• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE ESTRATÉGICA DO SETOR PRODUTIVO DE LEITE NO RIO GRANDE DO SUL. Gabriela Báo ROSOLEN*¹, Ana Cristina FABRO¹, Raquel BREITENBACH¹

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ANÁLISE ESTRATÉGICA DO SETOR PRODUTIVO DE LEITE NO RIO GRANDE DO SUL. Gabriela Báo ROSOLEN*¹, Ana Cristina FABRO¹, Raquel BREITENBACH¹"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE ESTRATÉGICA DO SETOR PRODUTIVO DE LEITE NO RIO GRANDE DO SUL

Gabriela Báo ROSOLEN*¹, Ana Cristina FABRO¹, Raquel BREITENBACH¹

*gabrielabaorosolen@gmail.com

¹Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil

Abstract: The objective of this research was to identify the strengths and weaknesses, opportunities and threats of the milk production sector of Rio Grande do Sul, listing the main constraints on the internal and external environment.

Methodology the research was qualitative, based on literature search. What guided the research was the construction of the SWOT Matrix (strengths, weaknesses, opportunities, threats). The internal environment of the sector is strengthened by family labour, production systems and distinct forms of agro-industrialization. The main weaknesses are economic and administrative difficulties of small properties, masculinization and rural population ageing, family succession. In the external environment instability occurs in milk prices and inputs and greater competitiveness of the milk of the Mercosur. Finally, there are opportunities for growth of demand, quality and technology improvements, changes in consumer habits that may interfere negatively or positively.

Palavras-chave: Análise FOFA, bovinocultura, gestão rural, tomada de decisão.

1. Introdução

(2)

O setor produtivo de leite movimenta outros setores que compõem a cadeia produtiva do leite, como produtores de insumos, máquinas e implementos e serviços de apoio, indústria transformadora, distribuição para o atacado e o varejo e outros serviços de apoio. No Brasil (BR) e no Rio Grande do Sul (RS) este setor é heterogêneo, existem produtores que se utilizam de tecnologias, tendo rebanhos leiteiros e equipamentos especializados para a produção, enquanto outros não se especializaram por distintos motivos. Tais heterogeneidades impactam na produtividade e qualidade de produção de leite, bem como condicionam e são condicionadas pelo ambiente interno e externo do setor.

Seja no BR ou RS, este setor tem contribuição essencial no âmbito econômico e social, uma vez que colabora para geração de renda e emprego de mão de obra, especialmente em estabelecimentos familiares (Breitenbach, 2018). Avaliar estrategicamente o setor, no sentido de identificar quais as potencialidades e limitações pode contribuir para a correção de fragilidades, bem como antecipar ações que minimizem as consequências de ameaças.

O presente estudo teve como objetivo geral realizar a análise estratégica do setor produtivo de leite do RS, por meio da ferramenta de análise FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Especificamente, a realização da análise buscou identificar e explicar as principais forças e fraquezas encontradas no ambiente interno, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo do setor de produção de leite rio-grandense.

2. Material e Métodos

O presente estudo é caracterizado como pesquisa qualitativa, uma vez que resulta de uma pesquisa bibliográfica. Para a realização da pesquisa bibliográfica, a presente pesquisa seguiu as etapas: a) Pesquisa e seleção de material bibliográfico;

b) Leitura de reconhecimento do material; c) Leitura exploratória; d) Leitura seletiva;

e) Leitura reflexiva ou crítica; f) Leitura interpretativa.

https://proceedings.science/p/105224

(3)

Para a pesquisa e seleção das bibliografias foram utilizadas as plataformas e portais: Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), ERIC (Educational Resources Information Center), Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), Science.gov e ScienceResearch.com.

A metodologia que orientou a pesquisa bibliográfica foi a Análise FOFA, ou seja, a busca sistemática de referencial teórico esteve alicerçada na construção da Matriz FOFA. Esta metodologia se baseia em analisar quatro variáveis: pontos fortes (Strenghts), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). É usada para analisar os ambientes interno e externo das empresas, auxiliando para o planejamento e tomada de decisão (Kotler e Keller, 2007).

3. Resultados e Discussão

A Matriz SWOT foi utilizada para analisar o setor produtivo de leite do RS, possibilitando identificar, mas não esgotar, os principais pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças (Figura 01). Como forças do setor, destaca-se a mão de obra familiar e a consolidação da atividade como importante renda na agricultura familiar (Berro et al., 2014). Esta categoria é mais eficiente que os agricultores de grande escala, ao produzir mais com menos recursos (Neto e Basso, 2005).

A atividade permite que sejam adotados distintos sistemas produtivos, intensivos e extensivos, respeitando a disponibilidade de recursos das propriedades (terra, capital e mão-de-obra) (Breitenbach, 2018), bem como proporciona renda mensal, que permite ao produtor planejar mensalmente seu negócio (Neto e Basso, 2005; Breitenbach, 2018). Em contrapartida, alguns estabelecimentos familiares enfrentam dificuldades de adaptação às tecnologias disponíveis e exigidas pelo mercado, minimizando sua competitividade (Breitenbach, 2018).

(4)

Forças

Permite renda mensal;

Podem ser adotados distintos sistemas produtivos;

Possibilidade de beneficiamento do leite através da agroindústria familiar;

Possibilidade de comercialização de bezerros após o desmame e novilhas;

Predomina mão de obra familiar;

Integração com lavoura e utilização de dejetos como adubo ou energia.

Alimentação dos bovinos adaptada e planejada ao solo e clima da região.

Fraquezas

Falta de mão de obra qualificada;

Dificuldades técnicas e econômicas para aquisição e implantação de tecnologias inovadoras na propriedade;

Pouca capacitação na área técnica e, especialmente, gerencial;

Alto custo para melhoramento genético do rebanho;

Margem de lucro baixa por unidade produzida;

Dificuldades na sucessão familiar;

Masculinização e envelhecimento da população rural.

Oportunidades Ameaças

Acesso a políticas agrícolas e financiamento com juros subsidiados;

Regularidade e constância nas transações com laticínios, sanidade do rebanho, volume e qualidade de produção podem ser valorados pela empresa processadora que adquire o leite;

Aumento do consumo de leite e seus derivados;

Presença de cooperativas;

Orientação técnica;

Vários usos para o leite.

Instabilidade nos preços de insumos e do leite pago ao produtor;

Maior competitividade de produtores do Mercosul, facilitando a importação e aumentando instabilidade;

Fraudes, afetam qualidade do leite e confiabilidade do setor, reduzindo demanda;

Escassas políticas agrícolas específicas do setor;

Custo de assistência técnica especializada e baixa oferta de ATER pública e gratuita;

Aumento de vegetarianos e veganos.

Exigências de bem-estar animal; Oferta de tecnologia e exigências de adequação; Instr. Norm. n. 76 e 77;

Ambiente InternoAmbiente Externo

Figura 1- Análise FOFA do setor produtivo de leite no Rio Grande do Sul.

Fonte: Elaborada pelos autores com base em pesquisa bibliográfica.

Como oportunidades, destacam-se as possibilidades de aumento de demanda por leite e derivados (aumento de população ou da renda, aumento dos preços relativos de produtos substitutos e mudanças nos hábitos alimentares) (Mapa, 2012).

Ainda, os agricultores devem se adaptar às Instruções Normativas (INs) 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, instituídas em 2018, que podem ser oportunidades ou ameaças, dependendo das condições de adaptação das propriedades. Por fim, ameaças que, embora não se restringem ao setor de produção de leite, são igualmente importantes, como a masculinização e envelhecimento da população rural e as dificuldades nos processos de sucessão geracional nos estabelecimentos agropecuários (Troian e Breitenbach, 2018).

https://proceedings.science/p/105224

(5)

4. Conclusão

O setor de produção de leite no RS apresenta potencialidades que podem aumentar seu destaque positivo em produção e qualidade no país. Para tanto, necessita minimizar, ao máximo, o impacto das ameaças advindas do ambiente externo, bem como corrigir as fraquezas apontadas na Análise FOFA. Auxiliarão no crescimento do setor as oportunidades identificadas, se bem otimizadas. Portanto, a análise estratégica apresentada pode contribuir para que os agentes do setor tracem ações e tomem decisões mais acertadas no sentido de crescimento e melhorias.

Muitas ações só terão resultados no médio e longo prazo, como melhorias na gestão e na sucessão familiar, mas quanto antes forem iniciadas melhor.

Referências

Berro, R.; Brandão, J. B.; Breitenbach, R. 2014. Sistema local de produção de leite em Itaqui, Rio Grande do Sul: caracterização e diferenciação dos estabelecimentos formais. p. 1-20. In: 7º Encontro de Economia Gaúcha, 2014, Porto Alegre. Anais do 7º Encontro de Economia Gaúcha, 2014.

Breitenbach. R. 2018. Economic Viability of Semi-Confined and Confined Milk Production Systems in Free-Stall and Compost Barn. Food and Nutrition Sciences 9:

609-618. doi: 10.4236/fns.2018.95046.

Kotler, P.; Keller, K. L. 2007. Administração de Marketing. 14ª ed. Pearson, São Paulo.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 2012. Plano agrícola e pecuário 2012/2013. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/politica- agricola/plano-agricola-e-pecuario/arquivos-pap/pap2012-2013_livroweb-

atualizado.pdf>. Acessado em: 20 de maio de 2019.

Neto, B. S.; Basso, D. 2005. A produção de leite como estratégia de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul. Desenvolvimento em Questão 3(5):53- 72. Doi: 10.21527/2237-6453.2005.5.53-72.

Troian, A.; Breitenbach, R. 2018. Jovens e juventudes em estudos rurais do Brasil. Interações (Campo Grande) 19(4): 789-802. doi: 10.20435/inter.v19i4.1768.

Referências

Documentos relacionados

A metodologia utilizada no presente trabalho buscou estabelecer formas para responder o questionamento da pesquisa: se existe diferença na percepção da qualidade de

A ferramenta desenvolvida neste trabalho de conclusão de curso produziu uma interface Web, capaz de integrar via LDAP, os usuários com permissão de liberação

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Esta sequência didática teve como finalidade reforçar diferentes habilidades do domínio cognitivo classificadas em níveis e categorias e favorecer a aprendizagem significativa

Este trabalho permite afirmar que o sistema UASB se apresenta como uma alternativa viável para a produção de metano a partir de fontes orgânicas de elevada concentração, porém,

Ressalta-se por fim que nenhuma literatura nacional foi encontrada propondo se analisar os fatores que têm obstaculado a utilização da tecnologia da informação para a gestão

dos sistemas mostraram ser todos do tipo 1. As técnicas analíticas utilizadas para determinar as composições de cada componente do sistema ternário no equilíbrio