• Nenhum resultado encontrado

Celebração do Sacramento do Matrimónio de Mário e Joana. Celebração do Sacramento do Batismo do Gonçalo. Celebrante Padre José Abílio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Celebração do Sacramento do Matrimónio de Mário e Joana. Celebração do Sacramento do Batismo do Gonçalo. Celebrante Padre José Abílio"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Um dia olhámos para a lua e guardamo-la

Olhámos para o sol e beijamo-lo,

Olhámos para a terra e abraçamo-la,

E assim que trocamos um olhar amamo-nos.

Obrigado por fazer parte do nosso dia tão especial.

Celebração do Sacramento do Matrimónio de

Mário e Joana

Celebração do Sacramento do Batismo do

Gonçalo

Celebrante

Padre José Abílio

Igreja

Igreja de Santo Eustáquio

(2)
(3)

14

quando o Senhor vier, possam ir ao seu encontro com todos os Santos, no reino dos céus.

A Eucaristia: Do batismo à plenitude da iniciação Cristã

Padre: Irmãos caríssimos: Renascido pelo Batismo, este menino é cha-mado, e é de verdade, filho de Deus. Pela Con-firmação, um dia há-se receber a plenitude do Espírito Santo; aproximando-se do altar do Senhor, participarão da mesa do sacrifício de Cristo; membro da Igreja, há-de chamar a Deus seu Pai. Em nome dele, no espírito de filhos adotivos que todos recebemos, ousa-mos agora rezar como o Senhor nos ensinou.

Todos: Pai Nosso, que estais no Céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as perdoai-nossas ofensas, assim como não perdoai-nos deixei cair em tenta-ção mas livrais-nos do mal

Amém Ritos de Conclusão

Padre: E a vós todos, aqui presentes, abençoe Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Ámen.

Padre: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Todos: Graças a Deus.

3 Saudação Inicial

Entrada da noiva ao som de Christina Perri - A Thousand Years Padre: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen.

Padre: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comu-nhão do Espírito Santo estejam convosco.

Todos: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Padre: Mário e Joana, a Igreja toma parte na vossa alegria e acolhe-vos de coração magnânimo bem como aos vossos familiares e ami-gos, no dia em que, diante de Deus, vosso Pai ides constituir en-tre vós uma comunhão de toda a vida. O Senhor vos atenda neste dia de felicidade, derrame sobre vós as bênçãos do Céu e seja o vosso guia. Ele vos conceda quanto deseja o vosso cora-ção e realize todos os vossos desígnios.

Padre: Oremos… Atendei, Senhor, as nossas súplicas, derramai benigna-mente a vossa graça sobre os vossos servos Mário e Joana que hoje se unem em matrimónio junto do vosso altar e confirmai-os no amor fiel e santo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

(4)

Liturgia da Palavra

Convidado: Leitura do livro do Génesis

Disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre os animais selvagens e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Deus criou o homem à sua ima-gem, criou-o à imagem de Deus. Ele os criou homem e mulher. Deus abençoou-os e disse-lhes: "Crescei e multiplicai-vos; enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem na terra". Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom.

Palavra do Senhor. Todos: Graças a Deus.

Pais/Padrinhos: Sim, queremos.

Padre: Gonçalo, eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

Unção depois do Batismo

Padre: Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vos libertou do pecado e vos deu uma vida nova pela água e pelo Espírito Santo, unge-vos com o crisma da salvação, para que, reunidos ao seu povo, permaneçais, eternamente, membros de Cristo sacerdote, profeta e rei.

Todos: Ámen

Imposição da veste branca

Padre: Gonçalo: Agora sois nova criatura e estás revestido de Cristo. Esta veste branca seja para ti símbolo da dignidade cristã. Ajuda-do pela palavra e pelo exemplo das vossas famílias, conservai-a imaculada até à vida eterna.

Todos: Ámen.

Entrega da vela acesa

Padre: Recebei a luz de Cristo. A vós, pais e padrinhos, se confia o en-cargo de velar por esta luz, para que o vosso menino, ilumi-nado

(5)

12

Padre: E a todas as suas obras? Pais/Padrinhos: Sim, renuncio.

Padre: E a todas as suas seduções? Pais e/Padrinhos: Sim, renuncio.

Padre: Credes em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra? Pais/Padrinhos: Sim, creio.

Padre: Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que nas-ce da Virgem Maria padenas-ceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e está sentado á direita do pai?

Pais/Padrinhos: Sim, creio.

Padre: Credes em Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna?

Pais/Padrinhos: Sim, creio.

Padre: Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja, que nos gloriamos de pro-fessar em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Todos: Ámen. Batismo

Padre: Quereis, portanto, que Gonçalo receba o Batismo na fé da Igre-ja, que todos, convosco, acabámos de professar?

5 Salmo Responsorial

Refrão: Feliz o que teme o Senhor e anda em seus caminhos. Poderás viver do trabalho das tuas mãos

Serás feliz e terás bem-estar Assim será abençoado Aquele que teme ao Senhor.

Refrão: Feliz o que teme o Senhor e anda em seus caminhos. Tua mulher será em teu lar

Como vinha fecunda

Teus filhos em torno da tua mesa Como rebentos de oliveira.

Refrão: Feliz o que teme o Senhor e anda em seus caminhos. De Sião te abençoe o Senhor,

Para gozares da prosperidade de Jerusalém Todos os dias da tua vida,

E veres os filhos dos teus filhos, Paz para Israel.

(6)

Evangelho

Padre: O Senhor esteja convosco. Todos: Ele está no meio de nós.

Padre: Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Todos: Glória a Vós, Senhor.

Padre: Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus alguns fariseus, para O experimentarem e disseram-Lhe: "É permitido ao homem re-pudiar a sua esposa por qualquer motivo?" Jesus respondeu: "Não lestes que o Criador, no princípio, os fez homem e mulher e disse: ‘Por isso o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e serão os dois uma só carne?’ Deste modo, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu".

Palavra da salvação. Todos: Glória a Vós, Senhor.

transferir o homem, arrebatado às trevas, para o reino admirável da vossa luz, humildemente Vos pedimos que esta criança, liber-tada da mancha original, se tornem morada do Espírito Santo e templo da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Fi-lho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos: Ámen.

Unção Pré-Batismal

Padre: O poder de Cristo Salvador vos fortaleça. Em sinal desse poder vos fazemos esta unção, em nome do mesmo Cristo nosso Se-nhor, que vive e reina por todos os séculos.

Todos: Ámen.

Renunciação e Profissão de Fé

Padre: Caríssimos pais e padrinhos: No sacramento do Batismo, a crian-ça por vós apre-sentadas vão receber do amor de Deus uma vida nova, pela água e pelo Espírito Santo. Procurai educá-la de tal modo na fé, que essa vida divina seja defendida do pecado que nos cerca e nelas cresça de dia para dia. Se, guiados pela fé, estais preparados para assumir esta missão, recordai o vosso Ba-tismo, renunciai agora, de novo, ao pecado e professai a vossa fé em Jesus Cristo, que é a fé da Igreja, na qual a criança é bati-zadas. Dizei-me, pois: Renunciais a Satanás?

(7)

10

Batismo do Gonçalo Acolhimento e Diálogo

Padre: Que nome escolheu para Vosso filho? Pais: Gonçalo

Padre: Que pedis à Igreja de Deus para o Gonçalo? Pais: O Batismo

Padre: Caríssimos pais: Pediste o Batismo para o vosso filho. Deveis edu-ca-lo na Fé, para que, observando os mandamentos, amem a Deus e aos próximo, como Cristo nos ensinou. Estais conscientes do compromisso que assumis?

Pais: Sim, estamos.

Padre: E vós padrinhos, estais decididos a ajudar os pais desta criança nesta missão?

Padrinhos: Sim, estamos.

Padre: Gonçalo é com muita alegria que a comunidade cristã vos rece-be. Em seu nome eu assinalo com o sinal da cruz e depois de mim os teus pais e padrinhos vão também assinalar com o mes-mo sinal de Cristo Salvador.

Oração ao Exorcismo

Padre: Deus todo-poderoso e eterno, que enviastes ao mundo o vosso Filho para expulsar de nós o poder de Satanás, espírito do mal, e

7 Homilia

Rito do Matrimonio

Padre: Mário e Joana, viestes à casa da Igreja para que o vosso propósi-to de contrair Matrimónio seja firmado com o sagrado selo de Deus, perante o ministro da Igreja e na presença da comunida-de cristã. Cristo vai abençoar o vosso amor conjugal. Ele, que já vos consagrou pelo santo Batismo, vai agora dotar-vos e fortale-cer-vos com a graça especial de um novo Sacramento para po-derdes assumir o dever de mútua e perpétua fidelidade e as de-mais obrigações do Matrimónio. Diante da Igreja, vou, pois, in-terrogar-vos sobre as vossas disposições.

Diálogo antes do consentimento

Padre: Mário e Joana, viestes aqui para celebrar o vosso Matrimónio. É de vossa livre vontade e de todo o coração que pretendeis fazê-lo?

Noivos: É, sim.

Padre: Vós que seguis o caminho do Matrimónio, estais decididos a amar-vos e a respeitar-vos, ao longo de toda a vossa vida? Noivos: Estou, sim.

Padre: Estais dispostos a receber amorosamente os filhos como dom de Deus e a educá-los segundo a lei de Cristo e da sua Igreja? Noivos: Estou, sim.

(8)

Consentimento

Padre: Uma vez que é vosso propósito contrair o santo Matrimónio, uni as mãos direitas e manifestai o vosso consentimento na presen-ça de Deus e da sua Igreja.

Mário: Eu, Mário, recebo-te por minha esposa a ti Joana, e prometo ser-te fiel, amar-ser-te e respeitar-ser-te, na alegria e na trisser-teza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

Joana: Eu, Joana, recebo-te por meu esposo a ti Mário, e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

Aceitação do consentimento

Padre: Confirme o Senhor, benignamente, o consentimento que mani-festastes perante a sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção. Não separe o homem o que Deus uniu.

Padre: Bendigamos ao Senhor. Todos: Graças a Deus.

Bênção e entrega das alianças

Padre: Abençoai e santificai, Senhor, o amor dos vossos servos Mário e Joana, para que, entregando um ao outro estas alianças em sinal de fidelidade, recordem o seu compromisso de amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na

Todos: Ámen.

Mário: Joana, recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Joana: Mário, recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha

fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bênção Nupcial

Padre: Pai santo, criador do Universo, Que formastes o homem e a mu-lher à Vossa imagem E quisestes abençoar a família por eles for-mada, Humildemente Vos suplicamos por estes Vossos servos Que hoje se unem pelo Sacramento do Matrimónio. Desça, Se-nhor, sobre esta esposa Joana e seu marido Mário. A abundân-cia das vossas bênçãos, E a virtude do Espírito Santo inflame os seus corações, Para que, no dom recíproco do seu amor, Ale-grem com seus filhos a família e a Igreja. Eles Vos louvem, Se-nhor, na alegria E Vos procurem na tristeza; No trabalho sintam a Vossa ajuda E nas dificuldades a Vossa consolação; Rezem na Assembleia Cristã E sejam vossas testemunhas no mundo; E de-pois de uma vida longa e feliz, Alcancem, com todos estes seus amigos, A felicidade do Reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Referências

Documentos relacionados

Será também dada relevância à abordagem e à prevenção da disfonia através da terapia da fala, com adoção de medidas de higiene vocal, bem como de exercícios vocais, com o

PARÁGRAFO QUARTO - Quando da efetivação do pagamento, será consultado os documentos comprobatórios de situação regular em relação à Seguridade Social, Fundo de

Algumas tabelas que criamos apresentam uma alta variabilidade, seja pela imprecisão de informação ou por uma rotatividade dessa. Estudando o lucro de uma empresa,

Nesse aspecto, e levando-se em consideração que ainda não existem soluções definitivas para o enfrentamento dos malefícios para a sociedade do fenômeno das fake news ,

Para atingir o objetivo geral desta trabalho, que foi avaliar o impacto dos expositores no ponto de venda, foi aplicada uma pesquisa em duas etapas distintas: identificação

- PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL E DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São

The New Technologies for the Engineering and Technology Education March 02 - 05, 2008 – Peruíbe/Santos, Brazil.. International Conference on Engineering and

Fonte: Inspirado em Agenda Digital Imagina Chile (2013-2020), Estrategia Digital Nacional (México, 2013), Plan Nacional de TICs 2008-2019 (Colômbia), Propostas para um Programa