• Nenhum resultado encontrado

OBSERVAÇÕES USE CANETA AZUL OU PRETA E SEM RASURAS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OBSERVAÇÕES USE CANETA AZUL OU PRETA E SEM RASURAS."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TP- Trabalho de Pesquisa – Língua Portuguesa

Nome: _____________________________________________Nº: ______

Prof.: CLÁUDIO 9º Ano /Turma: 17/03/2017

OBSERVAÇÕES – USE CANETA AZUL OU PRETA E SEM RASURAS. 1- Com relação à classificação do sujeito, assinale a alternativa correta.

a) A oração: “Todos cantaram durante o evento” apresenta um exemplo de sujeito indeterminado.

b) A oração: “A respeito desta informação, falo eu!” apresenta um exemplo de sujeito oculto (determinado). c) A oração: “Andavam devagar, em fila, nove ou dez”, apresenta um exemplo de oração sem sujeito.

d) A oração: “Falam por nós os desprovidos de justiça, os humildes de alma”, apresenta um exemplo de sujeito composto.

e) A oração: “Não se falava dele na reunião”, apresenta um exemplo de sujeito simples.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

De um jogador brasileiro a um técnico espanhol

João Cabral de Melo Neto Não é a bola alguma carta

que se leva de casa em casa: é antes telegrama que vai de onde o atiram ao onde cai. Parado, o brasileiro a faz ir onde há-de, sem leva e traz; com aritméticas de circo ele a faz ir onde é preciso; em telegrama, que é sem tempo ele a faz ir ao mais extremo. Não corre: ele sabe que a bola, Telegrama, mais que corre voa.

(Disponível em: <http://www.revista.agulha.nom.br/futebol.html#jogador> Acesso em: 12 out. 2011.)

2- Quanto aos aspectos morfossintáticos do texto, assinale a alternativa correta.

a) O sujeito das duas primeiras estrofes é indeterminado, como se verifica pelos verbos “se leva” e “atiram”. b) O predicado em “Não é a bola alguma carta” e “é antes telegrama...” é verbal, pois os verbos indicam o estado

da bola.

c) O sujeito simples “brasileiro” da terceira estrofe é retomado nas demais estrofes pelo pronome “ele”.

d) O predicado da oração “Ele a faz ir”, na quarta e quinta estrofes, é verbo-nominal, pois indica ação e descreve a bola.

e) O substantivo “telegrama”, no último verso do poema, é um adjunto adnominal de “bola”.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

‘London River’ é drama simples e emocionante de tom político André Barcinski Crítico da Folha de São Paulo

“London River” – “Destinos Cruzados” é um filme simples e emocionante sobre como duas pessoas de origens totalmente diferentes podem ser afetadas da mesma maneira por uma tragédia.

Brenda Blethyn (“Segredos e Mentiras”) vive Elisabeth, viúva que mora num sítio no interior da Inglaterra. No dia 7 de julho de 2005, Elisabeth está assistindo à TV quando vê o noticiário sobre atentados suicidas em Londres. Ela imediatamente liga para a filha, que mora na capital inglesa. Mas a filha não atende.

(2)

Enquanto isso, Ousmane (Sotigui Kouyaté, veterano ator nascido em Mali e morto neste ano), um franco-africano mulçumano, também vai para Londres, procurando o filho.

Como antecipa o título do filme em português, os destinos dessas duas almas perdidas vão se cruzar. A vida deles está, de alguma forma, conectada.

O filme, até então um drama com ares de mistério, ganha um viés mais político, explorando temas como preconceito e a dificuldade de comunicação. Tanto Elisabeth quanto Ousmane vão perceber que nada sabem sobre o outro.

Dirigido pelo franco-argelino Rachid Bouchareb, “London River” peca por um roteiro um tanto

esquemático, mas as atuações contidas de Blethyn e Kouyaté (vencedor do Urso de Ouro em Berlim) dão ao filme uma dignidade comovente.

(Folha de São Paulo, 01/10/2010)

3- Os termos grifados no texto constituem, respectivamente:

a) agente da passiva, objeto indireto, aposto e adjunto adverbial.

b) sujeito simples, objeto indireto, predicativo do sujeito e complemento nominal. c) sujeito simples, complemento nominal, aposto e adjunto adverbial.

d) agente da passiva, complemento nominal, aposto e adjunto adverbial. e) agente da passiva, objeto direto, aposto e adjunto adverbial.

4- Assinale a opção que traz corretas classificações do sujeito e da predicação verbal.

a) "Houve... uma considerável quantidade" - sujeito inexistente; verbo transitivo direto. b) "que jamais hão-de ver país como este" - sujeito indeterminado; verbo transitivo indireto.

c) "mas reflete a pulsação da inenarrável história de cada um" - sujeito simples; verbo transitivo direto e indireto. d) "que se recebe em herança" - sujeito indeterminado; verbo transitivo indireto.

e) "a quem tutela" - sujeito simples; verbo intransitivo.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

CONSIDERAÇÃO DO POEMA (Fragmento)

Não rimarei a palavra sono

com a incorrespondente palavra outono. Rimarei com a palavra carne

ou qualquer outra, que TODAS ME convêm. As palavras não nascem amarradas,

ELAS saltam, se beijam, se dissolvem, no céu livre por vezes um desenho,

são PURAS, largas, autênticas, indevassáveis.

5- Observe o verso:

"As palavras não nascem amarradas"

Assinale a alternativa em que o sujeito e o predicado da oração estejam corretamente analisados:

a) sujeito composto e predicado nominal b) sujeito simples e predicado verbo-nominal c) sujeito composto e predicado verbal d) sujeito simples e predicado nominal e) sujeito simples e predicado verbal

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

SEM DATA

1 Há seis ou sete dias que eu não ia ao Flamengo. Agora à tarde lembrou-me lá passar antes de vir para casa. Fui a pé; achei aberta a porta do jardim, 5entrei e parei logo.

2 "Lá estão eles", disse comigo.

3 Ao fundo, à entrada do saguão, dei com os dois velhos sentados, olhando um para o outro. Aguiar estava encostado ao portal direito, com as mãos sobre os joelhos. D. Carmo, à esquerda, tinha os braços cruzados à cinta. 6Hesitei entre ir adiante 3ou desandar o caminho; continuei parado alguns segundos até que recuei pé ante

(3)

pé. Ao transpor a porta para a rua, vi-lhes no rosto e na atitude 2uma expressão a que não acho nome certo ou

claro: digo o que me pareceu. Queriam ser risonhos e 4mal se podiam consolar. 1Consolava-os a saudade de si

mesmos. (ASSIS, Machado de. "Memorial de Aires". In: OBRA COMPLETA. Rio de Janeiro, Aguilar, 1989.)

6- A alternativa em que está correta a classificação do verbo DAR quanto à predicação é

a) Dei com os dois velhos sentados. - transitivo direto. b) Os jornais não deram a notícia. - transitivo indireto. c) O relógio deu onze horas. - transitivo direto e indireto. d) Quem dá aos pobres empresta a Deus. - intransitivo. e) Esse dinheiro não dá. - intransitivo.

7- Indique a predicação do verbo abaixo. (VTD - VTI - VI - VTDI)

a) Há homens que ASPIRAM ao poder pela força. ___________________________________________________ b) O diretor ATENDEU muito bem os alunos._______________________________________________________ c) CHAMAVAM o jogador de cestinha._____________________________________________________________ d) Com jeito, a garota acabou ATENDENDO ao pedido do colega._______________________________________ e) PRECISAMOS de tempo para recompor as economias. ____________________________________________

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

OS CÃES

- Lutar. Podes escachá-los ou não; 1o essencial é que lutes. Vida é luta. Vida 2SEM LUTA é um mar morto

no centro do organismo universal.

DAÍ A POUCO demos COM UMA BRIGA 3de cães; fato que AOS OLHOS DE UM HOMEM VULGAR não teria

valor. Quincas Borba fez-me parar e observar os cães. Eram dois. Notou que 4ao pé deles estava um osso,

MOTIVO DA GUERRA, e não deixou de chamar a minha atenção para a circunstância de que o osso não tinha carne. Um simples osso nu. Os cães 1(6)mordiam-se, rosnavam, COM O FUROR NOS OLHOS... Quincas Borba meteu

a bengala 5DEBAIXO DO BRAÇO, e parecia EM ÊXTASE.

- Que belo que isto é! dizia ele de quando em quando.

Quis arrancá-lo dali, mas não pude; ele estava arraigado AO CHÃO, e só continuou A ANDAR, quando a briga 2(7)cessou INTEIRAMENTE, e um dos cães, MORDIDO e vencido, foi levar a sua fome A OUTRA PARTE. Notei

que ficara sinceramente ALEGRE, 6posto contivesse a ALEGRIA, segundo convinha a um grande filósofo. Fez-me

observar a beleza do espetáculo, relembrou o objeto da luta, concluiu que os cães tinham fome; mas a privação do alimento era nada para os efeitos gerais da filosofia. Nem deixou de recordar que em algumas partes do globo o espetáculo é mais grandioso: as criaturas humanas é que 3(8)disputam aos cães os ossos e outros manjares

menos APETECÍVEIS; luta que se complica muito, porque entra em ação a inteligência do homem, com todo o acúmulo de sagacidade que lhe deram os séculos etc.

8- Quanto à predicação, os verbos "mordiam(1), cessou(2), disputam(3)", classificam-se, no texto, respectivamente, como:

a) t. direto e indireto, transitivo, t. direto. b) t. direto e indireto, intransitivo, t. direto. c) transitivo, ligação, t. direto e indireto. d) t. direto, intransitivo, t. direto e indireto. e) intransitivo, intransitivo, transitivo.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Os dois viajantes na Macacolândia

Monteiro Lobato Dois viajantes, transviados no sertão, depois de muito andar, alcançam o reino dos macacos.

Ai deles! Guardas surgem na fronteira, guardas ferozes que os prendem, que os amarram e os levam à presença de S. Majestade Simão III.

El-rei examina-os detidamente, com macacal curiosidade, e em seguida os interroga: – Que tal acham isto por aqui?

Um dos viajantes, diplomata de profissão, responde sem vacilar:

(4)

honra! Nunca vi gente mais formosa, corte mais brilhante, nem rei de mais nobre porte do que Vossa Majestade. Simão lambeu-se todo de contentamento e disse para os guardas:

– Soltem-no e deem-lhe um palácio para morar e a mais gentil donzela para esposa. E lavrem incontinenti o decreto de sua nomeação para cavaleiro da mui augusta Ordem da Banana de Ouro.

Assim se fez e, enquanto o faziam, El-rei Simão, risonho ainda, dirigiu a palavra ao segundo viajante: – E você? Que acha do meu reino?

Este segundo viajante era um homem neurastênico, azedo, amigo da verdade a todo o transe. Tão amigo da verdade que replicou sem demora:

– O que acho? É boa! Acho o que é!…

– E que é que é? – interpelou Simão, fechando o sobrecenho.

– Não é nada. Uma macacalha… Macaco praqui, macaco prali, macaco no trono, macaco no pau…

– Pau nele – berra furioso o rei, gesticulando como um possesso. Pau de rachar nesse miserável caluniador… E o viajante neurastênico, arrastado dali por cem munhecas, entrou numa roda de lenha que o deixou moído por uma semana.

9- A relação está incorreta em:

a) “Os dois viajantes na Macacolândia” – Período simples.

b) “El-rei examina-os detidamente, com macacal curiosidade, e em seguida os interroga” – Período composto. c) “Replicou sem demora” – Período simples.

d) “Guardas surgem na fronteira, guardas ferozes que os prendem, que os amarram e os levam à presença de S. Majestade Simão III” – Período composto.

e) “Simão lambeu-se todo de contentamento” – Período simples.

10- Examine esta propaganda da década de 1930:

Assim como a imagem, também o texto da propaganda contém marcas da época em que ela foi criada. Também na sintaxe é possível identificar pelo menos uma frase estruturada em ordem indireta (sujeito posposto ao verbo), tendência rara hoje em dia. Reescreva-a em ordem direta a oração presente no texto.

R____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

(5)

Referências

Documentos relacionados

Adriana Lira Sanches Agenildo Bentes da Silva Alcilânia da Cunha Lima Alex da Silva Almeida Alex José Brito Silveira Aline Costa de Sena Almira da Silva Pessoa Ana Carolina

543B do CPC; (iii) quando anteriores a 3 de maio de 2007, aqueles formados em sede de controle difuso de constitucionalidade, seguidos, ou não, de Resolução Senatorial, desde

banco do brasil (ccbb)/tenda na praça dos correios, 12h30 # série “música no museu” e ernesto nazareth.

16 A edição genética do Livro do Hitopadeça é parte fundante da tese de doutoramento do autor, defendida no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução sob a supervisão

[r]

A tese a ser decidida neste recurso diz respeito à aplicação ou não da alçada (valor da causa superior a 60 salários mínimos) prevista no art. 475, § 2º, do CPC à

Em seu ensaio- -depoimento, Marcos Siscar, que estreou como poeta nos anos 1990, des- monta soluções contemporâneas simplificadoras em torno de Cabral e do sujeito (retorno do

Antes da intervenção em nossa UBS, o atendimento a estes grupos de usuários estava sendo realizada somente pelo médico da atenção básica, mas com a intervenção,