• Nenhum resultado encontrado

23/06/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "23/06/2021"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Mercados

A Selic ameaça a bolsa?

Está lá, em todos os livros-texto que tratam de investimentos. Juros e bolsa apresentam movimentos opostos. Quando os juros sobem, a atividade econômica desacelera. O capital de giro fica mais caro para os empresários. Os resultados das empresas encolhem. E, com menores lucros, as ações baixam de preço. Ao contrário, quando os juros encolhem, os resultados das empresas melhoram e as cotações avançam. Isso vale para qualquer mercado acionário, e o Brasil não é exceção.

A Ata da 239ª reunião do Comitê de Política Monetária (Copom),

divulgada na terça-feira (22), surpreendeu um pouco pela transparência com que afirmou que os juros podem subir. Até poucos dias antes da reunião, realizada nos dias 15 e 16 de junho, a convicção dos

investidores era de uma alta moderada das taxas para não afetar o ainda incipiente processo de melhora da economia. No entanto, os participantes do Comitê frisaram, no documento divulgado ontem, que

(2)

a inflação ameaça sair do controle e que a recuperação do nível de atividade da economia brasileira tem sido mais acelerada do que se previa anteriormente.

Essa alteração na percepção já havia sido notada pelos investidores. Na edição mais recente do Relatório Focus, divulgada na segunda-feira (21), o prognóstico para a taxa Selic de dezembro deste ano subiu para 6,25 por cento. E não seria surpresa se essa estimativa fosse

novamente corrigida para cima nas próximas edições. Assim, há poucas dúvidas de que os juros vão subir. A grande pergunta é: essa trajetória de alta pode afetar o desempenho das ações?

Indo direto ao ponto: provavelmente não. Claro que uma taxa Selic a 2 por cento ao ano é mais “estimulativa” (para usar o jargão do BC) para as ações do que juros a 6 por cento. No entanto, é preciso considerar as características e os limites da economia brasileira.

Indo por partes. A economia brasileira é fechada e oligopolizada. Ou seja, há um componente estrutural de inflação de demanda que é bastante forte: não é possível, como em economias abertas,

compensar altas pontuais de preços pela importação. Sem falar que boa parte dos itens são não comercializáveis (os chamados “non tradeables”). Além disso, muitos itens relevantes nos índices de

inflação têm seus preços calibrados ou pelo mercado internacional ou pelo dólar. Commodities e câmbio vêm em uma trajetória de alta (apesar da baixa do dólar nos últimos três dias). E isso é mais uma fonte de pressão estrutural sobre a inflação.

Assim, a manutenção de juros muito baixos por muito tempo em um cenário de economia internacional aquecida e commodities em alta poderia, para seguirmos com o jargão do BC, “desancorar” as

expectativas de inflação. Em um país com a memória inflacionária tão preservada quanto o Brasil, isso é muito perigoso.

Por isso, mesmo provocando alguns solavancos no dólar e nas ações no curto prazo, a alta da Selic até um patamar “razoável” não é ruim para a Bolsa, pois ajudará a manter a inflação contida em níveis sustentáveis. E quanto é esse “razoável”? É difícil prever os números com precisão. Mesmo assim, podemos considerar juros entre 6 e 7 por cento ao ano como sustentáveis. A situação poderia ficar adversa para as ações se a Selic superasse 8 por cento ao ano. No entanto, essa é uma possibilidade bastante remota.

(3)

E Eu Com Isso?

A quarta-feira começa com movimentos díspares nos mercados brasileiro e americano. Os contratos futuros de Ibovespa iniciam a sessão perto da estabilidade, ao passo que os contratos futuros do índice S&P 500 estão em leve alta. Essa disparidade, e a continuidade dos ajustes às novas expectativas para os juros devem acentuar a volatilidade.

As notícias são positivas para a Bolsa em um cenário de

volatilidade

Vagas Encerradas

Clique na imagem abaixo para se cadastrar na lista de espera do Trade dos 5 Dias e seja avisado assim que houver disponibilidade de vagas.

QUERO SER AVISADO ASSIM QUE HOUVER VAGAS DISPONÍVEIS NO TRADE DOS 5 DIAS

Ações

Itaú reformula cartões e emissões

disparam

(4)

As novas emissões de cartões do Itaú (ITUB4) estão disparando após o banco realizar uma reestruturação completa em seu portfólio e efetuar uma mudança relevante em sua política de aprovação de crédito.

Apesar de ser líder no mercado de cartões, com um market share de mais de 30 por cento, o Itaú realizou uma reestruturação completa em toda sua linha de cartões, desde o Itaú Agência até o Personnalité. Com isso atualizou suas ofertas para atender melhor cada segmento e ficar mais em dia com as ofertas dos novos entrantes, principal ameaça para a liderança do banco.

Foi lançado ainda, um cartão em parceria com a Samsung, que dá descontos nos produtos além de permitir o parcelamento de

smartphones da marca em até 24 vezes, semelhante à parceria que o banco já possui com o Magazine Luiza.

Além disso, o setor de análise e aprovação de crédito do banco conta agora com machine learning para obter mais informações, como a renda do cliente, auxiliando na análise de risco. Com a mudança, já foi percebido um aumento de cerca de 40% na aprovação de crédito. Junto com esta notícia, também tivemos a aprovação no senado de uma medida provisória que aumenta a alíquota de CSLL para bancos de 20 para 25 por cento, sob o argumento de que essas foram menos afetadas pela pandemia e por isso poderiam contribuir mais para a sociedade. Vale ressaltar que a medida terá ainda que voltar para a câmara dos deputados devido a outros ajustes.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para o Itaú (ITUB4), pois sinaliza que o banco está se adaptando para se manter líder no setor, com a entrada crescente de concorrentes como fintechs, empresas de outros setores, como varejo, e outros bancos, como XP e BTG entrando com força no mercado de cartões.

(5)

Assine a série Carta do Estrategista clicando aqui e tenha acesso ao conteúdo completo. Em relatórios semanais, o estrategista-chefe da Levante, Rafael Bevilacqua entrega preciosos insights para ganhar dinheiro com investimentos, ao analisar os complexos cenários políticos e

econômicos, do Brasil e do Mundo.

Curtas e Boas

i) Aquisição da 3R Petroleum

A 3R Petroleum (RRRP3), anunciou na manhã desta terça-feira (22) a aquisição da Duna Energia, detentora e operadora dos campos de Ponta do Mel e Redonda, situados no Rio Grande do Norte. Os ativos da Duna Energia produzirem em média 480 barris de petróleo por dia, de janeiro a abril deste ano.

O valor da transação ficou em 71 milhões de dólares, sendo 51 milhões de dólares em ações da companhia, a serem repassados ao BTG

Pactual (BPAC11) e 20 milhões de dólares em dinheiro. O

endividamento líquido de aproximadamente 7,1 milhões de dólares detidos pela Duna Energia também ficará com a 3R.

A conclusão da operação ainda depende do aval do conselho de administração e dos acionistas da petrolífera e o BTG ainda terá a opção de indicar um membro independente para o colegiado da 3R.

(6)

Na manhã desta terça-feira (22), o grupo Fleury (FLRY3) sofreu um ataque cibernético malicioso em seus servidores principais, paralisando diversas operações na companhia. Até o fim da tarde as operações ainda estavam em recuperação, de modo que a companhia emitiu um comunicado ao mercado para informar sobre o ocorrido.

O ataque é feito por ramsonware, o mesmo tipo de ataque realizado em diversas companhias ao redor do globo, no qual há um bloqueio e criptografia em cima de informações e sistemas importantes, com os hackers pedindo um resgate em dinheiro a fim de liberar os sistemas novamente.

Recentemente a gigante da proteína JBS (JBSS3) também sofreu um mesmo ataque do tipo em suas operações nos EUA, pagando um resgate no valor de 11 milhões de dólares.

E Eu Com Isso?

Assine a série Carta do Estrategista clicando aqui e tenha acesso ao conteúdo completo. Em relatórios semanais, o estrategista-chefe da Levante, Rafael Bevilacqua entrega preciosos insights para ganhar dinheiro com investimentos, ao analisar os complexos cenários políticos e

econômicos, do Brasil e do Mundo.

(7)

Acordo da Netflix

De acordo com notícias do mercado, a Amblin Partners, produtora de filmes do icônico diretor Steven Spielberg, assinou um acordo com a Netflix (NFLX) para produção de dois filmes por ano. Não foi divulgado, no entanto, se os longas-metragens poderão ser distribuídos também no cinema e se o diretor ficará responsável por alguns deles.

Curiosamente, Spielberg criticou os serviços de streaming e a experiência de consumir filmes fora de uma sala de cinema. Ele chegou a afirmar que esperava que “continuemos acreditando que a grande contribuição que nós, diretores, podemos proporcionar ao público é a experiência de um filme no cinema”.

A julgar pelas suas declarações, o diretor deu o braço a torcer e voltou-se aos modernos voltou-serviços: “oportunidade incrível de contar novas

histórias juntos e alcançar o público de outra maneira.”

A sua lista de filmes é vasta: Tubarão, Jurassic Park, Resgate do Soldado Ryan, Lista de Schindler, E.T, entre outros. Seus filmes foram ganhadores de dez estatuetas.

E Eu Com Isso?

A parceria com a produtora do diretor Steven Spielberg é bastante positiva para a companhia e tem quase o peso de uma fusão. As ações NFLX reagiram bem após a divulgação da notícia, instantes antes da abertura da sessão desta terça-feira (22), subindo 2,4 por cento contra alta de 0,5 por cento do índice S&P 500.

(8)

Assine a série Carta do Estrategista clicando aqui e tenha acesso ao conteúdo completo. Em relatórios semanais, o estrategista-chefe da Levante, Rafael Bevilacqua entrega preciosos insights para ganhar dinheiro com investimentos, ao analisar os complexos cenários políticos e

econômicos, do Brasil e do Mundo.

Política

Reforma eleitoral

Nesta quarta-feira (23), chega à Câmara dos Deputados uma das três frentes do projeto de reforma eleitoral, liderado pela deputada

Margarete Coelho (PP-PI), que promove dezenas de mudanças legais em uma série de normas ligadas ao sistema político e eleitoral

brasileiro.

Os outros dois projetos preveem mudanças constitucionais e, portanto, dependem da elaboração de Propostas de Emenda à Constituição (PECs). São eles: a mudança no sistema de eleições legislativas – do voto proporcional de lista aberta para o chamado "distritão" –; e a instalação do voto impresso como mecanismo de checagem nas

(9)

O resultado da proposta entregue nesta quarta, até agora, é um texto com 878 artigos dispostos em 374 páginas e que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pretende aprovar a toque de caixa – já que, para valerem para as eleições de 2022, as mudanças precisam ser aprovadas pelo Congresso até outubro deste ano.

O parecer da deputada Margarete propõe restringir o prazo de

inelegibilidade de políticos, retomar a propaganda partidária em TV e rádio, transferir para auditorias privadas o processo de prestação de contas dos partidos e delimitar a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas decisões sobre eleições.

O projeto ainda endurece penas para compra e venda de votos, cria oficialmente a figura do caixa dois de campanha (hoje, compreendida como falsidade ideológica) e estabelece regras para a punição de divulgação coordenada de informações falsas em redes sociais. Diante de um texto extremamente longo e a intenção de tramitação acelerada, entidades representativas e associações ligadas à

governança pública e accountability (transparência) vieram a público criticar o teor do projeto, enquanto cientistas políticos têm alertado para o retrocesso no sistema político no caso de aprovação das duas PECs. Congressistas, porém, têm interesse em reverter alguns pontos

específicos da última minirreforma eleitoral, ocorrida em 2017, para benefício próprio e de seus partidos.

E Eu Com Isso?

Não necessariamente reforma é sinônimo de avanço. Ainda mais quando se trata de sistema político e sistema eleitoral, mudanças na legislação costumam ser extremamente sensíveis e trazem

instabilidade jurídica ao processo de votação.

Algumas das ideias ventiladas por deputados não têm respaldo na comunidade internacional de ciência política e nem nos sistemas eleitorais mundo afora. O distritão, por exemplo, é considerado um modelo ultrapassado (data do século XIX), que enfraquece partidos, não aumenta a legitimidade eleitoral e nem barateia as eleições. A título de curiosidade, apenas o Iraque utiliza tal modelo para eleições legislativas.

(10)

Cabe notar, porém, que o principal erro nessa proposta diz respeito à vontade de querer aprovar as medidas sem o devido debate público e à revelia da opinião popular. É evidente que o sistema político urge por melhorias, mas um conjunto de propostas reunido de última hora e, eventualmente, aprovado a toque de caixa vai na contramão das boas práticas políticas. No curto prazo, não esperamos impacto negativo nos mercados, mas caso as propostas, de fato, avancem, deve haver

alguma reação em função da deterioração do já problemático sistema político brasileiro.

A notícia é negativa para o sistema político-eleitoral brasileiro

Morning Call Levante

Acompanhe as notícias e análises do E Eu Com Isso de hoje e muito mais com Bruno Benassi e Rodrigo Carneiro,

Especialistas em Ações da Levante. Assista.

DISCLAIMER

Este relatório foi elaborado pela Levante Ideias de Investimento e o uso é exclusivo de seu assinante, estando protegido pela Lei de Direitos Autorais. Este conteúdo não pode ser reproduzido, copiado ou distribuído, no todo ou em parte, a terceiros, sem prévia e expressa autorização.

Este documento tem como objetivo somente informar os leitores e não tem a finalidade de assegurar, prometer ou sugerir a existência de garantia de resultados futuros ou isenção de risco para os leitores. O documento não tem o cunho de ofertar, negociar, comercializar ou distribuir títulos ou valores mobiliários ou qualquer outro instrumento financeiro.

As decisões de investimentos devem ser realizadas pelo próprio leitor.

O analista responsável poderá esclarecer dúvidas de seus leitores através de vídeos ou relatórios que serão enviados simultaneamente aos assinantes, mantendo e garantindo a isonomia de informações.

As informações deste relatório foram baseadas em fontes públicas e consideradas fidedignas na data de publicação, e estão sujeitas à mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação com respeito a tal mudança. Nos termos do artigo 20 da ICVM 598/2018, os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram que as recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Conforme o artigo 21, parágrafo único da ICVM 598/2018, o analista Rafael Bevilacqua declara-se inteiramente responsável pelas informações e afirmações contidas neste relatório de análise.

Os valores mobiliários não contam com garantia do Fundo Garantidor de Crédito – FGC.

A reprodução, cópia ou distribuição deste conteúdo, no todo ou em parte, implicará ao infrator sanções cíveis e criminais, incluindo a obrigação de reparação de perdas e danos causados, nos termos dos artigos 102 e seguintes da Lei 9.610/98.

Este e-mail foi enviado por: Levante Ideias de Investimentos LTDA 28.896.294 0001-09 R. Joaquim Floriano, 940 - Itaim Bibi, São Paulo, SP, 04534-004 Brasil

Política de Privacidade

Referências

Documentos relacionados

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

No entanto, expressões de identidade não são banidas da linguagem com sentido apenas porque a identidade não é uma relação objetiva, mas porque enunciados de identi- dade