• Nenhum resultado encontrado

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA DE MARVILA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA DE MARVILA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

“Para ti se não f

altares”

está de volta

Reunião Pública Descentr

alizada

da Câmara Municipal de Lisboa

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA DE MARVILA

São Martinho

em Marvila

2016

NO

VEM

BR

O

132

Mensal - Ano 11

REVISTA DA JUNT

A DE FREGUESIA

D I S T R I B U I Ç Ã O G R A T

(2)

Mensal - Ano 11 - n.º 132 Novembro de 2016 Diretor:

Belarmino Ferreira Silva

Propriedade: Junta de Freguesia de Marvila Avenida João Paulo II, lote 526, 1.º A 1950-159 Lisboa – Telefone: 218 310 350 Fax: 218 310 359 Site: www.jf-marvila.pt Facebook: www.facebook.com/conselhomarvilense E-mail: comunicacao@jf-marvila.pt Depósito Legal: 237649/06 Tiragem: 17.500 exemplares Redação e Produção Gráfica:

JML - Marketing e Comunicação Unipessoal, Lda Impressão: Grafica Lda.

edi

torial

Belarmino Silva Presidente Atendimento ao público 2.ª feira das 15h30 às 17h30* secretaria.presidente@jf-marvila.pt

Coordenação dos Pelouros, Administração e Funcionamento, Relações Institucionais, Comunicação Institucional, Urbanismo e Património António Alves Vogal Substituição do Presidente, Pelouro Gestão Orçamental e Financeira, Economia e Sociedade (C.Marvilense) e Habitação; Atendimento ao público 5.ª feira das 10h00 às 12h00* antonio.alves@jf-marvila.pt Isabel Fraga Vogal

Pelouro Ação Social, Saúde, Educação, Conselho Educativo, Projeto Intervir, Organização Interna e CPCJ Atendimento ao público 6.ª feira das 14h30 às 16h30* isabel.fraga@jf-marvila.pt vitor.simoes@jf-marvila.pt Vítor Simões Vogal

Pelouro Espaço Público, Segurança e Mobilidade Atendimento ao público 5.ª feira das 16h00 às 18h00* Vítor Morais Secretário Vogal

Pelouro Desporto e Juventude Atendimento ao público 4.ª feira das 17h30 às 19h30*

vitor.morais@jf-marvila.pt

Joaquim Cerqueira Brito

Tesoureiro Vogal Pelouro Cultura Atendimento ao público 3.ª feira das 15h30 às 17h30* joaquim.brito@jf-marvila.pt Miguel Ferreira Vogal

Pelouro Espaços Verdes, Ambiente, Higiene Urbana e Saneamento Atendimento ao público 4.ª feira das 16h00 às 18h00*

miguel.ferreira@jf-marvila.pt *Por marcação prévia

ficha

técni

ca

o nosso executivo

T

Biblioteca de Marvila, inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e a Vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, recebidos com muito gosto em Marvila, por mim e pelo nosso executivo.

A nova Biblioteca de Marvila fica na rua António Gedeão, no Bairro Marquês de Abrantes, perto do cruzamento da Azinhaga dos Alfinetes e da rua Alberto José Pessoa, e foi construída para que todos possamos aproveitar um espaço polivalente, com as valências das bibliotecas tradicionais aliadas às novas tecnologias, podendo vir a ser utilizada também como videoteca. Vamos ainda poder usufruir de áreas como auditórios e salas para exposições, motivando e aproximando todos os Marvilenses deste espaço cultural.

Para a Junta de Freguesia de Marvila, este investimento na cultura é fundamental para que todos possamos frequentar e desfrutar de espaços como este, que beneficiam também as nossas crianças ao proporcionar-lhes novos locais de estudo. Vamos todos desenvolver novos conhecimentos e contribuir para a evolução de Lisboa.

Este espaço passou a fazer parte do antigo edifício do Palácio das Fontes que foi aproveitado e restaurado pela CML, vindo a enriquecer e contribuir para o desenvolvi-mento cultural da Freguesia de Marvila e do Bairro Marquês de Abrantes, sem esquecer as nossas origens, porque não há cultura sem respeito pelo nosso passado e pela nossa História. A nova Biblioteca de Marvila faz parte do Programa Estratégico Biblioteca XXI e está incluída na Rede de Bibliotecas de Lisboa, gerida pela CML. Foi um contributo importante na escolha do Bairro Marquês de Abrantes para a realização do Festival de Arte Urbana, organizado pela Galeria de Arte Urbana (GAU), de 25 a 28 de maio do próximo ano, e estará à disposição para ser utilizada nas atividades do evento.

Mais uma obra feita em Marvila, mais um contributo para o desenvolvimento da nossa Freguesia! É fundamental cuidar do que é nosso e preservar nas melhores condições, este novo espaço cultural que vai servir não só a população de Marvila, mas também toda a Zona Oriental de Lisboa.

(3)

Seminário “Aventura da Parentalidade”

A

Casa dos Direitos Sociais recebeu a 27 de outubro o seminário “Aventura da Parentalidade”, no Audi-tório Fernando Pessa, no Bairro da Flamenga, em Marvila. O seminário organizado pelo projeto BIP/ZIP Aventura da Parentalidade, em parceria com a Comissão Social de Freguesia de Marvila, contou ao longo de todo o dia com 116 participantes.

A Comissão Social de Freguesia (CSF) de Marvila pretende promover e afirmar o valor da família que acredita ser a base da sociedade, e por isso tornou-se parceira ativa na criação deste projeto que promove a reflexão sobre muitas ques-tões em torno da parentalidade e vem debater possíveis estratégias de intervenção nas famílias. Ao desenvolver os conhecimentos dos pais na adaptação aos diferentes ciclos de vida deles próprios e dos filhos, formam-se famílias mais desenvolvidas e mais adequadas aos diver-sos contextos, o que vai proporcionar uma forma de estar na vida mais positiva, e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos Marvilenses.

A “Aventura da Parentalidade” centra-se principalmente no Bairro do Condado, depois de um projeto realizado em Marvila com a CFS de Marvila e a CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Lisboa Oriental, que demonstrou a existência de um maior número de famílias com dinâmicas parentais não estruturadas neste Bairro. O objetivo passa então por promover as competências pessoais e sociais das famílias e dar-lhes as bases necessárias para a construção de uma comunidade saudável, motivando um desenvolvimento na comunidade do Bairro do Condado, que depois vai provocar também um desenvolvimento de toda a Freguesia.

O seminário “Aventura da Parentalidade” foi apresentado pela Dra. Cláudia Garcia, da NucliSol Jean-Piaget, e pela Dra. Lídia Santos, da Aventura Social Associação, e contou ainda com o apoio da Associação para o Desenvolvimento Cultural e Social de Marvila (ACULMA) e da Agência de Empreendedores Sociais. Nesta fase estão a ser realizadas sessões dirigidas aos técnicos e colaboradores dos parceiros sociais do projeto, nas várias instituições da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na Fregue-sia de Marvila, para lhes transmitir as ferramentas necessárias relacionadas com a parentalidade, que depois possam desenvolver nas suas vidas profissionais. Até outubro de 2017, este projeto vai continuar a apoiar a Comissão Social de Freguesia na defesa das crianças, dos adolescentes e das famílias de Marvila.

Novas Instalações

Av. Paulo VI, Lote 8 R/C, Lojas 2, 3 e 4 (Lg. Luís Dourdill) 1950-299 Lisboa

Aconteceu

marvila

(4)

2ª Gala de Fado Amador da Zona Oriental de Lisboa

D

ia 5 de novembro fez-se silêncio no Salão de Festas do Vale Fundão, em Marvila, para se ouvir cantar o fado. A 2ª Gala de Fado Amador da Zona Oriental de Lisboa foi organizada pela Associação Cultural “O Fado” (ACOF), fundada a 21 de dezembro de 1999 e com sede na Rua Luiz Pacheco, no Bairro das Amendoeiras, em Marvila.

A associação pretende divulgar o Fado, classificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património Imaterial da Humanidade. Com o apoio da Junta de Freguesia de Marvila, a 2ª Gala de Fado Amador pretendeu promover os novos talentos do Fado e manter viva esta cultura tão portuguesa.

Antes de começar o verdadeiro concurso ouviram-se quatro convidados amantes do fado: José Carvalho, Lurdes Faria, José Ramos e Ermelinda Graça. O júri, cons-tituído por Américo Dias, Ilda Poças e Linda Leonardo, também mostrou o seu talento, tanto no fado como na poesia e, durante a sua atuação, a conhecida fadista Linda Leonardo aconselhou as participantes a encararem isto como “uma aprendizagem e não como uma disputa”. Acompanhadas por Carlos Fonseca na viola de fado e Múcio de Sá na guitarra portuguesa, uma concorrente de cada freguesia cantou com alma e coração e emocionou o público presente que aplaudiu com muito entusiasmo todas as atuações da noite. Foram cinco participantes que competiram na terceira eliminatória do concurso, com a ambição de ganhar um lugar na final, disputada no Parque das Nações.

Joana Candeias, a representar Marvila, foi a única par-ticipante na categoria infantil e passou diretamente à final com a música “Leva-me aos Fados”. Na categoria dos adultos, Judite Maria (Beato), Sofia Coimbra (Parque

das Nações), Catarina Candeias (Marvila) e Ana Carvalho (Olivais) entregaram voz e sentimento ao Fado, em repre-sentação das suas freguesias, mas foi Catarina Candeias, a representante de Marvila, que conseguiu chegar à final com o fado “Deste-me um Beijo e Vivi”.

O presidente da ACOF, Adriano Santos, fez questão de chamar ao palco todos os representantes das freguesias e juntos distribuíram lembranças aos participantes que contribuíram para manter viva uma das tradições mais bonitas e mais marcantes da nossa história. Neste evento cultural, a Junta de Freguesia de Marvila fez-se represen-tar por Joaquim Cerqueira Brito, vogal do Pelouro Cultura, que entregou as recordações às participantes de Marvila. O evento da associação Marvilense levou a nossa Bandeira para outras freguesias, prova disso foi o apoio das Juntas do Beato, Olivais e Parque das Nações, que também qui-seram contribuir para dignificar a zona Oriental de Lisboa.

Joaquim Cerqueira Brito,

Vogal do Pelouro Cultura

(5)

Cultura

São Martinho em Marvila

N

o fim de semana de 12 e 13 de novembro comemorou-se o dia de São Martinho em Marvila, onde os vários bairros da Freguesia festejaram com as tradicionais castanhas, o vinho, o bailarico e muito boa disposição. O executivo da Junta de Marvila juntou-se a este ambiente festivo, e durante o fim de semana percorreu a Freguesia, levando mais animação a cada bairro que visitou.

Diz o ditado popular que “em dia de São Martinho, pro-vam-se as castanhas e bebe-se o vinho”, e foi o que acon-teceu nos vários magustos da Freguesia, organizados pelas entidades locais. Sábado festejaram a Associação

Cultural e Social “Os Amigos de Peixeninho”, a Associação de Moradores do Bairro Vale Fundão, a Associação de Moradores do Bairro Prodac Norte, a Associação Sócio--Cultural dos Moradores do Bairro Marquês de Abrantes, e a Associação de Reformados do Bairro do Condado. No domingo, a animação continuou com a Associação para o Desenvolvimento Cultural e Social de Marvila (ACULMA), a Associação de Moradores do Bairro dos Alfinetes e Salgadas, a Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, a Casa do Concelho de Castro Daire e a Paróquia de Santa Beatriz da Silva, com parceria da Associação de Moradores do Bairro das Amendoeiras.

Joaquim Cerqueira Brito,

Vogal do Pelouro Cultura

“A nossa Freguesia também se distingue pela capacidade de preservar estas tradições que promovem o convívio da população. Marvila é uma Freguesia moderna, que sabe respeitar e manter vivas as raízes da cultura portuguesa, preservando a nossa identidade.”

BEM SERVIR

Tem uma lâmpada a precisar de ser substituída?

Precisa de uma maçaneta nova para a sua porta?

A torneira da cozinha está a dar problemas?

Ligue para o 218 310 350

e o programa bem servir trata do problema!

Pelouro

Habit

(6)

Os Carteiros Mágicos do Natal estão em Marvila

A

peça de teatro “Os Carteiros Mágicos do Natal” estreou no dia 12 de novembro na Casa dos Direi-tos Sociais, no auditório Fernando Pessa, no Bairro da Flamenga, em Marvila, num evento onde marcaram presença os vereadores da Câmara Municipal de Lisboa, João Afonso, Catarina Albergaria e Carlos Castro.

Os “Carteiros Mágicos” vêm buscar as cartas das crianças de Marvila, para entregar ao Pai Natal de uma forma má-gica e inesperada. Cristina Coelho, Miguel Gomes e Pedro Cardoso interpretam esta peça infantil que conta ainda com um verdadeiro espetáculo de aves de rapina a voar sobre o público que assiste animado e com muito entusiasmo. Esta peça criada por Miguel Gomes e Ana Bravo diferencia-se

de outras peças natalícias porque pretende passar uma mensagem de tolerância e diferença, tendo por isso, um enorme interesse pedagógico. O encenador Jorge Almeida quer transmitir aos mais jovens que “todos nós podemos ser aquilo que quisermos ser, desde que respeitemos as diferenças”.

Com direção técnica da Casa dos Direitos Sociais e produ-ção da Agape, a narrativa conta a história encantada de uma fada que, após superar alguns obstáculos, consegue salvar o Natal com a preciosa ajuda de dois amigos. Esteve em cena durante o mês de novembro e vai voltar a encantar as crianças de Marvila, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, às 10h00 e às 14h00.

RTP volta à Igreja de Santa Beatriz da Silva

D

ia 1 de novembro foi celebrada a Eucaristia Solene do Dia de Todos os Santos na Igreja de Santa Beatriz da Silva, no Bairro das Amendoeiras, em Marvila. Mais uma vez, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) voltou a transmitir em direto, e para todo o país, a missa que comemorou o 11º Aniversário de Dedicação da Igreja Paroquial, celebrada pelo Frei Fabrízio Bordin.

A RTP, sediada em Marvila, estabeleceu uma ligação com esta freguesia e em especial com a Igreja de Santa Beatriz da Silva, que é uma das igrejas de eleição do canal. A estação de televisão, que todas as semanas dá espaço e voz à religião, já várias vezes escolheu as missas desta Igreja para transmitir ao domingo, promovendo também a Freguesia de Marvila.

Nos dias 16 de dezembro às 21h30 e 17 de dezembro às 16h30 e às

21h30, o Teatro Contra-Senso apresenta o “Cemitério das Âncoras”

do encenador Miguel Mestre, no Auditório Fernando Pessa, no Bairro

da Flamenga, em Marvila.

(7)

marvila

em movimento

www.facebook.com/ LisboaCapitalEuropeiado Desporto2021

A

atividade física está cada vez mais integrada na sociedade atual e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) tem investido na promoção de uma cultura despor-tiva e dinâmica. A prova da evolução despordespor-tiva na cidade é a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, apresentada a 17 de maio de 2016 pelo presidente da CML, Fernando Medina, e pelo vereador do Desporto, Jorge Máximo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Lisboa. O resultado final será revelado em novembro de 2017, mas o objetivo da autarquia é promover a prática desportiva e não a competição, com uma candidatura que coloca Lisboa no ranking mundial das cidades desportivas.

O Desporto Escolar, outra aposta da CML, pretende aumentar a oferta de atividades e desafiar o potencial físico e psicoló-gico dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento e motivando hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais. Marvila destaca-se cada vez mais como referência na promoção da prática desportiva, e a CML reconhece isso, e em fevereiro deste ano escolheu o Parque da Bela Vista para a realização de uma prova de corta-mato, inserida no Desporto Escolar. O evento revelou-se um sucesso e por isso vai voltar ao mesmo sítio, em Marvila, em fevereiro de 2017. Em parceria com as 24 Juntas de Freguesia de Lisboa, a CML criou em 2015, as Olisipíadas, inspiradas na célebre frase de Nelson Mandela, Prémio Nobel da Paz em 1993, “o desporto tem o poder de unir o mundo, ele fala às crianças de uma forma que elas entendem”. Através da competição saudável, a Junta de Freguesia quer reforçar o sentimento de pertença a Marvila e, por isso, participa ativamente nas Olisipíadas, que pretendem transmitir aos mais jovens valores como desportivismo, fair play, sacrifício, e ensiná--los a conviver com todo o tipo de resultados. A Freguesia de Marvila ganhou este ano um Prémio de Mérito Desportivo ao conseguir resultados muito positivos em todas as modalidades praticadas, fruto da participação entusiasta das crianças que representaram a Freguesia. A Associação Ester Janz recebeu também a mesma distinção destinada às Escolas e ganhou material escolar. As Olisipíadas vão voltar em 2017 para a sua 3ª edição, e Vítor Morais, vogal do Pelouro Desporto e Juventude, considera que “todo o investimento na formação e reforço da imagem da Freguesia é bastante visível nas Olisipíadas”. O sucesso do programa Marvila em Movimento deve-se a todo o trabalho realizado em parceria com as instituições desportivas da freguesia, e promove o desporto em Marvila através da organização de vários eventos para todas os gostos e idades, como as aulas de Zumba e Capoeira ao ar livre, torneios de várias modalidades, provas de atletismo, corta-matos e corridas, as fases locais das Oli-sipíadas e até saraus de ginástica abertos a toda a cidade. É fundamental preservar os equipamentos da Freguesia, para proporcionar mais e melhores condições para os

praticantes da atividade física, e estão já a decorrer obras de renovação em alguns desses equipamentos, como os Polidesportivos da Bela Vista e o Pavilhão Desportivo dos Lóios. A requalificação foi dividida em duas fases, sendo que na primeira foram construídos novos balneários e uma sala de desporto para atividades em grupo, e na segunda todo o pavilhão foi aperfeiçoado, com acessos para pessoas portadoras de deficiência. O Presidente acredita que “com este equipamento e outros que se seguirão, a prática des-portiva vai proporcionar aos Marvilenses, um conjunto de condições e benefícios a nível físico, psíquico e social”. A melhoria dos espaços desportivos tem sido fundamen-tal para que sejam oferecidas mais e melhores condições aos clubes da freguesia, que têm vindo a realizar uma forte aposta no desporto ao aumentarem as suas participações nos campeonatos da Associação de Futebol de Lisboa e nos Campeonatos do INATEL. São exemplos disso o Clube Futebol de Chelas com equipas federadas nos escalões de Infantis, Iniciados, Juvenis e Seniores, a Casa do Concelho de Arcos de Valdevez com a equipa de Iniciados federada e a equipa de Seniores a participar no campeonato INATEL, a Sociedade Musical 3 D’ Agosto 1885 que federou as equipas de Seniores Masculinos e Femininos. O Futebol Clube Recreativo do Rossão mantém a sua prática desportiva regular através da participação no Campeonato INATEL, competição onde a Associação de Moradores da Quinta Marquês de Abrantes se inscreveu esta época desportiva. Além disto, existe também um trabalho de base realizado pelo Clube Oriental de Lisboa que visa o desenvolvimento de modalidades como o Andebol, Basquetebol e Voleibol, ao nível da formação Infantil e dos Seniores. É de salientar o esforço do Grupo Desportivo de Chelas e do Futebol Clube Recreativo do Rossão em manter as suas equipas de atle-tismo federadas em vários escalões. Com isto verifica-se o aumento do número de praticantes de atividade física e a existência de ecletismo desportivo na freguesia.

É fundamental que as entidades continuem a promover as suas próprias iniciativas, além de todas as outras promo-vidas pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal, porque só assim será possível criar um verdadeiro espírito desportivo em toda a freguesia de Marvila.

Desporto

(8)

Inauguração da Biblioteca de Marvila

O

dia 27 de novembro é mais uma data histórica para a Freguesia de Marvila. O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, e o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, inauguraram a Biblioteca de Marvila, situada na rua António Gedeão, no Bairro Marquês de Abrantes. A inauguração deste que é agora um dos principais polos de cultura da cidade de Lisboa contou ainda com a presença de Vereadores e Secretários de Estado.

Os fregueses encheram o novo espaço cultural de Marvila que pertence à Rede Municipal de Bibliotecas e foi cons-truído no âmbito do Programa Estratégico Biblioteca XXI, criado em 2011 pela CML. O objetivo é reabilitar edifícios e modernizar as bibliotecas da cidade, permitindo o acesso ao conhecimento e à criatividade através da tecnologia. Numa altura em que o Bairro Marquês de Abrantes se afirma na área cultural, a nova Biblioteca foi um contributo importante na escolha deste local para a realização do Festival de Arte Urbana, de 25 a 28 de maio do próximo ano, que será organizado pela Galeria de Arte Urbana (GAU).

A ideia inicial era recuperar o antigo edifício do Palácio das Fontes e construir uma Casa da Escrita, mas a CML teve uma ambição maior e acrescentou um novo edifício, projetado pelo arquiteto Raúl Hestnes Ferreira, que

destacou o antigo lagar de azeite inserido na Biblioteca, como “uma peça única que veio enriquecer esta obra”. A vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, partilha desta opinião, e considera que a Biblioteca é um local onde o passado é preservado e aqui nesta Biblioteca ficam o antigo lagar, a história de Marvila, através da exposição de fotografias que retratam aquilo que era a vida industrial e operária da Freguesia e fica a memória do escritor José Gomes Ferreira, pai do arquiteto da obra, através de um espaço dedicado ao autor, com alguns dos seus objetos pessoais, como a secretária onde escrevia ou a biblioteca pessoal.

A Biblioteca de Marvila “é um espaço vivo, de partilha, diálogo e convívio”, afirma o presidente da CML, Fernando Medina, “é um projeto feito para as pessoas que contou com a participação ativa das associações locais e dos cida-dãos da Freguesia”.

(9)

Este é um novo espaço feito em parceria com a comunidade e para a própria comunidade, que assim pode desfrutar ao máximo deste local que é agora espaço de aprendizagem ao longo da vida, e por isso conta com uma equipa diver-sificada, constituída por bibliotecários, documentalistas, animadores culturais, sociólogos e antropólogos. A Biblioteca contém salas disponíveis para as associações locais fazerem reuniões ou outras atividades como a dança, salas de formação com equipamento tecnológico à disposição dos fregueses, onde podem escrever o seu curriculum vitae ou preencher a declaração de IRS, salas dedicadas aos mais jovens que as crianças encheram rapidamente, ocupando computadores e mesas, ansiosos pela descoberta do novo espaço, e um auditório com bancada retrátil, que o torna ainda mais versátil.

A Junta de Freguesia foi fundamental na dinamização

deste projeto e o executivo Marvilense marcou presença na inauguração, onde o Presidente da Junta de Marvila, Belarmino Silva, reconheceu o esforço que a CML tem feito ao longo dos últimos anos e reforçou a ideia de que “esta Biblioteca não é só para Marvila, é para toda a Zona Orien-tal de Lisboa”. O presidente anunciou ainda que a CML vai criar em Marvila a primeira Linha de Bairro, com percursos de autocarros que facilitam o acesso dos fregueses dentro de Marvila e ligam os vários polos de dinamização da Fre-guesia de forma segura, o que “dá oportunidade a todos os Marvilenses de poderem vir usufruir desta Biblioteca”. O Presidente da CML, Fernando Medina, garantiu aos Marvilenses que a CML continuará a debater-se para que na Zona Oriental de Lisboa se concentrem três grandes infraestruturas camarárias: o Hub Criativo do Beato, a Biblioteca de Marvila e o Hospital de Lisboa Oriental.

(10)

Conselho Educativo de Marvila Júnior

A

Junta de Freguesia de Marvila organizou no dia 16 de novembro o Conselho Educativo de Marvila Júnior, na Associação Ester Janz, sediada na Avenida Infante D. Henrique, que contou com a participação de mais de uma centena de alunos de Marvila. A Associação, fundada em 1982, disponibilizou com grande entusiasmo as suas instalações para a realização deste evento do Conselho Educativo de Marvila que considera fundamental o envolvimento dos mais jovens na Comunidade.

“A Escola e a Comunidade” foi o tema do Conselho Educativo de Marvila Júnior, que teve como objetivo reunir os alunos dos vários estabelecimento de ensino da Freguesia, dividi-los por faixas etárias e anos de escolari-dade, e promover entre eles momentos de debate onde manifestaram as suas opiniões pessoais sobre as diferentes escolas de que fazem parte e sobre a Freguesia de Marvila. O evento foi dinamizado por professores, educadores, psicólogos e animadores dos diferentes estabelecimentos de ensino que participaram no evento numa interação saudável entre todos.

A parte da manhã foi dedicada aos mais pequenos, que ficaram muito entusiasmados quando conheceram o João Escolinha e a Senhora Comunidade, dois fantoches alegres e divertidos que guiaram uma conversa animada, e ao mesmo tempo educativa, sobre as escolas e a im-portância da comunidade. A parte da tarde ficou para os

mais crescidos, que debateram sobre as diferenças entre as várias escolas numa conversa onde se mostraram bastante participativos e interessados, pensando em conjunto naquilo que gostariam de mudar ou melhorar na vida escolar. A iniciativa revelou-se muito enriquecedora para toda a Comunidade Escolar e tornou os jovens socialmente ativos e mais envolvidos na Comunidade, aumentando a sua autonomia e responsabilidade. No evento participaram as seguintes entidades locais: Associação Tempo de Mudar (ATM), Nuclisol Jean Piaget, Associação Ester Janz, Colégio Cesário Verde, Centro Social e Paroquial São Maximiliano Kolbe, Agrupamento de Escolas D. Dinis, Escola Básica Bairro do Armador, IAC, Colégio Valsassina, Projeto Intervir e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - CAI Vale Fundão II, PRODAC e CAI Dr. José Domingos Barreiro.

Mais de 500 alunos participam em Corta-Mato

N

o dia 9 de novembro realizou-se o 5º Corta-Mato do Agrupamento de Escolas D. Dinis em Marvila, no Parque do Vale Fundão, onde participaram mais de 500 alunos das várias escolas da Freguesia.

Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, do Grupo de Educação Física e Desporto Escolar, organizaram este corta-mato com dedicação e profissionalismo, coordenados pelo professor Ivan Ivanov, e acompanharam as centenas de participan-tes, desde a sua chegada à escola até ao final da corrida. Num ambiente de convívio, marcado pela boa disposição contagiante de todos os atletas, que mantiveram o “fair play” e superaram as provas, os mais rápidos subiram ao pódio e receberam os troféus das mãos dos seus professo-res, que os encorajaram a dar sempre o melhor.

Os mais de 500 alunos inscritos foram divididos por seis escalões com diferentes percursos, nomeadamente, os

Infantis B masculinos, Infantis B femininos, Iniciados masculinos, Iniciados femininos, Juvenis e Juniores masculinos e Juvenis e Juniores femininos, e partiram do Pavilhão da Escola Secundária D. Dinis, já conhecido por todos pelas excelentes condições que oferece à realização da prática desportiva, cada vez mais integrada na rotina dos Marvilenses.

Isabel Fraga,

Vogal do Pelouro Educação, Conselho Educativo

(11)

BIP/ZIP no Bairro Prodac Norte

A

Associação de Moradores do Bairro Prodac Norte está em obras de requalificação que fazem parte do projeto “Lugar para a participação”, do programa BIP/ZIP 2015, da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e que tem como objetivo continuar os trabalhos de requalificação no Bairro.

A primeira fase do projeto consistiu em projetar para o exterior aquilo que é hoje a realidade interior do Bairro Prodac Norte, sendo que, após a reparação das zonas interiores, era fundamental renovar também os muros que rodeiam quase toda a área do Bairro, e que funcionam como a sua primeira imagem pública. Este trabalho foi realizado por residentes do Bairro, através de Bolsas de Trabalhadores criadas dentro do mesmo projeto BIP/ZIP, que oferecem trabalho aos moradores e são um contributo importante para as suas famílias, motivando maior interesse pelo projeto. O processo de requalificação, ao longo dos últimos quatro anos, é resultado de uma grande parceria entre a Associação de Moradores e a empresa Ateliermob - Arquitectura, Design e Urbanismo Lda, criada em 2005.

O Bairro Prodac Norte está a crescer e a Associação de Moradores vem acompanhar esse crescimento ao receber um anfiteatro que irá funcionar como espaço público e de encontro para todos os moradores, que estão bastante entusiasmados e já têm imensas ideias para os vários eventos que se poderão realizar neste novo e amplo espaço. O investimento na participação da comunidade vem contribuir para melhorar a estrutura social do Bairro, através do crescimento das relações de vizinhança, da inclusão social e do aumento dos níveis de ocupação da população, que vai aumentar também a qualidade de vida no Bairro Prodac Norte.

O acesso ao novo espaço também vai ser facilitado, existindo já uma área alcatroada para peões, ao lado do anfiteatro, onde também será construída uma estrada para a circulação de automóveis, que terá saída junto das bombas de gasolina. É uma obra grande que irá ainda ter o contributo da CML com a criação de vários espaços verdes e que vem enriquecer o Bairro Prodac Norte e toda a Freguesia de Marvila.

“Para ti Se não Faltares” está de volta

N

o dia 22 de novembro foi apresentado o projeto “Para ti Se não Faltares”, nas escolas EB 2,3 de Marvila e EB 2,3 Damião de Góis, pelo diretor da Fundação Benfica, Jorge Miranda, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas D. Dinis, o professor José António Sousa, num evento onde marcaram presença os profes-sores que colaboram com o projeto, os pais dos alunos inscritos e os mais importantes que são os próprios alunos, porque o projeto é feito para eles.

“Para ti Se não Faltares” é um investimento do Pelouro Ação Social e Educação, da Junta de Freguesia de Marvila, que começou no ano letivo 2010/2011, para combater o abandono e insucesso escolar de crianças e jovens, trabalhando de forma integrada no espaço escolar, com vista a melhorar a assiduidade, o comportamento e os resultados escolares. Os resultados obtidos são a prova do sucesso deste projeto, conseguidos através do empe-nho e dedicação demonstrados pelos alunos, que este ano formam um grupo de 130 jovens inscritos, das duas escolas participantes da Freguesia de Marvila, e que se vão juntar aos milhares de alunos que já beneficiaram do projeto. A Fundação Benfica funciona aqui como um incentivo, durante três anos letivos, para que os alunos se dediquem verdadeiramente à vida escolar com a ajuda

imprescindível dos professores e dos pais, porque quanto mais trabalharem, melhores resultados vão ter e melhores prémios vão receber. O diretor da Fundação, Jorge Miranda, garantiu aos alunos que a Fundação Benfica vai premiar mais quem trabalhar e quem se esforçar mais, ajudando a manter viva a vontade dos alunos.

O diretor do Agrupamento de Escolas D. Dinis acredita que o êxito desta iniciativa depende de um conjunto de vontades dos alunos e daquilo que eles vão conseguir fazer, da Fundação Benfica que criou o “Para ti Se não Faltares”, das escolas que desafiaram a Fundação a trazer esta iniciativa para Marvila e da Junta de Freguesia de Marvila que tornou possível a realização do projeto, acreditando sempre na importância desta iniciativa para os mais jovens. Os alunos participaram de forma muito interessada e ativa, numa conversa onde o professor José António Sousa

mar-cou novo encontro para o final do ano letivo, na esperança de voltar a ver todos os alunos satis-feitos, porque isso seria sinal de que os objetivos foram cumpridos.

Educação

Institucional

Isabel Fraga,

Vogal do Pelouro Ação Social e Educação

(12)

Reunião Pública Descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa

N

o dia 2 de novembro, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) voltou a reunir os munícipes em mais uma Reunião Pública Descentralizada dedicada às freguesias de Marvila e do Beato. Desde 2007 que a CML organiza estas reuniões abertas à participação da popula-ção, indo ao encontro dos munícipes.

As reuniões que servem as freguesias de Marvila e do Beato alternam, todos os anos, o local do encontro entre as duas freguesias. Como no ano anterior a reunião teve lugar no Salão de Festas do Vale Fundão, em Marvila, este ano foi a vez do Beato receber os munícipes, que encheram as instalações do Ateneu da Madre Deus. A representar Marvila estiveram o presidente Belarmino Silva e os vogais António Alves, Vítor Morais, Vítor Simões, Joaquim Cerqueira Brito e Miguel Ferreira.

O presidente da CML, Fernando Medina, acompanhado por vereadores, conduziu a reunião onde todos os Mar-vilenses que se inscreveram previamente na Junta de Freguesia de Marvila até ao dia 25 de outubro, colocaram as suas questões e mostraram a satisfação com tudo aquilo que a Câmara tem feito ao longo dos últimos anos, e que é motivo de satisfações para todos fregueses. Os vereadores responderam positivamente a todos os munícipes e revelaram até algumas das intervenções que tencionam iniciar em breve nas freguesias. O presidente da CML garantiu que vários dos problemas ouvidos na reunião vão ser resolvidos devido a uma grande parceria entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia. O vereador Carlos Castro anunciou que está a ser feito um projeto de reestruturação em diversas ruas, onde está incluída a rua do Açúcar, que vem permitir maior segurança rodoviária para automobilistas e peões, e aumentar o espaço de estacionamento. O projeto para a Via Principal de Peões (Rua Luiz Pacheco) também já está concluído, garantiu o vereador Manuel Salgado, e as obras têm data de início prevista para janeiro de 2017.

Foi também revelado, pelo vereador José Sá Fernandes, que será feita uma intervenção na parte mais antiga da Mata do Vale Fundão, para que este local permita um

maior conforto aos eventos que aqui serão realizados, sendo que a parte mais recente já está em obras e “vai ser a grande união das Olaias até ao rio, passando por todos aqueles vales e todos aqueles sítios”.

O executivo da CML destacou o grande investimento que a Câmara já está a fazer em toda a zona Oriental de Lisboa, mas lembrou que esta é uma intervenção que precisa ser realizada com calma. Fernando Medina acredita que “o desenvolvimento da cidade de Lisboa depende também do desenvolvimento do Beato e de Marvila” e afir-mou que é em Marvila que está “a parte mais importante do investimento de requalificação na habitação municipal”. O presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, também deu o seu testemunho, lembrando a necessidade de intervir na rua Fraternidade Operária, que não tem obras há mais de 40 anos, assim como no Bairro do Condado, na Escola Básica Luíza Neto Jorge e na Escola Básica nº195 de Marvila. Belarmino Silva fez ainda questão de agradecer todo o apoio que a CML tem dado à Freguesia porque “só assim podemos fazer algumas coisas que queremos fazer, e algumas intervenções de grande importância”.

Espaço Jovem Intervir

Apoio ao Estudo • Atividades lúdicas e pedagógicas

Dos 6 aos 18 anos

De segunda a sexta-feira das 14h00 às 17h15

Morada: Av. Paulo VI, Lote 8 R/C, Lojas 2, 3 e 4 (Lg. Luís Dourdill) 1950-299 Lisboa • Telf.: 967 884 642/218 371 432

(13)

Pelouro Cultura da Câmara Municipal

de Lisboa

De 25 a 29 de maio de 2017

Festival de Arte Urbana

Bairro Marquês

de Abrantes

em Marvila

Institucional

3ª Edição do CrosSapadores

A

Associação dos Serviços Sociais do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa (ASSRSB) organizou a 3ª edição do CrosSapadores, no dia 26 de novembro, nas instalações do Quartel de Marvila do Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa, no Bairro das Amendoeiras, onde esteve presente o vereador da Pro-teção Civil, da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Castro. A associação de cariz social trabalha desde 1975 a promover e organizar este tipo de eventos para os seus associados, que desta vez, através da entrega de cabazes alimentares, apoiaram o Centro de Assistência Paroquial da Amora (CAPA), em atividade desde 1952.

A 3ª edição do CrosSapadores pretende dinamizar a prática desportiva e ao mesmo tempo incentivar e fortalecer um sentimento de cooperação entre as equi-pas de resgate de todo o país, que marcaram presença neste grandioso evento. Bombeiros, Militares, GNR e PSP formaram um total de 91 participantes que representaram 23 instituições com empenho e dedicação, mostrando

o orgulho que têm nas suas profissões, durante os quatro desafios que enfrentaram ao longo do dia: Desafio 400, Equipar Contra-Relógio, Crossap e Subida do Cabo. Os mais jovens também participaram ativa-mente neste evento, de forma divertida e pedagógica, realizando percursos semelhantes aos dos adultos mas adaptados à sua idade, e que foram ultrapassados com bastante coragem, havendo mesmo quem repetisse várias vezes os percursos.

(14)

“Marvila Transporta” com percurso ampliado

O

circuito do “Marvila Transporta” será ampliado e vai passar a incluir a zona do Bairro Vale Formoso, servindo melhor quem utiliza a Estação Braço de Prata (REFER/CP). O percurso foi feito a pensar nos fregueses que agora vão ter à disposição mais uma opção

de transporte, facilitando a mobilidade e motivando para a utilização da estação ferroviária. Não haverá qualquer alteração de horário e o tempo estimado do percurso é de 50/55 minutos. Inicio|Fim 1 2 3 5 4 7 6 8 9 12 10 11 13 14

1 Av. João Paulo II - Frente às instalações da J.F.M

Praça Eduardo Mondlane

Rua de Ovar

Av. Paulo VI - Igreja de S. Maximiliano Kolbe

Rua Dinah Silveira de Queiroz

2 Rua António Gedeão - E.B. 2/3 de Marvila

3 Rua Alberto José Pessoa - Biblioteca

Rua Pedro de Azevedo - Escola João dos Santos e B. PRODAC Sul

Azinhaga Vale Fundão - B. PRODAC norte e Salão da J.F.M

4 Rua José do Patrocínio - AMI

5 Rua de Marvila - Sociedade Musical 3 d’Agosto

Estrada de Marvila - Inversão do sentido no pátio do Marialva

Rua José do Patrocínio - Passagem de Peões da linha do comboio

Avenida Infante D. Henrique

Rua Fernando Palha - Lado sul

6 Praça David Leandro - Jardim, COL e Abel Pereira da Fonseca

7 Rua do Açúcar - Centro de saúde Domingos Barreiro e CENFIM

Av. Infante D. Henrique

Rua Acácio Barreiro

8 Rua Dr. Estêvão de Vasconcelos - Centro de Saúde de Marvila

9 Rua Vale Formoso - Esquadrão de cavalaria GNR

Rua Gaivotas em Terra - Na Freguesia do Parque das Nações

Av. Fernando Pessoa - Na Freguesia do Parque das Nações

Av. Marechal Gomes da Costa

Rua Fernando Maurício

10 Associação Ester Janz

11 Estação Braço de Prata

Avenida Infante D. Henrique

12 Rua Dr. José Espirito Santo - Piscina, Bombeiros e Correios

13 Rua Manuel Teixeira Gomes - Escola Secundária D. Dinis

14 Av. Dr. Augusto de Castro - ISEL, Metro e Carris

Praça Dr. Fernando Amado - Frente às instalações da J.F.M.

*Serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados Horários de início dos circuitos - dias úteis* Manhã Tarde 07:00 14:00 08:00 15:00 09:00 16:00 10:00 17:00 11:00 18:00 12:00 19:00 Vítor Simões,

Vogal Pelouro Espaço Público, Segurança e Mobilidade

(15)

Voz Ativa

Vítor Simões,

Vogal Pelouro Espaço Público, Segurança e Mobilidade

“Acredito que a UITOR vai encontrar uma solução equilibrada e justa, que permita a circulação dos peões em segurança, mas que possibilite o estacionamento de automóveis e facilite a passagem de veículos em missão de urgência.”

UITOR no Bairro das Amendoeiras

N

o dia 17 de novembro, a Unidade de Intervenção Territorial Oriental (UITOR), da Câmara Municipal de Lisboa (CML), esteve no Bairro das Amendoeiras, em Marvila, para apresentar aos munícipes, o projeto de conclusão das obras na Rua Luiz Pacheco, antiga Via Principal de Peões. A Junta de Freguesia de Marvila, que tem vindo a recordar à CML a necessidade de continuar esta obra, fez-se representar pelos vogais Vítor Simões e António Alves.

O arquiteto Pedro Milharadas, responsável pelo depar-tamento da UITOR da Câmara Municipal, e o arquiteto responsável por esta obra, Boaventura Afonso, explicaram aos moradores as alterações que irão ser realizadas, e to-maram nota das ideias que ouviram e que poderão vir a ser aplicadas na obra. As Unidades de Intervenção Territorial de Lisboa foram criadas em 2011, para trabalhar mais perto dos moradores, Juntas de Freguesia, associações e outros parceiros locais que desta forma podem ter uma intervenção ativa nos locais onde residem e que conhecem como ninguém.

Nos últimos anos, têm sido realizadas várias intervenções

no Bairro das Amendoeiras, com maior atenção dedicada ao espaço público, muito valorizado pelos moradores. O Bairro vai agora receber a zona pedonal que irá proporcionar aos munícipes melhores condições de estacionamento, maior segurança, mais comodidade e mais espaços verdes. Os Marvilenses vão poder desfrutar de um espaço com ótimas condições para o convívio entre todos, com a criação de vários espaços centrais, que vêm satisfazer as necessidades dos diferentes grupos de pessoas existentes numa comunidade, e que irá também melhorar as condições do comércio local que faz parte da nossa cultura.

(16)

iluminações de natal em Marvila

Para mim o Natal é Família! É uma altura para recordar o que há de mais importante. Acredito que as iluminações de Natal nas ruas da Freguesia de Marvila vão despertar as crianças para a importância de respeitar as nossas ruas, ao ensinar-lhes que estes espaços também fazem parte da nossa comunidade. Para os jovens da minha idade, faz-nos recordar os tempos de criança...

ATENDIMENTOS

Junta de Freguesia de Marvila Av. João Paulo II, Lote 526 - 1º A 1950-159 Lisboa

Tel.: 218 310 350

Das 9h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira Horário de funcionamento da Tesouraria: Das 9h30 às 17h00 de segunda a sexta-feira Horário de licenciamento de canídeos: Das 11h00 às 17h00

ATENDIMENTO SOCIAL

Terças, das 10h00 às 13h00

Quartas e Quintas das 14h00 às 17h00 (Marcações pelo telefone)

info@jf-marvila.pt

SERVIÇOS PÚBLICOS

EPAL (Assistência Domiciliária) - Tel.: 800 201 101 EPAL (Roturas) - Tel.: 800 201 600

EDP (Fugas de gás) - Tel.: 218 685 309 Intoxicações - Tel.: 217 950 143 Linha Vida - Tel.: 1414 (gratuita) SOS Voz Amiga - Tel.: 213 544 545 R.S. Bombeiros - Tel.: 213 422 222

Loja do Cidadão de Marvila - Tel.: 707 241 107 CPCJ Lisboa Oriental - 218 311 233

Serviço de Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Praça José Queiroz, 1, Piso 3

Edifício Entreposto - Tel.: 218 554 100

in

formações

úteis

sumári

o

Aconteceu

• Seminário “Aventura da Parentalidade”

1

Cultura

• 2ª Gala de Fado Amador da Zona Oriental de Lisboa

2

• São Martinho em Marvila

3

• Os Carteiros Mágicos do Natal estão em Marvila

4

• Inauguração da Biblioteca de Marvila

6/7

Desporto

• Marvila em Movimento

5

Educação

• Conselho Educativo de Marvila Júnior

8

• “Para ti se não faltares” está de volta

9

Institucional

• BIP/ZIP no Bairro Prodac Norte

9

• Reunião Pública Descentralizada

da Câmara Municipal de Lisboa

10

• 3ª Edição do CrosSapadores

11

Melhorar Marvila

• “Marvila Transporta” com percurso ampliado

12

Voz Ativa

• UITOR no Bairro das Amendoeiras

13

Visita aos Lares

e Centros de Dia

dia

30

dez

Concerto de Ano Novo

Igreja São Maximiliano Kolbe

15H

dia

8

jan

XII Encontro de Concertinas

Salão de Festas do Vale Fundão

15H

dia

29

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Fonte: elaborado pelo autor, 2018. Cultura de acumulação de recursos “, o especialista E3 enfatizou que “no Brasil, não é cultural guardar dinheiro”. Ainda segundo E3,..

Em vista disso, essa pesquisa tem por objetivo traçar o contexto histórico do soerguimento do grafite e da pichação ao redor do mundo e do Brasil, traçar as