• Nenhum resultado encontrado

Antioxidante, é 40 vezes mais potente que o β-caroteno e 1000 vezes mais potente que a vitamina E

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Antioxidante, é 40 vezes mais potente que o β-caroteno e 1000 vezes mais potente que a vitamina E"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Astazine® é um carotenoide natural extraído e purificado da alga Haematoccocus algae com capacidade antioxidante 40 vezes mais potente que o β-caroteno e 1000 vezes mais potente que a vitamina E (α-tocoferol). Apresenta benefícios para a saúde dos olhos, cardiovascular, da pele por diminuir as rugas e aumentar a hidratação, previne isquemia cerebral e auxilia no tratamento da infertilidade masculina.

O envelhecimento e doenças degenerativas (derrame cerebral, aterosclerose e câncer, etc.) são problemas de saúde inevitáveis da sociedade moderna. Os radicais livres são classificados como elementos que causam danos a saúde. O estresse, a dieta desbalanceada, tabagismo e estilo de vida moderno contribuem para a geração de radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento.

Astaxantina é um pigmento carotenoide natural extraído e purificado da alga Haematoccocus algae com excelente ação antioxidante.

Astazine® é um carotenoide cuja capacidade

antioxidante é 40 vezes mais potente que o β-caroteno e 1000 vezes mais potente que a vitamina E.

A astaxantina difere dos outros antioxidantes por sua habilidade em penetrar a Barreira hematoencefálica e da retina. Assim acredita-se que previne o cérebro e o sistema nervoso de doenças neurodegenerativas (trombose cerebral e AVC) e o envelhecimento. Além disso, a astaxantina tem sido comprovada na prevenção da degeneração macular senil (AMD) e no aumento da função imune. Recentes estudos demonstraram efeito na hidratação e antirrugas sugerindo seu potencial cosmético na prevenção do envelhecimento cutâneo.

Antioxidante, é 40 vezes mais potente que o β-caroteno

e 1000 vezes mais potente que a vitamina E

Fig. Estrutura molecular da Astaxantina

Antioxidante; Anti-inflamatório;

Inibição de aterosclerose; Prevenção de Isquemia cerebral; Diminuição de rugas;

Prevenção de astenopia e acomodação visual (vista cansada);

Aumento de hidratação da pele; Fotoprotetor;

Infertilidade masculina.

Fig. Efeito dos radicais livres.

Propriedades:

Ação terapêutica:

OH OH O O Oxidação Celular Estresse Estilo de vida sedentário Dieta desbalanceada Tabagismo Aterosclerose Neurodegeneração Câncer Senescência

Fig. Efeito do Astaxantina e do α-tocoferol na peroxidação lipídica.

Astaxantina Tocoferol 100 80 60 50 ED 40 40 0 0 0.00013 1.3 1300 Concentração ( M) Potência 1000x de Vitamina E T axa de Inibição (%)

(2)

Mecanismo de ação:

Efeito antioxidante

A astaxantina tem propriedades químicas únicas devido a sua estrutura molecular. A presença de hidroxilas e cetonas dos anéis extremos com sistema de duplas ligações conjugadas da sua cadeia alifática explica a potência da astaxantina com maior atividade antioxidante comparado ao β-caroteno e a vitamina E.

Foi provada que a astaxantina inibe a lipopero-xidação por bloquear a produção de hidroperóxido lipídico.

Prevenção contra Isquemia Cerebral

Vários estudos evidenciaram que a astaxantina previne danos cerebrais devido à isquemia, como ela é um antioxidante que atravessa a barreira hematoencefálica tornando-se disponível para aliviar os estresses oxidativo do cérebro, ocular e sistema nervoso central, assim previne a isquemia cerebral causada pelo estresse oxidativo.

Inibição da Aterosclerose

A aterosclerose ocorre quando as paredes das artérias são danificadas e a artéria é obstruída por depósitos de placas formadas por placas de c o l e ste ro l e o u t ra s s u b stâ n c i a s g ra xa s , consequentemente a circulação sanguínea é obstruída. Foi determinado que 100mg/kg de astaxantina melhorou a estabilidade da placa de ateroma.

Efeito Anti-inflamatório

Foi demonstrado experimentalmente o efeito inibitório da astaxantina contra a produção de NF- e IL-1 em células RAW similares a macrófagos.

Testes clínicos:

Prevenção de Isquemia Cerebral

Um estudo in vivo foi conduzido para avaliar a prevenção a isquemia cerebral/derrame. Foi administrado 100mg/kg no dia anterior e 1 hora antes da indução da isquemia. Os resultados demonstraram a prevenção da isquemia devido a diminuição de 40% da área afetada pelo grupo tratado.

Prevenção de astenopia e acomodação visual

Um estudo duplo-cego em 40 voluntários com avaliou o efeito da astaxantina na acomodação visual e astenopia. Os participantes foram divididos em 2 grupos um tratado com 6mg de astaxantina ao dia e o outro com placebo ao longo de 4 semanas. A acomodação visual foi testada antes durante e após o tratamento para mensurar a acomodação visual e o grau de astenopia. Os resultados demonstraram que a capacidade de acomodação visual era maior no grupo tratado com astaxantina quando comparado ao controle. O grau de astenopia diminuiu no grupo tratado com astaxantina, assim a administração de astaxantina melhorou a capacidade de acomodação e os sintomas da astenopia.

® Fig. Sitio antioxidante do Astazine

Oxigênio Singlet → Oxigênio superoxido → Radical Hidroxila → Lipoperoxidação

Fig. Lipoperioxidação celular

OH

OH

O

O

Fig. Área total de infração in vivo

Área total afetada (mm²)

Controle 1200 900 600 300 0 Grupo de tratamento Astaxantina (equiv. 100mg/kg)

**: comparação com o grupo controle (p<0.01)

Fig. Mudanças na capacidade de acomodação positiva (±S.D.)

Fig. Mudanças na capacidade de acomodação negativa (±S.D.) **:

** **

Antes 2 - Sem 4 - Sem Depois 2 - Sem 4 - Sem 7 6 5 4 3 2 1 0

Controle Grupo tratado com Astaxantina Significância em comparação com a administração de Astaxantina. P<0.01 (teste t pareado)

**:

** **

Antes 2 - Sem 4 - Sem 2 - Sem 4 - Sem 7 6 5 4 3 2 1 0

Controle Grupo tratado com Astaxantina

Significância em comparação com a administração de Astaxantina. P<0.01 (teste t pareado)

Capacidade de acomodação negativa

(D/sec.)

Antes 8

9

Capacidade de acomodação positiva

(3)

Inibição de Aterosclerose

Um estudo realizado in vivo ao longo de 24 semanas mostrou que 100mg ao dia de Astazine® diminui a infiltração de macrófago e melhorou a estabilidade da placa de ateroma.

Efeito Anti-inflamatório

Um estudo experimental avaliou o efeito do A s t a z i n e ® n a i n f l a m a ç ã o i n d u z i d a p o r lipopolisacarideos (LPS) e comparou com prednisona um anti-inflamatório esteroidal. Os resultados demonstraram que Astazine® regula a produção de NO, TNF-α e PEG2, enquanto a atividade da prednisona era de 1/10 comparado ao Astazine®.

Efeito Cosmético

Um estudo duplo-cego avaliou o efeito da hidratação elasticidade, fotoproteção e redução das rugas em 28 voluntários durante 6 semanas de tratamento. Os participantes foram divididos em 2 grupos um tratado com 4mg ao dia e o outro administrou-se placebo. Os resultados demonstraram melhora na hidratação, elasticidade, fotoproteção e redução de rugas na pele.

Fig. Formação de placa

P<0.05 90 80 70 60 50 40 0

Pior Tratamento com

Astaxantina Alterações no teor de umidade 3 - Sem. 6 - Sem. Melhor 30 20 10

Teor de umidade da pele (instrumento de medição) Placebo 3 - Sem. 6 - Sem. Melhor mudanças na elasticidade da pele Pior P<0.05 P<0.05 Placebo Tratamento com Astaxantina 1 0.5 -0.5 -1 0 -1.5 -2 -2.5 Elasticidade da Pele (instrumento de medição) 15 12 9 0 3 LSP LSP+ASX(100mg/kg) LSP+ASX(1mg/kg) LSP+ASX(10mg/kg) Concentração de PGE2 prednisolona(10mg/kg) 6 **: P<0.01 ** ** ** ** Concentração de PGE2  (ng/ml) 200 150 100 0 50 Controle LSP LSP+ASX(100mg/kg) LSP+ASX(1mg/kg)LSP+ASX(10mg/kg) **: P<0.01 Concentração de NO (  M) Concentração de NO prednisolona(10mg/kg) 1000 800 600 0 200 LSP LSP+ASX(100mg/kg) LSP+ASX(1mg/kg) LSP+ASX(10mg/kg) Concentração de TNF- prednisolona(10mg/kg) 400 **: P<0.01 ** **** ** ** Concentração de TNF- (pg/ml) Efeito da Astaxantina Vaso Sanguíneo Normal Placa estável (espessura íntima) faixa lipídica intima lipídio Placa instável (espessura íntima) placas de ateroma formação de pequenos trombos ruptura da placa, formação de trombo trombo Arteriosclerose aguda Infarto agudo de miocárdio

(4)

I

Infertilidade masculina

Espécies reativas de oxigênio foram evidenciadas como uma possível causa da disfunção do esperma associado à infertilidade masculina. Um estudo duplo-cego com 30 voluntários foi realizado para avaliar o efeito na infertilidade masculina. Os voluntários foram divididos em dois grupos, os quais foram administrados 16mg ao dia de Astazine® ou placebo durante 3 meses. Os resultados demonstraram que 54,5% do grupo tratado conceberam filhos. Embora os resultados sejam promissores mais estudos precisam ser realizados para confirmar a astaxantina como um tratamento complementar para infertilidade masculina.

Indicações:

Diminuição de rugas

Proteção contra Radicais Livres Colesterol e triglicerídeos Fadiga ocular (vista cansada) Cataratas e Degeneração macular Dores articulares e musculares Recuperação muscular Azia e dores de estômago Diabetes tipo II

Infertilidade Masculina

Contraindicações:

Não há contra indicações até o momento nas literaturas pesquisadas, mas é sempre aconselhável consultar um profissional especializado à prescrição.

Posologia:

Estudos sugerem a dosagem de 4mg a 100 mg. Tomar uma cápsula uma vez ao dia.

*Dosagem sugestiva. Está dosagem pode ser alterada e deve ser avaliada por um profissional habilitado.

Compatibilidades e farmacotécnica:

Não há relatos até o momento, nas literaturas pesquisadas.

Incompatibilidades:

Não há relatos até o momento, nas literaturas pesquisadas.

Toxicidade e mutagenicidade:

Não há relatos até o momento, nas literaturas pesquisadas.

Ficha técnica

Nome Científico: Astaxantina Aspecto: pó

Cor: vermelho a vermelho arroxeado Odor: característico

Solubilidade:

Conservação:

Armazenar em recipiente hermeticamente fechado, em temperatura ambiente entre 15ºC a 30ºC e umidade relativa do ar entre 40% a 75%, protegido de luz.

Fig. Melhoras na pele com o Tratamento de Astazine® 4mg/dia ao longo de 6 semanas

A Elasticidade da Pele Melhor Pior 0.6 0.4 -0.2 0.2 0 -0.4 -0.6 Tratamento Astaxantina Placebo p<0.05 p<0.05 Mudanças na Elasticidade da Pele 3 - Sem. 6 - Sem. p<0.05 p<0.05 3 - Sem. 6 - Sem. Placebo Tratamento Astaxantina 0 -0.4 -0.3 -0.1 Melhor Pior

Mudanças nas Rugas da Pele

Ruga

(5)

Melhora da pele

Produto Quantidade

Picolinato de Zinco ... 10mg Astaxantina ... 4mg Cápsula qsp ... 1 cápsula Tomar 1 cápsula ao dia

Prevenção Cardiovascular

Produto Quantidade

Astaxantina ... 100mg Cápsula qsp ... 1 cápsula Tomar 1 cápsula ao dia

Articulações

Produto Quantidade

Betacrin A ... 100mg Astaxantina ... 100mg Cápsula qsp ... 1 cápsula Tomar 2 cápsula ao dia

Fotoproteção

Produto

Quantidade

Vitamina C ... 100mg

Astaxantina ... 50mg

Sunrox ... 100mg

Cápsula qsp1

cápsulaTomar 1 cápsula ao dia

Referências:

1. Goto, S, Kogure, K, Abe, K, et al. Efficient radical trapping at the surface and inside the phospholipids membrane is responsible for highly potent antioxidative activity of the carotenoide astaxanthin. Biochem. Biophys.Acta 1521,251-258(2001).

2. W.Miki. Biological functions and activities of animal carotenoids. Pure Appl. Chem. 63, 141-146(1991).

3. Shimizu, N, Miki, A. Measurement of carotenoids' singlet oxygen scavenging ability. Summary of Lectures, Speing Meeting of Japanese Society of Fisheries Science 1992, 322 (1992).

4. Shimizu, N, Goto, M, Miki, A, et al. Carotenoids' singlet oxygen scavening ability. Summary of Lectures, 6th Carotenoid Study Meeting, 26 (1992).

5. Miki, A. Carotenoids from Marine World – Metabolism and Bioactivity, Science of Fisheries Series 94,1997, Koseisha Koseikaku, Tokyo.

6. Lim, B P, Nagano, A, Terao, J et al. Antioxidant activity of xantophylls on peroxyl redical-mediated phospholipid peroxidation. Biochem Biophys Acta, 1126, 178*184 (1992).

7. Terao, J. Antioxidant activity of β-carotene related carotenoids in solution. Lipids, 24, 659-661 (1989).

8. Miki, A, Carotenoids from marine worlf- Metabolism and Bioactivity, Science of Fisheries Series, 94, 1997. Koseisha Koseikaku, Tokyo. 9. Miki, W. Biological functions and activities of animal carotenoids. Pure Appl. Chem, 63, 141-146 (1991).

10. Kurashige, Y, Okazoe, Y et al. Prevent of free radical induced biomembrane disorders by astxanthin. Cyto-protection & Biology, 7,383-391 (1989).

11. Yoshikawa S. Introduction to free radicals, 1996. Sentan Igakusha, Tokyo.

12. Yamamoto, H Y, et al. Thermal transition and special properties of carotenoid-containing liposomes. Biochem. Biophys, Acta, 507, 119-127 (1978).

13. Goto, S, Kogure, K, Abe, K, et al. Efficient radical trapping at the surface and incide the phospholipids membrane is responsible for highly potent antioxidative activity of the carotenoid astaxanthin, Biochem Biophys. Acta, 1521, 251-258 (2001).

14. Miki, W. Biological functions and activities of animal carotenoids. Pure Appl. Chem. 63, 141-146 (1991).

15. Kudo, Y Nakajima, R, Matsumoto, N, et al. Effects of astaxanthin on brain damages due to ischemia. Carotenoid cience, 5, 25 (2002). 16. Shiratori, K, Ogami, K, Nitta, T, et al. The effects os astaxanthin on accommodation and asthenopia – efficacy identification study in healthy volunteers. Clinical Medicine, 21(6), 637-650 (2005). 17. Nitta, T, Ogami, K, Shiratori, K, et al. The effects of astaxanthin on accommodation and asthenopia – dose finding in healthy volunteers. Clinical Medicine, 21 (5), 543-556 (2005).

18. Li, W, Hlisten, A, et al. α-tocoferol and astaxanthin decrease macrophage infiltration, apoptosis and vunerability in atheroma of hyperlipidaemic rabbits. J. Mol. Cell Cardiol. 75, 969-978 (2004) 19. Ohgami, K., Shiratori, K., et al.: Effects of astaxanthin on lipopolysaccharide-induced inflammation in vitro and in vivo, Invest Ophthalmol. Vis. Sci., 44(6), 2694-2701(2003)

20. Lee, S.J., Bai, S.K., et al.: Astaxantihn inhibits nitric oxide production and inflammatory gene expression by suppressing Iκβ kinase

independent, Mol. Cells., 16, 97-105 (2003)

21. Yamashita E.: The cosmetic effect of food supplement containing Astaxanthin, Food Style 21, 9, 72-75 (2005)

22. Mizutani Y., Sakata O., Hoshino T., et al.: The photo-aging protective effect of carotenoids and its application in cosmetics, Japanese Cosmetic Science Society Journal, 29 (1), 9-19 (2005).

Restou alguma dúvida? Deseja mais informações? Então entre em contato com o CPDT (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico). Nosso e-mail é priscila.cpdt@idealfarma.com.br.

Visite o nosso site: www.idealfarma.com.br Ligue para o CPDT!

Tel.: 11 5592 6400

Atendimento por São Paulo - SP: 0800 701-4424 e 0800 777-4224

Rua R9, Quadra 13C, Módulos 7 e 8 - Daia Anápolis - GO

Atendimento por Anápolis - GO: 0800 642-1288

www.idealfarma.com.br

Siga-nos no Twitter: @idealfarmadistr Curta nossa página no Facebook: /idealfarmadistribuidora

Acesse nosso blog: blog.idealfarma.com.br

Baixe gratuitamente o aplicativo da Idealfarma no seu Smartphone Android e tenha acesso detalhado aos catálogos da Idealfarma, lançamentos e muito mais!

Referências

Documentos relacionados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi