• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO

ATIVIDADE: 03 - SEPARAÇÃO DE MISTURAS DATA:

DE 26/10 A 05/11

ANO: 2020 ENSINO: FUNDAMENTAL II – 3º CICLO - 6º ANO

PROFESSOR: NATHÁLIA SAMPAIO COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ALUNO: SALA:

DATA DE DEVOLUÇÃO: até 06/11/2020 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 4 horas ENDEREÇO ELETRÔNICO PARA ENVIO: nathaliassor@edu.pbh.gov.br

Antes de iniciar a atividade, leia atentamente as seguintes instruções:

 Esta atividade deverá ser realizada de forma individual e no seu caderno de Ciências;

 Antes de responder as perguntas, leia atentamente os materiais sugeridos juntamente com as atividades e, se possível, assista aos vídeos recomendados. Você também poderá consultar outras fontes de informação: livros, cadernos e sites de pesquisa.

 Capricho e pontualidade também serão avaliados.

ATIVIDADES:

- Leitura dos textos referência a seguir;

- Assistir aos vídeos:

 “Introdução à Química - Conceitos fundamentais”

(https://www.youtube.com/watch?v=XDBwYrWFZUQ);

 “Separação de misturas”

https://www.youtube.com/watch?v=X5OWOAp7t-

I&list=PLNM2T4DNzmq71YnFuVJePi8FTiKc9WtCu&index=3

____________________________________________________________________________

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

1) Separação de misturas heterogêneas Misturas sólido – sólido

Catação e peneiração: usando a mão ou uma peneira, separam-se os componentes sólidos. Exemplo: separar os grãos do feijão.

(2)

Ventilação: o sólido menos denso (mais leve) é separado da mistura através de uma corrente de ar. Exemplo: remoção das cascas de amendoim.

Levigação: o sólido menos denso (mais leve) é separado da mistura através de uma corrente de água que carrega consigo o sólido mais leve. Exemplo: separação de areia e ouro no processo de mineração.

Separação magnética: um dos sólidos é atraído por um ímã e separado da mistura.

Exemplo: separação do minério de ferro de outras impurezas durante a mineração.

➢ Dissolução fracionada: um dos componentes sólidos é dissolvido em um líquido. A solução resultante é separada do sólido insolúvel por filtração. Exemplo: separação da mistura areia + sal usando água. O sólido dissolvido no líquido é recuperado pela vaporização do mesmo.

Misturas sólido – líquido

Decantação ou sedimentação: a fase sólida, por ser mais densa, sedimenta-se (deposita-se) no fundo do recipiente. O líquido sobrenadante pode ser removido vertendo-se o recipiente com cuidado. Exemplo:

separação da mistura de água + barro.

➢ Filtração simples: a fase sólida é separada da líquida através de um filtro de papel. Exemplo: coando café; separação da mistura de água + barro.

Misturas líquido – líquido

Decantação: separam-se líquidos imiscíveis com densidades diferentes. O mais pesado (mais denso) acumula-se na parte inferior do recipiente e o mais leve (menos denso) fica no topo. Para fazer esse tipo de separação em um laboratório, usa-se o funil de separação (ou funil de decantação). Exemplo: separação da mistura água + óleo.

(3)

2) Separação de misturas homogêneas Misturas sólido – líquido

Evaporação: a mistura é aquecida até que o líquido sofra evaporação (em uma temperatura acima do seu ponto de ebulição). Nesse caso, o líquido é perdido.

Exemplo: separação da mistura água + sal.

Destilação simples: a mistura é aquecida em uma aparelhagem apropriada de tal forma que o componente líquido seja evaporado e, a seguir, sofra condensação, sendo recolhido em outro frasco. Exemplo:

separação de água + sal. Nesse caso, tanto o líquido quanto o sólido são recuperados. A aparelhagem necessária para uma destilação simples é mostrada na figura a seguir.

Misturas líquido – líquido

Destilação fracionada: consiste no aquecimento da mistura de líquidos miscíveis, cujos pontos de ebulição (PE) são diferentes. Os líquidos são separados na medida em que cada um dos seus pontos de ebulição é atingido. Inicialmente, é separado o líquido de menor PE, depois, o líquido com PE intermediário e assim por diante. A aparelhagem usada é a mesma de uma destilação simples, com o acréscimo de uma coluna de fracionamento, conforme representado na figura a seguir. Ex:

separação da mistura água + álcool.

(4)

- Leitura adicional:

(5)

ATIVIDADES QUESTÃO 1 - O que é uma mistura?

QUESTÃO 2 - Como podemos diferenciar uma mistura homogênea de uma mistura heterogênea?

QUESTÃO 3 - Se você tivesse uma mistura de feijão e milho, como você poderia separar os componentes desta mistura?

QUESTÃO 4 - Suponha uma mistura de pó de ferro e areia. O que você faria para separar um do outro?

QUESTÃO 5 - Cite um exemplo de separação de misturas que acontece em sua casa.

QUESTÃO 6 - O que é decantação? Para que ela serve?

QUESTÃO 7 - O que é destilação simples? Para que ela serve?

QUESTÃO 8 - Cite um caso de aplicação da destilação fracionada.

QUESTÃO 9 - Você está diante de um recipiente com água e areia. Cite dois processos que você pode utilizar para separar os componentes dessa mistura.

QUESTÃO 10 - Você tem uma mistura de água, sal de cozinha e areia. O que você faria para separar o sal de cozinha da areia?

Referências

Documentos relacionados

SEPARAÇÃO POR SOLUÇÃO E FILTRAGEM (MISTURAS HETEROGÊNEAS) PARA SEPARAR UMA MISTURA SÓLIDA, PODE RECORRER-SE A UM SOLVENTE SELETIVO E, PORTANTO, À SEPARAÇÃO POR

Observa-se que a impregnação do PEAD na superfície interna da membrana, levou a uma redução do tamanho dos poros, o que é coerente com as reduções significativas obser-

12)Fusão fracionada(S+S): processo físico de separação de misturas sólido-sólido, empregado quando os componentes da mistura têm pontos de fusão bem diferentes. O processo

[I] A decantação é baseada na diferença de densidade de dois líquidos imiscíveis. [II] A peneiração separa sólidos baseado na diferença de tamanhos de

a) Utilização de esterco como fertilizante na agricultura. b) Ampliação das redes de coleta de esgoto na zona urbana. c) Descarte dos medicamentos fora do prazo de validade

Num sistema homogêneo, como a mistura é mais íntima e perfeita, a separação das substâncias já é uma tarefa um pouco mais complicada, que em geral só pode ser realizada

A água misturada ao óleo de cozinha forma uma mistura heterogênea, já que o óleo não se mistura à água, formando uma mistura bifásica... Separação

Cada equipe receberá: uma ficha com nomes e dicas dos processos de separação de mistura: catação, levigação, separação magnética e ventilação. Os demais