• Nenhum resultado encontrado

F EDERAL DEP ERNAMBUCO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "F EDERAL DEP ERNAMBUCO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

U

NIVERSIDADE

F

EDERAL DE

P

ERNAMBUCO

Mestrado em Ciência da Computação

C

ENTRO DE

I

NFORMÁTICA

Análise comparativa entre os diferentes tipos

De protocolos para transmissão de dados

Grupo: Daniel Brito Oliveira Carvalho Igor Marcel Leal de Morais José Ivson Soares da Silva Thyago Neves Porpino

Professora: Renata Cardoso

(2)

1.

Introdução

Na era da internet das coisas, tudo precisa estar conectado o tempo todo. Essa necessidade pelo conteúdo sempre presente demanda que as informações sejam trocadas na velocidade mais rápida possível [1]. O usuário não quer esperar para saber sobre o trânsito, jogo ou notícia.

Nesse contexto, em que a troca de dados torna-se uma questão essencial é necessário que haja protocolos para atender aos mais diversos tipos de tráfegos. Para tal, existem alguns protocolos que se fazem mais presentes e que podem atender ao requisito de realizar o envio da informação. Alguns exemplos desses protocolos são: FTP (File Transfer Protocol), TFTP (Trivial File Transfer Protocol), HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e o SCP (Secure Copy).

O FTP, como o próprio nome diz, foi desenvolvido para que fosse usado em transferências de arquivo [2]. Juntamente com o HTTP são os protocolos mais conhecidos entre os usuários da internet. Diferentemente dos descritos anteriormente, o SCP utiliza-se do SSH (Secure Shell) para realizar o envio de informação. Já o TFTP, semelhante ao FTP, é muito utilizado para realizar transferência de pequenos ficheiros entre os usuários de uma rede [3].

Com uma variedade grande de possibilidades para a transferência de arquivos é importante que se tenha conhecimento sobre o comportamento dos protocolos para que a melhor escolha seja feita. No caso do tráfego em uma rede local, seja para fins de backup, controle de versão ou compartilhamento de arquivos, torna-se bastante necessária. Quanto menor o tempo de utilização da rede, menor o tráfego e consequentemente maior é a banda disponível [4]. A rapidez no envio alia-se à urgência que os arquivos têm que estar para os destinatários.

1.1

Objetivos

(3)

Os resultados do experimento serão interessantes para que uma rede possa ser mais bem gerenciada e eficiente quanto possível.

1.2

Metodologia

Para a realização dos testes, foram definidos três tamanhos de arquivos, sendo esses: pequeno (1 MB), médio (256 MB) e grande (512 MB). Um nó da rede foi configurado como servidor em ambiente Ubuntu Linux 10.04 com o kernel 2.6.32-33, possuindo desta forma as respectivas configurações para os protocolos FTP, TFTP, SCP e HTTP.

Outro nó da rede, desta vez como cliente em ambiente Ubuntu Linux 12.10 com o kernel 3.5.0.18, faz a requisição para o servidor em cada um dos quatro protocolos. Para cada protocolo, é realizado o experimento 40 vezes com o tamanho de arquivo fixado. O experimento é realizado em uma rede local, onde todo o tráfego tem que obrigatoriamente passar por um roteador. O ambiente é controlado permitindo que cada teste seja realizado dentro do mesmo contexto.

Com os dados coletados, foram desenhados gráficos boxplot e histograma para verificar o comportamento de cada um dos protocolos. Após isso, foram realizados os testes de hipótese em pares de amostra de arquivos com mesmo tamanho, mas com protocolos distintos. Com isso, pôde ser verificado se o tempo médio das amostras mostrava diferença significativa entre os protocolos testados.

2.

Avaliação da normalidade dos dados

Logo após os dados dos experimentos serem coletados é interessante que haja verificação quanto à normalidade dos dados, ou seja, se a amostra apresenta um comportamento semelhante à distribuição normal. A partir dessa constatação, os testes de hipóteses podem ser realizados.

Para a verificação quanto à normalidade das amostras, foi utilizada a ferramenta R Project [5]. Inicialmente, foram desenhados alguns gráficos, como o histograma, Q-Q plot e boxplot, para que pudesse haver uma melhor análise em relação aos dados. A partir disso, pode-se ter uma ideia mais clara sobre a normalidade dos dados.

(4)

tamanhos de arquivo e todos eles passarão pelo teste de normalidade. Assim que todas as verificações forem feitas pode-se começar a próxima etapa.

2.1

Arquivos de 1 MB

Na Figura 1 estão presentes os gráficos relativos ao protocolo FTP com tamanho de arquivo de 1 MB. Existem evidências que essa amostra não segue uma distribuição normal. Primeiramente, na Figura 1a, os dados não seguem nem se aproximam da linha diagonal teórica que deveria cruzar todo o gráfico, mostrando que os dados divergem muito da normalidade. Logo depois, na Figura 1b, os dados não acompanham o formato de “sino”, que é característica da distribuição normal. Por fim, na Figura 1c, não existe simetria ao redor da média.

(a) (b)

(5)

Figura 1 - Gráficos indicadores da distribuição dos dados para o procolo FTP com tamanho de arquivo de 1 MB. (a) Q-Q plot. (b) Histograma. (c) Boxplot.

A Figura 2 mostra os gráficos relativos ao protocolo SCP com tamanho de arquivo de 1 MB. Assim como ocorreu na Figura 1, existem evidências que essa amostra não segue uma distribuição normal. Primeiramente, na Figura 2a os dados não seguem nem se aproximam da linha diagonal teórica que deveria cruzar todo o gráfico, mostrando que os dados divergem muito da normalidade. Logo depois, na Figura 2b, os dados não acompanham o formato de “sino”, que é característica da distribuição normal. Por fim, na Figura 2c, não existe simetria ao redor da média.

(a) (b)

(c)

Figura 2 - Gráficos indicadores da distribuição dos dados para o procolo SCP com tamanho de arquivo de 1 MB. (a) Q-Q plot. (b) Histograma. (c) Boxplot.

(6)

essa amostra não segue uma distribuição normal. Na Figura 3a, os dados não seguem nem se aproximam da linha diagonal teórica que deveria cruzar todo o gráfico, mostrando que os dados divergem muito da normalidade. Além disso, na Figura 3b, os dados não possuem a simetria em relação ao ponto central. Por fim, na Figura 3c, não existe a simetria esperada ao redor da média.

(a) (b)

(c)

Figura 3 - Gráficos indicadores da distribuição dos dados para o procolo TFTP com tamanho de arquivo de 1 MB. (a) Q-Q plot. (b) Histograma. (c) Boxplot.

(7)

dados não possuem a simetria em relação ao ponto central. Por fim, na Figura 4c, não existe a simetria esperada ao redor da média.

(a) (b)

(c)

Figura 4 - Gráficos indicadores da distribuição dos dados para o procolo HTTP com tamanho de arquivo de 1 MB. (a) Q-Q plot. (b) Histograma. (c) Boxplot.

2.2

Arquivos de 256 e 512 MB

(8)

2.2.1

Histogramas

Os histogramas de todos os protocolos, conforme mostrados nas (c) (d)

Figura 5 e Figura 6, apresentam comportamento que destoa de amostras que seguem uma distribuição normal, por não apresentar a forma de “sino”.

(a) (b)

(c) (d)

(9)

(a) (b)

(c) (d)

Figura 6 – Histogramas dos protocolos de transferências de dados de 512 MB. (a) FTP. (b) HTTP. (c) TFTP. (d) SCP.

2.2.2

Q-Q Plot

(10)

(a) (b)

(c) (d)

Figura 7 - Q-Q Plot dos protocolos de transferências de dados de 256 MB. (a) FTP. (b) HTTP. (c) TFTP. (d) SCP.

(11)

(c) (d)

Figura 8 - Q-Q Plot dos protocolos de transferências de dados de 512 MB. (a) FTP. (b) HTTP. (c) TFTP. (d) SCP.

2.2.3

Boxplot

Os gráficos Boxplot, mostrados nas Figura 9 e Figura 10, possuem assimetria em relação à media na maior parte deles, inclusive, com vários outliers. Apenas a Figura 10c, referente ao TFTP com arquivos de tamanho 512 MB, apresenta característica a simetria apresentado por distribuições normais.

(12)

(c) (d)

Figura 9 - Boxplot dos protocolos de transferências de dados de 256 MB. (a) FTP. (b) HTTP. (c) TFTP. (d) SCP.

(a) (b)

(c) (d)

(13)

Ao realizar o teste de kolmogorov no TFTP com arquivo de tamanho 512 MB foi constatado que apresentava uma distribuição normal. No entanto, como grande parte das amostras não são normais, optou-se pela utilização de testes não paramétricos.

3.

Comparação entre os protocolos

Para comparar a média dos tempos de transmissão de cada protocolo, realizamos testes de Wilcoxon Mann-Whitney, comparando os protocolos dois a dois. A hipótese nula usada em todos os testes foi a seguinte:

onde representa a média do tempo de transmissão de um dos protocolos analisados.

Já a hipótese alternativa, foi escolhida da forma que para qualquer teste onde não se avalie o protocolo TFTP, utiliza-se

caso contrário, utiliza-se

O motivo para isto, é que enquanto os outros protocolos possuem resultados parecidos, o TFTP parece possuir tempos maiores que os demais, vide Tabela 1. Desta forma, queremos avaliar se existem indícios que os outros protocolos sejam mais rápidos que ele na transferência dos arquivos.

Tabela 1 – Tempo médio de transmissão dos protocolos em relação ao tamanho do arquivo.

Tempo médio de transmissão

1MB 256MB 512MB

HTTP 0,089 23,876 47,668

FTP 0,101 23,983 47,958

SCP 0,200 23,125 48,250

TFTP 1,168 298,870 632,245

(14)

Tabela 2 - Resultados do teste de Wilcoxon para transferência de arquivo com 1 MB.

HTTP x FTP HTTP X SCP FTP x SCP HTTP x TFTP FTP x TFTP SCPxTFTP p-value 2.847e-08 1.094e-06 1.828e-06 9.315e-16 3.345e-15 3.719e-16

Hipótese nula

rejeição rejeição rejeição rejeição rejeição rejeição

Tabela 3 - Resultados do teste de Wilcoxon para transferência de arquivo com 256 MB.

HTTP x FTP HTTP X SCP FTP x SCP HTTP x TFTP FTP x TFTP SCPxTFTP p-value 0.02531 2.021e-09 1.247e-09 3.285e-15 7.143e-15 5.849e-16

Hipótese nula

rejeição rejeição rejeição rejeição rejeição rejeição

Tabela 4 - Resultados do teste de Wilcoxon para transferência de arquivo com 512 MB.

HTTP x FTP HTTP X SCP FTP x SCP HTTP x TFTP FTP x TFTP SCPxTFTP p-value 0.9191 0.2047 0.04088 5.271e-15 2.2e-16 5.406e-15 Hipótese nula Falha na rejeição Falha na rejeição

rejeição rejeição rejeição rejeição

Como pôde ser visto nos resultados apresentados anteriormente, para arquivos com tamanhos menores que 512 MB, os protocolos para transferência de arquivos apresentam uma diferença significativa. Desta forma, não se pode dizer que eles possuem tempos de transferência iguais. Uma das possíveis causas para essa discrepância, é que o teste de Wilcoxon é influenciado também pelo formato das distribuições, e não só pelas suas posições.

Já para arquivos de tamanho de 512 MB, existem indícios para dizer que o HTTP e o FTP apresentam comportamentos muito semelhantes, ou seja, possuem tempos de transferência bastante parecidos. Isso se comprova na falha em rejeitar a hipótese nula. Além dessa relação, o HTTP e o SCP também possuem tempos de transferência parecidos, como pode ser visto pela falha em rejeitar a hipótese nula. As demais relações mostraram possuir diferenças no tempo de transmissão dos dados. Todas as conclusões puderam ser obtidas com um nível de confiança de 95%.

Referências

(15)

2010.

[2] L. Xia, F. Chao-sheng, Y. Ding e W. Can, “Design of secure FTP system,” International Conference on Communications Circuits and Systems (ICCCAS), pp. 270-273, 2010.

[3] M. A. M. Isa, N. N. Mohamed, H. Hashim, S. F. S. Adnan, J. A. Manan e R. Mahmod, “A lightweight and secure TFTP protocol for smart environment,” IEEE Symposium on Computer Applications and Industrial Electronics (ISCAIE), pp. 302-306, 2012.

[4] T. Shan e O. W. W. Yang, “Bandwidth Management for Supporting Differentiated Service Aware Traffic Engineering,” IEEE Transactions on Parallel and Distributed Systems, pp. 1320-1331, 2007.

[5] R Project. http://www.r-project.org/.

Imagem

Figura 1 - Gráficos indicadores da distribuição dos dados para o procolo FTP com tamanho de arquivo de 1 MB
Figura 3 - Gráficos indicadores da distribuição dos dados para o procolo TFTP com tamanho de arquivo de 1 MB
Figura 4 - Gráficos indicadores da distribuição dos dados para o procolo HTTP com tamanho de arquivo de 1 MB
Figura  5  e  Figura  6,  apresentam  comportamento  que  destoa  de  amostras  que  seguem uma distribuição normal , por não apresentar a forma de “sino”
+7

Referências

Documentos relacionados

O município de São João da Barra, na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, passa atualmente por um processo de apropriação do seu espaço por um ator que, seja pelo

Mãos para fora, protegendo uma escrita seca de corpo molhado Anfíbio esse lugar.. Ela não obedece a gravidade sobe e toma todo o corpo folhas e

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um

Variáveis como a idade, sexo, anos de escolarização e tipo de profissão foram estudadas em relação aos resultados obtidos através do teste t de Student e da correlação de

Este estudo tem como objetivo analisar como é realizada a distribuição dos recursos orçamentários para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e, apresentar

Acordaram mais os ditos senadores que pelo grande projuizo que se segue nas novydades e terras furtifuras como tambem nos tapumes e abrigos das mesmas terras e quintais pelas

Prazo máximo de 36 meses (6 semestres): depósito da dissertação 30 créditos e proficiência em inglês. bolsa (CNPq, CAPES e FAPESP) (4) defesa

Para tanto, foram utilizadas imagens de satélite de alta resolução espacial e ortofotos com o propósito de extrair informações pelo processo de vetorização