Licenciatura em Economia pelo ISEG-UTL, concluída em Julho de 1996.!! Actividade de Investigação

Texto

(1)
(2)

Qualificação Académica

• Doutoramento, na área disciplinar de Economia, especialidade Economia Social, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) (2003-2008). A dissertação foi aprovada por unanimidade com distinção e louvor. Esta dissertação teve como orientador o Prof. Doutor José Maria Castro Caldas e intitula-se A Dificul- dade da Escolha. Acção e Mudança Institucional.

• Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), concluído em Julho de 1999. A dissertação de mestrado subordinou-se ao tema O Empresariado em Contextos Não Ocidentais - Pistas para uma Abordagem Interdisciplinar, sob a orientação do Prof. Doutor Jochen Oppenheimer.

• Licenciatura em Economia pelo ISEG-UTL, concluída em Julho de 1996.

! !

Actividade de Investigação

Investigadora Principal do projecto de investigação OpenEc (A Economia e o ‘mundo real’: o caso do memorando português) coordenado pelo CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo o DINÂMIA’CET instituição participante (EXPL/IVC-ESCT/2324/2013, Abril de 2014 a Abril de 2015).

Membro da equipa do projecto de investigação Behave (Uma Abordagem Compor- tamental às Decisões de Crédito ao Consumo) coordenado pelo CES – Centro de Es- tudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo o DINÂMIA’CET instituição partici- pante (PTDC/PSI-PSO/114257/2009, Março de 2011 a Março de 2014).

• Membro da equipa do projecto de investigação BeCom (A Escolha Apesar da (In)comensurabilidade: Controvérsias e tomada de decisão pública acerca do desen- volvimento territorial sustentável) coordenado pelo CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo o DINÂMIA’CET instituição participante (PTDC/

CS-ECS/099630/2008, Fevereiro de 2010 a Setembro de 2013).

• Membro da equipa do projecto de investigação NORMEC (The Normative Dimensions of Action and Order. The Economics of an Inclusive Europe) coordenado pelo DINÂ- MIA/ISCTE e que contou também com a participação do FORUM, Universidade de Paris X Nanterre, e da Universidade de Teramo (Outubro de 2001 a Outubro de 2004).

Membro da equipa do projecto de investigação ITE (Inovação Tecnológica e Empre- go), coordenado pelo DINÂMIA/ISCTE, tendo como entidade contrante o INOFOR (Instituto para a Inovação na Formação) (Março de 2001 a Junho de 2004).

Membro efectivo do centro de investigação DINÂMIA’CET (Centro de Estudos sobre a Mudança SocioEconómica e o Território) do Instituto Superior de Ciências do Traba-

(3)

! !

Actividade Profissional

• Professora Auxiliar (em dedicação exclusiva), no quadro, no Departamento de Eco- nomia Política do ISCTE-IUL, desde Julho de 2013.

• Professora Auxiliar (em dedicação exclusiva), além quadro, no Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, desde Julho de 2008.

• Assistente, além quadro, no ISCTE-IUL, de Novembro de 2000 a Julho de 2008.

• Assistente, em regime de substituição, no ISCTE-IUL, de Outubro de 1999 a Novem- bro de 2000.

• Exercício de funções, como Técnica Superiora, no quadro, no Serviço de Estudos Económicos do Gabinete de Estudos e Conjuntura do Instituto Nacional de Estatísti- ca, de Fevereiro de 1997 a Outubro de 2000.

• Assistente de Investigação, de Agosto de 1996 a Janeiro de 1997, num projecto rela- tivo ao processo de Regionalização em Portugal, realizado pelo Centro de Investiga- ções Regionais e Urbanas (CIRIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão e coordenado pelo Prof. Doutor Manuel Brandão Alves e pela Prof. Dra. Maria Luísa Vaz Pinto.

! !

Publicações

Costa, Ana, José Castro Caldas, Ricardo Coelho, Fátima Ferreiro e Vasco Gonçalves,

“Colliding values and public decision-making: the case of the Foz Tua dam”, subme- tido à Environmental Values (submetido).

Costa, Ana Narciso (2013), “Images of Difficulty”, The IIOAB Journal - Institute of Integrative Omics and Applied Biotechnology – Special Issue on Neuroscience in Economic Decision Making, Vol. 4, nº. 3; Apr-June: 3-8 (disponível em http://www.i- ioab.org/Vol4%283%292013%28spissue%29/4%283%293-8.pdf (SCOPUS, EBSCO).

Ferreiro, Maria de Fátima, Maria Eduarda Gonçalves e Ana Costa (2013), “Conflicting Values and Public Decision: the Foz Côa Case”, Ecological Economics, vol. 86:

129-135.

Silva, Rui Miguel, José António Filipe e Ana Costa (2012), “Investor Behavior on Ex- treme Situations of Speculation and Crash: An Approach based on Iterated Prisoners Dilemma”, International Journal of Latest Trends in Finance and Economic Sciences, Vol. 2, nº. 3: 169-189.

(4)

Costa, Ana Narciso e José Castro Caldas (2011), “Claiming Choice for Institutional Economics”, Journal of Economic Issues, Vol. XLV, nº. 3: 665-684.

• Costa, Ana (2010), “De ciência da escolha a ciência do comportamento: por onde anda o indivíduo na Economia?” em Vítor Neves e José Castro Caldas (Orgs.), Eco- nomia sem Muros, Coimbra: Almedina.

• Costa, Ana (2009), “Deliberação e Mudança Institucional”, e-cadernos, nº. 5: 41-65.

• Caldas, José Castro, Cícero Pereira e Ana Narciso Costa (2009), “Economia e Morali- dade” em L.Sousa (Org.), Ética, Estado e Economia-atitudes e práticas dos euro- peus, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

• Costa, Ana Cristina e João Rodrigues (2008), “O Nexo Comensurabilidade-Mercadori- zação e as Limitações da Análise Custo-Benefício como Guia para a Acção dos Pode- res Públicos”, Revista Crítica de Ciências Sociais, vol. 83, 141-163.

• Caldas, José Castro, Ana Narciso Costa e Tom R. Burns (2007), “Rethinking econo- mics: the potential contribution of the classics”, Cambridge Journal of Economics, vol. 31, nº. 1: 2540.

• Lança, Isabel Salavisa, Teresa Calapez, Ana Cristina Costa e Ricardo Paes Mamede (2005), “Mudança Tecnológica e Emprego em Portugal: Uma Abordagem Estrutural a Partir dos Anos 90”, em Isabel Salavisa Lança e Ana Cláudia Valente (Coords), Ino- vação Tecnológica e Emprego. O caso português, Colecção Estudos Temáticos, IQF.

Lopes, Helena, José Caldas, Ana Costa, Luís Francisco Carvalho, José Guilherme Gusmão, João Leão, João Rodrigues e Ana Santos (2004), “Public good provision – why people do (not) contribute? An experimental exploration. Research report”, DI- NÂMIA, Working Paper n. º 36.

Costa, Ana Narciso (2003), “Disentangling Utility. The Marginalist Contribution”, DI- NÂMIA, Working Paper nº 33.

! !

Participação em conferências e /ou seminários

Apresentação no Seminário Internacional Values in Conflict: megaprojects, environ- ment and territory, organizado pelo CES, 28 de Setembro de 2013, em Coimbra, de uma comunicação sob o tema “Colliding Values and Public Decision-Making: the case of the Foz Tua dam”.

Apresentação em 4th CES International Seminar on the Foundations of Economics:

Value Conflict, Decision-Making and Public Action, organizado pelo CES, de 15 a 16 de Junho de 2012, em Coimbra, de uma comunicação sob o tema “Value Conflict and the Problem of Rationality: insights from the history of social and economic ide- as”.

Participação no debate A Crise do Euro, com José Reis, organizado pela ATTAC - Por-

(5)

Apresentação no Seminário Economia e Feminismos em Tempo de Austeridade, or- ganizado pelo Centro de Cultura e Intervenção Feminista, 12 de Novembro de 2011, Lisboa, de uma comunicação sob o tema “O Mercado Revisitado: uma leitura institu- cionalista”.

Apresentação na IX edição da Conferência Internacional da European Society for Ecological Economics, Junho de 2011, Istambul, de uma comunicação em co-autoria com Maria de Fátima Ferreiro e Maria Eduarda Gonçalves, intitulada “Conflicting Va- lues and Public Decision: the Foz Côa Case”.

Apresentação no Ciclo de Seminários Economia para Todos, 8 de Março de 2011, Fábrica Braço de Prata, Lisboa, de uma comunicação sob o tema “Economia, bem comum e governação”.

Apresentação na Conferência Internacional The Revival of Political Economy: Pros- pects for Sustainable Provision, de 21 a 23 de Outubro de 2010, em Coimbra, orga- nização: FEUC e CES, de uma comunicação intitulada “How to manage sustainabi- lity? Some insights toward public decision making”.

Apresentação no VI Encontro da Associação Ibérica de História do Pensamento Eco- nómico, de 3 a 5 de Dezembro de 2009, em Coimbra, de uma comunicação em co- autoria com Luís Francisco Carvalho e Maria de Fátima Ferreiro, intitulada “Econo- mia, Valores e Natureza: Olhares Críticos”.

Apresentação na Conferência Anual EAEPE – European Association for Evolutionary Political Economy, de 6 a 8 de Novembro de 2009, em Amesterdão, de uma comuni- cação em coautoria com José Maria Castro Caldas, intitulada “Claiming Choice for Institutional Economics”.

Apresentação na Escola de Verão de Economia Crítica do CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, de 6 a 9 de Julho de 2009, de uma comunica- ção sob o tema “Deliberação e Mudança Institucional”.

Apresentação de duas sessões no curso de formação Assuntos privados e serviço público: o que nos faz correr, organizado pelo CES e o Le Monde Diplomatique, inti- tuladas “Nem tudo tem um preço, mas pode vir a têlo” e “Definir colectivamente o bem comum”, a 30 de Maio e 6 de Junho de 2009, respectivamente.

Apresentação na conferência Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais, or- ganizada pelo Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) do Instituto Superior Técnico (IST), a 26 de Março de 2009, de uma comunicação sob o tema “A Escolha, Apesar da Dificuldade”.

Apresentação no workshop A Economia e o económico organizado pelo CES, de 23 a 24 de Janeiro de 2009, de uma comunicação sob o tema “De ciência da escolha a ciência do comportamento: por onde anda o indivíduo na Economia?”

Apresentação na VI Conferência Anual INEM – The International Network for Eco- nomic Method, de 11 a 13 de Setembro de 2008, em Madrid, de uma comunicação

(6)

em coautoria com José Maria Castro Caldas, intitulada “Claiming Choice for Instituti- onal Economics”.

Apresentação na 8ª Conferência Anual da Association for Heterodox Economics, de 14 a 16 de Julho de 2006, na London School of Economics, de uma comunicação em coautoria com José Maria Castro Caldas, intitulada “Difficulty as the Choice Dimensi- on Forgotten by Economics”.

Apresentação no ciclo de seminários organizado pelo DINÂMIA, em 15 de Fevereiro de 2006 no ISCTE, de uma comunicação sob o tema “A Dificuldade como a Dimen- são da Escolha Esquecida pela Economia”.

Apresentação na conferência internacional Perspectives on Moral Economy, de 25 a 27 de Agosto de 2005, na Universidade de Lancaster, de uma comunicação, em co- autoria com João Rodrigues, sob o tema “The Commodification – Commensurability Nexus and Institutions”.

Apresentação na conferência nacional Políticas Públicas para o Desenvolvimento, or- ganizada pelo DINÂMIA, o Departamento de Economia e a Secção Autónoma de Di- reito do ISCTE, em 16 e 17 de Junho de 2005 no ISCTE, de uma comunicação, em coautoria com João Rodrigues, sob o tema “O Nexo ComensurabilidadeMercadoriza- ção e as Limitações da Análise CustoBenefício como Guia de Acção para os Poderes Públicos”.

Apresentação no seminário internacional do projecto NORMEC Morality, Norms and Economics, em 17 e 18 de Setembro de 2004 no ISCTE, de uma comunicação sob o tema “Utility, Morality and Preferences”.

Apresentação de uma comunicação, em 1 de Abril de 2004, intitulada “Acção, Utili- dade(s) e Dilemas Pessoais”, no âmbito do ciclo de seminários organizado pelo DI- NÂMIA.

Apresentação de uma comunicação, em 18 de Novembro de 2003, em coautoria com José Maria Castro Caldas, intitulada “The Contribution of the Classics to the Re- newal of Economics”, no âmbito dos seminários do Departamento de Economia do ISEG-UTL.

! !

Áreas de Investigação

• Decisão Individual e Colectiva

• Dilemas Morais

• Economia Comportamental

• Neuroeconomia

• Institucionalismo

(7)

!

Outras Actividades

• Vice-Directora do DINÂMIA’CET, centro de investigação do ISCTE-IUL (desde Julho de 2013).

• Vice-Directora da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL (Junho de 2011 a Julho de 2013).

• Membro eleito do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL (Dezembro de 2010 a Dezem- bro de 2012).

• Membro eleito da Comissão Científica do DINÂMIA’CET, ISCTE-IUL (Novembro de 2010 a Julho de 2013).

• Vogal da Direcção do DINÂMIA’CET, centro de investigação do ISCTE-IUL (Julho de 2008 a Dezembro de 2011).

• Vogal da Direcção do DINÂMIA, centro de investigação do ISCTE (Maio de 2001 a Maio de 2003).

• Membro da Comissão Executiva do Departamento de Economia do ISCTE (Abril de 2001 a Abril de 2003).

• Membro da Comissão de Trabalhadores do Instituto Nacional de Estatística (Maio de 1999 a Outubro de 2000).

• Membro da Direcção da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão (Maio de 1993 a Maio de 1994).

• Membro eleito pelos estudantes da Assembleia da Universidade Técnica de Lisboa (Janeiro de 1993 a Janeiro de 1995).

Imagem

Referências

temas relacionados :