• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Escola SENAI “Frederico Jacob”

MANUAL DO ALUNO

CURSOS DE

(2)

2

CARO ALUNO,

Parabéns! Você acaba de matricula-se no SENAI, instituição de ensino mantida e administrada pela Indústria. Em todo o território nacional, aonde quer que você vá, o SENAI é reconhecido por sua qualidade e seriedade de ensino. Ter em seu currículo um certificado emitido pelo SENAI é, portanto, um diferencial, no competitivo mercado de trabalho.

Este manual tem por objetivo orientá-lo a respeito das regras básicas de funcionamento da Escola SENAI “Frederico Jacob”.

Leia-o com muita atenção. Respeite as orientações e participe com entusiasmo da vida da Escola.

Muito sucesso em sua carreira profissional

O QUE VOCÊ DEVE ESPERAR DO SENAI?

 As condições necessárias para o cumprimento do seu curso ou itinerário de qualificação profissional, oferecendo-lhe oportunidades de crescimento e de desenvolvimento sócio-cultural que contribuam para o seu projeto de vida.

 Colaboração para que o convívio escolar ocorra dentro dos princípios da Ética e da Cidadania, num clima de cordialidade, respeito e solidariedade.

 Sintonia com as novas tendências mundiais e consequentes mudanças no mercado de trabalho.

 Motivação para o crescimento, levando-o a buscar novos caminhos para a autonomia e empregabilidade.

NORMAS INTERNAS

1) É dever do aluno tratar com educação e respeito os demais alunos, instrutores, funcionários e visitantes.

2) É proibido fumar e ingerir bebida alcoólica em toda e qualquer dependência da Escola. Também é proibida a prática de jogos de azar em qualquer ambiente da Escola (exemplo: baralho)

3) É dever do aluno zelar pelo patrimônio da Escola: instalações, máquinas, equipamentos, instrumentos, materiais e demais recursos físicos, ficando obrigado a responder por eventuais danos por ele causados.

4) O aluno deverá apresentar-se às aulas asseado, sóbrio e adequadamente trajado, não sendo permitido o uso de bermudas, shorts, saias ou vestidos que não cubram os joelhos,

(3)

3

camisetas regata, blusas com calça ou excessivamente curtas ou decotadas, bonés, toucas, chinelos ou sandálias soltas.

5) É obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual (EPI´s) durante as atividades que requeiram, e respeito às normas de segurança pertinentes ao treinamento realizado, conforme orientações do instrutor.

6) O aluno deverá trazer o material necessário ao acompanhamento das aulas incluindo caneta, papel para anotações, apostila, livro ou outro material didático fornecido no treinamento ou solicitado pelo instrutor.

7) A escola não se responsabilizará por perdas ou esquecimento de pertences dos alunos. 8) Não é permitida a permanência do aluno em sala de aula, oficina ou laboratório,

desacompanhado do instrutor, fora do horário de aula ou durante o intervalo. 9) Não é permitido a presença de crianças ou bebês no ambiente de ensino.

10) Não é permitido entrar nas oficinas, salas de aula e laboratórios portanto líquidos e/ ou alimentos.

11) É expressamente proibido manter ligado telefones celulares durante as aulas.

12) É obrigatória a frequência mínima de 100% das aulas nos cursos vinculados às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (Ex: NR-10, NR-11, NR-12, NR-33, NR-35, etc.) e de 75 % das aulas nos demais cursos. Índice de frequência menor que estes valores, ainda que as faltas sejam por motivos justificados, implicam no não recebimento do Certificado de Conclusão. A compensação de ausência só será possível se houver vaga, em turma do mesmo curso, sendo realizada concomitantemente, em horário diferente daquele em que o aluno está matriculado. Em caso de ausências por período prolongado, comunique a Secretaria da Escola.

13) O aluno deverá cumprir rigorosamente os horários de entrada e saída do curso/treinamento. Atraso máximo admitido é de 15 minutos no inicio da aula. Após o tempo de tolerância para atrasos, o docente poderá ou não permitir a entrada do aluno, levando em conta se ação prejudicará ou não andamento da aula e eventualidades como enchente, greve de ônibus e/ou metro, acidentes nas principais vias de acesso, etc. Caso o aluno seja impedido de entrar na aula após os 15 minutos tolerados, o mesmo poderá assistir à aula somente após o intervalo e ficará com falta no primeiro período.

14) É obrigatório o aproveitamento mínimo de 80% nas avaliações aplicadas pelo Instrutor nos cursos vinculados às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (Ex: NR-10, NR-11, NR-12, NR-33, NR-35, etc.) e de 50% nas avaliações nos demais cursos, numa escala de 0 a 100. As avaliações serão realizadas ao longo do desenvolvimento do curso/treinamento, e poderão ocorrer de diversas formas (prova, trabalho em grupo, pesquisa, projeto, dinâmicas de grupo, etc). Os alunos com rendimento inferior ao mínimo não receberão o Certificado de Conclusão do programa, por ser considerado insuficiente o

(4)

4

seu aproveitamento. A recuperação, parte integrante do processo de construção de conhecimento, deverá ser entendida como orientação contínua, imediata e concomitante ao processo de aprendizagem.

15) Em caso de desistência o aluno deverá, obrigatoriamente, comparecer à secretaria para preencher o “cancelamento de matricula” e oficializar a sua situação escolar. Este processo é extremamente importante pois interromperá a geração de parcelas para pagamento.

16) É proibida a utilização do estacionamento da escola para guarda automóveis dos alunos. 17) Para a utilização de área da Escola para estacionar bicicletas e motos, os alunos deverão

trazer, para a respectiva guarda, corrente e cadeado. A cessão do espaço por parte da Escola não implica em responsabilidade por eventuais danos e sinistros.

18) A saída antecipada da Escola será autorizada, excepcionalmente, pelo Professor e/ou Coordenador. Quando o aluno for menor de 18 anos, esta autorização dependerá da anuência dos pais ou responsáveis e o mesmo ficará com falta no período em que se ausentar.

19) Nas salas de aula, não jogue papéis no chão. No refeitório, não deixe copos, latas de refrigerante e papéis sobre a mesa. Outras irão utilizá-las depois de você. Jogue o lixo no cesto de coleta adequado.

20) Quaisquer esclarecimentos poderão ser solicitados á Secretaria, Coordenação ou Direção da Escola. HORARIOS DE ATENDIMENTO SECRETARIA / RECEPÇÃO  De 2ª a 5ª feiras das 07h às 21h.  Às 6ª feiras das 07h às 20h.  Sábados das 07 às 14h. FALE CONOSCO

ESCOLA SENAI “Frederico Jacob”

Endereço: Rua São Jorge, 634 – Tatuapé - São Paulo/SP CEP 03087-000 Telefones: 2227- 8020 / 2227- 8021

E-mail: senaimanutenção@sp.senai.br

(5)

5

REGULAMENTO INTERNO - BIBLIOTECA

A Biblioteca é um órgão interno da Escola SENAI “Frederico Jacob”, criada com o objetivo de possibilitar consultas e pesquisas às informações reunidas no seu acervo, aos alunos, docentes e funcionários da Escola e empresas do setor.

A Biblioteca “Frederico Jacob” desenvolve ações de gestão, controle de documentos bibliográficos e equipamentos tecnológicos, com possibilidade de consulta e empréstimo. O acesso à biblioteca é livre para todos os públicos.

1 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De Segunda à Sexta das 9h às 13h30 e das 14h45 às 21h.

Sábados das 9h às 14h.

2 EMPRÉSTIMOS

Não há empréstimos de livros ou outras obras para alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada. Apenas consulta no local.

3 RESPONSABILIDADES E DEVERES DO USUÁRIO

a) O usuário é responsável pelo documento que utiliza (consultas e empréstimos), sendo proibido realizar anotações, rasuras ou quaisquer outros danos ao bem;

b) A perda ou danos irreparáveis ao material consultado pelo usuário, ou sob sua responsabilidade, implicará na reposição do mesmo por um exemplar igual ou idêntico, ou o valor correspondente para compra do mesmo ou similar.

4 É PERMITIDO NA BIBLIOTECA

a) Realizar trabalhos escolares; b) Pesquisas;

c) Acesso à internet; d) Leitura;

e) Jogos (xadrez, dama, quebra-cabeças, etc).

5 NÃO É PERMITIDO NA BIBLIOTECA

a) Uso de aparelhos sonoros sem fones de ouvido; b) Atender ao telefone celular;

c) Consumo de alimentos e bebidas (exceto água); d) Conversar alto;

(6)

6

e) Jogos eletrônicos ou online (CS, RPG, Simuladores e etc).

6 COMPUTADORES

a) É permitido aos alunos e funcionários utilizar os computadores para a elaboração de trabalhos escolares, consultas e pesquisas na internet de caráter educacional e/ou sociocultural;

b) Não é permitido o acesso em sites de relacionamentos (facebook, twitter e etc.) e sites de conteúdo adulto, inapropriados ao ambiente escolar e relacionados;

c) O acesso ao e-mail é liberado apenas ao hotmail.com;

d) O tempo de utilização por usuário é de 30 (trinta) minutos, podendo ser prorrogado se não houver demanda de outros alunos ou de professor com turma;

e) Os alunos também podem realizar impressões e cópias a custo de R$0,20 centavos por impressão e encadernação por R$1,00 mediante solicitação antecipada ao atendente.

Referências

Documentos relacionados

Constituição e Educação Cooperativista 30H Graduação em Administração, Economia, Tecnólogo em Gestão de Cooperativas e áreas afins.. Direito e Legislação Cooperativista

Em razão das informações expostas acima, a Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal – CEDAF, vinculada à Universidade Federal de Viçosa, vêm

7.2.2 A Comissão Julgadora será constituída por 5 jurados, podendo ser cineastas, artistas, especialistas na área audiovisual, pesquisadores, de reputação ilibada,

As atividades serão realizadas por meio de videoconferências dialogadas em tempo real; grupos de discussão (GDs); ilustrações da parte teórica com apresentações de casos ou

Assim, devo dizer, portanto, que, meu primeiro objetivo, quando dei início à pesquisa, era analisar as relações entre Eurípides e Aristófanes e em que medida isso poderia retratar

Takeuchi e Nonaka (2008), apresentam a importância de se estimular e/ou proporcionar condição para a criação de conhecimento dos indivíduos, de modo que a organização

Além daqueles previstos em lei como de competência exclusiva do conselho de administração, a prática dos seguintes atos e a concretização das seguintes operações pela

As etapas estão associadas a produtos executáveis protótipos Dá ênfase à qualidade de retroalimentação do processo com vista a um desenvolvimento rápido com os utilizadores