• Nenhum resultado encontrado

MISERICORDIOSOS COMO O PAI 24 HORAS PARA O SENHOR 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MISERICORDIOSOS COMO O PAI 24 HORAS PARA O SENHOR 2016"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Arquidiocese de Pouso Alegre

CAL - Comissão Arquidiocesana para a Liturgia

____________________________________________________________

MISERICORDIOSOS COMO O PAI 24 HORAS PARA O SENHOR 2016

Estimados irmãos presbíteros e diáconos!

Queridos animadores da Liturgia!

Como momento de grande importância para se celebrar o Jubileu da Misericórdia, se realizará mais uma vez o projeto “24 horas para o Senhor” na sexta-feira e sábado anteriores ao IV domingo da quaresma, entre os dias 04 e 05 de março de 2016. Trata-se de uma jornada penitencial, na qual as igrejas devem manter as suas portas abertas, motivar e facilitar o acesso dos fieis à confissão, suprindo o período do evento com orações, reflexões, missas, adoração eucarística, entre outras manifestações de fé. “Com o apelo à escuta da Palavra de Deus e à iniciativa ’24 horas para o Senhor’, quis sublinhar a primazia da escuta orante da Palavra, especialmente a palavra profética” (Mensagem do papa Francisco para a Quaresma 2016).

Na Bula Misericordiae Vultus o papa Francisco afirma que espera que a iniciativa ‘24 horas para o Senhor’ ajude todas as pessoas, especialmente os jovens que estão se confessando nesta experiência, a reencontrar “o caminho para voltar ao Senhor, viver um momento de intensa oração e redescobrir o sentido da vida”. E completa: “Será, para cada penitente, fonte de verdadeira paz interior” (17).

Para auxiliar na vivência das “24 horas para o Senhor”, a Comissão Arquidiocesana para a Liturgia apresenta suas sugestões, bem como um roteiro para a Hora Santa Eucarística! Não se trata de um guia obrigatório de celebrações, mas sugestões de como pode-se organizar o evento. Obviamente, cada paróquia o fará de acordo com as suas condições e necessidades. Importante que a jornada seja de 24 horas ininterruptas de oração.

Esperamos que seja, para todo o povo de nossa arquidiocese, ocasião especialíssima de conversão e experiência profunda da misericórdia de Deus, definitivamente revelada e realizada no Mistério Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Pouso Alegre, 17 de fevereiro de 2016

(2)

SUGESTÃO DE PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (04.03.16)

19h – Momento de Oração e preparação para a missa (Apostolado da Oração)

20h - Abertura com Celebração Eucarística com participação das famílias (liturgia da Sexta-feira)

21h- Início da Hora Santa Eucarística (que deverá durar toda a noite.

Pode-se fazer uma escala para as 24 horas, contando com a participação das comunidades, pastorais e movimentos)

Sábado (05.03.16)

05h30 – Celebração penitencial

A partir das 8h, padres disponíveis para confissões 07h – Celebração de Ofício Divino da Quaresma 10h – Celebração da misericórdia com crianças

16h – Celebração com participação os enfermos (missa ou outro momento orante, com duração adaptada às possibilidades dos idosos e enfermos. Importante que eles sejam contemplados, como tem insistido o papa Francisco)

18h – Bênção do Santíssimo Sacramento

19h – Missa de encerramento com participação dos jovens (Liturgia do Domingo)

OBS: O Manual da Campanha da Fraternidade 2016 oferece outras celebrações interessantes, que podem ser adaptadas à Jornada: Via-Sacra (p. 205), Vigília Eucarística e Celebração da Misericórdia (224). Também a Comissão Arquidiocesana para a Liturgia já disponibilizou uma Celebração Penitencial para a Quaresma, que também poderá ser usada nesta ocasião. Ver site: http://arquidiocese-pa.org.br/liturgia

(3)

HORA SANTA EUCARÍSTICA

AMBIENTE: o ambiente onde a Hora Santa vai acontecer deve ser preparado com sobriedade, como pede o tempo quaresmal, mas que seja aconchegante. Se for na Igreja, o Santíssimo deverá ser exposto no próprio altar onde se celebra a Eucaristia, com velas ao lado do altar, do mesmo modo que acontece na Celebração Eucarística. Se for na capela do Santíssimo, prepare-se uma mesinha (caso já não haja um altar ou “apoio”) com toalhas brancas para a exposição. Uma mesa da Palavra (ou ambão), igualmente discreta, precisa ser preparada. Nela esteja a Bíblia ou Lecionário, já marcado para a proclamação da Palavra. Que os ministérios sejam distribuídos e preparados antecipadamente, para que a celebração aconteça com tranquilidade e piedade. Evite-se toda e qualquer “euforia eucarística”, especialmente passear com Jesus entre o povo, o que não corresponde à índole da Eucaristia, nem à natureza da Liturgia, sobretudo quaresmal.

1. Refrão orante: Misericordioso é Deus! Sempre, sempre o cantarei! (ou “Onde reina o amor”).

2. Acolhida:

Dirigente: Queridos irmãos e irmãs, reunidos para este momento de Hora Santa eucarística, nessa “Jornada 24 Horas para o Senhor”, queremos recordar que a presença do Ressuscitado entre nós decorre da Celebração Eucarística e a ela nos conduz. A Eucaristia é a máxima expressão da salvação de Deus e de sua misericórdia: Jesus se fez pão para nós, nos cumula com seu amor e renova a nossa vida. Aquele que, ao sofrer a angústia da proximidade de sua morte pediu: “Permaneçam aqui e vigiem comigo” (Mt 26,38) se faz presente no meio de nós pela força do seu Espírito. Permaneçamos em oração, experimentando a graça da comunhão com Jesus e com nossos

irmãos. Na presença daquele que é o Pão da Vida, renovemos nossos compromissos com a construção e defesa da vida humana e planetária, e do cuidado com a nossa casa comum.

3. Exposição do Santíssimo (durante o canto, o padre ou ministro extraordinário da comunhão expõe o santíssimo. Como não haverá bênção do Santíssimo, pode-se apenas abrir o sacrário ou depositar a âmbula sobre a mesa, em cima de um corporal).

Canto: Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.

Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão,Onde está o teu irmão, Eu estou presente nele.

Eu passei fazendo o vem, eu curei todos o males.

Hoje és minha presença junto a todo o sofredor.

Onde sofre o teu irmão, Eu estou sofrendo nele.

Quem comer o Pão da Vida viverá eternamente.

Tenha pena deste povo que não tem o que comer.

Onde está um irmão com fome, Eu estou com fome nele.

Entreguei a Minha Vida pela salvação de todos.

Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes. Onde morre o teu irmão, Eu estou morrendo nele.

(4)

Dirigente: Graças e louvores sejam dadas a todo momento!

Todos: Ao santíssimo e diviníssimo Sacramento! (3x).

Dirigente: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo!

Todos: Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

4. Momento de silêncio (com um fundo musical muito suave, guardar um tempo razoável de silêncio, para oração pessoal).

5. Escutando a Palavra de Deus (sentados)

a) Canto de escuta: Envia tua Palavra, Palavra de Salvação, que vem trazer esperança, aos pobres libertação (ou outro à escolha)

b) Proclamação: Lc 9,11b-17 c) Silêncio. Meditação. Partilha d) d) Canto:

 Se a missão se faz cansaço, Jesus convida a descansar, e se há ovelhas sem pastor é necessário delas cuidar.

REF.: “Dai-lhes vós mesmos de comer” o meu corpo que se faz pão. Diz Jesus a seus amigos partilhar é vocação! Partilhar é vocação!

 E se a hora vai adiantada e despedir se faz tentação, a nossa fé seja mais forte para servir nossos irmãos.

 A quem duvida do seu pouco, Jesus pergunta: o que tens? Vai ver! Então responda: Senhor, este pouco partilhando tu fazes crescer.

 E se nos sentamos sobre a relva a qual nos conduz o Bom Pastor, nossa união expresse sempre o pão de Deus, sinal de amor.

 E se ainda hoje nós repetimos aqueles gestos que fez o Senhor, não haverá mais fome e sede nosso batismo terá seu valor.

6. Escutando a palavra da Igreja (da mensagem do papa Francisco para a Quaresma de 2016)

Leitor 1: O mistério da misericórdia divina desvenda-se no decurso da história da aliança entre Deus e o seu povo Israel. Na realidade, Deus mostra-Se sempre rico de misericórdia, pronto em qualquer circunstância a derramar sobre o seu povo uma ternura e uma compaixão viscerais, sobretudo nos momentos mais dramáticos, quando a infidelidade quebra o vínculo do pacto e se requer que a aliança seja ratificada de maneira mais estável na justiça e na verdade.

Todos (cantando): O Senhor é bom, eterno é seu amor! O Senhor é bom, eterno é seu amor! (bis)

Leitor 2: A Misericórdia exprime o comportamento de Deus para com o pecador, oferecendo-lhe uma nova possibilidade de se arrepender, converter e acreditar, restabelecendo precisamente assim a relação com Ele.

E, em Jesus crucificado, Deus chega ao ponto de querer alcançar o pecador no seu afastamento mais extremo, precisamente lá onde ele se perdeu e afastou d’Ele. E faz isto na esperança de assim poder finalmente comover o coração endurecido dos seus filhos.

Todos (cantando): Sou bom Pastor, ovelhas guardarei. Não tenho outro ofício, nem terei. Quantas vidas eu tiver, eu lhes darei!

(5)

Leitor 3: A misericórdia de Deus transforma o coração do homem e faz-lhe experimentar um amor fiel, tornando-o assim, por sua vez, capaz de misericórdia. É um milagre sempre novo que a misericórdia divina possa irradiar-se na vida de cada um de nós, estimulando-nos ao amor do próximo.

Todos (cantando):Senhor da vida, teu amor nos faz recomeçar! Eu sei que a nossa vida é vida perdida pra quem não amar!

Leitor 4: A nossa fé se traduz em atos concretos e quotidianos, destinados a ajudar o nosso próximo no corpo e no espírito, e sobre os quais havemos de ser julgados: alimentá-lo, visitá-lo, confortá-lo, educá-lo.

Que o povo cristão reflita, durante o Jubileu, sobre as obras de misericórdia corporal e espiritual. Será uma maneira de acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida perante o drama da pobreza, e de entrar cada vez mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina.

Todos (cantando): Prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão! (bis)

Leitor 5: Não percamos este tempo de Quaresma favorável à conversão! Pedimo-lo pela intercessão materna da Virgem Maria, a primeira que, diante da grandeza da misericórdia divina que Lhe foi concedida gratuitamente, reconheceu a sua pequenez (cf. Lc 1, 48), confessando-Se a humilde serva do Senhor (cf. Lc 1, 38).

Todos (cantando):Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação. Ao Pai voltemos, juntos andemos. Eis o tempo de conversão!

7. Momento penitencial

Dirigente: À luz da Eucaristia, somos desafiados a reconhecer nossas atitudes de desamor, nossas omissões frente ao cuidado da vida, e o quanto não usamos de misericórdia para nossos irmãos e irmãs. “O amor nunca poderia ser uma palavra abstrata. Por sua própria natureza, é vida concreta: intenções, atitudes, comportamentos que se verificam na atividade de todos os dias... Tal como o Pai ama, assim devem os filhos amar. Tal como Ele é misericordioso, assim somos chamados também a sermos misericordiosos uns com os outros” (MV, 09). Reconheçamos nossas fraquezas, e coloquemos no coração misericordioso de Jesus nossas fragilidades e nosso desejo que o seu amor reconstrua nossas vidas.

(Tempo de silêncio para oração pessoal)

Canto: Eu confesso a Deus e a vós irmãos, tantas vezes pequei não fui fiel:

Pensamentos e palavras, atitudes e omissões...Por minha culpa, tão grande culpa.

Senhor, piedade! Cristo piedade! Tem piedade, ó Senhor (2x)

Peço à virgem Maria, nossa mãe, e a vós, meus irmãos: rogueis por mim

a Deus pai que nos perdoa e nos sustenta por sua mão. Por seu amor, tão grande amor 8. Ladainha da misericórdia

Dirigente: Roguemos ao Senhor que, na sua infinita bondade, nos inspire na prática das obras de misericórdia, dando-nos força para concretizarmos o amor em todas as situações, e digamos: Dai-nos a misericórdia de vosso divino coração.

 Quando a fome penalizar nossos irmãos...

(6)

 Se a água vir a faltar, trazendo sede e sofrimentos ao povo...

 Quando faltar a um dos vossos filhos a roupa para se aquecer...

 Quando vieres, peregrino, bater à nossa porta...

 Se a dor da doença deixar nosso irmão abatido...

 Quando estiveres preso, na cadeia ou em outras escravidões...

 Na hora em que a morte levar as pessoas queridas, e o luto angustiar nossos semelhantes...

 Quando alguém precisar de um bom conselho...

 Se a ignorância expuser nossos irmãos ao constrangimento...

 No momento em que tivermos que corrigir os que erram o caminho...

 Na aflição e angústia de nossos semelhantes...

 Se a dor das ofensas abrirem feridas em nós...

 Na hora em que a impaciência com o próximo nos desafiar...

 E se nos desanimarmos de rezar pelos vivos e pelos mortos...

(Concluir com Pai-nosso) 9. Momento de louvor

Dirigente: A contemplação de Jesus eucarístico revela toda a glória de Deus, que se manifesta no despojamento, na humildade, em um amor incondicional por todos nós. “A misericórdia é o nome de Deus”, e “Jesus é o rosto misericordioso do Pai”. E se “Ele está no meio de nós”, somos impelidos a reconhecer sua presença misteriosa, que nos cura e nos liberta de toda opressão. Esse presença tão especial do Senhor, nas espécies consagradas e na Palavra proclamada, também nos acompanha no dia- a-dia, em inúmeros sinais de sua bondade e ternura em nossa vida. Você percebe os sinais da misericórdia e do amor divino em seu cotidiano, em sua rotina diária? Em que situações mais fortes você experimentou fortemente o carinho de Deus? Louvemos e agradeçamos ao Senhor!

(razoável tempo de silêncio, para reflexão e oração pessoal) Canto:

Em coro a Deus louvemos:

eterno e seu amor!

Pois Deus é admirável!

eterno é seu amor!

Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

Criou o céu e a terra:

eterno e seu amor!

Criou o sol e a luz, eterno é seu amor!

Fez águas, nuvens, chuvas:

eterno e seu amor!

Fez pedras, terras, montes:

eterno é seu amor!

Distribuiu a vida:

eterno e seu amor!

Na planta, peixe e ave:

eterno é seu amor E fez à sua imagem eterno e seu amor o homem livre e forte:

eterno é seu amor!

Na história que fazemos eterno e seu amor!

Deus vai à nossa frente:

eterno é seu amor!

E quando nós pecamos eterno e seu amor!

Perdoa e fortalece:

eterno e seu amor!

(7)

____________________ SE NÃO HOUVER BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO _______________________

10. Oração final

Dirigente: Deus de amor, que em vosso Filho misericordioso resgatastes o ser humano decaído pelo pecado, e nos deixastes a Eucaristia como sinal e realização da salvação, dai-nos a graça de sempre de sempre vivermos em comunhão convosco, para que tenhamos a vida plena e nos comprometamos com a vida de nossos semelhantes. Por Cristo Senhor nosso! Amém!

11. Oração e Hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica (2016)

Dirigente: Em sintonia com nossos irmãos e irmãs que oram e se comprometem com o cuidado da nossa

“casa comum”, rezemos juntos:

Deus da vida, da justiça e do amor, Tu fizeste com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos.

Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica,

a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável

e justo, para todos.

No seguimento de Jesus, Com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres.

Amém!

Hino da CF 2016 (Durante o canto, guardar o santíssimo no sacrário)

 Eis, ó meu povo o tempo favorável Da conversão que te faz mais feliz;

Da construção de um mundo sustentável,

“Casa Comum” é teu Senhor quem diz:

Quero ver, como fonte o direito a brotar, A gestar tempo novo: e a justiça,

Qual rio em seu leito, dar mais vida pra vida do povo.

 Eu te carrego sobre as minhas asas Te fiz a terra com mãos de ternura;

Vem, povo meu, cuidar da nossa casa!

Eu sonho verde, o ar, a água pura.

 Te dei um mundo de beleza e cores, Tu me devolves esgoto e fumaça.

Criei sementes de remédio e flores;

Semeias lixo pelas tuas praças.

 Justiça e paz, saúde e amor têm pressa;

Mas, não te esqueças, há uma condição:

O saneamento de um lugar começa Por sanear o próprio coração.

 Eu sonho ver o pobre, o excluído Sentar-se à mesa da fraternidade;

Governo e povo trabalhando unidos Na construção da nova sociedade.

12. Despedida

(8)

Dirigente: O Deus da vida, que se revela na pessoa de Jesus Cristo nos encha do seu Espírito e nos renove na alegria de servir com amor, agora e para sempre.

Todos: Amém!

Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Todos: Para sempre seja louvado!

____________________ SE HOUVER BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO _______________________

10. Canto

Tão sublime Sacramento adoremos neste altar, pois o Antigo Testamento deu ao Novo o seu lugar.

Venha a fé por suplemento os sentidos completar.

Ao eterno Pai cantemos a Jesus, o redentor, Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor.

Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor.

Amém!

V. Do céu lhes destes o pão.

R. Que contém todo o sabor.

11. Oremos

Senhor, que, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial de vossa paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal modo os sagrados mistérios de vosso corpo e sangue, que possamos experimentar sempre em nós o fruto de vossa redenção. Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo.

R. Amém.

(Segue-se a bênção do santíssimo)

Bendito seja Deus.

Bendito seja o seu santo nome.

Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Bendito seja o nome de Jesus.

Bendito seja o seu Sacratíssimo coração.

Bendito seja o seu preciosismo sangue.

Bendito seja Jesus no Santíssimo sacramento do altar.

Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.

Bendita seja a grande mãe de Deus, Maria santíssima.

Bendita seja sua santa e imaculada conceição.

Bendita seja sua gloriosa assunção.

Bendito seja o nome de Maria, virgem e mãe.

(9)

Bendito seja são José, seu castíssimo esposo.

Bendito seja Deus, nos seus anjos e nos seus santos.

Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o papa, sobre o nosso arcebispo, sobre o nosso pároco e todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, este arcebispado, a paróquia em que habitamos, cada um de nós em particular e todas as pessoas por quem somos obrigados a rezar ou que se recomendaram as nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.

(Pai nosso, Ave-maria, Glória ao Pai)

13. Oração e Hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica (2016)

Dirigente: Em sintonia com nossos irmãos e irmãs que oram e se comprometem com o cuidado da nossa

“casa comum”, rezemos juntos:

Deus da vida, da justiça e do amor, Tu fizeste com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos.

Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica,

a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável

e justo, para todos.

No seguimento de Jesus, Com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres.

Amém!

Hino da CF 2016 (Durante o canto, guardar o santíssimo no sacrário)

 Eis, ó meu povo o tempo favorável Da conversão que te faz mais feliz;

Da construção de um mundo sustentável,

“Casa Comum” é teu Senhor quem diz:

Quero ver, como fonte o direito a brotar, A gestar tempo novo: e a justiça,

Qual rio em seu leito, dar mais vida pra vida do povo.

 Eu te carrego sobre as minhas asas Te fiz a terra com mãos de ternura;

Vem, povo meu, cuidar da nossa casa!

Eu sonho verde, o ar, a água pura.

 Te dei um mundo de beleza e cores, Tu me devolves esgoto e fumaça.

Criei sementes de remédio e flores;

Semeias lixo pelas tuas praças.

(10)

 Justiça e paz, saúde e amor têm pressa;

Mas, não te esqueças, há uma condição:

O saneamento de um lugar começa Por sanear o próprio coração.

Eu sonho ver o pobre, o excluído Sentar-se à mesa da fraternidade;

Governo e povo trabalhando unidos Na construção da nova sociedade.

12. Despedida

Dirigente: O Deus da vida, que se revela na pessoa de Jesus Cristo nos encha do seu Espírito e nos renove na alegria de servir com amor, agora e para sempre.

Todos: Amém!

Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Todos: Para sempre seja louvado!

Referências

Documentos relacionados

•A defasagem vai ser sempre menor que 90 graus (tipicamente em torno de 25 o ), fornecendo torque de partida moderado , para baixa corrente de partida; • Uma chave centrífuga

Pode-se observar na Tabela 3 que, na ausência de irrigação, os coqueiros provenientes de mudas com sete meses de idade apr sentaram uma emissão foliar, nos 12 primeiros meses apds

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

índios, durante o prazo de validade do Concurso Público, conforme a legislação vigente e conforme consta no Regulamento. 4.8 Os candidatos que desejarem concorrer

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nesse sentido, apresentamos o modelo de fluxos com as suas três formulações e escolhemos aquela cujo valor ótimo da função objetivo do problema relaxado mais se aproximava do

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,