• Nenhum resultado encontrado

Sobre o Autor. Você pode saber mais sobre o Espinha aqui:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sobre o Autor. Você pode saber mais sobre o Espinha aqui:"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

Sobre o Autor

Roberto Gil Espinha com mais de 15 anos de experiência em projetos com especial ênfase em Fi- nanças e TI, vários destes como executivo da Datasul, atual Totvs. Atualmente é sócio Diretor da Euax, e lidera a equipe que desenvolve e comercializa o Artia, uma ferramenta inovadora voltada para a Gestão de Projetos. Também atua como consultor em empresas na estruturação de seus pro- cessos e metodologias de gestão de projetos, infra de TI e na adoção de boas práticas de engenharia de software. Bacharel em Administração de Empresas, com especializações em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e em Engenharia de Software pela PUC-PR. Certificado PMP e PMI-ACP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIM e CSM, CSP pela Scrum Alliance.

Espinha, como é mais conhecido, tem praticado com determinação a organização do trabalho em equipe para poder ir para casa mais cedo curtir a família, e às vezes praticar mergulho.

Você pode saber mais sobre o Espinha aqui:

http://br.linkedin.com/in/robertoespinha

(3)

3

Índice

Sobre o Autor �����������������������������������������������������������������������������������������������������������������2 Introdução ���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������4

1. Você fica vermelho quando questionado sobre o andamento dos projetos. ������������������������������� 5 2. Para planejar um novo trabalho e se comprometer com prazos você precisa falar com metade da empresa ��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� 6 3. Sua rotina é apagar incêndios e você não consegue focar no que é realmente importante.������� 7 4. Para saber da produtividade e eficiência de seu pessoal você precisa fazer magia. ������������������� 8 5. Para identificar o projeto mais rentável você dedica horas e mais horas debruçado em planilhas ���� 9 6. Você nunca tem as informações precisas e na hora certa para comunicar o status das atividades para o cliente. ��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������� 10 7. Nitidamente, de um projeto para o outro, as causas dos problemas teimam em se repetir. ���� 11 8. As entregas e projetos parecem ser infinitos: você gasta muita energia para encerrá-los. ������� 12

Conclusão ��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������13 O Artia ��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������14

(4)

Introdução

À partir do momento que uma empresa passa a ter sob sua responsabilidade a geração de diversos produtos ou serviços e o atendimento a uma carteira expressiva de clientes, surge a necessidade de que ela passe a trabalhar com a organização do trabalho das equipes muito bem estruturada.

Isto porque através da organização das atividades, você pode alocar um esforço temporário para gerar resultado específico, delimitando início, meio e fim, com a alocação adequada dos recursos necessários e com metas muito bem definidas.

Assim é mais fácil gerir o conhecimento, as lições aprendidas e melhores práticas, a utilização ade- quada da mão de obra da empresa, e como consequência fidelizar o cliente através de qualidade e pontualidade.

Se no dia a dia de sua empresa, você se depara com falta de visibilidade do andamento dos pro- jetos, não consegue mais lembrar a data de conclusão das atividades ou saber a quantidade de trabalho realizado, fique atento!

Acompanhar o que já começou, o quanto andou e o que falta fazer é penoso, e exige que você junte informações de muitas planilhas e relatórios. É difícil saber se os projetos têm rentabilidade ou não. Seu time acaba repetindo os mesmo erros e até a comunicação com o cliente fica falha, porque faltam informações concretas e precisas para lhe apresentar. Está complicado?

Este ebook apresenta oito sinais claríssimos de que é chegada a hora de sua empresa dar um passo importantíssimo na direção da excelência operacional e da rentabilidade de seus projetos. Você vai descobrir que a solução para este problema é mais simples e rápida do que você imagina!

Organizar o trabalho de sua equipe utilizando a solução adequada trará facilidades e resultados dos quais uma empresa de sucesso não pode abrir mão!

Vamos a eles!

(5)

5

1. Você fica vermelho quando questionado sobre o an- damento dos projetos.

Perguntas sobre o andamento das atividades deixam você desconfortável. Você não en- contra informações estruturadas para respondê-las.

Isso mesmo, tudo aquilo que você e seu time tentam organizar e controlar através de planilhas, lembretes, correios eletrônicos, entre outros mecanismos, fazem você levar bastante tempo para ter respostas.

E em momentos como este, quando muitas vezes tem alguém na sua mesa esperando uma posição, você percebe que uma solução de gestão apropriada, com informações integradas e atualizadas com a frequência ideal, poderia lhe dar as respostas e tornar sua gestão muito mais eficiente.

(6)

2. Para planejar um novo trabalho e se comprometer com prazos você precisa falar com metade da empresa.

Você não tem uma solução para um bom planejamento, que permita avaliar a alocação dos componentes de seu time. As estimativas não são confiáveis e você não consegue fazer uma organização precisa das tarefas.

Para saber a situação de cada tarefa é necessário um esforço enorme. Você precisa falar com cada membro do time, e confiar cegamente no que lhe disserem. Identificar se al- guém está sobrecarregado ou com folga é quase impossível.

Com o aumento da quantidade de projetos e entregas não dá mais pra puxar da memória todas estas informações. Conhecer todas as experiências, saber todos os projetos e ativ- idades de cada colaborador, de cabeça, nem pensar.

É necessário então contar com uma solução que permita o planejamento dos seus pro- jetos com todas as suas características e considerando a capacidade ideal de seu time.

(7)

7

3. Sua rotina é apagar incêndios e você não consegue focar no que é realmente importante.

Seu dia a dia é pautado em resolver problemas. Seu foco é no urgente e não no impor- tante!

Você não dispõe de mecanismos para visualizar a carga de trabalho do time e verifi- car as datas de encerramento previstas para os trabalhos já em andamento. Para saber quais as pessoas mais adequadas para um novo projeto e quem seria mais produtivo, se está alocado no período ou não, é complicado. Passar um status sobre o andamento do projeto, é trabalho árduo.

Desta forma, não há como aplicar seu tempo em ações pró-ativas, buscar novas ferra- mentas para melhorar a qualidade do trabalho, avaliar a capacitação de seu time, fazer coaching ou reuniões de feed-back com suas peças chave. Enfim, dedicar mais atenção a atividades importantes que promovem mudanças e mantém os times mais produti- vos e motivados.

(8)

4. Para saber da produtividade e eficiência de seu pes- soal você precisa fazer magia.

Como fazer melhor uso da capacidade do time? Como identificar os pontos mais fortes de cada um, quem é mais produtivo ou quem gera menos retrabalho?

Quando você percebe, seu time está super alocado, ou tem projetos com prazo estoura- dos ou a estourar. Conhecer a assertividade de prazos de cada um, ou a eficiência na estimativa, é muito custoso.

Para remunerar um colaborador, você não consegue se basear no desempenho dele em relação a realização de sua tarefas.

Apesar de tanto esforço, você segue convivendo com críticas sobre a qualidade e cum- primento de prazos! Não há como manter um time motivado sem uma forma de acom- panhar e individualizar os indicadores de desempenho. Uma solução automatizada e colaborativa para organização das atividades, pode ajudar com relatórios e gráficos da produtividade do time, com base em informações de apontamento de horas, por exem- plo.

(9)

9

5. Para identificar o projeto mais rentável você dedica horas e mais horas debruçado em planilhas.

Você sabe que todas as atividades planejadas para seu time tem uma previsão de es- forço e que a soma delas gera o custo de seu projeto. Sabe também que a margem de cada um destes projetos colabora diretamente para o resultado de sua empresa.

Mesmo assim, você não consegue saber como seus projetos têm se comportado em relação aos custos e sua rentabilidade.

O controle da alocação é complexo, identificar o realizado e atingir o máximo da produ- tividade de seu time é quase impossível!

É importante que você possa contar uma solução que, sem gastar horas valiosas, juntan- do planilhas e fazendo cálculos, tentando identificar o esforço realizado, inclusive o ex- tra, lhe faça chegar aos resultados de seus projetos, apontado a rentabilidade e o de- sempenho deles.

(10)

6. Você nunca tem as informações precisas e na hora cer- ta para comunicar o status das atividades para o cliente.

Se você fica vermelho ao responder perguntas sobre o projeto, quando chega a hora de prestar contas ao cliente então, seu coração dispara!

O acompanhamento do status das atividades pelo cliente é um diferencial na prestação de seus serviços, e passam segurança e profissionalismo.

Com uma organização pouco eficiente, falta de acompanhamento efetivo do trabalho realizado, do cumprimento dos prazos, das ações corretivas ou preventivas, é muito complicado chegar a um status confiável e claro para repassar ao cliente, sem compro- meter a integridade das informações.

Somente com uma solução que permita o registro de informações importantes, que es- teja disponível para receber os dados de forma fácil e em tempo real, você poderá man- ter o cliente bem informado sobre o status de seus projetos.

(11)

11

7. Nitidamente, de um projeto para o outro, as causas dos problemas teimam em se repetir.

Colaboração e lições aprendidas são fatores de sucesso na implementação de projetos em sua empresa. Com elas é possível aprender com falhas já conhecidas e promover melhorias, aumentando a qualidade e produtividade de suas atividades.

No entanto, sem um repositório adequado, de fácil acesso, à disposição para que os par- ticipantes dos projetos possam colaborar com suas experiências e buscar informações sobre histórico dos projetos já realizados, este cenário mais parece um sonho distante.

Sendo assim, os projetos mudam, mas os problemas voltam a ocorrer, e tempo, esforço e custo voltam a ser dispendidos para tratar do que já é conhecido e poderia facilmente ser mitigado ou resolvido.

(12)

8. As entregas e projetos parecem ser infinitos: você gasta muita energia para encerrá-los.

É difícil saber se todas as atividades foram finalizadas e as pendências resolvidas. Não há como identificar se todo o trabalho previsto foi feito. Saber se todos os documentos e materiais necessários foram gerados, então nem se fala!

Você precisa de um esforço enorme, buscando emails, relembrando telefonemas, vas- culhando atas de reunião para conseguir encerrar seus projetos.

É difícil também medir o desempenho do time em relação ao esforço previsto e o realiza- do e se os prazos foram cumpridos.

Desta forma, não é possível saber se seus projetos têm tido sucesso ou se têm fracassa- do em relação aos principais indicadores de desempenho aplicáveis.

Com uma solução que ofereça o acompanhamento efetivo do andamento das ativ- idades, o encerramento de um projeto acontece de forma natural, como uma conse- qüência do que foi realizado até aquele momento, sem necessidade de correr atrás de informações perdidas.

(13)

13

Conclusão

Se você se identificou com a maior parte dos sinais aqui apresentados, não se preocupe, você não é o único. Exatamente por isso preparamos este ebook. Acreditamos que este material tenha ajudado sua empresa e você a dar um passo importante na direção da excelência operacional e da rentabili- dade de seus projetos!

Chega de sofrimento na gestão de seus projetos. Existem soluções tecnológicas especializadas em organização do trabalho, com recursos e facilidades que incentivarão a cultura colaborativa do time, trarão mais eficiência na gestão e execução das tarefas e muita credibilidade junto ao seu cliente.

Claro que organizar o trabalho de sua equipe utilizando a solução adequada torna essa evolução muito mais fácil e com resultados mais perceptíveis!

Ah, um detalhe bem importante: a motivação do time é fator chave para garantir o sucesso da orga- nização do trabalho em equipe, e também nesse ponto, como você viu, a tecnologia pode ajudar.

E vamos ser honestos, você percebeu como uma solução para a organização do trabalho em equipe é fácil e prática?

Estamos a disposição para passar mais informações e contribuir com a sua busca neste desafio. Con- tate-nos através do email roberto.espinha@artia.com Se você gostou do material, seja colaborativo e compartilhe:

http://goo.gl/tvfZ2N http://goo.gl/oSZSmk http://goo.gl/ogZdDJ

(14)

O Artia

Ajudamos você a aumentar a visibilidade do trabalho que está sendo realizado por sua equipe.

Através da solução Artia vamos ajudá-lo a criar maior sinergia e comprometimento de seus profis- sionais. Aumento da colaboração da equipe facilitando a comunicação e o controle dos projetos, atividades e tarefas em andamento são benefícios que oferecemos aos gestores e líderes das empre- sas a partir da solução Artia.

Somamos estes benefícios em clientes por todas as regiões do país em segmentos como Marketing e Publicidade, TI, Desenvolvimento de Software, Engenharia, Indústria, P&D, Consultorias e Profissionais liberais.

Conheça nosso blog : http://artia.com/blog

e entre em contato conosco http://artia.com/contato

Referências

Documentos relacionados

A história deste dia prende-se com a do bispo Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que

Para produzir hemoglobina e glóbulos vermelhos, o corpo precisa de ferro, vitamina B-12, folato e outros nutrientes provenientes dos alimentos, portanto, uma dieta saudável é um

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

3.1) Existe um projeto, em parceria com a FEI, visando a implantação de um Laboratório Lean nessa faculdade de engenharia. Ferro tem um ótimo contato com o

Como não há garantia de que este FUNDO terá o tratamento tributário para fundos de longo prazo, fica expressamente ressalvado que a ocorrência de alteração nas alíquotas a que

Se você permanecer em silêncio e não der nenhuma informação, o Serviço de Imigração talvez não tenha nenhuma prova que você esteja aqui ilegalmente, eles talvez não

lhante; linhas vasculares bem v1S1veis, cheias de conteúdo amarelo-pardo, em geral retas; pa- rênquima axial moderadamente abundante, pa- ratraqueal em faixas; raios

Não será permitida nesta prova a presença dos demais candidatos, nem de pessoas não autorizadas pela Comissão Organizadora, devendo o candidato apresentar-se com, no