• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE PROGRAMADA COMPLEMENTAR- APC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADE PROGRAMADA COMPLEMENTAR- APC"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADE PROGRAMADA COMPLEMENTAR- APC 10

Atividade elaborada para o período de Distanciamento Social em virtude do COVID-19 (Corona Vírus)

Lembrete ao aluno - ao receber esta atividade, entre em contato com o seu líder de turma para confirmação do recebimento.

Disciplina: Química

Professor: Marlon Gauna

Turmas: 1º B, C, D, E, H, I e K

Competências e habilidades: Compreender as características e formas de representar a ligação covalente/ Investigar a ocorrência de substâncias ácidas e básicas no cotidiano.

Conteúdo: Ligação Covalente, Ácidos e Bases.

Metodologia: Os alunos lerão atentamente as orientações das atividades em cada aula a seguir e irão realizar os exercícios no caderno, com posterior envio das fotos do caderno com identificação (nome e série) para avaliação.

E-mail do professor ou Classroom: profmarlonquimica@gmail.com ou Google Classroom (preferencialmente).

Horário de atendimento para dúvidas: Matutino – Terça - feira das 07:00h às 11:25h / Sexta- feira das 07:00h às 11:25h. Vespertino – Quarta feira das 13:00h às 17:25h. Noturno – Terça-feira: das 19:00h às 22:35h e Quarta-feira das 19:00h às 21:30h.

Valor da atividade: 0 a 4,0 pontos.

Período para realização: de 03/08 a 07/08 ---- de 10/08 a 14/08 ---- de 17/08 a 21/08

Prazo de entrega: 21/08

Atividades/exercícios: ACOMPANHE NO GOOGLE CLASSROOM AS VÍDEOAULAS ELABORADAS PELO PROFESSOR, EXPLICANDO O CONTEÚDO E AS ATIVIDADES, CASO TENHA DIFICULDADES PARA ACESSO ENTRE EM CONTATO COMIGO PELO EMAIL.

AULA 1

- Com o objetivo de atender a todos vocês em relação as atividades elaboradas e de acordo com a complexidade de certos conteúdos, vou disponibilizar a partir dessa APC 10, a correção dos exercícios da APC anterior. Fique atento, para verificar em seu caderno, suas atividades enviadas e corrigir possíveis erros ou se suas atividades estão incompletas.

(2)

1) Seguindo os mesmos modelos apresentados anteriormente, represente a ligação iônica usando as fórmulas eletrônicas, em cargas e mínimas para o seguintes átomos:

(3)

2) CÁTIONS – São íons de carga positiva (átomos que perderam elétrons). Exemplos:

Ba

2+

, Mg

2+

,

Li

+

, Na

+

.

ÂNIONS – São íons de carga negativa (átomos que ganharam elétrons). Exemplos:

Br

-

, O

2-

, F

-

, Cl

-Você ficou na dúvida em relação a correção? Não entendeu alguma resposta? Entre em contato via email ou Google Classroom com suas dúvidas. Após corrigir sua APC, entre em contato comigo imediatamente ou no envio da

APC 10, avisando que corrigiu suas atividades, para eu revisar sua nota.

AULAS 2 e 3

Realize a leitura com atenção ao resumo a seguir e anote o exemplo da água no seu caderno. LIGAÇÃO COVALENTE

• Acontece entre AMETAIS (Famílias 4A, 5A, 6A, 7A e HIDROGÊNIO). • Compartilhamento de elétrons.

• A maioria dos compostos obedecem a regra do Octeto, exceto o hidrogênio que é estável com 2 elétrons.

Exemplo:

A água, substância comum no nosso cotidiano e primordial para a manutenção da vida, apresenta fórmula H2O.

Observe que tanto o HIDROGÊNIO (H), quanto o OXIGÊNIO (O) são AMETAIS (Consulte a Tabela Periódica) ou seja não são metálicos, portanto, para o H interagir com O e formar a água (H2O), é necessário

uma ligação que não será iônica, mas COVALENTE, em que ambos irão compartilhar elétrons. Vejamos os seguintes passos:

1º Vamos localizar as Famílias dos elementos:

O = Oxigênio é um ametal da família 6A, logo possui 6 elétrons na última camada, faltam 2 elétrons para atingir o octeto (8 elétrons na última camada).

H = Hidrogênio possui apenas 1 elétron, para ser estável ele precisa ter 2 elétrons na camada (assim como o gás Nobre Hélio), portanto falta mais 1 elétron para ele.

(4)

2º Represente os elétrons da última camada desses átomos, para apresentar a FÓRMULA ELETRÔNICA ou de LEWIS:

Oxigênio com 6 elétrons na última camada e Hidrogênio com 1 elétron.

3º Como o oxigênio precisa receber 2 elétrons para ter 8 elétrons na última camada e o hidrogênio precisa receber apenas mais 1 elétron, serão necessários 2 átomos de hidrogênio para 1 átomo de oxigênio.

4º O compartilhamento acontecerá da seguinte maneira:

Agora, cada hidrogênio possui 2 elétrons (estão estáveis) e o oxigênio também está estável, pois possui 8 elétrons na última camada. Aqueles elétrons ao redor do círculo vermelho estão sendo compartilhados entre os átomos.

5º Nessa interação, está ocorrendo a ligação química entre 2 pares eletrônicos, que podem ser representados pela FÓRMULA ESTRUTURAL.

Na fórmula estrutural representa-se apenas os átomos e as ligações (traço azul), cada traço representa o compartilhamento de um par de elétrons.

6º E por fim, existe a FÓRMULA MOLECULAR, que é a fórmula final do composto covalente, que no caso desse será H2O. 2 átomos de hidrogênio para 1 átomo de oxigênio, a fórmula da água.

• Pesquise como ocorre a ligação covalente para a formação do gás oxigênio (O2

)

que respiramos.

Como um átomo de OXIGÊNIO se liga a outro átomo de OXIGÊNIO? Represente a ligação covalente.

(5)

AULA 4

1) Seguindo o mesmo modelo apresentado anteriormente, represente a ligação covalente entre os átomos a seguir, apresente a fórmula eletrônica, estrutural e molecular nessas ligações: (Siga os passos apresentados na explicação). a) H e F b) N e H c) F e F d) Cl e Cl e) N e N f) H e H

2) Por que praticamente a ligação covalente só ocorre entre AMETAIS? Pesquise e explique em poucas linhas.

AULAS 5 e 6

Faça um trabalho de pesquisa (pode ser digitado no Word), respondendo as seguintes questões: • O que são substâncias ácidas? Explique.

• Cite exemplos de substâncias ácidas presentes no cotidiano (acrescente imagens), apresente suas fórmulas e onde são empregadas.

• O que são substâncias básicas? Explique.

• Cite exemplos de substâncias básicas presentes no cotidiano (acrescente imagens), apresente suas fórmulas e onde são empregadas.

Será avaliada a qualidade desse trabalho, portanto, faça bem feito, coloque imagens, formate os textos, leia com atenção o material pesquisado. Faça o seu melhor!

Dúvidas? Não está conseguindo fazer? Não se preocupe! Mande um email para:

profmarlonquimica@gmail.com ou entre em contato pelo Classroom. Será muito bom te ajudar!

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste artigo é mapear a variabilidade de salinidade do solo de uma área de Banhado (baía/vazante) e apresentar um modelo de análise cartográfico através do uso

A friedelina e o friedelan-3-ol são os triterpenos majoritários nas folhas de Maytenus aquifolium e de Maytenus ilicifolia, e assim foi proposto um método para a sua quantifi cação

Quarenta voluntários animaram o evento, que acolheu 400 jovens dos quatro ramos da Família Marista – Irmãos Ma- ristas, Padres Maristas, Irmãs Missionárias e Irmãs Maristas.. Entre

Meu pai foi importante na minha carreira. Já contei muitas vezes, mas não canso de repetir. Foi ele quem me deu a primeira máquina de escrever, quando eu tinha 13 anos.

- Executar trabalhos de manutenção e reparos de passeio, construindo e reparando base de cavalete, caixa de inspeção / registro, pisos e calçadas, danificados durante os

candidatos cotistas convocados presentes na sessão pública, deverá ser interrompida a contratação dos convocados da lista de ampla concorrência e realizada nova

Garantir consulta médica e acompanhamento do tratamento Usuários que utilizam BZDs adequadament e e sob orientação médica Usuário que faz controle periódico da doença,

III - A análise documental para validação da autodeclaração de Preto ou Pardo, enviada por meio do sistema SISVALIDA pelo candidato classificado na modalidade dessa reserva de