• Nenhum resultado encontrado

ASBAC Sede Administrativa Sua Saúde Espaço do Associado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASBAC Sede Administrativa Sua Saúde Espaço do Associado"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Ano 3 • Nº 10 | Setembro de 2016

ASBAC

Notícias

Sua Saúde

Doenças que assustam milhões de brasileiros:

diabetes, obesidade e tireóide

Espaço do Associado

Sede Administrativa

Com uma visão social sempre disponível para

atender as necessidades dos associados

(2)

No Dia das Crianças traga seus filhos para brincar com a gente na Asbac.

A festa será muito animada com a temática dos principais super-heróis.

Contamos com sua presença!

SEDE ANDARAÍ

Dia 8 de outubro

De 10H às 15H

SEDE ADMINISTRATIVA

De 10 à 14 de outubro

De 10H às 17H

Realização: Apoio:

(3)

Revista Asbac Notícias

Publicação oficial da Associação dos Servidores do Banco Central - RJ. DiRetoRiA

Diretor Presidente: Carlos Alberto Filardi Diretor Administrativo: Antonio da Costa Alves Diretora Social: Vânia Magnólia Cortezia Quedevez Diretor de Patrimônio: Carlos José Pontes Villas Boas Diretor Financeiro: Anselmo Duarte dos Santos Pereira ConSelho De ADMiniStRAção

Presidente: Paulo dos Santos

Vice-Presidente: Vânia Magnólia Cortezia Quedevez ConSelheiRoS

Carlos Alberto Filardi Antonio da Costa Alves Carlos José Pontes Villas Boas ReDAção Priscila Stille Wanderson luiz DiAGRAMAção Zingue Comunicação ColABoRADoReS Ana Maria ASBAC-RJ SeDe ADMiniStRAtiVA

Av.Presidente Vargas, 730- 11º andar Centro – Rio de Janeiro

RJ – Cep: 20071-001 tel.: (21) 2189-5128 www.asbacrj.com.br

e-mail: secretaria@asbacrj.com.br SeDe AnDARAí

Rua Barão de Mesquita, 872 Andaraí – Rio de Janeiro RJ – Cep: 20540-004

tel.: (21) 3174-3576 / 2570-8449 e-mail: sedeandarai@asbacrj.com.br SeDe CAMPo

Rua Júlio do Carmo, 83 Praça onze – Rio de Janeiro RJ – Cep: 20211-160 tel.: (21) 2504-3130

e-mail: sedecampo@asbacrj.com.br SeDe CoMARy

Rua tobias Barreto, 380 teresópolis – Comary

Rio de Janeiro - Cep: 25958-455 tel.: (21) 2642-1530 / 2642-2270 e-mail: sedecomary@asbacrj.com.br

EXPEDIENTE

EDITORIAL

SUMÁRIO

Queridos Amigos, Sócios e Leitores,

Com muito orgulho convido a todos para se distrair com a nossa próxima edição da revista ASBAC Notícias. Em comemoração aos 50 anos, nossas últimas edições falaram das Sedes Andaraí e Comary, agora teremos uma matéria sobre a Sede Administrativa que teve início em 1966 em uma sala na Avenida Rio Branco 39. Fomos presenteados com o Mapa Astral da ASBAC pela turma de astrologia que completa 20 anos esse ano. Vocês poderão conferir todos os detalhes da nossa associação capricorniana regida pelo tempo, garantindo ainda pela frente muitos anos de história, família, respeito e união. Mudamos a nossa diagramação. Vocês perceberam? Gostaram? Nossa intenção é trazer conteúdos diferentes com páginas coloridas, atra-tivas e criaatra-tivas, proporcionando o seu maior interesse na leitura e sua participação na revista. Sugestões de pauta e convênios para o interesse do grupo social são sempre bem-vindas. Na coluna Aconteceu, poderão apurar e verificar os últimos eventos. O dia dos pais da sede administrativa foi muito marcante e surpreendeu a todos com tantos pais e filhos integrados. Finalizando, é importante destacar que iniciamos a venda dos convites da nossa festa de fim de ano que será realizada no Clube Monte Líbano no dia 15 de dezembro, promete muitas emoções, comemorações, encon-tros e surpresas! Garanta logo o seu e dos seus convidados!!!

Editorial ...3

Sua Saúde ...4

Cultura ...5

Aconteceu ...6

Programação Cultural ...7

Matéria ...8

Matéria de Capa ... 10

Novidades ... 12

Espaço do Associado ... 14

Canal da Transparência ... 15

Vânia Magnólia Cortezia Quedevez

Diretora Social

No Dia das Crianças traga seus filhos para brincar com a gente na Asbac.

A festa será muito animada com a temática dos principais super-heróis.

Contamos com sua presença!

SEDE ANDARAÍ

Dia 8 de outubro

De 10H às 15H

SEDE ADMINISTRATIVA

De 10 à 14 de outubro

De 10H às 17H

Realização: Apoio:

(4)

N

essa edição da revista a Drª Ana Cristina Belsito é quem responde à Editoria de Saúde. Ela que dedicou longos anos a área médica. Sua resi-dência em Endocrinologia terminou no ano de 2011, pres-tando atendimento no Hospital Cardoso Fontes e Hospital dos Servidores do Estado. Atualmente atende no Hospital de Geriatria Miguel Pedro, Hospital São Vicente de Paulo e no consultório particular na Praça Sãens Pena. Junto a ela abordamos questões de três patologias relacionadas à sua área: Diabetes, tireóide e obesidade que são doenças que segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBD) aumentar de forma assustadora o número de pacientes a cada dia.

AN: Casos de pacientes com Diabetes têm aumenta-do em toaumenta-do munaumenta-do, no Brasil já passaram de 12 milhões. Qual é a justificativa desse aumento? Qual a melhor forma de prevenção? No caso de diagnosticado, o tratamento é bastante rígido, qual a melhor medida para tratar a doença e o paciente ter uma vida normal?

Casos de diabetes têm aumentado de forma geral, pois tem sido precocemente diagnosticado com os novos crité-rios da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes). A popula-ção está sedentária, e com a facilidade dos meios de trans-porte e a quantidade dos alimentos ricos em carboidratos simples e gorduras saturadas ingeridos, faz com que a po-pulação ganhe peso facilmente. As prevenções devem ser a partir da introdução precoce da atividade física, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado, reduzindo a ansiedade e o estresse do dia a dia, melhorando o perfil glicídico e lipídico. Pacientes que já são diabéticos devem obedecer à dieta corretamente. O tratamento ao diabé-tico é através de visitas trimestrais ao nutricionista e ao endocrinologista, respeitando o prazo dos exames, além de fazer atividades esportivas e caso haja necessidade dos medicamentos, tomá-los corretamente. A Diabete é uma doença naturalmente progressiva, mas as complicações podem ser evitadas com a otimização do tratamento, para que haja uma melhoria na qualidade de vida do paciente.

AN: A obesidade é uma das principais causas relacio-nada a uma série de doenças. Segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de 50% da população estão acima

do peso, quais as medidas que estão sendo tomadas para melhorar e parar esse crescimento?

A obesidade hoje é uma questão de saúde pública, pois aumenta os casos de doenças como diabetes, der-rames, infartos, alem de cirrose hepática e incapacidade motora. Drogas antiobesidade e cirurgia bariátrica são os tratamentos vigentes atual. Devem-se instaurar progra-mas efetivos nas escolas para que crianças e adolescentes adquiram a prática de realizar exercícios. A conscientiza-ção da populaconscientiza-ção em relaconscientiza-ção ao ganho de peso faz parte com freqüência de exames realizados anualmente por vá-rias empresas, que se preocupam com seus funcionários e tentam conscientizá-los quanto ao risco da obesidade.

AN: Na terceira idade está acontecendo um cresci-mento em relação aos casos de obesidade. É visível o aumento na procura de tratamento? Qual a melhor forma de combater?

As melhores formas de combater a obesidade na ter-ceira idade são a precoce mudança de hábitos, reeduca-ção alimentar e atividade física. Os pacientes com qua-dros depressivos, imobilidade permanentes e acamados devem ser acompanhados por especialistas para que não tenham aumento de peso excessivo, evitando que sua qualidade de vida seja mais prejudicada.

AN: As doenças tireoidianas se tornaram cada vez mais comum para a terceira idade. Como é o tratamento?

As doenças tireoidianas tem se tornado cada vez mais freqüentes, pois são mais fáceis diagnosticá-las, devido a exames preventivos realizados por diversas especialidades médicas. Esse diagnóstico é confirmado através de exames de imagens. Essa patologia é bastante comum na terceira idade, assim como o aparecimento de bócio (um aumento do volume da glândula tireóide geralmente causada pela falta de iodo) e nódulos (crescimentos anormais na pele ou qualquer tecido do corpo) que devem ser investigados como da forma habitual, conforme os aspectos descober-tos na ultrassonografia. O tratamento que condiz com a patologia apresentado por pacientes com tireóides são re-posição hormonal no hipotiroidismo, cirurgia nos bócios e nódulos suspeitos e con trole nas tireoidites de Hashimoto.

Doenças que assustam milhões de brasileiros:

Diabetes, obesidade e tireóide

Por Wanderson Luiz

(5)

Agenda cultural

CULTURA

MÔNICA E CEBOLINHA NO MUNDO DE ROMEU E JULIETA

17 de set a 6 de novembro – 16h

A superprodução Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta. Inspirado no clássico da literatura “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare. Mauricio de Sousa adaptou ao estilo narrativo do universo da Turma da Mônica.

Ingresso: Entre R$ 40,00 e R$ 100,00 (Estudante e idoso pagam meia-entrada)

Teatro Bradesco Rio: Shopping Village Mall - Avenida das Américas, 3900 - Barra da Tijuca

PETS: A VIDA SECRETA DOS BICHOS

Pets: A Vida Secreta dos Bichos é um filme produzido pelo mesmo estúdio responsável pelo filme Meu Malvado Favorito. A história passa em Nova Iorque e retrata a mudança que a vida de Max, um mimado cachorrinho, sofre quando Kate, sua adorada dona, resolve adotar outro companheiro.

PLAY CITY – PARQUE DE DIVERSÃO

Uma das maiores empresas da América Latina do ramo de diversão itinerante tem como objetivo levar até você muita diversão com atrações para toda família e uma incrível variedade de brinquedos. O parque está localizado nos Shoppings Grande Rio e Nova América.

(6)

ACONTECEU

QUEIJOS E VINHOS 2016

No dia 30 de Julho foi realizado o evento Queijos & Vinhos na nossa Sede Comary. Todos os associados puderam curtir um friozinho com muito vinho e uma variedade de queijos ao som de MPB e clássicos do flashback.

DIA DOS PAIS

(SEDE ADMINISTRATIVA)

Com uma temática de Bote-co, os associados da Asbac e do Sinal saborearam comidinhas e degustaram uma boa cerveja imperial na Sede Administrati-va numa grande homenagem ao dia dos pais.

DIA DOS PAIS

(SEDE ANDARAÍ)

No dia seguinte, dia 12 de agosto, a homenagem con-tinuou na Sede Andaraí com muita música e sorteio de brindes.

(7)

Abobrinha

“(...) é uma planta pertencente à família das cucurbitáceas, assim como a melancia, o melão, o

pepino e a abóbora. Pertence ainda ao genero das abóboras e costuma-se colher ainda verde.”

Fonte: Wikipédia S I L I I I O T O C A A Z R A O K K I A I L N C C O A J I O A A W P W R S C A B B A U B E E X E L A B A M A C L B A I I I R R X N T C M A R X I E E WZ Z I O I A C R I A N L L T E E X E A I A O E K O A A O O H E R P U R U A K K C B B N J A A A C T D D A A A A A X R Ç T A U U O X X X H H Q E O A U E Z E C U U U N N A A Q A B A Y A H J J J T T C N C A Ç E M O A A A A A A T R U A L E B P C C T T L T A A B X A C A E O O A A V I N A I B A A H P R R A W C A D U Q O A N N A M C K T O K J I I N K L T N A O C A I C A X T R A A W R T R G L C Ó B O R A S M A I A B U C O A U U U N V E B L O I L OI L L K G C E B H L G C U I R T U C U O L A D U U T U A O A A U B A O C V A A I K I K N T O B G A A C I A W G Y U Y I C L I C N O Y L A U H N H J A B H T G N H U T L L E L A Q C U A U I L I O U A Z A C N D L H I R O M B V I E V J X E V A C A V E A O A O O B I D A I A M A L W I OB I E S A X M L R I A O G A O A C Y O A E O O A N B U O K O K H M O L R X O C A L R C R L A C R Ã A A R I H

4

Sede Comary

Festa Junina 18/06/2016 (19:00 às 24:00) Queijos e Vinhos 30/07/2016 (20:00 às 24:00)

4

Sede Andaraí

Dia das Mães

06/05/2016 (19:30 às 23:00) Festa Junina

16/07/2016 (16:00 às 23:00) 17/07/2016 (15:00 às 21:00) Dia dos Pais

12/08/2016 (19:00 às 23:00)

4

Sede Administrativa

Dia das Mães

05/05/2016 (15:00 às 17:00) Feira Orgânica

09/08/2016 (10:00 às 17:00) 10/08/2016 (10:00 às 17:00) Dia dos Pais

11/08/2016 (15:00 às 17:00) Dia das Crianças

10 à 14/10/2016 (10:00 às 17:00) Festa de Final de Ano

15/12/2016 (18:00 às 23:00)

Festa Dia das Crianças 08/10/2016 (10:00 às 15:00) Hallowen

28/10/2016 (19:00 às 23:00)

Mais informações no Sócio Cultural.

ACONTECEU

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

MISS TERESÓPOLIS

No dia 24 de Setembro ocorreu o tradicional concurso de beleza feminina da Região Serrana, o Miss Teresópolis, tem como objetivo se-lecionar a melhor, dentre várias candidatas, para que esta represente a cultura e beleza da sua região. A nossa sede de Comary por mais um ano hospedou as candidatas e os jurados antes do evento.

FEIRA ORGÂNICA

No dia 9 de setembro realizamos junto ao Banco Central uma feira orgânica na nossa Sede Administrativa para que todos pudessem conhecer um pouco melhor os alimentos.

(8)

MATÉRIA

20 anos de Escola de Sagress

T

eve início com o interesse da Sonia Mendes e Sueli Furlan em conhecer a Astrologia. Já eram estudiosas do Tarot e procuraram a Suely Abissamara, astróloga e funcionária na épo-ca do Banco para somarem seus conhecimentos. Em seguida Anabel, Rosina, Maria Luiza, Aurora, Gravino e Edinho formaram a primeira turma dos interessados em compreender os signos, casas as-trológicas e planetas. A essência do grupo partiu do Banco Central, se conheceram, trabalharam e se aposentaram, por isso surgiu a ideia de apresen-tar palestras e darem aulas passando um pouco do novo conhecimento para os demais colegas. Então Octávio Gravino procurou a ASBAC que estava sob a Direção Regional do Eládio da Costa Nery, foi reali-zada uma pesquisa entre os associados que tinham interesse no assunto e a aceitação foi incrível. Na primeira aula dia 2 de setembro de 1996, a Escola de Sagress teve início oficial com uma turma de 25 alunos inscritos, em um espaço adaptado do res-taurante.

“A Asbac fez um trabalho maravilhoso, inscreveu as pessoas, foi inesquecível, muito de vanguarda. No primeiro dia, estava nervosa, tinham vinte e cinco alunos inscritos e eu não esperava tudo isso.”

Suely Abissamara

A ASBAC proporcionou à escola um apoio funda-mental, com uma grande aceitação e suporte, tan-to na divulgação, quantan-to nas inscrições dos alunos, além de ajudar a encontrar uma sala no prédio, que depois do restaurante foi para o “gravatão”, em seguida passou por vários andares e hoje está no vigésimo quarto. A primeira turma de Astrologia

da Sagress ficou conhecida como “Turma Asbac”, a duração das turmas eram em torno de um a dois anos, no horário do almoço e mais pra frente ini-ciou sua participação no programa Qualidade de Vida com a ajuda da Suzette Leite. Chegaram a um período mais ativo com duas turmas por dia com aulas toda semana. A Escola de Sagres navegado-ra portuguesa é bastante famosa, com a ajuda de Anabel Vilela e Sonia Mendes criaram a Escola de Sagress com 2s formando um acróstico. O símbolo escolhido representava o Fogo, a Terra, Água, o Ar (vela inflada), paralelos e laminários Ying e Yang. ESCOLA DE S uely Abissamara A nabel Vilela G ravino Octavio R osina Vilela E dson Conceição S onia Mendes S uely Furlan

Os quatro elementos estão presentes em to-dos os mapas astrais, temos três signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) representam o movi-mento, iniciativa, coragem e vigor, três signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) representam concretização, experimento, durabilidade e segu-rança, três signos de ar (Gêmeos, Libra e Aquá-rio) representam comunicação, relacionamento, pensamento e raciocínio, e três de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) que representam a emoção e o psique. Podemos analisá-los não só nos signos mas também nos planetas podendo identificar a

(9)

estrutura dos elementos. Quando é analisado o mapa de um bebê ou uma criança até 7 anos, os astrólogos observam primeiramente qual a pro-porção desses elementos pois enquanto ainda são pequenos existe a possibilidade de serem equilibra-dos e evitar dificuldades futuras.

“Existem estudos médicos e livros lançados, que fa-lam sobre possíveis tratamentos para reequilibrar os elementos. Quando uma pessoa adulta tem fal-ta do elemento terra, tem que praticar um exercí-cio famoso no alongamento chamado Ground que ajuda o contato com a seiva da terra, que penetra pelas mãos percorre todo o corpo e retorna a terra pelos pés.” Octavio Gravino

Itinerante, a escola passou por vários diferen-tes lugares como a AAFBC, BNDES, Escolas, Condo-mínios, para onde fossem convidados, lá estavam eles com toda energia interessados em ensinar e aprender. A Suely Abissamara é a mentora do grupo mas sempre incentivou os alunos a prepararem as apresentações e ampliarem os estudos para cada palestra. Assim todos se especializavam ainda mais no assunto se destacando em cada lugar que pas-saram. Dentro do Banco Central com o programa Qualidade de Vida organizaram palestras no au-ditório com participação do Dr Júlio César, com a astróloga Marta Pires Ferreira, além de palestras

produzidas pelos próprios alunos como Astrologia na música. Numa semana de fim de ano, o progra-ma organizou uprogra-ma feira esotérica, com um stand sobre astrologia em que os associados tiravam na hora o seu mapa astral.

“Na Asbac eu já organizei um torneio de futebol dos elementos da natureza na Sede Campo e os jogos finais foram na Sede Comary. Cataloguei o aniversário de todos os atletas do time e os classi-fiquei por elementos. Juntamos a turma do fogo e ar contra a equipe de terra e água, e foram feitas todas as combinações dos elementos. Me diverti imaginando quais combinações teriam o melhor resultado. Foi bastante curioso a equipe Ar ganhar porque o elemento mais significativo do esporte é o fogo.” Octavio Gravino

A astrologia também teve um papel funda-mental para ajudar os alunos interessados em tra-balhar o psique e entrarem em um processo de autoconhecimento. O místico, a intuição e a sen-sibilidade fazem parte de qualquer processo até mesmo puramente científico porém a astrologia tem uma visão mais racional, matemática e geo-métrica. No início de cada turma os mais antigos se tornavam padrinhos dos mais novos para au-xiliar nos estudos e no final era solicitado que os alunos falassem sobre o entendimento e o apren-dizado obtido nas aulas. Ouviram muitos depoi-mentos emocionantes e tiveram diversos retornos pessoais, como o caso de uma aluna de escorpião que vestiu o conhecimento das aulas para si e pro-meteu usar para o resto da sua vida.

Ao longo desses 20 anos o grupo cresceu em sabedoria, conscientização, maturidade e mudança de atitude de encarar a vida. Aconteceram muitas trocas, uma gama variada em um universo de in-formações e experiências, novos assuntos comple-mentares surgiram trazidos pelos próprios alunos como numerologia, tarot, biodança, música, conhe-cimento sobre a sociedade Rosa Cruz e até mesmo estudo da personalidade através da caligrafia. Um macrocosmo dentro de um microcosmo. Com muita repercussão astrológica, o grupo ainda se mantém vivo e enraizado em um formato mais concentrado e intimista, se encontrando duas vezes no mês, uma turma de dez alunos, mantendo quatro alunos des-de os primeiros dias como Jurema, Vitória, Rosina e Gravino e ao mesmo tempo se renovando com dois alunos mais jovens. Depois de muitas expe-riências em conjunto, acima de tudo formou um grupo de amigos.

(10)

T

udo começou numa salinha na Rio Branco 39, junto ao Departamento Econômico e o Depar-tamento de Processamento de Dados. Curio-samente naquele prédio funcionavam os primeiros computadores gigantes. Ainda não existia um prédio do Banco Central e os Departamentos eram divididos em 6 prédios, além da Rio Branco 30 (Mecir) e 39, Uruguaiana 115 e 174, Candelária 24, Presidente Var-gas 84. Mais tarde com a construção do Edifício-Sede do Banco na Avenida Presidente Vargas, a ASBAC pas-sou a ocupar um espaço no décimo primeiro andar, o que facilitou muito o contato e a integração com os seus associados, os funcionários do Mecir ocupam outro prédio.

Fundada em 4 de janeiro de 1966 como uma en-tidade sócio-recrativa e assistencial com a finalidade de prestar assistência social, financeira, jurídica, fun-cional e previdenciária aos associados, a ASBAC tem como objetivo definido pelo estatuto congregar e congraçar todos os servidores do Banco Central do Brasil. Após 10 anos, ocorreram algumas modifica-ções mantendo seu caráter de lazer, atividades cultu-rais e esportivas.

Com sua visão social foi a pioneira em entender as necessidades dos servidores e criar possibilidades de oferecer suporte para seus associados. Aquele perío-do foi uma época de ouro, pois além das contribuições mensais de seus associados, o Banco também partici-pava financeiramente. Foram criados vários tipos de planos como aquisição da casa própria, consórcio, se-guro de vida, plano de saúde e dentista. Naquele perí-odo as festas de fim de ano eram no saudoso Canecão e as crianças tinham um dia especial com os pais no Tivoli Parque. Quando foi cortado o subsídio do Banco Central para ASBAC, foi necessário se reinventar com muita criatividade sem perder o seu objetivo quanto aos associados. Aos poucos reformamos a Sede de Comary, pudemos melhorar a estrutura das Sedes do Andaraí e a Sede da Praça XI, com a intenção de pro-porcionar o bem-estar de todos.

A Sede Administrativa é frequentada geralmente

pelos associados efetivos que nos intervalos buscam um local para espairecer, assistir uma televisão, fa-zer com uma massagem, tomar um cafézinho e até mesmo uma rápida solução para comprar um presen-te. Possuímos muitos planos para manter o espaço cada vez mais atrativo, recentemente fechamos uma parceria com uma marca de Sorvete Italiana Gelato Diletto para adoçar o verão com sabores diferencia-dos. Algumas vezes recebemos os sócios aposentados para uma assistência financeira através dos produtos Fenasbac, outras vezes recebemos nossos sócios con-tribuintes reservando um fim de semana diferente no clube de Comary. Todos são muito bem-vindos e tra-tados com uma família. Possuímos uma agenda anual comemorativa como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e da Família, todos os eventos dessa sede tem a parceria do Sindicato Sinal e o apoio do Banco Central. Recentemente produzimos uma tarde no boteco para o Dia dos Pais, uma feira orgânica in-centivando a alimentação saudável em parceria com programa qualidade de vida. Nosso próximo evento será na semana de 10 a 14 de outubro, incentivando o relacionamento familiar no ambiente de trabalho. Teremos uma exposição de quadros com temática de super-heróis, negociamos um desconto para os nos-sos associados que tenham interesse em fazer aula de pintura para aprimorar a mente para a percepção, emoção, memória, pensamento e linguagem.

Está disponível para as vendas, o primeiro lote de convites para a nossa tradicional festa de fim de ano. Em 2015, iniciamos o resgate da nossa época de ouro que dei-xou todos muito emocinados. A segunda edição no Clube Monte Líbano será realizada no dia 15 de dezembro, das 19h30 às 00h30, com a apresentação especial da Banda Anjos da Noite, além de drinks e comidas diferenciadas, prometendo ainda mais emoções, comemorações, con-fraternização, harmonia e surpresas! Garanta logo o seu convite e de seus convidados! Primeiro lote até 1 novem-bro, R$100,00 sócios e R$140,00 convidados, Segundo lote até 14 de dezembro, R$140,00 sócios e R$180,00 convidados. Não venderemos convites no dia do evento.

MATÉRIA DE CAPA

Sede Administrativa

Com uma visão social sempre disponível para atender

as necessidades dos associados

(11)

Chegamos aos 50 anos e ainda tem muita história pra vir por aí… A ASBAC está sempre de braços abertos para receber os associados antigos e os que estão chegando. É necessário se adaptar as mudanças do tempo, se reinventar, criar ideias, fortalecer e dar con-tinuidade no que já deu certo, apoiar, resolver e en-treter a todos com muito carinho e atenção.

MAPA ASTRAL ASBAC

Essa edição tivemos uma matéria sobre o grupo de astrologia que completou 20 anos em setembro. Fomos presenteados pela associada Suely Abissamara e o associado Octavio Gravino com a interpretação do Mapa Astral da nossa querida associação.

A ASBAC é Capricorniana, por isso traz um senso muito grande de profissionalismo e responsabilidade. Esse signo é regido pelo tempo, por isso chegamos aos 50 anos e com toda certeza, ainda teremos mui-tos anos para comemorar. Como o Sol (Capricórnio) está na Casa 11 do mapa, parece até uma encomenda divina na criação da ASBAC, porque essa Casa repre-senta os grupos e associações. Sem contar que hoje a associação está no décimo primeiro andar. O que reafirma a natureza do destino e a finalidade da ins-tituição. O signo oficial da Casa 11 é aquário, a AS-BAC tem fortes posições como o Ascendente, Marte, Vênus e Lilith, reafirmando a responsabilidade com o grupo, com o social, com o clube para uma sociedade, relacionado a solidariedade, prestação de serviços e amparo social.

Com o sol em Capricórnio e a Lua em Gêmeos, a Associação possui uma ligação paternal e maternal

com seus associados, acolhendo a todos, buscando ser sempre inovadora proporcionando seguros e pla-nos em geral como um local de apoio e socorro para os momentos de necessidade. Outra característica interessante da Lua é de saber lidar com muitas pes-soas e possuir muitas casas, que fica claro com as Se-des Administrativa, Comary, Andaraí e Praça XI. Junto a multiplicidade e flexibilidade da casa 4 e a alegria, prazer, festas e esporte da casa 5, é necessário sem-pre investir nessa área do entretenimento, principal-mente com o apoio tão evidente do planeta da alegria Júpiter.

Analisando o lado financeiro da Instituição, é pos-sível notar a presença de fortes planetas na Casa 8 como Plutão e Urano, ajudando na possibilidade de patrocínio, o que deixa claro que nasceu com essa vocação e portanto, mesmo tendo Plutão regendo perdas, possui o outro lado do planeta regendo os ganhos também, como o famoso ditado popular “Por muitas vezes a vida fecha uma porta, mas tam-bém abre uma janela”, sempre haverá apoio, patro-cínios e parcerias no presente e no futuro mas sem-pre mantendo o bom senso em relação ao que pode ser realizado.

Em alguns anos Plutão entrará na Casa 12 e trará um movimento de limpeza, todos os problemas mal resolvidos e dificuldades do passado virão para a superfície, no sentido de corrigir, renovar, recriar e renascer. E o trânsito com 15 graus mostra um bom momento para investir em música especificamente porque Netuno e Saturno estão juntos. Quando Júpiter passar pela Casa 8 significará um realinha-mento, trazendo possibilidades futuras de apoio e parcerias para a Asbac.

(12)

NOVIDADES

A Asbac com o interesse em oferecer qualidade de vida, consumo responsável e sustentabilidade fechou um convênio com a maior rede de loja de produtos naturais e orgânicos. Basta somente somente apre-sentar a carteira de associado que terá 5% de desconto na loja Mundo Verde da Marechal Floriano. Futura-mente negociaremos convênio com as demais lojas.

CONVÊNIOS

Para o maior conforto e opções de lazer para os nos-sos associados estamos negociando descontos em algumas redes de restaurantes. Caso tenham suges-tões estamos sempre disponíveis para satisfazer os desejos de vocês. Basta somente mandar um email para o Sócio Cultural. (priscila.stille@asbacrj.com.br / wanderson.luiz@asbacrj.com.br / wagner.barros@ asbacrj.com.br)

DIA DAS CRIANÇAS

Para os associados que trouxerem seus filhos ou ne-tos para a exposição na sede administrativa do dia 10 a 14 de outubro das 10h às 17h irão concorrer a um par de ingressos para a peça Monica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta.

?

Você sabia

A SEDE COMARY ESTA DE BRAÇOS ABERTOS

PARA RECEBER VOCÊ E SUA FAMÍLIA

INFORMAÇÕES NO SÓCIO CULTURAL

TEL.: (21) 2189-5128

(13)
(14)

A

na Maria entrou para a família ASBAC em março de 1971 para trabalhar na área de caixa na contabilidade e em seguida pas-sou para empréstimos. Sempre teve a expectativa de fazer um concurso público. No mesmo ano em agosto foi transferida para Brasília para trabalhar na área de assistência médica. Sete anos se passaram, Ana foi convidada a voltar para o Rio de Janeiro para cobrir a Martinha que estava em licença a materni-dade. Sua nova função seria atender os associados, muitos ativos da Bacen, oferecendo benefícios como consórcio, seguro de vida e empréstimo.

“Gostava do que fazia e gostava muito, muito mesmo… Havia um respeito, uma cumplicidade, que parecia que a ASBAC e o BACEN era uma só Entidade. Eu amo a ASBAC, faz parte da minha história, graças a ela hoje tenho uma vida tranquila e estabilizada, dei tudo de mim e fui retribuída.”

Famosa em saber escutar e tratar bem a todos, estava disposta a ajudar e orientar os associados na medida do possível e não deixava ninguém sair insa-tisfeito da ASBAC.

“Um associado faleceu e deixou a viúva com dois consórcios. Na época ela não sabia o que era e que tinha seguro, muito menos preencher um cheque. Ensinei tudo a ela e fiquei satisfeita que aprendeu direitinho. Tinha uma outra senhora que recebia pensão, mas estava sempre com problemas finan-ceiros, aquilo me tocava muito, então descia e a colocava em um taxi com segurança para casa. A Senhora perguntava, Aninha o que posso fazer por você? E eu respondia, Me dá um abraço! São muitas histórias… Estou até chorando.”

Quando se aposentou ficou muito preocupada com essas pessoas e até hoje continuou a relação de amizade tanto pelas redes sociais como também convidada para almoços e aniversários. No ambien-te de trabalho conheceu seu marido Manoel, na época gerente da Sede da Praça XI (Canadá), entre idas e vindas de movimento de caixa entra as Sedes, acabou rolando um clima e estão juntos até hoje, com dois filhos criados Juliana e Gustavo, na espera dos netinhos.

Ana Maria

Por Priscila Stille

(15)

ATIVO PASSIVO

CIRCULANTE 855.879,32 CIRCULANTE 677.674,71 Disponível 402.164,00 Obrig. trabalhistas. 497.084,63 Caixa 17.579,61 Obrig. trabalhistas e enc. 458.792,87 Banco Conta Movimento 20.395,41 Provisões Prev. e Judiciárias 38.291,76 Aplicações Financeiras 364.188,98 Contas a Pagar 20.806,00 Realizável 453.715,32 Fornecedores 20.806,00 Valores a Receber 453.715,32 Empréstimos 159.784,08 NÃO CIRCULANTE 460.351,06 PATRIMÔNIO SOCIAL 399.959,75 Imobilizado 460.351,06 Patrimônio Social 432.576,31 Equipamentos e Inst. 128.571,56 Superávit/Déficit Acumulados 161.552,39 Outras Imobilizações 331.779,50 Superávit/Déficit do

Exercício (194.168,95) TOTAL DO ATIVO 1.316.230,38 TOTAL DO PASSIVO 1.316.230,38

RECEITAS OPERACIONAIS 2.558.556,85 Revendas de Mercadorias 337.471,62 Contribuições Sociais 1.171.670,72 Taxas de Serviços 71.648,12

Aluguéis 525.466,04

Arrend. Repasses e Convênios 221.868,35

Outras Receitas 216.724,29

Receitas Financeiras 13.707,71 DESPESAS OPERACIONAIS 2.752.725,80 Despesas com Pessoal 1.345.389,89 Custos com Revendas 221.835,51 Despesas Administrativas 1.127.576,33 Serviços e Encargos - Pessoa Física 22.960,26 Despesas Financeiras 34.963,81 SUPERÁVIT/DÉFICIT DO PERÍODO (194.168,95)

Balancete sintético em 31 de julho de 2016

Fonte: Manager - Auditoria, Consultoria & Contabilidade S/S Ltda | CNPJ (MF) 40.180.044/0001-65 | CRC-RJ 2.519

CANAL DA TRANSPARÊNCIA

(16)

ASBAC RJ & SINAL

APRESENTAM

15

DEZ

CLUBE MONTE LÍBANO

19:30 ÀS 00:30

ATRAÇÃO PRINCIPAL:

ANJOS DA NOITE

É hora de festejar

ZINGUE COMUNICA ÇÂ O

Venha festejar!

É com muita alegria e satisfação que a Asbac Rio de Janeiro e o Sinal RJ convidam você associado para participar da confraternização de encerramento do ano de 2016. A festa terá a participação da banda Anjos da Noite, deliciosos drinks, um buffet saboroso com um cardápio variado, além do tradicional sorteio de brindes. Garanta já o seu convite e venha festejar com a gente!

Garanta já seu convite:

• Até 1º de novembro: R$ 100,00 (sócio) / R$ 140,00 (convidado) • Após 1º de novembro: R$ 140,00 (sócio) / R$ 180,00 (convidado) Vendas no Sócio Cultural até 14 de dezembro

Mais informações: Tel.: 21 2189-5128

Referências

Documentos relacionados

1.13 Ficam os participantes cientes, desde já, que não poderão utilizar de meios escusos para adquirir as notas ou cupons fiscais para participar desta promoção e/ou de

6.1.5 Declaração das Informações Declaração das Informações Prestadas devidamente preenchido e assinado pelo estudante maior de 18 anos ou pelo responsável

Em 30 de maio de 2005 foi lançado, oficialmente em Mato Grosso do Sul, o Programa de Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte pela Embrapa Gado de Corte e a Câmara Setorial,

BD│15 outubro 2017 │Primeira Igreja Presbiteriana do Recife!. Juventude PIPR

Ao pai que mora na cidade Ao pai que mora no campo E ele toda saúde, felicidade Seja ele de qualquer canto... A todo pai que é doutor E ao papai que é matuto Todos eles tem seu

sou grato a deus pelos missio- nários com ministérios ou não que, juntos, formamos a grande rede de batizados na evangelização em nosso santuário, entre todas as eta- pas

A caixinha é uma arte feita exclusivamente com papelão e você pode usar para colocar algo dentro para a sua mãe.... Essa caixinha é muito simples de ser feita, apenas com dobraduras

Por meio de uma pesquisa quantitativa, desenvolvida através de um questionário com 21 questões, nas quais revelam algumas curiosidades e um pouco da sua rotina,