• Nenhum resultado encontrado

Volta as aulas no Peninha Verde!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Volta as aulas no Peninha Verde!"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Cuiabá, 18 fevereiro de 2016

COMUNICADO Nº 02/2016

Senhores Responsáveis,

Volta as aulas no Peninha Verde!

Recepcionar e estar com nossos alunos é sinônimo de alegria e de certeza de termos escolhido a profissão certa! Somos encantados pela Educação, somos apaixonados por crianças!

Alunos e família

Todos os dias serão de muita alegria para toda Equipe Peninha Verde. Vencer barreiras, superar obstáculos, desafiar‐se, não poderia ser apenas um lema das olimpíadas, será também o tema de todos nós este ano. É na certeza de vencermos os desafios, alcançarmos metas e cumprirmos objetivos, que iniciamos este período desejando também que este lema envolva os alunos em seu ambiente familiar para que os “nós” da ignorância sejam desatados, que as metas de ensino sejam alcançadas, que o conhecimento transpasse barreiras e que os obstáculos em prol da Educação sejam superados.

Para que possam se organizar e cumprir suas metas lhes informamos, alguns agendamentos e procedimentos em anexo, esperamos que estes lhes sejam úteis! Muitos outros informes importantes para o estabelecimento da parceria, podem ser encontrados na cartilha entregue no ato da matrícula, também disponível no site e no regimento escolar que faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola.

Adaptação:

(2)

Mudamos de ano, consequentemente as crianças mudaram de série e mesmo que não tenha mudado o seu professor a proposta para a série é totalmente nova para o seu filho, portanto não só respeitem esse momento de incerteza ou insegurança, como o auxiliem transmitindo‐lhe toda confiança possível quanto ao trabalho desenvolvido pela escola. Desta forma, será mais fácil para ele participar e se adaptar a nova etapa!

2 – Novos Alunos

Pais novos na escola, alunos novos na escola ou pela primeira vez frequentando escola, lembrem‐se: Paciência e confiança auxiliam e muito na segurança de seus filhos! Àqueles pais que estão pela primeira vez trazendo os filhos para escola se acalmem, aceitem o processo, auxiliem na familiarização com o espaço e na construção de vínculos com o professor ou algum funcionário da escola.

Não demonstrem sua ansiedade! Não se frustrem, não comparem! Cada criança é única e o tempo é o maior auxiliar da adaptação, apenas permita que a escola se aproxime de seu filho.

Estejam sempre atentos para não desenvolverem nenhum juízo antecipado sobre o professor, pois este poderá atrapalhar a ajuda que seu filho precisará.

Para os alunos mais resistentes ou inseguros, o aconselhado é não deixá‐los na escola todo o período nos primeiros dias, amplie o tempo paulatinamente até ter a certeza de que a segurança está estabelecida.

3 – Encontros

Nos próximos dias, mais precisamente Entre os dias 18/02/16 e 23/02/16 nos encontraremos para conversar um pouco mais sobre a proposta pedagógica da escola. Dividiremos esses encontros em 3 momentos:

Dia 18/02/16 ‐ Encontro com pais do Ensino Fundamental

Dia 22/02/16 – Encontro com os pais da Educação Infantil do Berçário I ao Maternal

(3)

Dia 23/02/16 – Encontro com os pais da Educação Infantil do Jardim I ao Pré.

4 – Refeições:

Cada período de trabalho ofertado, tem as refeições inerentes a estes, todas já inclusas no valor de sua mensalidade e pensadas em também promover a educação alimentar de seu filho, portanto, não se rendam aos apelos das crianças, evitem enviar alimentos a serem consumidos na escola. Acreditem no trabalho da escola voltada para as refeições, num país onde a obesidade infantil já ocupa o quinto lugar no ranking mundial, é obrigação de qualquer instituição de ensino se preocupar também com este conhecimento.

As turmas se encaminham ao refeitório para as refeições, entre os horários: Lanche matutino – 8h30/9h30

Almoço – 11h/12h20

Lanche vespertino – 14h30/15h30 Jantar – 17h/18h20

Nenhuma refeição será servida após esses horários.

As refeições são ofertadas em quantidade adequada e indicada para as idades. Assim como o cardápio é pensado de maneira a não só nutrir e zelar pelo desenvolvimento saudável do aluno, como a educá‐lo também neste quesito. Ensinamentos que levará para a vida adulta.

Toda e qualquer restrição alimentar temporária ou permanente é respeitada, desde que fundamentada e/ou comprovada através de laudos médicos.

O cardápio a ser desenvolvido para as crianças com restrição, visará apenas, retirar da alimentação o item em evidencia e não em elaboração de pratos diferenciados.

(4)

Em dias de aniversário, havendo criança com restrição, estas deverão ser respeitadas e o bolo encaminhado para a comemoração não deverá conter tais ingredientes.

Nenhuma refeição da escola é encaminhada para casa. É de nosso compromisso ofertá‐la somente em nosso espaço. A cozinha/refeitório fecha as 12h30 e retorna as 14h30.

A criança que não consome todo o almoço e jantar, não recebe o suco. Este é ofertado com franquia somente para quem “come” tudo. É claro que o professor poderá concedê‐lo quando por motivo justo perceber que o aluno não concluiu naquele dia a sua refeição, mas que por via de regra é um aluno que conclui toda sua refeição.

No caso daqueles que só mexem no prato, mantém pré disposição diária para alimentar‐se, para esses ofertar o suco seria reforçar a sua falta de apetite para a refeição principal e neste caso o suco somente o saciaria não o alimentaria. A direção cobra este compromisso do professor, pois grande parte dos alunos recebem na escola 4 refeições e portanto somos responsáveis pela formação do hábito de alimentar‐se bem.

Suco para as crianças do Berçário I ao Jardim II não são adoçados. Ainda adoçamos para os alunos mais velhos ou que estão chegando agora na escola, devido ao fato de já terem adquirido este habito familiar. Nosso objetivo é não adoçar para mais nenhuma idade, mas é um trabalho a ser feito com cautela, consentimentos e entendimentos dos alunos mais velhos.

5 – Entrada / saída / férias / recesso:

Estejam sempre atentos ao longo do ano, aos horários da entrada e saída. O não cumprimento a este além de acarretar incomodo para a criança, gerará perdas das atividades ou horas extras a serem pagas.

As crianças que estudam no período da manhã ‘’devem’’ estar na escola as 7h para o Ensino Fundamental e 7h30 a Educação Infantil, o período da

(5)

tarde inicia‐se as 13h. Momento em que são acolhidas na quadra e encaminhadas a sala de aula.

Para melhor organização e Prevenção de qualquer contratempo, reforçamos algumas informações já repassadas nos primeiros contatos que fizeram com a escola.

Alunos que permanecem na escola por um período equivalente a 4h, só recebem acompanhamento pedagógico, não permanecem na escola durante o recesso de junho/julho, saem de férias no último dia do ano letivo e retornam a escola no ano seguinte, data em que recomeçaremos as aulas.

Os alunos que permanecem na escola por um período igual ou superior a 6h permanecem na escola durante o recesso de junho/julho, só saem de férias no último dia de funcionamento da escola e retornam quando a escola voltar a funcionar.

A escola concede o regime de férias coletivas de 30 dias aos seus funcionários, para este ano o período será compreendido entre os dias 21/12/16 e 19/01/17.

6 – Festas e comemorações:

A escola por uma série de motivos, entre eles: a busca de excelência do serviço prestado a educação e cuidados, o respeito aos alunos cujos pais encontram alguma dificuldade em comparecer, ou até mesmo por alguns não terem um dos pais por perto, opta por não comemorar o Dia das mães, o Dia do pais, da avó..., em suas respectivas datas.

Reserva, no entanto para o mês de outubro uma data para comemorar o “Dia da família”.

Neste dia todos são contemplados com apresentações e lembranças produzidas pelas crianças. Toda a família independente de sua formação e disponibilidade é convidada a comparecer e prestigiar também a criança pelo seu dia. É sem dúvida um dia inesquecível!

(6)

7 – Novidades

Os serviços prestados por esta escola, além das atividades pedagógicas, incluem cuidados voltados para refeição, higiene, recreação e acompanhamento de tarefa. Para este ano incluiremos ainda como opcional, avaliação postural e avaliação nutricional, aula de xadrez e aula de flauta em horários a serem divulgados. Como curricular teremos aula de libras para os alunos do 1º ao 5º ano.

Será mantida também a parceria com as academias Shotokan e Espaço Roda, respectivamente Karatê, Ballet e Sapateado.

Valores e detalhes sobre o trabalho deverá ser visto diretamente com os coordenadores de cada espaço pelos telefones:

Karatê ‐ falar com o Sr Humberto – (65) 8463‐7961. Ballet e Sapateado falar com Rafael – (65) 8135‐5332.

8 – Material escolar e uniformes

A cada ano buscamos minimizar na medida do possível a lista de material escolar. Sabemos que todos já receberam esta lista. Pedimos para que os itens sejam providenciados já para os primeiros dias de aula. Lembramos que o controle e cuidado deste material deve ser algo aprendido pela criança com a ajuda de seus pais e reforço do professor. Portanto observem para que seu filho leve para a escola o material desejado para aquele dia de aula e se este material retorna para casa. Verifique se está zelando pelo seu material, evitando o desperdício, esquecimento ou perda.

Lembre‐se: em sala de aula o professor não terá mais nenhum tipo de material de uso individual para dar ao aluno quando ele não trouxer o seu, pois este material do aluno não ficará mais na escola.

É de fundamental importância o uso do uniforme durante as aulas. Para tal, orientem as crianças para que zelem por este, mantendo em sua mochila um avental ou camisetas velhas para serem utilizadas durante as aulas em que exista a probabilidade de sujar ou manchá‐lo.

(7)

Os professores de Educação Física estão devidamente autorizados a não permitir que alunos façam as suas aulas, portando joias, bijuterias, qualquer tipo de adorno ou calçado que não seja tênis e sem uniforme de Educação Física.

9 – Normas e regras

Cada professor na primeira semana de aula construirá com seus alunos as regras de sala de aula e listará a necessidade de todo material de uso diário, e de uso esporádico, como exemplo os materiais das aulas de artes só precisarão vir para a escola no dia desta disciplina.

Algumas condutas são adotadas para toda a escola e portanto não inclusas nos combinados de sala, são essas:

Entrada e saída de sala Garrafas d’água / banheiro Uso do caderno Tarefa Correção de atividades Atividades de leitura Uso de agenda Refeição Biblioteca

Assim sendo, não existirá na escola a oportunidade do aluno pensar que o professor dele é mais ou menos exigente, e assim assegurarmos também o professor para que ele seja firme na cobrança dos critérios.

10 – Contatos e encontros

Passando o período de adaptação os pais ou responsáveis deverão evitar abordar o professor durante a sua permanência em sala de aula. Esta

(8)

conduta não só interfere na rotina planejada pelo professor para a aula deste dia, como influi no comportamento dos alunos, causando‐lhes dispersão e demandando mais tempo do professor para reconquistá‐la. O responsável que desejar conversar com o professor deverá encaminhar‐ se a coordenação e está fará uma triagem entre uma breve interrupção na aula e permitirá a troca ou agendará um horário na hora vaga do professor para que o encontro aconteça.

Todo comunicado expedido pela escola é postado no site e enviado por email. Via agenda ou na porta da escola, informamos o envio e liberação destes.

Nas agendas são enviadas solicitações ou ocorrências diárias, porém todos esses só são enviados mediante autorização e supervisão do coordenador. Qualquer antecipação do horário de saída da criança, qualquer alteração quanto a quem retirará a criança da escola deverá ser informada por escrito na agenda.

(9)

Escola e Berçário Peninha Verde

Calendário Escolar – 2016

Obs.: Calendário sujeito a alterações.

JANEIRO 01 a 19 Recesso Escolar ‐ Não funcionaremos

20 Início das atividades voltadas para o atendimento de creche para aqueles alunos que

fazem um período igual ou superior a 6h

FEVEREIRO

15 Início do 1º bimestre

16 Reunião para Pais novos para apresentação do trabalho da escola

18 Apresentação da proposta pedagógica – ensino fundamental do 1º ao 5º Ano

22 Apresentação da proposta pedagógica – educação infantil do Berçário I ao Maternal

23 Apresentação da proposta pedagógica – educação infantil do Jardim I ao Pré.

24 Envio dos livros do SPE para apreciação dos pais.

25 Retorno dos SPE.

29 Início da utilização dos Livros do SPE.

MARÇO

(10)

04 Início do projeto leitura com os livros paradidáticos do 1º bimestre

14 Revisão para os alunos do 5º Ano

21 Início do funcionamento da biblioteca escolar

22 Aula campo no Centro Histórico e Museu de Cuiabá para os alunos do 1º ao 3º ano

25 Feriado (Paixão de Cristo)

ABRIL

01 Comemoração externa do aniversário de Cuiabá

08 Feriado (Aniversário de Cuiabá)

14 Início dos ensaios para a Festa Junina

15 Revisão para os alunos do 5º ano

21 Feriado (Tiradentes)

25 Envio dos livros do SPE para apreciação dos pais.

26 Retorno dos livros do SPE.

28 Término do 1º Bimestre.

28 Dia do Brinquedo

29 Início 2º Bimestre

29 Início da utilização dos Livros do SPE

MAIO

02 Aniversário da Escola

07 1º Encontro de Pais e Professores

14 Capacitação do Sistema Positivo de Ensino para os professores da Educação Infantil.

(11)

20 Início do projeto leitura com os livros paradidáticos do 2º bimestre

26 Feriado (Corpus Christi)

JUNHO

17 Festa Junina (?)

17 Revisão para os alunos do 5º ano

JULHO

08 Término do 2º bimestre

08 Dia do Brinquedo

09 2º Encontro de Pais e Professores

11 Início do Recesso Escolar para alunos que fazem período de 4h

22 Término do Recesso Escolar

25 Início do 3º bimestre

29 1º simulado para os alunos do 5º Ano

AGOSTO

04 Fotos para Formatura

12 Início do projeto leitura com os livros paradidáticos do 3º bimestre

19 Revisão para os alunos do 5º Ano

25 Início dos ensaios para a Festa da Família

SETEMBRO

(12)

07 Feriado (Independência do Brasil)

16 Revisão para os alunos do 5º Ano

23 Comemoração externa – Primavera

30 Aplicação do Hábile para os alunos do 3º e 4º ano

OUTUBRO

03 Divulgação da planilha de custos para o ano de 2017

03 Dia do Brinquedo

04 Início do 4º Bimestre

07 Comemoração interna – Dia das crianças

08 3º Encontro de pais e professores

10 Envio da reserva de vaga para o ano de 2017

12 Feriado (Nossa Senhora Aparecida)

17 Retorno da reserva de vagas

21 Início do projeto leitura com os livros paradidáticos do 4º bimestre

21 Revisão para os alunos do 5º Ano

22 Festa da Família (?)

22 Encerramento da Campanha de Natal

NOVEMBRO

01 Início do período de rematrícula

02 Feriado (Finados)

04 Término do empréstimo de livros da biblioteca

(13)

15 Feriado (Proclamação da República)

16 Fim do período de rematrícula

17 Início do período de matrícula

18 Noite do Autógrafo (noite gourmet)

25 2º simulado para os alunos do 5º Ano

25 Encerramento do envio das tarefas de casa

DEZEMBRO

01 Confraternização do Berçário I e II

06 4º Encontro de Pais e Professores

07 Formatura da pré alfabetização e 5º ano

08 Feriado Municipal (Imaculada Conceição)

13 Dia do Brinquedo

13 Término do 4º bimestre

21 Recesso Escolar – não funcionaremos

JANEIRO 2017 01 a 19 Recesso Escolar – não funcionaremos

20 Início das atividades voltadas para o atendimento de creche para aqueles alunos que

fazem um período igual ou superior a 6 horas.

Grata,

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Deste modo, verificou-se que, tanto para o Grupo A (p=0,49), como para o Grupo B (p=0,39) não existem diferenças estatisticamente significativas nas notas médias

A determinação da variação dimensional de barras de argamassa, conforme a NBR 13.583, foi utilizada para avaliar o potencial de mitigação do material ligante composto por cimento CP

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Como se pode ultrapassar o último, se você está atrás do último, você não pode ultrapassar o último!. Calcule na

Agora se você nem fez o teste, é porque você é macho, porque macho não faz testizinhos por