• Nenhum resultado encontrado

O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO IFPR: A TÉHKNE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO IFPR: A TÉHKNE"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DO IFPR: A TÉHKNE FILOSÓFICA COMO QUESTIONAMENTO DE NOSSA EXPERIÊNCIA COM A TÉCNICA, DANIEL SALÉSIO VANDRESEN, RODRIGO PELLOSO GELAMO, UNESP/MARÍLIA. daniel.vandresen@ifpr.edu.br, gelamo@gmail.com.

Filosofia e História da Educação no Brasil

RESUMO

Este projeto de pesquisa de doutorado propõe refletir sobre o ensino de filosofia como formação crítica sobre si mesmo e como condição para uma educação tecnológica emancipadora no Instituto Federal do Paraná (IFPR). O estudo tem como objeto de investigação compreender o papel do ensino de filosofia na formação do Ensino Técnico de nível médio, tendo como problematização: por um lado, analisar o contraste entre uma subjetividade submetida (questão do Capital Humano) e uma subjetividade autônoma (questão da resistência/política e de novas formas de vida/ética-estética), por outro lado, refletir sobre o ensino de filosofia como téhkne filosófica do cuidado de si. Optou-se pela fundamentação teórica em Michel Foucault, pois o mesmo compreende a constituição da subjetividade em diferentes aplicações do conceito de tecnologia (tecnologia de produção, de signos, de dominação e tecnologias do eu). A metodologia se realizará através de coleta de dados sobre o plano de ensino do componente curricular de filosofia nos cursos técnicos de nível médio do IFPR, bem como sua análise crítica através da perspectiva teórica foucaultiana.

Palavras-chave: filosofia; subjetividade; tecnologias do eu.

Introdução

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia têm sua origem com a lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a qual institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação no âmbito do sistema federal de ensino. O Instituto Federal do Paraná (IFPR) começou suas atividades em 2009 e tem em sua especificidade de ensino a formação técnica de nível médio até a pós-graduação, sendo que o que chama atenção é sua expansão do ensino de nível médio. Como a identidade do IFPR é promover a educação profissional e tecnológica, esta pesquisa de doutorado

1

visa discutir, a partir do ensino da filosofia, o seu papel na formação de uma subjetividade autônoma. Sendo uma instituição recente torna-se ainda mais indispensável pensar os rumos

1

O texto trata-se de uma pesquisa de doutorado em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da

UNESP de Marília, sob a orientação do prof. Dr. Rodrigo Pelloso Gelamo.

(2)

que suas propostas pedagógicas curriculares traçarão para conquistar uma educação emancipatória.

Vivenciamos um contexto de amplitude do avanço científico e tecnológico, expresso nas diversas conquistas tecnológicas e nos objetos produzidos, mas que também invade a vida (a existência, a subjetividade) e difunde-se também pela educação tecnológica. Diante deste cenário e da proposta de política pública educacional de educação profissional, esta investigação sobre o ensino de filosofia no Ensino Médio Técnico tem por objetivo tematizar duas problematizações: uma diz respeito a subjetividade exigida na formação técnica; e a outra, se refere ao sentido do ensino da filosofia como formação sobre si mesmo.

Sobre a questão da subjetividade deve-se perguntar: a que propósitos respondem a formação de uma subjetividade flexível na educação tecnológica: uma subjetividade submetida (adaptação ao modelo econômico) ou como autonomia (resistência, liberdade de pensamento e constituição de si mesmo)?

A teoria do Capital Humano (FOUCAULT, 2008, p. 315s), desenvolvida por Foucault no livro Nascimento da Biopolítica, torna-se uma ferramenta importante para analisar e desvelar os interesses econômicos que agem sobre a educação com a finalidade de construir uma subjetividade a partir de uma pedagogia das competências, como, por exemplo, o discurso do empreendedorismo (GADELHA, 2009), a formação permanente como sujeição (ARANHA, 1996, p. 244) e a relação entre o capital humano e o neoliberalismo (VEIGA- NETO, 2011).

No texto As Tecnologias do Eu (1993) Foucault apresenta quatro tipos de técnicas/tecnologias que são base para a formação das racionalidades práticas:

[...] estas técnicas podem ser divididas em quatro grupos, cada uma das quais é uma matriz da razão prática: 1) as técnicas de produção pelo qual podemos produzir, transformar e manipular objetos; 2) os sistemas técnicos de signos, que permitem o uso de signos, os significados, os símbolos ou as significações; 3) as técnicas de poder, que determinam a conduta dos indivíduos, para submetê-los a determinados fins ou dominação, objetivando enquanto sujeito; 4) as técnicas do eu, que permitem aos indivíduos realizar, sozinho ou com a ajuda de outros, um certo número de operações sobre seus corpos e almas, pensamentos, conduta, seu modo de ser; para transformar a fim de atingir um estado de felicidade, pureza, sabedoria, perfeição ou imortalidade (FOUCAULT, 1994, p. 785, tradução nossa).

Foucault admite que em seus estudos privilegiou as duas últimas técnicas

(tecnologias de dominação e técnicas de si). E embora elas não atuem de modo independente

uma em relação as outras, cada uma delas atua modificando a conduta do indivíduo por meio

de práticas educacionais que visam adquirir um conjunto de habilidades e também de

comportamentos. Assim afirma: “Cada tipo implica certos modos de educação e

(3)

transformação dos indivíduos, na medida em que não é apenas, evidentemente, para a aquisição de certas habilidades, mas também adquirir certas atitudes” (FOUCAULT, 1994, p.

785, tradução nossa). Esse foi, por exemplo, as análises de Foucault (2008) sobre o conceito de Capital Humano na obra Nascimento da Biopolítica, onde descreve sobre a formação de um sujeito flexível e criativo capaz de múltiplas habilidades, que o permitem alcançar os fins desejados para atender a racionalidade objetivista que impera na economia.

Para Foucault (1994) esses poderes que direcionam a subjetividade na modernidade devem ser pensados a partir das tecnologias de dominação, como o poder disciplinar e o biopoder, e, também, questionadas a partir das tecnologias do eu, da liberdade e da resistência, em busca de novos estilos de existência. Este empreendimento teórico constitui uma ferramenta importante para analisar as formas de liberdade rompendo com um modelo de pensamento que se conduz predominantemente pela racionalidade instrumental. Daí a importância desta reflexão para o Ensino Técnico, o qual predominantemente se conduz por uma racionalidade governada por princípios técnicos e científicos.

Esse diagnóstico do presente permite que o autor francês conceba a técnica moderna, em sua determinação instrumental, como produção de uma subjetividade assujeitada. Seus estudos genealógicos sobre as tecnologias dominação (de poder e de biopoder) permitem compreender que os conceitos de técnica e tecnologia, entendida pelo autor como tática e estratégia, funcionam na mesma lógica objetivante da técnica que está presente nas técnicas de produção e, assim, determinam os propósitos pelos quais os sujeitos são objetivados.

No caso da educação moderna, quando limitada ao uso de técnicas para formação de competências do sujeito econômico, converteu-se em tecnologia de dominação. Isso pode ser percebido nos processos de ensino-aprendizagem, que alicerçados em princípios da objetividade técnica não possibilitando o espaço formativo existencial, ético e político. Deste modo, a educação moderna transforma-se em tecno-saber, ou seja, um saber que é profundamente marcada pela objetividade técnica. Estes procedimentos funcionam como um

“poder biotécnico” (RABINOW; DREYFUS, 1995, p. XXII), um poder que controla a vida por procedimentos técnicos. Dito de outra maneira, a educação transforma-se em um saber biotécnico, pois a objetividade de seu saber técnico tem por finalidade gerir a vida pela lógica da formação do Capital Humano.

Neste sentido, torna-se importante a problematização, a partir da perspectiva

foucaultiana, da articulação das tecnologias de produção e as tecnologias de poder com a

produção dos saberes, as quais transformam os indivíduos em produtores de produtos, um

equipamento do capital. Esta temática deve ser presença imprescindível no currículo do

(4)

Ensino Técnico, pois a formação do pensamento crítico depende do constante questionamento sobre o conceito de tecnologia. O profissional formado em cursos de ensino técnico precisa ter consciência de que uma opção tecnológica não pode ser reduzida a sua dimensão estritamente técnica. E que a implantação de sistemas tecnológicos (tecnologias de produção), bem como a opção por certos eixos tecnológicos como objeto de formação escolar, devem ser relacionados com as tecnologias de poder presente na tomada de decisão de determinados atores sociais.

A segunda problematização diz respeito ao ensino da filosofia no Ensino Técnico. O ensino da filosofia precisa ir além do tradicional ensino de abordagem estrutural da história da filosofia (conteudista) e propor tematizar filosoficamente nossa experiência presente com a técnica. “Questionemos a técnica”, convida Heidegger (2007, p. 375). O autor alemão revela a filosofia como uma atitude que permite interrogar o presente, para mostrar o modo como nosso ser se constitui nesta experiência com a técnica.

Foucault mesmo admite (2012a, p. 253) que a leitura de Heidegger na década de 50, como a de Nietzsche, foi decisiva em seus trabalhos futuros. O autor francês diz:

Para Heidegger, é a partir da téchne ocidental que o conhecimento do objeto selou o esquecimento do Ser. Retornemos à questão e perguntemo- nos a partir de quais téchnai se formou o sujeito ocidental e foram abertos os jogos de verdade e erro, de liberdade e coerção que os caracterizam (Foucault apud CROS, 2004, p. 634-635, grifo nosso).

Para Heidegger no texto de 1953 A Questão da Técnica (2007) a essência da técnica não é nada técnico, isto porque a técnica não pode determinar, nem ser o fundamento de si mesma. Heidegger questiona a técnica ocidental mostrando que seu conhecimento objetivo determinou o esquecimento do ser e não permite seu desvelamento. Já a leitura de Foucault mostrará que o sujeito ocidental se constitui a partir de certas técnicas que determinam sua relação com a verdade e a liberdade. Sendo que o uso dos conceitos de técnica e tecnologia nos trabalhos de Foucault pode ser atribuído a influência recebida de Heidegger, como defende Cros (2004, p. 595). Nessa perspectiva, torna-se fundamental que o ensino de filosofia problematize nossa experiência com a técnica.

Segundo Foucault (2010, p. 317-318) prevalece com frequência dois esquemas no

estudo a história da filosofia, um que pretende resgatar uma origem radical em que a verdade

consistiria em descobrir algo como um esquecimento e, outro, a história da filosofia como o

desenvolvimento de uma racionalidade. Duas posturas que pretende evitar, propondo pensar a

filosofia como um jogo diverso do dizer-a-verdade sobre si mesmo. Postura, que nos leva a

(5)

pensar o ensino da filosofia como uma experiência em que o que está em jogo é a própria problematização de si.

Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo descrever a importância do ensino da filosofia enquanto pensamento crítico sobre a atualidade, proporcionando um processo educacional que seja conduzido pela formação humana de si mesmo. Para isso, pretende-se apresentar, a partir da perspectiva foucaultiana, a filosofia como um instrumento fundamental para o cuidado de si, questão que para o autor está ligado com a questão da tékhne grega e com a Aufklärung. Na sequencia, a relação entre a filosofia e a técnica é realizada em duas etapas: primeiro, apresenta-se a leitura foucaultiana do conceito grego de tékhne, o que leva a conceber a filosofia como uma técnica autêntica do dizer verdadeiro; segundo, a partir de uma interpretação kantiana, Foucault concebe o problema da filosofia e da técnica como uma questão da Aufklärung.

Sobre o primeiro item, a respeito da ligação entre a filosofia com o conceito da tékhne grega, Foucault afirma: “Como o logos filosófico, a tékhne filosófica do logos é uma tékhne que possibilita ao mesmo tempo o conhecimento da verdade e a prática ou a ascese da alma sobre si mesma” (FOUCAULT, 2010, p. 304). E ainda: “[...] o filósofo será verdadeiramente o parresiasta [...]. A filosofia, por sua vez, é étymos tékhne (a técnica autêntica) do discurso verdadeiro” (idem, p. 305). O que leva a concluir, que para o autor, a técnica autêntica do discurso (logos) verdadeiro se realiza pela filosofia. Deste modo, concebe a filosofia como uma técnica que através da experiência do discurso verdadeiro (parresía) possibilita a condução de si mesmo em uma experiência singular de si.

Segundo Foucault (2004, p. 450) a parresía significa a liberdade do dizer verdadeiro, por isso, está ligado a um êthos (“a maneira de ser e a maneira de se conduzir”, FOUCAULT, 2012a, p. 264) e uma tékhne (procedimento técnico), ambas indispensáveis para a constituição de si. A atitude da parresía enquanto busca pelo equilíbrio entre o que se fala e o que se vive, torna-se um elemento indispensável para o cuidado de si (epiméleia heautoû).

Para Foucault, na filosofia grega há uma ligação indispensável entre o cuidado de si e

a verdade/conhecimento de si. Segundo Foucault (2004, p. 66) Platão no texto Alcibíades

afirma que para ocuparmo-nos de nós mesmos é preciso saber o que significa este “nós

mesmos”. “Na fórmula epimeleîsthai heautoû, o que é o heautoû? É preciso gnônai heautoû,

diz o texto” (idem, p. 66). Deste modo, o cuidado de si exige duas posturas: uma, conhecer a

(6)

si mesmo (gnônai heautoû) e, a outra, praticar a ascese

2

, ou seja, um conjunto de exercícios físicos e intelectuais que tem por finalidade a constituição do sujeito através da relação consigo mesmo.

Sobre o segundo item, Foucault associa a tarefa da filosofia com a questão kantiana sobre a atualidade (questão da Aufklärung

3

). Nesse sentido, o empreendimento foucaultiano pode ser visto como uma atitude pós-kantiana, isto porque, no início da década de 80, o autor francês buscará em Kant um fundamento para a filosofia como uma história crítica do pensamento em sua atualidade. Para Foucault, quando Kant em 1784 publica um texto como resposta a questão: “Was ist Aufklärung?” (FOUCAULT: 2005a, 335), surge o primeiro passo para fazer da filosofia uma constante problematização do presente, postura esta que faz parte do mais íntimo que procurou praticar em sua filosofia. “’O que acontece atualmente e o que somos nós, nós que talvez não sejamos nada mais e nada além daquilo que acontece atualmente?’ A questão da filosofia é a questão deste presente que é o que somos”

(FOUCAULT: 2005b, 239).

Para Foucault, a Aufklärung permite tanto diagnosticar o modo como constituímos nossa autonomia, como também, promover uma atitude (ethos).

Gostaria, por um lado, de enfatizar o enraizamento na Aufklärung de um tipo de interrogação filosófica que problematiza simultaneamente a relação com o presente, o modo de ser histórico e a constituição de si próprio como sujeito autônomo; gostaria de enfatizar, por outro lado, que o fio que pode nos atar dessa maneira à Aufklärung não é a fidelidade aos elementos de doutrina, mas, antes, a reativação permanente de uma atitude; ou seja, um êthos filosófico que seria possível caracterizar como crítica permanente de nosso ser histórico (FOUCAUT, 2005a, p. 344-45, grifo nosso).

A questão do presente deve ser também a questão de si mesmo. A busca pela emancipação e autonomia do pensamento passa pelo cuidado de si e a crítica constante sobre nós mesmos. Também, defende a ideia de que a problematização do presente deve se constituir em um “[...] princípio de uma crítica e de uma criação permanente de nós mesmos em nossa autonomia” (FOUCAULT, 2005a, p. 346). Atitude que chama de “ontologia do presente” ou “ontologia de nós mesmos” (FOUCAULT, 2010, p. 21). Para o autor, a Aufklärung está ligada com o quadro geral das técnicas de si (FOUCAULT, 2012a, p. 294).

2

“É o que se poderia chamar de uma prática ascética, dando ao ascetismo um sentido muito geral, ou seja, não o sentido de uma moral de renúncia, mas o de um exercício de si sobre si mesmo, através do qual se procura se elaborar, se transformar e atingir um certo modo de ser” (FOUCAULT, 2012a, p. 259).

3

Foucault desenvolve o tema da Aufklärung nos seguintes textos: O que é a crítica? [Crítica e Aufklärung] (cf.

1990); O que são as luzes? [What is Enligthenment?] (cf. 2005a); O que são as luzes? [Qu’est-que les lumières?]

(cf. 2011b) e na aula de 5 de janeiro de 1983 na obra O governo de si e dos outros: curso no Collège de France

[1982-1983] (cf. 2010).

(7)

Segundo Frédéric Cros (2010, p. 345s) Foucault, influenciado pela herança crítica kantiana, retoma o conceito grego do cuidado de si (técnicas de si) como uma questão ontológica e o problema real da filosofia moderna.

Ainda, em outra passagem Cros (2004, p. 591) também trata da relação entre a Aufklärung e as técnicas de si. E cita em nota de rodapé da obra A Hermenêutica do Sujeito, uma frase que Foucault deixa de pronunciar, mas que esta registado em seu manuscrito. A frase diz: “E se a tarefa deixada pela Aufklärung [...] consiste em interrogar sobre aquilo em que se assenta nosso sistema de saber objetivo, ela consiste também em interrogar aquilo em que se assenta a modalidade da experiência de si” (Foucault apud CROS, 2004, p. 591, em nota de rodapé). A frase faz parte das discussões de Foucault sobre o desafio da filosofia ocidental: desafio de compreender este momento em que o mundo tornou-se o correlato de uma tékhne e, no mesmo tempo e lugar, em que se manifesta um sujeito do conhecimento, mas que deve ser também o momento em que a filosofia se realiza como uma verdade do sujeito que somos (ontologia do presente). Deste modo, a Aufklärung, enquanto atitude crítica permite duas posturas: por um lado, problematizar o saber objetivo, que se manifesta principalmente no saber científico e tecnológico e, por outro, problematizar o modo como fazemos a experiência de nós mesmos.

Essa interpretação da filosofia deve produzir duas atitudes críticas em seu ensino: a primeira, como atitude de resistência, rompendo com os modos e as técnicas de sujeição. É preciso pensar a educação como resistência, que ao questionar as técnicas de dominação promova o exercício da diferença, a transformação do presente e dos territórios estabelecidos.

O ensino da filosofia como o lugar de conflito de duas interpretações da técnica: uma objetivista/conteudista e, a outra, como fazer humano que promove o cuidado de si (técnica autêntica). Segundo Gelamo (2009, p. 115) a filosofia torna-se um “saber técnico” quando transmite um tipo de conhecimento em que o objetivo é re-conhecer a forma e o conteúdo de determinado pensamento. E isso tem levado ao empobrecimento da experiência da vida no ensino da filosofia (idem, p. 127).

E a outra atitude, como transformadora de si que leve a formação de uma

subjetividade autônoma. A partir do momento que aceitamos que o sujeito não está dado, mas

em construção, temos que criar condições para que a vida seja uma constante obra de arte. A

atitude filosófica, instigada pelo princípio socrático, deve promover a liberdade. O ensino de

filosofia deve proporcionar diferentes experiências de si. Foucault convida a prática desta

atitude ao descrever (2012a, p. 280): a “função crítica da filosofia decorre [...]: ‘Ocupa-te de ti

mesmo’, ou seja: ‘Constitua-te livremente, pelo domínio de ti mesmo’”.

(8)

Na questão do ensino de filosofia, com frequência nota-se que certas discussões filosóficas restringem-se ao questionamento da técnica em sua dimensão prática, como:

avaliações qualitativas sobre o avanço e a utilidade da técnica, como sobre as consequências da concepção tecnicista sobre a objetividade do mundo e do homem, ou ainda, como aponta Foucault (2010) sobre o desenvolvimento da racionalidade em que a técnica é analisada sob o viés progressista. Contudo, cabe a filosofia questionar a técnica pelo modo como a subjetividade se constitui na experiência com a técnica. Neste sentido, a partir das leituras de Heidegger e Foucault, a tarefa da filosofia é questionar a técnica fazendo um diagnóstico do presente (sentido ontológico), em que esse questionamento possibilite romper com a objetividade dominante da técnica e promova uma experiência ético-estética da mesma.

Enfim, o ensino da filosofia deve promover a compreensão crítica do processo de construção do conhecimento da técnica e da ciência (questão da epistemologia), bem como a reflexão crítica sobre o processo da constituição da subjetividade, das formas de resistência e novos estilos de vida (questão da ética- política-estética). Sua presença no Ensino Técnico é indispensável para a formação de uma subjetividade autônoma como forma de resistência as forças de sujeição e como possibilidade de construirmos outra experiência com a técnica.

Deste modo, busca-se analisar o papel da filosofia no Ensino Médio Técnico através da construção de um conceito de filosofia como étymos tékhne (técnica autêntica), onde o dizer verdadeiro (parresía) e a prática de si (epiméleia heautoû = cuidado de si) conduzem a transformação de si mesmo.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Analisar a contribuição do ensino de filosofia como uma atitude crítica da subjetividade exigida na educação tecnológica de nível médio técnico do Instituto Federal do Paraná (IFPR), bem como, identificar o pensar filosófico como uma téhkne autêntica para uma formação humana capaz de se constituir a si mesma de maneira autônoma.

Objetivos Específicos

- Avaliar o componente curricular da filosofia nos planos de ensino dos cursos técnicos de

nível médio do IFPR, examinando sua disposição em criar um espaço de reflexão sobre a

subjetividade exigida na Educação Tecnológica;

(9)

- Investigar a filosofia como uma técnica autêntica (étymos tékhne), compreendendo a articulação do dizer verdadeiro (parresía) com a prática de si (Cuidado de si);

- Compreender, a partir da perspectiva foucaultiana, a questão da subjetividade em sua relação com as diferentes concepções de tecnologia (produção, signo, dominação e as técnicas de si);

METODOLOGIA

Tendo em vista o objeto investigado (ensino de filosofia), pretende-se inicialmente realizar uma coleta de dados sobre o papel da filosofia presente no plano de ensino do componente curricular de filosofia dos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Paraná. Em um segundo momento, a partir dos dados coletados, será realizado a análise dos mesmos através do referencial teórico já exposto, com o objetivo de identificar a relação do ensino da filosofia com a problematização da subjetividade exigida na formação técnica.

O objetivo da pesquisa documental é realizar uma investigação qualitativa a partir de uma concepção teórico-metodológica que esteja em sintonia com a própria interpretação que Foucault faz da filosofia como problematização. Como afirma: “o pensamento é a liberdade em relação àquilo que se faz, o movimento pelo qual dele nos separamos, constituímo-lo como objeto e pensamo-lo como problema” (2012a, p. 225-226). Ter uma atitude metodológica por meio da problematização é um modo de se apropriar do acontecimento através da postura crítica do pensamento e promovendo sua proposta de diagnóstico do presente (ontologia do presente). Concepção presente também na proposta de filosofia de Deleuze e Guatarri, os quais defendem que “todo conceito remete a um problema” (1992, p.

27).

Enquanto concepção teórico-metodológico, os conceitos foucaultianos nos permitem pensar uma concepção pedagógica que rompa com o modelo objetivista e instrumental da pedagogia moderna, a qual alicerçada em procedimentos e meios deseja conquistar certos objetivos. Já como modo de transformação de si, Foucault vai designar (2010) a filosofia como psicagogia, ou seja, uma operação sobre si mesmo por meio de discursos verdadeiros (parresía), uma “psicagogia pelos discursos” (2010, p. 301). Daí a importância do ensino da filosofia na formação do sujeito, pois a constituição de si ocorre por meio de discursos, sendo que por meio deste é possível promover rupturas e abrir-se a novas formas de subjetividades.

Desta maneira, fazer da filosofia uma psicagogia é promover uma prática pedagógica que

promova o dizer verdadeiro como forma de cuidar de si e produzir uma vida bela e uma

atitude política, ética e estética.

(10)

Tendo como referencial teórico o pensamento de Michel Foucault, a pesquisa visa investigar as obras da fase genealógica (anos 70) e da fase ética (anos 80). Na fase genealógica, o objetivo é analisar a concepção moderna de técnica e tecnologia a partir dos conceitos de poder e biopoder. Na fase ética, o objetivo é resgatar o conceito grego de técnica ligado ao conceito de cuidado de si, o que permite pensar o ensino da filosofia no ensino técnico através da construção de um conceito de filosofia como étymos tékhne (técnica autêntica).

Neste sentido, este projeto de doutorado propõe a seguinte estrutura de tese: primeiro capítulo: apresentar a problematização do ensino técnico a partir da análise do papel do ensino de filosofia (planos de ensino) e da crítica a subjetividade exigida. O ensino da filosofia como o lugar de conflito de duas interpretações da técnica: uma objetivista/conteudista e, a outra, como fazer humano que promove o cuidado de si; no segundo capítulo, tendo como concepção de leitura o diagnóstico ontológico do presente, analisar a concepção moderna da técnica e da tecnologia; no terceiro capítulo, resgatar os conceitos gregos de técnica e cuidado de si, os quais servirão de base para a construção de um conceito de filosofia que possibilita compreender seu ensino como uma experiência singular do cuidado de si.

Enfim, como forma de reflexão sobre o projeto pretende-se realizar discussões da pesquisa em eventos científicos: na UNESP (nos eventos do programa e do grupo de pesquisa GEPEF); no IFPR através de projetos de pesquisa e das ações promovidas pelo Grupo de Pesquisa “Filosofia, Ciência e Tecnologias” com o objetivo de discutir a temática com os discentes e docentes da rede federal; além de participar em outros eventos externos com o objetivo de promover espaço de avaliação da proposta. Enfim, sendo o resultado destas discussões publicado em artigos científicos.

CRONOGRAMA

1. Créditos em disciplinas: 1º e 2º sem. de 2015.

2. Créditos complementares: de 2015 até 2016.

3. Revisão Bibliográfica: de 2015 até 2017.

4. Coleta e análise dos dados: do 2º sem. de 2015 até 2016.

5. Redação Preliminar: até 2016 6. Qualificação: 1º sem. de 2017.

7. Redação final: do 2º sem. de 2017 até 2018.

8. Defesa da tese: 2º sem. de 2018.

(11)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. Moderna. 1996.

ARAÚJO, Guaracy. Foucault: “técnicas” e “tecnologias”. Horizonte Teológico. Belo Horizonte, v.11, n.21, p.71-79, jan./jul. 2012.

ARAÚJO, Inês Lacerda. Formação discursiva como conceito chave para a arquegenealogia de Foucault. Revista Aulas. n.3, dez.2006/mar.2007.

BRANCO, G. C.; VEIGA-NETO, A (Orgs.). Foucault: Filosofia & Política. Belo Horizonte:

Autêntica Editora, 2011.

CASTRO, Edgardo. El Vocabulario de Michel Foucault: un recorrido alfabetico por sus temas, conceptos y autores. Bueno Aires: Universidad Nacional de Quilmes, 2004.

CROS, Frédéric. (editor da obra). In: FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Trad.

Márcio A. da Fonseca e Salma T. Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. Situação do Curso. In: FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

CRAIA, Eladio C. P. Gilles Deleuze e a questão da técnica. Tese de doutorado.

Campinas/SP: Unicamp, 2003.

DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.

______. Foucault. Trad. Claudia Martins. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto A. Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DUARTE, A. Heidegger e Foucault, críticos da modernidade: humanismo, técnica e biopolítica. 2006, p. 1-22. Disponível em:

<http://works.bepress.com/cgi/viewcontent.cgi?article=1007&context=andre_duarte>, acesso em: 15 out. 2014.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Trad. Márcio A. da Fonseca e Salma T.

Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. A Coragem da Verdade: o governo de si e dos outros II, curso no Collège de France (1983-1984). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011a.

______. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. 2 ed. Manoel B. da Motta (Org.) e Trad. Elisa Monteiro. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2005a.

______. Arte, Epistemologia, Filosofia e História da Medicina. Manoel B. da Motta (Org.) e

Trad. Vera L. A. Ribeiro. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 2011b.

(12)

______. (1994) Dits et Ecrits IV (1980-1988). Editions Gallimard: 1994. Disponível em:

<http://pt.scribd.com/doc/187478738/Foucault-Michel-Dits-Et-Ecrits-Tome-4-1980-1988>.

Acesso em: 04 fev. 2014.

______. Estratégia, poder-saber. 2 ed. Manoel B. da Motta (Org.) e Trad. Vera L. A. Ribeiro.

Rio de janeiro: Forense Universitária, 2006.

______. Ética, Sexualidade, Política. Trad. Elisa Monteiro e Inês A.D. Barbosa. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012a.

______. História da Sexualidade I: a vontade de saber. 16 ed. Trad. Maria T. C.

Alburquerque e J. A. Guilhon Alburquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

______. (1977) Les rapports de pouvoir passent à l'intérieur des corps. Disponível em:

<http://1libertaire.free.fr/MFoucault108.html>. Acesso em: 07 fev. 2014.

______. Microfísica do Poder. 21 ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2005b.

______. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

______. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). Trad.

Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

______. Sobre a genealogia da ética: uma revisão do trabalho. In: RABINOW, Paul;

DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica Tradução Vera P. Carreto. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1995, p.

253-278.

______. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1997.

______. Segurança, Penalidade, Prisão. Trad. Vera L.A. Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012b.

______. (1993) Verdade e Subjectividade (Howison Lectures). Revista de Comunicação e linguagem. nº 19. Lisboa: Edições Cosmos, 1993. p. 203-223. Disponível em:

<http://www.geledes.org.br/component/rsfiles/view?path=Michel_Foucault_obras_para_dow nload/foucault-m-verdade-e-subjetividade.pdf&Itemid=622>. Acesso em: 10 mar. 2014.

______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 30 ed. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis:

Vozes, 2005c.

FREITAS, Alexandre Simão. A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia. Revista Brasileira de Educação. v. 18, n. 53 abr.-jun. 2013, p. 325-493.

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-

24782013000200005&lang=pt>. Acesso em: 13 mar. 2014.

(13)

GADELHA, Sylvio. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões, a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

GALLO, Silvio. Filosofia e o exercício do pensamento conceitual na Educação Básica.

Revista Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 22, n. 44, jul./dez. 2008, p. 55-78.

GELAMO, R. P. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade : o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

HEIDEGGER, M. A questão da técnica. In: Scientiæ Studia. São Paulo, v. 5, n. 3, 2007, p.

375-98.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Parecer CNE/CEB Nº 11/2012. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a- educacao-basica>, acesso em: 23 jul. 2013.

______. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12992:diretrizes-para-a- educacao-basica>, acesso em: 23 jul. 2013.

MOREY, Miguel. Introducción. IN FOUCAULT, Michel. Tecnologías do yo y otros textos afines. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica S.A., 1990, p. 09-44.

PAGNI, Pedro Angelo. O cuidado de si em Foucault e suas possibilidades na educação:

algumas considerações. In: SOUZA, L.A.F.; SABATINE, T.T.; MAGALHÃES, B.R. (Orgs).

Michel Foucault: sexualidade, corpo e direito. Marília: Oficina Universitária; São Paulo:

cultura Acadêmica, 2011.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.

SANSON, Cesar. A produção biopolítica é constitutiva ao capitalismo cognitivo. Liinc em Revista, v.5, n.2 , Rio de Janeiro: set. 2009, p.206-214. Disponível em:

<http://www.ibict.br/liinc>. Acesso em: 20 jul. 2012.

VEIGA-NETO, Alfredo. Governamentalidades, neoliberalismo e educação. In: BRANCO, Guilherme Castelo; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs). Foucault: Filosofia & Política. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p. 37- 52.

VERNANT, J. P. Mito e Pensamento entre os Gregos: estudo de psicologia histórica. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1990.

VIEGAS, Moacir. Teoria crítica e formação do trabalhador flexível: contradições e

possibilidades de emancipação. In: PEREIRA, Marcelo de A. (Org.). Filosofia e Educação:

articulações, confrontos e controvérsias. Pelotas: Ed. da UFPEL, 2010, p. 173-193.

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco