• Nenhum resultado encontrado

Visão Geral. Financeiro - Contas a Receber

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Visão Geral. Financeiro - Contas a Receber"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Visão Geral

Financeiro - Contas a Receber

(2)

Sumário

Sumário ... 2

1. Introdução – Visão Geral do Contas a Receber ... 3

1.1 Objetivos Instrucionais ... 3

1.2 Conceito de Contas a Receber ... 3

1.3 Macro Fluxo do Contas a Receber ... 3

1.4 Principais Cadastros ... 5

1.5 Cadastro de Clientes – Conceitual ... 7

1.6 Principais Campos ... 7

1.7 Processo de Contas a Receber ... 9

1.8 Processo de Integrações ... 10

1.9 Processo de Baixa a Receber ... 10

1.10 Processo de Movimentações Bancárias ... 11

1.11 Processo de Controle de Cheques ... 11

1.12 Conclusão ... 11

(3)

3

1. Introdução – Visão Geral do Contas a Receber

Olá!

Seja bem-vindo ao treinamento Visão Geral do Contas a Receber do ambiente Financeiro.

1.1 Objetivos Instrucionais

Ao término deste treinamento você terá conhecido um pouco mais sobre:

• Conceito do Contas a Receber.

• Macro Fluxo do Contas a Receber.

• Principais Cadastros.

• Principais Processos.

1.2 Conceito de Contas a Receber

O ambiente de Contas a Receber proporciona um controle das atividades da área de cobrança:

• Controle da carteira a receber no geral.

• Controle da conta corrente dos clientes, emissão de faturas/duplicatas e envio de cobranças.

• Análise para controle do grau de eficiência da cobrança.

• Análise para controle do grau de eficiência financeira nos recebimentos pela organização.

1.3 Macro Fluxo do Contas a Receber

Em Contas a Receber temos os seguintes processos:

Inclusão: é o processo de entrada de documentos financeiros que representem valores a serem recebidos pela organização.

Normalmente são notas fiscais faturadas que representam crédito para os clientes na venda de um produto ou serviço.

(4)

Manutenção: é o processo que auxilia a manter a carteira de documentos a receber de acordo com a realidade, caso seja necessário corrigir algum documento financeiro a receber ou excluir do sistema alguma cobrança indevida, a manutenção auxilia o administrador nesse gerenciamento, quando necessário.

Baixas: é o processo de baixa de documentos a receber, ou seja, é o registro da movimentação em uma organização. Quando um cliente efetua o pagamento de uma cobrança e esta ação movimenta valores para uma conta bancária ou para o caixa da empresa, este processo movimenta o fluxo de caixa da organização, dessa forma, registra-se uma baixa a receber representando este processo.

Compensação: é o processo de confronto de créditos que um cliente possui com débitos existentes deste mesmo cliente. Vamos imaginar que a organização é uma empresa de produtos de insumos de escritório, e um cliente solicitou papel sulfite para a sua empresa, quando a mercadoria foi entregue, percebeu-se que o cliente realmente necessitava de um papel sulfite tamanho A4, que não era o que foi entregue a ele. O cliente efetuará a devolução deste produto, gerando um crédito na organização que vendeu a mercadoria. Quando este cliente efetuar uma nova compra, esta cobrança poderá ter valores abatidos do total com o crédito criado anteriormente com a devolução de mercadorias ocorridas.

Nestes processos mais importantes, existem algumas entidades no sistema, com informações que apoiam esses processos básicos. Essas entidades são:

Cliente: o cadastro do cliente é a entidade que determina os processos de recebimento de uma organização. É a partir de sua solicitação são gerados os documentos a receber que representam valores a serem recebidos pela organização, apoiando os processos que ocorrem quando algum produto ou serviço é solicitado. Se não houvesse um cadastro de cliente, não seria possível saber para quem deveríamos cobrar uma dívida e até mesmo onde deveríamos entregar um produto ou prestar um serviço solicitado. Assim, o cadastro de clientes é uma das ferramentas mais importantes que uma organização pode ter para aumentar a sua produtividade e lucratividade.

Bancos: o cadastro de bancos é uma das entidades mais importantes do sistema. É a partir dele que conseguimos efetuar as movimentações de entrada e saída de valores pela organização. Se não fosse por essas informações, não seria possível enviar aos clientes as cobranças com os dados bancários.

Moedas: este cadastro é utilizado para informar taxas de variação cambial quando uma organização trabalha com mais de uma moeda. Podemos ter uma organização que trabalha com processos em que o valor monetário é real, mas há transações que são efetuadas e o valor monetário é em dólar, sendo assim, é necessário converter os valores de reais para o dólar e vice-versa para que o processo reflita o real valor movimentado.

Cheques: a emissão de um cheque é uma ordem de pagamento à vista expedida contra um banco sobre fundos depositados na conta do emitente para pagamento ao beneficiário do cheque. Ou seja, é a ordem de pagamento que será expedida contra o saldo bancário do titular do cheque.

Naturezas: a natureza financeira é a forma de classificar e agrupar as movimentações financeiras no sistema. São apenas valores sendo recebidos e pagos, porém, não se sabe a razão ou origem dessas movimentações, nesse sentido é que a natureza financeira atua dizendo o motivo e a origem de um movimento.

Exemplo: O pagamento de uma despesa de energia elétrica terá o movimento no fluxo de caixa classificado como Consumo de Energia Elétrica.

Títulos Financeiros: os títulos financeiros são documentos que representam o valor empenhado em algum pagamento ou um valor de crédito. Exemplo: O provisionamento do pagamento de um serviço de segurança por um fornecedor e um crédito para um cliente pela aquisição de produtos produzidos pela organização.

(5)

5 Movimentos Bancários: os movimentos bancários são as representações de circulação de valores monetários, vinculados a uma origem, que pode ser pessoa física ou jurídica, utilizando uma organização bancária que intermedeia os relacionamentos necessários para as movimentações de valores da origem até o destino.

Exemplo: Pagamento de um serviço a um fornecedor por meio do pagamento de boleto bancário.

Títulos de Impostos: os títulos financeiros de impostos são documentos que representam o valor empenhado em alguma obrigação com alguma entidade governamental. Geralmente são gerados a partir de outros processos financeiros passíveis de retenção de impostos.Exemplo: O pagamento de uma conta de energia elétrica é passível do recolhimento do imposto do ISS – Imposto sobre o Serviço Prestado.

E além das entidades, temos alguns processos de apoio que completam o ciclo de processos do ambiente do Contas a Receber, que são:

Transferências: As transferências podem ser utilizadas para manipular documentos financeiros entre carteiras.

Exemplo: Existe a carteira Normal do Contas a Receber que possui um título a receber de um cliente. Neste processo, a este cliente, foi concedido um desconto, assim na rotina de transferência, podemos transferir um título da carteira a receber Normal para a carteira a receber Descontada.

Comunicação Bancária: utilizada quando existir o processo de movimentações bancárias automatizadas com alguma organização bancária. Exemplo: Utilizar o serviço do banco de processamento de movimentações bancárias via CNAB.

Controle de Cheques: é o processo de apoio para gerenciamento de cheques recebidos pela organização, assim como o controle de origem e destinação de cada cheque.

Controle de Impostos: o processo de controle de impostos visa gerenciar o crédito de impostos na carteira de títulos a receber, sendo que a obrigação com as organizações governamentais nos processos comerciais passíveis de retenção de impostos é dos clientes.

Quando o cliente efetua algum pagamento para organização, e este processo é passível de retenção de imposto serão gerados títulos de créditos do tipo abatimento no sistema, destacando o valor de impostos que será recolhido pelo cliente e deduzido do valor a ser pago pelo cliente.

1.4 Principais Cadastros

(6)

Falaremos mais sobre os principais cadastros que apoiam grande parte dos principais processos do ambiente Financeiro, como foco no Contas a Receber e que são necessários para o funcionamento básico do sistema.

Moedas: este cadastro tem o objetivo de registrar a taxa cambial em outras moedas que serão usadas para conversão de valores no sistema. Ou seja, tem o propósito de registrar a taxa cambial de moedas monetárias utilizadas no sistema, além da moeda principal ou moeda forte. É muito utilizado para organizações que trabalham com diversas cotações como Dólar, Peso, Libra etc. Além de índices financeiros com o IGP, IGPM etc.

Tipos de Títulos: este cadastro permite classificar os tipos de títulos existentes, sendo possível realizar alterações, descrições, identificar se os títulos referem-se aos abatimentos concedidos ou obtidos e definir se irão somar ou abater valores das contas correntes de clientes ou fornecedores.

Condições de Pagamento: cadastro de Condições de Pagamento que atende aos principais pontos no processo e negociação de uma determinada venda ou pagamento. Nela são informadas quando e como o pagamento dos títulos de uma venda será realizado, especificando as datas de vencimento, número e valores das parcelas.

Tipos de Entrada e Saída: cadastro de Tipos de Entrada e Saída inclui automaticamente títulos a carteira a pagar, que são compras e entradas, e a carteira a receber que são vendas e saídas, no ambiente Financeiro.

Naturezas: o cadastro de Natureza tem o objetivo de classificar os movimentos do ambiente Financeiro, auxiliando as análises gerenciais do sistema. Ou seja, possibilita o controle das finanças da empresa, sem a colaboração direta ou dependência da contabilidade na geração automática de títulos. Por meio da natureza de operação financeira, o sistema faz a classificação dos títulos a pagar e a receber, e todos os seus processos, conforme a operação. O cadastro de naturezas é importante, também, na definição do cálculo da maioria dos impostos tratados pelo ambiente Financeiro.

Orçamentos: o cadastro de orçamento tem o objetivo de registrar o planejamento mensal de valores empenhados, destinado a uma determinada operação. O orçamento é feito por natureza de operação financeira e por moeda do sistema, sendo possível controlar neste nível de detalhe o planejamento financeiro das operações que serão realizadas ao longo de um período numa organização. Orçar significa fazer a previsão de um determinado evento, em função das entradas e saídas de recursos financeiros. O orçamento é utilizado para planejar financeiramente as atividades operacionais, quer sejam atividades rotineiras (como folha de pagamento, por exemplo) ou esporádicas (como projetos, participação em eventos).

Bancos: o cadastro de Bancos tem o objetivo de registrar todas as contas bancárias de propriedade da organização que serão usadas nas transações financeiras do sistema. Ou seja, este cadastro permite a inclusão de bancos, caixas e agentes cobradores com os quais uma empresa trabalha. As contas correntes devem ser cadastradas individualmente, mesmo que pertençam ao mesmo banco. O cadastro de Bancos está presente em todas as transações financeiras da Linha de Produto Microsiga Protheus e é de extrema importância para controle do fluxo de caixa, emissão de borderôs, baixas manuais e automáticas dos títulos.

Lançamentos Padronizados: o cadastro de lançamento tem o objetivo de determinar como e quais lançamentos serão feitos para o ambiente da Contabilidade Gerencial. Este cadastro é o elo entre os diversos ambientes da Linha de Produto Microsiga Protheus e o ambiente Contabilidade Gerencial. Toda a integração contábil será feita a partir dos dados e regras aqui cadastrados. As regras contábeis são fundamentais para a correta integração contábil, portanto, antes de iniciar o cadastramento é necessário definir como cada processo gerador de lançamentos contábeis deverá ser integrado. Uma vez estabelecidas as regras de contabilização, os processos serão automaticamente contabilizados sem a necessidade de intervenção do usuário.

Clientes: O cadastro do cliente é a entidade que determina o início dos processos de recebimento de uma organização.

(7)

7

1.5 Cadastro de Clientes – Conceitual

É partir da solicitação do cliente que são gerados os documentos que representam valores a serem recebidos pela organização, e que apoiam os processos que ocorrem quando algum produto ou serviço é solicitado. Se não houvesse um cadastro de cliente com suas informações, não seria possível saber a quem deveríamos cobrar uma dívida e até mesmo onde deveríamos entregar um produto ou prestar um serviço. Assim, o cadastro de clientes é uma das ferramentas mais importantes que uma organização pode ter para aumentar a sua produtividade e lucratividade.

Este cadastro reúne todas as informações necessárias para o processo de venda de produtos e serviços, além da cobrança de débitos aos clientes.

Para incluir um novo cadastro de cliente acesse: Atualizações / Cadastros / Clientes.

1. Acesse a opção Incluir.

2. Preencha as informações solicitadas.

3. Clique em Confirmar.

1.6 Principais Campos

Os principais campos do cadastro do lançamento padrão são:

Aba Dados Cadastrais

Código: código que individualiza cada um dos clientes da empresa. É complementado pelo código da loja.

Loja: código identificador de cada uma das unidades (lojas) de um cliente. Permite o controle individual dos estabelecimentos no que diz respeito à transações fiscais e sumarização por cliente, sendo possível trabalhar com filiais do mesmo cliente.

Razão Social: nome ou razão social do cliente.

Nome Fantasia: é o nome pelo qual o cliente é conhecido. Auxilia nas consultas e nos relatórios do Sistema.

Endereço: Endereço do cliente.

Município: Município em que está localizado o endereço do cliente.

UF: sigla da unidade da federação em que está localizado o cliente, Estado.

Tipo: Define o tipo da pessoa do cliente, influenciando diretamente à tributação das vendas realizadas a ele. Pode ter os seguintes valores:

F – Consumidor final.

L – Produtor rural.

R – Revendedor.

S – Solidário.

X – Exportação.

CPF/CNPJ: código do cadastro de Pessoa Física ou cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do cliente.

(8)

Aba Administrativo/Financeiro

Natureza: Natureza financeira a ser utilizada para o fornecedor no momento da geração de títulos para o ambiente Financeiro.

Endereço de Cobrança: Endereço para onde deve ser enviada a cobrança.

Endereço de Recebimento: endereço da central de compras do cliente ou recebimento do produto/serviço.

Vendedor: vendedor responsável por atender a este cliente.

Percentual de Comissão: percentual apresentado como padrão na tela do pedido de venda para cálculo de comissão. Tem prioridade sobre o percentual informado no cadastro de Vendedor, porém não sobre o percentual informado no produto. No ambiente Financeiro, esse percentual não é considerado, o que conta é o percentual de comissão cadastrado em Vendedores.

Conta Contábil: código da conta contábil em que deve ser lançado (via lançamento padrão) nas movimentações do cliente na integração contábil, se houver.

Banco 1 ... 5: código do agente cobrador sugerido como primeira opção para a distribuição automática dos títulos do cliente, no momento da montagem de um borderô de cobrança.

Maior Saldo: valor histórico do maior saldo devedor em aberto para um determinado cliente. Esse campo tem tratamento interno do sistema, assim, não pode se editado manualmente.

Maior Compra: identifica o valor da maior compra realizada pelo cliente na empresa. Este campo tem tratamento interno do sistema, por isso é atualizado a cada nota fiscal emitida ou título financeiro incluído, portanto, não pode ser editado manualmente.

Média de Atraso: identifica a média de atrasos (em dias) de títulos quitados pelo cliente. Este campo tem tratamento interno do sistema, por isso é atualizado a cada baixa de títulos em atraso em nome do cliente, portanto, não pode ser editado manualmente.

Número de Compras: dado histórico do número de compras realizadas por um cliente na empresa. Esse campo tem tratamento interno do sistema, por isso é atualizado a cada pedido de venda emitido no nome do cliente, portanto, não pode ser editado manualmente.

Saldo de Títulos: saldo atual das duplicatas a serem recebidas para cliente. Este campo tem tratamento interno do sistema, assim, não é editado manualmente.

Números de Pagamento: dado histórico do número de pagamentos do cliente. O sistema utiliza este campo para calcular a média de atraso do cliente. Este campo tem tratamento interno do sistema, a cada pagamento efetuado soma-se um, portanto, não pode ser editado manualmente.

Títulos Protestados: número de títulos protestados para o cliente.

Maior Duplicata: dado histórico do valor da maior duplicata emitida para o cliente.

Saldo na Moeda do Cliente: saldo atual das duplicatas, a serem recebidas do cliente, convertido em moeda forte. A moeda utilizada para essa conversão deve ser definida no parâmetro <MV_MCUSTO>.

Aba Fiscais

Recolhe ISS: informa se o cliente é responsável pelo recolhimento do ISS. Caso o cliente não seja, o sistema fará a retenção do tributo.

(9)

9 Recolhe INSS: campo para tratamento de efetivação de cálculo ou não de INSS, nos títulos desse cliente.

Recolhe Pis: campo para tratamento de efetivação de cálculo, ou não, de PIS nos títulos desse cliente.

Recolhe Cofins: campo para tratamento de efetivação de cálculo, ou não, de Cofins nos títulos desse cliente.

Recolhe CSLL: campo para tratamento de efetivação de cálculo ou não de INSS nos títulos desse cliente.

Aba Vendas

Condição de Pagamento: código da condição de pagamento padrão para o cliente.

Tipo Período: informa o tipo de período para fechamento das duplicatas provisórias a serem efetivadas no sistema para os clientes periódicos.

1.7 Processo de Contas a Receber

No Contas a Receber temos os seguintes processos que também dão início aos demais. São eles:

Inclusão é o processo de entrada de documentos financeiros que representam valores a serem recebidos pela organização, sendo um dos principais processos que alimenta a carteira a receber do sistema. Normalmente são notas fiscais faturadas que representam crédito com os clientes na venda de um produto ou prestação de serviço, por exemplo.

A Substituição de Títulos Provisórios é utilizada para provisionar receitas que irão ocorrer para efeitos de orçamentos/fluxo de caixa. Na implantação do título deve ser indicado o tipo PR ou informada sua condição no campo Tipos de Títulos. É necessário efetivá-lo, para que se tornem documentos financeiros e alimente a carteira a receber do sistema.

A Solicitação de Transferência pode ser utilizada para manipular documentos financeiros entre carteiras. Exemplo: Existe a carteira Normal do contas a receber que possui um título a receber de um cliente, neste processo, foi concedido um desconto a ele.

Dessa forma, na rotina de transferência podemos transferir um título da carteira a receber Normal para a carteira a receber Descontada.

Assim, ocorre solicitação de transferências como controle de aprovação de transferência de documentos financeiros a receber. E todas as informações desses processos mencionados vai para o Contas a Receber.

(10)

1.8 Processo de Integrações

Em Integrações temos os seguintes processos que são também geradores de contas a receber via integrações com outros ambientes da Linha de Produto Microsiga Protheus:

No fluxo do ambiente Faturamento temos o pedido de venda, quando faturado gera o documento de entrada, integrando o Financeiro via configuração de TES com o Contas a Receber, e com a geração do título a receber o ambiente Financeiro integra-se com a Contabilidade Gerencial via Lançamento Padronizado gerando o lançamento contábil.

1.9 Processo de Baixa a Receber

O processo de Baixas a Receber ocorre quando um título a receber é processado mediante a um recebimento de valores.

Pode ocorrer de duas formas: Por meio da baixa a receber do Contas a Receber ou por meio do processo de Recebimentos Diversos, no qual vários documentos podem ser relacionados a um recebimento, podendo baixar várias contas a receber, gerando movimentos de baixa. Neste processo existe o Rateio de múltiplas Naturezas e Centros de Custos, que serão integrados ao ambiente Contabilidade Gerencial via Lançamento Padronizado.

(11)

11

1.10 Processo de Movimentações Bancárias

Seguindo o fluxo dos processos, na Baixa a Receber são gerados os Movimentos de baixa que são os Movimentos Bancários.

Estes podem ser gerados também via Transferências de títulos, dependendo da carteira a receber de destino, e também pela Comunicação Bancária, por meio de Borderô de Recebimentos processados.

1.11 Processo de Controle de Cheques

1.12 Conclusão

Assim, você terminou o treinamento Visão Geral do Contas a Receber do ambiente Financeiro.

Neste treinamento você conheceu um pouco mais sobre:

(12)

• Conceito do Contas a Receber.

• Macro Fluxo do Contas a Receber.

• Principais Cadastros.

• Principais Processos.

Referências

Documentos relacionados

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Identification was made based on the morphological characteristics of conidia, phialides and hyphae (BARNETT; HUNTER, 1998; LUZ, 2012) and the molecular analysis with

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma