• Nenhum resultado encontrado

O Windows 7 da Microsoft se apresenta distribuído em 6 versões, são elas:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O Windows 7 da Microsoft se apresenta distribuído em 6 versões, são elas:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Nesta apostila vamos falar sobre as diferenças básicas entre as edições, quais os recursos estão presentes e quais não estão presentes em cada edição e para qual/quais casos cada edição é mais indicada.

Nos demais capítulos desta apostila iremos abordaras novidades do Windows 7: sua interface aprimorada, bem como as suas principais características. Tudo através de muitas imagens e exemplos para sua prova. Deste modo, você candidato poderá rapidamente dominar os novos recursos incorporados pelo Windows 7.

As versões do Windows 7

O Windows 7 da Microsoft se apresenta distribuído em 6 versões, são elas:

Starter

Home Basic

Home Premium

Professional (chamada anteriormente de Business)

Ultimate

Enterprise (Somente para empresas)

Alguns detalhes que diferenciam o Windows 7 do seu antecessor, o Windows Vista:

As edições são aditivas e cumulativas. Por exemplo, o Windows 7 Professional inclui todos os recursos que a Home Premium tem e mais recursos exclusivos da Professional. O Windows 7 Ultimate tem tudo o que tem o Windows 7 Professional e mais recursos adicionais e assim por diante.

O Windows 7 Home Basic será vendido apenas em regiões emergentes. É uma versão mais simples e mais barata, será comercializada em países com população de menor poder aquisitivo.

O Windows 7 Starter Edition passará a ser vendido mundialmente, mas apenas para fabricantes de PC. A idéia é instalar essa edição nos Netbooks e equipamentos com hardware mais limitado.

O Windows 7, assim como o Windows Vista, estará disponível em seis diferentes edições, porém apenas as versões Home Premium, Professional e Ultimate serão vendidas na maioria dos países. As outras três edições se concentram em outros mercados, como mercados de empresas ou só para países em desenvolvimento. Cada edição incluirá recursos e limitações, sendo que só a versão Ultimate não terá limitações, ou seja, terá todos os recursos disponíveis.

Com exceção do Windows 7 Starter, todas as outras edições são em arquitetura x86 (32 Bits) e x64 (64 Bits). Segundo a Microsoft, os recursos para todas as edições do Windows 7 serão armazenados no computador, independentemente de qual edição em uso. Os usuários que desejam atualizar para uma edição do Windows 7 com mais recursos, podem utilizar o Windows Anytime Upgrade para comprar a atualização e

(2)

desbloquear os recursos nessas edições. Todas as versões estão

armazenadas e distribuídas num único DVD, o que difere uma da outra na hora da instalação é código (chave) obtido na compra da licença.

Você poderá consultar uma tabela comparativa entre as versões do Windows,

diretamrnte no site da Microsfot visitando: http://www.microsoft.com/brasil/windows7 Principais melhorias no Windows 7

O Windows 7 tem muito mais recursos do que o Windows Vista, mas ele não é uma simples versão do Vista melhorada. Além de atacar problemas sérios que haviam no Windows Vista, principalmente em relação a desempenho e estabilidade, a equipe da Microsoft fez melhorias no sistema como um todo: Interface, desempenho, estabilidade, segurança, recursos e funcionalidades.

O suporte a Hardware é excelente e resolve problemas que existiam com o Windows Vista, principalmente no suporte a jogos mais antigos. O DVD de instalação do Windows 7 já vem com os drivers para um grande número de impressoras, placas de vídeo, placas de rede, modems e demais tipos de Hardware.

Uma interface baseada no design do Windows Vista, com mais opções de configurações e com uma área de trabalho mais “Clean”. Visualmente, a mudança que primeiro chama a atenção é uma Barra de Tarefas com novas funcionalidades e com botões maiores, os quais facilitam a identificação do programa ao qual se refere cada botão, uma inspiração nos sistemas operacionais Mac (Aquele micro cujo símbolo é uma maça mordida!).

Um aspecto reporvável pela mioria dos usuários, é que não vem mais um cliente de e- mail com o Windows. Até o Windows XP tínhamos o Outlook Express. Depois com o Windows Vista, o Outlook passou a se chamar Windows Mail e agora com o Windows 7 não tem mais nenhum cliente de e-mail por padrão. Para ter um cliente de e-mail você tem que baixar e instalar o pacote Live Mail, do qual faz parte o Windows Live Mail.

Novidades da interface gráfica

Sem nenhuma dúvida o aspecto que mais apresentou novidades no Windows 7, em relação as versões anteriores foi a interface com o estilo do Windows Vista. O foco das modificações foi facilitar a execução das tarefas mais utilizadas.

Tudo o que temos na Área de trabalho, logo após a instalação é o botão Iniciar , o ícone para a Lixeira, Barra de tarefas e a barra de Gadgets, situada, por padrão do lado direito da tela. Gadgets ou “traquinálias” é apenas um nome bonito para mini

(3)

um programa que você usa com muita frequência. No Windows

Vista tinha apenas a opção Fixar no Menu Iniciar, opção esta que continua disponível no Windows 7.

No Windows 7, a exemplo do que já foi feito no Windows Vista, foi retirado o pronome Meu de vários atalhos. Como, ao invés de Meu Computador ficou apenas Computador, ao invés de Meus Documentos, apenas Documentos e assim por diante. Estas opções ficam na coluna da direita, quando você abre o Menu Iniciar. Podemos, facilmente, fazer com que o ícone para uma destas opções seja adicionado à Área de trabalho.

Por exemplo, para adicionar um atalho para o Computador, na Área de trabalho, dê um clique com o botão direito do mouse na opção Computador. No menu que surge dê um clique na opção "Mostrar na área de trabalho" e pronto, lá está o atalho para o Computador de volta na Área de trabalho, como nos bons e velhos tempos. Na coluna da direita também temos acesso ao Painel de controle e as conexões, de rede ou via Modem, através da opção Rede.

Outro detalhe interessante foi que o Painel de Controle junto em uma única tela todas as opções de configuração dos periféricos de hardware e configurações do Windows.

Desta forma, o usuário não precisa pesquisar em diferentes janelas para fazer configurações de Hardware e de Software, está tudo reunido em uma única janela, conforme mostrado abaixo:

(4)

Existem novas funcionalidades do recurso Aero, tais como o Aero Peek, o qual é bastante útil. A seguir, algumas das novidades da Área de Trabalho do Windows 7:

 Snap

 Shake

 Aero Peek

 Gadgets

 Plano de fundo da área de trabalho

Estes novos recursos facilitam muito a organização e o gerenciamento de várias janelas, quando você trabalha com vários programas abertos ao mesmo tempo.

Vamos conhecê-los abaixo:

Snap

O Snap permite ao usuário organizar e redimensionar janelas na área de trabalho com um único movimento do mouse. Usando Snap, você pode alinhar rapidamente as

(5)

 Maximizar a janela em que você está trabalhando no

momento ou expandindo documentos longos para facilitar sua leitura e exigir menos rolagem.

Para exemplificar como funciona o Snap, se você arrastar uma janela para o lado esquerdo da tela, até que apareça uma sombra transparente por sobre a janela e largar, a janela será automaticamente redimensionada, para ocupar a metade da tela:

(6)

Ao arrastar a janela de volta para o meio da tela, automaticamente, o Windows 7 redimensiona a tabela para o seu tamanho anterior. Ao arrastar a janela para a parte superior da tela, o Snap, automaticamente, maximiza a janela.

Shake

Usando Shake, você pode minimizar, rapidamente, todas as janelas abertas na área de trabalho menos a janela com a qual deseja trabalhar. Para isso, basta clicar na barra de título da janela que você deseja manter aberta, manter o mouse pressionado e sacudir (mover o mouse para lá e para cá, rapidamente). Com isso, rapidamente, todas as demais janelas serão minimizadas, exceto a que você está chacoalhando.

Aero Peek

O Aero Peek, permite visualizar rapidamente a área de trabalho sem minimizar todas as janelas ou visualizar uma janela aberta apontando para seu ícone na barra de tarefas. Um detalhe importante de se observar é que o botão Exibir Área de Trabalho, mudou de lugar no Windows 7. Agora ele fica no canto inferior direito, depois da hora

(7)

Usando o Aero Peek na área de trabalho

Conforme exibido, o botão Mostrar área de trabalho foi movido para a extremidade direita da barra de tarefas, o que facilita para você clicar ou apontar para o botão sem abrir acidentalmente o menu Iniciar (o que ocorria com freqüência no Windows 2000, Windows XP e Windows Vista).

Além de clicar no botão Mostrar área de trabalho para minimizar todas as janelas e exibir a área de trabalho, você pode exibir temporariamente ou “espiar” a área de trabalho simplesmente apontando o mouse para o botão Mostrar área de trabalho.

Quando você aponta para o botão Mostrar área de trabalho ao final da barra de tarefas (apenas apontar, sem clicar), qualquer janela aberta esmaece da exibição (fica transparente), exibindo a área de trabalho. Para fazer as janelas reaparecerem, afaste o mouse do botão Mostrar área de trabalho.

Gadgets

A Barra Lateral do Windows foi aposentada e não está mais disponível com o Windows 7. Ao invés disso, você pode exibir gadgets em qualquer lugar da área de trabalho e usar os recursos do Aero Peek para ver temporariamente gadgets de área de trabalho sem minimizar nem fechar as janelas com as quais você está trabalhando.

(8)

Plano de fundo da área de trabalho

O plano de fundo de área de trabalho não precisa mais ter uma única imagem, com o Windows 7, você pode exibir uma apresentação de slides de imagens.

Alguns temas que já vem com o Windows 7 incluem uma apresentação de slides ou você pode criar sua própria apresentação de slides com sua coleção pessoal de imagens.

Nem todos os novos recursos de área de trabalho, descritos neste tópico, estão disponíveis em todas as edições do Windows 7. Por exemplo, Aero Peek, Shake e apresentações de slides de plano de fundo não estão incluídas no Windows 7 Home Basic nem no Windows 7 Starter.

Outras novidades no ambiente gráfico

O menu Iniciar e a barra de tarefas foram também reprojetadas para demonstrar alguns novos recursos.

A Área de Notificação é o espaço junto a hora e data do sistema, onde alguns programas (tais como anti-vírus, MSN e outros), colocam ícones. Os ícones da Área de Notificação servem como um atalho rápido, para as principais opções de configuração dos respectivos programas. O problema é que muitos destes programas ficavam emitindo uma série de mensagens que, muitas vezes, atrapalhavam e irritavam o usuário. No Windows 7, usando a opção Ícones da Área de Notificação (opção no Painel de Controle), você pode configurar estes alertas inconvenientes, podendo até mesmo desabilitá-los. A configuração é feita individualmente, para cada ícone da Área de Notificação.

Além de estarem maiores, os ícones de programas abertos, que são exibidos na Barra de Tarefas, tem mais uma novidade interessante. Para programas que suportam a função de Lista dos Últimos Arquivos Abertos, ao clicar com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo, na Barra de Tarefas, será exibida, além das opções de Fechar a janela e Fixar o ícone na Barra de tarefas, a lista dos últimos arquivos abertos.

Novidades na Inicialização do sistema

O Windows 7 inicializa mais rápido do que qualquer uma das versões anteriores. Ao instalar o Windows 7 é criada, automaticamente, uma conta chamada Administrador.

Por padrão a senha desta conta está em branco. Durante a instalação podemos definir uma senha para a conta Administrador e deve ser criada, pelo menos mais uma conta. A conta Administrador é oculta, não sendo exibida na lista de usuários quando o Windows 7 é inicializado. Isso ocorre por que, por padrão, a conta Administrador

(9)

a inicialização do Sistema. Caso tenhamos criado várias contas, o

Windows 7 exibe uma lista de usuários para definirmos com qual conta faremos o logon.

Principais Novidades sobre Segurança

Segurança, sem dúvidas, tornou-se uma questão crítica nos dias atuais. Diariamente tomamos ciência de novos golpes e fraudes virtuais, sobre a criação de Malwares, que se instalam no computador do usuário para roubar informações, tais como números de contas e senhas e números de cartão de crédito. Neste assunto temos novidades importantes, as quais tem como objetivo tornar o Windows 7 bem mais seguro e menos suscetível a ataques do que as versões anteriores.

A principal novidade de segurança introduzida desde o Windows Vista é denominada

“Controle de Conta de Usuário”. Em Inglês o termo é User Account Control (UAC). O principal objetivo deste novo recurso é impedir que sejam feitas alterações não autorizadas no computador, sempre que for feita uma tentativa de instalar um novo programa ou modificar uma configuração do Windows, para a qual são necessárias permissões de Administrador, será exibida uma janela de informações e será solicitada confirmação do usuário. Mesmo que você esteja logado com uma conta com permissão de Administrador, se o recurso de Controle de Conta de Usuário estiver habilitado, será exibida uma mensagem e solicitada uma confirmação.

O Windows Defender é instalado, automaticamente, durante a instalação do Windows 7 e é também atualizado, automaticamente, via Internet. O Windows Defender é o software da Microsoft para combater os Malwares.

O recurso conhecido como Controles dos Pais, o qual permite que os pais apliquem uma série de restrições, em relação aos usos que seus filhos podem fazer no Windows 7. Por exemplo, com este recurso, os pais podem restringir quais jogos seus filhos poderão usar, poderão fazer a limitação somente a determinados jogos, ou para jogos indicados até a faixa de idade apropriada ou podem bloquear jogos com conteúdos específicos, tais como violência e/ou sexo. Este recurso também teve melhorias importantes no Windows 7, em relação ao Windows Vista.

(10)

Este recurso pode ser utilizado para limitar o uso do computador a determinados horários, para restringir os tipos de jogos com os quais os filhos podem brincar, os sites que podem visitar e os programas que podem executar.

Como administrador do computador, os pais podem definir limites de tempo para controlar quando as crianças têm permissão para fazer logon no computador. Os limites de tempo impedem que as crianças façam logon durante as horas especificadas. Você pode definir horas de logon diferentes para cada dia da semana.

Se elas estiverem conectadas quando o tempo alocado terminar, serão automaticamente desconectadas.

Novidades sobre Multimídia e Entretenimento

O suporte a recursos de multimídia foi bastante melhorado no Windows 7. O Windows Media Player desempenha funções de um tocador multimídia, você pode assistir vídeos, escutar músicas nos mais variados formatos e, estando conectado a Internet, escutar rádios do mundo inteiro. Por padrão o Windows armazena suas músicas na pasta Músicas, que está dentro da pasta pessoal do usuário (por exemplo, para um usuário chamado Roberto Andrade, a pasta fica em C:\Usuários\Roberto Andrade\Músicas) onde você pode facilmente gerenciá-las. Existe um atalho, no menu

Referências

Documentos relacionados

combinação de negócios descrita no IFRS 1 e no CPC 37 e, assim sendo, não reapresentou as combinações de negócios que ocorreram antes de 1º de janeiro de

daquele que se beneficia da força de trabalho do cooperado, em seu estabelecimento, garantir que a prestação da atividade laborativa se desenvolva em um meio ambiente

O ato de compreen- são desses enunciados envolve vários processos inferenciais, o que significa dizer que o leitor crítico deve estar atento não só às questões de ordem lógica

Conselheiro Mário Negromonte, encaminhou seu voto pela Aprovação, com ressalvas e aplicação de multa ao Gestor no valor de R$6.000,00 (seis mil reais), bem assim determinação

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os bens culturais tornam-se mercadorias embaladas com características externas produzidas para fins puramente publicitários: “tanto técnica quanto economicamente,

A pressão máxima de vapor de um líquido é a pressão exercida por seus vapores, quando estão em equilíbrio dinâmico com esse líquido, e depende, dentre outros fatores,

A metodologia proposta explora regras de futebol utilizando personagens similares aos do jogo Minecraft com o intuito de desenvol- ver, via estrat´egias inerentes ao PC, a habilidade