• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

ÁREA:

SUBÁREA: Ciências Contábeis

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO - PIO XII

INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): THAÍS VARGAS SILVA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): JULYANA GOLDNER NUNES

ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ADRIANO MARCOS DE SOUZA, ANDREIA ANGELI MARÁO, BRUNO RIOS LAURINDO, JUMARA APARECIDA FERREIRA MARTINS

(2)

1 BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE INTERNA EM RELAÇÃO À TERCEIRIZADA:

UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO.

1. RESUMO

O presente artigo tem por objetivo demonstrar os benefícios da contabilidade interna relacionado à contabilidade terceirizada. O estudo foi realizado dentro de uma organização do ramo alimentício, localizada no município de Cariacica/ES. Por esta razão, foram relacionados conceitos sobre a Contabilidade, Objetivo da Contabilidade, Tomada de decisão, Informação Contábil Gerencial e Terceirização. Quanto à metodologia aplicada, realizou-se um estudo de caso através de questionários. O resultado encontrado atesta que o advento da contabilidade interna trouxe diversos benefícios como: rapidez das informações contábeis para fins de tomada de decisão, tributos apurados com antecedência, as dúvidas e problemas solucionados de forma ágil, os relatórios gerenciais usados como ferramenta na gestão empresarial, como também redução de despesas. Constatou-se através deste estudo que a contabilidade realizada dentro da organização proporciona a empresa diversas vantagens, contribuindo significativamente no desenvolvimento organizacional, auxiliando na tomada de decisão e servindo como apoio na gestão empresarial.

2. INTRODUÇÃO

De modo geral, todas as empresas desejam alcançar o êxito organizacional, e independente do seu ramo de atividade, carecem de informações satisfatórias e confiáveis. Essas informações servem como ferramenta para a gestão da organização, tornando-se auxílio na tomada de decisão. Dentro do contexto de desenvolvimento organizacional a contabilidade tornou-se um instrumento vital para a ascensão da empresa, auxiliando no desenvolvimento e servindo como ferramenta no processo decisório.

Do mesmo modo, o governo estabeleceu inúmeras obrigações acessórias que demandam prazo e exigem muito dos contribuintes, por essas e outras exigências, há empresas que utilizam o profissional de contabilidade para obter informações ágeis, e outras que procuram apenas para cumprimento das obrigações, sejam elas principais e/ou acessórias. Haja vista que as informações contábeis inseridas na

(3)

2 organização de forma eficaz evidenciam uma vantagem em relação aos seus concorrentes.

A prestação de serviços contábeis pode realizar-se dentro da própria empresa ou em um escritório de contabilidade. Partindo do pressuposto de que a contabilidade dentro da organização pode ser mais eficaz, devido as informações se encontrarem centralizadas, este estudo visa determinar os benefícios que uma organização pode obter ao escolher utilizar à contabilidade interna, comparado a contabilidade terceirizada. Diante da necessidade do profissional contábil nas empresas, formula-se o formula-seguinte problema de pesquisa: Quais os benefícios da contabilidade interna comparada a contabilidade terceirizada em uma empresa do ramo alimentício? A relevância do estudo está em evidenciar a utilidade da contabilidade dentro da empresa comparada a contabilidade terceirizada, aos usuários internos e externos da contabilidade, buscando esclarecer qual se tornou mais benéfica.

A pesquisa serve de auxílio às empresas que se encontram na mesma situação e necessitam da contabilidade como ferramenta ágil, auxiliando no processo decisório, bem como confirmação aos profissionais contábeis que levantam esta questão. Desse modo, produzindo enriquecimento de informações aos acadêmicos e aos profissionais de contabilidade.

O estudo delimita-se a demonstrar as vantagens do uso da contabilidade interna, comparada com a contabilidade contratada de terceiros. A pesquisa foi realizada com obtenção de dados de uma empresa de médio porte, do setor alimentício, situada no município de Cariacica, estado do Espírito Santo, a qual esteve em momentos diferentes utilizando a contabilidade terceirizada e a contabilidade dentro da organização.

3. OBJETIVOS

Com o intuito de fundamentar o estudo foi determinado como objetivo principal identificar as vantagens da contabilidade dentro da organização em uma entidade que utilizou a contabilidade externa e posteriormente interna.

Foram adotados os seguintes objetivos específicos e/ou intermediários: (i) fazer o levantamento bibliográfico referente ao estudo; (ii) realizar um estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício; (iii) fazer um levantamento de informações junto a entidade sobre as mudanças decorrentes a transição para a contabilidade interna;

(4)

3 (iv) relacionar os gastos contábeis; (v) demonstrar qual contabilidade foi mais vantajosa na visão da empresa, se a contabilidade interna ou a terceirizada.

4. METODOLOGIA

Para chegar ao objetivo, foi utilizado o método de estudo de caso, que visa estudar um caso particular, buscando o entendimento ou compreensão do seu funcionamento ou da sua evolução. A pesquisa tem caráter qualitativo, onde o método de investigação cientifica é estudar particularidades e experiências visando entender os benefícios da contabilidade interna relacionado à contabilidade terceirizada.

Desta forma, a pesquisa teve como universo a empresa Alfa (nome fictício) classificada como uma empresa de médio porte do ramo alimentício, localizada na cidade de Cariacica/ES, atualmente com 167 colaboradores, a qual passou por um processo de transição de contabilidade terceirizada para a contabilidade interna nos anos de 2016 e 2017. A amostra do estudo está restrita o setor administrativo da entidade composta por 35 colaboradores.

Os dados foram obtidos através de questionários com sócios-administradores e funcionários da área administrativa da organização, contendo perguntas abertas e fechadas. Os dados posteriormente foram transcritos para melhor visualização e análise. As informações sobre a entidade foram disponibilizadas pelo setor de contabilidade da empresa. Os dados foram tratados de forma qualitativa, pois se tratam de informações obtidas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas, que foram organizados, levando em consideração a quantidade de respostas obtidas e a quantidade de pessoas que responderam.

5. DESENVOLVIMENTO

Todo o desenvolvimento da pesquisa está descrito no referencial teórico, já que Segundo Fraga (2009, p. 48), “O pesquisador deverá efetuar uma revisão bibliográfica sobre o assunto-tema a ser investigado. Ou seja: proceder a levantamento bibliográfico que dê suporte e fundamentação [...]”. Dessa forma se faz necessário conceituar os principais tópicos abordados no estudo.

(5)

4 Marion (2012) afirma que a contabilidade é a linguagem dos negócios. Faz a mensuração do resultado das empresas e avalia o desempenho dos negócios, direcionando na tomada de decisão da organização.

5.1.1 – Conceito de Contabilidade

A contabilidade faz o controle e levantamento do patrimônio. Ribeiro (2010, p. 10) “A Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das empresas”. Podemos definir a contabilidade como um armazenamento de informações sobre fatos ocorridos em uma organização. Marion (1998) ressalta que a contabilidade é o instrumento que fornece informações para a tomada de decisão dentro e fora da empresa. Contudo, a contabilidade faz o registro dos fatos ocorridos no patrimônio e posteriormente demonstra os resultados através de relatórios contábeis.

5.1.2 – Objeto da contabilidade

Sobre o objeto da contabilidade Marion (1998, p. 30) esclarece que o Patrimônio, a princípio, significa o conjunto de bens e direitos que pertencem a uma pessoa física ou jurídica. Todavia, apenas os bens e direitos, não podem mostrar a verdadeira situação da pessoa ou empresa, sendo necessárias do mesmo modo, as obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Conclui-se que o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações.

5.1.3 – Objetivo da contabilidade

Compreende-se o objetivo da contabilidade como o fornecimento de informações úteis para o auxílio no processo decisório de uma organização. Em conformidade com Marion (2012, p. 27) “Contabilidade pode ser considerada como sistema de informação destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisão.” Desta forma o sistema de informação contábil contribui com os usuários na forma de conhecimento.

5.2 – TOMADA DE DECISÃO

Frequentemente dentro da empresa os responsáveis estão tomando decisões, praticamente todas importantes para o sucesso da organização. Marion (2012, p. 25) afirma: “Por isso, há necessidade de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão.”

A dados contábeis se tornam insatisfatórios quando fornecidos sem tempestividade, caso a decisão precise ser tomada hoje. Contudo, devido às exigências requeridas

(6)

5 pelo governo, a contabilidade perde seu papel como fornecedora de informações úteis “... observamos, nesses casos, uma contabilidade irreal, distorcida, em consequência de ter sido elaborada única e exclusivamente para atender as exigências do governo.” Marion (2012, p. 26).

Da mesma maneira, um processo decisório bem-sucedido necessita de informações fidedignas, essas informações encontram-se nos relatórios elaborados pela contabilidade.

5.3 – A INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL

Nas entidades a informação eficaz é instrumento no processo decisório, que resulta em um passo à frente da concorrência. E que a contabilidade através de relatórios fornece informações importantes para o crescimento da organização. A contabilidade gerencial coleta dados, interpreta e transforma em informação útil, contribuindo positivamente para o progresso da entidade. Em concordância com Crepaldi (2008, p.5), “A contabilidade gerencial é o ramo da Contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais.” Por esses motivos a contabilidade gerencial é um instrumento de apoio aos negócios e deve contribuir significativamente para a eficiência da organização.

As demonstrações financeiras armazenam as informações mais relevantes dentro de uma organização, fazendo com que os usuários da contabilidade consigam visualizar a presente situação empresarial.

5.4 – CONTABILIDADE INTERNA

O contador interno (próprio) tem como objetivo fornecedor aos administradores da entidade relatórios contábeis para facilitar a tomada de decisão. Através da coleta de dados, o registro dos dados e a elaboração dos relatórios contábeis o contador interno consegue disponibilizar as informações necessárias no processo decisório. Devido as informações disponibilizadas pelo contador interno serem eficazes no processo decisório possibilitando a realização das tarefas com qualidade, a prosperidade da entidade torna-se provável com a presença do contador dentro da organização.

5.5 – TERCEIRIZAÇÃO

A terceirização de serviços caracteriza-se principalmente por sua praticidade, visto que, diminui a responsabilidade da organização, liberando seu tempo para

(7)

6 efetivamente exercer atividades em seu ramo. Segundo Russo (2007) não podemos deixar de observar que a terceirização significa praticidade para a entidade, por conta da flexibilidade na contratação, pois admite a intermediação de mão de obra, o que torna mais fácil sem a necessidade de contratação pela via comum.

Pode-se compreender que a terceirizada é mais acessível aos usuários, à terceirização traz a praticidade ao cliente que não tem estrutura para realizar os serviços internamente.

5.5.1 – Terceirização dos serviços contábeis

Shigunov (2003, p. 61), “O profissional contábil deve ser um parceiro do cliente na gestão da empresa, procurando sempre conhecer o grau de satisfação dos mesmos”. O autor também salienta que é muito importante quando as empresas de serviço contábil visam trazer informações importantes para a tomada de decisão, mostrando confiabilidade nas informações contábeis e atuando como apoio para a tomada de decisão.

Sobre a prestação de serviço de contabilidade, Pinho et al. (2008, p. 18) destaca: Em razão do contexto em que estão inseridas as empresas de serviços contábeis, com clientes cada vez mais exigentes, mudança tecnológica muito rápida e de grande concorrência, é fundamental a busca pela melhoria contínua do processo de prestação de serviço, não só para reduzir custos, mas, sobretudo, para atender de forma satisfatória a necessidade dos clientes por informações confiáveis e oportunas. Pinho et al. (2008, p. 18)

Diante do exposto, os escritórios contábeis proporcionam a entidade praticidade, redução dos custos e auxilio as empresas que não tem estrutura para realizar a contabilidade internamente, no entanto os serviços contábeis terceirizados devem trazer informações confiáveis e oportunas as organizações.

6. RESULTADOS

Os dados coletados na visita feita a organização, foram tratados de forma qualitativa, onde foram tabulados e estruturados. Diante do exposto, como limitação do método, pode-se alegar que o estudo foi restrito as informações obtidas em uma empresa de médio porte do ramo alimentício, a qual passou pela transição de contabilidade terceirizada para contabilidade própria, cujas conclusões não poderão ser generalizadas e abranger outras organizações.

(8)

7 Quanto à coleta de dados, os funcionários podem ter fornecido respostas falsas ou que não demonstram seus reais pensamentos por razões pessoais. O método também se limita a interpretação das questões por parte dos funcionários devido à falta de conhecimento sobre a área contábil.

6.1 – QUESTIONÁRIOS APLICADOS

O questionário foi aplicado a 29 funcionários da área administrativa da empresa Alfa, estruturado com sete questões, onde as cinco primeiras foram questões fechadas e as duas últimas questões abertas. A primeira questão tem por objetivo demonstrar o que levou a empresa a deixar de utilizar os serviços contábeis terceirizados.

GRÁFICO 1 – MOTIVO PELO QUAL DE ALFA UTILIZA CONTABILIDADE INTERNA

Fonte – Elaborado pela própria autora.

Na segunda pergunta buscou-se descobrir na opinião do funcionário qual contabilidade é mais vantajosa para a empresa, 100% dos funcionários acreditam que a contabilidade interna é a mais vantajosa para a organização.

GRÁFICO 2 – CONTABILIDADE MAIS VANTAJOSA PARA ALFA

(9)

8 Quanto aos benefícios que a contabilidade dentro da organização trouxe para a empresa Alfa, 28% dos profissionais acreditam que foi a rapidez do acesso às informações que facilitou os processos internos, pois os dados encontram-se centralizados; 23% dos funcionários concordam que houve uma facilidade no controle e na gestão da empresa, pois a o fechamento contábil passou a ser mensal, o que facilita no controle e na gestão organizacional; 16% apontam que a contabilidade interna transmite segurança na realização de tarefas e na resolução de problemas, os funcionários podem sanar suas dúvidas a qualquer momento, evitando o retrabalho. 16% dos trabalhadores acham que o fator determinante foi o aproveitamento do profissional contábil na área gerencial e no apoio administrativo.

GRÁFICO 3 – OS BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE INTERNA

Fonte – Elaborado pela própria autora.

6.2 – LEVANTAMENTO DAS DESPESAS CONTÁBEIS

O gráfico a seguir demonstra de uma forma comparativa os gastos contábeis de Alfa nos anos de 2014 e 2017.

(10)

9 GRÁFICO 1 – COMPARAÇÃO DAS DESPESAS CONTÁBEIS DE 2014 E 2017

Fonte – Elaborado pela própria autora.

De acordo com os dados relacionados acima, não há o que se falar de aumento de despesas com o setor de contabilidade realizado internamente, pelo contrário, passou-se a não recorrer a outros mecanismos para obtenção de informação gerencial, acarretando no investimento por parte da empresa Alfa na capacitação de seus próprios colaboradores.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Devido a atual necessidade de informações contábeis para a gestão empresarial, o presente estudo buscou responder: Quais os benefícios da contabilidade interna comparada a contabilidade terceirizada em uma empresa do ramo alimentício? Com base nas informações adquiridas com a organização Alfa e através dos questionários aplicados, conclui-se que: os benefícios decorrentes ao advento da contabilidade interna encontram-se na rapidez de informações contábeis para fins de tomada de decisão; através da contabilidade interna os tributos são apurados com antecedência, auxiliando na programação financeira da empresa; as dúvidas e problemas resolvidos de imediato, trazendo segurança aos colaboradores na realização de suas tarefas; o fechamento contábil passa ser realizado mensalmente, mostrando ao sócios o atual resultado da empresa; relatórios gerenciais fornecidos pelo setor de contábil interno são usados como ferramenta de gestão empresarial, baseados em dados fidedignos e tempestivos.

Constatou-se também que com a mudança da contabilidade terceirizada para a contabilidade interna não há o que se falar de aumento de despesas, pelo contrário,

(11)

10 houve diminuição dos gastos. Por outro lado, a empresa deixou de desembolsar altos honorários para o escritório de contabilidade e passou a investir na capacitação de seus colaboradores.

Portanto, na concepção da empresa a contabilidade realizada internamente é mais benéfica e eficaz, contribuindo significativamente no desenvolvimento organizacional, auxiliando diretamente no processo decisório e contribuindo assim com a gestão empresarial.

8. FONTES CONSULTADAS

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: teoria e prática. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FRAGA, Marcelo Loyola. Metodologia para elaboração de trabalhos científicos. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 2009.

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

PINHO, Lorena de Andrade; GOMES, Sonia Maria da Silva; PINHO, Wandré de Andrade; AZEVEDO, Tânia Cristina. FMEA: Analise do efeito e modo de falha em serviços – uma tecnologia de prevenção e melhoria dos serviços contábeis. ABCustos Associação Brasileira de Custos. Salvador, v. 3, n. 1, jan/abr 2008. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade básica fácil. 27.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

RUSSO, Giuseppe Maria. Guia prático de terceirização. 1. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

SHIGUNOV, Tânia Regina Zunino. Qualidade dos serviços contábeis como ferramenta de gestão para os escritórios de contabilidade. CRCSC & VOCÊ. Florianópolis, v.3 . n. 5, p. 43-62, abril/julho 2003.

SORANZO, Morgana. Vantagens e desvantagens da contabilidade interna em relação à contabilidade terceirizada: Um estudo multicaso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) – Universidade Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Ressaltam que, antes de se realizar um tratamento invasivo como o cirúrgico para a re- moção do processo estiloide, deve ser colocada uma placa interoclusal para diferenciar

Como se deduz dos quadros apresenta­ dos, a sensibilidade do Antígeno Látex, to­ mando como referência a reação de Fixa­ ção de Complemento em placa e a

Presidente--- Para Deliberação:Aprovado por maioria com a abstenção do Vereador António Moreira.--- Remeter à Assembleia Municipal para apreciação e votação.--- Ponto 4

Esses conceitos fundamentais, no sentido de fundamentos que fundam um campo, o novo campo da Psicanálise, enquanto conceitos, conceitos que possam delimitar um

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Introdução, natureza jurídica e visão no Código Civil de 2002 .... Domicílio da pessoa