• Nenhum resultado encontrado

O projeto. Como nasceu o projeto?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O projeto. Como nasceu o projeto?"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O projeto

Como nasceu o projeto?

Durante 2014, toda a Renovação Carismática Católica do Brasil foi convidada a se aprofundar na moção de Efésios 4,3: “Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da Paz”. Atentos a esse chamado, o Conselho Nacional e o Escritório Administrativo da RCCBRASIL perceberam a necessidade de unir as ações missionárias de evangelização e atividades estruturais do Movimento em apenas um projeto de arrecadação.

Desde o discernimento, o Escritório Nacional trabalhou em ações para que o projeto pudesse começar a ser aplicado a partir de 2015 e alcançar toda a família carismática do Brasil unindo-a numa mesma missão.

Por que unificar as ações de arrecadação?

Atualmente, a RCC do Brasil possui várias formas de arrecadação, como a doação diocesana, o projeto Semeando a Cultura de Pentecostes, que engloba a colaboração dos Grupos de Oração e também os colaboradores individuais que recebiam bimestralmente a Revista Renovação, projeto Anjo da Guarda, Projeto Kareebi, além de outras campanhas pontuais de captação de recursos.

Todos esses projetos aconteceram, até aqui, graças à ação de carismáticos de todo o país. No entanto, diante das diversas fontes de colaboração existentes, Deus nos inspirou a assumirmos um sistema de arrecadação única. Sendo assim, o Nossa Vida em Missão nasce para facilitar a colaboração dos carismáticos do Brasil com os projetos desenvolvidos por todo o Movimento.

O que significa “Nossa Vida em Missão”?

(2)

O Nossa Vida em Missão busca unir toda a RCC do Brasil em uma mesma visão e num

mesmo objetivo. Sendo assim, o primeiro ponto deste projeto é a unidade. Ao pertencer a um Movimento, sabemos que não estamos sós e, como procuramos caminhar pelo Espírito

seremos guiados numa mesma direção. Neste sentido, passaremos a trabalhar todos juntos, por um mesmo projeto.

Depois, é importante observar o que nós doamos. Muito além de uma contribuição financeira, na verdade, o que colocamos à disposição do Movimento é a nossa vida. Isso porque um dia encontramos Jesus, fizemos a experiência do Batismo no Espírito Santo e, por Ele, somos conduzidos a caminhar e viver no Espírito.

Por fim, a missão. Como Igreja, somos constantemente enviados pelo Paráclito à

missionariedade. Nós, como Renovação Carismática Católica, somos enviados a difundir a Cultura de Pentecostes, chamado que cumprimos com o anúncio em nossos Grupos de Oração, mas também com a própria colaboração que viabiliza tantas ações de evangelização.

Diante desses pilares, entendemos que, movidos pelo Espírito Santo, somos convidados a devolver a Deus nossa vida como forma de gratidão, em comunhão com os carismáticos de todo o país.  Isto é, somos chamados a colocar “Nossa Vida em Missão”.

Com o que colaboramos

O “Nossa Vida em Missão” agora é o meio que nós, carismáticos do Brasil, temos para

sustentar todas as ações missionárias e de evangelização do Movimento no país. Ou seja, este não é mais um projeto de arrecadação, mas será um único meio de captação que fará a

partilha de recursos entre as atividades coordenadas e mantidas pela RCC.

Conheça quais projetos, atividades e serviços serão sustentados pelo Nossa Vida em Missão:

Missão Marajó

(3)

A Missão Marajó foi uma resposta da RCC do Brasil ao apelo de Dom José Luiz Azcona:

“Vinde evangelizar sob as águas do Marajó!”. Desde 2008, missionários carismáticos desenvolvem diversas atividades na Ilha do Marajó, a partir da identidade do Movimento.

Atualmente, duas Casas de Missão, em Breves e Afuá/PA, possibilitam a realização de projetos de evangelização e ações de promoção humana. A Missão coordena a Rádio

Santana, que possui uma programação inteiramente católica, o Barco Novo Pentecostes, que auxilia a evangelização nas comunidades ribeirinhas distantes, presta auxílio à paróquia ministrando encontros e realizando Celebração da Palavra em comunidades ribeirinhas, na ausência de sacerdotes, e à comunidade, como palestras em escolas da região, atendendo tanto alunos, quanto professores.

A Missão também desenvolve dois projetos importantes: Anjo Artes, que oferece oficinas de artesanato proporcionando geração de renda para mulheres e adolescentes da comunidade local, e o Anjo da Guarda, que, até então, funcionava com sistema de apadrinhamento, tendo uma arrecadação específica.

Projeto Anjo da Guarda

A Ilha do Marajó é tristemente marcada por problemas sociais como a miséria, fome, educação precária e prostituição infantil. É neste cenário que os missionários atuam junto a 250 crianças e suas famílias desenvolvendo atividades como sopão semanal, fornecimento de material e uniforme escolar, coral, festas para os aniversariantes do mês, entre outras atividades culturais, recreativas e de evangelização.

O projeto também realiza visitas às casas das crianças participantes, reunião mensal com os pais abordando temas que respondem às suas realidades e necessidades, momentos de espiritualidade e festas em datas comemorativas, promovendo a valorização pessoal e da família.

Missão Uganda

(4)

Após conhecer o trabalho realizado pela Missão Marajó, o padre Emmanuel Tusiime, de Uganda, solicitou à RCC do Brasil que fosse desenvolvido um projeto missionário também em terras africanas. Desde 2012, duas missionárias brasileiras trabalham junto à Comunidade

“Yesu Ahuriire” desenvolvendo atividades como promoção humana com crianças abandonadas e órfãs, portadores de HIV/AIDS e com a população carente em geral. Também promovem atividades de evangelização de jovens nas escolas e na Zona Rural, além de formação e acompanhamento de lideranças e Grupos de Oração da RCC local em prol, principalmente, dos órfãos da malária e do HIV.

Projeto Kareebi

A Missão Uganda possibilita que 50 crianças ugandenses frequentem as escolas por meio desta ação. São quatro escolas que recebem os alunos do projeto na distante vila de Mwizi.

Para fazer as matrículas trimestrais, as missionárias fazem uma longa viagem, além de

providenciar os materiais escolares necessários e fazer um acompanhamento com as crianças e suas famílias.

Escritório Nacional

O Escritório Nacional está a serviço do Movimento e tem como missão concretizar os direcionamentos do Conselho Nacional, Ministérios e Comissões. Por meio dele, todos os trabalhos missionários são viabilizados e realizadas diversas atividades de evangelização e administrativas.

A organização dos encontros e congressos nacionais é de responsabilidade do Departamento de Eventos, que também auxilia nos eventos de Ministérios e viabiliza a realização das

reuniões do Conselho Nacional. Além disso, é responsável pela organização das peregrinações realizadas pelo Movimento;

Para que os pregadores, conselheiros, missionários e funcionários estejam presentes nos eventos, é também de responsabilidade do Escritório Nacional fazer a compra das passagens, roteiros e controle de serviços;

(5)

O Departamento de Comunicação alcança, aproximadamente, 500 mil pessoas semanalmente por meio do Portal RCCBRASIL, redes sociais e Boletim Eletrônico, divulgando notícias sobre o Movimento e textos de espiritualidade carismática. A programação da WebRádio também é coordenada pelo departamento, bem como a produção e edição de conteúdo da WebTV, Revista Renovação e dos vários materiais de divulgação institucional.

O Escritório também possui um setor específico para atender os Grupos de Oração do país. É um canal direto que cada coordenador tem com a RCCBRASIL. A principal ferramenta para este trabalho é o Cadastro Nacional de Grupos de Oração, que dá acesso ao SAVIC – Sistema de Apoio à Vida Carismática. Por meio desse sistema, o coordenador pode receber

informações e utilizar das funções para ajudar no seu pastoreio.

Dois outros setores parecem um pouco mais distantes do público, mas são fundamentais para o desenvolvimento de todas as atividades: Departamento de Tecnologia da Informação,

responsável pela criação do SAVIC e desenvolvimento de outras ferramentas tecnológicas (internas e externas), além da programação do Portal; e Departamento Financeiro, que coordena os recursos arrecadados direcionando-os para a série de atividades do Escritório e dos projetos missionários do Movimento.

O Escritório Nacional ainda é responsável pela coordenação e auxílio das missões, pela Sede Nacional e seus projetos, Editora RCCBRASIL e Instituto de Educação à Distância.

Ao colaborar com este projeto, estou colaborando com a Sede Nacional?

Não. A arrecadação para a Sede Nacional da RCCBRASIL permanecerá com o projeto chamado Semeando a Vida no Espírito, que já possui diversos colaboradores cadastrados e ações específicas. Isto porque, para que o planejamento da construção possa ser feito a longo prazo, é necessário que haja uma visão clara dos recursos disponíveis para esse fim. Um projeto especial facilita então a organização administrativa, além de possibilitar a realização de campanhas específicas para o projeto.

Como meu Grupo de Oração será alcançado?

(6)

O projeto tem como objetivo auxiliar as atividades do Movimento não apenas na instância nacional. A exemplo de Atos dos Apóstolos 2, 44, em que a comunidade possuía “tudo em comum”, os recursos arrecadados serão partilhados.

 

Cada estado do país receberá 40% do valor correspondente a sua colaboração com o projeto.

Essa partilha tem como objetivo incentivar as ações locais missionárias e de evangelização.

Desta forma, seu estado, sua diocese e, por conseguinte, seu Grupo de Oração, também farão parte desta partilha.

Referências

Documentos relacionados

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para obter o diploma de Mestre, o aluno deve ter uma dissertação, de sua autoria exclusiva, defendida em sessão pública e aprovada por uma Comissão Examinadora