Participação remota por transmissão simultânea:

representantes dos líderes do Grau Médio e acima

5.5. Outros critérios, a definir. 6. Outros:

6.1. Promoção do estudo do budismo nas atividades de

cada divisão, em especial da DJ.

6.2. Realização quadrimestral do Conselho Central do DEB,

com a participação do DEB/BSGI, DEB/Coordenadorias e

(16)

D I V I S Ã O S Ê N I O R

Tema da SGI: “Ano da expansão dos jovens

da Nova Era do Kosen rufu Mundial” Tema da BSGI: “Ano da Expansão e da Comprovação da Felicidade”

1 - Diretrizes básicas para o meu desenvolvimento:

2 - Diretrizes para atuação do líder #DobraraForçadaDS

Torne-se o grande general portador da estratégia do Sutra do Lótus, liderem os

demais e os conduzam a vitória.

Ítens para o avanço: a) Vencer no Daimoku; b) Cuidar da saúde;

c) Ser indispensável no trabalho; d) Promover o diálogo familiar; e) Concretizar o meu Shakubuku; f ) Assinar os impressos;

g) Desafiar no Kofu;

h) Participar na Reunião de Palestra.

Ítens para a vitória:

a) Concretização infalível das 50 famílias felizes e vitoriosas em cada distrito;

b) Criação de valores humanos através das visitas e diálogos; c) Revolução do líder;

d) Criar e desenvolver os jovens sucessores. #DSdeComprovação

Torne-se o “Sênior mais sábio dentre todos os sábios e avancem alegremente com coragem.”

3 - Principais objetivos

4 - Principais atividades a) Aumento de 5 DS por distrito;

b) Aumento gradativo dos resultados buscando 70% dos participantes até 2020;

c) Organização ideal: Consolidação de 5 DS atuantes por bloco;

a) Conselho da DS - Líderes de Distrito da Divisão Sênior + Líderes do Alvorada da RM:

• Bimestralmente em torno do líder da DS da RM (Sonembutyo)

b) Encontro dos Nobres Pilares de Ouro

• Mínimo bimestral por comunidade ou distrito, objetivando a participação de 70% dos membros da DS

c) IV Encontro do Grupo Alvorada da Nova Era + Intercâmbio da Divisão Sênior

• 27 e 28 de maio

d) Academia do Grupo Alvorada

• Fevereiro (Polos), Maio (intercâmbio), Agosto, Novembro (Polos)

e) Grupo Campestre - Mensal conforme escala F) Grupo Coração do Rei-Leão

• Diretriz / Missão:

- Em primeiro lugar vamos nos dedicar nos estudos - Apoiar os líderes da DE

- Conscientizar os pais • Atividades:

- Reunião com os pais - Nível e peridicidade a cargo da coordenadoria Divisão Sênior os mais nobres

”Pilares de Ouro da Expansão do Kosen-Rufu” #CinquentaAnosEmCinco

(17)

D I V I S Ã O F E M I N I N A

Tema da SGI: “Ano da expansão dos jovens

da Nova Era do Kosen rufu Mundial” Tema da BSGI: “Ano da Expansão e da Comprovação da Felicidade”

Juramento ao Mestre: ”Shitei Funi é a minha vida!”

Diretriz: “Sempre juntas com Sensei, vamos construir uma vida feliz e bradar: Eu venci! Nós vencemos!”.

D I R E T R I Z E S D A S D I V I S Õ E S P A R A 2 0 1 7

Principais Atividades: Brasil Seikyo:

• Manter e aumentar 5 assinantes e leitores do Brasil Seikyo por Comunidade no decorrer do ano

Junho - 66º aniversário de Fundação da Divisão Feminina:

• Encontros Comemorativos a definir nas RM’s/RE’s/Localidades

Grupo Coração:

• Periodicidade: Semestral

- Fevereiro: Comemorativo ao 24º aniversário

da Instituição do “Dia da DF da BSGI”

- Setembro: Festival de relatos comprovando as Cinco

Diretrizes da DF

Grupo Zenshin:

• Periodicidade: Quadrimestral - nos meses de Março / Agosto / Novembro

• Nível de realização a definir nas RM’s/RE’s/Localidades • 27 e 28 de Maio: Intercâmbio CCSP/CMSP/CRJ, irão para as RM’s/RE’s/Localidades da CRE

Grupo Coração do Rei Leão:

Diretriz e missão: “Em primeiro lugar, vamos nos dedicar aos estudantes, apoiar os líderes da DE e conscientizar os pais”. • Reunião com os Pais: nível de realização

a definir nas RM’s/RE’s/Localidades

Datas Comemorativas:

• 40 anos do Grupo Mamorukai (12/10/1977) • 25 anos do Grupo Sol da Esperança (12/06/1992)

Comprovando a partir de mim:

1) Tudo começa com a oração;

2) Avançar em harmonia com nossos familiares; 3) Desenvolver jovens sucessores;

4) Estimar nossa comunidade e nossa sociedade; 5) Compartilhar alegremente nossas

experiências na prática da fé.

As Cinco Diretrizes de Atuação da DF de Vitória Absoluta: (BS. 2.282 - 04/07/15)

A vitória por meio da leitura do meu Brasil Seikyo porque contém o coração do Mestre, a sabedoria do Buda e é um desafio diário.

A

(18)

D I V I S Ã O D O S J O V E N S

Tema da SGI: “Ano da expansão dos jovens

da Nova Era do Kosen rufu Mundial” Tema da BSGI: “Ano da Expansão e da Comprovação da Felicidade”

Espírito Fundamental: Sensei, o Kosen-Rufu é a minha vida!

Juramento ao Mestre:

“Eu irei concretizar os sonhos do meu mestre!” Diretriz principal rumo a 2030:

Concretizar 200 Mil Jovens “Discípulos Ikeda” Slogan 2017: “Ser o Sol da Vitória da

Nova Era do Kosen-rufu Mundial!”

Diretriz Individual

Diretriz de Atividades

Comprovar a prática da fé, realizando sua Revolução Humana e tornando-se absolutamente feliz, inspirando a vida dos jovens a sua volta, bem como de seus familiares e amigos, tendo como base a Unicidade de Mestre e Discípulo.

• Promover com coragem e alegria o movimento de shakubuku (Humanismo em Ação), consolidando as 50 Novas Famílias Felizes e expandindo para 10 novos jovens em cada Distrito, visando os 200 Mil Jovens em 2030; • Sincero incentivo aos jovens do Distrito, apoiando-os a se desenvolverem na fé, prática e estudo, a assinar e ler os impressos (BS, TC ou RDez), a participar no Kofu, no Exame de Budismo e a ingressar em um Grupo Horizontal; • De forma inovadora e criativa, apoiar o

desenvolvimento de todas as atividades da organização;

Principais atividades • CRE - Universidade Ikeda

• Fevereiro: 11 ou 12; Maio: 27 e 28 (intercâmbio conjunto DS e DF) e Outubro: 07 ou 08.

• Participação: Lideres de Distrito da DMJ e DFJ • Realização: RE / RM / Localidade;

• Encontro dos Jovens da Nova Era (2018/2020)

Visando consolidar 100 Mil Jovens até 2020 e partir rumo ao centenário da Soka Gakkai com 200 Mil Discípulos Ikeda • Participação: membros e convidados da DMJ, DFJ e DE • Realização: à definir

(19)

D I V I S Ã O M A S C U L I N A D E J O V E N S

D I R E T R I Z E S D A S D I V I S Õ E S P A R A 2 0 1 7

Principais Atividades Atividades Comemorativas

• Dia da DMJ de Intrépido Espírito de Luta:

Atividade mensal visando movimentar e criar 50 jovens rapazes valores humanos

Objetivo: + 10 novos membros em 2017 Realização: Distrito

Periodicidade: Mensal

• Movimento Humanismo em Ação da DMJ: Movimento de visitas a membros e shakubukus Datas: Fica a critério de cada Distrito

Realização: Subcoordenadoria (CRE: por localidade) Periodicidade: Mensal

*Nota: Preferencialmente realizar em conjunto com o Dia da DMJ de Intrépido Espirito de Luta Membros do Taiyo Ongakutai, Gajokai, Sokahan, Ikeda Myon-kai, Ohrinkai, CEM e OFBHI: ser o protagonista do movimento de propagação e visitas neste dia;

• Reunião de Palestra

Garantir a vitória de 100% de participação da DMJ + “O meu convidado”

• Capri dos Grupos Horizontais da DMJ:

Realização: 05 e 06 de Agosto (vide escala de localidades) • Entrevista dos Grupos Horizontais

Realização: a critério da RE/RM/Localidade com apoio dos líderes dos GHs de Coordenadoria

• Gongyokai Alusivo ao 66º Aniversário:

Atividade comemorativa que tem como objetivo consolidar o movimento mensal do distrito e garantir a vitória na expansão da organização por meio do shakubuku e do buinzoka

Realização: RE / RM / Localidade

• Encontro Nacional Comemorativo ao 55º aniversário de fundação do Taiyo Ongakutai

Data: 7 de maio / Aud. Da Paz

• Encontro Nacional Comemorativo ao 66º, Aniversário de fundação da DMJ e ao 45º e Aniversário de fundação do Grupo Gajokai

Data: 11 de julho / Aud. Da Paz

• Encontro Nacional Comemorativo ao 35º aniversário de fundação do Grupo Sokahan

Data: 22 de outubro / CCRJ Tema da SGI: “Ano da expansão dos jovens

da Nova Era do Kosen rufu Mundial” Tema da BSGI: “Ano da Expansão e da Comprovação da Felicidade”

LEMA ETERNO:

“Heróis de Intrépido Espírito de Luta” Tornar-se o Shin’ichi da minha localidade! Consolidar a Soka Gakkai como religião mundial!

Para vencer na vida

• Realizar a minha Revolução Humana, comprovando a veracidade do budismo, a partir da vitória diária na recitação do Gongyo e Daimoku, no estudo do Budismo e das orientações do Presidente Ikeda;

• Concretização do meu shakubuku, cumprindo meu Juramento Seigan; • Leitura do “Diário da Juventude”, de autoria do Presidente Ikeda.

Espírito da DMJ:

Em 2003, Ikeda Sensei distinguiu a DMJ como Heróis de Intrépido Espírito de Luta. A expressão ‘intrépido espírito de luta’, em japonês, é yumyo shojin e se refere a avançar com coragem e sem interrupção. Portanto, DMJ é aquele que vence em todos os aspectos, assumindo a responsabilidade da concretização do kosen-rufu, em total unicidade com o Mestre.

(20)

D I V I S Ã O F E M I N I N A D E J O V E N S

Tema da SGI: “Ano da expansão dos jovens

da Nova Era do Kosen rufu Mundial” Tema da BSGI: “Ano da Expansão e da Comprovação da Felicidade”

ESPÍRITO ETERNO: “Todas as moças da Soka Gakkai devem, sem exceção, ser felizes” e “DFJ: levante-se com o estudo do budismo”. SLOGAN: “Sejam sábias, sejam fortes, sejam alegres!

Joshibus, tornem-se protagonistas da nova era”. DIRETRIZ: Expandir e solidificar a organização de base com a minha ação efetiva na localidade, ba-seada nas cinco diretrizes eternas da DFJ, nas três

diretrizes do Ikeda Kayo-kai e no humanismo em ação, com foco na criação de valores humanos e consolidação das 100 mil jovens discípulas Ikeda.

ESPÍRITO ETERNO: “Todas as moças da Soka Gakkai devem, sem exceção, ser felizes” e “DFJ: levante-se com o estudo do budismo”. SLOGAN: “Sejam sábias, sejam fortes, sejam alegres!

Joshibus, tornem-se protagonistas da nova era”. DIRETRIZ: Expandir e solidificar a organização de base com a minha ação efetiva na localidade, ba-seada nas cinco diretrizes eternas da DFJ, nas três DIRETRIZ: Expandir e solidificar a organização de base com a minha ação efetiva na localidade, ba-seada nas cinco diretrizes eternas da DFJ, nas três

diretrizes do Ikeda Kayo-kai e no humanismo em ação, com foco na criação de valores humanos e consolidação das 100 mil jovens discípulas Ikeda.

Principais Atividades • “Ação Kayo” no Distrito rumo a 2030

Realização: Mensal, com o objetivo de reunir 100 integrantes da DFJ e simpatizantes por distrito durante o ano (rumo às 100 mil jovens em 2030).

Meses ímpares: Realizar o Encontro Kayo e estudar os Goshos sugeridos abaixo.

Meses pares: Realizar visitas para shakubuku, buinzoka e membros da DFJ.

• Julho da DFJ – 4 em 1: Encontro Geral do Ikeda Kayo-kai, Formação da 9ª Turma, 66º Aniversário da DFJ e Concessão de Gohonzon

Realização: De 1 a 16 de julho, por Regional/Área/ Localidade ou Distrito, incluindo simpatizantes da DFJ e integrantes do Ikeda Kayo-kai da DF.

Objetivos: Mínimo de 4 concessões (shakubuku), 4 conversões (buinzoka), 4 novas integrantes do Ikeda Kayo-kai (com 4 novas assinantes do meu BS) e participação de 100% do tokan da DFJ por distrito

• Encontro Nacional de Estudo do Núcleo Sabedoria Kayo

Realização: 17 de setembro de 2017, no CCDI, às 15h, com transmissão simultânea para as localidades Participação: Representantes da DFJ, com inscrição na extranet

• Grupos Horizontais

- Capacitação de Líderes dos Grupos Horizontais (Líderes da BSGI/Coord. e representantes): Março/2017

- Capri dos Grupos Horizontais da DFJ na CRE (semestral) e CRJ (anual)

- Entrevista dos Grupos Horizontais – à definir por Coordenadoria Janeiro A Seleção do Tempo Março A Torre do Tesouro Maio:

Pontos Essenciais para Atingir o Estado de Buda

Julho

A Estratégia do Sutra do Lótus

Setembro

As Perseguições ao Venerável

Novembro

(21)

D I V I S Ã O D O S E S T U D A N T E S

D I R E T R I Z E S D A S D I V I S Õ E S P A R A 2 0 1 7

Tema da SGI: “Ano da expansão dos jovens da Nova Era do Kosen rufu Mundial”

Tema da BSGI: “Ano da Expansão e da Comprovação da Felicidade”

Humanismo em Ação:

Principais atividade em 2017 • “Sou Sucessor Ikeda 2030”

Realizar o cadastro de estudantes cujas famílias já são associados da BSGI visando o objetivo de 10 jovens por distrito.

• Momento da DE no Bloco/Comunidade/Distrito Proporcionar um momento que o estudante participe ativamente na Reunião de Palestra.

1. Dia do Sucessor Ikeda 2030 Nível de realização:

Cada coordenadoria definirá a estratégia de promoção da atividade.

Data: Dia do Sucessor Ikeda

2. 7ª Academia dos Sucessores Ikeda 2030 Data: 21 e 22 de janeiro

Local: Centro Cultural de Brasília Participação:

DE-Herdeiros, DE-Esperança e líderes da DE. DE-Futuro da localidade.

3. Aniversário de 26 anos da DE da BSGI Nível de realização: RM/RE/Área/Localidade Data: 1 a 9 de abril

4. Exame do Budismo da DE

Nível de realização: RM/ RE/ Área/ Localidade Data: No dia do Sucessor Ikeda

Participação: DE-Esperança e DE-Futuro 5. I Concurso de Teatro da DE

A atividade tem como objetivo envolver os membros da DE a se expressarem culturalmente por meio do teatro explorando três aspectos principais: a visão do mundo da perspectiva de um Sucessores Ikeda; estudo do Gosho e orientações do presidente Ikeda; e a criatividade. O grupo de DE-Herdeiros (RM/ RE/ Área/ Localidade) elaborará uma esquete teatral (peça de curta duração) e se prepararão para as etapas do concurso. Nível de realização: Coordenadoria

(eliminatórias por vídeo) e BSGI (final)

Data: agosto (eliminatória) e 28 de outubro (final) Participação: DE-Herdeiros

Obs.: Edital com regras e detalhes para participação será divulgado em dezembro de 2016

Lema eterno: “Em primeiro lugar, vamos nos dedicar aos estudos, cuidar da saúde e zelar pelos pais”

Slogan: “Divisão dos Estudantes do Brasil, meus sucessores de 2030!”

Diretriz por nível: DE-Futuro (6 a 9 anos):

Sonhar como Sucessor Ikeda

DE-Esperança (10 a 13 anos):

Cultivar gratidão no coração

DE-Herdeiros (14 a 17 anos):

(22)

D I V I S Ã O D O S U N I V E R S I T Á R I O S

Tema da SGI: “Ano da expansão dos jovens

da Nova Era do Kosen rufu Mundial” Tema da BSGI: “Ano da Expansão e da Comprovação da Felicidade”

Principais Atividades

• Jovens Águias em Ação

- Realização de atividades mensais abordando temas da atualidade com base na visão humanista do Budismo de Nichiren Daishonin, contribuindo para o fortalecimento da Divisão dos Universitários e expansão da Divisão dos Jovens rumo aos 200 mil jovens em 2030. - Comemorar os 33 anos de fundação da DUNI em fevereiro.

Realização: Mensal por RE/RM/Localidade Participação: Membros da DUni e convidados.

• Explanação da Proposta de Paz

Explanação dos principais tópicos da Proposta de Paz na organização de base tornando o conteúdo ainda mais acessível a todos os membros e convidados visando inspirar para uma atuação voltada a Cultura de Paz no dia a dia.

Realização: RM/RE | Data: Setembro. Participação: 5D e simpatizantes.

• MAP - Movimento Acadêmico pela Paz

Expandir o “Humanismo Ikeda” na sociedade por meio de ações acadêmicas concretas, com base na Proposta de Paz e demais publicações do Dr. Daisaku Ikeda.

Realização: RE/RM/Localidade | Formato: palestras,

fóruns, simpósios, workshops e outros.

Participação: Membros e simpatizantes.

• 2º Encontro Nacional das Jovens Águias e Gongyokai Comemorativo aos 33 anos de Fundação

Aprimoramento para líderes da Divisão dos Universitários (CCSP/CMSP/CRE/CRJ).

Realização: Auditório Monarca (CCSP e CMSP presencial com

transmissão simultânea para CRE e CRJ) | Data: 5 de Fevereiro

Participação: Responsáveis de RM/RE e representantes.

• Expansão dos Pólos Universitários

Com o objetivo de promover a expansão da rede de simpatizantes da BSGI a fundação/oficialização do POLO UNIVERSITÁRIO visa estimular a

disseminação dos ideais de Paz, Cultura e Educação por meio do estudo das obras do presidente Ikeda e da realização de ações concretas no campus universitário. Objetivo: Fundação/ Oficialização de 12 POLOS ACADÊMICOS na BSGI; Estrutura mínima: 5 membros da BSGI sendo um líder e quatro membros.

• Simpósio Acadêmico do Polo Universitário

Apresentação de trabalhos acadêmicos com embasamento humanístico (Iniciação Científica, TCC, Teses de Mestrado e outros); Embasamento humanístico no formato de apresentações e/ou banner elaborados pelos membros do POLO.

Realização: Auditório Monarca (CCSP e CMSP presencial com

transmissão simultânea para CRE e CRJ). Data: 21 de Outubro.

Participação: Membros do Polo e simpatizantes

(alunos, professores e convidados)

Slogan: “Jovens leões do intelecto e da coragem, lutem pela justiça e estendam a rede de vitória!”

Diretrizes:

1.Estudar, recitar daimoku e vencer se dedicando pelo Kosen-rufu; 2. Expansão do Humanismo

Ike-da para 50 novos amigos; 3. Vitória no meu shakubuku; 4. Vitória na área acadêmica e profissional #OrgulhoDeSerDUni;

5. Consolidação dos 200 mil jovens rumo a 2030. Perfil: Membros da Divisão dos Jovens com idade entre 18 a 24 anos ou cursando o ensino superior.

JAN Jovens Águias Tema Livre JUL Jovens Águias Tema Livre OUT

Simpósio Acadêmico + Jovens Águias - Estudo do Gosho

ABR

Jovens Águias - Estudo do Gosho: “Abertura dos Olhos”

FEV

ENJA e Gongyokai (33 anos de fundação)

AGO

Jovens Águias - Estudo do Gosho: “Abertura dos Olhos”

NOV

MAP: Movimento Acadêmico pela Paz

MAIO

MAP: Movimento Acadêmico pela Paz

MAR

Jovens Águias Tema Livre

SET

Jovens Águias - Explanação da Proposta de Paz

DEZ

Jovens Águias - Estudo do Gosho: “Abertura dos Olhos”

JUN

Jovens Águias - Estudo do Gosho: “Abertura dos Olhos”

(23)

P L A N O D A C O O R D E N A D O R I A E D U C A C I O N A L

C O O R D E N A D O R I A E D U C A C I O N A L

Tema da SGI: “Ano da expansão dos jovens

da Nova Era do Kosen rufu Mundial” Tema da BSGI: “Ano da Expansão e da Comprovação da Felicidade”

Lema:

Expansão da Educação Humanista Soka em prol da Cidadania Global.

Objetivo:

Evidenciar ao máximo a coragem da aplicação em todos os programas da CEDUC para:

• Concretizar a expansão do Kossen-rufu no local de atuação;

• Fazer surgir incontáveis ‘valores humanos’ para todo o futuro.

Diretrizes

Três atributos essenciais da Cidadania Global:

Principais atividades

“Sem deixar ninguém para trás, vamos educar para desenvolver em cada pessoa

os três atributos essenciais da Cidadania Global: sabedoria, coragem e compaixão.”

1) A sabedoria para perceber a interconexão entre todas as formas de vida.

2) A coragem para não temer nem negar a diferença, mas para respeitar e se empenhar para compreender as pessoas provenientes de diferentes culturas e para crescer a partir dos encontros com elas. 3) A compaixão para manter uma empatia imaginativa que ultrapasse as imediações e alcance as pessoas que estão sofrendo em locais distantes.

(Discurso do pres. Ikeda na Universidade de Colúmbia em 1996 )

1) 1ª. Conferência Nacional da Nova Era da Educação Tema: Educação em prol da Cidadania Global

Data: 4 e 5 fevereiro – CCCamp.

Participantes: Líderes e colaboradores dos departamentos e núcleos

2) Curso de Capacitação de Educadores da Nova Era (por Sub ou RM/RE da CCSP,CMSP,CRE e CRJ) Data: 1 ou 2 de abril (definir na localidade).

Participantes: colaboradores de todos os programas da CEDUC

3) Visita ao CEPEAM (Centro de Estudos e Pesquisas da Amazônia) Data: junho ou julho. Participantes: Equipe do Programa

de Educação Sócio Ambiental e lideres da CEDUC

4) Palestra NEAFI - (Núcleo de Estudos Avançados da Filosofia Ikeda)

Data: 5 de agosto – 15 h (Auditório da Paz)

5) 3º Seminário sobre Práticas Educacionais com base no Humanismo Ikeda (por Sub ou RM/RE da CCSP, CMSP, CRE e CRJ)) Data: 7 ou 8 de outubro (definir na localidade)

Participantes: membros e convidados

(professores, diretores e colaboradores)

Objetivo: Apresentar resultados das práticas

educativas de todos os programas da CEDUC)

6) 1° Encontro de Educadores da Nova Era

Data: 2 de dezembro – 15 às 18h – CCDI Participantes: membros e convidados (professores, diretores e colaboradores)

7) Exposição: “Educação em prol da cidadania global.” Objetivo:

• Desenvolver painéis com os três atributos essenciais da cidadania global

• Incentivo à inclusão da Cidadania Global no currículo escolar, despertando a consciência como um cidadão global

Locais para exposição: Escolas/CEU, etc

8) Formatura da Academia Magia da leitura e Fundamental 1 e 2 Data: mês de novembro/dezembro nas localidades

(24)

CO O R D E N A D O R I A C U LT U R A L

Tema da SGI: “Ano da expansão dos jovens

da Nova Era do Kosen rufu Mundial” Tema da BSGI: “Ano da Expansão e da Comprovação da Felicidade”

Tema da Coordenadoria Cultural Rumo a 2030: Fazendo do coração do meu mestre,

Daisaku Ikeda, o meu próprio, eu desbravarei o caminho da paz e da cultura. Lema da CCult definido na 5ª Conferência de Líderes, considerando a mensagem do presidente

Ikeda de 1º de fevereiro de 2015 alusiva a nova partida da Coordenadoria Cultural do Brasil:

Impulsionemos os poderes de uma vida de “mérito universal”, de brilhante sabedoria para incentivar as pessoas, desafiemos e desbravemos os caminhos pelo kosen-rufu.

Diretrizes

Principais atividades em 2017

Diretrizes e Objetivos da Coordenadoria Cultural definidos em torno do presidente Ikeda durante o Capri

da CCult na SGI de 7 a 14/10/2002 (vide Extranet).

1. Reuniões mensais por departamentos e núcleos A definir pela CCult da CCSP, CMSP,

CRJ, CRE e localidades oficiais

2. Convenção Nacional da Coordenadoria Cultural Data: 05/02/2017

Local: CC do Rio de Janeiro

3. 7ª Conferência anual de Líderes da Coordenadoria Cultural

Data: 6 e 7 de maio de 2017 Local: CCCamp

4. 2ª Festa da Cerejeira no CCCamp (para membros, familiares e simpatizantes) Data: 15 (feriado), 17 e 18 de junho de 2017 5. Eventos e Aprimoramentos

(Disponíveis para RM/RE, Coordenadorias e Divisões) Eventos, palestras, apresentações, cursos e preparativos, por solicitação aos departamentos e núcleos, com

anuência da CCult e aprovação da RM/RE e Coordenadoria Público alvo: Convidados, simpatizantes e membros Solicitação: Nível de Sub/RM/RE ou Divisões

Vide Site / Extranet: Quadro de Atividades disponíveis para o movimento “Humanismo em Ação”

Referências

Documentos relacionados

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

A improcedência por falta de prova, que até agora tem sido considerada como julgamento de mérito, em verdade, não passa de um falso mérito e não pode ser atingida

Nel contesto giuridico brasiliano, di fronte all’aumento, all’intensità e alla reiterazione dei disastri climatici nell’ultimo decennio, il Diritto è passato ad

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,