• Nenhum resultado encontrado

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA CIEE. Caderno de Provas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA CIEE. Caderno de Provas"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1

Caderno de Provas

1. As 40 (quarenta) questões objetivas e 01 tema de redação, da prova totalizarão 50 (cinquenta) pontos, sendo atribuído 01 (um) ponto a cada questão objetiva e 10 (dez) pontos no total para a questão discursiva.

2. Serão apreciadas todas as provas discursivas de todos os candidatos.

3. O tempo de duração da prova serão de 04 (quatro) horas.

4. O candidato deverá transcrever suas respostas do caderno de provas para o Cartão de Respostas, que será o único documento válido para a sua correção. O preenchimento do Cartão de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Provas.

5. Não haverá substituição do Cartão de Respostas por erro do candidato.

6. Não serão computadas questões não respondidas, nem questões que contenham mais de uma resposta, ou com emendas ou rasuras.

7. Não deverá ser feita nenhuma marca no Cartão de Respostas fora do campo reservado às respostas.

8. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas.

9. Os candidatos aprovados serão, a seguir, ordenados em lista de classificação, de acordo com a nota final obtida, da maior nota para a menor.

10. Em caso de empate no somatório de pontos, será considerado melhor classificado o candidato que obtiver maior número de pontos na prova dissertativa. Persistindo o empate, dar-se-á preferencia ao candidato, que estiver cursando o período letivo superior e, sucessivamente, ao de maior idade.

11. Os gabaritos preliminar serão divulgados no site do CIEE no dia 26/09/2016.

12. Serão admitidos recursos quanto aos resultados, que deverão ser encaminhados eletronicamente para o endereço

dpuribeirao@ciee.org.br até às 18h00 do segundo dia útil seguinte a divulgação dos atos impugnados.

13. O recurso deverá ser individual, por questão, com a indicação daquilo em que o candidato se julgar prejudicado, devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citações de artigos, legislação, páginas de livros, nomes dos autores, etc, com a juntada, sempre que possível, de cópia dos comprovantes e, ainda, exposição de motivos e argumentos.

14. A decisão da banca examinadora do CIEE será irrecorrível, consistindo em última instância para recursos, não sendo aceitos, ainda, revisão de recursos.

15. Se do exame de recursos resultar na anulação de questão integrante da prova, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

16. As respostas aos recursos interpostos, gabaritos oficiais e lista de classificação dos candidatos aprovados, serão divulgadas , provavelmente no site do CEE, www.ciee.org.br.

(2)

DIREITO

1. Segundo as definições de Anulação e Revogação dos atos administrativos, é correto afirmar que

(A) quanto aos efeitos da decisão, pode-se afirmar que a Anulação possui efeitos “ex nunc”, porque até o momento em que o ato foi revogado ele era lícito, válido e, assim, os seus afeitos até esse momento devem ser mantidos.

(B) o direito da Administração de anular e revogar os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé (artigo 54 da Lei nº 9.748/1999).

(C) possuem titularidade para anular os atos administrativos a própria Administração Pública e o Poder Judiciário, ao passo que para a Revogação dos atos Administrativos é exercido exclusivamente pela Administração Pública.

(D) conforme disposto no artigo 5º XXXV da Constituição Federal, tem-se que a Revogação dos atos administrativos deverá ser justificado em Conveniência e Oportunidade.

2. Dentro dos meios de intervenção do Estado na propriedade particular, é correto afirmar que

(A) desapropriação, confisco e ocupação são meios de transferência da propriedade.

(B) ocupação é meio de intervenção na propriedade que implica a transferência compulsória e temporária da posse por razões de interesse público.

(C) requisição, limitação e servidão são meios de restrição à posse;

(D) servidão administrativa é um meio de intervenção da propriedade que traz restrições quanto ao uso, de caráter específico e gratuito.

3. Determinado Defensor Público, no uso de suas atribuições, adquiriu, sem licitação, 10 (dez) computadores para uso da repartição pública. Em razão dessa aquisição, conseguiu um desconto considerável na compra de outro computador, com recursos próprios, para utilização em sua residência. Em razão dessa conduta, é correto afirmar que

(A) independentemente da ocorrência de prejuízo pecuniário ao erário público, pode restar configurado ato de improbidade Administrativa.

(B) não configura ato de improbidade administrativa, salvo se comprovado, cumulativamente, enriquecimento ilícito e dano ao erário.

(C) a referida conduta não configura ato de improbidade administrativa, sendo possível, contudo, punição disciplinar.

(D) configura ato de improbidade, devendo o Defensor Público ser responsabilizado independentemente de dolo ou culpa, mas devendo ser comprovado prejuízo pecuniário.

4. Quanto ao exercício da Função Pública, analise as assertivas abaixo.

I. Agentes Honoríficos são cidadãos convocados para prestar, transitoriamente, serviços ao Estado, em razão de sua honorabilidade e sem qualquer remuneração, como, por exemplo, mesários eleitorais.

II. Readaptação é a designação daquele em disponibilidade para que volte a titularizar cargo público.

III. Exoneração é o desligamento de ofício com caráter punitivo.

IV. Demissão é o desligamento por justa causa, possui natureza punitiva e depende de sentença transitada em julgado ou processo administrativo resguardado o direito ao contraditório e ampla defesa.

V. É permitida a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público e será feita mediante processo seletivo simplificado.

É correto o que se afirma em

(A) I, III e IV, apenas.

(B) I, II, III e V, apenas.

(C) II, III e IV, apenas.

(D) I, IV e V, apenas.

5. Com relação à classificação dos bens públicos, é correto afirmar que, quanto à

(A) disponibilidade, há os bens de uso especial, que visam à execução dos serviços administrativos e dos serviços públicos em geral; utilizados pela Administração.

(B) destinação, há os bens dominicais, que são destinados à utilização geral pelos indivíduos, em igualdade de condições, independentemente do consentimento individualizado por parte do Poder Público.

(C) disponibilidade, há os bens patrimoniais indisponíveis, que não podem ser alienados porque são utilizados efetivamente pelo Estado para uma específica finalidade pública, como os bens de uso especial, ou bens de uso comum susceptíveis de avaliação patrimonial, móveis ou imóveis, como:

(3)

prédios de repartições públicas, veículos oficiais, hospitais etc.

(D) destinação, há os bens de uso comum do povo, que são destinados à utilização geral pelos indivíduos, em igualdade de condições, independentemente do consentimento individualizado por parte do Poder Público, os quais podem ser livremente alienados, observadas as exigências da lei.

6. De acordo com a Lei nº 8.666/1993, com relação às modalidades de licitação, assinale a alternativa incorreta.

(A) Convite: é a modalidade de licitação mais simples, sendo realizada para obras e serviços de engenharia em que o valor estimado seja de até R$150.000,00 (cento e cinqüenta mil) e para aquisição de bens ou outros serviços até o valor de R$80.000,00 (oitenta mil).

(B) Concorrência: esta modalidade somente é utilizada, independente do valor estimado, para a compra ou alienação de bens imóveis, para as concessões de direito real de uso, de serviços ou de obras públicas, para as contratações de parcerias público-privadas, para as licitações internacionais, para os registros de preços e para as contratações em que seja adotado o regime de empreitada integral.

(C) Concurso: esta modalidade é destinada quando a Administração tem interesse em selecionar trabalho técnico, científico, projeto arquitetônico ou artístico, ou seja, para trabalhos que exijam determinadas capacidades personalíssimas. Qualquer interessado poderá participar da licitação, devendo somente atender às exigências do Edital.

(D) Leilão: é utilizada predominantemente para a venda de bens móveis inservíveis ou venda de bens semoventes, podendo participar quaisquer interessados.

7. Com relação à ineficácia de lei, que ocorre quando esta perde a sua validade, deixando de ser aplicada ao caso concreto, conservando, no entanto, a sua vigência em razão de inexistir lei posterior, revogando-a, assinale a alternativa incorreta.

(A) Costume contra legem ou negativo, que é aquele que contraria a lei. Ex: emissão de cheque pré- datado.

(B) Caducidade, que é a superveniência de uma situação cronológica ou factual que torna a norma inválida sem que ela tenha sido revogada.

(C) Desusos, que é a cessação do pressuposto de aplicação da norma.

(D) Conflito entre norma posterior e anterior, em que prevalecerá a posterior em razão do metacritério

cronológico e trata-se de antinomia de 1º grau aparente.

8. Em se tratando do domicílio, com base no Código Civil vigente, analise as assertivas abaixo.

I. O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo.

Se, porém, a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar- se-á domicílio seu qualquer delas.

II. Ter-se-á por domicílio da pessoa natural, que não tenha residência habitual, o lugar onde foi registrado seu nascimento ou casamento.

III. Quanto às pessoas jurídicas, o domicílio da União é o Distrito Federal; dos Estados e Territórios são as respectivas capitais; do Município é o lugar onde funcione a administração municipal; das demais pessoas jurídicas, o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos.

IV. Têm domicílio necessário o incapaz, a mulher casada, o servidor público, o militar, o marítimo, o preso.

V. O domicílio do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado.

É correto o que se afirma em

(A) I, III e V, apenas.

(B) I, II, III e V, apenas.

(C) II, III e IV, apenas (D) I, IV e V, apenas.

9. Segundo as disposições do Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar que

(A) fornecedor é tão somente toda pessoa física ou jurídica, privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

(B) produto é tão somente bem móvel material.

(C) serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.

(4)

(D) consumidor é tão somente toda pessoa física que

adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

10. No que tange à validade do negócio jurídico, assinale a alternativa incorreta.

(A) A validade do negócio jurídico requer agente capaz;

objeto lícito, possível, determinado ou determinável;

forma prescrita ou não defesa em lei.

(B) A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir.

(C) O silêncio importa anuência, quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem, e não for necessária a declaração de vontade expressa.

(D) Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é elemento dispensável à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.

11. Com base nas disposições do Código Civil vigente sobre prescrição, analise as assertivas abaixo.

I. A prescrição ocorre em 10 (dez) anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.

II. Prescreve em 3 (três) anos a pretensão de reparação civil.

III. A interrupção da prescrição, que somente poderá ocorrer uma vez, dar-se-á por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citação, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual.

IV. A interrupção da prescrição por um credor aproveita aos outros; semelhantemente, a interrupção operada contra o codevedor, ou seu herdeiro, não prejudica aos demais coobrigados.

V. Ainda que a ação se originar de fato que deva ser apurado no juízo criminal, correrá a prescrição antes da respectiva sentença definitiva.

É correto o que se afirma em

(A) I e II e V, apenas.

(B) I, III e IV, apenas.

(C) I, II e III, apenas.

(D) II, III e IV, apenas.

12. Os fornecedores respondem solidariamente pelos vícios de quantidade do produto sempre que, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, seu conteúdo líquido for inferior às indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir alternativamente e à sua escolha o que constam nas alternativas abaixo, exceto em uma. Assinale-a.

(A) O abatimento proporcional do preço.

(B) A restituição, em até 30 (trinta) dias, da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

(C) Complementação do peso ou medida.

(D) A substituição do produto por outro da mesma espécie, marca ou modelo, sem os aludidos vícios.

13. É correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como

(A) rígida, formal, outorgada e histórica.

(B) escrita, promulgada, rígida e formal.

(C) dogmática, material, analítica e escrita.

(D) escrita, flexível, extensa e promulgada.

14. Com relação ao tema “controle de constitucionalidade”, é correto afirmar que o

(A) controle difuso ou indireto poderá ser feito pela CCJ – Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e Câmara dos Deputados.

(B) veto jurídico é o controle de constitucionalidade realizado pelo Poder Executivo, pelo qual rejeita o projeto de lei por ser inconstitucional.

(C) controle concentrado poderá ser realizado pelo Poder Judiciário em qualquer de suas instâncias.

(D) controle repressivo poderá ser proposta perante o Pleno do Supremo Tribunal Federal, conforme previsão expressa.

15. A separação dos poderes prevista na Constituição Federal de 1988, e utilizada como técnica para a limitação do poder, está corretamente descrita em uma das assertivas abaixo. Assinale-a.

(A) Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário, apenas.

(B) Poder do Executivo Federal, Poder do Executivo Estadual e Poder do Executivo Municipal.

(C) Poder Legislativo, Poder Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

(5)

(D) Poder Legislativo, Poder Executivo, Poder Judiciário e Conselho Nacional de Justiça.

16. É correto afirmar que o Brasil está organizado da seguinte forma:

(A) quanto à forma de governo – Federalismo; quanto ao sistema de governo – República; quanto à forma de Estado – Unitário.

(B) quanto à forma de governo – Unitário; quanto ao sistema de governo – República; quanto à forma de Estado – Federalismo.

(C) quanto à forma de governo – República; quanto ao sistema de governo – Federalismo; quanto à forma de Estado – Federado.

(D) quanto à forma de governo – Federação; quanto ao sistema de governo – Presidencialista; quanto à forma de Estado – Federalismo.

17. Sobre os crimes de responsabilidade dos atos do Presidente da República e o processo de julgamento, é correto afirmar que

(A) são crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição dos Estados Membros e, especialmente, contra as lei orçamentárias estaduais.

(B) será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns.

(C) será ele submetido a julgamento perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade e nas infrações penais.

(D) admitida a acusação contra o Presidente da República, por três quintos da Câmara dos Deputados (maioria absoluta), será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

18. Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade, segundo previsão constitucional,

(A) a Mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Mesa do Senado Federal e a Mesa da Câmara dos Deputados.

(B) o Presidente da República, o Presidente do Senado Federal e o Presidente da Câmara dos Deputados.

(C) o Procurador-Geral da República; o Defensor Público-Geral Federal e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

(D) a confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional, partido político com representação

Nacional e o Governador de Estado ou do Distrito Federal.

19. Para determinar o “lugar do crime”, o Código Penal adotou a seguinte teoria:

(A) teoria do resultado: é o lugar onde o resultado se verificou, isto é, onde houve a consumação.

(B) teoria da atividade: é o lugar onde foi praticada a ação ou omissão.

(C) teoria da ubiquidade: é tanto o lugar da ação ou omissão, quanto o lugar do resultado.

(D) teoria do resultado ou teoria da ubiquidade, dependendo da natureza do crime praticado.

20. Quanto ao Concurso de Pessoas, analise as assertivas abaixo.

I. Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade.

II. Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um terço).

III. Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.

IV. Comunicam-se as circunstâncias e as condições de caráter pessoal.

V. O ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio, salvo disposição expressa em contrário, não são puníveis, se o crime não chega, pelo menos, a ser tentado.

É correto o que se afirma em (A) III e IV, apenas.

(B) I, II, III e V, apenas.

(C) I, II, III, IV e V.

(D) I, IV e V, apenas.

21. Com relação ao crime de homicídio, assinale a alternativa correta.

(A) O homicídio é qualificado, dentre outras circunstâncias, se cometido contra autoridade ou agente descrito nos artigos 142 e 144 da Constituição Federal, integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição.

(B) É caso de diminuição de pena quando o agente comete o crime impelido por motivo de relevante

(6)

valor social ou moral logo em seguida ao domínio de

violenta emoção.

(C) Quanto ao homicídio doloso, a pena é aumentada de 1/5 (um quinto) se o crime é praticado contra pessoa menor de 18 (dezoito) ou maior de 60 (sessenta) anos.

(D) No homicídio culposo, a pena é aumentada de 1/3 (um terço), se o crime é praticado contra a gestante durante a gestação ou nos 3 (três) meses posteriores ao parto.

22. Com relação aos crimes contra a honra, é incorreto afirmar que

(A) caluniar é imputar falsamente fato definido como crime.

(B) difamar é imputar fato ofensivo à sua reputação.

(C) injuriar é ofender a reputação ou o decoro.

(D) a exceção da verdade, no crime de difamação, somente se admite se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções.

23. São considerados hediondos, segundo a Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, os seguintes crimes:

(A) a prática da tortura e o latrocínio.

(B) o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o estupro.

(C) o terrorismo e a lesão corporal seguida de morte.

(D) a epidemia com resultado morte e favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável.

24. Acerca das definições relacionadas aos crimes previstos no Título XI – Dos Crimes Contra a Administração Pública – do Código Penal vigente, assinale a alternativa correta.

(A) Peculato – exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.

(B) Corrupção passiva – oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício.

(C) Funcionário público – considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.

(D) Corrupção ativa – solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

25. Conforme estabelecido no Novo Código de Processo Civil – Lei nº 13.105/2015, sobre a Defensoria Pública, assinale a alternativa correta.

(A) Exercerá a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos dos necessitados, em todos os graus, de forma integral e gratuita.

(B) Incumbe, na forma da lei, defender e promover os interesses públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por meio da representação judicial, em todos os âmbitos federativos.

(C) Atuará na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses e direitos sociais e individuais indisponíveis.

(D) Exercerá somente a defesa dos direitos individuais e coletivos dos necessitados, em todos os graus, de forma integral e gratuita.

26. Sobre o tema ações possessórias, assinale a alternativa correta.

(A) A Defensoria Pública será citada pessoalmente para promover a defesa dos interesses de grande número de litigantes em situação de hipossuficiência, quando o oficial de justiça não conseguir citar todos os ocupantes do local.

(B) Nas ações possessórias em que o bem se localize em área urbana e umas das partes envolvidas encontrar-se em situação de hipossuficiência econômica, o juiz poderá determinar a intimação da Defensoria Pública para atuar no feito.

(C) Nas ações possessórias em que figure no polo passivo grande número de litigantes em situação de hipossuficiência econômica, o juiz deverá determinar a intimação da Defensoria Pública para acompanhar o feito.

(D) Deverá o juiz determinar a intimação da Defensoria Pública em todas as ações possessórias em que uma das partes litigantes estiver em situação de hipossuficiência e o bem se localize em área urbana.

27. Com relação aos requisitos da petição inicial, é incorreto afirmar que

(A) devem constar os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu, e caso não disponha das informações previstas, poderá o autor, na petição inicial, requerer ao juiz diligências necessárias a sua obtenção.

(B) o juízo a que é dirigida, o fato e os fundamentos jurídicos do pedido são requisitos obrigatórios.

(C) o pedido com as suas especificações, as provas

(7)

com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados e o valor da causa devem constar na petição inicial.

(D) a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação deve ser feita em peça em separado.

28. Quanto ao tema do indeferimento da petição da inicial, analise as assertivas abaixo.

I. Considera-se inepta a petição inicial quando o autor carecer de interesse processual.

II. Indeferida a petição inicial, por qualquer dos motivos legais, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no mesmo prazo de 15 (quinze) dias, retratar-se.

III. Considera-se inepta a petição inicial quando o pedido for indeterminado, ressalvadas as hipóteses legais em que se permite o pedido genérico.

IV. Será considerada como causa de inépcia da petição inicial quando a narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão.

V. Não será causa de inépcia da petição inicial que contiver pedidos incompatíveis entre si.

É correto o que se afirma em (A) I e III, apenas.

(B) II, III, IV e V, apenas.

(C) III e IV, apenas.

(D) I, IV e V, apenas.

29. Com relação aos recursos no processo civil, é correto afirmar que

(A) o recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso.

(B) o recurso adesivo cabe em qualquer dos recursos previstos no artigo 994 do CPC/2015 e fica subordinado ao recurso independente, sendo-lhe aplicáveis as mesmas regras deste quanto aos requisitos de admissibilidade e julgamento no tribunal.

(C) o recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado, pelo Ministério Público ou Defensoria Pública, como parte ou como fiscal da ordem jurídica.

(D) dos despachos cabe recurso de embargos.

30. Com relação ao Inquérito Policial, de acordo com o previsto no Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta.

(A) Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a

procedência das informações, mandará instaurar inquérito.

(B) Nos crimes de ação pública, o inquérito policial será iniciado somente mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

(C) O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, poderá sem ela ser iniciado, desde que a representação seja efetuada até sua conclusão.

(D) O inquérito deverá iniciar no prazo de 10 (dez) dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 (trinta) dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

31. Quanto ao tema da ação penal, analise as assertivas abaixo.

I. A ação pena pública é aquela cujo exercício incumbe ao Estado, por intermédio do Ministério Público ou exercitado diretamente pelo ofendido.

II. A transação penal, nas infrações de menor potencial ofensivo, é uma exceção ao princípio da obrigatoriedade da ação penal pública.

III. Ação Penal Pública incondicionada é aquele cujo exercício não depende de autorização de terceiros.

IV. O princípio da oportunidade se aplica tanto para a ação penal pública quanto para ações penais privadas.

V. Na ação penal personalíssima, em caso de falecimento da vítima, o direito de ação é transmitido aos herdeiros necessários.

É correto o que se afirma em

(A) I, III e IV, apenas.

(B) II, III, IV e V, apenas.

(C) II e IV, apenas.

(D) II e III, apenas.

32. Para determinar o “lugar da infração”, o Código de Processo Penal adotou a seguinte teoria:

(A) teoria do resultado: é o lugar onde o resultado se verificou, isto é, onde houve a consumação.

(B) teoria da atividade: é o lugar onde foi praticada a ação ou omissão.

(C) teoria da ubiquidade: é tanto o lugar da ação/

omissão, quanto o lugar do resultado.

(D) teoria do resultado ou teoria da ubiquidade, dependendo da natureza do crime praticado.

(8)

33. Será admitida a decretação da prisão preventiva nos

seguinte casos, exceto:

(A) se tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentença transitada em julgado, ressalvado o disposto no inciso I do caput do artigo 64 do Código Penal – efeitos da reincidência.

(B) quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta não fornecer elementos suficientes para esclarecê-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade após a identificação, salvo se outra hipótese recomendar a manutenção da medida.

(C) se o crime envolver violência doméstica e familiar contra a mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência, para garantir a execução das medidas protetivas de urgência.

(D) nos crimes culposos e dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos.

34. Segundo dispõe o artigo 647 do Código de Processo Penal, “dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punição disciplinar”. Com base no exposto, é correto afirmar que não se enquadra no rol taxativo de coação ilegal o seguinte:

(A) quando não for alguém admitido a prestar fiança, nos casos em que a lei a autoriza.

(B) quando alguém estiver preso por mais de 60 (sessenta) dias.

(C) quando extinta a punibilidade.

(D) quando quem ordenar a coação não tiver competência para fazê-lo.

35. Em se tratando da Lei nº 9.296/1996, não será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando ocorrer a seguinte hipótese:

(A) o fato investigado for objeto de acordo de “delação premiada”.

(B) houver indícios da autoria ou participação em infração penal.

(C) o fato investigado constituir infração penal punida, no mínimo, com pena de detenção.

(D) a prova puder ser feita por outros meios disponíveis.

36. São objetivos da Defensoria Pública, exceto:

(A) a primazia da indivisibilidade e a independência funcional.

(B) a afirmação do Estado Democrático de Direito.

(C) a prevalência e efetividade dos direitos humanos.

(D) a garantia dos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório.

37. De acordo com a previsão expressa na Lei Complementar nº 80/1994 (alterada pela Lei Complementar nº 132, de 2009), são garantias do Defensor Público, exceto:

(A) a independência funcional no desempenho de suas atribuições.

(B) a inamovibilidade.

(C) a irredutibilidade de vencimentos.

(D) a vitaliciedade.

38. De acordo com a previsão expressa na Lei Complementar nº 80/1994 (alterada pela Lei Complementar nº 132, de 2009), são funções institucionais da Defensoria Pública, exceto:

(A) promover, subsidiariamente ao Ministério Público, ação civil pública e todas as espécies de ações capazes de propiciar a adequada tutela dos direitos difusos, coletivos ou individuais homogêneos quando o resultado da demanda puder beneficiar grupo de pessoas hipossuficientes.

(B) patrocinar ação penal privada e a subsidiária da pública.

(C) promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico.

(D) acompanhar inquérito policial, inclusive com a comunicação imediata da prisão em flagrante pela autoridade policial, quando o preso não constituir advogado.

39. Com base na Lei Complementar Federal nº 80/1994 (alterada pela Lei Complementar nº 132, de 2009), em seu título II – Da Organização da Defensoria Pública da União,analise as assertivas abaixo.

I. São órgãos de execução os Defensores Públicos Federais nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios.

II. São órgãos de atuação as Defensorias Públicas da União nos Estados, no Distrito Federal e nos Territórios e os Núcleos da Defensoria Pública da União.

III. São órgãos de administração superior, entre outros,

(9)

a Defensoria Público-Geral da União, o Conselho Superior da Defensoria Pública da União e a Subdefensoria Público-Geral da União.

IV. A Defensoria Pública da União tem por chefe o Defensor Público-Geral Federal, nomeado pelo Presidente da República, dentre membros estáveis da Carreira e maiores de 35 (trinta e cinco) anos, escolhidos em lista tríplice formada pelo voto direto, secreto, plurinominal e obrigatório de seus membros, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução, precedida de nova aprovação do Senado Federal.

V. São atribuições do Defensor Público-Geral, dentre outras, integrar, como membro nato, e presidir o Conselho Superior da Defensoria Pública da União

É correto o que se afirma em

(A) I, II, III, IV e V.

(B) II, III, e IV, apenas.

(C) I e V, apenas.

(D) I, IV e V, apenas.

40. Com base na Lei Complementar Federal nº 80/1994 (alterada pela Lei Complementar nº 132, de 2009), analise as assertivas abaixo quanto à incumbência dos Defensores Públicos Federais.

I. Incumbe o desempenho das funções de orientação, postulação e defesa dos direitos e interesses dos necessitados.

II. Tentar a conciliação das partes, após promover a ação cabível.

III. Participar, com direito de voz e voto, do Conselho Penitenciário.

IV. Certificar a autenticidade de cópias de documentos necessários à instrução de processo administrativo ou judicial, à vista da apresentação dos originais.

V. Atuar nos estabelecimentos penais sob a administração da União, visando ao atendimento jurídico permanente dos presos e sentenciados, competindo à administração do sistema penitenciário federal reservar instalações seguras e adequadas aos seus trabalhos.

É correto o que se afirma em

(A) I, II, III, IV e V.

(B) I, III, IV e V, apenas.

(C) III e V, apenas.

(D) I, II e IV, apenas.

Referências

Documentos relacionados

PUBLICADO NO D.O.Q. NOMEAR KATHELLEN ISLYNE DA SILVA COSTA, no cargo em comissão de Assessor de Clipping, Pesquisa e Redação, símbolo CC4, na Secretaria de Comunicação – GAP,

 Cinco anos depois, em 1922, Salvador Dalí mudou-se para Madri, onde.. ingressou na Academia de San Francisco e conheceu o poeta Federico Garcia Lorca e o futuro cineasta

Representando os motociclistas profissionais do Estado de São Paulo, o presidente do SindimotoSP Gil, defendeu a manutenção da Lei Federal 12009, que regulamentou o motofrete em

Cópias da sentença do 9.° Juízo Cível da Comarca de Lisboa e dos acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa e do Supremo Tribunal de Justiça proferidos no processo de registo

Inspirados pela lenda africana de Ananse, pela simbologia da árvore baobá e pela grande mitologia iorubá, os educadores criam uma grande teia de contos para apresentar visões sobre

(A) pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. (B) pelo Poder

Contudo, outras contribuições são esperadas, como: um suporte mais efetivo ao processo de recuperação de arquitetura de software de sistemas legados, cobrindo alguns dos pontos em

Resta assinalar que o EEG, embora em nossas mãos tenha sido indicador quer da agravação de alterações pré-existentes, quer do seu aparecimento em casos normais