• Nenhum resultado encontrado

magazine A inaugurar a época de bom tempo e de boas sardinhas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "magazine A inaugurar a época de bom tempo e de boas sardinhas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

magazine

— Junho 2012

Santos populares

Amera 3.0

Planos ambiciosos de animação

edição 34

90 exemplares

www.amera.com.pt 21 444 75 30

Tal como no ano passado, participámos no arraial de Santo António organizado pela Câmara Municipal de Cascais.

Desfrutámos este tema, muito para além da participação no arraial, fazendo um ateliê dedicado à realização de quadras, em resposta ao desafio da Câmara Municipal para a participação dos munícipes que quisessem contribuir com a sua criatividade para esta iniciativa das associações juvenis do concelho. Foi um enorme sucesso que estimulou imenso os residentes, já que, mesmo os que não têm condição física para participar no arraial, se sentiram envolvidos na festa. Todos deram asas à imaginação, a fazer quadras bem bonitas. Enviaram quadras a concurso Gracinda Santinho, que recordou os tempos em que participava nas festas de Santo António; Laura Canhão, António Fontoura, que brincou com a crise; Maria Raimunda Ferreira, recordando com saudade os seus entes queridos; Fernando Rico, José Carrasqueiro, Alda Félix, Manuel Baptista, Carminda Guerra e Teresa Oliveira. No final, adquirimos os mangericos levados ao arraial, com que decorámos a nossa sardinhada.

SANTOS POPULARES

A inaugurar a época de bom tempo…e de boas sardinhas

Santo António, tantos milagres fizeste, Peço que faças mais um,

Só um não é demais,

Que nunca falte dinheiro na câmara de Cascais.

(2)

Inspirados pelo sucesso do ano passado, fizemos, também pela segunda vez, uma sardinhada em família. A preparação envolveu os residentes em ateliês temáticos, em que se preparou a decoração da festa – com mangericos, quadras e balões – e a sobremesa.

SARDINHADA

A preparação

A assistente Ana Teresa respondeu com entusiasmo ao convite de ensinar a confeccionar o semi-frio que é a sua especialidade, sempre presente na mesa de Natal. Desta feita não participou na confecção o seu filho Bernardo que, com este gesto, tem enviado um mimo aos residentes da Amera nos últimos natais.

(3)

E também a forma como a nova residente Armandina

Salgado se entrosou no grupo com muita facilidade.

(4)

Aspectos houve em que a sardinhada deste ano foi menos conseguida que a do ano passado. Arriscámos fazê-la no dia de Santo António e tivemos que nos adaptar à contingência de haver outra sardinhada a decorrer na churrasqueira da quinta.

Lamentamos que não tenha sido como desejávamos e agradecemos a colaboração e compreensão de todos os que estiveram presentes que nunca se queixaram das falhas e salientaram a qualidade da comida e do convívio.

Agradecemos, ainda, de modo especial a Ilda Matos que, não obstante estar a passar a semana em casa de uma filha, veio propositadamente para se juntar à sua segunda família a celebrar os santos populares; e ao filho de Maria Augusta Fonseca que, mais uma vez, se ofereceu para garantir a animação musical.

Deixamos um extenso registo fotográfico em que tentámos incluir todos os participantes.

SARDINHADA

A festa

Gostei muito da sardinhada, E de tudo da nossa mesa, Por isso a Amera há-de ficar Na história Portuguesa

(5)
(6)

Desde há uns dias no ar, a terceira edição do sítio da Amera na internet apresenta conteúdos e funcionali-dades da residência em Faro, idênticos aos já disponibilizados para a unidade de Carcavelos: a descrição da residência, uma galeria de fotografias, informação sobre a equipa e sobre o plano de preços, além de contactos e direcções locais.

Nesta nova edição criámos uma página “Pela sua saúde”, em que reproduzimos os artigos da rubrica com o mesmo nome, publicados mensalmente na Magazine.

Dentro de dias estará também disponível a versão em língua inglesa, a pensar, especialmente, na comunidade estrangeira que reside no Algarve.

AMERA 3.0

Terceira edição do website desvenda projecto no Estoril

Dia 7

Renato Pelejão,

74 anos

Dia 12

Francisco Almeida,

87 anos

ANIVERSÁRIOS

Junho

Notícia maior contida na terceira edição do website, é a divulgação do projecto da terceira unidade da Amera, situada no Estoril.

Saiba mais sobre tudo o que se passa na Amera online em www.amera.com.pt.

Enviado de Luanda por Silvana

Lopes, filha de Conceição Lopes.

(7)

De António Campos a sua mãe

No mais fundo de ti, eu sei que traí, mãe Tudo porque já não sou o retrato adormecido no fundo dos teus olhos. Tudo porque tu ignoras

que há leitos onde o frio não se demora e noites rumorosas de águas matinais. Por isso, às vezes, as palavras que te digo são duras, mãe,

e o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas que apertava junto ao coração no retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas, talvez não enchesses as horas de pesadelos. Mas tu esqueceste muita coisa;

esqueceste que as minhas pernas cresceram, que todo o meu corpo cresceu,

e até o meu coração ficou enorme, mãe!

Olha — queres ouvir-me? — às vezes ainda sou o menino que adormeceu nos teus olhos; ainda aperto contra o coração rosas tão brancas

como as que tens na moldura; ainda oiço a tua voz:

Era uma vez uma princesa no meio de um laranjal...

Poema à Mãe

Eugénio de Andrade

Mas — tu sabes — a noite é enorme, e todo o meu corpo cresceu.

Eu saí da moldura,

dei às aves os meus olhos a beber, Não me esqueci de nada, mãe. Guardo a tua voz dentro de mim. E deixo-te as rosas.

(8)

Na Amera trabalhamos arduamente para alcançar bons resultados na animação dos residentes, medidos pela adesão às actividades organizadas e pela satisfação que delas retiram.

Um factor chave no sucesso da animação é o seu planeamento participativo, tendo presente que fazemos animação com os residentes e não para os residentes. É neste contexto que estamos a avaliar as actividades propostas nas últimas quatro estações, para chegarmos a um novo plano, com o maior contributo dos residentes possível. Naturalmente, repetiremos as actividades que mais gostaram, introduziremos propostas dos residentes e outras cuja antevisão

ANIMAÇÃO

Planos ambiciosos para 2012/13

será também sujeita ao seu escrutínio.

Continuaremos a visitar as zonas balneares da costa do Estoril. Tentaremos encontrar um monumento nacional com melhores acessos do que o palácio de Queluz, que visitámos no ano passado. Mas temos também planos para aventuras maiores.

GRANDES PASSEIOS

António Fontoura sugeriu nova viagem a Fátima, que planearemos para Outubro, à semelhança do ano passado. Quem sabe teremos residentes de Faro a juntarem-se ao passeio, pernoitando em Carcavelos.

Tentaremos também aliciar os residentes de Carcavelos a fazer um passeio ao Algarve, pernoitando em Faro.

Desafio maior, que lançamos aqui e agora, para que vão pensando se encontram coragem, seria uma viagem a Sevilha, na semana santa de 2013, para viver a fundo o esplendor daquela tradição. Também neste caso os residentes de Carcavelos pernoitariam em Faro, em Sevilha, num hotel adap-tado às nossas necessidades, e novamente em Faro. Naturalmente, gostaríamos muito de contar também com a participação dos familiares, num passeio como este. Seriam uma mais valia para nos ajudarem a viabilizar esta grande aventura.

Sem dúvida alguma, a principal festa de Sevilha é a Semana Santa, na qual 59 irmandades desfilam pelas suas ruas, saindo dos diversos templos até à "Carrera Oficial" (percurso oficial obrigatório para todas), que começa na Campana e finaliza ao sair da Catedral, onde se realiza a estação de penitência. Um terço da população participa nas confrarias como irmãos da luz, "costaleros" ou membros de uma banda.

Procissões, imagens, andores, pequenas capelas, nazarenos, todos eles, entre outros, constituem o conjunto da Semana Santa de Sevilha, que decorre entre a Paixão, as "saetas" e, sobretudo, com o respeito pelos Santos.

São 8 dias de procissões, em que o dia mais importante é a Sexta-Feira Santa, dia no qual se vive a "Madrugá", a passagem da Quinta-Feira Santa para a Sexta-Quinta-Feira Santa, ponto alto da Semana Santa de Sevilha.

Referências

Documentos relacionados

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo