• Nenhum resultado encontrado

Conector Miller G2 para Sistema Twin Turbo Manual de Instruções do Usuário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conector Miller G2 para Sistema Twin Turbo Manual de Instruções do Usuário"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Conector Miller G2 para

Sistema Twin Turbo

Manual de Instruções do Usuário

Modelo: MG2M

(2)

Índice

1.0 Objetivos

1.0 Objetivo... 02

2.0 Componentes do sistema Twin Turbo G2 da Miller... 03

3.0 Requisitos Gerais, Advertências e Limitações... 04

4.0 Montagem e Instalação... 05

4.1 Instalação da presilha opcional do passador D no passador D traseiro do cinturão... 05

4.2 Montagem e instalação do Conetor Miller G2 (MFLC/) para montagem do Sistema Twin Turbo G2 (com grampo opcional MFLC-3/)... 07

4.3 Montagem e instalação do Conetor Miller G2 (MFLC/) para montagem do Sistema Twin Turbo G2 (sem grampo opcional MFLC-3/)... 08

5.0 Uso... 10

6.0 Inspeção e Manutenção... 10

7.0. Etiqueta ... 11

Registro de Inspeção e Manutenção... 12

O conector Miller G2 para montagem do sistema de proteção contra quedas Twin Turbo, é um dispositivo compacto e leve, projetado exclusivamente para permitir que dois travaquedas retráteis modelo Turbolite sejam conectados ao anel dorsal do cinturão tipo paraquedista.

ADVERTÊNCIA

Todas as pessoas que utilizarem este equipamento devem ler, entender e seguir todas as instruções. A não observância dessas instruções pode resultar em lesões graves ou morte. Não utilize este equipamento a menos que você tenha sido devidamente treinado.

Este suplemento de instruções do conector Twin Turbo G2 Miller deve ser utilizado

juntamente com o Manual de Instruções de travaquedas retráteis

(3)

2.0 Componentes do sistema Twin

Turbo G2 da Miller

O sistema Twin Turbo pode ser montado com 3 componentes, sendo um deles opcional.

Kit de Conector Miller G2 com Presilha de Retenção das Fitas (MFLC/)

• Conector Miller G2 acoplado ao clip/ presilha para fi xação de cinta; • Compatível com os cinturões da

Miller descritos a seguir;

• A presilha de retenção integrada mantém as fi tas do cinturão no lugar e não interfere com o desempenho vital do mecanismo de fechamento e travamento do conector; • O sistema Twin Turbo foi desenhado

para o uso de um único indivíduo respeitando-se a capacidade máxima de 400 lbs (140 Kg). Não exceda esse peso;

• Conector com resistência ao tensionamento de 2.267 Kg e força de fechamento de 1.632 Kg.

Grampo da placa do anel D dorsal do Twin Turbo (MFLC-3/) - OPCIONAL

• É fi xado aos passadores do anel D dorsal para minimizar a possibilidade de deslizamento e manter o posicionamento adequado do conector nas fi tas do cinturão.

Travaquedas retráteis de uso pessoal modelos Turbolite

• Travaquedas retráteis compatíveis com o sistema que podem ser adquiridos invidualmente. As peças já vem com um mosquestão extra para o caso da necessidade do uso de cada equipamento de forma individual, e não em um sistema de dupla conexão.

Os três componentes do sistema são:

Sistema Twin Turbo que contempla 1 unidade de Conector Miller G2 MFLC/ e dois travaquedas retráteis de uso pessoal modelos Turbolite MFL-12/6FT-POR (sem mosquetão)

(4)

Cinturões de segurança aprovados pela Honeywell para uso com o

conector Twin Turbo G2

Recomendados para uso sem presilha

do passador D Recomendados para uso com presilha do passador D

Miller Basic Miller Revolution

DuraFlex elástico Titan

* A Honeywell possui um portfólio amplo de equipamentos ao redor do mundo. Certifique-se de que o seu equipamento foi devidademente certificado para o mercado local pela entidade Honeywell Brasil.

** Os cinturões de segurança com cintas montadas na forma de ‘2Vs’ (><) não são compatíveis com o Conector Miller G2 (Ex: Cinto Telecom/Acesso por corda modelo 1018033-BR). Neste caso indicamos o uso do conector modelo MFLB/.

3.0 Requisitos Gerais, Advertências e

Limitações

As advertências e instruções fornecidas com o cinturão de segurança e com o travaqueda retrátil de uso pessoal devem ser lidas, compreendidas e seguidas juntamente com este manual de instruções.O Conector Twin Turbo G2 é projetado para uso de apenas UMA pessoa. A capacidade máxima é 140 kg, somando o peso corporal e das ferramentas - NÃO EXCEDER ESTE PESO.

Utilize apenas os travaquedas Turbolite com o conector G2.

Nunca fixe ganchos de engate, ganchos de reforço ou mosquetões ao conector G2. A presilha de retenção das fitas deve permanecer no conector G2 por propiciar um funcionamento mais seguro e eficiente do dispositivo. Inspecione o cinturão, o travaqueda retrátil e o conector G2 antes de cada utilização de acordo com as instruções do fabricante. O conector Miller G2 foi desenhado de forma que, uma vez instalado em um sistema Miller Twin Turbo (com dois travaquedas retráteis de uso pessoal, modelo Turbolite), o usuário não tenha que abrir e fechar o conector repetidamente durante uma jornada de trabalho, ou seja, uma vez montado o sistema Twin Turbo, ele deverá ser mantido intacto.Deve-se evitar colocar carga sobre o fecho do conector. É conveniente que o usuário leve em conta o comprimento do conector em um sistema de proteção contra quedas, na medida que isso influencie na altura de queda. O conector não pode sofrer nenhum tipo de alteração ou reparo.

Códigos e descrições:

Componentes para sistema de proteção contra queda Miller Twin Turbo G2

Código do Modelo Descrição Peso

MFLC/ Conector Miller G2 com presilha para cintas em material sintético 0.37 lb. (0.16 kg) MFLC-3/ Grampo da placa do anel D dorsal do Twin Turbo OPCIONAL 0.04 lb. (0.018 kg) MFL-11/6FT-POR Travaqueda retrátil 1,8m, com gancho de alumínio 19mm. 0,86Kg MFL-12/6FT-POR Travaqueda retrátil 1,8m, com gancho de alumínio 63mm. 1,20Kg

(5)

4.1 Instalação da presilha opcional do passador

D no passador D traseiro do cinturão

Etapa 1

4.0 Montagem e Instalação

• A presilha do passador D (MFLC-3/) somente é compatível com o estilo de passador D de cinturão exibido ao lado, presente nos modelos Titan disponiveis no Brasil.

• A presilha do passador D é opcional, mas é recomendada para obter um melhor desempenho do sistema Twin turbo diminuindo o deslizamento do conector Miller G2 através das fi tas do cinturão.

• A presilha do passador D não é necessária para cinturões com passadores traseiros costurados em “X” nas fi tas do cinturão (por exemplo, Cinturões AirCore Miller).

• Os cinturões de segurança com cintas montadas na forma de “ 2 Vs” (><) não são compatíveis com o Conector Miller G2 (Ex: Cinto Telecom/Acesso por corda modelo 1018033-BR).

Consulte a seção 4.3. Passador D Compatível

Puxe as fi tas do passador D e coloque a presilha entre elas e o passador D, conforme mostrado na fi gura.

Placa dorsal D Miller compatível com presilha MFLC-3/

ADVERTÊNCIA

Quando o conector Miller G2 estiver instalado corretamente em um sistema Twin Turbo, as fi tas do cinturão DEVEM estar presas no mosquetão e na presilha de retenção das fi tas.

(6)

Etapa 3

Encaixe a parte posterior o grampo no passador da placa dorsal do anel D. Após instalado o grampo, ajuste novamente as fitas do cinturão sobre o grampo e placa dorsal. A parte traseira da presilha do passador D se encaixa aqui.

Para remover o grampo da placa dorsal do anel D do cinturão.

Para soltar o grampo da placa dorsal do anel D do cinturão, pressione-o para fora com os polegares posicionados nos extremos do grampo ao mesmo tempo que flexiona-se a placa dorsal.

Fixe a parte posterior do grampo.

(Imagem exibida apenas como um ponto de referência.)

Etapa 2

Insira a presilha do passador D e ajuste seu posicionamento até encaixá-lo por completo no lugar.

Solte o grampo aqui

(7)

Etapa 3

Enganche o conector através do tubo do grampo MFCL-3/ localizado abaixo das fitas. Para conseguir uma orientação adequada do sistema, insira o conector a partir do lado esquerdo do cinto, conforme mostrado na figura abaixo. Continue a empurrar o conector pelo tubo até que o mesmo fique orientado de tal forma que o travaqueda Turbolite mantenha-se do lado esquerdo e o fecho do mosquestão voltado para baixo.

Etapa 1

Etapa 2

Abra a presilha de retenção das fitas e deslize-a para o lado.

Passe o conector através do anel de ancoragem do primeiro travaqueda retrátil Turbolite. Em seguida, deslize esse travaqueda entorno do mosquetão até que o mesmo fique posicionado ao lado da presilha de retenção.

4.2. Montagem e instalação do Conector Miller G2

(MFLC/) em um Sistema Twin Turbo G2 (com grampo

opcional MFLC-3/)

(8)

Etapa 4

Etapa 1 e 2

Etapa 5

Cuidado: Os cinturões de segurança com cintas montadas na forma de “ 2 Vs” (><) não

são compatíveis com o Conector Miller G2 (Ex: Cinto Telecom/Acesso por corda modelo

1018033-BR)

Em seguida, instale o segundo travaqueda retrátil Turbolite pelo do direito do conector.

Siga as etapas 1 e 2 da seção 4.2.

Com as fitas orientadas ao centro, feche a presilha de retenção das fitas.

As fitas devem estar presas pelo mosquetão do conector e pela presilha de retenção.

4.3 Montagem e instalação do Conetor Miller G2

(MFLC/) para montagem do Sistema Twin Turbo G2

(sem grampo opcional MFLC-3/)

Etapa 3

Insira o conector entre as fitas, ajustando-se por cima do conetor de forma a fixá-lo bem. Para conseguir uma orientação adequada do sistema, insira o conector a partir do lado esquerdo, conforme mostrado na figura abaixo. Posicione o conector até que o mesmo fique orientado de tal forma que o travaqueda Turbolite fique voltado para esquerda e o fecho do conector voltado para baixo.

(9)

As cintas devem estar capturadas tanto pelo mosquetão como pela presilha de retenção de fitas.

Etapa 5

Com as cintas orientadas ao centro, feche a presilha. As fitas devem estar presas pelo mosquetão do conector e pela presilha de retenção.

Etapa 4

Em seguida, instale o segundo travaqueda Turbolite no lado direito do conector.

(10)

Assim que o sistema Miller Twin Turbo G2 de proteção contra quedas tiver sido corretamente montado e conectado ao cinturão, vista o cinturão e certifique-se de que o mesmo esteja devidamente equipado conforme o manual de instruções. Conecte o gancho localizado na extremidade de um dos retráteis a uma ancoragem aprovada. As ancoragens devem ser capazes de suportar uma carga de tensionamento de 22,2 kN ou devem ser projetadas, instaladas e utilizadas com a supervisão de uma pessoa qualificada como parte de um sistema completo contra quedas, mantendo sempre um fator de segurança de 2. Verifique se o gancho extremo do travaqueda retrátil é é compatível com a ancoragem selecionada quanto ao tamanho, resistência e forma. Sempre verifique se o fechamento do gancho se dá por completo e que o mesmo fique travado. Embora o sistema Miller Twin Turbo G2 seja projetado para fornecer a um usuário dois dispositivos de conexão garantindo conexão contínua, é importante observar que ambos os travaquedas retráteis devem estar conectados ao mesmo tempo durante a transição de uma ancoragem a outra. Durante o andamento normal do serviço, pelo menos um dos travaquedas deve estar obrigatoriamente conectado a uma ancoragem. Este conector atende aos requisitos da norma NBR 15837, classe B e possui abertura de 20mm.

Inspeção

O Conector Miller G2 para montagem do sistema de proteção contra quedas Miller Twin Turbo foi projetado para ambientes de trabalho severo. Para manter a vida útil do equipamento e seu alto desempenho o mesmo deve ser inspecionado regularmente. Este dispositivo deve ser inspecionado por uma pessoa/usuário autorizado antes de cada utilização e por uma pessoa competente pelo menos uma vez ao ano. Inspecione o produto para verificar se este apresenta: empenamento, rachadura, distorção, desgaste, peças defeituosas ou danificadas, fixadores frouxos peças/componentes faltantes, deterioração, deformação, arestas cortantes, corrosão, sinais que indicam que o produto foi submetido a uma proteção de uma queda ou outras indicações de danos/problemas que possam afetar a integridade e funcionamento do equipamento. Em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante.

Verifique se a porta de abertura do conector está em pleno funcionamento. A mola da porta de abertura do equipamento deve exercer força suficiente para fechar-se firmemente. O mecanismo de travamento da porta deve prevenir sua abertura quando ela estiver fechada. Os dispositivos que não passarem na inspeção ou que tiverem sido submetidos a forças de proteção de queda devem ser retirados de serviço.

Limpeza e Armazenamento

Cuidados básicos com todos os equipamentos de proteção de quedas ajudarão a prolongar a vida útil da unidade e contribuirão para o desempenho de sua função vital de segurança. Limpe o dispositivo periodicamente usando um pano úmido e detergente

5.0 Uso

(11)

7.0 Etiqueta

neutro para remover qualquer sujeira, tinta, substâncias corrosivas, substâncias contaminantes ou outros materiais que podem ter se acumulado. Depois, seque com um pano limpo. Quando não estiver em uso, guarde em um local limpo, seco e sem exposição ao calor, luz, umidade excessiva, óleo, produtos químicos, vapores ou outros elementos degradantes.

Manutenção

A manutenção do equipamento de proteção contra quedas da Miller somente pode ser realizado pelo fabricante ou pessoas e entidades autorizadas por ele. Deve ser mantido um registro com todas as datas de manutenção e inspeção para este dispositivo. Todas as peças de substituição originais da Miller são aprovadas para uso neste dispositivo. Dispositivos não reparáveis que não passaram na inspeção devem ser descartados para prevenir o uso não intencional. Os equipamentos Turbolite não são passíveis de manutenção. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do correio eletrônico hspmarketing.br@honeywell.com ou através do telefone +55 (11) 3309 1000.

Captura de Fitas

Leia o manual de instruções antes do uso

(12)

Registro de Inspeção e Manutenção

DATA DE FABRICAÇÃO: NÚMERO DO MODELO: DATA DA COMPRA:

DATA DA INSPEÇÃO ITENS DE INSPEÇÃO

OBSERVADOS AÇÃO CORRETIVA MANUTENÇÃO REALIZADA Aprovado por: Aprovado por: Aprovado por: Aprovado por: Aprovado por: Aprovado por: Aprovado por: Aprovado por: Aprovado por: Aprovado por:

(13)

Importado por Sperian Produtos de Segurança LTDA (Honeywell)

Av. Marginal da Rodovia dos Bandeirantes, 100 13213-008 - Distrito Industrial - Jundiaí/SP - Brasil

www.honeywellsafety.com/la hspmarketing.br@honeywell.com

Referências

Documentos relacionados

Essa pesquisa procurou analisar a metodologia de projetos temáticos da Escola Vila Verde sob a luz da Educação Ambiental e Ecologia Humana (EA/EH), assim como o Projeto

Não esqueça que o coeficiente de correlação só mede a intensidade com que duas variáveis se associam linearmente, pelo que se a representação gráfica não mostrar evidência

EXERCICIO 4: Completa para unha división non exacta os nomes dos números que interveñen e a fórmula que os relaciona:.. Fórmula que

No caso em estudo, observa-se que 65% das famílias são compostas por quatro ou mais moradores, ou seja, são entregues moradias consideradas inadequadas, ou ainda

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS. 42 Ramon Matheus dos

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM) levou a efeito o “1.º Fórum Nacional de Ténis de Mesa”, com o objetivo único de apresentação e respetiva discussão

O presidente Anastacios Apostolos Dagios abriu a Reunião Ordinária desta quarta-feira, dia 02 de agosto, falando a respeito da importância do Conselho para