• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Critec, lda. (Águeda)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Critec, lda. (Águeda)"

Copied!
93
0
0

Texto

(1)

TPG

folitécnico

1 daiGuarda

Polytechnic of Guarda

‘3

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Licenciatura em Comunicação Multimédia

Leonardo Silva Castanheira dezembro

1

2019

(2)

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto Instituto Politécnico da Guarda

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

LEONARDO SILVA CASTANHEIRA

RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE LICENCIADO EM COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA

(3)

II

Ficha de Identificação

Nome Leonardo Silva Castanheira Nº de aluno 5008903

Instituição Instituto Politécnico da Guarda

Escola Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto Curso Comunicação Multimédia

Docente Orientadora - Maria João Marques Alves da Costa Pereira

Empresa Critec, lda.

Morada Travessa da Gândara 3750-727 Recardães, Águeda - Portugal

Telefone +351 2341000049 Websites https://critec.pt/

Supervisor Bruno Miguel Vide Trindade Grau Académico Licenciado em Design

Início do Estágio 15 de julho de 2019 Fim do Estágio 18 de outubro de 2019

(4)

III

Agradecimentos

Ao Instituto Politécnico da Guarda, em especial à Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, pelo contributo para uma boa formação e sucesso no meu percurso académico.

Aos meus professores, pela ajuda que me deram e pelos conhecimentos que me transmitiram ao longo destes três anos de Licenciatura, com especial atenção à professora Maria João Marques Alves Da Costa Pereira por ter aceite ser minha orientadora de estágio, bem como pela paciência, disponibilidade e ajuda na elaboração do meu relatório de estágio.

À Critec e a toda a equipa por me terem acolhido tão bem e proporcionado momentos únicos, com especial atenção ao Bruno Vide por ter aceite ser meu supervisor.

A todos os meus colegas e amigos, que tornaram a minha vida académica tão especial, que me proporcionaram momentos que jamais irei esquecer, com um especial obrigado a algumas destas pessoas (Diana Cunha, Adriana Monteiro, Sandra Fonseca, Daniela Pires, João Marques, André Martins, Bruna Teixeira e Maria Inês) por terem sido o meu apoio e a minha família na cidade que me acolheu nestes três anos, sem esquecer aqueles que foram como uns pais para mim e que guardarei sempre no meu coração o Tio João e a Tia Vânia do Tuna.

E por fim, mas não menos importante, à minha família, pelo apoio e encorajamento ao longo da minha vida, principalmente durante estes três anos, que se tornaram tão dificeis por estar fora de casa, numa cidade desconhecida. Um obrigado especial à minha avó por todo o carinho e pelas notas de vinte. À minha irmã e confidente por todo o apoio, de quem tenho o maior orgulho por ver crescer e estudar, nesta cidade da Guarda que me viu crescer ao longo destes três anos. E aos meus pais por tudo o que me ensinaram e pelos valores que me incutiram fazendo de mim a pessoa que sou hoje, um enorme obrigado por terem tornado esta fase da minha vida possível, sem o esforço e ajuda deles eu não teria certamente esta oportunidade. A eles devo-lhes tudo.

(5)

IV

Resumo

O presente relatório relata todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular realizado na agência criativa, Critec, onde foram desenvolvidas diversas tarefas relativas à área de design.

Este estágio diz respeito à unidade curricular Estágio, da licenciatura em Comunicação Multimédia, lecionado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto. O relatório encontra-se dividido em dois capítulos, um primeiro onde irá ser apresentada a empresa e um segundo onde irão ser descritas as atividades realizadas durante estes três meses de estágio.

Para concluir, é apresentada uma reflexão final onde é sintetizada toda a experiência vivida durante o estes 3 meses, e todos os conhecimentos e ferramentas adquiridos ao longo da licenciatura, bem como do estágio.

(6)

V

Índice Geral

Ficha de Identificação ... II 

Agradecimentos ... III 

Resumo ... IV 

Índice de Figuras ... VII 

Lista de Siglas e Acrónimos ... IX 

Introdução ... 1  Capítulo I – A Critec ... 2  1.  AEMPRESA –CRITEC ... 3  1.1.  Localização ... 4  1.1.1.  Escritório ... 4  1.2.  Estrutura Organizacional ... 5 

1.3.  Missão, visão valores ... 6 

1.4.  Identidade Visual ... 7  1.5.  Comunicação ... 7  1.5.1.  Comunicação interna ... 8  1.5.2.  Comunicação externa ... 8  1.6.  Análise SWOT ... 8  Capítulo II – O Estágio ... 12  2.  OESTÁGIO ... 13  2.1.  Plano de estágio ... 14  2.2.  Ferramentas Utilizadas ... 15  2.3.  Atividades desenvolvidas ... 16  2.3.1.  Critec ... 16 

Recorte e edição de fotografias de membros da equipa ... 16 

Molduras Summer Jade Conference ... 17 

Texto para o Blog da Critec ... 18 

Vídeo Institucional ... 19 

2.3.2.  Festa do Leitão ... 21 

(7)

VI Planta ... 22  Showcooking ... 23  Afterhours ... 24  Vídeo assadores ... 26  Estátuas vivas ... 27  2.3.3.  House of Pets ... 30  Julho ... 32  Agosto ... 36  Setembro ... 37  Outubro ... 38  Reflexão Final ... 39  Bibliografia ... 40  Anexos ... 41  Apêndices ... 47 

(8)

VII

Índice de Figuras

Figura 1 | Localização da empresa……….4 

Figura 2 | À esquerda o edifício e à direita a sala de reuniões………...5 

Figura 3 | Organograma da empresa………...5

Figura 4 | Marca da empresa………..7 

Figura 5 | Análise SWOT……….9 

Figura 6 | Recorte e edição fotográfica………16 

Figura 7 | Molduras Summer Jade Conference………17 

Figura 8 | Blog da Critec………..18 

Figura 9 | Câmara Sony RX10 II………...19

Figura 10 | Gimbal DJI Ronin S………...19

Figura 11 | Edição do vídeo……….20 

Figura 12 | Tabela de organização………20

Figura 13 | Planeamento mensal………...21

Figura 14 | Planta da Festa do Leitão ………..22 

Figura 15 | Edição e recorte fotográfico………..23 

Figura 16 | Chef Chakall………...23

Figura 17 | Capa de evento Facebook………..25 

Figura 18 | Post para instagram………25

Figura 19 | Colorgranding de vídeo bruto………....26

Figura 20 | Fotografia de estátua viva………..27 

Figura 21 | Correção de luz e contraste………27

Figura 22 | Elementos informativos……….28 

Figura 23 | cor do automóvel alterada………..28

Figura 24 | Máscara aplicada no automóvel……….29

Figura 25 | Planeamento mensal………...30

Figura 26 | Feed House of Pets……….31

Figura 27 | Post cachorro……….32 

Figura 28 | Slide cachorro………32 

Figura 29 | Fotografia original……….33 

(9)

VIII

Figura 31 | Senhor idoso………...34

Figura 32 | Dia dos avós………34

Figura 33 | Conjunto Buffalo………35

Figura 34 | mesa digitalizadora………36 

Figura 35 | Moldes de plasticina………..36 

Figura 36 | Álbum de fotografias……….37 

(10)

IX

Lista de Siglas e Acrónimos

ACOAG Associação Comercial de Águeda

CEO Chief Executive Officer

DJ Disc Jockey

JPEG Joint Photographic Experts Group

MP3 Abreviação de (MPEG Layer 3) Moving Picture Experts Group

SWOT Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats

(11)

1

Introdução

Este relatório surge no âmbito do estágio corricular da Licenciatura em Comunicação Multimédia lecionada na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Marcando assim o fim deste percurso académico que começou em 2016. O estágio teve início a 15 de julho e término a 18 de outubro de 2019. A entidade escolhida para realizar o estágio curricular ,que teve uma duração de três meses, foi a agência criativa Critec. Esta decisão deveu-se não só ao facto de a empresa se situar na cidade de Águeda, onde irei futuramente entrar no mercado de trabalho, mas também devido ao prestígio reconhecido à mesma, na área de ativação de marcas e qualidade de design gráfico, funções que me despertavam bastante interesse e me via a desenvolver.

Durante esta experiência pude desenvolver competências na área de design gráfico e produção de vídeo com a ajuda de todos os profissionais com quem colaborei. A mesma permitiu-me, também, aplicar e aprimorar os conhecimentos obtidos durante os três anos de licenciatura.

O relatório está dividido em dois capítulos, um primeiro onde irá ser apresentada a contextualização da empresa, onde serão abordados temas como a sua história, a localização e espaço físico, a equipa Critec e a comunicação da empresa. No segundo capítulo, são descritas todas as actividades desenvolvidas ao longo do estágio, acompanhadas de uma explicação teórica sobre a forma de execução das mesmas. Atividades essas que foram sendo desenvolvidas consoante o plano de estágio (Anexo I), elaborado pelo supervisor com o objetivo de mostrar competências de comunicação, fotografia, vídeo, webdesign e marketing digital.

Por fim, é realizada uma reflexão final sobre o estágio e as experiências vivenciadas durante este período, reforçando a importância do mesmo como primeiro contacto com o mercado de trabalho e possível abrir de portas para propostas futuras.

(12)

2

(13)

3 Este capítulo é constituído por uma contextualização da empresa acolhedora do estágio. Serão abordados temas importantes como a história da empresa, a sua localização e espaço físico, a estrutura organizacional, a missão, visão e valores, a sua identidade visual, a comunicação interna e externa e uma análise SWOT.

1.

A Empresa – Critec

A Critec é uma agência criativa fundada em 2003, na cidade de Águeda, por três amigos com ideias diferentes e inovadoras, um designer, um programador e um comercial - o triângulo perfeito para fundar uma agência criativa, cuja especialidade se foca na atividade de ativação de marca através de serviços de branding, publicidade e de produtos tecnológicos e de comunicação.

Constituída por uma equipa de vinte e um membros, entre os quais, três estão em situação de estágio profissional, a agência conta com uma equipa de designers, uma de programadores e outra de marketing digital na sala de produção, uma equipa de comerciais e um membro de outsourcing no contacto mais direto com os clientes e fornecedores. Conta ainda com um project manager que funciona como elo de ligação entre todos os pontos desta rede. Tendo como áreas de especialização o branding, web development, o marketing digital e produtos tecnológicos de comunicação (painéis de Led’s, CAPTOUR, TOURNADO, REFLECTOUR, ARt) os seus maiores clientes são o setor público e empresas privadas localizadas na região.

As principais atividades desenvolvidas pela Critec são o branding de marcas e empresas que necessitem de uma identidade visual, ou queiram renovar a já existente, bem como a criação de catálogos de produto. O desenvolvimento web, desde a reestruturação de sites e atualização de conteúdo online, à construção completa de um site incluindo o design do mesmo. O marketing digital, responsável pela gestão de redes sociais de inúmeros clientes que confiam nestes profissionais para chegar com eficiência ao seu público alvo.

A Critec apresenta-se de uma forma diferente e bastante invulgar, alguns dirão mesmo que o faz de forma incorreta, numa perspetiva de ganhar a confiança de potenciais clientes, mas eu acho que é precisamente o contrário, a Critec apresenta-se de uma forma única o que a destaca da concorrência e foi isso que me fez escolher esta agência criativa como meu local de estágio e primeiro impacto com o mercado de trabalho(Anexo II).

(14)

4

1.1. Localização

A Critec está situada em Águeda, mais concretamente em Recardães (Figura 1), foi fundada no edifício onde ainda hoje se encontra, apenas com algumas alterações na equipa, mas o espírito continua o mesmo.

Figura 1 | Localização da empresa

Fonte: Google Maps

As suas instalações são modernas e estão divididas em secções apenas separadas por vidro, uma sala da administração, uma sala de produção e uma secção comercial que se encontra à entrada da empresa para facilitar a abordagem de clientes. Conta ainda com uma sala de reuniões denominada entre os elementos da empresa de “aquário”, onde realizam todo o tipo de reuniões, seja com clientes, de equipa ou de departamento. E por fim uma copa onde todos se juntam nos intervalos para lanchar e conviver, ou na hora de almoço.

1.1.1. Escritório

O escritório da Critec é um espaço amplo com uma fachada de vidro o que permite uma iluminação natural. O espaço encontra-se dividido em cinco partes distintas, mas todas elas apenas separadas por vidro, o que permite a interação entre todos os departamentos e mostra a transparência da empresa para com os seus clientes. As cinco partes constituintes do escritório são a sala da gerência, a receção e espaço dos comerciais, a sala de produção, a sala de reuniões (“aquário”) e a copa (Figura 2).

(15)

5 Figura 2 | À esquerda o edifício e à direita a sala de reuniões

Fonte: fotografado pelo estagiário

1.2. Estrutura Organizacional

Segundo Teixeira (2005, p.101), a estrutura organizacional é “o conjunto de relações formais entre os grupos e os indivíduos que constituem a organização. Define as funções de cada unidade da organização e os modos de colaboração entre as diversas unidades e normalmente representada num diagrama chamado organigrama (ou organograma)”.

Figura 3 | Organograma da empresa

Fonte: fornecido pela entidade acolhedora

Como mostra a Figura 3 a Critec conta, para além da gerência, com cinco departamento. No entanto, o departamento de produção subdivide-se em três departamentos menores (design, web e marketing digital) que desenvolvem as três principais áreas de atuação da Critec.

(16)

6

1.3. Missão, visão valores

Missão

Segundo Machado (2009, p.27) a missão “deve responder o que a organização se propõe a fazer e para quem” e também “é a explicação por escrito das intenções e das aspirações da organização”.

Posto isto, a missão da Critec é tornar as marcas dos seus clientes referências do setor nos mercados onde atuam. Bem como fornecer aos seus clientes soluções criativas que ajudem a tornar as suas marcas mais conhecidas, respeitadas e valorizadas.

Visão

Machado (2009, p.29) refere que a visão “é a descrição do futuro desejado para a empresa e reflete o alvo a ser procurado”.

Segundo Garcia (2006, p.21) “a visão não deve contradizer a missão, refletindo equitativamente, os valores da empresa”.

Assim sendo, a Critec tem como visão ser uma referência nacional no setor da ativação de marca.

Valores

Segundo Machado (2009, p.32), os valores são “princípios ou crenças que servem de guia ou critério para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, em direção à Visão”.

Posto isto, a Critec define como seus valores: ser sempre claro e honesto com os stakeholders, ter uma atitude proativa na resolução de problemas, fornecer mais-valias a preço justo, fazer tudo para cumprir com o que é prometido, ver tudo como um problema que necessita de uma solução.

(17)

7

1.4. Identidade Visual

Entende-se por identidade visual o conjunto de elementos visuais que expressam a cultura da empresa, a filosofia, a imagem que ela pretende transmitir face ao público-alvo. Segundo Gonzalez (2010) devemos converter o nome da marca ou empresa num logótipo, devemos acrescentar-lhe atributos próprios da escolha tipográfica, tipo de letra, tamanho, cor e qualquer valor gráfico que contribua para a sua identificação visual. E, por outro lado, devemos criar um elemento gráfico com capacidades comunicativas, expressivas, associativas e chamativas fortes que associados ao logótipo constituem a marca.

Como se pode observar na Figura 5 a Critec não tem nenhum símbolo associado. No entanto, o logótipo representa graficamente o seu nome, ou seja, a marca da empresa é representada pelo seu logótipo e pelo seu slogan (“creative agency”) visto que, não tem nenhum símbolo que a represente.

Figura 4 | Marca da empresa

Fonte: fornecido pela entidade acolhedora

1.5. Comunicação

A comunicação é algo que o ser humano foi desenvolvendo ao longo dos anos e adaptando consoante as suas necessidades, e que é essencial para a sua vida, sendo fundamental numa organização. Para que esta tenha sucesso, a comunicação entre os membros da mesma tem que ser eficiente.

A comunicação empresarial “é o processo – conjunto de métodos, técnicas, recursos, meios, etc. – pelo qual a empresa se dirige ao público interno (seus funcionários) e ao público externo (seus consumidores)” (Bahia, 1995: s.p.).

(18)

8

1.5.1. Comunicação interna

Na Criteu a comunicação é feita via Skype maioritariamente, mas também por e-mail e cara-a-cara, visto que, todos os funcionários da empresa se encontram no mesmo escritório. Assim sendo, as conversações mais formais ou que exijam troca de informação digital são feitas por e-mail ou via Skype e as conversas mais informais ou de resposta urgente são feitas pessoalmente.

1.5.2. Comunicação externa

A comunicação externa da empresa é feita de diferentes formas, o contacto com os clientes e fornecedores é feito através de e-mail, pessoalmente ou por telefone. Os comerciais normalmente são os responsáveis por esta tarefa. No entanto, os designers e programadores também contactam com os clientes para esclarecer dúvidas relativamente ao projeto que têm em mãos e para fazer a apresentação final do mesmo.

A Critec divulga também o seu trabalho através de presenças em feiras como a Techdays, a e-show e a Web Summit, e também através do seu website, blog e redes sociais.

1.6. Análise SWOT

Segundo Monteiro (2004, p.42) a análise SWOT “tem como objetivo analisar a viabilidade empresarial, a sua capacidade de sobrevivência no mercado, a competitividade face à concorrência”.

Recorre-se à análise para realizar um estudo de mercado e da concorrência, que consiste na avaliação de certos fatores internos (pontos fortes, pontos fracos) e externos (oportunidades e ameaças) à empresa:

(19)

9 Figura 5 | Análise SWOT

Fonte: elaboração própria

A Critec apresenta como pontos fortes, o reconhecimento da sua marca. A referência a nível local, aplicando o seu foco na ativação de marca de micro, pequenas e médias empresas que aconselham os serviços prestados pela Critec, o que mostra a satisfação por parte destes clientes. Outra valência desta empresa é o conhecimento que tem em diversas áreas, permitindo uma prestação variada de serviços. A relação de proximidade que tem com os seus clientes representa uma grande vantagem, pois facilita a troca de informação e melhor compreensão das ideias e exigências por parte dos mesmos. Em conclusão do terceiro ponto acima referido, outra mais valia da empresa é a flexibilidade de oferta, prestando um serviço completo, desde a ativação de marca, à criação de interfaces e ainda gestão de redes sociais. A Critec apresenta uma postura informal e descontraída, transmitindo assim confiança aos seus clientes e possíveis futuros clientes, sendo a maioria destes, empresas pequenas localizadas na região e negócios caseiros. Um grande

(20)

10 ponto forte é também a relação qualidade preço, prestando serviços de grande qualidade a preços relativamente acessíveis, chegando assim a uma vasta rede de clientes com capacidades económicas diferentes. Por último, mas também importante de referir é a prestação de assistência técnica a todos os seus clientes mesmos depois do serviço estar finalizado, isto é principalmente aplicado a serviços de desenvolvimento web ou marketing digital.

Relativamente ás fraquezas, podemos destacar alguns pontos menos positivos que de alguma forma afetam a empresa e a impedem de crescer ainda mais. Um desses pontos é a baixa diversidade de fornecedores para os diversos materiais que a empresa possa necessitar. A falta de recursos para ação comercial tem se revelado também um problema, na medida em que, dificulta a tentativa de chegar a novos clientes. O foco nas micro, pequenas e médias empresas retrai o crescimento da Critec, visto que, estas não tendo um elevado poder de investimento, requisitam serviços simples e com orçamentos baixos, gerando assim receitas baixas que dificultam o crescimento. A atitude informal e descontraída que a empresa apresenta pode ser considerada um ponto forte, mas ao mesmo tempo uma fraqueza, na medida em que, pode por em causa a seriedade e profissionalismo da mesma, dificultando assim a confiança por parte de possíveis clientes.

No que toca a oportunidades, a Critec destaca alguns pontos com sendo vantajosos para o seu crescimento e destaque em relação à concorrência, como por exemplo o aumento da aposta do mercado em plataformas e-comerce, sendo este um dos serviços prestados pela empresa no departamento de desenvolvimento web, esta aposta do mercado tem trazido um elevado número de clientes que necessitam de ter um site com o seu conteúdo exposto e disponível para venda online, ou precisam de ajuda de profissionais para gerir as suas redes sociais e chegar a um público maior. Outra oportunidade para a Critec e que já tem vindo a ser explorada ultimamente é o vasto mercado nacional e também internacional que necessita de serviços que esta empresa pode fornecer e que ainda não foi explorado. Os apoios comunitários Portugal 2020 são uma enorme ajuda no crescimento de qualquer empresa, pois permitem investimentos e melhoria de condições, que abrem portas a novos mercados e possíveis clientes. O aumento acentuado do turismo em Portugal, bem como do número de eventos organizados no nosso país constituem também uma grande oportunidade para a Critec trazendo potenciais investidores e clientes estrangeiros com poder de compra, que chegam até ás empresas através de

(21)

11 presenças em feiras, que permitem assim, estabelecer um contacto que poderá transformar-se na prestação de um serviço.

Nas ameaças, destaca-se o baixo poder de compra dos clientes atuais e a urgência de resposta por parte dos mesmos o que dificulta na prestação de um serviço com a melhor qualidade possível. Uma das maiores ameaças é o elevado número de concorrentes que prestam os mesmos serviços talvez até com orçamentos mais baixos. Revela-se também um problema a pouca valorização da área de comunicação por parte dos empresários de micro/pequenas empresa, que correspondem a uma grande percentagem do leque de clientes da Critec.

(22)

12

(23)

13 Neste segundo capítulo irão ser apresentados o plano de estágio, onde estão referidos os objetivos inicialmente propostos. São também descritas as atividades desenvolvidas, acompanhadas de uma breve contextualização teórica.

2.

O Estágio

O estágio, componente integrante da licenciatura, visa promover a aquisição de novos conhecimentos e aptidões profissionais, bem como desenvolver capacidade de adaptação num ambiente laboral. Esta é uma parte fundamental para a conclusão da licenciatura, pois prepara o aluno para o mercado de trabalho e oferece competência práticas essenciais para o futuro do mesmo.

A escolha da entidade acolhedora não foi muito difícil, visto que, já tinha uma ideia do local onde queria realizar o meu estágio, no entanto dependia ainda da aceitação por parte da empresa para me receber. Primeiramente, foi enviado um e-mail a realizar formalmente o pedido de estágio com o curriculum vitae anexado. Depois de uma resposta positiva por parte da Critec, foi marcada uma entrevista nas instalações, na qual me perguntaram qual a área que pretendia desenvolver. Uma vez que a empresa se centra nas áreas de design, web development e marketing digital, e apesar de ter tido formação nestas três áreas durante a licenciatura, optei por desenvolver a vertente de design de comunicação.

Durante esta visita conheci ainda as instalações e a equipa de trabalho e não pude deixar de reparar que foram feitas algumas alterações no espaço e na equipa, pois tive oportunidade de fazer uma visita no final do meu secundário, através de um programa de orientação vocacional desenvolvido na escola que frequentei.

Posto isto, preenchi todos os documentos referentes ao estágio e à empresa que mais tarde entreguei no Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais do Instituto Politécnico da Guarda.

No primeiro dia de estágio houve uma reunião com o diretor criativo da empresa, Ivo Hoogveld, que me orientou relativamente às funções que eu iria desenvolver e, mais tarde, reuni ainda com um dos CEO da empresa, Bruno Vide, formado na área de design, que foi depois meu supervisor.

(24)

14

2.1. Plano de estágio

Foi elaborado um plano de estágio com o objetivo de definir as funções a serem realizadas durante este período, escolhidas tendo em conta os conhecimentos já adquiridos ao longo dos três anos de licenciatura.

Nesse sentido, foram programadas e desenvolvidas as seguintes atividades (Anexo I):  Tratamento/recorte fotográfico;

 Design de peças de comunicação;

 Suporte gráfico ao departamento de marketing digital/web;

 Integração no desenvolvimento de peças institucionais que envolvam recolha fotográfica ou captura de vídeo (integração na equipa de produção);

 Integração nas equipas de trabalho que envolvam desenvolvimento de conceito, branding ou packaging e acompanhamento nas respetivas fases; Apesar de estas serem as atividades definidas no plano de estágio, com o decorrer do tempo, conforme demonstrava conhecimentos e capacidades foram-me sendo atribuídas tarefas mais complexas e com mais responsabilidade, como a elaboração de uma storyboard para o vídeo institucional, captação e direção de produção do mesmo em conjunto com uma colega do departamento de design.

(25)

15

2.2. Ferramentas Utilizadas

Para elaborar as diversas atividades que me foram atribuídasdurante o período de estágio, foi necessário recorrer a diversas ferramentas, na sua maioria pertencentes à plataforma Adobe Cloud (https://www.adobe.com/pt/).

As ferramentas utilizadas foram:

 Adobe Illustrator – é uma ferramenta de edição vetorial desenvolvida pela empresa Adobe. É a ferramenta perfeita para criação de logótipos, ilustrações, packaging e desenho de interfaces, para além de outras tarefas, instrumento de eleição para qualquer profissional na área do design gráfico, ilustração, entre outros.

 Adobe Lightroom – é uma ferramenta de edição e tratamento de imagens digitais desenvolvida pela empresa Adobe. Este programa é o melhor e mais utilizado para edição e tratamento de fotografias devido às suas funcionalidades específicas para este tipo de trabalho, com possibilidade de aplicação de marca de água em grandes quantidades de fotos no processo de exportação sendo, portanto, a ferramenta mais utlizada por fotógrafos.

 Adobe Photoshop – é uma ferramenta de edição de imagens digitais desenvolvida pela empresa Adobe. É provavelmente o programa mais completo desta gama de produtos, na medida em que, possibilita diferentes tipos de edição e manipulação de imagens digitais que, de outra forma, teriam que ser realizadas em múltiplos programas. A sua fácil utilização e aprendizagem fazem deste programa líder de mercado na categoria de profissional de imagens.

 Adobe Premiere – é uma ferramenta de edição de vídeo desenvolvida pela empresa Adobe. Este programa permite uma completa e eficiente edição de vídeo, permitindo fazer corte, montagem, manipulação de vídeo e áudio em conjunto ou em separado, colorgrading, entre outras funções sendo, portanto, uma escolha de eleição para videógrafos e coloristas digitais.

 Adobe Audition – é uma ferramenta de tratamento e manipulação de ficheiros de áudio desenvolvida pela empresa Adobe. Este programa oferece uma edição profissional de ficheiros MP3 e WAV perfeito para manipulação de sons.

(26)

16

2.3. Atividades desenvolvidas

No decorrer do estágio curricular foram-me sendo atribuídas tarefas em conformidade com os objetivos delineados no plano de estágio e consoante as necessidades da empresa. Os projetos desenvolvidos ao longo do tempo permitiram-me crescer profissionalmente, ao recorrer a ferramentas nunca antes utilizadas. A necessidade de cumprir prazos propostos, ao realizar trabalhos com complexidade acrescida, constituíram um desafio, mas todas as responsabilidades foram cumpridas, deixando um sentimento de satisfação e orgulho pessoal.

2.3.1. Critec

Recorte e edição de fotografias de membros da equipa

Um dos primeiros trabalhos que me propuseram consistiu no recorte e edição das fotografias de alguns membros da equipa para atualização do site. Esta atividade foi um desafio para mim pela minuciosidade que requeria. Para esta tarefa recorri à ferramenta Adobe Photoshop e, utilizando os conhecimentos que adquiri ao longo do curso, fiz o recorte das fotografias, retirando o fundo original, deixando apenas a silhueta das pessoas e aplicando um fundo de cor e uma aura de luz atrás do corpo para realçar a pessoa (Figura 6).

Figura 6 | Recorte e edição fotográfica

Fonte: elaboração própria

Depois de editada e redimensionada, a fotografia foi exportada em formato JPEG para depois ser utilizada no site da empresa para dar a conhecer a sua equipa, como pode ser observado no Apêndice I.

(27)

17

Molduras Summer Jade Conference

Durante o período de estágio fui desenvolvendo várias tarefas de projetos da Critec. Este é um dos casos, foi-me pedido que criasse molduras para o CAPTOUR, que consistia num painel com uma câmara instalada e uma seleção de molduras diferentes, feitas para cada evento onde este pudesse estar presente. O evento em questão chama-se Summer Jade Conference, tendo em conta o design e a identidade visual já existente deste evento criei quatro molduras na ferramenta Adobe Illustrator (Figura 7). Todas elas apresentam um estilo de flat design utilizando apenas formas geométricas e mantendo um design simples e minimalista.

Figura 7 | Molduras Summer Jade Conference

Fonte: elaboração própria

Estas foram as molduras propostas e aprovadas pelo diretor criativo da empresa, que posteriormente foram utilizadas com o CAPTOUR no evento. Estas molduras podem ser vistas com mais detalhe no Apêndice II.

(28)

18

Texto para o Blog da Critec

Foi-me pedido, a certa altura, para fazer um contributo para o blog da Critec, que é constituído apenas por textos escritos por membros da equipa. Todos os meses um membro escreve um texto sobre um tema à sua escolha, mas na sua área de trabalho. Estes textos podem ser lidos no blog que se encontra disponível no site da empresa. No mês de agosto, foi-me pedido que redigisse um texto sobre um tema à minha escolha. Optei então por escrever sobre “O design e o papel do designer gráfico” (Figura 8).

Figura 8 | Blog da Critec

Fonte:https://critec.pt/blog/en/2

Este texto pode ser encontrado no blog da Critec através do site da mesma, como se pode observar no Apêndice III e é para mim um motivo de orgulho saber que algo que escrevi se encontra publicado no blog de uma empresa como a Critec.

(29)

19

Vídeo Institucional

Outra das tarefas que me foi incumbida e que foi um enorme desafio, mas ao mesmo tempo bastante gratificante, foi fazer parte da equipa de produção do vídeo institucional da empresa. Neste processo, foram-me atribuídas várias funções como o desenvolvimento da storyboard, em conjunto com o diretor criativo da empresa, a captação e edição de vídeo e a direção de produção que exigiu uma enorme responsabilidade da minha parte. Para as gravações de vídeo foi usada uma câmara Sony RX10 II (Figura 9) montada num gimbal (estabilizador) DJI Ronin S (Figura 10), de modo a conseguir uma maior estabilidade na imagem.

Figura 10 | Gimbal DJI Ronin S

Fonte: https://www.worten.pt/dji-ronin-s-estabilizador

Figura 9 | Câmara Sony RX10 II

Fonte: https://www.fnac.pt/Sony-Cyber-

shot-DSC-RX10-II-Camara-Fotografica- Digital-Camara-Digital-Compacta/a900735

(30)

20 Depois de feitas algumas gravações, realizaram-se alguns testes de edição, na ferramenta Adobe Premiere, para verificar como ficavam as cenas distribuídas na timeline. Foi feita a correção de cor das imagens e sincronização entre todas e, por fim, a montagem das cenas na ordem desejada (Figura 11).

Figura 11 | Edição do vídeo

Fonte: elaboração própria

Para facilitar a organização de todo o processo de realização do vídeo institucional, foi elaborada uma tabela em Excel com a distribuição de tarefas, o material necessário para as gravações e o stock a ser comprado para usar no vídeo (Figura 12).

Figura 12 | Tabela de organização

(31)

21

2.3.2. Festa do Leitão

Este evento é realizado todos os anos em Águeda, na primeira semana de setembro, com o intuito de promover o comércio local, com especial atenção à gastronomia da Bairrada conhecida pelo leitão assado no forno e o espumante da região.

Marketing digital

Foi-me pedido que durante o mês de agosto e primeira semana de setembro ajudasse na criação de conteúdo para as redes sociais. De modo a organizar o material a ser produzido a equipa de marketing digital elaborou um planeamento mensal (Figura 13) com a informação pretendida em cada post e os dias em que deveriam ser publicados. Desta forma, seguindo o planeamento foram criados vários posts para publicitar as diferentes atividades dinamizadas durante o evento.

Figura 13 | Planeamento mensal

(32)

22

Planta

Em primeiro lugar, foi criado um cartaz que continha a planta do espaço onde ia decorrer o evento, identificando os pontos de interesse para o público geral (Apêndice IV). Para criar este cartaz utilizei a ferramenta Adobe Illustrator, que permite uma edição vetorial garantindo que não há perda de qualidade (Figura 14). O objetivo era criar um design simples e com pouco elementos para focar a atenção na informação inserida. Como se pode ver no Apêndice IV, o cartaz é constituído por uma imagem com vista de satélite do espaço onde iria decorrer o evento. De forma a identificar os pontos de maior interesse, foram demarcadas na imagem as zonas importantes, com cores distintas, para se diferenciarem e foi inserida uma legenda do lado esquerdo associando a cor ao nome do ponto de interesse.

Figura 14 | Planta da Festa do Leitão

(33)

23

Showcooking

Para o Showcooking foi-me proposto que criasse as imagens de capa para o Facebook, correspondentes a cada um dos eventos que iriam contar com três chefs distintos. Deste modo, utilizando a ferramenta Adobe Photoshop construi três edições diferentes, uma para cada chef. Neste processo foi necessário fazer recorte fotográfico e alguma edição nas imagens que me foram fornecidas. Retirei o fundo, que era desnecessário, e fiz alguma correção de luz, como mostra o exemplo (Figura 15),

Figura 15 | Edição e recorte fotográfico

Fonte: elaboração própria

Que ilustra o produto final da edição feita na Figura 16.

Figura 16 | Chef Chakall

(34)

24 Por fim, foram criadas as capas de Facebook para as masterclasses dadas pelos chefs, apresentando um design simples, com a identidade visual da Festa do Leitão no canto inferior direito, e um balão de cor branca com a data e hora de realização da atividade no canto superior esquerdo. A figura dos chefs aparece sempre centrada para lhes dar ênfase. O fundo está em tons de laranja e foram inseridos alguns elementos alusivos à atividade, no caso do chef Chakall optei por garfos (Apêndice V), para a chef Daniela Batalha utilizei rodelas de laranja (Apêndice VI) e na capa do chef José Maria Moreira inseri garrafas de espumante (Apêndice VII).

Afterhours

As atividades de Afterhours correspondiam aos concertos dos Djs, num total de sete espetáculos, dinamizados ao longo dos quatro dias de evento e ao sunset que teve lugar no domingo dia oito, finalizando assim esta festa dedicada aos comerciantes.

No processo de criação de instastories dos concertos de DJs foi-me dada total liberdade criativa. Neste sentido optei por não utilizar sempre a mesma construção, mas mantendo sempre os elementos essenciais (logótipo do evento, data e hora de atuação, nome do artista e uma foto do mesmo), em cada um dos instastories os elementos apresentam-se em posições diferentes, mantendo-os sempre com as mesmas dimensões assegurando a coerência entre todos, com exceção das fotografias que apresentavam tamanhos e edição diferentes (as imagens produzidas encontram-se no Apêndice VIII).

Para o sunset era necessário criar uma capa de evento para o Facebook e um post com formato quadrado para publicar no instagram. Assim sendo, relativamente à capa de evento decidi manter a construção utilizada em capas anteriores para manter a coerência, com o logótipo da Festa do Leitão no canto inferior direito e um balão branco com a data e hora da atividade no canto superior esquerdo, usando como fundo uma fotografia com cores quentes: tons alaranjados característicos de um pôr-do-sol e ambiente de festa (Figura 17).

(35)

25 Figura 17 | Capa de evento Facebook

Fonte: elaboração própria

O post para o Instagram mantém a linha criativa da capa do evento, facilitando a associação entre um elemento e outro. Tendo em conta que tem como destino redes sociais diferentes convém que tenham alguma ligação, para tal, optei por manter a fotografia utilizada anteriormente e o balão com a informação da atividade. Foram apenas acrescentadas duas barras, cortando o que está a acontecer à volta, de modo a manter o foco na ação e uma legenda a dizer sunset para que quem não verifica todas as redes socias, saiba o significado deste post (Figura 18).

Figura 18 | Post para instagram

(36)

26

Vídeo assadores

Todos os anos estão presentes neste evento cinco assadores de leitão, com restaurantes localizados na região. A pedido da ACOAG, entidade organizadora do evento, foi realizado um vídeo promocional que consistia numa entrevista feita a cada um dos assadores no seu local de trabalho. Para dar a conhecer os participantes nesta edição da Festa do Leitão, foi-me pedido que ajudasse a fazer o colorgrading e colormatching das gravações feitas para, posteriormente, serem editadas por uma colega da equipa de design. Recorrendo à ferramenta de edição de cor do programa Adobe Premiere, procedi então à correção de cor dos vídeos que me foram fornecidos, que depois aloquei no servidor da empresa para serem acedidos pela minha colega (Figura 19).

Figura 19 | Colorgrading de vídeo bruto

(37)

27

Estátuas vivas

A cidade de Águeda vai sendo cada vez mais conhecida pelas variadas demonstrações de arte e cultura. Durante o decorrer da Festa do Leitão, foram realizadas exposições de estátuas vivas pelas ruas da cidade. Com o intuito de divulgar estas atividades culturais foi-me pedido que desenhasse um instastorie alusivo ao acontecimento, indicando os dias em que iria ser realizado (Apêndice IX).

Acedi ao servidor da empresa para buscar uma fotografia desta mesma atividade realizada em anos anteriores e, depois de algum tempo de pesquisa, encontrei uma foto que se enquadrava nos parâmetros pretendidos (Figura 20).

Figura 20 | Fotografia de estátua viva

Fonte: arquivos da empresa

Depois de selecionada a fotografia, comecei por fazer a correção de luz e contraste como se pode ver na Figura 21.

Figura 21 | Correção de luz e contraste

(38)

28 De seguida apliquei os elementos informativos da atividade (título, logótipo da Festa do Leitão e os dias de realização do evento) como se pode ver na Figura 22. Optei por colocar o balão com as datas atrás da estátua para dar alguma profundidade à imagem.

Figura 22 | Elementos informativos

Fonte: elaboração própria

Como se pode ver na Figura 22, a palavra “vivas” não está muito percetível devido à sobreposição das letras de cor branca em cima do automóvel com a mesma cor. Para resolver este problema, decidi mudar a cor do veículo para um tom de amarelo mostarda (Figura 23).

Figura 23 | cor do automóvel alterada

Fonte: elaboração própria

(39)

29 Recorrendo à ferramenta de máscara no programa Adobe Photoshop selecionei a área ocupada pelo carro e pintei com um tom de azul e apliquei o blend mode de subtração de cor como se pode observar na Figura 24.

Figura 24 | Máscara aplicada no automóvel

Fonte: elaboração própria

Depois de alguns testes pude reparar que ao pintar o carro de amarelo e aplicar o modo de multiplicação de cor, o brilho da luz a refletir no objeto proveniente da fotografia original desvanecia bastante, optando então por pintar com um tom de azul aplicando o modo de subtração de cor, retirando assim os pixéis azuis existentes na zona selecionada alterando a cor do carro para amarelo.

(40)

30

2.3.3. House of Pets

A House of Pets é uma loja de produtos para animais domésticos que recorre aos serviços da Critec, para gestão de redes sociais e do site, anteriormente construído por esta agência criativa.

Neste sentido, depois de ter sido inserido na equipa de design no início do meu estágio, foi-me proposto que ficasse responsável pela criação de conteúdo para as redes sociais, seguindo o planeamento mensal (Figura 25) feito pela equipa de marketing digital e com a ajuda e supervisão do designer responsável pela imagem desta marca.

Figura 25 | Planeamento mensal

Fonte: fornecido pela entidade acolhedora

Este planeamento é atualizado todos os meses e indica os temas que se pretende abordar em cada post, sendo feitas três ou, ocasionalmente, quatro publicações semanais.

O objetivo seria criar posts para o Instagram, tentando manter uma construção coesa entre cada linha de três publicações para dar um aspeto mais apelativo e profissional ao feed da página. O conteúdo seria depois replicado para o Facebook.

(41)

31 Para facilitar a visualização em tempo real da grelha de posts da House of Pets criei, no programa Adobe Photoshop, uma simulação do feed da página que ia completando de cada vez que criava algum conteúdo. Deste modo era possível ver como ficaria a coesão ao longo das linhas e se necessário fazer alterações nos posts (Figura 26).

Figura 26 | Feed House of Pets

(42)

32

Julho

Durante o mês de julho, tendo em conta que o estágio foi iniciado no dia 15 desse mesmo mês apenas produzi quatro posts.

O primeiro, consistia numa edição simples com uma imagem de um cachorro e uma frase incompleta (Figura 27) que teria continuidade no slide constituído pela continuação da frase e um fundo pegadas de cão (Figura 28).

Figura 27 | Post cachorro

Fonte: elaboração própria

Figura 28 | Slide cachorro

(43)

33 O segundo post, a ser publicado no dia do amigo, pretendia mostrar a relação de amizade entre uma pessoa e o seu animal de estimação. Para tal foi escolhida uma fotografia de uma rapariga a abraçar o seu cão enquanto este lhe lambia o queixo (Figura 29).

Figura 29 | Fotografia original

Fonte: fotografia fornecida pela cliente

Como a imagem já mostrava o que era pretendido a edição passou apenas por alterar a cor da fita que se encontra na cabeça da rapariga e acrescentar alguma relva para começar a introduzir tons de verde para a linha de publicações seguinte (Figura 30).

Figura 30 | Post do Dia do amigo

(44)

34 A terceira publicação, tinha como tema o Dia dos avós tendo sido escolhida uma fotografia de um senhor idoso sentado num banco de jardim, na companhia de um gato e um cão (Figura 31).

Figura 31 | Senhor idoso

Fonte: Adobe Stock

A edição desta imagem passou por mudar a cor do fundo para um tom de azul céu e o banco e a camisa para tons esverdeados. Foi ainda acrescentada uma coleira da marca da cliente no pescoço do cão (Figura 32).

Figura 32 | Dia dos avós

(45)

35 Enquanto que as três primeiras publicações eram de reconhecimento, este último é um post comercial. Tem como objetivo divulgar um produto específico da marca, neste caso um conjunto de coleira e trela com o nome Buffalo (Figura 33).

Figura 33 | Conjunto Buffalo

(46)

36

Agosto

No mês de agosto foi-me proposto começar uma linha com ilustrações e enquadramento em figuras geométricas, a ideia seria mostrar um conteúdo moderno e seguir os modelos de posts mais usados no momento nas redes socias. Foi um desafio criar publicações com este estilo de edição com a melhor qualidade possível, mas revelou-se bastante gratificante ver o produto final. Todo o conteúdo foi desenhado e editado com a mesa digitalizadora Huion H640P (Figura34), que permitiu um maior controlo e qualidade no desenho. A publicações referidas anteriomente encontram-se no Apêndice X.

Figura 34 | mesa digitalizadora

Fonte: elaboração própria

Foi-me também pedido que fizesse alguns instastories para divulgar um produto que apresentava um baixo número de vendas e precisava de ser divulgado. O produto consiste numa caixa com pedaços de plasticina que devem ser manuseados de forma a contruir o molde do animal representado no exterior da caixa, podendo escolher entre quatro modelos disponíveis. Tendo em conta que este produto é mais direcionado para crianças, optei por fazer um design mais infantil e colorido (Figura 35).

Figura 35 | Moldes de plasticina

(47)

37

Setembro

Este mês foi maioritariamente dedicado à elaboração da storyboard para o vídeo institucional da Critec e discussão sobre o material necessário para o mesmo, o que exigiu muito trabalho de pesquisa. Por essa razão desenvolvi menos conteúdo para a House of Pets.

Apenas desenvolvi um conjunto de três posts que, quando vistos no singular, pareciam incompletos, mas em conjunto formavam um só, funcionando como um álbum de fotografias e recortes (Figura 36).

Figura 36 | Álbum de fotografias

(48)

38

Outubro

O mês de outubro, um pouco à semelhança do anterior, foi mais dedicado ao vídeo institucional. No entanto, foi-me pedido que criasse uma linha de instastories para colocar nos destaques do Instagram, com alguns dos produtos da marca que ainda tinham sido pouco divulgados. A linha de destaques era constituída por quatro produtos, Clover (Apêndice XI), Cotton (Apêndice XII), Hortelã (Apêndice XIII) e Menta (Apêndice XIV). E cada um destes era explorado em quatro instastories a serem publicados em conjunto, como se pode ver na Figura 37.

Figura 37 | Conjunto de instastories

(49)

39

Reflexão final

Este relatório sintetiza três meses muito enriquecedores e muito bem passados na empresa Critec, representada por uma equipa de profissionais excelente, que tão bem me acolheu, me ajudou e ensinou ao longo desta última etapa do meu percurso académico.

A escolha da empresa para realizar o estágio curricular, que teve início a 15 de julho de 2019, prolongando-se até 18 de outubro de 2019 não foi de todo complicada, a Critec é para mim um modelo a seguir, não só a nível profissional na área de ativação de marca, mas também pelo espírito de equipa e entreajuda que é essencial num ambiente laboral. Entrei em contacto com a empresa para fazer o pedido de estágio curricular, foi marcada uma reunião de apresentação e depois de uma resposta pronta e positiva, iniciei então o meu estágio. No início a pressão fazia-se sentir o medo de errar e de não corresponder às expectativas, de não conseguir mostrar o meu valor enquanto profissional. Com o passar do tempo, a adaptação foi sendo mais fácil deixando-me muito mais à vontade.

Toda a equipa da Critec foi essencial neste processo, partilhando comigo conhecimentos, experiências e momentos de convivência e brincadeira que facilitaram a minha integração dentro de um ambiente que para mim era desconhecido. Ao longo destes três meses o feedback foi sendo positivo o que me deixou bastante confiante e motivado para continuar a evoluir profissionalmente.

Agradeço a todos estes colegas por me terem acompanhado ao longo desta última etapa da minha formação e pelo livro de recordações que me ofereceram e que guardarei sempre comigo.

Três anos passaram e a cidade mais alta de Portugal que me recebeu em 2016, vê-me agora partir. Dando por finalizada a minha Licenciatura, termino assim mais uma etapa da minha vida e com ela muitos conhecimentos para o meu futuro profissional que certamente serão bem aplicados.

(50)

40

Bibliografia

Bahia, J. (1995). Introdução à Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Mauad. Garcia, M. et. al. (2006). Marketing & Comunicação para Pequenas Empresas. São Paulo: Novatec.

Gonzalez, P. (2010). Teoria y prática de la publicidade impresa. Valencia: Campgráfic. Machado, D. S. (2009). Filosofia institucional: Missão, Visão, Valores do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Tese de pós-graduação.

Monteiro, G. (2004). Noções elementares de Marketing e Publicidade. Sebenta: Instituto Politécnico da Guarda.

(51)

41

(52)

42 Lista de Anexos

Anexo I – Plano de Estágio

(53)

43 Anexo I

(54)
(55)

45 Anexo II

(56)

46 “A Critec é uma espécie de barco cujo leme é partilhado. Nestes quinze anos desenvolvemos a experiência que hoje nos permite confiar nas capacidades uns nos outros. Aprendemos também a dar valor à ética e à confiança.

A Critec não é ninguém em particular.

A Critec somos nós todos. Dos 20 aos 50, do briefing à aprovação final do cliente, somos todos perfeccionistas. Mas há uma coisa que é importante. Aqui perdemos tempo a tomar um café, a falar e a comer juntos, porque depois de estarmos entre amigos tudo flui de boa vontade. A Critec é como uma casa de família das antigas, daquelas que têm sempre a porta aberta. As pessoas que nos visitam são os nossos clientes, os nossos fornecedores e os colaboradores que nos têm acompanhado. Nesta casa são todos bem-vindos e ninguém sai daqui sem uma boa conversa.

Não, não é um trabalho das nove às cinco. É das horas que forem precisas até tudo estar acabado. Porque se não for assim não tem piada nenhuma - e nós vivemos para isto. Aqui exaltamo-nos e discutimos. Porque o mundo não é preto-branco, nem nada é bidimensional.

Temos múltiplas áreas de formação, personalidades, ideias, criatividade e egos. Cá dentro, “flexibilidade” é a palavra de ordem e a única regra é: Não Estagnar. E se isso implicar fazer o pino, ok, também fazemos. Que mal tem aprender uma coisa nova? Andamos sempre atrás de novidades e tecnologia.

Agora já nos conheces.

Encontraste uma equipa, encontraste um grupo de amigos. Mas não é um trabalho das nove às cinco, nem os criativos fazem o pino a toda a hora.”

(57)

47

Apêndices

(58)

48

Lista de Apêndices

Apêndice I – Imagem da página About Us do site Critec Apêndice II– Molduras Summer Jade Conference Apêndice III – Blog Critec

Apêndice IV – Planta da Festa do Leitão

Apêndice V – Capa de Facebook “Showcooking – Chef Chakall”

Apêndice VI – Capa de Facebook “Showcooking – Chef Daniela Batalha” Apêndice VII – Capa de Facebook “Showcooking – Chef José Maria Moreira” Apêndice VIII – Instastories dos Djs

Apêndice IX – Estátuas vivas Apêndice X – Posts de agosto Apêndice XI – Clover

Apêndice XII – Cotton Apêndice XIII – Hortelã Apêndice XIV - Menta

(59)

49 Apêndice I

(60)
(61)

51 Apêndice II

(62)
(63)

53 Apêndice III

(64)
(65)

55 Apêndice IV

(66)
(67)

57 Apêndice V

(68)
(69)

59 Apêndice VI

(70)
(71)

61 Apêndice VII

(72)
(73)

63 Apêndice VIII

(74)
(75)

65 Apêndice IX

(76)
(77)

67 Apêndice X

(78)
(79)
(80)
(81)
(82)
(83)
(84)
(85)
(86)

76 Apêndice XI

(87)
(88)

78 Apêndice XII

(89)
(90)

80 Apêndice XIII

(91)
(92)

82 Apêndice XIV

(93)

83

Referências

Documentos relacionados

Esta experiência mostra a transferência de energia entre modos de vibração vertical e horizontal, ou seja, em determinado momento a massa oscila em relação ao ponto

Na perspectiva do grupo de docentes, o direito à educação das crianças de zero e três anos de idade, da forma como vem sendo implementado no município de Campinas, compromete

O terceiro entrevistado foi o Aluno “C”, 25 anos, natural de Silveira Martins, aluno do Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental do Colégio Politécnico da UFSM e bolsista

Em 1893, a escola foi transferida para a cidade de Lavras (MG) e ali permaneceu como uma forma de propagação daquela doutrina 1. Orientamo-nos pelas seguintes perguntas. Como se deu

Parafoveal vessel density may de- crease in diabetic patients without retinopathy (9) and could serve as a reference variable when determining whether the reduction of GCL

O questionário de frequência alimentar é um dos métodos mais utilizados para mensurar o consumo alimentar em estudos epidemiológicos, esse instrumento constitui-se de

Em função dessa dependência do produtor convencional, associado à busca por mercados mais exigentes, diferentes sistemas de cultivo do cafeeiro foram desenvolvidos e podem

physiological status as well as the stage of lactation should be included in performance prediction models, since early lactating beef cows are less efficient