• Nenhum resultado encontrado

RENASCIMENTO ÓLEOS ESSENCIAIS EM AEROSSOL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RENASCIMENTO ÓLEOS ESSENCIAIS EM AEROSSOL"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

RENASCIMENTO

ÓLEOS ESSENCIAIS EM AEROSSOL

Manual técnico

(2)

ÓLEO ESSENCIAL

EM AEROSSOL

São formas farmacêuticas pressurizados

que, quando acionados emitem uma fina

dispersão de materiais líquidos e /ou

sólidos contendo um ou mais princípios

ativos em um meio gasoso.

Caracterizado por produzir um “nevoeiro

não molhante” formado por micro gotas.

(3)

POR QUE USAR O ÓLEO ESSENCIAL

EM AEROSSOL?

MELHOR

ESPALHABILIDADE

MAIOR

RENDIMENTO

ABSORÇÃO

IMEDIATA

DISPENSA

CARREADORES

SEGURO

BIOLOGICAMENTE

100%

PURO

(4)

COMO UTILIZAR O ÓLEO ESSENCIAL

EM AEROSSOL?

 Nos procedimentos estéticos... Linha

profissional e home care

 Na linha autocuidado Home care

 No ambiente...

(5)

Os óleos essenciais em aerossóis significam

NOVIDADE

INOVAÇÃO

PRATICIDADE

SEGURANÇA

PUREZA

FORMA DE APLICAÇÃO

A forma de aplicação e praticamente uma só para todos

os tipos de tratamentos, uma vez que como se trata de

envasamento em aerossol, com apenas uma pulverização

de ida e volta, na área a ser tratada, ou até mesmo nos

ambientes, como quartos, salas, escritórios, saunas e etc...

Dispensando uso de carreadores, pois permite total

espalhabilidade, com absorção imediata do tecido

(pele) e também pela via olfativa.

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

MELALEUCA

(6)

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

MELALEUCA

(7)

GENERALIDADES MELALEUCA

O óleo essencial de Melaleuca é obtido da Tea Tree que significa arvore do chá, é comum na região de New South Wales na Austrália.

Fortalece o sistema imunológico e é excelente contra fungos e parasitas.

Propriedades: antisséptico, antiviral, fungicida,

parasicida, bactericida, germicida, cicatrizante e pode ser utilizado em quase todos os tipos de infecções cutâneas e respiratórias.

Nota olfativa: fresco, herbal, intenso, desinfetante aéreo. Tem cheiro de remédio e não possui atividade emocional.

O óleo essencial de melaleuca é uma mistura complexa de mais de 100 componentes, basicamente hidrocarbonetos chamados terpenos e álcoois destilados.

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

MELALEUCA

ORIGEM: Austrália

ÓRGÃO EXTRAÍDO: Folhagem

EXTRAÇÃO: Destilação a vapor d’agua.

RENDIMENTO: 20g de óleo essencial para cada kg de planta.

CARACTERÍSTICAS: Herbal fresco com cheiro de remédio e

fundo de Coca-cola.

ASPECTO: Óleo transparente, amarelo com ínfimo toque

esverdeado

TAMANHO: 150mL e 50mL

(8)

GENERALIDADES DA MELALEUCA

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

LAVANDA

Uso no corpo: pode ser pulverizado puro sobre

espinhas e pequenos ferimentos, ou em quaisquer áreas que desejar. O Óleo Essencial Melaleuca em aerossol Renascimento alivia dores originadas por infecções, purifica feridas inflamadas, auxilia na cicatrização de cortes e mantém o ambiente protegido de contaminações.

Uso no ambiente: Limpa e purifica o ambiente,

evita infecções aéreas. Pode ser combinado com os óleos de Eucalipto para cuidados com as vias respiratórias, com Lemongrass para purificação do ambiente e com Lavanda para uma atmosfera harmônica e protetora.

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

MELALEUCA

O óleo essencial de melaleuca possui uma atividade antimicrobiana de amplo espectro, cujo mecanismo principal de ação atua sobre danos nas membranas das células, embora detalhes sobre ainda sejam desconhecidos. Estudos clínicos revelaram que o óleo essencial de melaleuca mostrou eficácia diante de inúmeras doenças superficiais, incluindo acne, candidíase oral (sapinho) e micoses nas unhas, entre diversas outras.

O que torna o óleo essencial de melaleuca ainda mais importante é o fato de, nas últimas décadas, ter havido um aumento crescente na dificuldade de tratamento de doenças bacterianas devido ao uso indiscriminado de antibióticos - o que resultou na procriação de linhagens resistentes, incluindo as superbactérias oriundas do descarte incorreto de antibióticos.

(9)

ALIVIA AS DORES MUSCULARES

Para aliviar as dores musculares advindas de treinos ou alguma distensão no músculo, o óleo de melaleuca pode ser uma boa alternativa.

As propriedades anti-inflamatórias do óleo são ótimas para tratar aquelas dores pós-treino, pois estimula o fluxo sanguíneo, acelerando a cicatrização e aumentando a taxa de novos tecidos e no crescimento celular.

Segundo estudo divulgado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estimou que provavelmente 55% de todas as mulheres do mundo terão ao menos um episódio de infecção vaginal por fungos ao longo de suas vidas. E o poderoso óleo de melaleuca pode auxiliar no tratamento desses casos. Uma outra pesquisa, da University of Western Australia, comprovou que o ingrediente natural, mesmo se usado em baixas concentrações, é capaz de eliminar o principal fungo causador da candidíase. (NAMU, 2020)

Dica: Aplicação direta do óleo essencial de melaleuca na região.

CUIDADO COM A SAÚDE ÍNTIMA

AMIGA DA DEPILAÇÃO, A MELALEUCA ACALMA A PELE

"Outra vez o poder anti-inflamatório do óleo de melaleuca entra em ação e, somado ao seu efeito calmante e cicatrizante, ajuda a acalmar a pele irritada e evitar a foliculite", (ARIBI, 2020). A melaleuca pode ser a solução que procurava, pois auxilia a diminuir a inflamação da pele. Dica: Tanto antes de usar a lâmina, quanto

as adeptas da cera, pulverize o óleo de melaleuca. Você vai notar a diferença na primeira passada. Aplique também sobre a

área recém-depilada para evitar possíveis irritações.

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

(10)

CUIDADOS COM A PELE

O óleo de melaleuca é indicado para peles inflamadas e é usado para o controle da produção da oleosidade da pele. “Por isso, peles com tendência à acne e à oleosidade costumam responder bem ao uso do óleo de melaleuca. Além disso, podemos usá-lo em todas as etapas de cuidados com pele: higienização, antes do protetor solar para controle da oleosidade, no tratamento de algumas dermatoses” (SANCHES,

2020).

Um outro benefício por ser fungicida, o óleo de melaleuca é ideal para auxiliar na podologia. A aplicação tópica do óleo pode ajudar a curar infecções por fungos nas unhas, como aponta um estudos científicos de universidades brasileiras.

Os podólogos fazem uso dos benefícios da melaleuca, pelo seu efeito antisséptico que age nas infecções; auxilia na regeneração de

unhas deformadas e também na utilização para tratamentos de micoses, calos, frieiras...

ALIADO INCRÍVEL DA PODOLOGIA

Diminui a caspa, seborreia, oleosidade, pus, entre outros. Promove uma limpeza no couro

cabeludo, desobstruindo os folículos. Além disso, sua ação anti-inflamatória regula a vermelhidão, coceira e descamação na região.

CUIDADOS COM O CABELO

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

MELALEUCA

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

MELALEUCA

(11)

CICLOS FEMININOS - CANDIDÍASE

MODO DE TRATAR CANDIDÍASE:

1. Lavar toda área púbica com sabonete de barbatimão, secar e aplicar o óleo essencial de melaleuca diretamente.

2. Usar o led vermelho, pra tratar sinais de inflamação.

O protocolo 1, serve como sugestão para home care.

O protocolo 1 e 2, serve como protocolo clinico. Podendo ainda ser aplicado no protocolo da estética intima.

ATENÇÃO: ESTE TRATAMENTO NÃO EXCLUI O CUIDADO MÉDICO.

Candidíase vulvovaginal é uma entidade ginecológica frequente causada por espécies de Cândida, fungo comensal que habita a mucosa vaginal e digestiva, podendo, no entanto, desencadear doenças em indivíduos normais e pacientes imunodeprimidos. Dessa forma, a Candidíase pode ser considerada uma infecção oportunista (TORTORA, FUNKE, CASE, 2012), que pode causar coceira, corrimento e irritação na região da vagina.

Para aliviar a irritação, combater a ação dos fungos e eliminar as verrugas podemos contar com ajuda dos óleos essenciais, que são extraídos de plantas aromáticas e, portanto, naturais, em específico do ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL MELALUCA (Melaleuca alternifólia), também conhecido como tea tree.

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

MELALEUCA

Claro que aliado ao tratamento médico e a aplicação do óleo essencial de melaleuca, mantenha boa alimentação, roupas arejadas e calcinha de algodão, que vão ajudar ainda mais no processo de tratamento. O uso do óleo essencial no caso da candidíase é tratamento tópico, com aplicação direta.

(12)

POTENCIAL ANTISSÉPTICO

(BACTERICIDA, ANTIVIRAL E FUNGICIDA)

Foram expostos ao óleo essencial de melaleuca organismos como as bactérias Escherichia coli (bactéria que pode causar diarreia, infecção urinária e até mesmo meningite), Staphylococcus aureus (bactéria causadora de pneumonia, furúnculo, infecções na pele e coração) e Candida albicans (fungo causador da candidíase oral e vaginal). Como esses organismos são permeáveis ao óleo, ele inibe a respiração das células e a alteração na estrutura e na integridade de suas membranas – o rompimento dessas membranas ocasiona vazamento do material intracelular.

O óleo essência de Melaleuca em aerossol “Renascimento” inibe fortemente a propagação de bactérias , também é eficaz contra bactérias isoladas a partir da superfície da pele, como os estafilococos: Staphylococcus

aureus, S. capitis, S. epidermidis, S.haemolyticus, S. hominis, S. saprophyticus, S. xylosus; e os micrococos: Micrococcus luteus, m.varianus.

As bactérias Gram-negativas isoladas da pele , tais como: Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumanii; mostraram-se sensíveis aeste óleo em concentrações um pouco mais elevadas. A literatura relata a eficácia comprovada do tratamento na cicatrização de feridas, promovendo a revitalização da pele (MERTAS et al, 2015).

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

MELALEUCA

Um estudo feito por Chin e Cordell (2013) testou o tratamento e pacientes com feridas infectadas por Staphylacoccus aureus. Como resultado foi observado a aceleração da cicatrização nos pacientes que utilizaram o óleoe total revitalização da pele lesionada, notando-se também a redução das bactérias que infectavam as feridas.

(13)

POTENCIAL ANTISSÉPTICO

(BACTERICIDA, ANTIVIRAL E FUNGICIDA)

Isso leva à morte das bactérias e consequente interrupção das doenças. Além disso, a composição química do óleo essencial de melaleuca é bastante complexa, a ponto da bactéria não conseguir modificar seu sistema enzimático para se adaptar aos efeitos do óleo na tentativa de sobrevivência. O que o torna uma alternativa mais segura do que os antibióticos sintéticos.

No caso de fungos, foram observados os mesmos efeitos ocorridos com as bactérias, além da inibição de seus processos de crescimento. O potencial do óleo essencial de melaleuca também tem sido aplicado em estudos com vírus, e os resultados são positivos. Há inibição do crescimento do vírus HSV1 e HSV2, causador da herpes em humanos, sendo que a taxa de eficácia depende da fase do ciclo replicativo do vírus no momento em que o óleo é aplicado. Houve também diminuição do

crescimento de protozoários, como o Leishmania major (causador da leishmaniose) e Trypanosoma brucei (causador da “doença do sono”).

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

MELALEUCA

Estudos realizados na Universidade de Roma comprovaram eficiência do óleo essencial de melaleuca contra ácaros, mais especificamente os carrapatos, que também são amplamente combatidos com produtos sintéticos, cujo uso indiscriminado também têm criado resistência nesses ectoparasitas. Ele combate infecções por bactérias e fungos na pele, regenera machucados e promove cura dos tecidos. Contudo, é importante ressaltar que problemas e condições persistentes devem ser tratadas por uma médica ou médico. Lembrando que sua ingestão via oral não é recomendada, e sim sua aplicação tópica (local). É importante que não seja ingerido, pois algumas pessoas podem ser alérgicas ao ativo eucaliptol. Os animais de estimação também não devem ingerir. (ECYCLE, 2020)

(14)

ACALMA

 Bactericida, fungicida e antiviral;

 Cicatrizante;

 Antisséptica;

 Expectorante;

 Anti-infeccioso;

 Anti-inflamatório;

 Oleosidade,calos, frieiras, onicomicose.

O aroma da melaleuca é terapêutico e ajuda a atenuar a sensação de medo e sintomas de ansiedade e depressão. A dica é pulverizar em um lenço limpo e respirar profundamente até mais de uma vez por dia ou aplicar no pulso e também inalar.

OUTROS BENEFÍCIOS DA MELALEUCA

 Analgésico;

 Balsâmico;

 Febrífugo;

 Inseticida;

 Imuno estimulante;

 Diaforético;

 Entre outras...

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

MELALEUCA

REPELENTE

Este óleo pode também ser usado como repelente de insetos, podendo ser ainda mais eficaz que os produtos de farmácia que têm DEET na sua composição. Além disso, pode ser também usado para impedir a infestação por piolhos ou para ajudar na sua eliminação, além de que também alivia a coceira provocada por estes parasitas.

CONGESTÃO NASAL

Quando inalado, o óleo de melaleuca atua contra vírus e bactérias e ajuda a liberar as vias respiratórias, auxiliando em quadros de gripes e resfriados, por exemplo.

(15)

APROVAÇÃO DA ANVISA

Todos os nossos óleos possuem APROVAÇÃO da ANVISA,

garantindo a segurança e qualidade do produto.

O óleo essencial em aerossol MELALEUCA é registrado

na ANVISA através do número:

25351.662860/2020-34

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

(16)

PRECAUÇÕES E CUIDADOS

CUIDADO: PRODUTO INFLAMÁVEL.

Uso externo, conteúdo sob pressão.

Não pulverizar perto do fogo ou corpos incandescentes.

Não perfurar e nem incinerar a embalagem mesmo quando

vazia.

Não usar e nem guardar em locais quentes ou perto de

chamas.

Não expor aos raios solares, nem a temperaturas acima de

50ºC.

Proteger os olhos durante a aplicação.

Não deixar embalagem de aerossol dentro de veículo, risco

de vazamento e explosão.

UTILIZAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS DE ACORDO COM AS

ORIENTAÇÕES DESTE MANUAL.

Não ingerir.

Deixar longe do alcance de crianças e animais domésticos. Não utilizar como bronzeador ou em exposição solar.

Não utilizar óleos essenciais durante a gestação sem autorização ou aconselhamento médico.

Importante também lembrar que o óleo essencial é extremamente tóxico para animais de estimação, principalmente para os gatos. Por isso, atenção onde coloca ou guarda o seu óleo de melaleuca.

ADVERTÊNCIA: Este material tem por objetivo informar os usuários de óleos essenciais sobre as técnicas de aplicação para benefício e manutenção da saúde. Seu foco não é tratar doenças graves nem substituir tratamentos médicos.

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

MELALEUCA

(17)

CONTRAINDICAÇÕES

Leia com atenção as instruções e siga corretamente as

dosagens e os métodos e aplicação indicados.

Os óleos selecionados são fáceis de encontrar no

mercado e de baixa toxicidade.

Não deve ser utilizado em crianças menores de 5 anos.

NUNCA deve ser usado em recém-nascidos e

bebês.

Para

pessoas

alérgicas

aos

componentes da fórmula, oferece

risco de edema de glote e outras

complicações.

Atenção:

Não

se

conhecem

contraindicações para o uso desse óleo

essencial dentro das sugestões de

aplicações dessa literatura. Alergias podem

ocorrer, sendo mais raras em óleos de alta

qualidade com teores de cineol abaixo de

2,8%. Cuidado com óleos adulterados e de

baixa qualidade;

ÓLEO ESSENCIAL EM AEROSSOL

MELALEUCA

(18)

Referências

Documentos relacionados

a) Óleos que possuem “fito-hormônios” não devem ser utilizados durante o período gestacional. São eles o gerânio, rosa, jasmim, sálvia esclaréia, artemísia, semente

Para responder a essa questão, foi comparado o desempenho dos estudantes disléxicos do grupo experimental (participantes da intervenção) em tarefas que avaliam a consciência

Foi abordado a química do gênero, a descrição botânica da espécie, os óleos essenciais, biossíntese e química dos óleos essenciais, funções dos óleos essenciais nas

A par da distinção entre óleo essencial e voláteis, abordam-se, alguns dos fatores pré- e pós-colheita e extração de PAM, que contribuem para a composição final de um

Seguindo as lições do mesmo autor, tem-se que ―[...] a noção de Propriedade intelectual como a de um capítulo do Direito, altissimamente internacionalizado, compreendendo o campo

Nestes casos, o Fifa Fan Fest irá exibir em tempo real os jogos que serão transmitidos pela TV Globo e tem a obrigação de exibir no mesmo dia os outros jogos gravados.... Nestes

In addition, we highlight the necessity of studies for compare the main chemical constituents obtained in these extraction methods, and verify if the quality of the extracted oils

O cronograma do concurso (Anexo V e itens deste Edital) poderá ser parcialmente flexível, conforme a necessidade do processo de operacionalização do concurso unificado. Caso