• Nenhum resultado encontrado

metas aprendizagem ciencias natureza 2ciclo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "metas aprendizagem ciencias natureza 2ciclo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ciências da Natureza 2.º ciclo Domínio: Terra no Espaço

Subdomínio: Terra no Sistema Solar

Meta Final 1) O aluno estabelece relações entre diferentes componentes e ambientes do Planeta e explicita os seus contributos para a vida e o equilíbrio dinâmico da Terra.

Metas intermédias até ao 5.º Ano

O aluno resume a constituição global da Terra, identificando os seus componentes fundamentais (litosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera).

O aluno descreve a importância do papel da atmosfera terrestre para a vida na Terra (temperatura, humidade, composição,...).

O aluno relaciona as características de organismos e os ambientes onde vivem.

O aluno demonstra pensamento científico (prevendo, experimentando, ...) verificando: a influência da variação de factores do meio no comportamento de seres vivos, especialmente animais; a relação entre a morfologia das plantas e as características de ambientes onde vivem.

Domínio: Terra em Transformação

Subdomínio: O que existe na Terra

Meta Final 2) O aluno reconhece e interpreta a diversidade de ambientes, seres vivos, materiais e fenómenos existentes na Terra, alguns deles essenciais para a vida.

Metas intermédias até ao 5.º Ano

O aluno explica como há mobilização de energia nas funções vitais dos animais.

O aluno descreve a diversidade de ambientes (ar, água e solo) e dá exemplos de seres vivos existentes em cada um deles.

O aluno identifica relações entre a diversidade de seres vivos (a nível da locomoção, revestimento do corpo, ...), seus comportamentos e o tipo de ambiente em que se integram.

O aluno demonstra pensamento científico (prevendo, experimentando, ...) verificando as relações entre as características e crescimento dos organismos e plantas e a diversidade de ambientes onde vivem.

O aluno ilustra em que consiste a fotossíntese indicando as condições em que ocorre e os produtos resultantes.

O aluno relaciona regimes alimentares dos animais com a variedade de comportamentos que apresentam.

O aluno identifica os tipos de reprodução dos animais (vivíparos, ovíparos, ovovivíparos). O aluno explica a necessidade do uso de critérios nos sistemas de classificação dos seres vivos (Reinos:Animal, Plantas, Protistas, Monera e Fungos).

O aluno analisa materiais e seres vivos (ou parte destes como os caules ou as sementes) e organiza-os com base em critériorganiza-os de classificação diversificadorganiza-os (usando diferentes chaves dicotómicas). O aluno investiga a importância da classificação biológica como modo de organizar e sistematizar a diversidade dos seres vivos.

(2)

O aluno descreve a célula como unidade estrutural da constituição dos seres vivos (unicelulares e pluricelulares) e estabelece semelhanças e diferenças entre as células de diferentes seres vivos. O aluno utiliza correctamente instrumentos adequados na observação de células (lupas binoculares e microscópios)

O aluno utiliza reagentes e dispositivos laboratoriais em segurança respeitando normas de segurança.

O aluno distingue transformações químicas de transformações físicas através da existência ou não de alteração dos materiais envolvidos.

O aluno identifica tipos de transformações (químicas e físicas) dos alimentos ao longo do tubo digestivo.

O aluno demonstra pensamento científico (prevendo, experimentando, ...) verificando que factores (temperatura, agitação, estado de divisão, massa, ...) podem influenciar o tempo de dissolução de diferentes materiais em diversos solventes e qual o efeito da variação de cada um deles.

O aluno explica o ciclo da água, verificando, através de actividades práticas, as suas propriedades e processos de tratamento da água (decantação, filtração, destilação,...).

Subdomínio: Dinâmica da Terra

Meta Final 3) O aluno explica a dinâmica da Terra com base na multiplicidade de transformações que ocorrem no seu interior e exterior, especialmente na litosfera.

Metas intermédias até ao 5.º Ano

O aluno explica a dinâmica da Terra com base em fenómenos (vulcanismo,...) e transformações (formação de rochas) que ocorrem.

O aluno sistematiza argumentos sobre a importância de se questionar acerca de transformações que ocorrem na Terra e de analisar as explicações de base científica.

O aluno compara as propriedades de diferentes amostras de rochas e de solos do seu meio com as provenientes de outros meios.

O aluno explica a formação do solo a partir da alteração de rochas por agentes atmosféricos e biológicos.

O aluno relaciona propriedades do solo de uma dada região com a natureza dos seus constituintes e suas principais utilizações.

O aluno explica por que razão a utilização de alguns materiais é consequência de avanços tecnológicos (Exemplo: extracção e uso dos diferentes metais).

Domínio: Sustentabilidade na Terra

Subdomínio: Mudança Global

Meta Final 4) O aluno relaciona ocorrências e catástrofes naturais com mudanças no estado do tempo. Metas intermédias até ao 5.º Ano

O aluno compara condições atmosféricas passadas e actuais de diversas zonas do planeta relacionando-as com acções do Ser Humano.

(3)

Subdomínio: Custos, Benefícios e Riscos

Meta Final 5) O aluno explica os principais factores de poluição da água, do ar e do solo, os impactes dessa poluição e a necessidade da preservação dos ecossistemas.

Metas intermédias até ao 6.º Ano

O aluno caracteriza a influência de factores abióticos (exemplos: luz, humidade, temperatura,...) no equilíbrio de ecossistemas, verificando experimentalmente essa influência em casos particulares. O aluno identifica os principais factores responsáveis pela alteração da qualidade do ar, da água e do solo interpretando os efeitos de actividades humanas nos mesmos.

O aluno identifica situações de poluição existentes no seu meio (local, regional ou mesmo nacional), relacionando-as com desequilíbrios dos ecossistemas e indicando as principais causas, custos e riscos associados.

O aluno sistematiza a importância de preservar os materiais e seres vivos integrantes de vários ecossistemas.

Subdomínio: Intervenção com Implicação

Meta Final 6) O aluno reconhece e divulga medidas e acções tomadas e a tomar na defesa de ecossistemas. Metas intermédias até ao 5.º Ano

O aluno explica por que razão a existência de alguns materiais e sua utilização é consequência do avanço tecnológico (exemplo: plásticos).

O aluno interpreta e divulga medidas que sejam consideradas científica e tecnologicamente adequadas ou sejam identificadas como boas práticas de intervenção sustentável na Terra.

O aluno calcula o valor da sua pegada ecológica relacionando o consumo e os seus impactes com a água e o solo biologicamente produtivos que são necessários para a produção dos bens que

consome.

O aluno identifica medidas de ordem política que tenham sido tomadas para solucionar ou minimizar problemas ambientais e de insustentabilidade e relaciona-as com outras possíveis soluções e intervenções.

O aluno evidencia atitudes responsáveis com vista à protecção dos seres vivos e seus ambientes.

Subdomínio: Recursos e Gestão Sustentável

Meta Final 7) O aluno reconhece e sistematiza o papel da Ciência e da Tecnologia na exploração e transformação dos recursos hídricos e geológicos, os impactes dessa exploração e transformação e lista medidas para a preservação desses recursos.

Metas intermédias até ao 6.º Ano

O aluno relaciona a intervenção humana na Terra com a obtenção dos alimentos e da energia necessários à vida.

O aluno analisa informação sobre a existência de actividades de exploração e transformação de recursos (exemplos: pedreiras, minas,...) discutindo os seus impactes.

O aluno identifica produtos florestais que são usados como matéria-prima para fins diversos (exemplos: mobiliário, medicamentos, alimentação, tintas, ...) e como fontes de energia; enumera e explica medidas de protecção e preservação florestal.

(4)

sustentável.

Domínio: Viver Melhor na Terra

Subdomínio: Organismo Humano

Meta Final 8) O aluno identifica os caracteres sexuais (primários e secundários) e explica as funções principais dos órgãos bem como as funções vitais de sistemas humanos.

Metas intermédias até ao 6.º Ano

O aluno diferencia caracteres sexuais primários e secundários e identifica-os.

O aluno descreve os principais estádios do desenvolvimento humano (uterino e puberdade) distinguindo-os entre si.

O aluno explica as funções dos órgãos e glândulas dos sistemas digestivo, respiratório, circulatório, reprodutor e excretor e as interdependências entre sistemas.

O aluno explicita as funções de cada sistema em processos vitais humanos (exemplos: absorção digestiva, hematose, respiração celular, fecundação).

O aluno reconhece que a sexualidade humana envolve sentimentos de respeito de uns pelos outros.

Subdomínio: Saúde e Segurança

Meta Final 9) O aluno identifica agressões do meio e explica a sua influência no equilíbrio natural e na integridade dos organismos.

Metas intermédias até ao 6.º Ano

O aluno aprecia criticamente a coerência entre o conhecimento e a prática no que respeita a normas de higiene individual.

O aluno resume a importância do conhecimento de microrganismos causadores de doenças de modo a prevenir os seus efeitos.

O aluno aprecia criticamente a coerência entre o conhecimento e a prática no que respeita a normas de higiene comunitária.

O aluno identifica e explica consequências do uso de drogas e seus afeitos nos processos vitais e nas relações sociais.

O aluno identifica as principais manifestações (locais, nacionais e globais) de poluição tendo em vista proteger a saúde e a integridade do meio.

O aluno relaciona a saúde do seu agregado (familiar e social) com o equilíbrio natural do meio.

Subdomínio: Qualidade de Vida

Meta Final 10) O aluno relaciona uma alimentação equilibrada com qualidade de vida e explica o papel das plantas para a vida no Planeta.

Metas intermédias até ao 6.º Ano

O aluno identifica os nutrientes como constituintes dos alimentos e explica a(s) função(ões) principal(ais) de cada um deles no corpo humano.

O aluno discute vantagens e desvantagens de diferentes ementas.

(5)

O aluno relaciona uma alimentação equilibrada, estilos de vida saudáveis com a qualidade de vida (individual e social).

O aluno explica como crescem as plantas e como elaboram (fotossíntese) o seu alimento e a sua importância para o mundo vivo (exemplos: qualidade do ar, fonte de alimentos e de matérias-primas).

Subdomínio: Materiais

Meta Final 11) O aluno sistematiza propriedades do solo, do ar e da água, verificadas por via experimental e manipula dispositivos em projectos e investigações.

Metas intermédias até ao 5.º Ano

O aluno identifica a variação da permeabilidade de diferentes tipos de solos, por via experimental. O aluno identifica, através de actividades práticas, propriedades da água e do ar.

O aluno explica a função de diferentes partes constituintes de equipamentos como balanças, microscópios, placas de aquecimento, quando em funcionamento em situações práticas. O aluno explica a necessidade de preservar os materiais.

Referências

Documentos relacionados

A implantação do Projeto Laboratório de Aprendizagem pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora, como mecanismo e estratégia para diminuir ou eliminar as desigualdades

O cruzamento é uma propriedade fundamental para definirmos enti- dades biológicas reais pois é o cruzamento que promove a disseminação de características para todos os membros do

Meta Final 3) O aluno utiliza unidades/convenções de datação para relacionar personalidades, acontecimentos, processos e interacções significativas, referentes à vida das

Meta Final 1) Nível de Desempenho - A1.2 (QECRL) O aluno identifica um número limitado de palavras e de frases simples em instruções, mensagens e textos simples e curtos

A cinza de madeira de eucalipto (CME) é um resíduo pertinente como substituto parcial do agregado miúdo em argamassas de cimento Portland.. O Difratograma dos Raios-X evidenciou a

O reconhecimento contabilístico das contri- buições efetuadas pelas instituições parti- cipantes e dos contratos de compromisso irrevogável de pagamento constitui uma disposição

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,