• Nenhum resultado encontrado

E, se as primícias são santas [a pequena parte da massa que é separada para voltar a produzir pão], também a massa o é;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E, se as primícias são santas [a pequena parte da massa que é separada para voltar a produzir pão], também a massa o é;"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Maio 2014

A boa oliveira no Tanach

O Tanach é o conjunto de livros sagrados que são erradamente chamados de Velho ou Antigo Testamento, e que reúne a Lei/Torá (ou também chamado “Pentateuco” ou os cinco primeiros livros da Bíblia escritos por Moisés), e também os textos dos profetas e dos escritos (Salmos e outros); em suma: o Tanach era a Bíblia que existia ao tempo de Yeshua e dos Seus apóstolos. Porque razão dizemos que é errado chamarmos a todos estes ensinamentos como “Velhos” ou “Antigos”? Porque apesar de serem ensinamentos antigos, eles não são “velhos” (no sentido de terem caducado ou sido substituídos), pois eles estão tão válidos hoje como no dia em que YHWH e os Seus servos os transmitiram ao homem!

De resto, em termos doutrinais, o que nos é transmitido no também erradamente chamado Novo Testamento é a confirmação do que está no Tanach. Vemos isso em praticamente todos os ensinamentos e palavras de Yeshua e dos Seus apóstolos, uma vez que eles citavam sempre os ensinamentos do Tanach. Uma das expressões que Yeshua usou muitas vezes foi: “Está escrito!”. Assim, o Tanach é o fundamento de todo este edifício. E como não começamos a construir um edifício pelo telhado mas sim pelos seus alicerces, fácil é compreendermos que o Tanach é o alicerce de todo esse edifício espiritual que é a Palavra do Todo-Poderoso…de Génesis a Apocalipse.

Relembremos o que Paulo escreveu em Romanos 11:16 – “E, se as primícias são

(2)

se a raiz é santa, também os ramos o são”, compreendendo que Paulo nos estava a falar daquele “remanescente” santo que YHWH elegeu/separou por Sua vontade. Quais são então os ramos santos? São os que nunca foram cortados e são também os que depois foram enxertados, porque voltaram para os caminhos do Altíssimo, a Sua Lei/Torá, recebendo Yeshua como Senhor das suas vidas.

YHWH veio sempre separando um “remanescente” ou seja, uma pequena porção de toda uma massa. Assim Paulo nos ensina que, por isso mesmo, toda a massa é santa, embora tenham permanecido endurecidos de coração/mente/entendimento por algum tempo, como Paulo nos diz no verso 7.

Daí que, desde o tempo de Yeshua e Seus apóstolos, não tenham sido poupados esforços, e até vidas, para os fazer voltar para os caminhos da santidade de YHWH, a Sua Lei/Torá e para O Messias Yeshua. Por comparação, toda a boa oliveira é santa, tanto a raiz, como o tronco, como os ramos naturais e também os que nele foram enxertados.

Mas onde foi Paulo buscar os fundamentos para o ensino da boa oliveira que ele expande em Romanos 11? Sendo ele um fariseu, um erudito com amplo conhecimento dos quatro níveis de interpretação das Escrituras que aprendeu aos pés de Gamaliel (neto do fundador da escola rabínica Hillel), ele melhor do que nenhum do seu tempo, estava em condições de conhecer os vários significados que podem ser atribuídos a muitas passagens que lemos no Tanach.

Comecemos então pelas palavras que já antes apontámos em:

Jeremias 11:16-17 – “Denominou-te YHWH oliveira verde, formosa por seus deliciosos frutos, mas agora à voz de um grande tumulto acendeu fogo

[guerra, castigos] ao redor dela e se quebraram os seus ramos [de ambas

as casas de Jacob, os incrédulos]. Porque YHWH dos Exércitos, que te plantou, pronunciou contra ti o mal, pela maldade da casa de Israel e da casa de Judá, que para si mesma fizeram, pois me provocaram à ira, queimando incenso a Baal”.

Ambas as Casas de Jacob foram merecedoras de castigo do Altíssimo. Porque razão foram alguns ramos cortados? Porque quebraram a aliança eterna que YHWH havia celebrado com os pais. Assim vieram os castigos e maldições contemplados na Lei/Torá (Deuteronómio 28:16-68), devido à sua rebeldia e infidelidade, pois quebraram o concerto eterno e se viraram para “deuses” estranhos…que não são deuses mas sim obras das mãos e da imaginação dos homens. Isto é abominação.

É a partir destas passagens que Paulo expande os seus ensinamentos sobre o povo de Israel, as 12 tribos de Jacob, comparando-o a uma boa oliveira, aquela que O Eterno plantou, mas que se tornou rebelde, sendo por isso mesmo que alguns dos seus ramos foram cortados.

(3)

Vemos então, que à medida que o tempo foi passando e o arrependimento das duas casas de Jacob/Israel se foi tornando uma realidade, fazendo com que eles voltassem para os caminhos santos de YHWH (a Sua Lei/Torá e Yeshua O Seu Enviado), estes ramos foram sendo enxertados nesta boa oliveira, processo que ainda continua. Estes foram os que “ouviram” a voz do Altíssimo e voltaram para Ele através de Yeshua (mesmo muitos que viveram antes da vinda do Messias).

Os que viveram antes da primeira vinda de Yeshua olhavam para a frente, no tempo, esperando O Redentor, O Ungido que estava prometido (e.g. Enoque, Abraão, Job e tantos mais, como os profetas), ao passo que os que viveram depois da primeira vinda de Yeshua olharam para trás, para Aquele que veio para os remir pelo Seu sangue. Todos eles puseram a sua fé/fidelidade e confiança na promessa de salvação de YHWH através do Filho.

Jeremias foi o profeta enviado à Casa de Judá já depois da Casa de Efraim/Israel, o Reino do Norte, ter sido castigado/expulso da sua terra pelos Assírios e espalhados entre as nações para irem servir ao “pau e à pedra”, e de YHWH os declarar pela voz de Oseias o profeta como “Lo-Ami” (“Não Meu povo”) e “Lo-Ruama” (“Não terei misericórdia deles”).

Quando Jeremias fala as palavras que estão mais abaixo para a Casa de Judá, ele já sabia que a Casa de Efraim/Israel tinham sido chamadas de “Lo-Ami” e de “Lo-Ruama” pela Palavra do Santo de Israel.

E que lhes transmite O Eterno senão o anúncio de castigos pela sua rebeldia? Vejamos:

Jeremais 11:1-15 – “A palavra que veio a Jeremias, da parte de YHWH,

dizendo: Ouvi as palavras desta aliança [a Sua Lei/Torá], e falai aos

homens de Judá, e aos habitantes de Jerusalém. Dize-lhes pois: Assim diz

YHWH Deus de Israel: Maldito o homem que não escutar [escutar e fazer,

Sh’ma] as palavras desta aliança, que ordenei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egipto, da fornalha de ferro, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e fazei conforme a tudo quanto vos mando [na Minha Lei/Torá]; e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. Para que confirme o juramento que fiz a vossos pais de dar-lhes uma terra que manasse leite e mel, como se vê neste dia. Então eu respondi, e disse: Amém, ó YHWH. E disse-me YHWH: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras desta aliança, e cumpri-as. Porque deveras adverti a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egipto, até ao dia de hoje, madrugando, e protestando, e dizendo: Dai ouvidos à minha voz. Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, antes andaram cada um conforme o propósito do seu coração malvado; por isso trouxe sobre eles todas as palavras desta aliança que lhes mandei que cumprissem, porém não cumpriram. Disse-me mais YHWH: Uma conspiração se achou entre os homens de Judá, entre os habitantes de

(4)

Tornaram às maldades de seus primeiros pais [à idolatria], que não quiseram ouvir as minhas palavras [a Minha Lei/Torá]; e eles andaram após outros deuses para os servir; a casa de Israel e a casa de Judá quebraram a minha aliança, que tinha feito com seus pais. Portanto assim diz YHWH: Eis que trarei mal sobre eles, de que não poderão escapar; e clamarão a mim, mas eu não os ouvirei. Então irão as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém e clamarão aos deuses a quem eles queimaram incenso; estes, porém, de nenhum modo os livrarão no tempo do seu mal. Porque, segundo o número das tuas cidades, são os teus deuses, ó Judá! E, segundo o número das ruas de Jerusalém, levantastes altares à impudência, altares para queimardes incenso a Baal. Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal. Que direito tem a minha amada na minha casa, visto que com muitos tem cometido

grande lascívia [imoralidade espiritual]? Crês que os sacrifícios e as

carnes santificadas poderão afastar de ti o mal? Então saltarias de prazer”. Estas são as palavras que anunciaram o castigo que viria sobre a Casa de Judá e sobre os habitantes de Jerusalém pela mão dos exércitos de Nabucodonozor, que acabaria por levá-los cativos para Babilónia onde permaneceram em exílio por 70 anos, para seu próprio bem, como disse YHWH…, para que não fossem destruídos como o foram o Templo e a cidade. Assim esta oliveira foi podada e limpa de ramos que não eram bons, para no seu lugar serem enxertados (ao longo dos séculos) outros ramos que dêem bons frutos.

Ao mando de YHWH, Jeremias levantou a sua voz na Casa de Judá para lhes anunciar o castigo que sobre ela viria. Mas será que Judá se arrependeu ao ponto de YHWH os ter perdoado como perdoou à cidade de Ninive quando viu o seu arrependimento e quando atenderam às palavras de advertência do profeta Jonas? Não, Judá não se arrependeu. Por isso veio o castigo, a destruição e o exílio. A este respeito vale a pena lembrar as palavras da oração de Daniel no capítulo 9:1-19. Meditemos nas palavras de Daniel que nos podem dar um entendimento perfeito das razões que ditaram os castigos que sobrevieram às duas casas de Jacob. Só assim teremos um correcto entendimento da Palavra do Santo de Israel…face ao que sucedeu a esta nação, até aos dias de hoje.

“Ouve ó Israel” [Sh’ma Israel – Deuteronómio 6:4], continua ainda a dizer YHWH. Atendei à Minha voz e andai nos Meus caminhos, diz O Eterno...e tereis vida. E se hoje estamos enxertados na boa oliveira que é a Israel de YHWH, o povo santo, através de Yeshua HaMashiach, então as mesmas advertências que foram feitas aos pais também são para nós, hoje. Estes mesmos alertas são para nós, nos dias de hoje, porque O Altíssimo de ontem é O mesmo de hoje. O que YHWH pediu a Israel nos dias antigos é o mesmo que nos pede hoje a nós: que andemos por fé/fidelidade e confiança em toda a Sua Lei/Torá e que coloquemos a nossa esperança no sangue redentor do Filho Yeshua, no Seu Testemunho eterno. Só assim a Sua graça poderá ser derramada sobre os filhos que são obedientes e que confiam na Sua Palavra/Yeshua.

(5)

A idolatria dos povos de hoje e a indiferença à Palavra do Altíssimo, continuam a ser as pedras de tropeço que os há-de destruir. Lembremos o alerta do Todo-Poderoso e fujamos de tão grande abominação. Fomos eleitos por Ele para sermos santos como Ele é Santo. Lembremos as palavras de Levítico 20:26; Deuteronómio 4:5-6; 1.Crónicas 16:26-29; Salmo 96:5-10, e outras que nos apontam a glória e majestade Daquele que nos chamou para deixarmos de ser “Lo-Ami” e passarmos a ser “Ami”, i.e. Seu povo. Honremos a YHWH com lábios puros e coração/mente santificada Nele e na Sua Palava. Voltemos para Ele enquanto é tempo.

Sim, nós os que antes éramos gentios e servíamos a deuses que não são deuses, mas que já nos arrependemos e entregámos por Yeshua (…”se já ressuscitastes com

Cristo…”, como diz Paulo), já nos tornámos parte dessa boa oliveira, cuja seiva é vida.

Porque o fizemos? Pelos nossos méritos? Não, não foi pelos nossos méritos, mas sim porque ouvimos a Sua voz e nos arrependemos, tendo entrado já pela “porta estreita” que são os Seus caminhos de vida eterna, a Sua Lei/Torá e que é também Yeshua, a Torá viva. Sim, Ele é a porta pela qual temos de entrar para termos vida…abundante. Pelo sangue redentor de Yeshua fomos justificados das nossas desobediências aos preceitos de vida do Pai.

Para além do perdão obtido no baptismo das águas, hoje caminhamos por fé nos trilhos da obediência e da santificação (os preceitos da Lei/Torá) sem os quais ninguém verá O Senhor – Hebreus 12:14. E assim progredimos na Palavra, cada dia, deixando-nos lavar e transformar por essa mesma Palavra de vida, com a ajuda do Seu Espírito Santo. Assim, como novas criaturas em Yeshua, já não somos chamados de “Lo-Ami” (“Não Meu povo”), mas sim de “Ami” (“Meu povo”).

Assim, tanto a semente da Casa de Efraim/Israel como a da Casa de Judá virão a ser um único povo santo na Mão de Yeshua, O Rei, quando Ele estiver entronizado em Sião, de onde governará os povos durante mil anos – Ezequiel 37:15-28. E com base em que princípios ou leis será esse governo exercido? A resposta é-nos dada pelo profeta:

Isaías 2:2-5 – “E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa de YHWH no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte de YHWH, à casa do Deus de Jacob, para que nos

ensine os seus caminhos [a Sua Lei/Torá], e andemos nas suas veredas;

porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra de YHWH. E ele julgará

[exercerá juízo/justiça] entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e

estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem

aprenderão mais a guerrear. Vinde, ó casa de Jacob [as 12 tribos], e

andemos na luz de YHWH [i.e., na Sua Lei/Torá]”.

Se compreendemos este ensinamento bíblico, então oremos pela paz de Jerusalém e pelos nossos irmãos de Judá que já hoje vivem no território que YHWH lhes atribuiu

(6)

Oremos por todos os de Israel que já hoje vivem naquele território, não esquecendo que orar pela paz de Jerusalém é o mesmo que dizer “Ora vem Adonai Yeshua”, pois só haverá verdadeira paz quando Ele reinar desde Sião.

Aquele território e aqueles nossos irmãos e outros que a eles ainda se juntarem entretanto, irão experimentar grandes sofrimentos à medida que se aproxima “o grande e terrível dia de Adonai”, pois o ódio dos seus inimigos fará que não desistam de os procurar destruir. Porém, a sua vitória é certa porque O Todo-Poderoso YHWH está com eles.

Lembremo-nos de Judá, porque Judá é o filho mais velho da parábola do filho pródigo que nunca saiu da casa do Pai e que preservou sempre os ensinamentos de vida que são a Lei/Torá. Devemos-lhes isso, pois nós, no passado, desviámo-nos desses caminhos santos em que eles têm procurado andar. Por isso mesmo, por serem diferentes, foram perseguidos ao longo da História (basta lembrarmos a “santa inquisição” e o Holocausto nazi). Nem todos foram fiéis, mas muitos, mesmo assim, em Judá, foram fiéis aos santos mandamentos do Altíssimo até hoje.

Apesar dos muitos pecados das duas casas de Jacob, YHWH não destruiu a boa oliveira onde se mantiveram sempre alguns ramos fiéis…e não destruiu a oliveira por amor do Seu Nome e pela promessa que havia dado aos pais da nação, permitindo, assim, que ao longo do tempo, outros fiéis e outros que se arrependeram se fossem chegando a Ele para assim serem enxertados.

Agora estamos em muito melhor condição compreendermos as palavras escondidas em Jeremias 11 e que Paulo revelou e desenvolveu em Romanos 11, tendo sempre presente o contexto em que estas palavras foram escritas aos “Romanos”, i.e. aos descendentes da Casa de Efraim/Israel que habitavam em Roma e a quem era necessário revelar O Messias de Israel, Adonai Yeshua. De resto esta foi a missão dada a Paulo: ele foi enviado aos “gentios” (“goyim”, i.e. às nações) para anunciar a maravilhosa salvação que entretanto nos havia chegado pelo sacrifício de Yeshua. Por isso, ao escrever aos “Romanos” ele diz:

Romanos 15:20-24 – “E desta maneira me esforcei por anunciar o

evangelho [de Yeshua], não onde Cristo foi nomeado, para não edificar

sobre fundamento alheio; antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão, e os que não ouviram o entenderão. Por isso também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco. Mas agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos

grande desejo de ir ter convosco, quando partir para Espanha [para a

Ibéria, i.e. “a terra de hebreus”] irei ter convosco; pois espero que de passagem vos verei, e que para lá seja encaminhado por vós, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia”.

Paulo não estava a escrever aos idólatras e pagãos de Roma, herdeiros espirituais de Babilónia, mas sim aos descendentes dos seus irmãos das 10 tribos “perdidas” da Casa de Efraim/Israel, que habitavam em Roma.

(7)

Estes ainda conservavam alguma da sua identidade hebraica. Por isso não poderiam ser estranhos ao que Paulo lhes procurou transmitir. Estes e outros de outras regiões (de Corinto, da Galácia, etc.) são muitas vezes chamados de “estrangeiros” nas cartas apostólicas; porém, não são outros senão os descendentes das 10 tribos “perdidas” da Casa de Efraim/Israel que a Assíria espalhou entre as nações em 722-721 a.C., e aos quais Yeshua enviou os Seus discípulos/apóstolos para os chamar de volta – aqueles aos quais Yeshua chamou de “ovelhas perdidas da Casa de Israel”.

Sim, Paulo e os demais apóstolos de Yeshua foram enviados a essas “ovelhas perdidas” como Yeshua os instruiu em Mateus 10:6, as ovelhas que estavam espalhadas no mundo e que era necessário chamar de volta (o filho pródigo, a Casa de Efraim/Israel).

Sim, o propósito de Yeshua foi e continua a ser o de reunir as duas casas de Jacob (Efraim e Judá) Isaías 49:5-6. Ele iniciou esta missão na Sua primeira vinda há cerca de 2.000 anos e os Seus discípulos deram-lhe continuidade. Porém, tal missão só será dada por terminada na Sua vinda gloriosa e no Seu reino milenar quando Ele mesmo juntar as duas varas e fizer delas uma só vara, na Sua mão – Ezequiel 37:15-28. Até lá, todos estamos a ser chamados de volta: Efraim para os preceitos de vida do Pai, a Sua Lei/Torá e Judá para Yeshua, O Ungido que já veio como “Servo sofredor”, Yeshua ben Joseph. Será que, apesar dos seus erros e desobediências, O Eterno rejeitou o Seu povo?

Romanos 11:1-2a – “Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De

modo nenhum [Salmo 94:14]; porque também eu sou israelita, da

descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu”.

Retenhamos estas palavras pois elas são muito claras pois permitem-nos compreender a importância de estarmos enxertados nesta boa oliveira que é a Israel de YHWH, i.e. o tal remanescente/resto eleito pelo Altíssimo YHWH, aqueles que Ele elegeu, desqualificando assim a doutrina mentirosa da substituição, em que alguns dizem que YHWH substituiu Israel pela “igreja”, sendo que essa “igreja” é a católico-romana. Derrubemos então as barreiras mentais que ainda possam estar a impedir-nos de compreender estas verdades e cheguemo-nos com inteireza e simplicidade de coração a Yeshua. Ele enviará O Seu Espírito para nos esclarecer e para que essas barreiras sejam destruídas…sobretudo as barreiras dos nossos preconceitos religiosos que nos impedem de “ver”, “ouvir” e “fazer” o que A Palavra do Altíssimo nos quer transmitir.

(Continua) AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

Quando as carnes in natura (bovina, suína, frango, peixe e outros) e seus produtos cárneos, que são utilizados na alimentação humana, iniciam o processo

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de