• Nenhum resultado encontrado

ALINHAMENTO E AJUSTE DE ESCALA (ALIGN) AUTOCAD 2015 Licença Educacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALINHAMENTO E AJUSTE DE ESCALA (ALIGN) AUTOCAD 2015 Licença Educacional"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Programa de extensão “Geotecnologias na Gestão Municipal”

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA produzido por Paulo Cesar Coimbra

Junho de 2017

ALINHAMENTO E AJUSTE DE ESCALA (ALIGN)

AUTOCAD 2015 – Licença Educacional

No AutoCad é possível alinhar objeto a partir da posição de outros objetos, usando a ferramenta Align (ou, Alinhar, em Português). Além disso, usando a mesma ferramenta, é possível escalar um objeto a partir de outro, com base no alinhamento realizado.

É importante destacar que o Align funciona com origens (source, em Inglês) e destinos (destination, em Inglês), sendo a origem no objeto que queremos alinhar e o destino no objeto de base para este alinhamento.

1.ALINHAMENTO UTILIZANDO FERRAMENTA ALIGN

1.1 Temos duas formas de acessar a ferramenta ALIGN, para fazer alinhamento de entidades:  Ao digitar AL+ENTER, logo surgirá a ferramenta ALIGN.

(2)

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Ajuste de unidades | AutoCAD 2015

2

1.2 A seguir selecione o objeto que deseja alinhar e tecle ENTER. No exemplo, foi selecionado o bloco com uma pia de cozinha.

1.3 Após selecionando o objeto, temos que escolher o 1° ponto do objeto a escalar (specify first source point). Em seguida, o primeiro ponto do destino (specify first destination point). No exemplo, foi selecionado um ponto de origem à esquerda da pia de cozinha, bem como um ponto de destino à esquerda da janela, a qual é a referência de posição para alinhamento.

1.4 A seguir selecionamos o segundo ponto de origem (specify second source point) e, após, o segundo ponto de destino (specify second destination point). No exemplo, foi selecionado um ponto de origem à direita da pia de cozinha, bem como um ponto de destino à direita da janela, a qual é a referência de posição para alinhamento. Note que tanto o primeiro ponto de origem e o de destino estão do mesmo lado, à esquerda, assim como o segundo ponto de origem e o de destino, à direita. É importante que os pontos de origem e destino estejam coerentes entre si: esquerda com esquerda; direita com direita; baixo com baixo; cima com cima.

(3)

1.5 Logo após de ter escolhido os dois pontos de referência, o Cad abre a possibilidade de um terceiro ponto de origem (e depois de destino). Não é necessário usar o terceiro ponto e então clicamos em ENTER.

1.6 Então surgirá a pergunta: deseja escalar o desenho baseado nos pontos de alinhamento? (scale object based on alignment points?) Clicamos em NÃO (No) e o daí o objeto será apenas alinhado com o outro objeto de referência.

(4)

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Ajuste de unidades | AutoCAD 2015

4

1.7 Depois destes passos, teremos o objeto alinhado, como está demonstrado na figura a seguir.

2

AJUSTE DE ESCALA( ALIGN)

2.1 Seguindo os mesmos passos do ALINHAMENTO, podemos também alterar a escala do objeto. Mas, ao invés de responder NÃO na pergunta apresentada no item 1.6, devemos responder SIM, clicando em YES + ENTER, conforme o desenho a seguir.

(5)

2.2 A seguir podemos ver que o objeto, que estava em tamanho diferente do objeto de referência, foi escalado para o tamanho deste.

Material didático produzido pelo programa de extensão “Geotecnologias na Gestão Municipal”, com recursos do PIBEX (Edital PROEX-IFRS nº 042/2016). Equipe de execução:

 Profa. Carolina Larrosa de Oliveira Claro (coordenadora)  Prof. Christiano Piccioni Toralles (orientador)

 Mariana Leal Castro (bolsista, acad. Tecnólogo em Construção de Edifícios)  Camila as Silva de Oliveira (bolsista, acad. Técnico em Geoprocessamento)

Referências

Documentos relacionados

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

Desta forma, a qualidade higiênico-sanitária das tábuas de manipulação dos Laboratórios de Técnica Dietética, Tecnologia de Alimentos e Gastronomia e das

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Deve conhecer perfeitamente este Manual de Procedimentos ou “Bússola”, e o papel de cada ministério da Equipe de Serviço; assim como o Esquema do Curso

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar